CTT - Tópico Geral
Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa
Grande titulo do JN hoje “Especuladores atacam CTT após corte de estimativas”
A culpa nem é dos CTT que apresentou resultados miseráveis…é dos especuladores que acham que o titulo vale mto menos!
JN é PCP! lool
A culpa nem é dos CTT que apresentou resultados miseráveis…é dos especuladores que acham que o titulo vale mto menos!
JN é PCP! lool
- Registado: 10/11/2011 10:05
Relativamente aos curtos penso que as posições poderão ainda aumentar muito antes de diminuírem.
Vejo as posições curtas a aumentarem , não a diminuírem , pelo menos até possivelmente poder existir novo corte de dividendos e a administração mostrar outra estratégia .
Relativamente aos grandes investidores penso que poderão continuar a sair perante este panorama .
Penso que a probabilidade maior poderá ser ainda um forte pico para baixo e não para cima ate esta realidade de lucros e dividendos mudar
Quanto ao Champalimaud , nem tenho mesmo duvidas que tem ficado a vê-las a cair sem fazer nada , prova disso são as quedas brutais sem sustentação compradora.
Quem investiu provavelmente 100 Milhões euros e neste momento a preço de mercado deve valer quase metade , vejo pouca apetência para colocar ainda mais capital
Na negociação de hoje continua sem se ver sustentação compradora.
Vejo as posições curtas a aumentarem , não a diminuírem , pelo menos até possivelmente poder existir novo corte de dividendos e a administração mostrar outra estratégia .
Relativamente aos grandes investidores penso que poderão continuar a sair perante este panorama .
Penso que a probabilidade maior poderá ser ainda um forte pico para baixo e não para cima ate esta realidade de lucros e dividendos mudar
Quanto ao Champalimaud , nem tenho mesmo duvidas que tem ficado a vê-las a cair sem fazer nada , prova disso são as quedas brutais sem sustentação compradora.
Quem investiu provavelmente 100 Milhões euros e neste momento a preço de mercado deve valer quase metade , vejo pouca apetência para colocar ainda mais capital
Na negociação de hoje continua sem se ver sustentação compradora.
- Registado: 4/3/2008 9:17
maceirafernandesjose, quem as vendeu, pedindo-as ao banco terá de as devolver. Isto é: terá de comprá-las. E são muito milhões, talvez mais de dez milhões. Daí a possibilidade de haver um forte pico para cima. É que ainda por cima venderam que se fartaram. Os accionista de referência venderam um número reduzido de acções, sendo que o grande volume se deveu a especuladores que apostaram na queda das acções. Duvido que Champallimaud fique a vê-las cair sem fazer nada e assim que houver um sinal de compra as posições curtas correm a comprar. Quando é? Ninguém sabe.
- Registado: 31/5/2014 23:07
Vale nao ha indicios de compra. 

- Registado: 17/12/2013 1:15
Olhando para a evolução dos Resultados líquidos consecutivamente nos 3 trimestres de 2017, demonstra bem as dificuldade que estão a ser sentidas na atividade e estratégia desenvolvida :
2017
1º TRI LUCROS 10 M ( Menos 27% que em 2016 )
1º SEM LUCROS 18 M ( Menos 44% que em 2016) ( E acresce só 8 milhões lucros neste trimestre )
3º TRI LUCROS 19 M ( MENOS 57% que em 2016 ) ( E acresce somente 1 milhão lucros neste trimestre )
ANUAL ( Com esta evolução até tenho receio dos resultados que possam vir no final do ano )
2018 Também podem ser desapontantes
Começando a analisar todos os dados e perspetivas , percebe-se a desilusão e forte venda do mercado .
2017
1º TRI LUCROS 10 M ( Menos 27% que em 2016 )
1º SEM LUCROS 18 M ( Menos 44% que em 2016) ( E acresce só 8 milhões lucros neste trimestre )
3º TRI LUCROS 19 M ( MENOS 57% que em 2016 ) ( E acresce somente 1 milhão lucros neste trimestre )
ANUAL ( Com esta evolução até tenho receio dos resultados que possam vir no final do ano )
2018 Também podem ser desapontantes
Começando a analisar todos os dados e perspetivas , percebe-se a desilusão e forte venda do mercado .
Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa "uma opin
Salpim Escreveu:Àlvaro Escreveu:No gráfico não diz que é para a semana. O gráfico é de longo prazo. E está claro como a água.
Valquiro, vamos lá ver o que diz a tua varinha de condão!
O fecho de hoje para os CTT?
O meu dá perto 3.72
3,72: Mas o que foi que te levou a pensar nisso? Como foi o teu raciocínio? 3,78/-5,79%, (foi a tua margem de erro), » 3,561
É na troca franca e sincera de opiniões que podemos aprender uns com os outros, e é também por isso que eu por aqui ando a mandar bocas.
Bem, meu amigo, e “Deus me perdoe se estou a falar verdade”.
