Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EDP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: EDP - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 19/5/2017 23:15

Punitor Escreveu:Dizerem-me que a edp não tem fundamentais é quererem tratar-me como oligofrénico...
Não tem fundamentais??
A empresa do PSI que produz mais riqueza.
A empresa do PSI mais internacionalizada.
A empresa do PSI que mais está a apostar no futuro.
A empresa do PSI que mais lucra com o crescimento da economia - a economia precisa de energia para crescer.

Hoje a subida deveu-se primariamente provavelmente ao fecho de contratos que estavam apontados para máximos e não contavam nos últimos 3 dias com o TRUMPQUAKE e TEMER QUAKE e aproveitaram a pausa da queda hoje no mercado americano e brasileiro para fecharem em máximos valor provavelmente mais favorável aos contratos .

Lá porque agora estão a ter uma pequena bonança dos mercados financeiros pensam que isto agora será sempre a subir .

Eu em 1998 tinha metade da carteira em EDP e na altura vendi tudo perto dos 5 euros com ganhos de mais de 50% . Felizmente não fui apanhado na queda mas foi mais por sorte que precisava do dinheiro do que por juízo.
Na altura era muito tenro nos mercados e pensei este é um colosso nacional e nunca terá grandes quedas ( E por isso tinha 50% da carteira ) e depois apanhou crash de 2000 e veio aos 2 euros , e a empresa era exatamente a mesma . Tive foi sorte . Num ambiente adverso não existem empresas campeãs.

A grande maioria nem está em condições de compreender os resultados financeiros .

Não é não tem fundamentais . Os indicadores financeiros têm estado a piorar.

Aqueles 16 Mil Milhões quando encontrarem condições financeiras adversas com taxas juro a subir no futuro vão ser uma autentica ancora .
E as condições adversas no futuro podem ter a certeza que vão ocorrer, não será amanhã nem no próximo mês .
EU não concordo que se entregue em dividendos rios de dinheiro que na maioria saem do pais e a empresa fique sempre com uma divida colossal e a penalizar os futuros fundamentais .

Se a crise no brasil se adensar e o real continuar a desvalorizar com quase 20% do EBITDA , provavelmente vai penalizar os resultados .

Assim que surgir uma crise e as tx juros subam vão ver o efeito das tx nos 16 MM.
E quando BCE terminar QE e compra de bonds e não deve faltar muito tempo provavelmente no final do ano e anunciando antes , vão ver as tx juro a subirem bem.

Mas isto é muito á frente .

Para já podem ir observando as flutuações diárias .

Também vou reduzir os comentários porque estou a ver os fundamentais da queda posterior dos mercados internacionais no horizonte mas ainda pode demorar algum tempo para a queda forte .

Depois quando nos próximos meses a queda provavelmente surgir , e ficar tudo espantado e preocupado com a carteira eu faço algum comentário.

Eu no final de 2006 já lia sobre os ninja loans e sabia que vinha ai uma queda fortíssima , depois só tive de esperar por 2007-2008 para a ver concretizada ( Claro estava fora na queda).

Eu costumo ver o filme com avanço, e agora também já vejo bons argumentos futuros , mas por agora sigam as flutuações diárias. Depois eu volto cá .

Registado: 4/3/2008 9:17

por Punitor » 19/5/2017 22:31

Dizerem-me que a edp não tem fundamentais é quererem tratar-me como oligofrénico...
Não tem fundamentais??
A empresa do PSI que produz mais riqueza.
A empresa do PSI mais internacionalizada.
A empresa do PSI que mais está a apostar no futuro.
A empresa do PSI que mais lucra com o crescimento da economia - a economia precisa de energia para crescer.

