Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Cryptocurrencies

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Cryptocurrencies

por Ulisses Pereira » 5/9/2017 18:37

Cem, essa é apenas uma explicação mas há muitas outras.

Por exemplo, há inúmeros sites de jogos (com receitas bilionárias) que só aceitam pagamentos em cryptos. Isto obriga as pessoas a abrirem contas para adquirirem essas moedas. Há um sem número de coisas a acontecer e que nos passam ao lado.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Cryptocurrencies

por Cem pt » 5/9/2017 18:31

Obrigado amigo R e restantes colegas do forum, que terão comentado de alguma forma este interessante tema!



Já agora, para comprovar no exemplo que dei que em geral os primeiros a chegar às novas moedas eletrónicas no setor da mineração são os que saem beneficiados em contraponto aos últimos que são os que perdem dinheiro.

Por ordem de entrada no circuito da blockchain, vejamos como ficou no final a conta bancária de cada um em dinheiro real, acrescido das criptomoedas que sobraram:

- Eu (1 Alegria): +1,00 +1,30 +2,50 = +4,80 Euros + 1 Alegria
- Mulher (1 Alegria): -1,00 +1,40 -2,50 = -2,10 Euros + 1 Alegria
- Filha (2 Alegrias): -1,30 -1,40 +4,00 +6,00 = +7,30 Euros + 2 Alegrias
- Maria (0 Alegrias): -4,00 +8,00 = +4,00 Euros
- Filipa (2 Alegrias): -6,00 -8,00 = -14,00 Euros + 2 Alegrias

Reparem que o somatório de todas as operações dos participantes na cadeia dá um valor nulo entre ganhos e perdas em Euros e, é claro, ficam ainda a sobrar como bónus as moedas das “Alegrias” de cada um que poderão valer uma boa maquia mais tarde ao serem vendidas, para além da expetativa de receberem novas moedas à borla se fecharem mais blocos, tudo isto a acontecer enquanto os negócios continuarem no site sem problemas daí em diante…

Quando o site um dia vier a encerrar as “Alegrias” valerão zero como se tinha alertado e, expectavelmente, os primeiros participantes deverão safar-se e os últimos pagarão a conta!

Para fechar este tópico, uma pequena nota: devido à situação de caos conhecido na Venezuela, em que a inflação atinge taxas estratosféricas e o dólar é altamente cobiçado nas ruas mas está desaparecido, é conhecido que alguns milhares de venezuelanos abriram conta no Panamá e na Colômbia para, em dólares, transacionarem a partir de Caracas Bitcoins de mineração.

Há quem diga que o afluxo destes venezuelanos aos sites das criptomoedas, em desespero por arranjar alguma fonte de riqueza alternativa ao Bolívar que não vale nada, foi equiparada a uma verdadeira corrida ao ouro quando descobriram as "virtudes" da mineração. Terá sido esta afluência repentina uma das razões que fez disparar a cotação das criptomoedas.

Entretanto estas operações de mineração estão interditas pelo regime, podendo originar até 25 anos de prisão por especulação para quem for apanhado com moedas eletrónicas. Não é que para o governo seja um problema grande detetar que as pessoas tenham fontes de rendimento derivadas das criptomoedas ou que estejam envolvidas em esquemas piramidais, o problema é que um computador que seja apanhado a fazer mineração gasta em energia quase 100 vezes o que gasta outra pessoa normal ao computador. Como a eletricidade é praticamente racionada e cheia de cortes ao longo do dia e dos dias da semana, a pena é agravada por ser equivalente a uma sabotagem terrorista e oligárquica dos meios de produção nacionais básicos.
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3126
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Cryptocurrencies

por rsacramento » 5/9/2017 18:24

Cem pt Escreveu:Acho esta história das criptomoedas uma fraude de todo o tamanho
(...)
Viva a Alegria!