Não respondi ao teu POST mais cedo, porque só agora o vi, e isso levou-me a revisitar (cum carago, até pareço um académico a “c**ar postas de pescada”) o meu último boneco, para deficientes em cadeiras de rodas, agora não venham reivindicar que “…têm obstáculos no caminho.”
Repara nas quedas iniciadas desde os: 5,056, e nas quedas entre o fecho anterior, revi as contas.
A minha “varinha de condão” às vezes não funciona bem, trabalha a energia solar e aqui pelos “Açores, todos os dias chove, faz vento e céu encoberto”, segundo os “menteriologistas” (pobres ignorantes, coitados).
Mas a tal “varinha de condão” ainda não está tão aperfeiçoada como tu possas pensar.
As tais “adivinhas” a que te propões, não te vão dar certo.
Em Bolsa temos que levar as coisas muito ao sério, embora possamos ser sarcásticos e gozar connosco próprios. Mas se nos pomos a adivinhar, mais do que certo é sairmos “todo escarolados”.
Um papel com este comportamento, por enquanto, só aponta para os pés, nem para os joelhos olha, portanto atira para bem longe, e depois se for o caso “chega-te a ele”.
Não sei onde foste desencantar “Valquiro” talvez o tenhas criado num momento de inspiração, mas partilha lá o que isso te diz.
Para mim, o que mais se aproxima é:
val•quí•ri•a ("Valquíria"), mas não me estou a ver na pele desta personagem, ainda por cima “Fêma” como se diz por cá, noa Açores.
“substantivo feminino. Cada uma das divindades escandinavas que personificavam as virtudes dos heróis e serviam hidromel e cerveja aos que morriam em combate.!
Àlvaro Escreveu:Iche! As coisa que por aqui se escrevem! Comparar os CTT à Pharol não lembraria nem ao Diabo! A Pharol que basicamente era alguma coisa a que chamaram empresa que tinha uma percentagem de uma empresa falida... sei lá se cai mais ou se os curtos começam a fazer contas de cabeça por estes valores, isso ninguém sabe. O que a Caixa BI comunicou foram alterações na estrutura, o que provavelmente significa que uns sairão e outros entrarão. A Allianz vendeu pouquíssimas acções se atendermos ao bolo geral. 16% da empresa, mesmo com o free float elevado que tem é uma enormidade. E, para além de acreditar na empresa, talvez os lucros no final do ano se aproximem no valor mais baixo do consenso dos analistas, acredito que deste valor para baixo começarão a aparecer compradores. Não sei se o Caixa BI está a ser optimista com um price target de 4.70 ou se os outros são pessimistas, olho para os números e vejo que se excluir custos não recorrentes e cortar em outros custos é perfeitamente possível duplicar lucros em dois anos. O que a empresa vale agora em bolsa talvez esteja próximo do valor do património e portanto para mim perto de 3.40 começa a ficar muito apetitosa.
Esta foi para mim, sim em certas ocasiões e perante as semelhanças (estão à vista), “Sim eu creio”.
O termo de comparação foram e são: os dividendos muito acima o admissível e os “buracos” que vão sendo abertos na descida. Com todos os indícios de continuidade.
Os dividendos vão levar outra machadada (se não for aqui, onde será ?), e o que vai acontecer de seguida?! Diz-me só a mim, aqui e ao ouvido, que eu não digo a mais ninguém.
Os milagres foram feitos pela Nossa Senhora de Fátima e já lá vão 100 anos. E os selos já nem cola têm.
Vai boneco revisto.
CumPrim/
ValeAquilino
- Anexos
-
- CTT,sRevisto.png (100.2 KiB) Visualizado 7641 vezes
Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)
"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
"Não, o dividendo não é o dobro dos lucros. O dividendo é acima porque a empresa não tem dívida e conta com lucros futuros superiores"
Para já em 2017 efetivos em 9 meses , não é o dobro , É O TRIPLO.
Não sei como vai correr 4º TRI, mas penso no máximo poderão ser máximos 25-30 milhões .
Se incluírem Não recorrentes e provisões para reestruturações , ai já nem digo nada quanto a resultados desiludirem .
Agora caíram 57%, no final do ano veremos o que ai vem.
E os "lucros futuros superiores" vêm de onde ?
Correio está em queda acelerada , até de parte do estado , que está a desmaterializar tudo e deixar enviar correio registado , e dai vinha a maior parte dos lucros .
Outras atividades não crescem grande coisa nas receitas .
Venda produtos financeiros estado, perdeu exclusividade , só dai vinham 15 milhões
Banco tem resultados baixíssimos , e não há previsões de serem muito superiores pois quase não cobra comissões, tem spreads mínimos , pouquíssimo credito concedido, que é onde ganha dinheiro e está a competir com gigantes da banca instalados no mercado há décadas .
Vai provavelmente ter enormes custos de reestruturação .
Sinceramente não vejo donde vem esses fortes lucros futuros e mercado pelas quedas violentas parece que também não.