Registado: 1/11/2015 12:47

por Punitor » 19/5/2017 22:12

EAGLETRADER20 Escreveu:
JorgeM2014 Escreveu:Os dados e resultados e dados financeiros são muitos bons. O país está a sair de um período de crise e a apresentar excelentes indicadores.
No curto prazo é natural na EDP alguma correção e consolidação, ainda para mais depois do pagamento de dividendo. Aliás até foi surpreendente o pós dividendos pela positiva.
Alguns pequenos investidores poderão estar a sair por receios típicos de falta de experiência ou como objetivo de ir procurar outras subidas para dividendos.

Só poderemos ter uma análise mais real daqui por duas semanas.

"Os dados e resultados e dados financeiros são muitos bons"

Eu como não percebo nada de Contabilidade , Balanços e Demonstrações de Resultados podia explicar me por favor qual a parte dos resultados MUITO BONS ?

Resultado Liquido caiu 18% para 215 M
EBITDA caiu 11% para 1011 M
EBITDA AJUSTADO caiu 5% para NEGATIVOS 58 M
Free Cash Flow caiu 88% de 305 para 36 M ( Esta tenho verificar que até parece estranho ) ( Fui confirmar e está correto)

DIVIDA 16 Mil Milhões

Acho engraçado esta onda de hiperotimismo com esta subida recente , na maioria por nicks registados após 2014 e 2015.
Acham que se disserem que está tudo muito bom , vai continuar automaticamente a subir

Quando vier a forte correcção no futuro podem vir a aprender sobre o real mundo dos mercados financeiros ( Mas isto sou eu a divagar)

Por motivos inversos, acho engraçado o excesso de pessimismo em nicks de pessoas tão experientes...
Os números meu caro nunca devem ser interpretados assim, matematicamente como se o mercado não tivesse vontade própria e não respondesse diferentemente em condições diferentes.
Muito provavelmente o que está a acontecer, e bem, é a cotação normalizada das empresas do PSI numa situação macroeconómica favorável.
Quantos anos houve de bear? Não chegou?? A devastação do valor não terá sido extremada?

Registado: 1/11/2015 12:47

por OCTAMA » 19/5/2017 16:06

Boa Tarde,

Estou um pouco desapontado....queria que já que veio cá abaixo tivesse fechado o GAP....(não sou um fanático dos GAP's fechados), mas pronto...

Cps

Registado: 19/4/2016 10:08

por EAGLETRADER20 » 19/5/2017 16:01

Goya777 Escreveu:Subida jeitosa nas ultimas horas... Será so Brasil ou algo mais que nao me apercebi? 3 euros a servirem de suporte psicologico?

Indice Brasil recupera 2% , USA para já estão a aguentar e pararam as quedas e Fecho contratos também ajuda , maioria das cotadas a subir bem e não só esta .

por Goya777 » 19/5/2017 15:56

Subida jeitosa nas ultimas horas... Será so Brasil ou algo mais que nao me apercebi? 3 euros a servirem de suporte psicologico?

Registado: 17/7/2014 22:33

por Ingenting » 19/5/2017 7:56

EAGLETRADER20 Escreveu:"1. Em relação ao Brasl: correlação (mesmo que a houvesse) não é a mesma coisa que uma relação de causa e efeito. Ou, como diriam os meus avós: "o que é que o cu tem a ver com as calças?"."

"3. Para quem investe a longo prazo e quer dormir descansado é preferível comprar acções da EDP "

Eu compro títulos para vender mais caro e ganhar o máximo dinheiro possível que consiga obter no mercado e não para dormir descansado.

Se quisesse dormir descansado não andava a investir para rentabilizar ao máximo o capital.

Quando ao Brasil não ter influencia na EDP a EDP BRASIL representa só quase 20% do EBITDA da EDP conforme gráfico anexo.

