Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PSI - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: PSI 20

por EAGLETRADER20 » 14/9/2017 10:14

maceirafernandesjose Escreveu:Eagle em relacao a fundamentais nao discuto porque nao percebo petavina,quanto a volumes o ulisses ainda a dias desse que volumes baixos nao sao nenhuma carateristica de bull nem de bear markets e quanto a graficos estarem em topos e assim tao mau. :-k


Na minha opinião a falta de volume , salienta a perspetiva do mercado , de estes serem valores elevados e que não justificam entrar em força para beneficiar de subidas para níveis muito superiores .

Mercado aloca muito dinheiro na compra de posições e faz subir muito cotadas e índice quando tem perspetivas de subida muito elevada e foi o que vimos mais perto do inicio deste ano com subidas e muito elevado volume , porque mercado acreditou que com índice deprimido e mínimos , naquele ponto com mais otimismo no mercado e ainda longe de máximos de valorização no gráfico apostou em força e com fortes volumes .

Agora não é nada disso a que assistimos no dia a dia do comportamento do mercado, vemos um mercado receoso e com baixas compras e volumes e com subida mais forte de um ou outro titulo com menor peso no índice devido a alguma noticia percecionada pelo mercado como positiva.

O que até é uma perceção errada porque são noticias não vão aumentar em nada os resultados ou puros rumores, mas vão alimentado subidas num ou noutro titulo especifico.
Editado pela última vez por EAGLETRADER20 em 14/9/2017 10:16, num total de 2 vezes.
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: PSI 20

por maceirafernandesjose » 14/9/2017 10:07

Eagle em relacao a fundamentais nao discuto porque nao percebo petavina,quanto a volumes o ulisses ainda a dias desse que volumes baixos nao sao nenhuma carateristica de bull nem de bear markets e quanto a graficos estarem em topos e assim tao mau. :-k
 
Mensagens: 1414
Registado: 17/12/2013 1:15

Re: PSI 20

por EAGLETRADER20 » 14/9/2017 10:02

JohnyRobaz Escreveu:
EAGLETRADER20 Escreveu:BCP só tem grandes volumes com grandes quedas .



Falso.


O volume de 200 milhões na subida so aconteceu depois de estar a cair 6% no dia e na recuperação de 15% de queda em 2 dias com compra da FOSUN.
Passada a recuperação da queda a pique , os volumes voltaram a ser diminutos .
E hoje é mais uma prova disso 10 Milhões a meio da manhã .

Os grandes volumes so ocorreram na queda de 15% e subsequente recuperação . Tirando esse periodo, antes e depois têm sido diminutos
Vê-se nitidamente na negociação destes dias a reduzida negociação e acredito volumes so voltam a subir muito com quedas superiores a 3%.
Tirando fecho de amanhã que tem a ver com volumes de fecho de posições de contratos
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: PSI 20

por JohnyRobaz » 14/9/2017 9:59

EAGLETRADER20 Escreveu:BCP só tem grandes volumes com grandes quedas .



Falso.
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: PSI 20

por EAGLETRADER20 » 14/9/2017 9:53

maceirafernandesjose Escreveu:Eagle em relacao a jeronimo concordo ja esta debaixo de uma linha de tendencia descendente, na edp a resistencia para mim ja foi a vida,na galp tambem me parece ja quebrada linha descendente de curto e de medio prazo,portanto nao e tudo mau como tu dizes. :-k


Eu estou a olhar para fundamentais , valorizações , volumes , riscos e incertezas futuras e potencial futuro e gráficos em topos na maioria.

Não quer dizer que ao longo dos dias não suba alguns dias 1 ou 2% como hoje a JMT , até ajuda ao PSI estar positivo, mas muito acima destes valores , mantenho a minha opinião , não têm fundamentais para impulsionar o PSI.

Na minha opinião o sinal mais evidente disso são os volumes neste nível. Não há apetência compradora nestes níveis .
JMT e GALP volumes diminutos especialmente durante manhã , em relação ao passado e somente suficientes para assegurar valorização 0-1%
BCP só tem grandes volumes com grandes quedas .

