Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

CTT - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Àlvaro » 1/11/2017 8:38

SERRA, há efeitos recorrentes mas os resultados não são bons e são abaixo do estimado. E isso tem sempre reflexo nas cotações. Se já descontaram uma parte? Isso é o que veremos brevemente,

Registado: 31/5/2014 23:07

por SERRA LAPA » 1/11/2017 6:48

Pelos comentários anteriores até parece que os resultados foram uma catástrofe, o que não é verdade.
Não sendo brilhantes há pontos positivos e negativos.

Pontos negativos:
-Maior quebra do correio (7%, quando seria espectável 5%)
- Fim do acordo com a Altice (também não é nenhuma novidade)
- Ligeira diminuição dos rendimentos dos produtos financeiros (era espectável)
Pontos Positivos:
- Crescimento substancial das encomendas
- Crescimento da actividade em Espanha (esperando-se o breakeven já até ao final do ano)
- Forte aceleração dos resultados do banco

A diminuição substancial em relação aos lucros do ano anterior, é mais por efeitos não recorrentes como a instalação do banco, do que por resultados operacionais.

Registado: 17/3/2008 4:57

por SFT » 1/11/2017 2:18

Para apagar sff. Enganei.me.
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.

Registado: 20/5/2014 19:02

por Xaviermelo » 1/11/2017 1:01

Repararam no disparo que houve na concessão de crédito habitação no terceiro trimestre! O negócio imobiliário tem vindo a aumentar de forma sustentada há já alguns meses, mas no caso dos CTT aparentemente só teve reflexos de julho a setembro. O que aconteceu? muita procura face ao spread ou maior facilidade na concessão? Já vimos esta história e sabemos como pode acabar quando o BCE começar a subir a taxa de referência... Entretanto, os administradores, perante a ditadura do "curto prazo", distribuem ações como prémio de excelência pela respetiva gestão. Com a economia a crescer, os CTT, vão em sentido contrário, mas continuam a iludir com um dividendo irreal face à produção (leia-se capacidade de gerar riqueza)! :-k

Registado: 4/10/2014 22:21

por EAGLETRADER20 » 31/10/2017 20:45

Àlvaro Escreveu:E corte no dividendo? Ui...

Cortaram pouco , só 20%.

Perante queda dos RL de 57% , poderá no futuro ter de voltar a cortar se os resultados futuros não sustentarem um dividendo anual de 60 MILHÕES de euros correspondentes a 0.38 euros .
EM 9 meses só ganharam 19.5 MILHÕES

Distribuir todos os anos mais do que a riqueza que fica na empresa , eu não considero sustentável.

Registado: 4/3/2008 9:17

por Àlvaro » 31/10/2017 20:40

E corte no dividendo? Ui...

por EAGLETRADER20 » 31/10/2017 20:28

Àlvaro Escreveu:Bem, isto parece-me muito abaixo do estimado pelo Caixa BI. Ou seja, resultados muito abaixo do esperado.

Efetivamente , a mim parecem-me muito maus e muito abaixo do esperado pelo mercado.

"CaixaBI antecipa quebra de 39% nos lucros dos CTT nos primeiros nove meses
Os analistas do CaixaBI estimam que entre Janeiro e Setembro deste ano os lucros dos CTT tenham sido de 27,8 milhões de euros, menos 39% do que o resultado líquido alcançado em igual período do ano passado."

por EAGLETRADER20 » 31/10/2017 20:27

UriDarn Escreveu:Quero realçar que nem tudo é mau, a principal concorrente dos CTT a Adicional entrou em insolvência a 2 semanas, e tinha grandes clientes como Millennium BCP e Vodafone, que actualmente quem esta a fazer o serviço que a adicional fazia é os CTT, isto vale o que vale

Na minha opinião qualquer pequeno paliativo não resolve o enorme consumo de recursos financeiros atual , especialmente por parte do banco CTT
E isso está bem espelhado na queda continua dos resultados desde há muito tempo.
E o pior cego é aquele que não quer ver .

E não vejo no relatório demonstrado preto no branco que exista alguma coisa que vá inverter o sentido das coisas e os resultados do banco CTT continuam muito fracos .

O corte do dividendo para os 0.38 , que rondará cerca de 60 milhões de dividendos , na minha opinião é muito pouco face aos resultados gerados em 9 meses de de 20 milhões com queda de resultados líquidos de 57% ( É brutal).

Justificam que cortaram 20% ao dividendo por a queda do EBITDA ser de 20% ( !!!!)
Mas o que fica no balanço para pagar dividendos é RL e não EBITDA , ao EBITDA têm ser retirados Impostos , Juros , Depreciações e amortizações e depois fica muito pouco.

