Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Will robots take over your job?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Will robots take over your job?

por BearManBull » 6/9/2017 22:56

“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Will robots take over your job?

por soso » 6/9/2017 10:31

https://sol.sapo.pt/artigo/579359/corri ... umanidade-


A Inteligência Artificial (IA) e a sua evolução vão determinar o futuro da humanidade.

O presidente russo diz que quem se tornar líder nesta dimensão vai governar o mundo.

Uma declaração que deixou o fundador e líder da Tesla e da Space X inquieto sobre o destino da humanidade.

“A China, a Rússia e dentro em breve todos os países com uma ciência computacional desenvolvida” vão entrar em “competição pela superioridade na IA a uma escala nacional será, na minha opinião, a causa mais provável para a III Guerra Mundial”, escreveu no Twitter Elon Musk. “Poderá não ser iniciada pelos líderes dos países, mas por uma das IA, se esta decidir que um ataque preventivo é a rota vitoriosa mais provável”, acrescentou, em comentário à declaração do chefe de Estado russo.

“A Inteligência Artificial é o futuro, não apenas para a Rússia, mas para toda a humanidade”, disse Vladimir Putin, citado pela RT. “Traz oportunidades gigantescas, mas também ameaças que são difíceis de prever.

Quem se tornar o líder desta dimensão, tornar-se-á o governante do mundo”.

O desenvolvimento da IA tem sido uma preocupação de segurança nacional crescente nos últimos anos.

A China e os EUA, não a Rússia, estão na frente desta corrida e, recentemente, as autoridades chinesas anunciaram a ambição de se tornarem líderes mundiais no desenvolvimento da IA em 2030.

Apesar de IA ajudar a melhorar as economias dos países em diversas áreas, desde a indústria pesada à investigação médica, será uma tecnologia muito útil na guerra. Poderá ter uso no desenvolvimento de armas cibernéticas e controlar ferramentas como esquadras de drones, que com um “cérebro comum” terão capacidade para serem usadas em missões de vigilância ou de ataque contra inimigos.

Os EUA e a China estão a desenvolver esta tecnologia e, com as suas declarações, a expectativa de Putin é que as guerras futuras sejam combatidas por países com exércitos formados por drones.
“Quando os drones de um lado forem destruídos pelos drones do outro, não haverá opção que não a rendição”, disse Putin.

Quando um seguidor de Musk no Twitter sugeriu que fossem as empresas e não os países a desenvolver a IA, o empresário respondeu que “os governos não seguem as regras normais. Se for preciso usarão a força para ter acesso à IA desenvolvida pelas empresas privadas”.

Musk tem-se referido com frequência aos potencias perigos da IA e em julho considerou-a “o maior risco que corremos como civilização” e que as “pessoas deveriam estar muito preocupadas”. Em agosto juntou-se a mais de 100 especialistas nesta tecnologia num pedido para a proibição das armas autónomas.

Mas para Putin esta corrida ao armamento autónomo não deverá ter como base o cenário de um vencedor único. Putin salientou que não gostaria de ver um só país a “monopolizar” a tecnologia, defendendo que se a Rússia “se tornar líder neste campo vai partilhar o conhecimento com o mundo inteiro, tal como as atuais tecnologias nucleares”.
1886 – Estátua da Liberdade; oferecida pelos Franceses como aniversário do 1º século de independência dos EUA
A estátua era um símbolo da democracia e das leis
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2024
Registado: 4/2/2008 13:37
Localização: Coimbra

Re: Will robots take over your job?

por Ocioso » 28/8/2017 15:56

 
Mensagens: 1262
Registado: 14/4/2015 1:34

Re: Will robots take over your job?

por goodmoney » 9/8/2017 2:07

lfhm83 Escreveu:
Ocioso Escreveu:A justificar o crescimento da automação laboral na Europa está o facto de esta ser a região do mundo onde mais se tributa o trabalho para “sustentar o modelo social europeu”.


:mrgreen: mais uma vez a sair-lhe o tiro pela colatra ao socialismo...



Felizmente nos EUA ainda não há máquinas... Ufa...

Viva o artesanato do Tio Sam.
 
Mensagens: 581
Registado: 9/11/2012 16:27

Re: Will robots take over your job?

por Ocioso » 8/8/2017 5:24

 
Mensagens: 1262
Registado: 14/4/2015 1:34

Re: Will robots take over your job?

por BearManBull » 7/8/2017 7:18

Ocioso Escreveu:A justificar o crescimento da automação laboral na Europa está o facto de esta ser a região do mundo onde mais se tributa o trabalho para “sustentar o modelo social europeu”.


:mrgreen: mais uma vez a sair-lhe o tiro pela colatra ao socialismo...
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Will robots take over your job?

por Ocioso » 6/8/2017 23:27

http://www.jornaleconomico.sapo.pt/noti ... gal-195561

Entre 1997 e 2017, os trabalhadores portugueses de médias qualificações perderam 310 mil empregos para robôs e tecnologia, que vieram substituir a ação do Homem. A automação do trabalho está a alarmar os especialistas que sugerem o desaparecimento do IRS, para que os trabalhadores se possam tornar tão competitivos quanto as máquinas.

“A tecnologia cria empregos, mas não ao mesmo ritmo que destrói e não o faz para as nossas competências atuais”, afirma ao ‘Jornal de Notícias’, João Gabriel Silva, reitor da Universidade de Coimbra, conhecido por ter sido o pai do primeiro microcomputador português. “As pessoas de qualificação média estão a ser substituídas pela automatização tecnológica, que pode ser menos ou mais humanoide, com é o caso dos robôs. A verdade é que Portugal tem muitos trabalhadores de qualificações médias que teriam emprego e deixaram de o ter”.

O problema estende-se a toda a União Europeia, onde a proporção de empregados de qualificações médias caiu 11,5% entre 1995 e 2015, de acordo com um estudo recente do CaixaBank Research. Exemplo da automação do trabalho são os pórticos das portagens e as caixas nos supermercados.

A justificar o crescimento da automação laboral na Europa está o facto de esta ser a região do mundo onde mais se tributa o trabalho para “sustentar o modelo social europeu”.

“Há tarefas com vantagens para máquinas e isso cria desajustamento no mercado de trabalho”, explica João Gabriel Silva, defendendo que a ferramenta do Estado para combater a substituição dos humanos pelas máquinas “é fiscal”. “Defendo que o IRS deve desaparecer. Quando as pessoas têm de escolher entre pessoas e máquinas, é óbvio que o Homem está em clara desvantagem, tendo em conta o seu custo para o empregador ao nível da Segurança Social e dos impostos, algo que não acontece com um robô”.
 
Mensagens: 1262
Registado: 14/4/2015 1:34

Re: Will robots take over your job?

por Ocioso » 6/8/2017 4:02

Caros Leitora e Leitor, permitam-me que aborde um tema de relevância imperiosa, para onde ninguém ainda parece querer olhar.

Quantos postos de trabalho terão desaparecido na última década, substituídos pela produção maquinal? Em Portugal não se sabe, mas terão sido dezenas de milhares.

No nosso país, só na Banca, desde 2011, desapareceram oito mil postos de trabalho. No plano global, um estudo da Universidade de Oxford situa em mais de quarenta por cento os postos de trabalho humano que vão desaparecer nos próximos 25 anos, substituídos por máquinas.

As máquinas não gozam férias, não adoecem, não fazem greves, não reivindicam direitos. Mas as pessoas, que, por esta via, caem no desemprego ou na reforma antecipada, sobrecarregam severamente os sistemas assistencialistas. Uma das grandes conquistas civilizacionais do século passado, garante da coesão social e da paz, está à beira da rutura.

O trabalho maquinal ser cada vez mais entregue a máquinas é uma tendência irreversível, que convocará o Homem para funções criativas, especializadas ou complexas. No presente é já necessário e urgente assegurar a sustentabilidade dos sistemas de Segurança Social.

Nos seus planos de negócios, quando cortam postos de trabalho humano, os investidores deverão ser forçados pelo poder do Estado a contar com mais um custo de amortização das suas máquinas: uma contribuição para a Segurança Social, que permita aos seres humanos, descartados por este natural movimento de modernização, sobreviver com dignidade.

http://www.cmjornal.pt/opiniao/colunist ... oFimPagina
 
Mensagens: 1262
Registado: 14/4/2015 1:34

Re: Will robots take over your job?

por Vagaroso » 5/8/2017 9:52

Ocioso Escreveu:http://www.dn.pt/sociedade/interior/a-revolucao-tecnologica-pode-destruir-50-dos-empregos-8683337.html
Até porque os empregos serão cortados drasticamente com a afirmação da inteligência artificial. Concorda?

Perguntou-me sobre o futuro distante... Sobre o futuro próximo tenho uma ideia mais clara, mas sou da opinião de que a inteligência artificial e a tecnologia em geral vão eliminar muito mais empregos do que os que vão criar. Não tenho grandes dúvidas sobre isso, porque se os economistas dizem que a Revolução Industrial destruiu muitos empregos mas criou mais, tal como as tecnologias sucessivas, a verdade é que nenhuma destas revoluções tecnológicas criou sistemas com a capacidade do ser humano. A partir do momento em que isso existir, não há nenhuma lei da economia que diga que a revolução tecnológica irá criar mais empregos. Portanto, estou convencido de que a revolução tecnológica das próximas décadas vai destruir muitos empregos. Pode chegar aos 50%. Destruirá mais do que os que cria e, provavelmente, vai fazê-lo de tal maneira que uma fração significativa da população em idade ativa não terá emprego. A questão é se uma sociedade onde 50% das pessoas não têm emprego pode existir tal como a conhecemos agora. Quando chegámos aos 15% de desemprego em Portugal já tínhamos tensões sociais bastante grandes e uma emigração maciça. 50% quer dizer que metade das pessoas não trabalham, o que obriga a que a sociedade se tenha de reconfigurar, pensar em mecanismos como o rendimento mínimo garantido universal. A sociedade devia discutir o impacto das tecnologias na estrutura da sociedade, nomeadamente na estrutura do emprego, porque a ideia de que toda a gente deve ter um emprego é recente - não existia antes da Revolução Industrial. Ou seja, acho que tudo isto já não vai durar muito tempo.



O Homem sempre sonhou em "passar" o trabalho produtivo para terceiros.
1º passou o trabalho aos animais que domesticou ou a outros homens escravizados, que para ele não passavam de animais
e 2º às máquinas
Agora está na 3ª e derradeira fase que é criar máquinas inteligentes que o substitua nessa tarefa.
É o sonho que o Homem sempre teve. Não fazer puto e ter algo que faça tudo por ele.
Portanto o problema não está no desemprego, pois o não trabalhar faz parte do sonho do Homem.
O verdadeiro problema , isso sim, está na distribuição da riqueza produzida pelas máquinas inteligentes. Elas irão produzir o que o Homem necessita, só que essa produção vai estar na posse de alguns e o resto não vai ter como sobreviver.
Tal como já hoje acontece, ao estar 90% da riqueza Mundial na posse de 5% da Humanidade.

E claro o maior e último desafio que se irá colocar, é quando as Máquinas Inteligentes, descobrirem que o Homem é descartável e não faz falta nenhuma ... :mrgreen:
 
Mensagens: 81
Registado: 28/4/2016 17:40

Re: Will robots take over your job?

por Ocioso » 5/8/2017 0:42

http://www.dn.pt/sociedade/interior/a-r ... 83337.html
Até porque os empregos serão cortados drasticamente com a afirmação da inteligência artificial. Concorda?

Perguntou-me sobre o futuro distante... Sobre o futuro próximo tenho uma ideia mais clara, mas sou da opinião de que a inteligência artificial e a tecnologia em geral vão eliminar muito mais empregos do que os que vão criar. Não tenho grandes dúvidas sobre isso, porque se os economistas dizem que a Revolução Industrial destruiu muitos empregos mas criou mais, tal como as tecnologias sucessivas, a verdade é que nenhuma destas revoluções tecnológicas criou sistemas com a capacidade do ser humano. A partir do momento em que isso existir, não há nenhuma lei da economia que diga que a revolução tecnológica irá criar mais empregos. Portanto, estou convencido de que a revolução tecnológica das próximas décadas vai destruir muitos empregos. Pode chegar aos 50%. Destruirá mais do que os que cria e, provavelmente, vai fazê-lo de tal maneira que uma fração significativa da população em idade ativa não terá emprego. A questão é se uma sociedade onde 50% das pessoas não têm emprego pode existir tal como a conhecemos agora. Quando chegámos aos 15% de desemprego em Portugal já tínhamos tensões sociais bastante grandes e uma emigração maciça. 50% quer dizer que metade das pessoas não trabalham, o que obriga a que a sociedade se tenha de reconfigurar, pensar em mecanismos como o rendimento mínimo garantido universal. A sociedade devia discutir o impacto das tecnologias na estrutura da sociedade, nomeadamente na estrutura do emprego, porque a ideia de que toda a gente deve ter um emprego é recente - não existia antes da Revolução Industrial. Ou seja, acho que tudo isto já não vai durar muito tempo.
Anexos
AI.png
AI.png (323.74 KiB) Visualizado 20587 vezes
 
Mensagens: 1262
Registado: 14/4/2015 1:34

Re: Will robots take over your job?

por Ocioso » 23/7/2017 23:42

 
Mensagens: 1262
Registado: 14/4/2015 1:34

Re: Will robots take over your job?

por Ocioso » 22/7/2017 0:12

 
Mensagens: 1262
Registado: 14/4/2015 1:34

Re: Will robots take over your job?

por Ocioso » 19/7/2017 0:31

 
Mensagens: 1262
Registado: 14/4/2015 1:34

Re: Will robots take over your job?

por Perito » 3/7/2017 18:19

China Robots Displace Workers as Wage Spiral Pressures Profits

https://www.bloomberg.com/news/articles ... es-profits
 
Mensagens: 161
Registado: 1/6/2016 0:03

Re: Will robots take over your job?

por rtavares » 26/6/2017 11:56

Sempre que há uma revolução industrial, e é o que ocorre no mundo nestes dias, há empregos que se perdem, há empregos que surgem e há empregos que se mantêm. Lembrei-me deste tópico ao passar por aqui (se já alguém tinha postado o link, as minhas sinceras desculpas):
https://willrobotstakemyjob.com/
(via http://tecnologia.elpais.com/tecnologia ... 35588.html )
Um abraço,
Raposo Tavares
'Não existe empreendimento mais custoso do que querer precipitar o curso calculado do tempo. Evitemos portanto dever-lhe juros.'
in: Aforismos sobre a Sabedoria de Vida, Arthur Schopenhauer

"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche

"O ar quando não é poluído, é condicionado."
in: Jô Soares (conhecido humorista brasileiro)

https://raposotavaresbolsaemercados.wordpress.com/
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 388
Registado: 29/11/2007 12:51
Localização: Albergaria-a-Velha

Re: Will robots take over your job?

por Ocioso » 5/6/2017 0:18

 
Mensagens: 1262
Registado: 14/4/2015 1:34

Re: Will robots take over your job?

por Ocioso » 3/6/2017 22:01

 
Mensagens: 1262
Registado: 14/4/2015 1:34

Re: Will robots take over your job?

por Perito » 3/6/2017 15:29

 
Mensagens: 161
Registado: 1/6/2016 0:03

Re: Will robots take over your job?

por Perito » 3/6/2017 15:16

 
Mensagens: 161
Registado: 1/6/2016 0:03

Re: Will robots take over your job?

por Ocioso » 15/4/2017 23:33

 
Mensagens: 1262
Registado: 14/4/2015 1:34

Re: Will robots take over your job?

por Dr Tretas » 12/4/2017 13:23

Há que ser pragmático e escolher um emprego que não seja previsivelmente substituído por robôs durante o nosso tempo esperado de vida activa. Alguém tem que desenhar, construir e manter os robôs (por enquanto).

Já agora, mantendo-me dentro do tópico e ao mesmo tempo fazendo propaganda de uma acção que tenho em carteira :mrgreen: , deixo um vídeo. No último minuto, podem ver o sistema em operação.

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: Will robots take over your job?

por Perito » 5/4/2017 1:39

Close to 15 million new jobs will be created in the U.S. over the next decade as a direct result of automation and artificial intelligence, equivalent to 10% of the workforce, according to estimates in a new report from Forrester Research, a market research company. Those gains, however, will not come close to offsetting the 25 million jobs that technology will eliminate by 2027, Forrester predicts.


This is how many U.S. jobs robots will create over the next 10 years

http://www.marketwatch.com/story/this-i ... 2017-04-04

Pessoalmente acredito mais nos números da devastação laboral do que a geração :D
 
Mensagens: 161
Registado: 1/6/2016 0:03

Re: Will robots take over your job?

por LTCM » 4/4/2017 22:19

Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
***
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3030
Registado: 28/2/2007 14:18

Re: Will robots take over your job?

por chico_laranja » 4/4/2017 17:50

Já que estamos num fórum de economia aqui vai uma entrevista a um gestor de um fundo sectorial desta área.
http://observador.pt/especiais/como-inv ... o-emprego/

Bastante acessível pois bastam uns 120€ para entrar.
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Re: Will robots take over your job?

por chico_laranja » 4/4/2017 11:34

Perito Escreveu:https://twitter.com/pewresearch/status/848612004524941314

In a national survey by Pew Research Center conducted June 10-July 12, 2015, among 2,001 adults, fully 65% of Americans expect that within 50 years robots and computers will “definitely” or “probably” do much of the work currently done by humans.

Yet even as many Americans expect that machines will take over a great deal of human employment, an even larger share (80%) expect that their own jobs or professions will remain largely unchanged and exist in their current forms 50 years from now.


É sempre aos outros que as coisas acontecem :mrgreen:


O inquérito deve ter sido feito numa empresa de programadores de robots :twisted:
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: azulcordomar, Bing [Bot], Google [Bot], hugob0ss, PAULOJOAO e 160 visitantes