Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Finanças & Fundos de Investimento

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Finanças & Fundos de Investimento

por chico_laranja » 8/1/2018 14:43

Bons gráficos mouro_emprestado.

Basicamente quem não inventou este ano ganhou dinheiro pois foi tudo positivo :twisted:
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Re: Finanças & Fundos de Investimento

por Royal Orange » 7/1/2018 17:07

VirtuaGod Escreveu:Já fiquei a saber mais alguma coisa de fiscalidade. Não sei nada. Sei o que me afecta e pouco mais...

Mudando de assunto (não completamente) tenho andado a fazer umas simulações de reforma e usado o site

https://www.bankrate.com/calculators/retirement/retirement-plan-calculator.aspx

que é bastante bom. Do mais parecido com interactivo que conheço. Estou a pensar em fazer uma shiny app com base nele e colocar no site mas mais por uma questão de ser piquinhas e gostar das coisas da minha forma. É mesmo muito completo e mostra todos os cash flows desde o início até ao fim da reforma. É tudo parametrizado por nós. Idades, rentabilidades, inflação, percentagem de poupança etc etc

Muito interessante.

O passo seguinte, e o que melhor se faz nesta matéria, é baseado em simulações de Monte Carlo. Fui claro a uns dos sites que mais gosto, o Portfolio Visualizer e têm lá exactamente o que pretendia.

https://www.portfoliovisualizer.com/financial-goals

Tem em versão single stage (poupança normal) ou multistage (para o caso de alterarem o portfolio quando se reformarem). Com todos os dados anteriores colocados manualmente se quiserem (que foi o que fiz) mas mantive a volatilidade histórica dos activos. Dá os piores e melhores casos, assim como um caso mediano.

Para cada caso informa a probabilidade (com gráficos) de o dinheiro se manter até ao fim da reforma, qual o drawdown que podem esperar (não será normal termos outro 2008 mas quase).

Muito interessante este processo. Talvez quando tiver mais oportunidade faça um post sobre poupança para a reforma com imagens de uma simulação hipotética. Até lá recomendo que deem uma olhadela às calculadoras.


Looking forward para o teu post VirtuaGod
"When facts change, I change my mind. What do you do Sir?"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 140
Registado: 29/11/2007 9:40

Re: Finanças & Fundos de Investimento

por VirtuaGod » 7/1/2018 16:02

5640533 Escreveu:Bom dia
Alguém me sabe dizer em que anexo e com que número de contribuinte se declaram as menos-valias dos fundos de investimento e ETF's estrangeiros numa declaração com englobamento? Agradecia se alguém me soubesse responder.

Aconselho a falar com o intermediário financeiro. Mas pode ser que alguém saiba...
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento

por 5640533 » 7/1/2018 13:20

Bom dia
Alguém me sabe dizer em que anexo e com que número de contribuinte se declaram as menos-valias dos fundos de investimento e ETF's estrangeiros numa declaração com englobamento? Agradecia se alguém me soubesse responder.
 
Mensagens: 1974
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: Finanças & Fundos de Investimento

por Mouro_Emprestado » 7/1/2018 13:01

E depois uma maneira diferente de olhar para este quadro, com o S&P 500 a servir de "média":

Imagem
 
Mensagens: 379
Registado: 13/9/2013 0:16

Re: Finanças & Fundos de Investimento

por Mouro_Emprestado » 7/1/2018 12:58

Imagem

(atenção que os ganhos estão valorizados em USD)

Aceitam-se apostas para este ano :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
 
Mensagens: 379
Registado: 13/9/2013 0:16

Re: Finanças & Fundos de Investimento

por LoneWolf » 5/1/2018 14:23

Sim eu sei q é crypto moeda :)
E é um tracker recente.. mas só quis adicionar à conversa... mas... se calhar até nao faz sentido neste tópico.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1333
Registado: 29/4/2015 16:02

Re: Finanças & Fundos de Investimento

por chico_laranja » 5/1/2018 12:50

LoneWolf Escreveu:Olá VG,
Nao tenho acompanhado as threads, por ter tido pouquissimo tempo livre.

