Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Resultados VS Mercado

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Bowie » 30/4/2004 18:50

Ming, se é isso que entendes por “investidores mais sérios” na minha opinião o termo mais apropriado é “investidores teoricamente melhor informados”. E aqui englobo todos os que assentam a sua intervenção nos Mercados de Capitais utilizando analises baseadas em conceitos do tipo: fundamentais micro económicos, fundamentais macro económicos, técnicos, in-flows out-flows de massas monetárias, psicologia de massas, teoria de free-float , behavior finance, sistemáticos / estatísticos, engenharia de mercado, sazonalidade do mercado, ciclos económicos, market timing, etc. E digo teoricamente, porque inúmeras vezes esses investidores também falham nas analises e perdem capital.

Também concordo com a ideia que devemos basear as nossas decisões nas nossas analises e não nos bitaites dos outros. Contudo, é extremamente importante aprender a reconhecer o erro a tempo, porque os Mercados de Capitais não toleram o complexo de King Kong a longo prazo.

Em relação à tua opinião sobre a existência de uma distinção clara entre especulador e investidor eu não estou de acordo. Porque ambas especulam sobre o futuro, isto apesar do senso comum dizer que o especulador negoceia baseado no curto prazo e o investidor negoceia baseado no longo prazo, no final do dia o que conta é que ambos especulam. Aqui abro um pequeno parênteses para dizer que se alguém compra parte ou a totalidade do capital de uma empresa com a intenção de controlar a mesma para gerir e desenvolver o seu negocio, então já se pode aplicar outra terminologia. Mesmo assim há sempre um preço, remember Champallimaud.

Ben Graham é bom mas prefiro Von Mises ou Ned Dewey.

p.s. nunca tive em carteira acções da EDP nem tenciono entrar longo ou curto.

Cump

Registado: 25/11/2002 18:56

por Pata-Hari » 30/4/2004 15:50

MSM, o que se faz é uma de duas coisas, ou se tem uma noção muito boa do que é o valor fundamental e se sabe que se vende com um preço acima de X, ou se olha cuidadosamente para o padrão das cotações tentando ignorar as noticias, porque essas sabemos que na maior parte dos casos são ruido e não representam verdadeiras alterações no panorama real da empresa.

Dito de outra forma, do ponto de vista técnico, de pouco me interessa se os resultados são bons se a cotação cai nesse dia. É a essa queda que eu vou ligar. De pouco me interessa se a acção está a subir porque causa de X ou de Y, quero é notar sobretudo e acima de tudo que está a subir, ignorando os porquês. Do ponto de vista fundamental, tenho que definir um valor "central" á volta do qual tomo as minhas decisões baseado na sobreavaliação ou subavaliação do mercado.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por MarcoAntonio » 30/4/2004 15:47

Bem, eu já apresentei a minha opinião ontem num outro tópico em que este tema esteve em questão, mas vou tentar sintetizar aqui também:

O comportamento dos papéis antes e após a divulgação dos resultados não é linear e depende de vários factores. Em traços gerais penso ser estes os essenciais:

:arrow: As próprias expectativas do mercado face aos resultados;

:arrow: O nível de informação de que dispõem determinados intervenientes, capazes de actuar antes dos dados serem públicos e ainda dos rumores prévios (se existirem que podem influenciar a alínea anterior);

:arrow: Como o mercado interpreta e recebe os resultados (este penso ser mesmo dos mais importantes pois o resultado em si pode dizer pouco, mais importante é como o mercado recebe a notícia, o que pode estar ainda dependente de outros factores que aponto nas outras alíneas);

:arrow: O momento do mercado (se estamos em Bull Market, em Bear Market ou sem tendência definida);

:arrow: O nível de confiança dos investidores e o seu estado psicológico (ou estado psicológico da massa de investidores);

Enfim, poderei estar a descurar factores mas penso ter referido os mais importantes. E alguns destes são interdependentes.

Bem, poderá parecer que armei para aqui uma teia confusa. E é mesmo o caso, armei e era essa a intenção pois é assim mesmo que vejo o mercado cujas relações não são lineares...

Uma Análise Fundamental (embora não seja área que domine especificamente) estou convicto que terá de ser profunda e muito cuidada. Análises superficiais do tipo: os resultados foram excelentes e superaram as expectatívas então agora sobe ou os resultados foram maus e ficaram aquém das expectativas e portanto agora descem. Não acredito em silogismos como estes no mercado...