"Não, não faz sentido que Champalimaud tenha um milhões nos CTT e, depois de ter encaixado 50 milhões com a venda de acções da REN,"
Champalimaud já investiu esse dinheiro todo nos CTT, e o dinheiro não cresce nas arvores e poderá não estar interessado em reforçar mais.
Ele detem 10.46% , corresponde a cerca de 15 milhões de acções assumindo que seja a um preço medio de 6 euros , já investiu 90 milhões de euros .
O Dinheiro tem limites .
Em 2015 tinha 2%.
2016 com queda reforçou para 9.91% , a aproveitar os saldos ( Será ???? Na altura na casa dos 6 euros )
2017 só reforçou de 9.91% para 10.46% , migalhas, e aparentemente já falta de poder de fogo.
Não acredito que volte a reforçar muito , mas se o fizer terá de o comunicar ao mercado
Tem muito dinheiro , mas eu não o queria a investir o meu capital com esta estratégia . O ter muito dinheiro não me diz nada nada sobre a sagacidade dos investimentos .
No passado também existiu um investidor que diziam muito astuto e com muitos ganhos nas bolsas internacionais e que investiu MIL MILHÔES ( Penso eu) , que aquilo so podia ser para ganhar .
E no fim penso penso que o investimento não correu muito bem para o Sr. Joe Berardo ( No BCP principalmente penso eu).
Investidores que investem dezenas ou centenas de milhões , per si , não quer dizer nada sobre capacidades de investimento e futuro retorno do investimento.
2015 LUCROS 72 MILHOES
2016 ( RELATIVO A 2015) DISTRIBUIÇÃO DIVIDENDOS 0.48 72 MILHÕES DE EUROS ( check )
2016 LUCROS 62 MILHÕES
2017 ( RELATIVO A 2016) DISTRIBUIÇÃO DIVIDENDOS 0.48 [b][u]72 MILHÕES DE EUROS ( mENOS 10 MILHÕES)
2017 LUCROS ( 9 MESES ) 19 MILHÕES
2018 ( RELATIVO A 2017 ) DISTRIBUIÇÃO DIVIDENDOS 0.38 aprox 60 MILHÕES DE EUROS
O que se verifica em 2017 é que lucros estão a cair a pique em relação a dividendos e é essa não sustentabilidade que está a alertar os investidores ( Mas era anteriormente previsível que assim fosse )
Para já em 2017 efetivos em 9 meses , não é o dobro , É O TRIPLO.
Não sei como vai correr 4º TRI, mas penso no máximo poderão ser máximos 25-30 milhões .
Se incluírem Não recorrentes e provisões para reestruturações , ai já nem digo nada quanto a resultados desiludirem .
Agora caíram 57%, no final do ano veremos o que ai vem.
E os "lucros futuros superiores" vêm de onde ?
Correio está em queda acelerada , até de parte do estado , que está a desmaterializar tudo e deixar enviar correio registado , e dai vinha a maior parte dos lucros .
Outras atividades não crescem grande coisa nas receitas .
Venda produtos financeiros estado, perdeu exclusividade , só dai vinham 15 milhões
Banco tem resultados baixíssimos , e não há previsões de serem muito superiores pois quase não cobra comissões, tem spreads mínimos , pouquíssimo credito concedido, que é onde ganha dinheiro e está a competir com gigantes da banca instalados no mercado há décadas .
Vai provavelmente ter enormes custos de reestruturação .
Sinceramente não vejo donde vem esses fortes lucros futuros e mercado pelas quedas violentas parece que também não.
"Não, não faz sentido que Champalimaud tenha um milhões nos CTT e, depois de ter encaixado 50 milhões com a venda de acções da REN,"
Champalimaud já investiu esse dinheiro todo nos CTT, e o dinheiro não cresce nas arvores e poderá não estar interessado em reforçar mais.
Ele detem 10.46% , corresponde a cerca de 15 milhões de acções assumindo que seja a um preço medio de 6 euros , já investiu 90 milhões de euros .
O Dinheiro tem limites .
Em 2015 tinha 2%.
2016 com queda reforçou para 9.91% , a aproveitar os saldos ( Será ???? Na altura na casa dos 6 euros )
2017 só reforçou de 9.91% para 10.46% , migalhas, e aparentemente já falta de poder de fogo.
Não acredito que volte a reforçar muito , mas se o fizer terá de o comunicar ao mercado
Tem muito dinheiro , mas eu não o queria a investir o meu capital com esta estratégia . O ter muito dinheiro não me diz nada nada sobre a sagacidade dos investimentos .
No passado também existiu um investidor que diziam muito astuto e com muitos ganhos nas bolsas internacionais e que investiu MIL MILHÔES ( Penso eu) , que aquilo so podia ser para ganhar .
E no fim penso penso que o investimento não correu muito bem para o Sr. Joe Berardo ( No BCP principalmente penso eu).
