Caldeirão da Bolsa

REN - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: REN - Tópico Geral

por Beruno » 6/3/2018 1:18

Eu nao percebo esta cena com as utilities como a ren ou a edp. Isto nao é o bcp nem a amazon. É para comprar agora a 2,50€ e daqui a 10 ou 15 anos vender a 2,50€. O valor das utilities está unicamente no dividendo que pagam

Registado: 10/7/2013 21:39

por Punitor » 6/3/2018 0:50

dumascash Escreveu:Boas, comprei 45.000 ações da REN, acho que são bons níveis pensando no dividendo e que eu posso retornar para € 2.9x em alguns meses. saludos

Considero que fizeste um bom investimento companheiro, mesmo que seja a muito, muito longo prazo :-) :-) :-)

Registado: 1/11/2015 12:47

por dumascash » 6/3/2018 0:46

Boas, comprei 45.000 ações da REN, acho que são bons níveis pensando no dividendo e que eu posso retornar para € 2.9x em alguns meses. saludos

Registado: 21/12/2017 1:42

por Punitor » 6/3/2018 0:21

O mercado anda indeciso quanto a esta...
Um silêncio brutal...
Esperam-se os resultados??
O pessoal prefere ativos que estão a voar mais alto??
Ainda não foi metabolizado o AC pelo mercado??
O governo e os reguladores são assustadores??
Tenho reforçado, e quer suba, quer desça, não venderei :-)

Registado: 1/11/2015 12:47

por Ulisses Pereira » 11/1/2018 13:37

Os problemas que o regulador do sector impôs também condicionaram bastante esse AC. De qualquer das formas, penso que o efeito desse AC já foi bem descontado na acção que segue agora o seu caminho. Tecnicamente mantém-se naquele monótono e largo intervalo entre os 2,35 e os 2,95 euros, num empate técnico entre ursos e touros nos últimos 4 anos, mas quem tem conseguido comprar perto do suporte e vender junto à resistência tem surfado bem uma das mais monótonas acções da Bolsa portuguesa.

Ficam aqui os gráficos actualizados.

Abraço,
Ulisses
Anexos
ren1.jpg
ren2.jpg
ren3.jpg
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Thoth » 11/1/2018 13:20

Celsius-reloaded, também admito que o AC não tenha sido gerido da melhor forma mas não é menos verdade que este AC não é tipo normal que estamos habituados a ver cá pelo burgo. Este AC foi para criar valor e não para tapar buracos, isso faz toda a diferença. Para quem não quis acompanhar pôde vender os direitos e ainda fazer algum encaixe. Pode também ter havido outros interesses escondidos, mas esses até confirmação são pura especulação.

Cumprimentos e bons negócios
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”

Registado: 29/9/2016 16:38

por Beruno » 11/1/2018 13:10

mas a ren nao é uma empresa sem divida. penso que tenha perto de 2000 milhoes de divida para ir gerindo, e de certo que boa parte dessa divida está a pagar mais do que 2% de juros. e como a ren é uma empresa que se dedica a despejar quase a totalidade dos lucros em dividendos, os 2000 milhoes de divida nao vao diminuir tao cedo. acredito que daqui a 15 anos ainda deva o mesmo ou ate ligeiramente mais caso tenha feito alguma aquisiçao

esta emissao quase de certeza que foi para substituir outra mais cara. apenas isso. nao vai aumentar nem diminuir divida.

o aumento de capital de 250 milhoes + outro emprestimo de 250 milhoes serviram apenas para comprar a portgas

por Celsius-reloaded » 11/1/2018 13:06

Thoth Escreveu:
Celsius-reloaded Escreveu:
Thoth Escreveu:Mas só pagou uma vez ... os juros penso que são anuais durante 10 anos.

Sim, sim, a amortização não conta para nada nos juros a pagar, amortização essa que até pode ser total.

Continuo a achar descabido uma empresa como a REN precisar de fazer um AC para arranjar miseros 250 milhões, isto no contexto da empresa claro.

Ah e com isso deu cabo da cotação que chegou aos 2,99 mesmo depois do pagamento dos dividendos. :clap:

Podes achar que é descabido mas é inegável que o AC é mais favorável financeiramente que o empréstimo obrigacionista.

