Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Euribor

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Euribor

por rocheiro » 18/11/2019 17:30

Boa tarde,

Estou a solicitar revisao do spread de 1.85 para 1.20, trata-se de uma emprestimo pequeno no qual haverá uma diferença de 12 euros.

atualmente tenho uma taxa de euribor a 3 meses e ao aceitar a euribor irá passar para 12 meses.

pelas minhas contas dá uma diferença de 1€ a mais aceitando os 12 meses

na vossa opiniao e visto que estamos numa fase de recuperação económica, faz sentido eu aceitar novo spread de 1.20 com euribor a 12 meses ?

obrigado :)
 
Mensagens: 71
Registado: 29/11/2007 12:43
Localização: P.Delgada

Re: Euribor

por ComparaJá.pt » 21/3/2018 10:56

rc.luz Escreveu:
2ª Dúvida (foge um pouco á bolsa): Na compra de um imóvel quais são as que tenho de me preocupar? Só a Euribor? ou mais?
faz parte destas taxas ou é outra coisa diferente?".

Peço desculpa pela minha ignorância financeira, devia ter estudado Ciências Socioeconómicas no secundário. Mas penso que nunca é tarde para aprender. Dêem-me um desconto que ainda sou novinho :P
"Formal education will make you a living. Self education will make you a fortune."


Caríssimo,

Antes de mais saudamos a disposição para aprender, é meio caminho andado para atingir o conhecimento. E nós teremos todo o gosto em ajudar.

Antes de mais, há vários elementos a que temos que olhar: a Euribor e as suas variações são apenas uma parte e afeta sobretudo os empréstimos imobiliários de taxa variável. Citando o Banco de Portugal: "Nos créditos à habitação com taxa de juro variável, a taxa de juro do empréstimo resulta da soma de duas componentes: o indexante ou taxa de referência, que é a Euribor, e o spread. O cliente pode escolher o prazo da Euribor, sendo as Euribor a três e seis meses as mais frequentemente usadas em contratos de crédito à habitação. O valor da Euribor é revisto após o prazo a que se refere. Por exemplo, a Euribor a três meses é revista trimestralmente e a Euribor a seis meses semestralmente. [...] Nos empréstimos contraídos a taxa fixa, a taxa de juro do empréstimo mantém-se inalterada durante o prazo que tiver sido acordado com a instituição de crédito. Durante esse período a prestação mensal mantém-se sempre igual. Isto significa que se as taxas de juro de mercado, por exemplo a taxa de juro Euribor, entretanto subirem ou descerem a prestação do empréstimo com taxa fixa não se altera." (Ver fonte: https://www.bportugal.pt/page/taxas-de-juro)

Mas atenção, isto é apenas uma parte da história: no crédito habitação há um rol de fatores a ter em conta. Há em primeiro lugar uma série de comissões, que variam de banco para banco. Tem aqui um artigo interessante onde pode consultá-las: https://casa.sapo.pt/Noticias/As-comissoes-do-credito-habitacao-explicadas/?ID=24632.

Depois, claro está, para além disto existem custos com seguros obrigatórios e impostos. No ComparaJá.pt comparamos todos os empréstimos imobiliários, tendo como base não apenas o spread mas todos os custos (refletidos na TAEG - Taxa Anual Efectiva Global). Pode chegar a nós através deste link: https://www.comparaja.pt/credito-habitacao/bancos-spread-mais-baixo.

Qualquer outra dúvida, estamos ao dispor.
 
Mensagens: 3
Registado: 7/3/2018 13:22

Re: Euribor

por rc.luz » 11/1/2018 18:04

SFT Escreveu:A maneira mais fácil de antecipares subidas das taxas de juro é estares atento às notícias sobre o BCE e suas reuniões.