O que achas desta? Arrancou há pouco tempo, mas tem subido de forma interessante!

Product: ETHEREUM XBTE Ether Tracker Euro XBT PROVIDER
ISIN: SE0010296582
Symbool/ISIN: ETHEREUM XBTE - OMX Stockholm

Cumprimentos
LoneWolf


Etherium é uma criptomoeda.

É um sucedâneo da bitcoin e muita malta está a saltar das bitcoins para estas novas criptos.... mas para mim quando uma rebentar rebentam todas e muita malta vai chorar :evil:
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Re: Finanças & Fundos de Investimento

por LoneWolf » 5/1/2018 10:34

Olá VG,
Nao tenho acompanhado as threads, por ter tido pouquissimo tempo livre.

O que achas desta? Arrancou há pouco tempo, mas tem subido de forma interessante!

Product: ETHEREUM XBTE Ether Tracker Euro XBT PROVIDER
ISIN: SE0010296582
Symbool/ISIN: ETHEREUM XBTE - OMX Stockholm

Cumprimentos
LoneWolf
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1333
Registado: 29/4/2015 16:02

Re: Finanças & Fundos de Investimento

por VirtuaGod » 4/1/2018 23:45

Cotações no Portfolio Analyser actualizadas. Só costumo actualizar dias 4 ou 5 depois do fim do mês que é para apanhar os fundos que demoram a actualizar.

Dados de rentabilidade das carteiras 4Fundos no site batem certo com os dados em python por isso assumo que esteja tudo ok. Já podem ir ver as rentabilidades das vossas carteiras em 2017 :D

Pretendo fazer algumas actualizações (uma das quais acho que vai agradar a muita gente :wink: ). Espero que tenha o tempo necessário para programar isso.

Abr
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento

por VirtuaGod » 2/1/2018 17:10

Já fiquei a saber mais alguma coisa de fiscalidade. Não sei nada. Sei o que me afecta e pouco mais...

Mudando de assunto (não completamente) tenho andado a fazer umas simulações de reforma e usado o site

https://www.bankrate.com/calculators/retirement/retirement-plan-calculator.aspx

que é bastante bom. Do mais parecido com interactivo que conheço. Estou a pensar em fazer uma shiny app com base nele e colocar no site mas mais por uma questão de ser piquinhas e gostar das coisas da minha forma. É mesmo muito completo e mostra todos os cash flows desde o início até ao fim da reforma. É tudo parametrizado por nós. Idades, rentabilidades, inflação, percentagem de poupança etc etc

Muito interessante.

O passo seguinte, e o que melhor se faz nesta matéria, é baseado em simulações de Monte Carlo. Fui claro a uns dos sites que mais gosto, o Portfolio Visualizer e têm lá exactamente o que pretendia.

https://www.portfoliovisualizer.com/financial-goals

Tem em versão single stage (poupança normal) ou multistage (para o caso de alterarem o portfolio quando se reformarem). Com todos os dados anteriores colocados manualmente se quiserem (que foi o que fiz) mas mantive a volatilidade histórica dos activos. Dá os piores e melhores casos, assim como um caso mediano.

Para cada caso informa a probabilidade (com gráficos) de o dinheiro se manter até ao fim da reforma, qual o drawdown que podem esperar (não será normal termos outro 2008 mas quase).

Muito interessante este processo. Talvez quando tiver mais oportunidade faça um post sobre poupança para a reforma com imagens de uma simulação hipotética. Até lá recomendo que deem uma olhadela às calculadoras.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento

por ZeNovato » 2/1/2018 6:53

Até que se prove o contrário, ACC superior a INC a não ser que nos escape alguma coisa (pelo menos na realidade portuguesa). 8-)
Nunca tinha pensado que o acordo dupla tributação IRL-USA e PORT-USA fosse o mesmo. Pensava mesmo que a irlanda tinha beneficio pois quando se recebia os dividendos so levava com 28%. Compreendi agora que os outros 15% estão mascarados.
OK... Compreendi!!!