Enfim, os resultados podem superar as expectativas (e sublinho este caso porque é o que se tem dado ultimamente) e o mercado não receber bem esses resultados ou não superarem o suficiente para motivarem os investidores num período de indefinição ou os investidores considerarem que o valor actual já reflecte essa boa performance ou existir uma tendência de queda ou de correcção que nem bons resultados conseguem superar ou, etc, etc...

Há uma data de coisas que pode anular o efeito de bons resultados, desde os resultados serem só aparentemente bons até existirem outros factores que superam em importância, aos olhos dos investidores, os bons resultados.

Outro aspecto tem a ver com o facto da AF (quando realizada cuidadosamente e de forma eficiente) mesmo ela não ter, por normal, resultados no imediato. O mercado pode demorar bastante tempo a encontrar o valor justo que a AF (ou que determinadas AF's e partindo do princípio que estão correctas) entende que é. As bolhas podem durar anos com os preços sistematicamente ultra-valorizados e os bear markets podem também durar para além do racional (se bem que parece existir uma teoria fundamentada de que é mais difícil o mercado estar muito tempo subavaliado do que muito tempo sobreavaliado, mas penso que haverá quem possa discutir estas questões com melhores conhecimentos nesta área). No essencial, o que quero transimitir é que é perfeitamente possível negociar no curto e médio-prazo (e por vezes mesmo no longo-prazo) ignorando completamente os dados fundamentais e seguindo outras metodologias de investimento.

Daí que não tenho qualquer problema em afirmar que para mim (e sublinho, para mim) os resultados são completamente irrelevantes senão em todos, nuns 99% dos casos.

Claro está que isto não quer dizer que considere invalida uma Análise Fundamental. Eu considero que a AF faz sentido e tem razão de ser. Apenas não interfere com a minha metodologia de investimento.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Visitante » 30/4/2004 15:28

Concordo com o Ming.Vejam o Deutsch Bank, que apresentou espantosos resultados positivos e esteve hoje a descer mais de 3%, porque as despesas aumentaram.
Cumps
Visitante

Re

por MSM » 30/4/2004 15:01

Caros:

Percebo perfeitamente a lógica do Buy the Rumor, Sell the news. A questão é como é que eu vou saber o rumor se não tenho, pelos vistos, a informação que outros têm e que pelos vistos quem dá previsões sobre resultados também não tem :?: :?:
Espero que isto não seja uma pergunta muito estúpida :oops:
MSM

por Astuto » 30/4/2004 13:35

Na minha opinião, o q está a acontecer é falta de confiança nos investidores/especuladores (para mim o conceito é indiferente...todos fazemos parte do mercado), o q é normal nesta fase inicial do bull-market...a desconfiança perante os dados divulgados, quer sejam micro ou macroeconómicos.
Astuto

por Ming » 30/4/2004 13:00

Bowie:

Como "investidor mais sério" refiro-me aos que investem quantias realmente significativas (sejam eles institucionais ou particulares) e que o fazem de uma forma profissional.
(E nota que uso o termo "profissional" numa perspectiva restritiva: Para se ser integrado nesta definição de "profissional" não basta passar os dias nisto, ao invés de a fazer outras coisas, nem mesmo basta ser um economista "average", recem-licenciado, e empregado num qualquer banco de investimento...).

Esta definição de "investidor mais sério" exclui, por exemplo, toda a gente que especula na bolsa sem saber verdadeiramente o que está a fazer.

Como exemplo da distinção entre estas duas classes colocadas em extremos opostos de sabedoria e profissionalismo (entre estas duas existem muitas categorias de investidores/especuladores mais ou menos profissionais/diletantes) citaria apenas o facto de uns estudarem sériamente as empresas em que investem e os outros se basearem, quando muito, em artiguinhos feitos por jornalistas de meia tijela...

É claro que esta discussão se pode tornar complicada...
(Por exemplo: Do meu ponto de vista existe uma distinção clara entre investidor e especulador. Basicamente, sigo as definições do Ben Graham.)
Eu não pretendo aprofunda-la mais do que estou a fazer nesta nota.
Earthlings? Bah!

Registado: 20/11/2003 11:37

Resposta a Ulisses

por valves » 30/4/2004 12:47

OH ! Ulisses a tua resposta fez -me andar com cabeça para cima e para baixo a acompanhar a subida e descida que tu mencionas, :shock: neste caso apoio e concordo claramente com o Ming isto aqui não há teorias da conspiração antes e depois da apresentação de resultados. existe sim uma expectativa que foi sendo criada e que motivou a subida ou a descida até um determinado patamar ( até ao momento da apresentação de resultados se com a apresentação de resultados se constatou que os gestores mijaram para fora do penico - isto é apresentaram resultados muito diferentes das expectativas geradas - então o titulo corrige.