Admito perfeitamente que pode ser assim (fiz o quote e alterei na parte sublinhada).

Mas não é por isso que empresas cotadas e não cotadas desatam a fazer Ac´s, com as consequências nefastas inerentes. E nem preciso de citar o post do Ulisses em que arrasou a forma como o ac foi desencadeado, comunicado e dirigido.
The market gives; The market takes.

Registado: 29/11/2007 2:35

por Thoth » 11/1/2018 12:46

Celsius-reloaded Escreveu:
Thoth Escreveu:Mas só pagou uma vez ... os juros penso que são anuais durante 10 anos.

Sim, sim, a amortização não conta para nada nos juros a pagar, amortização essa que até pode ser total.

Continuo a achar descabido uma empresa como a REN precisar de fazer um AC para arranjar miseros 250 milhões, isto no contexto da empresa claro.

Ah e com isso deu cabo da cotação que chegou aos 2,99 mesmo depois do pagamento dos dividendos. :clap:

Podes achar que é descabido mas é inegável que o AC é mais favorável que o empréstimo obrigacionista.

“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”

por Celsius-reloaded » 11/1/2018 12:40

Flavc Escreveu:Celsius, gostava de perceber o porquê de alguns foristas tentarem sempre desvalorizar as boas (neste caso até muito boas) notícias da REN ou qd o caso de outras empresas.

Nos nossos dias e em Portugal, um financiamento da atividade ou de bons projetos de investimento com um taxa de 2% é simplesmente excecional. Podendo ser até melhor que utilizar fundos próprios (dependendo das condições do financiamento relacionadas com a a taxa de 2%). As comissões (que tanto te preocupam e até sabes o valor, lol) são dietamente relacionadas com a taxa de financiamento, o montante e a concorrência do mercado.

Creio que interpretaste o meu post ao contrário.

Só falei bem da emissão de divida.

por Celsius-reloaded » 11/1/2018 12:33

por Flavc » 11/1/2018 12:28

Celsius, gostava de perceber o porquê de alguns foristas tentarem sempre desvalorizar as boas (neste caso até muito boas) notícias da REN ou qd o caso de outras empresas.

Nos nossos dias e em Portugal, um financiamento da atividade ou de bons projetos de investimento com um taxa de 2% é simplesmente excecional. Podendo ser até melhor que utilizar fundos próprios (dependendo das condições do financiamento relacionadas com a a taxa de 2%). As comissões (que tanto te preocupam e até sabes o valor, lol) são dietamente relacionadas com a taxa de financiamento, o montante e a concorrência do mercado.

Registado: 9/3/2017 16:10

por Thoth » 11/1/2018 12:28

Mas só pagou uma vez ... os juros penso que são anuais durante 10 anos.

por Celsius-reloaded » 11/1/2018 12:14

Thoth Escreveu:2% de 250 milhões (AC) são menos 5 milhões anuais no custo da divida.

Só em comissões pagou bem mais que isso.

por Thoth » 11/1/2018 11:53

2% de 250 milhões (AC) são menos 5 milhões anuais no custo da divida.

por Celsius-reloaded » 11/1/2018 11:26

http://www.jornaldenegocios.pt//mercado ... _Destaques

Taxa a pagar pena REN será inferior à da Republica! :clap:

Trata-se da emissão de €300 milhões para pagar o empréstimo ponte constituído para pagar a aquisição da rede de gás à EDP.

Continuo é sem perceber, atenta a facilidade e preço de obtenção de crédito, pq é que a administração fez os accionistas passar por um AC (além dos custos inerentes ao mesmo), quando conseguiria obter o remanescente no mercado de forma mto pouco custosa.

por rsacramento » 9/1/2018 15:13

zorro2009 Escreveu:Obrigado a todos, eu queria tentar descobrir um ponto de saida....pelo que vi em 52 semanas o maximo foi os 2,82€

Talves aponte ai para os 2,80€ para sair...

o gráfico dá o panorama da oscilação

a tua zona de venda parece-me razoável (lá está: comprar no suporte, vender na resistência)
menos é mais

Registado: 29/11/2007 12:50

por zorro2009 » 9/1/2018 14:18

Obrigado a todos, eu queria tentar descobrir um ponto de saida....pelo que vi em 52 semanas o maximo foi os 2,82€

Talves aponte ai para os 2,80€ para sair...