Investidores que investem dezenas ou centenas de milhões , per si , não quer dizer nada sobre capacidades de investimento e futuro retorno do investimento.
2015 LUCROS 72 MILHOES
2016 ( RELATIVO A 2015) DISTRIBUIÇÃO DIVIDENDOS 0.48 72 MILHÕES DE EUROS ( check )
2016 LUCROS 62 MILHÕES
2017 ( RELATIVO A 2016) DISTRIBUIÇÃO DIVIDENDOS 0.48 [b][u]72 MILHÕES DE EUROS ( mENOS 10 MILHÕES)
2017 LUCROS ( 9 MESES ) 19 MILHÕES
2018 ( RELATIVO A 2017 ) DISTRIBUIÇÃO DIVIDENDOS 0.38 aprox 60 MILHÕES DE EUROS
O que se verifica em 2017 é que lucros estão a cair a pique em relação a dividendos e é essa não sustentabilidade que está a alertar os investidores ( Mas era anteriormente previsível que assim fosse )
Não, o dividendo não é o dobro dos lucros. O dividendo é acima porque a empresa não tem dívida e conta com lucros futuros superiores.
Não, não faz sentido que Champalimaud tenha um milhões nos CTT e, depois de ter encaixado 50 milhões com a venda de acções da REN, fique quieto a ver os CTT virem por aí abaixo.
Sim é possível que saiam mais, mas também é possível que entrem outros.
Sim. há muitas posições curtas que tentarão fazer pela vida. Uns insistirão para baixo, outros fecharão a posição.
Se é mais sensato esperar pelo plano de reestruturação? Talvez.
Não, não faz sentido que Champalimaud tenha um milhões nos CTT e, depois de ter encaixado 50 milhões com a venda de acções da REN, fique quieto a ver os CTT virem por aí abaixo.
Sim é possível que saiam mais, mas também é possível que entrem outros.
Sim. há muitas posições curtas que tentarão fazer pela vida. Uns insistirão para baixo, outros fecharão a posição.
Se é mais sensato esperar pelo plano de reestruturação? Talvez.
Relativamente á queda e valores mínimos atuais , não sei se continua , ou quando pára .
Sei que para mim , enquanto os dividendos distribuídos forem muito superiores á riqueza anual gerada , para mim o titulo continua muito caro , pois se existir futuro novo ajuste do valor do dividendo o titulo poderá cair bem e não quero assistir ao vivo na minha carteira como a recente e repentina desvalorização em que titulo tendo fechado no dia anterior a 5 euros abriu logo a 4,50 não dando tempo de reação de venda a quem estava dentro a não ser logo com ENORME desvalorização .
NO entanto nos factos referidos acima convem terem-se em atenção os seguntes aspectos :
“acredito que deste valor para baixo começarão a aparecer compradores”
Acredito que muita parte dos pequenos compradores esteja a pensar assim desde os 4.50 euros e tentar adivinhar o fundo e isso pode levar a desvalorizações na carteira , mas isso cada um compra o que quiser.
“Não sei se o Caixa BI está a ser optimista com um price target de 4.70 ou se os outros são pessimistas”
Quando CTT anunciam que vão continuar a distribuir um dividendo que continua a ser o dobro dos resultados previsíveis para 2017, eu diria que poderá ser um Ptarget MUITO otimista / irrealista , como são muitos alias .
PTARGET na minha analise valem ZERO
“olho para os números e vejo que se excluir custos não recorrentes e cortar em outros custos é perfeitamente possível duplicar lucros em dois anos”
Acho que isso não passam de sonhos .
Quais são os custos não recorrentes ????????
Desde iniciou o banco CTT , este absorve a maioria dos recursos
E para continuar a crescer vai continuar a absorver recursos .
E como já se percebeu que BancoCTT é menina dos olhos da estratégia da administração , os custos devem ser recorrentes.
O ultimo plano investimento do banco indicava que já tinham injectado 85 milhões euros no banco em aumentos de capital, e previam injetar mais 85 MILHÕES ate 2020.
Onde está a parte dos não recorrentes ?????????
Se existe um novo plano estratégico de investimento gostava de o ver , que não me apercebi dessa comunicação.
Não esquecer os novos custos NÃO RECORRENTES ( agora são todos ) , que provavelmente ai poderão vir com o novo plano de reestruturação .
“O que a Caixa BI comunicou foram alterações na estrutura, o que provavelmente significa que uns sairão e outros entrarão”
Para já o que se sabe é que já há muito que uma maioria dos grandes investidores estão a sair.
A entrar, para já não se tem visto nenhum nos tempos mais próximos, nem nenhum a adquirir grandes posições de mais de 15%.
Alguem compra mas parece-me mais o pequeno retalho que ainda acredita nos mínimos e que não pode cair mais , e por isso free float não tem parado de aumentar .
