Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Buuuum...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Tolerância

por Profitaker » 6/4/2004 18:20

Igualmente, Marco.

A tolerância e a abertura para escutar os outros, são apenas reflexos de uma atitude de vida positiva, que também é muito útil nos mercados: abertura ao exterior e à realidade, e não, fecharmo-nos nas nossas próprias convicções, ignorando e combatendo tudo o resto que vai contra as nossas crenças. :)

Continuação de bons negócios.

Um abraço.
"A pior limitacao das pessoas, é verem na realidade apenas aquilo que desejam ver." - P, MMIII
http://profitaker.blogspot.com

Registado: 23/10/2003 23:36

Re: BULL... até ver...

por MarcoAntonio » 6/4/2004 18:07

Profitaker Escreveu:Caro Marco,

Li com muito prazer os teus argumentos, muito bem defendidos aliás, e que denotam o profundo conhecimento que tu tens acerca da forma de funcionar dos mercados. E com interlocutores assim dá muito gosto ler e trocar impressões neste fórum. :)

Profit, só li a tua resposta hoje dado o adiantado da hora.

Quería apenas deixar o seguinte registo, já que por uma vez estive disponível para apontar frontalmente uma coisa menos boa na forma como apresentavas as tuas opiniões também estou disponível para apontar as coisas mais boas.

É agradável quando os nossos interlocutores, mesmo apesar de discordâncias aqui e acolá, se mostram disponíveis para tentar perceber as opiniões dos outros. Para perceber também preciso querer e tu queres perceber os outros mesmo quando não estás totalmente de acordo com eles. Isso para mim é um ponto muito positivo que não só possibilita discussões interessantes como as torna mais agradáveis. Longas mas agradáveis...

Um abraço!...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Ertai » 6/4/2004 9:48

Eu sou Bull claro!

Mas apenas especulei um crash ou outra bolha porque inevitavelmente isso vai acontecer no fim do Bull!
E é bom especular isso, porque se conseguir prever antecipadamente o Crash ou rebentar da bolha daqui a uns aninhos, podemos sempre lucrar com as subidas fulgurantes quando o Bull está no fim e depois shortar :wink:

Mas na minha opinião para agora, desde o curto a longo prazo estou Bull. Pelo menos disso não tenho dúvidas, até prova do contrário..

Abraços e bons negócios!

Registado: 11/5/2003 12:11

Crash do Ertai

por Profitaker » 6/4/2004 4:10

Ertai....

Com que então... a especulares um "crash", hein?

...E o bear sou eu... :P

Just kidding. ;)

Um abraço.
"A pior limitacao das pessoas, é verem na realidade apenas aquilo que desejam ver." - P, MMIII

BULL... até ver...

por Profitaker » 6/4/2004 4:07

Caro Marco,

Li com muito prazer os teus argumentos, muito bem defendidos aliás, e que denotam o profundo conhecimento que tu tens acerca da forma de funcionar dos mercados. E com interlocutores assim dá muito gosto ler e trocar impressões neste fórum. :)

Devo dizer que básicamente estou de acordo contigo. Aliás, se vires bem os meus argumentos, eu defendo precisamente a tua idéia: Este indicador não indica o ponto exacto do final das subidas. Este indicador não é suficiente para produzir um timing do ponto exacto para vender. O VIX é uma espécie de barómetro que te diz que a estação das chuvas está a aproximar-se, mas não te diz em que dia e hora exacta, essa chuva começa. Para isso, precisas mesmo de estender a mão de fora da janela para confirmar se já começou a chover! ;) (i.e., leres outros indicadores de curto-prazo).

Escreveste muito a defender essa verdade, mas eu sempre concordei com essa verdade! ;)

Até te digo mais... também concordo com a tua observação, que o VIX aponta com mais rigor o ponto exacto dos fundos do mercado, do que os topos. E existe uma razão fundamental para isso... por motivos de psicologia da massas, na bolsa, particularmente em momentos de climax, as quedas são sempre mais rápidas do que as subidas, e muitas vezes, sofrem o respectivo ressalto, também de fortes dimensões... e como estes acontecimentos acontecem muito próximos uns dos outros... É assim, natural, que um extremo de "topo" do VIX, tenha muito mais probablidade de marcar um ponto quase exacto de ponto de inversão de um Bearmarket do que o final de um Bullmarket. Concordo. É a pura verdade.

Quanto à minha alegação, que este mínimo actual do VIX devia colocar os Bulls de alerta, para a possibilidade do início de uma queda de fortes dimensões, eu quero contudo, mantê-la... Eu percebi a tua chamada de atenção para o aspecto falacioso do VIX e que ele não pode ser encarado exactamente como um oscilador... Mas no fundo, o problema dos osciladores é o mesmo do VIX: um estocástico pode muito bem manter-se overbought durante um longo período do bullmarket. Isso é conhecido. Nunca niguém que olhe para um estocástico, ou um RSI, ou outro qualquer indicador de momentum num extremo, deverá negociar cegamente nesse ponto, no sentido oposto ao do mercado: seria o mesmo que colocarmo-nos em frente a um comboio em andamento!

Eu sei que pode demorar meses até que uma forte correcção possa efectivamente começar a materializar-se, e que o VIX não nos garante que o Bearmarket vai começar "amanhã", mas certamente, que o "oscilador" VIX não está a dizer que estamos num FUNDO, do mercado! (A estes preços de mercado, não estamos a comprar uma pechincha). É apenas a isto que quero resumir o núcleo da minha ideia! E reconheço que é apenas esta conclusão que se pode honestamente retirar do estado actual do VIX.

Resta-nos, a nós ter de esperar outros sinais de curto-prazo para confirmar os nossos "palpites" para o destino de longo-prazo das bolsas. ;) Mas "a bola" ainda está do lado dos touros, admito-o sem reservas! :P

Mas... ganhar dinheiro na bolsa tem muito mais que se lhe diga do que simplesmente seguir VIX's e outros Osciladores... isto é caótico. :P Como o Marco muito bem observou.

Esta conversinha foi um prazer. ;)

Fiquem bem.

Um abraço.

por Ertai » 6/4/2004 1:10

Não podia estar mais de acordo com o MA

Realmente tentar prever a inversão dos mercados através do VIX para mim não têm qualquer sentido..

Aliás, é um indicador de Volatidade! Ponto final!
Será isso relevante para a tendência geral dos mercados? Muito pouco..

Quanto aos movimentos generalistas e a reacção das massas (psicologia de massas) nada melhor que a Teoria de DOW... já a temos à mais de 100 anos

Um dos presupostos é que no início de um Bull existe uma quantidade enorme de cepticismo da parte dos Bears e a ecónomia está de rastos não havendo nenhuma razão para os mercados subir.

O mesmo se passa, realtivamente ao cepticismo Bear, quando se dá a grande correcção intermédia que existe em todos os Bulls. Acredito que essa Grande correcção intermédia tenha sido agora, apesar de geralmente durar mais tempo..
Esta até foi relativamente curta, mas também acho que vamos ter um Bull relativamente curto.
De mesma duração que o Bear, ou seja, para durar até 2006 com um belo dum crash :wink:

Mas isto já são especulações claro.. :mrgreen:

por MarcoAntonio » 6/4/2004 0:28

Dito de outra forma (e já vou em 3 posts mas realmente há aqui questões interessantíssimas):

:arrow: Tomemos uma determinada tendência (por hipotese, descendente) que dura há 20 semanas...

:arrow: Damos a hipotese a dois investidor, entrar a favor ou contra o mercado;

:arrow: Eles olham para o tamanho da queda e um decide entrar longo e outro curto (um contra a tendencia e outro a favor da tendencia);

Qual é que tem maior probabilidade de acertar?

Qual é a probabilidade de aquele ser mesmo a última sessão de uma tendencia de baixa (com correcções pelo meio, obviamente)?

A probabilidade daquele que entrou longo ter acertado precisamente no fundo é baixa ou alta?

E se for na semana 22?

E na semana 40?

Há alguma semana em que vai ser mais provável inverter?

Não, não há. Dada uma tendência, por mais longa que seja, é uma falácia pensar que é mais provável inverter naquele exacto momento...

É sempre como tentar encontrar uma agulha num palheiro da primeira vez que se enfia o braço no meio da palha.

A probabilidade de inverter naquela precisa altura (durando ela há imensas semanas) é bastante diminuta. Pode ser naquela altura, na sessão seguinte, na semana seguinte, no mês seguinte ou passados 2 anos ou até passados 10 anos.

Imaginemos que durava mesmo 10 anos. Passados 5 anos, a probabilidade (que crescería todos os dias) sería então enormíssima. No entanto o investidor tinha falhado tremendamente (apostando contra o mercado a meio do movimento). O que prova que afinal a probabilidade era reduzidissima...

É a velha questão do mercado poder subir/cair sempre mais. The trend is your friend e por muito que ela dura, só porque dura há imenso tempo ou só porque subiu/caiu bastante não é argumento suficiente para se entrar contra ele.

Esta questão da probabilidade de inversão que aumenta todos os dias foi curiosamente das primeiras coisas em que meditei quando comecei a estudar os mercados e logo concluí que era um raciocínio falacioso. Se o mercado seguisse esse tipo de logica (e o raciocinio parece bastante logico), era bastante facil investir e sair a ganhar no mercado. Infelizmente, um dos atributos do mercado é desafiar a logica. O seu comportamento tem mais de caótico do que de lógico, na realidade.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 6/4/2004 0:16

Só depois de postar esta longa resposta vi o gráfico que anexaste na resposta que me enviaste.

Repare bem, os dois gráficos (Dow e VIX) acabam por ser praticamente um o espelho do outro. Vês o mesmo no VIX que vês no Dow. É a história de contar as patas ou as cabeças...

Agora, poderá parecer muito fácil. Mas a verdade é que naqueles momentos que assinalaste a incógnita era tão grande quanto é para o momento actual... em que um topo do Dow tanto se pode dar dentro de meses como já se podería ter dado há meses.

Essa dúvida hoje existe. E naqueles topos que apontaste também existia a mesma dúvida (hoje não existe porque os topos já foram feitos e já sabemos onde colocar as setas). Também no próximo topo vais poder colocar a seta, tanto no VIX como no Dow...

O timing é o essencial e nisso o VIX não ajuda absolutamente nada. Vai fazer um «fundo» quando o Dow fizer um «topo». Isso é certo...

Agora quando, isso é que nós queríamos saber. E é tão ou mais fácil detecta-lo no momento certo olhando directamente para o Dow (ou para o S&P ou para o Nasdaq).

Portanto, sabendo que vais colocar a seta a apontar para o topo do DAX e para o fundo do VIX, o que nós gostaríamos de saber é QUANDO vais colocar as próximas duas setas...

Outra coisa que é evidente mas ajuda bem menos do que parece é o seguinte: afirmares que o proximo grande movimento é de baixa. Bem, isso é certo. A seguir a uma grande subida vem uma grande descida dado que duas grandes subidas seguidas são... uma subida ainda maior. Só se falará num novo grande movimento quando este for de baixa. Pois enquanto for de alta iremos considerar como sendo o mesmo grande movimento.

A seguir a uma grande subida vem uma grande descida e a seguir a uma grande descida vem uma grande subida. Sempre...

O problema é sempre o mesmo: quando e onde?

Normalmente somos tentados a pensar que quanto mais tempo se passa maior a probabilidade de inversão. Na realidade, no mercado, as coisas não funcionam bem dessa forma. Na realidade, quanto mais tempo passa mais definida fica a tendência e maior a probabilidade dele perdurar...

O que vai decidir se o movimento vai inverter ou não não é o facto de ele já durar há muito ou não mas um conjunto de muitas de situações que vão desde a economia, passando pela capacidade de investimento dos investidores até ao seu grau de confiança e optimismo/pessimismo.

Quanto mais tempo dura um movimento, mais provável se torna que as próximas sessões sejam no mesmo sentido. Que um dia vai inverter, isso é certo...

Eu estou obviamente a falar de grandes movimentos (de muitas semanas, meses ou anos).
Imagem

Administrador Fórum

Re: Em defesa do VIX

por MarcoAntonio » 6/4/2004 0:02

Profitaker Escreveu:Caro Marco,

Eu confesso que não tinha lido o teu artigo e desde já, peço-te desculpas. Mas concentrando-me no gráfico que me apresentaste... eu não sei porque razão tu utilizas o gráfico MENSAL para analizar a eficácia do VIX em termos históricos.

É possível analisar perfeitamente a eficácia do VIX em termos históricos com um gráfico mensal, nomeadamente quanto ao range de valores em que ele navega e o que poderá vir a acontecer nos meses ou anos seguintes.

Não sei exactamente a que te referes quando dizes que estes níveis do VIX apontam probabilisticamente para que o proximo grande movimento seja de baixa.

Estás a referir-te a um grande movimento em que espaço temporal?

Profitaker Escreveu:Eu sempre utilizei o VIX apenas para analisar curtos-prazos, portanto, apenas utilizo o VIX em gráficos DIÁRIOS, precisamente para eliminar os efeitos nefastos que se verificam em realidades temporais distintas: O nível médio do VIX em 1990-1994 não pode ser directamente comparável ao nível médio do VIX em 2000-2004, porque as realidades dos mercados mudam, a liquidez muda, os intervinientes, os métodos, as condições gerais do mercado, etc... mudam muito em 10 anos! Por isso, não percebo porquê comparares os níveis oversold do VIX em 1994 e em 2003...

Exactamente: mudam!...

Logo um valor do VIX que apontava para um extremo de complacência em 2000-2002 pode agora corresponder a um nível perfeitamente aceitável. Como a realidade do mercado muda (a permissibilidade do mercado a sentimentos Bears e Bulls não é o mesmo conforme a tendência do mercado, o nível de volatilidade histórica também não é sempre o mesmo, logo a gama de valores em que o VIX oscila é muito variável).

Ao valor actual não se pode dizer grande coisa com base no VIX principalmente depois de virmos de uma correcção significativa. A repetir-se a história do último ano é provável que venhamos a assistir a novos mínimos do VIX e a uma grande correcção dentro só de vários meses ocorrendo apenas pequenas swings de baixa por intermeio. A repetir-se a história, é claro.

Conhecendo o VIX como conheço, nada aponta claramente/probabilisticamente para um grande movimento de baixa iminente. E mesom um pequeno movimento de baixa como aquele de que vimos (últimos dois meses) provavelmente só dentro de meses é que voltaríamos a ter outro (isto na base das probabilidades).

Profitaker Escreveu:Desculpa discordar contigo quando dizes que o VIX é um indicador muito falível.

Em potenciais topos é bastante falível, como prova o seu historial...

Profitaker Escreveu:Isso pode acontecer compreensivelmente e naturalmente num gráfico MENSAL, mas se analisares o VIX num gráfico DIÁRIO, que compara realidades temporais MAIS PRÓXIMAS, logo, os valores de VIX correspondem a realidades conjunturais muito mais semelhantes entre si, podes notar que o VIX é muito mais fidedigno.

Eu estou habituado a olhar para o gráfico do VIX em velas diárias. A razão de ele aparecer naquele artigo em velas mensais parece-me óbvia. Era o que estava a ser analisado: como variam as referências do VIX no longo-prazo e até que ponto determinado nível deve ser ou não interpretado como um exagero de complacência e a iminência ou não de retorno ao bear market (que duraría meses ou anos). Até que ponto um valor do VIX pode ser considerado extremamente baixo e até que ponto isso significa que vamos assistir a quedas de onde em diante.

A generalidade daqueles que argumentam com o VIX parecem não se aperceber de que ele pode subir juntamente com subidas no mercado.

Relativamente ao gráfico com velas diárias, diz-me como é que ele é tão previsível...

Ele tem vindo a realizar mínimos sucessivos com os índices a realizar máximos sucessivos, com swings de baixa (do VIX) emparelhadas com swings de alta do mercado e vice-versa. É tão previsível quanto o próprio mercado.

Quando digo que é falível, é quando é usado o argumento de que aponta para um excesso de complacência e de que portanto vem aí uma grande correcção ou o regresso de um Bear Market. Quer se use um gráfico diário, semanal ou mensal, esse argumento tem sido usado há mais de um ano para cá com o resultado que se conhece. Falha completa...

O que sinceramente não me surpreende (é só ir ver o que eu dizia aqui no Forum há um ano atrás e que pouco ou nada difere do que estou a dizer hoje). E possivelmente ainda estarei a dizer daqui a uns tempos...

O que se passa no VIX é um reflexo do que se passa no mercado. «Aquilo» é uma consequência de diversos factores e usá-lo para prever o futuro dos mercados é um pouco como contar as pernas dos bezerros e no fim dividir por 4... Quando era mais simples contar as cabeças (ou seja, olhar directamente para o mercado).

A excepção é no que se refere aos momentos de panico ou de forte venda (induzida por excesso de pessimismo) que forma spikes (note-se que estes spikes surgem invariavelmente para cima, do lado do pessimismo e nunca do lado do optimismo pelo que logo por aqui se pode constatar esta assimetria no VIX que tanto tenho salientado entre topos e fundos).

A seguir a um spike que aponta para valores relativamente elevados a probabilidade de se seguir uma correcção forte é elevada e o timing é bastante mais preciso. Esses spikes não existem do lado do optimismo e é bastante difícil perceber quando realmente o índice vai fazer um topo e iniciar uma forte correcção. O VIX pode estar em mínimos e essa correcção iniciar-se amanha, para a semana, daqui a um mes, daqui a 6 meses...

A utilidade do VIX para detectar topos é muito reduzida, quer se analise o VIX em planos de curto-prazo (meses) quer mesmo em planos de longo-prazo (anos).

Profitaker Escreveu:Além disso, as tuas barras mensais, eliminam muita informação valiosa no interior dessas barras. É uma visão demasiado macroscópica para ter alguma utilidade.

Volto a insistir. Aquele gráfico tinha um propósito e um propósito fulcral. O que defendia como mais provável há um ano atrás veio aliás a confirmar-se. Não sei exactamente quais os valores que eu referí como possíveis/plausíveis para passado um ano, aqui no Forum, mas creio ter falado de valores à roda dos 12 ou 14. De qualquer das formas é fácil de verificar, basta fazer uma pesquisa (dá é algum trabalho dada imensidão de mensagens que o Caldeirão já tem)...

A informação que eu pretendía mostrar está bem visível naquele gráfico mensal.

Profitaker Escreveu:Repara bem se o VIX não funciona muito melhor no meu gráfico DIÁRIO, que compara realidades mais próximas, e onde podes ver que as setas azuis representam os valores VIX em níveis históricamente baixos nesse time-frame de 5 anos, e correspondem com grande exactidão, aos topos dos mercados!

Não compreendo tanta insistência no gráfico Diário. Espero que não julgues que nunca olhei para um gráfico diário do VIX só porque num artigo coloquei um gráfico mensal (era o gráfico que era útil para aquele artigo e está bem visível nele aquilo que eu pretendía mostrar). Conheço bem o gráfico diário do VIX...

Quanto aos topos do VIX corresponderem com grande exactidão aos topos de mercado, cá está uma das falácias de que eu falava há pouco. É óbvio que se olhares para o passado, os topos do mercado coincidem em regra com mínimos relativos (fundos) do VIX. Isso não faz com que ele seja útil para prever topos...

O S&P está a fazer máximos (possível topo) e o VIX está a fazer mínimos (possível fundo). E agora?

O que é que isso nos diz?

Quando é que ambos (e sublinho, ambos) vão inverter e formar realmente o topo?

Ambos podem prosseguir mais algumas sessões, semanas ou até meses (o S&P fazendo máximos e o VIX fazendo mínimos). E depois invertem os dois ao mesmo tempo...

Em que é que o VIX ajudou?

Em nada!...

Ficamos apenas a saber que ambos fazem topos/fundos (S&P e VIX respectivamente) ao mesmo tempo. Agora, o timing é que é o ponto chave...

E aí, olhar para o VIX é complicar (é contar as patas e dividir por 4). Tal já não se passa no sentido inverso (fundos do mercado contra topos/spikes do vix) porque aí sim, sabemos que (em regra) é uma questão de algumas sessões até se dar uma tremenda correcção, um short-squeeze.

Esta assimitria do VIX é essencial.

O facto de se encontrar em mínimos quando o s&p está em máximos em si não diz nada (ou melhor, o VIX estar em mínimos diz tanto como o S&P estar em máximos). Essa coincidência não trás nada de realmente útil porque resta por resolver o maior problema de todos. Quando!...

Profitaker Escreveu:Eu não digo que o VIX seja um indicador para tomada de decisões de posicionamento em daytrading, mas é um indicador estratégico, porquanto te diz qual a probablidade e a direcção do próximo movimento de grande amplitude. Mas tens de usar um gráfico do VIX de barras diárias... esses sim, são mais fidedignos.

Volto a insistir. Eu conheço bem os gráficos diários do VIX. Já aqui coloquei muitos...

Profitaker Escreveu:O VIX é daquele tipo de índices que te dá "palpites" para qual será a direcção mais fluída dos mercados nos meses seguintes,

Eu não concordo com esta afirmação e já demonstrei por diversas formas a fragilidade do VIX para dar palpites de grandes topos...

É mais útil para detectar grandes correcções (do tipo das que tivemos por exemplo no pós 11 de Setembro e outras semelhantes noutros grandes momentos de panico ou de excessivo pessimismo, muito mais fáceis de detectar). Volto a insistir, o VIX tem um forte carácter de assimetria que uma inspecção cuidada permite detectar com relativa facilidade. Os topos e os fundos dele têm características bem diferentes como já salientei anteriormente e também várias vezes nesta resposta.

O resultado é como já tantas vezes referi que o VIX é um bom argumento para defender uma correcção violenta a quedas anteriores mas um fraco argumento para defender uma correcção violenta a subidas anteriores por uma questão de timing. O VIX não nos diz nada no que se refere ao timing e pode andar a fazer mínimos (valores muito baixos) muito antes de realmente se dar a tal correcção. E, ainda, pode vir a corrigir para valores mais elevados (aparentemente não tão complacentes) sem essa grande correcção em baixa ocorrer sequer.

O contrário já é muito mais difícil de acontecer (creio mesmo que virtualmente impossível, que nunca terá acontecido o VIX ter uma subida repentina, violenta e de grandes dimensões, que se denominam spikes sem depois ocorrerem fortes subidas).

Pode fazer alguma confusão esta assimetria mas o mercado está cheio destas assimetrias. Ele não se comporta exactamente da mesma forma para os dois lados e existem razões de fundo para essa assimetria...

Profitaker Escreveu: mas, claro, para o teu trading efectivo, precisas de comprovação de outros indicadores no curto-prazo, antes de arriscares trades no sentido que o VIX aponta. Pois, durante uma euforia, o VIX pode realmente estar muito tempo em níveis oversold.

Exactamente!...

Pode estar imenso tempo. E até pode sair de «oversold» (coisa que realmente não existe no VIX, o VIX não deve ser interpretado como um oscilador e grande parte das falácias em torno do VIX derivam precisamente daí, não existe realmente um nível claro de «oversold» no VIX). Já de «overbought», existem níveis relativamente claros (mesmo assim, variam com o contexto e são por vezes ambíguos)...

Profitaker Escreveu:Mas isso não deixa de ser um sinal muito preocupante para os BULLS.

Mais uma vez, não concordo. Não vejo qualquer sinal preocupante. Digo hoje o mesmo que dizía há cerca de um ano e tal atrás quando me diziam a mesmíssima coisa. Que os níveis do VIX eram preocupantes para os Bulls.

Em boa verdade, os níveis do VIX são tão preocupantes para os Bulls quanto os níveis do S&P ou do Nasdaq Composite. Esses estão «altos» e o VIX está «baixo». E daí, não se retira grande coisa pois poderão continuar assim por semanas, meses ou anos.

Sabemos muito pouco sobre o que irá acontecer com base nestes níveis do VIX e o que lhe vai acontecer (ao VIX) dependerá do que vai acontecer no mercado (aumento da volatilidade? inversão da tendência? etc) do que propriamente o contrário...

Aliás... como na generalidade dos indicadores. Afinal a informação essencial está na cotação e nos volumes e são estes que levam os indicadores para onde bem entendem. Embora a tentação para dizer «só pode acontecer isto» ou «tem de acontecer aquilo» com base num indicador (como se este impedisse o mercado de fazer o que quer que seja) é enorme. A maior parte das vezes não tem no entanto grande fundamento...
Imagem

Administrador Fórum

O VIX DEVE SER BEM USADO

por Profitaker » 5/4/2004 23:40

Caro Ertai,

Entre esses Bears que alegaram o inicio das quedas americanas em Maio de 2003 com base no VIX, de certeza que não estava eu, até porque eu nem estava no Caldeirão nessa altura! ;)

Como disse, o VIX não é um indicador para se negociar exclusivamente com base nele. É um indicador estratégico. Serve para teres "palpites", mas é sempre preciso ter outras confirmações de curto-prazo, antes de se negociar efectivamente, na direcção do VIX.

Com o devido respeito, quem defendeu nessa altura, o regresso imediato do BEARMARKET, eram BEARS incompetentes. ;) Faltavam outro tipo de confirmações. (A propósito, estive "longo" apartir de Março 2003. Foi o início do actual Bullmarket de médio-prazo, como lhe chamo, e que para mim, ainda não terminou oficialmente! Mas depois deste terminar, devemos voltar ao Bearmarket de Longo-prazo iniciado em 2000).

É preciso outro tipo de confirmações para começar a shortar activamente... Tal como em Maio de 2003, também AGORA, estes valores do VIX só por si, ainda não garantem um Bearmarket a começar de imediato. Será preciso a confirmação de outros indicadores e do market-action em geral.

E neste momento, a bola está do lado dos BULLS, sem dúvida nenhuma. Aproveitem enquanto dura. Logo, logo a situação inverte-se. É uma questão de tempo, e até os BULLS sabem disso. ;)

Nota: Sou um daytrader. INDEPENDENTEMENTE dos meus "palpites" para o médio e longo-prazo, tanto sou capaz de abrir posições longas como curtas, se o market-action no curto-prazo assim o recomendar! Apenas prefiro quando os indicadores estratégicos de longo-prazo corroboram essas tomadas de posições, mas não sou do tipo de lutar contra o mercado. "Don't fight the trend".

Bons investimentos a todos... Bears e Bulls! ;)

Um abraço.

Em defesa do VIX

por Profitaker » 5/4/2004 23:10

Caro Marco,

Eu confesso que não tinha lido o teu artigo e desde já, peço-te desculpas. Mas concentrando-me no gráfico que me apresentaste... eu não sei porque razão tu utilizas o gráfico MENSAL para analizar a eficácia do VIX em termos históricos.

Eu sempre utilizei o VIX apenas para analisar curtos-prazos, portanto, apenas utilizo o VIX em gráficos DIÁRIOS, precisamente para eliminar os efeitos nefastos que se verificam em realidades temporais distintas: O nível médio do VIX em 1990-1994 não pode ser directamente comparável ao nível médio do VIX em 2000-2004, porque as realidades dos mercados mudam, a liquidez muda, os intervinientes, os métodos, as condições gerais do mercado, etc... mudam muito em 10 anos! Por isso, não percebo porquê comparares os níveis oversold do VIX em 1994 e em 2003...

Desculpa discordar contigo quando dizes que o VIX é um indicador muito falível. Isso pode acontecer compreensivelmente e naturalmente num gráfico MENSAL, mas se analisares o VIX num gráfico DIÁRIO, que compara realidades temporais MAIS PRÓXIMAS, logo, os valores de VIX correspondem a realidades conjunturais muito mais semelhantes entre si, podes notar que o VIX é muito mais fidedigno.

Além disso, as tuas barras mensais, eliminam muita informação valiosa no interior dessas barras. É uma visão demasiado macroscópica para ter alguma utilidade.

Repara bem se o VIX não funciona muito melhor no meu gráfico DIÁRIO, que compara realidades mais próximas, e onde podes ver que as setas azuis representam os valores VIX em níveis históricamente baixos nesse time-frame de 5 anos, e correspondem com grande exactidão, aos topos dos mercados!

Eu não digo que o VIX seja um indicador para tomada de decisões de posicionamento em daytrading, mas é um indicador estratégico, porquanto te diz qual a probablidade e a direcção do próximo movimento de grande amplitude. Mas tens de usar um gráfico do VIX de barras diárias... esses sim, são mais fidedignos.

O VIX é daquele tipo de índices que te dá "palpites" para qual será a direcção mais fluída dos mercados nos meses seguintes, mas, claro, para o teu trading efectivo, precisas de comprovação de outros indicadores no curto-prazo, antes de arriscares trades no sentido que o VIX aponta. Pois, durante uma euforia, o VIX pode realmente estar muito tempo em níveis oversold.

Mas isso não deixa de ser um sinal muito preocupante para os BULLS.

Enfim, cada qual utiliza aquilo que funciona melhor para si. Até porque pessoas diferentes analizam coisas diferentes nos mesmos gráficos e às vezes, nos mesmos indicadores!

Bons investimentos,

Um abraço.
Anexos
DOW-JONES-VS-VIX.GIF
DOW-JONES-VS-VIX.GIF (21.38 KiB) Visualizado 818 vezes

Re: VIX históricamente baixo significa hipótese queda fortís

por Ertai » 5/4/2004 22:25

Profitaker Escreveu:Dizes bem... "bummm!"

Com estes níveis de complacência históricos. As bolsas americanas parecem estar mesmo à beira do precipício...!

Pelo menos, probablísticamente falando, as hipóteses são agora cada vez mais fortes para que o próximo grande movimento das bolsas, seja para BAIXO!

Look Below!

Caro Profitaker, estou a ver que é um Bear irremediável :wink:

Na minha opinião não existe muita relação entre o VIX e a descida dos mercados. Históricamente falando, no ano 2000 não vejo nenhum movimento digno de nota.

Melhor ainda temos os exemplos de Maio de 2003 em que os Bears cépticos postavam a uma quantidade assombrosa os gráficos do VIX. O que aprendemos com isso? Muito, mas com o VIX propriamente.. nada..

Simplesmente demonstra a volatidade, e penso que este Bull market têm muito pouca volatidade quando começa as subidas. A volatidade este em alta durante esta correcção que já passou de 2 meses, agora voltamos à volatidade habitual deste Bull Market.

Temos centenas de indicadores em "Bull mode" incluindo a ecónomia Americana, e os Bears vão logo escolher o VIX como argumento quando estou não passa de uma fraca razão para extrapolar seja o que for.

Abraços e bons negócios!

Re: VIX históricamente baixo significa hipótese queda fortís

por MarcoAntonio » 5/4/2004 22:14

Profitaker Escreveu:Dizes bem... "bummm!"

Com estes níveis de complacência históricos. As bolsas americanas parecem estar mesmo à beira do precipício...!

Pelo menos, probablísticamente falando, as hipóteses são agora cada vez mais fortes para que o próximo grande movimento das bolsas, seja para BAIXO!

Look Below!

O argumento do VIX é um argumento bastante fraco, não me canso de dizer.

Volto a frizar (como já faço há mais de um ano para cá) de que o VIX tem vindo a cair não só devido às subidas (complacência) mas também porque as volatilidades históricas têm estado baixas.

Mais... O VIX pode subir sem que os índices caiam!...

Em meados da década de 90 andavamos por estes valores do VIX. Seguiram-se, como sabemos, fortíssimas subidas no final da década de 90. E o que aconteceu ao VIX nesse período Bull?

Subiu!...

(nota: tenho um artigo de há muitos meses na secção Mercado a Par&Passo onde essa situação é descrita e onde surgem gráficos de muito longo-prazo do VIX)

Como já tenho dito, o VIX tanto poderá cair mais acompanhando as subidas do mercado e a quebra de volatilidade histórica como pode até subir a compasso com as subidas no mercado caso voltemos às fortes volatilidades do final da década de 90 (factor que ainda antes do início do Bear Market puxou o VIX para valores superiores).

O VIX serve mais para descrever o que se passa no mercado do que propriamente prever o que lhe vai acontecer. É bem mais imprevisível do que parece...

Basta ver que este tipo de argumento era usado há cerca de um ano atrás (VIX muito baixo, complacência exagerada, etc, etc). Várias dezenas de % acima e muitos meses passados continua-se a usar o mesmo argumento que já deu imensas provas de falibilidade. E, insisto, analisando o longo histórico do VIX consegue-se perceber que as coisas não são assim tão lineares...

Não se deve interpretar o VIX como um oscilador e ainda menos inferir que estando ele em mínimos vamos partir para uma espécie de crash ou para um grande movimento de baixa porque ele de facto não funciona dessa forma. Outro facto que é bastante evidente na análise do VIX e no qual também tenho insistido bastante é que ele é bastante mais útil para detectar fundos (momentos de panico) do que para detectar potenciais topos.

Em 94/95, antes do grande arranque do Bull do final da década passada, o VIX andava precisamente por estes valores entre 10 e 20pts.

O gráfico em anexo é do tal artigo e tem perto de um ano. Mas continua a ter a mesma utilidade...
Anexos
vix-versus-spx.gif
vix-versus-spx.gif (13.91 KiB) Visualizado 907 vezes
Imagem

Administrador Fórum

VIX históricamente baixo significa hipótese queda fortíssima

por Profitaker » 5/4/2004 21:59

Dizes bem... "bummm!"

Look Below!

Buuuum...

por Telolista » 5/4/2004 21:38

ImagemVIX 5y
ImagemVIX 1y
ImagemDOW 5y
Telolista

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], PacoNasssa e 151 visitantes