Um abraço

Vasco
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

por Ulisses Pereira » 30/4/2004 12:45

Visitante, é uma opinião que tenho baseado em 12 anos de acompanhamento dos mercados. Quem me lê desde há 3 anos para cá, conhece a minha opinião sobre este assunto que tenho tentado explicar da forma mais simples possível.

Sem risco? Não... porque nem sempre as coisas são assim. Mas eu acredito que a maioria das vezes elas acontecem e como olho para a negociação com as probabilidades na cabeça, procuro estar do lado onde considero que as probabilidades jogam a meu favor.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Bowie » 30/4/2004 12:37

Olá

Ming, define "investidor mais sério".

Obrigado.

cump

Registado: 25/11/2002 18:56

por Visitante » 30/4/2004 12:36

Não concordo Ulisses. Em q te baseias para afirmares isso?
Assim seria muito fácil ganhar €€€ sem grande risco!
Visitante

por Ulisses Pereira » 30/4/2004 12:30

Não é bem uma lotaria. Repara: Quando uma acçãpo sobe muito (ou cai muito) antes da apresentação dos resultados, há geralmente ali uma indicação clara de como serão os resultados e o mais provável é que depois da sua apresentação a acção inverta o seu rumo. É com base nestes pequeninos truques que se factura no mercado e não comprando a seguir às boas notícias ou vendendo depois das más notícias terem sido divulgadas...

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Visitante » 30/4/2004 12:29

Poderá não haver uma reacção imediata, mas na generalidade dos casos em que as empresas divulgam resultados bons, a prazo o retorno para o accionista, em termos de valorização das suas acções, será inevitável.

A PTM tb é um exemplo disso mesmo.

Bons negócios.
Visitante

por Ming » 30/4/2004 12:28

MSM:

A questão é que as empresas tem apresentado resultados dentro do que realmente pode ser esperado.

Assim, não são de esperar reacções significativas das cotações à apresentação de resultados.

E depois os resultados não são apenas os resultados líquidos anunciados.
Há muitos outros números importantes que não são tão publicitados na comunicação social, mas que depois são de facto analisados pelos investidores mais sérios, e que por vezes vem contrariar a "beleza" dos números mais divulgados...
Earthlings? Bah!

Registado: 20/11/2003 11:37

Re

por MSM » 30/4/2004 12:21

Ulisses,

É exactamente isso que eu penso no entanto não percebo porque é que noutros mercados isso não acontece. Será que só no nosso País é que toda a gente sabe dos resultados antes :?: :?: E se assim é o mercado é claramente manipulado por aqueles que o sabem e não o deveriam saber ou estou errado :? :?
Se estas situações se passam então negociar no nosso mercado é quase uma lotaria (para os pequenos investidores claro).
MSM

por Ulisses Pereira » 30/4/2004 12:15

Por muito que custe a admitir, a verdade é que é muito raro haver reacções fortes das nossas acções aos resultados divulgados. Tirando alguns casos excepcionais (como foi o caso da JM quando apresentou resultados assustadores há uns tempos atrás), a verdade é que raramente assistimos a movimentos fortes por força dos resultados. Das duas uma: Ou já toda a gente os conhece antes deles sairem ou então cada vez menos as acções são vistas como parte do capital da empresa... :roll:

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Resultados VS Mercado

por MSM » 30/4/2004 11:34

Bem como iniciante nestas materias tenho estado bastante atento ao desenrolar do mercado após a saída dos resultados de algumas empresas do PSI. O que eu gostaria que alguma alma caridosa :) me esclaresse-se é como é que é possivel que havendo várias empresas com resultados acima do espectável, casos do Bpi, PT, Impresa, Reditus, etc. as acções descem :?: :?:
Será que o mercado não acredita minimamente nas estimativas feitas e avalia sempre de uma forma correcta quais os resultados destas empresas, ou será que há algo mais com .....
Eu começo a acreditar que algo vai muito mal no nooso PSI, pois quando reparo que, por exemplo em algmas empresas Americanas, quando os resultados saiem existe uma reacção em alta ou em baixa em Portugal isso não acontece :oops:
MSM

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Carlos73, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, macau5m, marketisnotefficient, Pmart 1, smog63 e 236 visitantes