Parece-me que com a queda que vem há mais de 2 anos , o que se tem visto é grandes fundos a saírem e uma maioria do retalho a comprar ( (Ver tabela anexa )
Investidor referencia com mais de 20% , nada .
E acredito que provavelmente Champalimaud poderá ser uma posição financeira para receber gordo dividendo e não um investidor estratégico .
Dai a posição dele nunca ter ultrapassado muito os 10%, que alguns analistas classificam no plano teórico o máximo habitual de uma posição financeira e não estrategica
E se essa for a posição dele , a atual estratégia da administração a menina dos olhos, não se enquadra.
Só acreditava que GESTMIN fosse um investidor estratégico se reforçasse para 20% ( o que não acredito que vá acontecer ), e dai a queda brutal, nenhum investidor de grande peso está a suportar as compras no titulo.
“A Allianz vendeu pouquíssimas acções se atendermos ao bolo geral. 16% da empresa, mesmo com o free float elevado que tem é uma enormidade”
Esse é que é o “ ELEFANTE NA SALA”
O problema não é ter vendido 0.21% da posição, é potencialmente poder querer vender mais 4.83% e o mercado não conseguir absorver isso sem o titulo continuar em queda .
Historicamente sempre que grande investidor que está há vários anos no titulo comunica ter baixado a posição por imposição legal, continua a vender a restante posição até sair da posição estrategicamente ( VER TABELA ANEXA)
Tabela Anexa :
Exemplos de saída de anteriores grandes investidores no titulo e que apos primeira baixa da posição , depois continuam a vender a quase totalidade da posição.
Sei que para mim , enquanto os dividendos distribuídos forem muito superiores á riqueza anual gerada , para mim o titulo continua muito caro , pois se existir futuro novo ajuste do valor do dividendo o titulo poderá cair bem e não quero assistir ao vivo na minha carteira como a recente e repentina desvalorização em que titulo tendo fechado no dia anterior a 5 euros abriu logo a 4,50 não dando tempo de reação de venda a quem estava dentro a não ser logo com ENORME desvalorização .
NO entanto nos factos referidos acima convem terem-se em atenção os seguntes aspectos :
“acredito que deste valor para baixo começarão a aparecer compradores”
Acredito que muita parte dos pequenos compradores esteja a pensar assim desde os 4.50 euros e tentar adivinhar o fundo e isso pode levar a desvalorizações na carteira , mas isso cada um compra o que quiser.
“Não sei se o Caixa BI está a ser optimista com um price target de 4.70 ou se os outros são pessimistas”
Quando CTT anunciam que vão continuar a distribuir um dividendo que continua a ser o dobro dos resultados previsíveis para 2017, eu diria que poderá ser um Ptarget MUITO otimista / irrealista , como são muitos alias .
PTARGET na minha analise valem ZERO
“olho para os números e vejo que se excluir custos não recorrentes e cortar em outros custos é perfeitamente possível duplicar lucros em dois anos”
Acho que isso não passam de sonhos .
Quais são os custos não recorrentes ????????
Desde iniciou o banco CTT , este absorve a maioria dos recursos
E para continuar a crescer vai continuar a absorver recursos .
E como já se percebeu que BancoCTT é menina dos olhos da estratégia da administração , os custos devem ser recorrentes.
O ultimo plano investimento do banco indicava que já tinham injectado 85 milhões euros no banco em aumentos de capital, e previam injetar mais 85 MILHÕES ate 2020.
Onde está a parte dos não recorrentes ?????????
Se existe um novo plano estratégico de investimento gostava de o ver , que não me apercebi dessa comunicação.
Não esquecer os novos custos NÃO RECORRENTES ( agora são todos ) , que provavelmente ai poderão vir com o novo plano de reestruturação .
“O que a Caixa BI comunicou foram alterações na estrutura, o que provavelmente significa que uns sairão e outros entrarão”
Para já o que se sabe é que já há muito que uma maioria dos grandes investidores estão a sair.
A entrar, para já não se tem visto nenhum nos tempos mais próximos, nem nenhum a adquirir grandes posições de mais de 15%.
Alguem compra mas parece-me mais o pequeno retalho que ainda acredita nos mínimos e que não pode cair mais , e por isso free float não tem parado de aumentar .
Parece-me que com a queda que vem há mais de 2 anos , o que se tem visto é grandes fundos a saírem e uma maioria do retalho a comprar ( (Ver tabela anexa )
Investidor referencia com mais de 20% , nada .
E acredito que provavelmente Champalimaud poderá ser uma posição financeira para receber gordo dividendo e não um investidor estratégico .
Dai a posição dele nunca ter ultrapassado muito os 10%, que alguns analistas classificam no plano teórico o máximo habitual de uma posição financeira e não estrategica
E se essa for a posição dele , a atual estratégia da administração a menina dos olhos, não se enquadra.
Só acreditava que GESTMIN fosse um investidor estratégico se reforçasse para 20% ( o que não acredito que vá acontecer ), e dai a queda brutal, nenhum investidor de grande peso está a suportar as compras no titulo.