grande post, semStops!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Cryptocurrencies

por rtavares » 5/9/2017 17:49

Boas, caro Ulisses,
começo por te dizer que estou longe de ser um expert neste assunto.
Depois, quero manifestar a minha desconfiança em relação aos chinocas. Desconfio deles por princípio e desconfio quanto aos seus fins. Quanto ao seu apoio às criptomoedas, chamo-te à atenção para o facto de os epítetos que lhe são atribuídos no meio não serem nada meigos...:
http://www.marketoracle.co.uk/Article60123.html

Sem mais, um abraço,
Raposo Tavares

P.S.: Em relação ao que contas a propósito de um amigo teu que quer fazer uma conferência sobre criptomoedas, tens uns nomes (muito provavelmente ele já os conhece) neste site que promove uma outra conferência: https://latfintech.com/

Já agora:
https://www.cryptocoinsnews.com/nav-coi ... cies-work/
http://news.sys-con.com/node/4147329
http://news.sys-con.com/node/4148219
'Não existe empreendimento mais custoso do que querer precipitar o curso calculado do tempo. Evitemos portanto dever-lhe juros.'
in: Aforismos sobre a Sabedoria de Vida, Arthur Schopenhauer

"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche

"O ar quando não é poluído, é condicionado."
in: Jô Soares (conhecido humorista brasileiro)

https://raposotavaresbolsaemercados.wordpress.com/
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 388
Registado: 29/11/2007 12:51
Localização: Albergaria-a-Velha

Re: Cryptocurrencies

por Ulisses Pereira » 5/9/2017 17:40

A China liderou o processo. É o país que esteve no arranque e que tem maior domínio, embora nos últimos tempos tudo tenha explodido, nomeadamente nos países de Leste. E é por a China deter interesses tão fortes que estão fortemente empenhados que corra bem, tentando limitar as emissões e impondo regras porque, como o Cem referiu, se tal não acontecer isto implode.

Não deixa de ser curioso que nos prospectos de ICO, se refira que passado X tempo se recompre 20% de moeda e se destrua. Algo que aconteceu na semana passada com uma das moedas (confesso que não me recordo o nome, estou longe de dominar a matéria) e que levou a uma subida de 150% :shock:

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Cryptocurrencies

por rtavares » 5/9/2017 17:23

Ulisses Pereira Escreveu:rtavares, a China está a controlar a emissão de novas cryptos mas a China domina a sua grande maioria e é o país do mundo mais interessado em que isto corra bem...

Abraço,
Ulisses


Boas Ulisses,
tenho lido umas coisas sobre este assunto e -erro ou estupidez minha- nunca me tinha apercebido da situação que enuncias e que abusivamente coloquei em destaque. Podes justificar a tua opinião?
Obrigado.
Raposo Tavares
'Não existe empreendimento mais custoso do que querer precipitar o curso calculado do tempo. Evitemos portanto dever-lhe juros.'
in: Aforismos sobre a Sabedoria de Vida, Arthur Schopenhauer

"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche

"O ar quando não é poluído, é condicionado."
in: Jô Soares (conhecido humorista brasileiro)

https://raposotavaresbolsaemercados.wordpress.com/
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 388
Registado: 29/11/2007 12:51
Localização: Albergaria-a-Velha

Re: Cryptocurrencies

por Ulisses Pereira » 5/9/2017 16:26

rtavares, a China está a controlar a emissão de novas cryptos mas a China domina a sua grande maioria e é o país do mundo mais interessado em que isto corra bem...

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Cryptocurrencies

por rtavares » 5/9/2017 14:10

Boas, gostava de começar por parabenizar o Ocioso. A ele se devem os melhores tópicos que têm sido criados por aqui.
Quanto às bitcoins que circulam por aí, também a mim me parece que são esquemas ponzi que podem, como alguns foristas já disseram, acabar por deixar os mais incautos com um rombo no bolso.
Antiquado, percebo a troca direta, tolero mal que se tenha acabado com a base ouro das moedas planetárias, abomino a insegurança fiduciária em que vivemos e repugna-me uma moeda que assenta em lérias, bits e boa vontade. A situação que o Cem imaginou não ocorre fora do que é possível. Este é um esquema que depois de se pulverizar se pode esfumar.
Para já um rombo: a China não reconhece o Bitcoin. Os chinocas dizem que não vão em groupes e vai daí e proibiram as cryptomoedas. É o que se pode ler aqui:
https://www.abcbourse.com/marches/monna ... _PX1p.aspx