O Real só hoje penso que está a perder 5% com casas internacionais a fazerem vários downgrades aos ativos brasileiros . Se a crise se intensificar e o real brasileiro continuar a desvalorizar , é fazer a contas no final do trimestre os resultados convertidos para euro qual irá ser a potencial perda ( dependendo depois do hedging que seja feito, mas neste caso com surpresa total a cobertura poderá ser menor)

A maior parte dos investidores ou traders que compram papéis da EDP nem sequer sabe qual é a exposição do mesmo ao mercado brasileiro. Essas análises que pressupõem a pretensa lógica racionalista dos mercados e fazem tábua rasa das flutuações estatísticas (que são sobretudo mais relevantes quando se consideram janelas temporais mais diminutas) carecem de sentido. Para além disso tem de perceber que nem toda a gente anda a fazer trocas e baldrocas de acções todo o dia. Há investidores que querem comprar activos e ir acompanhando apenas de quando em vez. A estratégia não é andar sempre à procura do ponto óptimo para entrar ou sair de um activo. E era nesse sentido que o utilizador que referiu a perspectiva do desaparecimento dos carros a motor de combustão interna se referiu.

De resto o mercado ontem não colapsou. Bem pelo contrário.

Registado: 11/4/2017 23:13

por EAGLETRADER20 » 18/5/2017 14:25

"1. Em relação ao Brasl: correlação (mesmo que a houvesse) não é a mesma coisa que uma relação de causa e efeito. Ou, como diriam os meus avós: "o que é que o cu tem a ver com as calças?"."

"3. Para quem investe a longo prazo e quer dormir descansado é preferível comprar acções da EDP "

Eu compro títulos para vender mais caro e ganhar o máximo dinheiro possível que consiga obter no mercado e não para dormir descansado.

Se quisesse dormir descansado não andava a investir para rentabilizar ao máximo o capital.

Quando ao Brasil não ter influencia na EDP a EDP BRASIL representa só quase 20% do EBITDA da EDP conforme gráfico anexo.

O Real só hoje penso que está a perder 5% com casas internacionais a fazerem vários downgrades aos ativos brasileiros . Se a crise se intensificar e o real brasileiro continuar a desvalorizar , é fazer a contas no final do trimestre os resultados convertidos para euro qual irá ser a potencial perda ( dependendo depois do hedging que seja feito, mas neste caso com surpresa total a cobertura poderá ser menor)
Anexos
ebitda EDP BRASIL.PNG

por Ingenting » 18/5/2017 14:13

EAGLETRADER20 Escreveu:
NirSup Escreveu:Em 2025 todos os carros serão eléctricos.
Ver mais AQUI: http://observador.pt/2017/05/17/diga-ad ... eletricos/

2025 parece que vai ter que esperar . Nos mercados financeiros tudo acontece muito depressa no curto prazo.

"Uma situação que penaliza em particular a praça portuguesa, dado serem várias as cotadas nacionais que estão expostas à maior economia da América Latina. É o caso da EDP, que desce 1,15% para 3,021 euros, e também a Galp Energia, que recua 2,61% para 13,975 euros. E também da Mota-Engil, que desvaloriza 2,87% para 2,501 euros.
Na nota diária de "research" que envia aos seus clientes, o BPI inclui estas três cotadas portuguesas no lote das mais que têm uma maior exposição ao Brasil e que podem ser penalizadas por este caso que "pode ameaçar o processo de recuperação da economia brasileira"."

http://www.jornaldenegocios.pt//mercado ... _Destaques

1. Em relação ao Brasl: correlação (mesmo que a houvesse) não é a mesma coisa que uma relação de causa e efeito. Ou, como diriam os meus avós: "o que é que o cu tem a ver com as calças?".

2. Não é necessário chegar a 2025 para que a procura de energia eléctrica para fazer circular as viaturas eléctricas se torne significativa. A EDP tem 85% de quota do mercado no mercado liberalizado, em termos de utilizadores (dados da ERSE, Março de 2017). Um dos grande problemas da produção da energia eléctrica é que o consumo da mesma não é uniforme ao longo do dia. A variação circadiana é bem conhecida e tem uma correlação (e, neste caso há mesmo uma relação de causalidade) com o facto de as pessoas dormirem à noite. O advento dos carros eléctricos irá permitir (porque as pessoas irão carregar as suas baterias sobretudo à noite) uma maior uniformidade da distribuição do consumo. E isso irá representar mais lucros para os produtores e vendedores de electrões.