“A Allianz vendeu pouquíssimas acções se atendermos ao bolo geral. 16% da empresa, mesmo com o free float elevado que tem é uma enormidade”
Esse é que é o “ ELEFANTE NA SALA”
O problema não é ter vendido 0.21% da posição, é potencialmente poder querer vender mais 4.83% e o mercado não conseguir absorver isso sem o titulo continuar em queda .
Historicamente sempre que grande investidor que está há vários anos no titulo comunica ter baixado a posição por imposição legal, continua a vender a restante posição até sair da posição estrategicamente ( VER TABELA ANEXA)
Tabela Anexa :
Exemplos de saída de anteriores grandes investidores no titulo e que apos primeira baixa da posição , depois continuam a vender a quase totalidade da posição.
Editado pela última vez por EAGLETRADER20 em 6/11/2017 22:22, num total de 1 vez.
Iche! As coisa que por aqui se escrevem! Comparar os CTT à Pharol não lembraria nem ao Diabo! A Pharol que basicamente era alguma coisa a que chamaram empresa que tinha uma percentagem de uma empresa falida... sei lá se cai mais ou se os curtos começam a fazer contas de cabeça por estes valores, isso ninguém sabe. O que a Caixa BI comunicou foram alterações na estrutura, o que provavelmente significa que uns sairão e outros entrarão. A Allianz vendeu pouquíssimas acções se atendermos ao bolo geral. 16% da empresa, mesmo com o free float elevado que tem é uma enormidade. E, para além de acreditar na empresa, talvez os lucros no final do ano se aproximem no valor mais baixo do consenso dos analistas, acredito que deste valor para baixo começarão a aparecer compradores. Não sei se o Caixa BI está a ser optimista com um price target de 4.70 ou se os outros são pessimistas, olho para os números e vejo que se excluir custos não recorrentes e cortar em outros custos é perfeitamente possível duplicar lucros em dois anos. O que a empresa vale agora em bolsa talvez esteja próximo do valor do património e portanto para mim perto de 3.40 começa a ficar muito apetitosa.
Esta cotada neste momento está em terra de ninguém , é deixar o mercado seguir o seu curso . Aqui não quero comprar ainda.
A minha expectativa é que poderá fazer algum pequeno ressalto , mas penso que tendência será descendente durante algum tempo até estabelecer uma base de equilíbrio.
Até porque quem ainda tiver grandes participações para vender poderá preferir vender numa base de suporte e não em queda livre .
Agora falta saber quando mercado acalmará na venda a tentar criar uma base ( Temporaria na minha opinião ).
Para mim enquanto estiverem grandes investidores a sair ( ALLIANZ ainda tem 4.83% apos baixar dos 5% ) e distribuir mais dividendos que riqueza gerada estará sempre sujeita a potenciais novas desvalorizações e surpresas no futuro.
Periodos Importantes :
Apresentação de plano reestruturação , possivelmente com novos custos elevados.
Nova apresentação de resultados que possa voltar a desapontar e dar surpresas ao mercado .
A minha expectativa é que poderá fazer algum pequeno ressalto , mas penso que tendência será descendente durante algum tempo até estabelecer uma base de equilíbrio.
Até porque quem ainda tiver grandes participações para vender poderá preferir vender numa base de suporte e não em queda livre .
Agora falta saber quando mercado acalmará na venda a tentar criar uma base ( Temporaria na minha opinião ).
Para mim enquanto estiverem grandes investidores a sair ( ALLIANZ ainda tem 4.83% apos baixar dos 5% ) e distribuir mais dividendos que riqueza gerada estará sempre sujeita a potenciais novas desvalorizações e surpresas no futuro.
Periodos Importantes :
Apresentação de plano reestruturação , possivelmente com novos custos elevados.
Nova apresentação de resultados que possa voltar a desapontar e dar surpresas ao mercado .
Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa "uma opin
Ranger Escreveu:valeaquilino Escreveu:toccesar Escreveu:mas continuo a achar que os CTT serão uma acção para subir nas próximas semanas.
É evidente que um papel nunca é fotocópia de outro, mas por uns podemos tirar ilações de outros (parece um sermão).
Há muitos post, atrás, tracei uma perspectiva e comparei os CTTs com a PT/ PHAROL, e não só pelos GORDOS DIVIDENDOS, as características ainda se mantém.