Eu mantenho a minha opinião porque uma opinião baseada em fundamentais não se altera porque os fundamentais também não , e depois vamos ver a capacidade do PSI ir muito acima dos 5350.

Como tenho dito desde junho, dificilmente o PSI ia acima dos 5350.

A opinião do mercado é irrefutável, o mercado só tem de me provar que estou errado.
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: PSI 20

por maceirafernandesjose » 14/9/2017 9:45

Eagle em relacao a jeronimo concordo ja esta debaixo de uma linha de tendencia descendente, na edp a resistencia para mim ja foi a vida,na galp tambem me parece ja quebrada linha descendente de curto e de medio prazo,portanto nao e tudo mau como tu dizes. :-k
 
Mensagens: 1414
Registado: 17/12/2013 1:15

Re: PSI 20

por EAGLETRADER20 » 14/9/2017 9:29

Amanhã temos fecho de contratos no PSI , esperado como habitualmente provável pequena valorização positiva e reduzidos volumes e variações até fecho amanhã final do dia .

Reunião FED próxima quarta , pelo que USA também não deve ter grandes variações até lá , tentando até lá ultrapassar os significativos 2500.

Vamos ver se a partir da zona dos 2500-2550 continua a subida ou poderá esta zona ficar marcada como referencial máximo para os próximos meses .
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: PSI 20

por EAGLETRADER20 » 14/9/2017 9:12

maceirafernandesjose Escreveu:Eagle tu tens a tua visao mais pessimista e eu a minha mais optimista, mas ja quebraste a tua regra do nao comento. :)


NC aplica-se onde gráficos falam por si e não tenho nada a dizer por acrescento, e fórum não permite colocação gráfico sem conteúdo escrito.
Eu chamar-lhe ia realista e não tanto pessimista e com argumentos da realidade atual e futura concreta, valorizações , volumes , PER , riscos futuros.

Podem colocar todos os argumentos para crescimento futuro e impulsionador das cotadas , tipo :

JMT em vez 1 % vai crescer 20% nas vendas , Colombia em vez prejuízo vai dar lucro fabuloso próximos trimestre , CMEC vão aumentar receitas EDP.
Curtos vão fechar todos para a semana .
GALP vai descobrir petróleo na lua .

Argumentos reais e positivos futuros são bem vindos como contributos
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: PSI 20

por maceirafernandesjose » 14/9/2017 9:08

Eagle tu tens a tua visao mais pessimista e eu a minha mais optimista, mas ja quebraste a tua regra do nao comento. :)
 
Mensagens: 1414
Registado: 17/12/2013 1:15

Re: PSI 20

por EAGLETRADER20 » 14/9/2017 8:58

Para a evolução do índice PSI são determinantes 6 componentes , os pesos pesados que valem já mais de 60% do índice e são estes que vão determinar o sentido do mesmo.
As outras cotadas no índice só estão lá para compor o ramo de flores na variação .

Para quem espera uma evolução futura MUITO positiva do índice penso que é pouco provável.
A razão prende-se na minha opinião com o pouco potencial de subida destas cotadas face aos fundamentais .
Penso que não é por acaso que com USA a baterem máximos históricos , estas cotadas não saem do sitio nem fazem novos máximos .

PESO PSI :
1. BCP 14.36%
2. EDP 13.02%
3. JMT 11.57%
4. GALP 11.69%
5. EDPR 10.66


EXPECTATIVAS :

1. BCP Pouco potencial imediato de subida, Muitas incertezas futuras .
Nivel curtos elevadíssimo.
Volumes muito baixos com pouca apetência para a compra . Volume so dispara com quedas fortíssimas o que é mau sinal e falta apetência compradora do mercado.
Target medio do mercado final 2018 muito otimista 0.22

2. EDP está zona máxima de potencial imediato 3.35 – 3.40 com rumores Gas espanha e subida setor ultimas semanas
Aproximam-se pouco positivos CMEC e orçamento estado
Renegociação de CMEC para próximos anos , supõe-se que com potencial elevada queda valores futuros para CMEC

3. JMT – Está perto máximos históricos . A meu ver preço muito elevado face fundamentais.
PER muito elevado
DUPLO TOPO no gráfico , está só a marinar antes futura correcçaõ mercado
Crescimento resultados tem sido diminuto e Colombia vai continuar a pesar negativamente próximos trimestres .