Sem mais,
um abraço,
Raposo Tavares
Editado pela última vez por rtavares em 5/9/2017 17:20, num total de 1 vez.
'Não existe empreendimento mais custoso do que querer precipitar o curso calculado do tempo. Evitemos portanto dever-lhe juros.'
in: Aforismos sobre a Sabedoria de Vida, Arthur Schopenhauer

"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche

"O ar quando não é poluído, é condicionado."
in: Jô Soares (conhecido humorista brasileiro)

https://raposotavaresbolsaemercados.wordpress.com/
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 388
Registado: 29/11/2007 12:51
Localização: Albergaria-a-Velha

Re: Cryptocurrencies

por Cem pt » 5/9/2017 13:01

Acho esta história das criptomoedas uma fraude de todo o tamanho.

Não falo da especulação dos pares USDBTC ou USDETH, etc, negociar os pares cambiais é pura especulação ao sabor da moda para aproveitar os entusiasmos das multidões que em geral resultam em bolhas cujo fim todos conhecem. Neste campo pode-se ganhar umas boas coroas ou sair bem depenado, depende!

Para quem não conhece estes meandros das moedas virtuais pode-se dizer que no princípio as perspetivas pareciam risonhas.

Vejam o caso da Bitcoin. Quando apareceu tentou-se introduzir a moeda em transações reais em determinados estabelecimentos comerciais. Parece que no Japão houve uma adesão razoável mas no resto do mundo algum do entusiasmo inicial deu origem gradual a uma certa desconfiança, resultando em que a principal criptomoeda conhecida voltasse na sua essência a ser reconhecida como uma boa alternativa defensiva em cotações cambiais meramente especulativas.

Face ao maná de muitos artigos de opinião de que as criptomoedas tinham um número limitado de volume em circulação e que isso era bom, mas não é verdade como mais abaixo irei exemplificar, de que não havia controlo regulatório e que por isso podiam ser facilmente transacionáveis por meios eletrónicos, através de registos permanentes envolvidos pela segurança do blockchain que é programa ou cérebro que está por trás da segurança encriptada da moeda, a Bitcoin começou a ser olhada como uma boa alternativa para pagamentos que em muitos casos envolviam branqueamentos de capitais e escape ao controlo fiscal de transações de pagamentos.

Mais a mais trata-se duma forma de pagamento que não é objeto de emissões de nova moeda circulante dependente de Bancos centrais e portanto imune a eventuais desvalorizações por maior circulação da moeda. Não é verdade mas foi muito propagandeado.

Tinha a vantagem acrescida de se poder pagar por um determinado bem transacionável, por exemplo, a quantia de 0,002745 Bitcoins através de um telemóvel do cliente comprador para o telemóvel do restaurante que vendia uma refeição. Permite escapar aos impostos por não haver documentos físicos de suporte e viver-se num verdadeiro mercado negro onde deixa de haver necessidade de passar faturas físicas de uns para outros.

Quando todas estas vantagens vieram à tona outras organizações perceberam que o grande negócio era gerar novas criptomoedas. Aí temos agora uma avalanche de centenas delas que aparecerem com os seus próprios blockchains: Eherium, Litecoin, etc, etc, até isto um dia expetavelmente rebentar tudo como um balão de ar!

É que as novas moedas nem sequer fizeram qualquer esforço de se apresentarem como meio de pagamento nos circuitos comerciais, limitam-se à especulação e às atividades de mineração na criação de mais e mais volume a circular por validação dos códigos de troca de moeda por meios eletrónicos no mundo inteiro através do fecho de blocos registados na cadeia de transações, consumindo no caso das criptomoedas mais conhecidas quantidades assombrosas de energia aos computadores que se dedicam a esta atividade.

Porque motivo estas novas criptomoedas que se seguiram à Bitcoin valem já muitas delas para cima de muitas centenas de milhões de dólares ou mesmo milhares de milhões de dólares? Mistério! Parece a história das tulipas na Idade Média, um simples bolbo no seu valor de topo mais especulativo chegou a ser equiparado a peso idêntico do ouro no século XVII na Holanda. As multidões compravam esses bolbos de forma feroz para os possuir, endividando-se através de todo o dinheiro que tinham e também do que não tinham e que pediam emprestado. Uma loucura que deixou os últimos milhares de pessoas que entraram na onda da moda da altura na verdadeira miséria.

Mas os entendidos dizem “não, a verdadeira riqueza que se cria em deter uma criptomoeda está nos prémios da mineração”! Toca a criar um computador dedicado à procura e validação de milhões de movimentos eletrónicos de troca de moeda virtual, procurando descobrir uma forma de criar uma nova ligação na cadeia de transações da moeda para acrescentar mais um bloco ao blockchain da respetiva moeda, recebendo como troca um prémio de mais uns bitcoins ou etheriuns ao fim de semanas e semanas de pesquisas e operações de fecho de cadeias que consomem uma quantidade de informação impressionante.

Valerá a pena este esforço? Talvez, mas assim sendo provavelmente só no início do aparecimento de novas moedas eletrónicas em que o bloco da cadeia de movimentos ainda seja de um nível restrito e controlável à vista, daí o aparecimento de novas criptomoedas que têm surgido como cogumelos.

Isto é parecido com os negócios em pirâmide: quem está no topo e nos níveis mais elevados vai recebendo dinheiro do trabalho de conclusão de cadeias de blocos em novos níveis inferiores criados pelos mais novatos, até que a cadeia se cansa de continuar ou se esfrangalhe por qualquer motivo, nem que seja por destruição por hackers que pretendem roubar os prémios de criação de novos blocos e o pessoal mais recente fica a ver navios enquanto os do topo já tiveram a sua compensação, seja através das moedas novas que receberam entretanto de prémio na criação dos seus blocos fechados seja pela valorização natural do valor da moeda em relação ao dólar devido à procura maciça da entrada de muita gente, a maioria esmagadora ignorante sobre os perigos que vai enfrentar, neste novo mundo da mineração no fenómeno de procurar ganhar milhões através do computador.

Mas não, dizem os criadores destes blockchains, estes blocos têm uma estrutura de crescimento ilimitada, tipo favo de abelha, e portanto não têm nada que ver com negócios em pirâmide.

Eu tentei compreender a estrutura técnica de segurança destas estruturas. Não estou convencido e só consigo concluir que um dia todos estes esquemas podem estoirar.

Provavelmente a multidão que pouco percebe destas estruturas de bloco das moedas virtuais acreditará em meia dúzia de iluminados que lhes dizem que está aqui uma verdadeira maravilha para enriquecer, o dinheiro eletrónico do futuro! E todos acreditam, não é uma maravilha sermos ricos na internet e sem ser preciso andar com um centavo no bolso? Pois então, maravilhoso mundo novo!

Ouçam ou leiam as explicações técnicas dadas pelos grandes entusiastas das criptomoedas sobre a inviolabilidade de penetrar nos seus blockchains e do novo mundo da mineração criador da nova riqueza da humanidade. Muto técnico e rebuscado até perdermos a paciência em tentar penetrar na ideia chave do programa de segurança encriptado. Perceberam alguma coisa? Duvido, mas acho que também quase ninguém quer saber disso para alguma coisa!

Em relação ao mito da segurança e inviolabilidade quanto à alteração da estrutura da blockchains e da impossibilidade de roubos eletrónicos através de hackers profissionais, aqui está a prova real: já houve casos de roubos de criptomoedas cujas notícias foram rapidamente abafadas para não criar alarme. O pessoal ouviu falar disto? Provavelmente sim, mas o que está a dar é a brutal valorização da Bitcoin e do Etherium, portanto toca a comprar qualquer que seja o seu valor.

Afinal como funcionam estas cadeias? Fica aqui um pequeno resumo para quem estiver fora do assunto perceber minimamente.

Reparem nesta pequena possibilidade ficcional: eu podia através da net ir buscar uma nova blockchain, por exemplo ao site da Etherium, e criar uma nova moeda chamada “Alegria”! Uau, sou o criador duma nova moeda, agora quero ser um novo Bill Gates das moedas eletrónicas e espero que o Banco de Portugal não me estrague a vida e me feche o novo “site” que criei!

O volume inicial do arranque desta cadeia é apenas de 2 moedas que são minhas, do criador da cadeia-mãe, notem que para fechar um bloco duma qualquer cadeia vou necessitar apenas de ter 2 candidatos que me comprem as moedas iniciais e que eles negoceiem pelo menos uma vez entre si.

Convenço então a minha mulher a comprar-me uma “Alegria” por 1 Euro. Ela vai ao computador ao site do blockchain que eu criei e compra-me 1 “Alegria” por 1 Euro. Paga esse 1 Euro através do crédito para o meu NIB pelo que a minha conta bancária aumenta em 1 Euro. Fica registada a primeira transação. Nesta altura eu fiquei com uma “Alegria” e a minha mulher fica com a outra “Alegria”.

Depois aparece a minha filha no site da net que também quer comprar e pede preço, quer a mim quer à minha mulher. Esta pediu-lhe 1,5 Euros para lhe vender a criptomoeda e eu pedi 1,3 Euros pela minha. Vendo então eu à minha filha por ser o preço mais barato.

A cadeia de 3 participantes está quase a ser fechada. Isto acontece logo que a minha filha e a minha mulher façam algum negócio nesta cadeia. Nesse caso fica registada uma 3ª operação e fica fechada uma cadeia onde eu era o líder por ter sido o primeiro a vender neste bloco.


Entretanto a minha mulher convence a minha filha apara que esta lhe compre a moeda dela por 1,4 Euros. A filha aceita comprar pelo novo preço e regista-se no site a nova transação.
Conforme decorre do que disse atrás, fica fechado o bloco onde eu fui o líder. Ao validar os registos destas 3 transações do historial da nova moeda a minha filha ficou agora com 2 “Alegrias” e eu recebo do blockchain 2 novas criptomoedas “Alegria”, como prémio por se ter fechado um bloco no qual eu era o líder.

Nesta altura existem no blockchain 4 moedas “Alegria”: duas que estão em poder da minha filha e outras duas novas em meu poder, que me foram concedidas como prémio de fecho do bloco inicial da nova moeda.

Entretanto a minha mulher quer-me comprar mais uma “Alegria” mas eu digo-lhe que só a vendo por 2,5 Euros. Por ela tudo bem, regista-se a nova operação e agora fiquei com apenas uma criptomoeda. As restantes 3 que existem estão divididas em 2 para a minha filha e 1 para a minha mulher.

Entretanto a minha filha convence a sua amiga Maria que está aqui um negócio formidável duma nova moeda eletrónica, uma coisa muita gira que pode ser feita entre as coleguinhas pelo iphone ou pelo Samsung, top! Vende 1 das 2 moedas “Alegria” que possuía à sua amiga Maria mas desta vez acordaram um preço por 4 Euros.

Entretanto a Filipa ouviu também falar dessa maravilha de ter uma moeda virtual no telemóvel. Vai ao site da “Alegria” e compra à minha filha a restante moeda que lhe restava e que estava à venda por 6 Euros! “Fantástico”, diz a Filipa, “quero comprar mais”, vai ao site e repara que a Maria também está a vender a sua moeda, só que pelo preço de 8 Euros. A Filipa compra à Maria e com esta operação a minha filha fechou mais um bloco em que ela liderava e que tinha abaixo a Maria e a Filipa que negociaram entre si.

Como prémio do fecho do bloco o blockchain da “Alegria” atribui à minha filha mais 2 “Alegrias”. Como ficou agora a distribuição das moedas? Uma para mim, uma para a minha mulher, duas para a minha filha e duas para a Filipa. As duas moedas de criação iniciais com o decorrer de várias transações já vão em seis no total. E quanto vale a nova moeda “Alegria”? O valor da última cotação pelo volume de moedas existentes: 8 Euros/Alegria x 6 Alegrias = 48 Euros, e assim vai subindo a cotação da moeda e o volume em circulação. E para que serve esta nova moeda? Para nada, a não ser enriquecer quem vai fechando blocos e vendendo quimeras a preços cada vez maiores!

E assim sucessivamente, penso que entenderam o esquema, o objetivo dos mineradores é fechar blocos em que sejam os líderes e logo que as operações estejam validadas recebem o prémio que lhes permite poder criar um novo bloco e receber novas moedas por parte do programa do blockchain.

Assim vai andando meio mundo muito satisfeito a comprar e vender uma coisa que vale zero mas que pode deixar uns muito ricos e outros miseráveis, em geral os últimos a chegar! Vejam bem, cada Bitcoin vale agora perto de 4.000 dólares, eu também quero!

Perguntam vocês: ok, isso pode valorizar ao infinito aumentando a cadeia de transações desta moeda. Quem paga isto? Os participantes que vão entrando para comprar a nova moeda! Isto não é um esquema piramidal? Os entusiastas das criptomoedas dizem que não porque quem está no topo da criação da moeda só recebe no máximo novas moedas até ao limite da criação de novos blocos gerados pelo próprio, ao contrário dum esquema piramidal em que receberia através dos participantes que vão criando novos níveis inferiores que por sua vez estão sempre a alimentar os níveis superiores encerrados. Cada um que tire as suas conclusões.

Finalmente uma pergunta que se impõe: para que servem as “Alegrias”? Para sacar dinheiro aos últimos totós que lá meterem dinheiro a comprar a nova moeda antes do site desaparecer da net.

Viva a Alegria!
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3126
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Cryptocurrencies

por LoneWolf » 5/9/2017 12:52

Concordo plenamente.

Cumps,
LW
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1333
Registado: 29/4/2015 16:02

Re: Cryptocurrencies

por Ulisses Pereira » 5/9/2017 12:48

Lonewolf, a própria Uber já aceita pagamentos em Bitcoins, mas daí até a um gigante vai um passo grande e a liquidez para escoar a moeda é decisiva.

Portugal preocupa-me pouco porque vai atrás. Apenas referi o facto de ser difícil ter alguém a falar do tema, com segurança porque como ninguém domina na totalidade, várias perguntas colocam a nu essas fragilidades.

Todos os dias surgem novos projectos nas cryptocurrencies, o próprio Mark Cuban está muito envolvido em projectos que permitem as famosas ICO (Initial Currency Offering) e é impressionante a quantidade de biliões que hoje em dia representa este negócio (não apenas as moedas em si mas tudo o que as envolve).

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Cryptocurrencies

por LoneWolf » 5/9/2017 12:43

Ulisses,
Existem várias startups em portugal a trabalhar com/fornecer serviços a bitcoin.

Já existem grandes marcas a aceitar bitcoin, exemplo:
https://www.reddit.com/r/CryptoCurrency ... g_bitcoin/

Penso q o maior problema é realmente o facto de que a teoria por trás da bitcoin é uma grande dose. E desconheço plataformas portuguesas q permitam o trading como forex. (mas tb n pesquisei)

Cumps,
LW
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1333
Registado: 29/4/2015 16:02

Re: Cryptocurrencies

por Ulisses Pereira » 5/9/2017 12:37

Não deixa de ser curioso como as crypto têm passado ao lado do Caldeirão e têm passado ao lado dos jornais nacionais (Com uma ou outra referência esporádica), numa altura em que a moda instala-se e está presente nas conversas de tantos. Creio que a grande justificação para isto é a ausência de alguém que domine verdadeiramente toda a temática. Dizia-me, há uns dias atrás, um amigo meu que estava a tentar organizar uma conferência em Portugal sobre o tema, com um convidado estrangeiro e 3 nacionais, mas estava com dificuldades em encontrar alguém em Portugal verdadeiramente bom.

Confesso-me como mais um leigo nesta matéria. Um leigo que lê muito, que tenta aprender muito mas que ainda domina pouco. E a minha visão sobre o futuro das crypto passa pela questão da liquidez. Se um dos grandes (Google, Facebook, Ebay) começarem a aceitar pagamentos nestas moedas, o caminho está completamente desbravado porque estará ultrapassado o grande obstáculo no momento.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Cryptocurrencies

por Thoth » 5/9/2017 11:21

Há mais seis bancos globais unidos para criar moeda digital

https://eco.pt/2017/08/31/ha-mais-seis-bancos-globais-unidos-para-criar-moeda-digital/ Escreveu:Depois da iniciativa do suíço UBS, que juntou o Deutsche Bank, o Santander e o BNY Mellon para criar moeda digital, outros seis bancos globais unem-se com o mesmo objetivo.

Barclays, HSBC e Credit Suisse são só três dos seis gigantes da banca mundial que anunciaram a iniciativa conjunta de criarem uma moeda digital, com o objetivo de aumentar a eficiência do mercado financeiro. O anúncio vem depois de o UBS se ter aliado ao Deutsche Bank, Santander e BNY Mellon para criar a utility settlement coin.

Barclays, Credit Suisse, Canadian Imperial Bank of Commerce, HSBC, MUFG e State Street formam a nova aliança do mundo da banca que quer apostar na moeda digital. Vão trabalhar a utility settlement coin avançada pelo suíço UBS, tirando partido da tecnologia de blockchain que permite que a moeda utilizada nas várias transações seja verificada eletronicamente, eliminando a necessidade de um registo centralizado.

"Desde a redução de risco até ao melhoramento da eficiência nos mercados financeiros, nós vemos vários benefícios neste projeto”
Lee Braine, gestor do departamento de tecnologia do Barclays
A utility settlement coin permite que os grupos financeiros não tenham de esperar pelas transferências de dinheiro tradicionais estejam concluídas para poderem fazer pagamentos entre si ou comprar ativos. Isto acrescenta eficiência porque poupa no tempo e encargos necessários para os processos de transação.

A moeda digital é facilmente convertível em diferentes divisas, uma vez que estas se encontram armazenadas na corrente de blockchain. Hyder Jaffrey o responsável de investimento estratégico e inovação fintech do UBS, diz ao Financial Times que espera que a partir do final de 2018 já seja possível a um banco transferir 100 milhões para um banco estrangeiro quase instantaneamente através deste novo método.

Ambos os grupos de instituições financeiras que investem agora na moeda eletrónica querem entrar em discussões mais profundas com os bancos centrais para definirem políticas de proteção de dados e cibersegurança.

“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

Re: Cryptocurrencies

por Ocioso » 5/9/2017 1:01

 
Mensagens: 1262
Registado: 14/4/2015 1:34

Cryptocurrencies

por Ocioso » 5/9/2017 1:00

Anexos
Coins.png
 
Mensagens: 1262
Registado: 14/4/2015 1:34

Re: CryptoCurrency

por McTiro » 24/5/2017 18:00

@Thoth é um avanço importante para a Bitcoin, e para as crypto currencies em geral, acho que um dos maiores problemas passa pela velocidade a que são verificadas as transacções pelas exigências de ser validada por grande parte da rede, e bloco a bloco... há já algumas versões melhoradas... gostava de perceber se along the way a Bitcoin consegue facilmente melhorar processos sem comprometer a estrutura existente actual...

a Ripple, @JohnyRobaz, não estou tão informado, mas se a mais valia for essa que referes, é necessário perceber se há volume suficiente para ter gaps pequenos entre bid e ask nas suas transacções e se faz melhor que plataformas forex existentes

@LoneWolf existem bem mais que essas, https://coinmarketcap.com/, mas se considerarmos o market cap como um indicador da sua importância relativa... temos apenas 3 major players... Bitcooin, Ethereum e Ripple...