Se cortassem 50% ao dividendo já ficava mais ajustado.

Assim provavelmente acontecerá para o ano o mesmo que este ano .
É referido no relatório que capitais próprios diminuíram em 50 Milhões que foi o excesso pago em dividendos em relação aos RL gerados este ano .
Isto não é sustentável, estar a pagar dividendos e estar a ajustar o excesso nos capitais próprios , por não gerar resultados superiores aos dividendos distribuídos.

por Àlvaro » 31/10/2017 20:20

Bem, isto parece-me muito abaixo do estimado pelo Caixa BI. Ou seja, resultados muito abaixo do esperado.

por UriDarn » 31/10/2017 20:16

Quero realçar que nem tudo é mau, a principal concorrente dos CTT a Adicional entrou em insolvência a 2 semanas, e tinha grandes clientes como Millennium BCP e Vodafone, que actualmente quem esta a fazer o serviço que a adicional fazia é os CTT, isto vale o que vale

Registado: 5/11/2014 20:06

por peaners » 31/10/2017 19:45

SFT Escreveu:São o que são, os números.

Os dividendos têm de ser avaliados em comparação com os fluxos de caixa e não com os resultados.

Posto isto, claramente que o negócio das cartas finito. Já não há cartas de amor para ninguém.

O banco está a crescer e, com tino, pode revelar.se uma boa aposta. Sobretudo numa cotada com um free float bonito.

No meio de tanto número e gráfico tricolor restam.me duas questões/pontos de vista:
. Strong growth in Express & Parcels and Banco CTT customer base puts temporary pressure on the overall CTT cost base - crescimento não expectável (com foco no "não expectável)
. Sizable cost restructuring, adjusting the scale of operations to the current needs, is being prepared to be presented before the end of the year - vai haver cortes.

o negócio das cartas não vai acabar, pode perder peso por causa dos emails mas não acaba. há muita correspondência que tem de ser feita por papel, há os prós e contras
veja-se o exemplo do mediático "caso dos emails": se a correspondência entre os vários intervenientes tivesse sido feita por carta hoje não haveria provas :mrgreen:

acredito que muita gente abriu conta bancaria nos ctt pela comissão zero, mas quero ver quando começarem a implementar comissões se o efeito é ao contrário
"Quem desdenha quer comprar"

Registado: 14/11/2016 13:00

por EAGLETRADER20 » 31/10/2017 19:43

Aqui o Free Cash Flow tem uma analise completamente diferente de uma empresa normal.
Aqui o cash flow e sempre elevado pois eles fazem captação de recursos que passam a pertencer ao passivo.
Mas enquanto numa empresa normal o Free cash flow é efetivamente libertado na atividade da empresa penso que aqui deve estar incluída a captação de recursos o que disvirua a analise do FCF .

Eles têm muito dinheiro disponível mas a maioria deverão ser recursos captados pelos cliente ( penso eu, não olhei exaustivamente aqui para o FCF )

Pelo contrario pagarem em dividendos muito mais que os resultados gerados ( dividendos deviam ser pagos com resultados gerados ) está já continuamente a comer os capitais próprios , o que poderá não ser propriamente positivo .

O FCF aqui não interessa nada porque não são recursos exclusivamente gerados na atividade da empresa e sim recursos captados.
A distribuição de dividendos em excesso aos resultados está a ser imputada a capitais próprios como é obvio, e os capitais da empresa começam a diminuir a olhos vistos .
Os dividendos em excesso aos RL são imputados ao capital próprio não ao cash flow. Cash flow é só o montante pago. Circulação de dinheiro.
Mas vai sair da rubrica de capitais próprios .

Mas , resultados são mais do mesmo , só que desta vez para pior em termos de queda dos resultados
Anexos
ctt cap proprios 2017 3 tri.PNG
Editado pela última vez por EAGLETRADER20 em 31/10/2017 20:13, num total de 2 vezes.

por Artista Romeno » 31/10/2017 19:39

SFT Escreveu:São o que são, os números.

Os dividendos têm de ser avaliados em comparação com os fluxos de caixa e não com os resultados.

Posto isto, claramente que o negócio das cartas finito. Já não há cartas de amor para ninguém.

O banco está a crescer e, com tino, pode revelar.se uma boa aposta. Sobretudo numa cotada com um free float bonito.