3. Para quem investe a longo prazo e quer dormir descansado é preferível comprar acções da EDP do que andar a adquirir papéis de bancos ou de operadoras de telecomunicações que qualquer dia poderão nem sequer existir. Daí que o utilizador que referiu o artigo do pasquinário "O Observador" pode estar a pensar num horizonte temporal mais longínquo. Após este tumulto causado pelo Trump logo estaremos aqui para conversar. Eu aproveitei para reforçar a carteira.

por NirSup » 18/5/2017 12:23

EAGLETRADER20 Escreveu:

2025 parece que vai ter que esperar . Nos mercados financeiros tudo acontece muito depressa no curto prazo.

"Uma situação que penaliza em particular a praça portuguesa, dado serem várias as cotadas nacionais que estão expostas à maior economia da América Latina. É o caso da EDP, que desce 1,15% para 3,021 euros, e também a Galp Energia, que recua 2,61% para 13,975 euros. E também da Mota-Engil, que desvaloriza 2,87% para 2,501 euros.
Na nota diária de "research" que envia aos seus clientes, o BPI inclui estas três cotadas portuguesas no lote das mais que têm uma maior exposição ao Brasil e que podem ser penalizadas por este caso que "pode ameaçar o processo de recuperação da economia brasileira"."

Caro EAGLETRADER20
A EDP não está a cair por causa dos problemas da economia brasileira. As bolsas mundiais estão a cair por causa do Trump que só faz *****. E a continuar assim não aguenta até ao fim do mandato com todas as vicissitudes para as bolsas mundiais que um processo de impeachment acarreta.
As notas de research dos bancos não me merecem a mínima credibilidade: o seu único objectivo é defender os interesses dos bancos, em causa. Ou então revelam muita incompetência.
Um abraço e bons negócios.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.

Registado: 29/4/2014 15:34

por EAGLETRADER20 » 18/5/2017 11:30

por EAGLETRADER20 » 18/5/2017 10:31

Ingenting Escreveu:
EAGLETRADER20 Escreveu:
JorgeM2014 Escreveu:Infelizmente para alguns, o coração está muito perto da cabeça.
Não existem Bull-markets sem correções e esta pode e deve ficar por aqui mas se não ficar não coloca em causa todos os indicadores quer de análise técnica ou fundamental.
A EDP tem um grande fundamentais.
Lucros consolidados e aposta nas energias de futuro.
Com aposta inequívoca na energia elétrica em deterimento do petróleo o que se espera de empresas como a EDP?

Sim , já percebemos que tem SON e EDP em carteira e o desejo que valorizem , nada contra.

Para quem ainda não reparou, atrevo-me a dizer que nos USA o BULL market provavelmente terá terminado , pelo menos para já , e o expectável é que fique a levitar ou inicie período de correcções como está a acontecer agora.
Especialmente o NASDAQ está na maioria dos títulos em valores estratosféricos alimentados pela alavancagem e dinheiro a custo zero da FED. Isto tem paralelo no DOTCOM bust de 2000 e o resultado a prazo deverá ser negativo, porque o argumento " PORQUE DESTA VEZ É DIFERENTE E OS RACIOS FUNDAMENTAIS NÃO INTERESSAM PARA NADA " comigo não significa nada.

Quando USA estiver em correcção estes títulos corrigem como os outros , porque é assim que os mercados financeiros funcionam RISK ON / RISK OF.
Embora a SON tenha fundamentais razoáveis ( Esperada queda de 80% no resultado liquido) , a cotação da EDP no futuro penso que provavelmente sofrerá com o elevado endividamento dos 16 Mil Milhões de Euros ( Uma enormidade ) para resultado liquido de menos de 1.000 milhões e já a decrescer nos últimos tempos .
E numa correcção forte de mercado conta fuga para segurança e risk off, e menos o poder de compra e crescimento do turismo.