Quanto ao imposto sucessório é outro assunto. Já sabemos que Portugal tem acordo de dupla tributação mas não US estate tax (tb só meia dúzia de países é que têm este acordo com os USA, não percebo pk :roll: ). É um imposto progressivo que nos pode ficar com uma percentagem bem grande do património em caso de morte do titular mas pronto.... até já foi discutido uma ou duas formas de minimizar esse risco (juntar mulher como segunda titular, por ex.).
 
Mensagens: 289
Registado: 8/3/2014 19:34

Re: Finanças & Fundos de Investimento

por Mouro_Emprestado » 1/1/2018 23:31

Pois tens toda a razão e nem tinha pensado nisso! :-k :-k :-k :-k

Vá, supus que a carteira tinha tido muitos anos acumulados de ganhos (wishful thinking!) :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
 
Mensagens: 379
Registado: 13/9/2013 0:16

Re: Finanças & Fundos de Investimento

por VirtuaGod » 1/1/2018 22:45

Mouro_Emprestado Escreveu:Só para quem está na fase da reforma/retirada de UP's da carteira é que passa a ser neutral ter eTFs/FI's que acumulam e que distribuem dividendos.

Nem assim passa Mouro_Emprestado porque imagina que tens perdas.

Tens perdas mas assumindo que precisas de retirar dinheiro por estares em reforma se venderes 1000 euros vais obter 1000 euros, que ainda por cima podes abater a lucros.

Se o ETF/FI distribuir os 1000 euros vais obter apenas 720 euros e que nem podes abater a lucros. Basicamente vais pagar imposto sobre perdas :shock: :shock:

Não pretendo entrar no inc vs acc, pois o ZeNovato pediu mas só queria esclarecer este ponto em que parece que estás errado Mouro (talvez porque nunca pensaste na situação??).
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento

por Mouro_Emprestado » 1/1/2018 21:55

ZeNovato, assim à primeira vista (estilo olhar um minuto), parece-me indiferente.

Em termos de dividendos, o ADT entre a Irlanda e os EUA e o mesmo tipo de acordo entre Portugal e os EUA tem uma taxa de tributação igual: 15%

Mas há uma coisa que te estás a esquecer. US Estate Tax - Repete comigo isto 20 vezes :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Que imposto é este? Basicamente, os investidores estrangeiros evitam a tributação em bens mobiliários (e acho que imobiliários, mas irrelevante neste caso) aquando da sua morte, desde que o investimento seja inferior a USD 60k. Se for acima, levas uma talhada de tributação nos EUA, que apenas podes evitar nalguns países onde o ADT com os EUA prevê uma exclusão de tributação (o que penso que não seja o caso do nosso ADT com os EUA).

Ora, para quê correr esse risco, se é igual investires um ETF domiciliado na Irlanda?

PS: Para todos os efeitos, e como já foi dito aqui "n" vezes, de um ponto de vista fiscal, é muito mais eficiente investir em ETFs e FIs que acumulam dividendos. Só para quem está na fase da reforma/retirada de UP's da carteira é que passa a ser neutral ter eTFs/FI's que acumulam e que distribuem dividendos.
 
Mensagens: 379
Registado: 13/9/2013 0:16

Re: Finanças & Fundos de Investimento

por ZeNovato » 1/1/2018 21:26

Eu penso que é regra a todos os fundos domiciliados na irlanda sejam vanguard ou ishares portanto mesmo estes tb devem pagar internamente os 15%.
Resumindo, a conclusão a que chego (e não estava nada à espera) é de que entre ter fundos INC domiciliados na irlanda ou nos USA em termos de dividendos é a mesma coisa. Ao fim e ao cabo não poupamos os 15% como eu pensava que era. Eles estão mascarados!
O VUSA vem desde 2013 e pertence ao grupo de etf's da vanguard domiciliados na irlanda para os quais eu olhei umas quantas vezes mas optei sempre pelos americanos. Como não faço hedge tanto me faz serem cotados em dólares ou em € por isso.....