No meio de tanto número e gráfico tricolor restam.me duas questões/pontos de vista:
. Strong growth in Express & Parcels and Banco CTT customer base puts temporary pressure on the overall CTT cost base - crescimento não expectável (com foco no "não expectável)
. Sizable cost restructuring, adjusting the scale of operations to the current needs, is being prepared to be presented before the end of the year - vai haver cortes.

sabes que os ctt são matreiros, o free cash flow gerado pela entrada de depositos, não é free cash flow de nada, os dp são um passivo remunerado, os ctt excluindo o banco tem 51 M€ divida, há um ano tinham 14 M€, em 1 ano, foi este o free cash flow negativo ver slides 11 http://www.ctt.pt/contentAsset/raw-data ... _FINAL.pdf vs http://www.ctt.pt/contentAsset/raw-data ... _FINAL.pdf
P.S estes ctt são uma mini PT2, nao irão em principio tao ao fundo mas isto não está cor de rosa
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por SFT » 31/10/2017 19:32

São o que são, os números.

Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.

Registado: 20/5/2014 19:02

por Artista Romeno » 31/10/2017 19:29

EAGLETRADER20 Escreveu:Depois mercado admira-se porque andam investidores com grandes participações como BNP Asset Mangement e outros há meses a vender as participações .

COm queda nos resultados de 57% , também não quero .

E podem ficar com dividendo de 0.38 que com estes resultados provavelmente a cotação do titulo vai ajustar isso tudo .

O dividendo parece-me ainda muito elevado e provavelmente insustentável. Pode ser bom para alguns investidores mas duvido que vá ser bom para a cotação .

Negocio correio em declínio.
Perda exclusividade venda produtos financeiros do estado.
Negocio banco ainda com resultados muito fracos sem melhoria de visibilidade sobre os mesmos.

Vamos ver como se comporta a cotada amanhã.
Para já não estou interessado e penso que pode sofrer desvalorização.

o dividend payout vai ser de mais de 200%, o banco vai perder mais de 20 M€, pois há empregados do banco, metidos nos custos do semgento de mail claramente que aumentou 38 no Headcount, com menos, volume, 25 M€ lucro, para 750 M€ de market cap, google, fb, lvmh? no it is CTT, a paper mail business with a start up bank losing money :mrgreen:
Editado pela última vez por Artista Romeno em 31/10/2017 19:33, num total de 1 vez.
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

por peaners » 31/10/2017 19:26

o que anda ou vai penalizar os CTT

- concorrência da irlandesa City Post no nosso mercado retirou quota
- venda certificados agora na loja cidadão
- banco CTT com zero comissões (bom para cliente mau para o banco)

o que eu vejo na AT é a cotada ainda no caminho de uma longa correcção, no mensal o DMI ainda está longe de inverter a tendência
"Quem desdenha quer comprar"

Registado: 14/11/2016 13:00

por EAGLETRADER20 » 31/10/2017 19:16

Depois mercado admira-se porque andam investidores com grandes participações como BNP Asset Mangement e outros há meses a vender as participações .

COm queda nos resultados de 57% , também não quero .

E podem ficar com dividendo de 0.38 que com estes resultados provavelmente a cotação do titulo vai ajustar isso tudo .

O dividendo parece-me ainda muito elevado e provavelmente insustentável. Pode ser bom para alguns investidores mas duvido que vá ser bom para a cotação .

Negocio correio em declínio.
Perda exclusividade venda produtos financeiros do estado.
Negocio banco ainda com resultados muito fracos sem melhoria de visibilidade sobre os mesmos.

Vamos ver como se comporta a cotada amanhã.
Para já não estou interessado e penso que pode sofrer desvalorização.

por Artista Romeno » 31/10/2017 19:10

EAGLETRADER20 Escreveu:
tradermoraisbravo Escreveu:Primeira novidade dos resultados. Dividendo desce para 0,38€.

Passar de 0.48 para 0.38 parece-me ainda muito elevado para os resultados que estão a ser gerados .
20 milhões em 9 meses
Assim de cabeça penso ano passado foram distribuídos 72 milhões .
80% disto são 57 Milhões . Ainda é muito dividendo para tão poucos resultados .
A mim parece-me que poderá continuar a nºao ser sustentável no medio prazo

Xiiiiiiii .
Só olhei ainda para o resultado liquido mas é muito pior que o esperado . 19.5 MILHÕES

No relatório colocaram a queda do EBITDA de cerca de 20%.
Mas não vi enunciada a queda do resultado liquido ,[b][u] foram 57% de queda , de 46 Milhões para 19.5 Milhões .
Deve ter sido para os investidores não se assustarem

[/u][/b]
Os analistas do CaixaBI estimam que entre Janeiro e Setembro deste ano os lucros dos CTT tenham sido de 27,8 milhões de euros, menos 39% do que o resultado líquido alcançado em igual período do ano passado. O CaixaBI mantém preço-alvo e recomendação atribuídos aos correios nacionais."

foram muito bons os resultados, mesmo a 38 centimos o payout é o dobro do RL estimado pa 2017 :mrgreen:
os ctt são um negocio lixado, até o banco vir a compensar isso é melhor esperar-mos sentados

por EAGLETRADER20 » 31/10/2017 18:52

tradermoraisbravo Escreveu:Primeira novidade dos resultados. Dividendo desce para 0,38€.