Hoje volto "à vaca fria" e para confundir ainda mais junto um boneco, penso ser argumento suficiente, mas no mínimo é a minha "opinião".![]()
O papel está nos 5 €uros, com um canal de queda muito largo e grande volume. Rapidamente chegará aos: 4,74, mínimo histórico a que corresponderá uma queda de 55,5%. A partir daqui é "terra de ninguém"E melhor será "ir à bruxa" ou arranjar "uma bola de cristal"
![]()
Como não tenho nada a que me encostarimaginei uma correcção do papel com uma queda de 86% (mas isto sou eu a especular), nada de mais comparando com tantas e tantas outras empresas,
Se assim for, teremos o papel a bater nos: 1,50 €uros
![]()
Na falta de dados, tracei este cenário, mas quer seja desta ou doutra maneira. Não entrarei no papel enquanto ele não me convencer muito bem COMVENCIDO.![]()
Mas enquanto for caindo eu vou. Perdoem-me os que estão dentro. Em nada adianta contrariar o mercado nem ver o que está bem claro por enquanto
![]()
CumPrim/
valeaquilino
A minha primeira ordem: ...foi colocada hoje a: 50% abaixo do fecho de ontem.
A minha perspectiva, tal como em Setembro, mantém-se. Até prova em contrário.
CumPrim/
ValeAquilino
Bem visto mas eu não sou tão ambicioso.
A ordem também foi dada mas na casa dos 3,50€ e depois logo se verá como reage nos próximos dias, até porque nesta altura não vale a pena perder muito tempo com esta menina quando temos por exemplo a EDP com os resultados à porta e é "praticamente dinheiro em caixa" para quem entrou à 2/3 dias atrás e que decida vender ainda esta semana.
Bons negócios[/quote]
Ainda mantens a mesma ideia? Só por curiosidade.

Eu ainda não vejo qualquer indicio de compra.

- Anexos
-
- CTT.sEcorrega.03Nov..png (94.03 KiB) Visualizado 8576 vezes
Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)
"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Cardoso, concordo em parte. Vamos ver se em 3.20 haverá um suporte mais significativo.
jorgeacampino Escreveu:Na minha opinião, e porque o cenário me parece familiar, parece-me que poderá acontecer duas coisas, ou vai a aumento de capital ( se a cotaçao continuar na descida), ou vai chegar ao ponto em que o estado não vai ter outra solução que nacionalizar os CTT de onde nunca deveria ter saido.
Ninguém aqui está a falar de falência, por isso esta situação/cenário não é tão familiar.
O problema dos CTTs (entre outros) são:
- Dividendos muito elevados;
- Gestão a dormir - tendo em conta que há vários segmentos a descer drásticamente, algo tem de ser feito.
- Banco vai consumir recursos e não é num dia que se verá resultados.
O estado fez muito bem em nacionalizar os CTTs. Ganhou dinheiro por algo que está a ser ultrapassado.
Agora é deixar os CTTs caírem.
- Registado: 4/3/2012 18:57
Tretas, não falei em pressa de entrar, falei no que considero pontos de entrada possível. Mas o ponto aqui está em saber se a empresa consegue mudar o sentimento dos investidores de modo a quebrar a tendência que já vem dos 10 euros sempre a descer. Isto em bolsa tem dias, o Haitong (são do mais anedótico que por aqui anda) há menos de seis meses elegia os CTT como bala de prata... enfim... há aqui muita pressão do mercado para coisas como reestruturação da empresa... veremos. E há muitas posições curtas, mas vou esperar por segunda para perceber se mais algum accionista de referência aliviou. É que se foi só a Allianz entaõ dos 16% transaccionados uma parte substancial são vendas das posições curtas. E isso é muita fruta. Como disse anteriormente, se furar o suporte onde fechou, olho para um outro suporte possível num intervalo 3.40-3.20. Daqui para baixo, sendo possível, vai sendo menos provável.
Na minha opinião, e porque o cenário me parece familiar, parece-me que poderá acontecer duas coisas, ou vai a aumento de capital ( se a cotaçao continuar na descida), ou vai chegar ao ponto em que o estado não vai ter outra solução que nacionalizar os CTT de onde nunca deveria ter saido.
Àlvaro Escreveu:Percebo o raciocínio, mas não estou numa de radicalismo. Tenho uma pequena posição adquirida no intervalo 3.50-3.60 e vi os resultados e as recomendações, mas caso vá a 3.20 (suponho que pode estacionar aí) adquiro uma posição mais forte que dilua a primeira. Porque está barato? Não, porque é possível fazer melhor e acredito que a empresa vai conseguir dar a volta.
Pois, eu também tenho esperança que os CTT vão dar a volta. A diferença é que não tenho pressa nenhuma em entrar. Daqui a uns anos, se isto estiver a 1€ e já ninguém quiser ouvir falar de CTT, e se houver sinais de turnaround, aí logo penso no caso.
Mas neste momento, meus amigos, isto é só para levar no lombo e passar fins-de-semana em stress a pensar como vai abrir na 2ª feira.
Ontem de manha enviei uma encomenda por correio azul, hoje não chegou, já percebi qual a situação da empresa 

" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
Percebo o raciocínio, mas não estou numa de radicalismo. Tenho uma pequena posição adquirida no intervalo 3.50-3.60 e vi os resultados e as recomendações, mas caso vá a 3.20 (suponho que pode estacionar aí) adquiro uma posição mais forte que dilua a primeira. Porque está barato? Não, porque é possível fazer melhor e acredito que a empresa vai conseguir dar a volta.
Àlvaro Escreveu:Para 16% transaccionados? Isso não é nada! Nada mesmo. Pensei haver muito mais.
A sair deve ter havido muita gente com grandes posições .
A perspetiva futura para mim continua a ser difícil , porque este era o 2º maior acionista a seguir ao Champalimaud e estava na empresa desde o inicio da privatização .
Só agora decidiu sair da posição , porque deve ter achado que já chegava e poderão existir alguns destes grandes a pensar o mesmo.
E este se sair da posição toda , mesmo que vá vendendo paulatinamente , mesmo sozinho , 4.83%, é uma tonelada de títulos a pressionar a venda mesmo que espaçada no tempo.
Aqui há tempos disse num post que ficava mais positivo no titulo quando visse que todas estas entidades que poderiam estar com o foco no dividendo tivessem saído , pois eu receava a forte pressão vendedora futura se estas entidades decidissem sair .
É muito titulo e sem nenhum acionista de referencia na empresa com mais de 20-25% e com uma nova estratégia .
Nesta estratégia , neste formato, para já não acredito.
Acho que até o paradigma da empresa mudar radicalmente e saírem as entidades que possam ter posição meramente financeira , não vejo com bons olhos futuro da cotação.
E para mim a administração tem sido uma desilusão antes e agora perante estes resultados .
Mas se ainda este este ano receberam 600.000 acções como premio de desempenho deve estar tudo bem.
Já para os accionistas não vejo risonhas perspetivas .
Eu é que não vou contribuir com a minha carteira para premiar este desempenho e oferta de acções com acção a cair a pique e eu sofrer os prejuízos .
Para 16% transaccionados? Isso não é nada! Nada mesmo. Pensei haver muito mais.
Cá está a comunicação de um dos maiores investidores a vender . ALLIANZ GOBAL
Penso que estava na empresa desde o inicio da privatização.
Estranhei desde há muito tempo pela natureza da entidade e que poderia ser uma posição meramente de investimento financeiro e perante as perspetivas há muito conhecidas não ter vendido antes .
O problema é que no dia 02 NOV ainda detinha 4.83%.
Se desejar sair da posição , é ainda uma posição muito elevada para sair do investimento neste período.
Devido ás vendas maciças nos últimos dias era expectável que alguns grandes investidores pudessem estar vendedores . Não parecia serem so curtos .
http://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/PQ66322.pdf
Penso que estava na empresa desde o inicio da privatização.
Estranhei desde há muito tempo pela natureza da entidade e que poderia ser uma posição meramente de investimento financeiro e perante as perspetivas há muito conhecidas não ter vendido antes .
O problema é que no dia 02 NOV ainda detinha 4.83%.
Se desejar sair da posição , é ainda uma posição muito elevada para sair do investimento neste período.
Devido ás vendas maciças nos últimos dias era expectável que alguns grandes investidores pudessem estar vendedores . Não parecia serem so curtos .
http://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/PQ66322.pdf
- Anexos
-
- ctt allianz 0311.PNG (66.92 KiB) Visualizado 7376 vezes
-
- CTT QUALIFICADOS.PNG (12.24 KiB) Visualizado 7372 vezes
Dr Tretas Escreveu:
Já em Janeiro te disseram que a coisa estava com mau aspecto: http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?f=3&t=82717&start=3050#p1268340
Eu gosto de dividendos, desde que sejam sustentáveis pelo cashflow da empresa, e nos CTT não são. Não tem nada que saber, não há aqui grande mistério.
Obrigado por me relembrar. Mas não é preciso ser um grande sabichão para saber que a coisa estava com mau aspecto. Aliás toda a gente sabia que os resultados iam ser maus.
Agora, uma coisa é os lucros caírem 6%, outra é caírem 60%. Se os lucros dos CTT tivessem caído apenas 6%, provavelmente a cotação do título teria subido logo após a apresentação dos resultados.
O que acontece é que estes resultados foram muito piores do que eu estava à espera e pelos vistos muito piores do que o mercado estava à espera.
Não me recordo de ninguém a prever que os lucros iam cair 60% em um ano. Porque dar palpites que os lucros vão subir ou vão descer, isso até a minha avó dá.
É verdade: força e velocidade na queda e grande volume. Tudo condimentos para animar os ursos. É bem provável que algum accionista maior tenha reduzido bastante. Brevemente perceberemos melhor o que se está a passar. Parece-me muito volume para não haver redução de posições accionistas.
Pelo comportamento da cotada fico com a ideia que está muita gente a entrar para o ressalto desde os 4.50 euros e ela continua a cair com força e volume .
Não sei se se irá revelar uma boa estratégia
Não sei se se irá revelar uma boa estratégia
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Gold Stock, Google [Bot], paulosantinhoamado, PMP69 e 154 visitantes