Gostava de saber a opinião do Mouro sobre este pormenor dos impostos!! :-"
 
Mensagens: 289
Registado: 8/3/2014 19:34

Re: Finanças & Fundos de Investimento

por VirtuaGod » 1/1/2018 16:09

Fogo, isso é mesmo muito ineficiente :shock: Não estava a contar com isso...

Já deste uma espreitadela aos ishares sediados na irlanda? Ele tb têm versão inc. Esse VUSA é recente não é? Não dá para ver a qualidade a médio/longo prazo.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento

por ZeNovato » 1/1/2018 9:41

Virtua,

Deculpa lá a confusão :lol: (sei que és mais virado para fundos)
Mas pronto, como gosto de receber os dividendos (tenho noção das taxas que pago), estava a fazer uma pequena pesquisa entre fundos domiciliados nos USA e Europa e a comparar as dividend yield. Por isso reparei nessas diferenças que referi acima.
Depois de ler este tópico no bogleheads fiquei esclarecido.
Quer dizer então que a diferença está num pequeno pormenor tal como tinha pensado. Não há de facto vantagem em ter VUSA em vez de VOO no que respeita aos impostos sobre dividendos pois no VOO somos nós taxados aquando do recebimento, enquanto que no VUSA é o próprio fundo que o faz diretamente.
Ora acabo por não ficar com mais dinheiro no bolso neste caso!! Fico com o mesmo sensivelmente!!!!!!

"With an Ireland domiciled ETF, which is what VUSD/VUSA is, you pay no additional US or any other country taxes, you avoid paying 30%/15% US tax on dividends -- the ETF internally pays 15% to the US, but that's transparent to you, and you are paid the remainder 85% of dividends with no other taxes taken or due -- and you also sidestep all possible issues with US estate taxes, meaning that you are safe to hold over $60k in this and other non-US domiciled ETFs combined."
 
Mensagens: 289
Registado: 8/3/2014 19:34

Re: Finanças & Fundos de Investimento

por VirtuaGod » 31/12/2017 20:15

Analisa o tracking error de cada um deles face ao S&P. Isso importante para analisar a qualidade dos ETFs.

Pequenas diferenças de 0.01% nos pesos dos constituintes são irrelevantes.

É só mesmo a questão de terem dividend yields diferentes que te faz confusão. Nunca vi dois ETFs com Dividend Yield igual, mesmo com os constituintes iguais.

O SPY tem Dividend yield de 1.86% e aposto se pesquisaremos 10 ETFs (de qualidade) trackers do SP500 só por coincidência vamos encontrar 2 com os mesmos Dividend yield. As políticas de valores de distribuição são pormenores que honestamente desconheço. Mas quase que te garanto que se pagas mais imposto no VOO vais acabar com menos dinheiro no bolso.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento

por ZeNovato » 31/12/2017 17:52

Tb estou a ver outro pormenor....
Apesar de os constituintes serem os mesmos, não estão nas mesmas percentagens o que tb influenciaria na distribuição dos dividendos
 
Mensagens: 289
Registado: 8/3/2014 19:34

Re: Finanças & Fundos de Investimento

por ZeNovato » 31/12/2017 17:49

O VUSA é um etf em tudo parecido com o VOO mas cotado em GBP e tb em EUR. Pensei que tendo os mesmos constituintes dois etf teriam de ter a mesma dividend yield. Daí ter estranhado a diferença dos 1.63% e 1.93%.

Portugal e USA têm acordo de dupla tributação, por isso é que pagamos 15% e não os 30% nos dividendos.
 
Mensagens: 289
Registado: 8/3/2014 19:34

Re: Finanças & Fundos de Investimento

por VirtuaGod » 31/12/2017 16:12

Acho que estás com uma confusão no cérebro que até a mim me confunde. Nem sei se vou responder às tuas questões mas havemos de lá chegar.

1. - Sem questões de ACC vs INC
2. - Em termos de ETFs sediados na Irlanda tenho usado ishares (tem versão inc e acc). Têm tudo o que quero em termos accionistas, em versão acc e inc. Até o S&P500 e com hedge câmbial para eur.