Passar de 0.48 para 0.38 parece-me ainda muito elevado para os resultados que estão a ser gerados .
20 milhões em 9 meses
Assim de cabeça penso ano passado foram distribuídos 72 milhões .
80% disto são 57 Milhões . Ainda é muito dividendo para tão poucos resultados .
A mim parece-me que poderá continuar a nºao ser sustentável no medio prazo

Xiiiiiiii .
Só olhei ainda para o resultado liquido mas é muito pior que o esperado . 19.5 MILHÕES

No relatório colocaram a queda do EBITDA de cerca de 20%.
Mas não vi enunciada a queda do resultado liquido ,[b][u] foram 57% de queda , de 46 Milhões para 19.5 Milhões .
Deve ter sido para os investidores não se assustarem ( Tinha visto em ingles , no relatório português já aparece a queda de 57%)

[/u][/b]
Os analistas do CaixaBI estimam que entre Janeiro e Setembro deste ano os lucros dos CTT tenham sido de 27,8 milhões de euros, menos 39% do que o resultado líquido alcançado em igual período do ano passado. O CaixaBI mantém preço-alvo e recomendação atribuídos aos correios nacionais."
Editado pela última vez por EAGLETRADER20 em 31/10/2017 19:19, num total de 1 vez.

por tradermoraisbravo » 31/10/2017 18:49

Primeira novidade dos resultados. Dividendo desce para 0,38€.

Registado: 20/1/2017 15:52

por EAGLETRADER20 » 31/10/2017 9:25

Esta era uma boa e continua fonte de receitas .
Mais uma provável grande perda de fonte de receitas .
Realmente nesta cotada só se vêm fatores negativos a surgirem.

Era bom aparecer de vez em quando uma noticia muito positiva.

No inicio do ano havia quem falasse iam vender imobiliário e encaixar dezenas de milhões .
Embora fosse um paliativo, o ano está a terminar e nem isso se concretizou .
Não admira institucionais continuem a comunicar forte diminuição de posições .

"CTT perdem exclusividade na venda de produtos de poupança do Estado

Os produtos financeiros como certificados de aforro e certificados do Tesouro vão passar a estar à venda em várias lojas do Cidadão."

"A venda de produtos financeiros do Estado tem um peso significativo nas contas dos CTT, sendo que no primeiro semestre representou 52% dos rendimentos operacionais de serviços financeiros, que totalizaram 32,8 milhões de euros, segundo os dados recolhidos pelo Público"

http://www.jornaldenegocios.pt//empresa ... _Destaques

por Àlvaro » 31/10/2017 9:23

Cachorro magro, as pulgas o comem...

http://www.jornaldenegocios.pt//empresa ... _Destaques

por EAGLETRADER20 » 31/10/2017 8:03

tradermoraisbravo Escreveu:Mais lenha para a fogueira descendente.

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... %C3%ADcias

Cumprimentos.

Já há muito que quem tinha grandes posições tem vindo e continua a reduzir posições .

BNP Paribas asset management

Chegou a ter 5%
03-05-2017 reduziu de 5% para 4.85%
24-10-2017 reduziu de 3.78% para 1.99%

EU tenho dito que o aspecto das vendas pesadas poderiam ser grandes investidores a sair o que se verifica .

Provavelmente esta era uma posição financeira e poderão continuar a reduzir vendendo os restantes 2% e continuando a pressionar o titulo.

Este Titulo há meses que tem tido grandes vendedores com vendas restringidas a este patamar de preços .

Ainda existem alguns institucionais com grandes posições provavelmente financeiras que eventualmente também poderão diminuir as posições .

Veremos como se comporta o titulo após apresentação de resultados , que se prevê serem mais do mesmo.

por tradermoraisbravo » 30/10/2017 23:21

Mais lenha para a fogueira descendente.

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... %C3%ADcias

Cumprimentos.

Registado: 20/1/2017 15:52

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 139 visitantes