As notícias da morte do bull market nos EUA são prematuras. Há certamente algumas correcções e vendas alimentadas pela novela do Trump, mas não é difícil encontrar cotadas que irão valorizar facilmente. Tenho umas quantas em carteira (AMD, Puma Biotechnology, etc.).

Já agora, para uma opinião diversa da sua:

https://www.bloomberg.com/gadfly/articl ... ean-stocks

Quando vir o SPX a ultrapassar os 2500 concordo que BULL continua e segue para norte.

Enquanto não vir o SPX a ultrapassar com força os 2400, mantenho a minha opinião que o BULL para já terminou, e para já o mercado está a adotar a postura risk/off ( penso que mercado só queria uma desculpa para corrigir da sobrevalorização e por isso estava a levitar)~

Eu sou dos que gosto de ter sentimento contrário e estar fearful quando mercado está greedy e estar greedy quando mercado está fearful.

A esse respeito aconselho a leitura das máximas de mercado e algumas boas opiniões publicadas por Warren Buffet, Paul tudor jones , Kyle Bass, Ray Dalio, Mary Callahan, Carl Icahn e John Templeton

por Ingenting » 18/5/2017 10:27

EAGLETRADER20 Escreveu:
JorgeM2014 Escreveu:Infelizmente para alguns, o coração está muito perto da cabeça.
Não existem Bull-markets sem correções e esta pode e deve ficar por aqui mas se não ficar não coloca em causa todos os indicadores quer de análise técnica ou fundamental.
Com aposta inequívoca na energia elétrica em deterimento do petróleo o que se espera de empresas como a EDP?

Sim , já percebemos que tem SON e EDP em carteira e o desejo que valorizem , nada contra.

Para quem ainda não reparou, atrevo-me a dizer que nos USA o BULL market provavelmente terá terminado , pelo menos para já , e o expectável é que fique a levitar ou inicie período de correcções como está a acontecer agora.
Especialmente o NASDAQ está na maioria dos títulos em valores estratosféricos alimentados pela alavancagem e dinheiro a custo zero da FED. Isto tem paralelo no DOTCOM bust de 2000 e o resultado a prazo deverá ser negativo, porque o argumento " PORQUE DESTA VEZ É DIFERENTE E OS RACIOS FUNDAMENTAIS NÃO INTERESSAM PARA NADA " comigo não significa nada.

Quando USA estiver em correcção estes títulos corrigem como os outros , porque é assim que os mercados financeiros funcionam RISK ON / RISK OF.
Embora a SON tenha fundamentais razoáveis ( Esperada queda de 80% no resultado liquido) , a cotação da EDP no futuro penso que provavelmente sofrerá com o elevado endividamento dos 16 Mil Milhões de Euros ( Uma enormidade ) para resultado liquido de menos de 1.000 milhões e já a decrescer nos últimos tempos .
E numa correcção forte de mercado conta fuga para segurança e risk off, e menos o poder de compra e crescimento do turismo.

As notícias da morte do bull market nos EUA são prematuras. Há certamente algumas correcções e vendas alimentadas pela novela do Trump, mas não é difícil encontrar cotadas que irão valorizar facilmente. Tenho umas quantas em carteira (AMD, Puma Biotechnology, etc.).

Já agora, para uma opinião diversa da sua:

https://www.bloomberg.com/gadfly/articl ... ean-stocks

por EAGLETRADER20 » 18/5/2017 9:18

por JorgeM2014 » 18/5/2017 8:51

Infelizmente para alguns, o coração está muito perto da cabeça.

Registado: 25/5/2014 19:16

por 5640533 » 18/5/2017 8:11

Ulisses Pereira Escreveu:Tem tudo a ver porque aos mercados interessa muito mais o futuro do que o presente.

Abraço,
Ulisses

Está-se mesmo a ver. 2025 está a influenciar mesmo.

Registado: 29/11/2007 1:36

por EAGLETRADER20 » 18/5/2017 7:12

Quando as acções estão a subir com ritmo seguro normalmente não existe muito para comentar e nem faz sentido fazer muitos comentários , é comprar e colocar um stop, por isso nesse período faz pouco sentido e normalmente existem menos intervenções minhas. Os riscos estão nas quedas.

Quando se iniciam as quedas é que convém os investidores estarem alertas e avaliarem as suas opções e os riscos e perdas que estão dispostos a correr . Mas cada um toma as suas decisões .

Normalmente comento mais em termos de analise fundamental, sendo que na maior parte das cotadas normalmente os resultados não são tão bons como apregoam.
A maioria dos foristas compram porque sim ou porque está a subir e depois dizem coisas otimistas só porque acham que agora que compraram deve subir.

Eu nesta fase do mercado acho que nos próximos meses poderão existir fortes desilusões e apenas alerto para esse facto.
Quem já acompanha o mercado há 20 anos tem a perfeita noção que mercados internacionais estão sobrevalorizados e distorcidos pelas politicas dos bancos centrais e pela criação pela china nos últimos anos de 70% de toda a injecção de moeda e crédito em todo o mundo a partir do ar .
Estas politicas de incentivo ao risco e complacência têm sempre o mesmo destino .
Apenas faço alguns alertas porque a maioria de quem comenta nunca viu uma correção a sério e pensa que mercados são só rosas e nem sequer avaliam probabilidades ou risk/reward do investimento.

Se gostam de cheerleader não contam comigo. As minhas análise fundamentais tentam ser o mais objetivas possíveis e alertar para os riscos, depois cada um corre os riscos que quiser .

Eu quando está a subir e cumpre com os meus parâmetros compro , mas nunca deixo que um ganho se torne numa grande perda, nem vou em Ptarget nem cantigas .
Faço a minha análise e isso normalmente evita ser apanhado em grandes quedas .

Acho que os investidores devem conhecer os riscos que em dado momento podem estar incorporados num titulo ou mercado e depois cada um toma as suas decisões e corre os riscos que quiser .

por OCTAMA » 18/5/2017 1:01

EAGLETRADER20 Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Eagle, extrapolar o "crash" que prevês no FB ou Tesla para a EDP creio que é exagerado. Bem sei que dirás que se o mercado americano implodir nós também. Não tenho a certeza disso. Poderá impedir subidas, mas isso é discutível. Repara que dizes que viveste os "crashs" mas a grande diferença é que nesses "crashs" a Bolsa portuguesa tinha vivido os anos de euforia que agora não viveu.

Mas acho que faz muito pouco sentido estarmos a discutir isto no tópico da EDP. Bem como a situação do Trump ;)

Abraço,
Ulisses

O meu comentário inicial foi que achava completamente descabido dizer-se que em termos fundamentais os resultados da EDP tinham sido MUITO BONS e revelam provavelmente falta de conhecimentos de analise fundamental de quem faz os mesmos, podendo induzir em erro quem não tenha conhecimentos para analisar os resultados .

O meu comentário pretendia somente que algumas pessoas não fossem iludidas .

De resto não era minha intenção comentar qualquer crash na EDP. Acho apenas que os fundamentais não são tão bons como apregoam e os foristas mais recentes estão deslumbrados com a recente subida do mercado e neste ponto dos mercados podem ter uma forte desilusão.

Defendo que provavelmente antes final do ano existirá uma forte correcção nos mercados , possivelmente não um crash.

A figura do crash é somente para ilustrar que os mercados se podem tornar bem adversos e quem por lá passou sabe , e que é necessário ter cuidado com as ilusões.