Ambos são diria que o mesmo mas cotados em moedas diferentes

É impressão minha ou o VUSA é cotado em GBP?

Porque raio têm DYi diferentes? Ou será que é obvio e eu não compreendo.

Assumindo que DYi significa distribuição. Porque é que deveria ser igual? Não é o mesmo ETF.

Ora, se fizer as contas ficaria em termos líquidos, e descontando as retenções na fonte que indiquei acima com as seguintes DYi

Não sou fiscalista, tens a certeza que portugal e os EUA não têm um qualquer acordo de dupla tributação?

Se não tiverem, as tuas contas estão certas. Não te esqueças de não assumir que nem todos os lucros vêm da distribuição. Ou seja, mesmo que o valor líquido da distribuição seja o mesmo a UP do VUSA vai subir mais porque o ETF distribui menos em dividendos. Ou seja, vais ganhar mais total return no VUSA. O dinheiro extra que vais pagar em impostos não cai do céu, é mesmo dinheiro que vais deixar de ganhar.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento

por ZeNovato » 31/12/2017 12:52

Virtua,

Não sei se saberás responder a esta questão....
Não vou entrar pelo pormenor de ser melhor ou pior fundos de distribuição ou acc. Aqui, o que gostava de saber é se as contas que fiz estão corretas e como tens mais conhecimento que eu.... :-"

Por curiosidade, estive a comparar dois ETF's..... o VUSA e o VOO. Ambos são diria que o mesmo mas cotados em moedas diferentes e mais importante domiciliados em países diferentes tb (IRL e USA).
Teoricamente, para um português, a distribuição do VUSA seria mais benéfica pois não leva com os 15% retidos nos USA aquando do recebimento dos dividendos. Resumindo:

VUSA----- retém 28% na fonte
VOO------ retém 15+28 na fonte.

Agora a minha questão:
Porque raio têm DYi diferentes? Ou será que é obvio e eu não compreendo.
VUSA---- 1.63%
VOO----- 1.93%

Ora, se fizer as contas ficaria em termos líquidos, e descontando as retenções na fonte que indiquei acima com as seguintes DYi
VUSA---- 1.63%-1.63*28---->1.17%
VOO----- 1.93%-1.93*28-1.93*15--> 1.10%
Sendo que o VUSA é mais caro a diferença ainda fica mais pequena.

Estou errado nalguma coisa e não compreendo a vantagem entre um e outro no que respeita à distribuição e impostos?
 
Mensagens: 289
Registado: 8/3/2014 19:34

Re: Finanças & Fundos de Investimento

por VirtuaGod » 26/12/2017 1:20

Accionistas ou obrigaccionistas?

Complicado arranjar fundos que batam o benchmark, quanto mais fundos que tenham batido o benchmark e mesmo assim não apresentem grandes valorizações.

MFS® Meridian European Smlr Coms A1 EUR LU0125944966 - small caps europa
MFS® Meridian European Value A1 EUR LU0125951151 - large cap europa
Invesco Global Smaller Coms Eq E EUR Acc LU0607512935 - small caps mundial
PIMCO GIS Income E Acc EUR H IE00B84J9L26 - obrigaccionista flexível
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento

por ryllex » 22/12/2017 11:28

Bom dia,

Gostaria da ajuda dos especialistas aqui do fórum para obter a seguinte informação:

Estava a pensar investir em 2/3 fundos com base nos seguintes pressupostos:

a) Fundo que neste momento tenha um desempenho superior ao benchmark da categoria desse fundo;
b) Fundo com um alguma maturidade (5 anos de existência no mínimo);
c) Fundo que não tenha tido uma forte valorização nos últimos 3/4 meses, ou seja, valorizações superiores a 5-10 % nesse período.

Obrigado desde já pela vossa ajuda.

Cumprimentos,
Rúben Soares
 
Mensagens: 1
Registado: 14/3/2015 9:56

AnteriorPróximo

Quem está ligado: