Caldeirão da Bolsa

Como baixar o meu IRS

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Como baixar o meu IRS

por tonirai » 27/5/2017 7:49

Marijon2 Escreveu:
niceboy Escreveu:Anexos A, G, H, J.
Certa desde 26 de Abril, e não avança...
O ano passado só avançou em Agosto.

Estamos todos na mesma situação. Já desconfiava, mas com mais certezas fico que independentemente da data de entrega são liquidadas primeiro as declarações com menor número de anexos. Portanto nós que temos G e J, ficamos sempre para último. :(

Só para informar que a declaração dos meus pais, entregue por mim a 13/04 (e certa desde 21/04), com anexos A, E, F, H e J ficou hoje liquidada.

Registado: 19/4/2007 18:26

por marijon2 » 26/5/2017 13:31

niceboy Escreveu:Anexos A, G, H, J.

Estamos todos na mesma situação. Já desconfiava, mas com mais certezas fico que independentemente da data de entrega são liquidadas primeiro as declarações com menor número de anexos. Portanto nós que temos G e J, ficamos sempre para último. :(
Maria João

Registado: 14/2/2007 22:16

por niceboy » 26/5/2017 12:37

Anexos A, G, H, J.

Registado: 29/11/2007 4:19

por vieirah1976 » 26/5/2017 12:05

MarketGodzilla Escreveu:
Marijon2 Escreveu:Já alguém com os anexos B,G, H,J tem a declaração liquidada ou com divergências?

Marijon, eu tenho anexo B, E, G, H, J e tenho a declaração certa após validação central. E até fiz há poucos dias, há uma semana atrás só.

Não foi isso que ele perguntou. Ele perguntou "declaração liquidada ou com divergências" e não "declaração certa".

A minha também tem esses anexos todos e está em "declaração certa" à mais de 1 mês e não passa disso. Pode ficar meses em "declaração certa", o prazo para "declaração liquidada" só acaba em 31/07.

Registado: 26/5/2015 14:25

por MarketGodzilla » 26/5/2017 11:19

Marijon2 Escreveu:Já alguém com os anexos B,G, H,J tem a declaração liquidada ou com divergências?

Marijon, eu tenho anexo B, E, G, H, J e tenho a declaração certa após validação central. E até fiz há poucos dias, há uma semana atrás só.

Registado: 11/1/2012 17:40

por marijon2 » 25/5/2017 22:45

Já alguém com os anexos B,G, H,J tem a declaração liquidada ou com divergências?
Maria João

Registado: 14/2/2007 22:16

por Pata-Hari » 24/5/2017 9:01

Sim.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por lambii » 23/5/2017 18:27

pata-hari Escreveu:Se a regra diz que "designadamente quanto ao período mínimo de duração de dois anos da mesma" e se estavas em casa dos teus pais, não estarias em união de facto.

Olá Pata-hari,

A morada fiscal é que era a dos Pais, no entanto já não viva em casa dos Pais, mas sim vivia comigo.
A questão/duvida que tenho é facto de aparecer como dependente na declaração dos Pais do ano passado (isto é IRS 2015).
Isto torna impeditivo apresentar este ano (irs 2016) a declaração como união de facto, certo?

Registado: 27/9/2011 12:09

por Pata-Hari » 23/5/2017 17:45

Se a regra diz que "designadamente quanto ao período mínimo de duração de dois anos da mesma" e se estavas em casa dos teus pais, não estarias em união de facto.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por lambii » 22/5/2017 21:43

Boa noite,

Estou com uma duvida em relação ao IRS de 2016, pretendia entregar o IRS em união de facto, segundo o Ofício Circulado nº 20.183 publicado em Março de 2016 pela Autoridade Tributária e Aduaneira (em anexo), é referido o seguinte:
“Caso não se verifique a identidade de domicílio fiscal, a prova da união de facto, designadamente quanto ao período mínimo de duração de dois anos da mesma, pode ser efectuada mediante qualquer meio legalmente admissível”. O mesmo Ofício esclarece que caso os membros do casal não tenham a mesma morada fiscal, podem comprovar a união de facto apresentando os seguintes documentos:

• Uma declaração da junta de freguesia competente;
• Uma declaração de compromisso de honra assinada por ambos os membros da união de facto de que vivem juntos há mais de dois anos;
• Cópia integral do registo de nascimento de cada um;

Assim sendo não é condição exclusiva que a residência fiscal de ambos seja a mesma nos últimos três anos, ou a 31 de dezembro de 2016, visto que o IRS é referente a 2016, certo?

A outra duvida que tenho prende-se com o facto de a pessoa com quem pretendo entregar o IRS em união de facto, ter efectuado o IRS referente a 2015 com os Pais, isso é impeditivo para fazer o IRS de 2016 em união de facto comigo? É obrigatório efectuar o IRS do ano anterior sozinho para depois fazer em união de facto?

Obrigado,
lambii

Registado: 27/9/2011 12:09

por vieirah1976 » 16/3/2017 18:49

Boa tarde,

Alguém me sabe dizer se uma menos valia líquida do ano de valores mobiliários, caso não se opte pelo englobamento (nesse caso, seria utilizável nos próximos 5 anos) é perdida para efeitos de IRS?

É que tenho feito umas simulações do IRS para este ano e caso opte por "Não" no englobamento da menos valia, aquilo deduz ao rendimento do ano e reduz o imposto a pagar no ano, aumentando substancialmente o reembolso.

Alguem está numa situação semelhante?

Registado: 26/5/2015 14:25

por gfaseed » 1/3/2017 11:07

Explora estas páginas e vê se alguma se aplica a ti:

http://www.pwc.pt/pt/pwcinforfisco/guia ... 7/irs.html

Em particular as "Deduções à colecta" e "Benefícios Fiscais".

Registado: 24/2/2017 13:53

por AF97 » 1/3/2017 10:49

Obrigado pela dica,

A questão de pedir tudo com NIF é sempre vantajosa, certo?

Registado: 4/2/2017 16:16

por Primvs » 1/3/2017 10:15

AF97 Escreveu:Bom dia a todos,

Queiram desculpar-me se as questões que coloco não acompanham a vossa sapiência sobre o assunto mas a verdade é não entendo muito de finanças,

Em praticamente todas as compras que faço peço factura com NIF (lá ha uma ou outra que esqueço..) ainda assim pago bastante IRS ao fim do ano,

Existem algumas despesas que se poderiam tornar vantajosas para diminuir o meu IRS ao fim do ano?

PS: Não tenho filhos, tenho um credito habitação baixo e não tenho nenhuma doença motivo pelo qual as minhas despesas de saúde não são avultadas

Obrigado

Faz entregas de PPR para teres deducao à colecta (dependente da tua idade pode ser uma entrega maxima de 2000€ para uma deducao de 400€) e depois como tens CH, podes solicitar amortizações mensais do PPR (quando as entregas tiverem 5 anos) para pagar as prestações do PPR...e podes fazer um rollover fiscal...
É da vida...

Registado: 6/2/2007 16:36

Como baixar o meu IRS

por AF97 » 1/3/2017 10:08

Bom dia a todos,

Queiram desculpar-me se as questões que coloco não acompanham a vossa sapiência sobre o assunto mas a verdade é não entendo muito de finanças,

Em praticamente todas as compras que faço peço factura com NIF (lá ha uma ou outra que esqueço..) ainda assim pago bastante IRS ao fim do ano,

Existem algumas despesas que se poderiam tornar vantajosas para diminuir o meu IRS ao fim do ano?

PS: Não tenho filhos, tenho um credito habitação baixo e não tenho nenhuma doença motivo pelo qual as minhas despesas de saúde não são avultadas

Obrigado

Registado: 4/2/2017 16:16

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: BOMBA99, Cem pt, Dragon56, latbal, nickforum, paul_invest, Purificaçao, Silvaz77, yggy e 74 visitantes