Se estiveres interessado em saber como funcionam as taxas de juro e afins este livro é interessante e explica simples:

http://www.silabo.pt/livros.asp?num=363

É natural que as taxas de juro possam subir nos próximos tempos dado que o BCE não tem interesse em continuar a injecção de capital que fez durante estes anos e há imensa moeda a circular. Por isso, para controlar a inflacção, é expectável que haja aumento da taxa de juro nos próximos tempos.

Mesmo que não aumente até ao Verão de 2018, a Euribor associada a empréstimos de taxas de juros variável vai reflectir.se nas prestações futuras. (a Euribor varia pelo que é uma taxa variável. Podes contornar isso fazendo um empréstimo de taxa fixa, por norma mais cara que as taxas variáveis)

Abc



Obrigado pela dica do livro. Já está a caminho.
 
Mensagens: 28
Registado: 11/12/2015 14:09

Re: Euribor

por SFT » 7/1/2018 23:08

A maneira mais fácil de antecipares subidas das taxas de juro é estares atento às notícias sobre o BCE e suas reuniões.

Se estiveres interessado em saber como funcionam as taxas de juro e afins este livro é interessante e explica simples:

http://www.silabo.pt/livros.asp?num=363

É natural que as taxas de juro possam subir nos próximos tempos dado que o BCE não tem interesse em continuar a injecção de capital que fez durante estes anos e há imensa moeda a circular. Por isso, para controlar a inflacção, é expectável que haja aumento da taxa de juro nos próximos tempos.

Mesmo que não aumente até ao Verão de 2018, a Euribor associada a empréstimos de taxas de juros variável vai reflectir.se nas prestações futuras. (a Euribor varia pelo que é uma taxa variável. Podes contornar isso fazendo um empréstimo de taxa fixa, por norma mais cara que as taxas variáveis)

Abc
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1278
Registado: 20/5/2014 19:02

Re: Euribor

por Pata-Hari » 7/1/2018 22:39

Se comprares uma casa com um crédito a 20 ou 30 anos e as taxas começarem a subir daqui a 6 meses, acho que é importante teres isso em conta e pedires simulações ao banco para esses cenários.

Na compra de casa tens que ter em conta os custos totais (IMIs, IMTs, custo de seguros, spread)

Se estás a falar de taxas variáveis, indexadas à euribor, tem tudo a ver.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Euribor

por rc.luz » 5/1/2018 10:35

Boas. Não sou licenciado em economia nem nunca tive nenhuma formação parecida, mas tento me ensinar o mais possível, e recentemente tem andado aqui ás voltas na cabeça umas dúvidas em relação ás taxas do banco central. Talvez me possam esclarecer.

Falei á uns dias com um conhecido meu que é agente imobiliário (não tenho muita confiança) , e no meio da conversa disse lhe que secalhar não era boa ideia para mim comprar um imóvel (para arrendar) agora visto que o BCE devia estar quase a subir a Euribor. Ele disse-me que era tranquilo que não ia aumentar até ao verão de 2018. Confirma-se o que ele disse? O que é que é preciso para subirem as taxas? Inflação ou mais alguma coisa?


2ª Dúvida (foge um pouco á bolsa): Na compra de um imóvel quais são as que tenho de me preocupar? Só a Euribor? ou mais?

3ª Dúvida: À pouco tempo estive a ver um filme "The Big Short" (2015) , que retrata como 3 fundos de investimento conseguiram fazer dinheiro na crise dos subprime. Há uma parte que falam muito em taxas ajustáveis, e eu fiquei naquela "a euribor faz parte destas taxas ou é outra coisa diferente?".



Peço desculpa pela minha ignorância financeira, devia ter estudado Ciências Socioeconómicas no secundário. Mas penso que nunca é tarde para aprender. Dêem-me um desconto que ainda sou novinho :P
"Formal education will make you a living. Self education will make you a fortune."


Obrigado!
Cumprimentos.
 
Mensagens: 28
Registado: 11/12/2015 14:09


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], PAULOJOAO, tomateverde e 135 visitantes