Pessoalmente, e sem nenhuma posição em qualquer uma delas estou mais confiante na Ethereum... no entanto parece-me que resolvia o problema num pequeno portfolio com as 3...
 
Mensagens: 4
Registado: 21/5/2017 12:32

Re: CryptoCurrency

por LoneWolf » 24/5/2017 16:19

A plus500 permite fazer trading de bitcoins.

Mas atenção q existem várias Crypto Currencies https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_cryptocurrencies

Cumprimentos
LoneWolf
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1333
Registado: 29/4/2015 16:02

Re: CryptoCurrency

por JohnyRobaz » 24/5/2017 16:06

Tenho andando a estudar isto e ando com o Ripple debaixo de olho por ser uma tecnologia Blockchain que permite transferências em qualquer moeda, e não apenas num tipo de moeda nem sequer apenas moedas virtuais, mas sim todo o tipo. Visto que vejo muito difícil os bancos deixarem-se comer pelo aparecimento de uma moeda e um sistema totalmente anti-bancos, essa pode ser a solução para eles. Alguns já estão até a utilizar. O ETH é de facto diferente, e do que sei há algum interesse da parte das tecnológicas. Não sei, é tudo muito obscuro e especulativo.

Quanto a plataformas, ouvi falar bem da Kraken.
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: CryptoCurrency

por Thoth » 24/5/2017 15:47

“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

Re: CryptoCurrency

por McTiro » 24/5/2017 15:43

Pelo que percebi são muito poucas a casas com produtos desta natureza. A falta de regulação, a volatilidade, o fraco conhecimento geral da tecnologia, e a possiblidade real de ser uma forma de actividade ilícitas circularem dinheiro faz com que sejam pouco atractivas por parte de casas de investimento.

Mais cedo ou mais tarde todos teremos de saber lidar com elas, incluindo governos (como cobrar impostos), entidades soberanas, bancos centrais (como controlar as taxas de juro, sem conseguir imprimir moeda).. há um grande caminho a percorrer.

Acredito que há grande margem de progressão para a cryptocurrency, o difícil é filtrar o ruído e perceber quais as que têm um base verdadeiramente disruptiva. A Bitcoin não tem uma cara, um CEO, e por ser baseada em tecnologia open-source surgiram entretanto outras moedas parecidas, que podemos considerar quase que "cópias", que não trazem nada de novo.

No entanto, do pouco que sei, o Ethereum traz algo de novo, permite não só ter a rede validar as transferências, como também consegue tirar partido da capacidade de processamento da rede. O que por si só pode ter grande potencial, que vai para além da currency por si mesma. Poder ter uma rede à qual é requisitada capacidade de processamento, um pouco como o serviçõs cloud da Microsoft, Amazon... etc Não me admiraria que um big player (Google, facebook, Microsoft...) pudesse querer comprar a tecnologia e o acesso à rede de processamento...

Só o futuro dirá
 
Mensagens: 4
Registado: 21/5/2017 12:32

Re: CryptoCurrency

por JohnyRobaz » 21/5/2017 17:46

Também gostava de saber... A GoBulling não negoceia, pelo menos não encontrei ainda instrumentos.
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

CryptoCurrency

por McTiro » 21/5/2017 12:39

Boa tarde,

alguém sabe-me dizer onde se pode fazer trade de crypto currencies, de preferência em Portugal?

ou se há algum fundo com base nestas currencies que tenha no portfolio algumas do top40 em marketcap?

obrigado
 
Mensagens: 4
Registado: 21/5/2017 12:32

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Arlos, bento.jp13, Bing [Bot], bpcolaco, Cem pt, Ferreiratrade, Google [Bot], iniciado1, latbal, Lisboa_Casino, malakas, Mmmartins, Opcard, PAULOJOAO, Phil2014 e 148 visitantes