Boa Noite Eagletrader,

Sou um forista mais leitor que participante. Dito isto, observo de fora muitas vezes a presença e aparição de posts de foristas que dão à costa de tempos a tempos. Não te comparando com os "corvos" da destruição que existem por aqui, reparo mesmo assim, que tu apareces também um pouco mais a postar quando " a chapa tá quente".... Quando o mercado sobe, desce, e corrige com uma certa normalidade estás mais ausente, mas quando há quedas ou momentos de maior aflição no mercado, os teus posts aparecem em maior quantidade em vários tópicos. Nada de problemático em postares mais nestes momentos. Agradecia era que para além a informação válida que decidas apresentar (e apresentas), não tenhas um discurso que possa influenciar outros foristas mais iniciados nisto e que os levem a tomar alguma decisão errada. Sabemos todos que cada um tem acima de tudo pensar sempre pela sua cabeça, mas sinto aroma a "fim do mundo" em alguns dos teus posts. E acho isso completamente desnecessário. Acredito que o que se precisa aqui no fórum é de mais sobriedade na escrita sobretudo nos momentos de maior tensão. Se calhar é o teu estilo de participante. Percebo. Mas da minha parte digo-te que não está a ajudar quem nos lê a pensar sobre os diversos temas da bolsa com a frieza necessária que se exige.

Cumprimentos

Registado: 19/4/2016 10:08

por Ulisses Pereira » 18/5/2017 0:19

Tem tudo a ver porque aos mercados interessa muito mais o futuro do que o presente.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por 5640533 » 17/5/2017 22:34

O que é que isto tem a ver com a EDP de hoje?

por NirSup » 17/5/2017 20:44

Em 2025 todos os carros serão eléctricos.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.

Registado: 29/4/2014 15:34

por Ulisses Pereira » 17/5/2017 19:24

Agora entendi melhor :)

Abraço e obrigado pela clarificação.
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por EAGLETRADER20 » 17/5/2017 19:19

Ulisses Pereira Escreveu:Eagle, extrapolar o "crash" que prevês no FB ou Tesla para a EDP creio que é exagerado. Bem sei que dirás que se o mercado americano implodir nós também. Não tenho a certeza disso. Poderá impedir subidas, mas isso é discutível. Repara que dizes que viveste os "crashs" mas a grande diferença é que nesses "crashs" a Bolsa portuguesa tinha vivido os anos de euforia que agora não viveu.

Mas acho que faz muito pouco sentido estarmos a discutir isto no tópico da EDP. Bem como a situação do Trump ;)

Abraço,
Ulisses

O meu comentário inicial foi que achava completamente descabido dizer-se que em termos fundamentais os resultados da EDP tinham sido MUITO BONS e revelam provavelmente falta de conhecimentos de analise fundamental de quem faz os mesmos, podendo induzir em erro quem não tenha conhecimentos para analisar os resultados .

O meu comentário pretendia somente que algumas pessoas não fossem iludidas .

De resto não era minha intenção comentar qualquer crash na EDP. Acho apenas que os fundamentais não são tão bons como apregoam e os foristas mais recentes estão deslumbrados com a recente subida do mercado e neste ponto dos mercados podem ter uma forte desilusão.

Defendo que provavelmente antes final do ano existirá uma forte correcção nos mercados , possivelmente não um crash.

A figura do crash é somente para ilustrar que os mercados se podem tornar bem adversos e quem por lá passou sabe , e que é necessário ter cuidado com as ilusões.

por Ulisses Pereira » 17/5/2017 19:11

Eagle, extrapolar o "crash" que prevês no FB ou Tesla para a EDP creio que é exagerado. Bem sei que dirás que se o mercado americano implodir nós também. Não tenho a certeza disso. Poderá impedir subidas, mas isso é discutível. Repara que dizes que viveste os "crashs" mas a grande diferença é que nesses "crashs" a Bolsa portuguesa tinha vivido os anos de euforia que agora não viveu.

Abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por 5640533 » 17/5/2017 18:51

Concordo com Eagletrader. Não vejo nada da positivo na evolução da EDP. Nem nos resultados da empresa nem no desempenho pós-dividendo que é francamente negativo.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], OCTAMA e 232 visitantes