4. Galp perto máximos últimos meses . Petroleo com pouco potencial acima deste valor e com OPEP em ginástica permanente para aguentar preços .
PER muito elevado
Após dividendo setembro poderá corrigir
Com futura correcção mercado e petróleo poderá vir novamente suporte 13 euros

5. EDPR pouco potencial de subida . Casa mãe determina o potencial de subida .
Está acima preço OPA , o que será sempre visto pelo mercado como um referencial .

EM RESUMO , não acredito em grande potencial de subida , antes de futura correcção dos mercados.

Pode ir novamente testar os 5350, numa perspetiva MUITO otimista os 5500, mas potencial futuro diminuto face aos fundamentais de mais de 60% do índice .
Editado pela última vez por EAGLETRADER20 em 14/9/2017 9:20, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: PSI 20

por maceirafernandesjose » 14/9/2017 8:53

O psi encontra_se neste momento debaixo de uma linha de tendencia de medio prazo que a ser quebrada daria um importante sinal de forca dos touros,pode levar ainda umas semanas ou dias a ser quebrada mas nao vai ficar la para sempre. :shock:
 
Mensagens: 1414
Registado: 17/12/2013 1:15

Re: PSI 20

por EAGLETRADER20 » 14/9/2017 8:27

NC
Anexos
psi14092.PNG
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: PSI 20

por Ulisses Pereira » 13/9/2017 18:15

Olá Novato. SIm, saíu na segunda-feira passada como tinha anunciado. Podes encontrar o artigo em http://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/ ... s-mercados

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: PSI 20

por novato » 13/9/2017 14:25

Ulisses Pereira Escreveu:novato, o PSI está 1% abaixo do que estava há exactamente 2 meses atrás. Portanto, não concluo nada disso. Abaixo dos 4750/4850 aí sim temos novidades e perigo para os touros. Mas o meu artigo de Segunda dará a minha visão mais detalhada sobre mercado.

Abraço,
Ulisses


Boa tarde!
O teu artigo já saiu?
Se sim onde encontrar?
Abraço
 
Mensagens: 435
Registado: 30/3/2003 22:07

Re: PSI 20

por carlosdsousa » 13/9/2017 14:24

boa tarde

Penso que isto vai andar a marinar enquanto não houver noticias do nosso "amigo" Kim Jong. Se forem positivas podemos ir testar novamente os 5300... se não forem não quero pensar
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 772
Registado: 4/6/2008 10:19
Localização: 12

Re: PSI 20

por Ulisses Pereira » 13/9/2017 13:33

valeaquilino, discordo de ti. Para um pequeno investidor não há necessidade de antecipar nada. Basta detectar a tendência e ir com ela, saindo quando verificar que estava errado ou a tendência mudou. Os grandes investidores é que não têm essa facilidade de entrar e sair e têm que tentar antecipar.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Pesos no PSI 20

por ricardmag » 13/9/2017 13:17

Pesos-no-PSI20.png
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: PSI 20 "uma opinião"

por Aqui_Vale » 13/9/2017 11:13

maceirafernandesjose Escreveu:Valeaquilino tudo aponta para que seja. :wink:


Já somos dois, sem preconceitos em assumir essa "opinião" :-"

Mas a questão é sem dúvida um desafio aos "entendidos" depois do acontecido, dos tais "previsões só depois". :-"
Nestas coisas de "bolsa" o mais importante é antecipar acertadamente \:D/ e não "ir atrás" quando os "outros" já estão a mudar de lado. :wall:

CumPrim/
valeaquilino


Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)


"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2885
Registado: 29/11/2007 2:04
Localização: Açores

Re: PSI 20

por maceirafernandesjose » 13/9/2017 9:57

Valeaquilino tudo aponta para que seja. :wink:
 
Mensagens: 1414
Registado: 17/12/2013 1:15

Re: PSI 20 "uma opinião"

por Aqui_Vale » 13/9/2017 9:41

Dois bonecos e alguns riscos. :shock:

Está aberta a discussão: será isto uma consolidação. :?: :idea: :roll:

CumPrim/
valeaquilino
Anexos
PSI.consolidação.png
PSI.consolidação.png (71.2 KiB) Visualizado 6969 vezes
PSI.2001.2017.png
PSI.2001.2017.png (78.45 KiB) Visualizado 6969 vezes

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)


"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2885
Registado: 29/11/2007 2:04
Localização: Açores

Re: PSI 20

por salvador_guru » 11/9/2017 22:21

EAGLETRADER20 Escreveu:BCP sendo a cotada com maior peso com 13.68%, vai ter sempre uma influencia decisiva no índice , e sendo a mais apreciada para transacções por traders , fundos e mercado em geral , pesa também depois no sentimento do PSI e das restantes cotadas , mais cedo ou mais tarde , pois o PSI não conseguindo subir e mantendo-se negativo, enquanto tudo sobe lá fora bastante , gera alguma deceção por parte dos investidores .




Eagle conseguiste finalmente assumir que la por fora tudo sobe bastante.

Fico feliz por esse teu pessimismo estar a passar.

Afinal de contas nao havia razoes para isso, continuam quase todos a bater maximos atras de maximos.

E o nosso Psi tambem vai chegar la..é só o bcp acalmar e vais ver psi nos 5500 dentro de poucos dias.
 
Mensagens: 942
Registado: 31/3/2017 13:26

Re: PSI 20

por MarketGodzilla » 11/9/2017 16:22

EAGLETRADER20 Escreveu:
MarketGodzilla Escreveu:Lembro-me de se ter falado nisso na altura do rebalanceamento do índice, mas por que é que afinal o BCP mesmo sem ser a cotada com maior capitalização bolsista, é o que tem maior peso no índice?


Tem a ver com os critérios de liquidez e dispersão entre outros .
Este é dos títulos mais líquidos e com maior numero de investidores no titulo e rotação no mercado .
Os critérios da CMVM é que determinam o peso e não somente a capitalização bolsista .


Obrigado Eagle, tinha essa ideia mas já não me lembrava das razões em concreto. Suponho que seja assim também noutros índices. É que aqui a diferença é muita. O BCP comanda... e mais do isso, ainda influencia muito os investidores portugueses, mesmo os que não investem nele.
 
Mensagens: 811
Registado: 11/1/2012 17:40

Re: PSI 20

por EAGLETRADER20 » 11/9/2017 16:18

MarketGodzilla Escreveu:Lembro-me de se ter falado nisso na altura do rebalanceamento do índice, mas por que é que afinal o BCP mesmo sem ser a cotada com maior capitalização bolsista, é o que tem maior peso no índice?


Tem a ver com os critérios de liquidez e dispersão entre outros .
Este é dos títulos mais líquidos e com maior numero de investidores no titulo e rotação no mercado .
Os critérios da CMVM é que determinam o peso e não somente a capitalização bolsista .
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: PSI 20

por MarketGodzilla » 11/9/2017 16:02

Lembro-me de se ter falado nisso na altura do rebalanceamento do índice, mas por que é que afinal o BCP mesmo sem ser a cotada com maior capitalização bolsista, é o que tem maior peso no índice?
 
Mensagens: 811
Registado: 11/1/2012 17:40

Re: PSI 20

por EAGLETRADER20 » 11/9/2017 15:45

BCP sendo a cotada com maior peso com 13.68%, vai ter sempre uma influencia decisiva no índice , e sendo a mais apreciada para transacções por traders , fundos e mercado em geral , pesa também depois no sentimento do PSI e das restantes cotadas , mais cedo ou mais tarde , pois o PSI não conseguindo subir e mantendo-se negativo, enquanto tudo sobe lá fora bastante , gera alguma deceção por parte dos investidores .
Anexos
indices 1109.PNG
indices 1109.PNG (26.44 KiB) Visualizado 7539 vezes
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], iniciado1, luislobs, Opcard, PAULOJOAO, pbasto, Pmart 1 e 130 visitantes