Registado: 8/1/2008 11:47

por JohnyRobaz » 9/1/2018 14:05

Bom, investi há uns dias parte do capital na REN para o longo prazo (bom dividendo e aparente estabilidade do preço entre as zonas apresentadas no gráfico). Apenas para dizer que mesmo não sendo uma acção que queira propriamente tirar grande partido da sua valorização, é sempre importante ver onde está o preço na hora da entrada.

Cumps.
Anexos
REN.jpg
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon

Registado: 20/8/2014 16:50

por trend=friend » 9/1/2018 13:58

30% não digo, mas basta ver o que tem feito nos últimos Invernos+Primaveras (até ao dividendo) e não tem ficado muito longe :wink:
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood

Registado: 27/8/2013 19:39

por Beruno » 9/1/2018 13:37

de facto em 9 anos nunca vi a ren ser tao comentada

e nem precisa de grandes comentarios. é uma utility, e este tipo de empresas dedica-se sobretudo ao pagamento de dividendos. quem compra este tipo de açoes a pensar em valorizaçoes de 30% em pouco tempo, vai desiludir-se

por zorro2009 » 9/1/2018 13:05

Bom dia 18 dias sem esta cotada ser comentada, após um A.C

Estou dentro e fui ao AC. podem sff por um grafico e analisar sff ?

Obrigado e BoM Ano de 2018

Registado: 8/1/2008 11:47

por artista_ » 21/12/2017 19:36

Stout Escreveu:
artista_ Escreveu:Hoje passou-se algo de estranho com as cotações da REN, sem saber de nada e olhando apenas para o gráfico da variação diária, diria que entrou uma grande ordem de venda por engano (ou não!?) que fez aquele mínimo a 2,39 com recuperação imediata. A mim caiu-me que nem ginjas, tinha uma ordem a 2,391 (tenho outra na casa dos 2,38, mais uma pouco e tinha conseguido essa também) e foi mesmo à conta! Acabei por num dia em que a cotação caiu, nada mau... a não ser que aquela queda não seja apenas um erro numa ordem e indique algo mais que isso, algo que quase ninguém sabe... veremos! :wink:

Não será a Oman Oil a desfazer-se de mais papel dado que não acorreu ao aumento de capital e viu a sua posição diluída?

Se sim, temos aqui um forte vendedor, creio :-k

Não, quem quer vender a sério não o faz assim, aquilo foi fruto de um engano qualquer, obviamente. Pode é acontecer que o engano tenha ocorrido por uma precipitação de alguém que tem alguma pressa em vender e enganou-se na ordem que deu, mas obviamente que mesmo quem quer vender com algum pressa não o faz assim, quanto muito faz no fecho ou abertura. Não tenho acesso ao número de títulos negociados nessa queda mas certamente poderia ter vendido muito melhor se o fizesse de outra forma.
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Bestside » 21/12/2017 19:27

artista_ Escreveu:Hoje passou-se algo de estranho com as cotações da REN, sem saber de nada e olhando apenas para o gráfico da variação diária, diria que entrou uma grande ordem de venda por engano (ou não!?) que fez aquele mínimo a 2,39 com recuperação imediata. A mim caiu-me que nem ginjas, tinha uma ordem a 2,391 (tenho outra na casa dos 2,38, mais uma pouco e tinha conseguido essa também) e foi mesmo à conta! Acabei por num dia em que a cotação caiu, nada mau... a não ser que aquela queda não seja apenas um erro numa ordem e indique algo mais que isso, algo que quase ninguém sabe... veremos! :wink:

Não será a Oman Oil a desfazer-se de mais papel dado que não acorreu ao aumento de capital e viu a sua posição diluída?

Se sim, temos aqui um forte vendedor, creio :-k

Registado: 9/8/2005 21:42

por Àlvaro » 21/12/2017 19:23

Artista, também estou a gostar do comportamento da REN e aproveitei para uma entradazita com os preços a razar o valor do papel após o aumento de capital. Não creio que haja alguma coisa que justifique essa venda de que falas. Seria absurdo um factor surpresa negativa imediatamente a seguir a um aumento de capital.

Registado: 31/5/2014 23:07

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustob69 e 42 visitantes