Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

CTT - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Optimiza » 21/2/2017 12:36

trend=friend Escreveu:Olá Perseu,

Parece-me que um anúncio de redução do dividendo com essa natureza seria ainda mais negativo. Não pela comparação com pares defensivos como a Ren, já que 6 ou 7% são mais do que suficientes yields, mas pela mensagem que seria transmitida quanto à política de dividendos / eliminação do estatuto de dividend aristocrat (inicialmente tinham payout superior a 90% dos lucros; posteriormente foi revisto para dividendos sempre com crescimento; não foi por acaso que decidiram subir de 47 para 48 cêntimos este ano de modo a cumprir a promessa de crescimento).

Ou seja, se de facto são só dois anos de investimento que a posição de caixa permite assegurar (não é preciso endividar para pagar dividendos, como noutros casos, com os quais aqui às vezes erroneamente se compara...), esperando-se que voltem aos lucros habituais no FY2018, será talvez mais prudente manter o silêncio quanto ao dividendo futuro e fazer uma reavaliação da situação exactamente daqui a um ano. E então das duas uma, ou o Banco sempre atingiu o break-even em 3 anos ou não atingiu.

E se não atingir mais vale dar as notícias negativas todas nesse momento, ajustando o dividendo para patamares inferiores. Mudar algo ainda em 2017 poderia traduzir-se numa significativa perda de confiança no título, agora pela inconstância da administração num aspecto tão essencial para fundos, etc que querem é receber o dividendo certinho e não se preocupam com a espuma dos dias. Se o Banco CTT /CTT atingir breakeven ou exceder expectativas, como perspectivam muitos analistas com EPS para o Grupo de low 0,50 nos anos seguintes, business as usual...

Abraço


trend=friend está bem visto, a estratégia de dividendos dos CTT deveria passar por essa manutenção desse conceito "dividend aristocrat" (boa terminologia), altero a minha visão do post anterior, que sugeria uma redução dos dividendos para 6% de DY (30/35 cents), após os esperados 48 cents neste Maio.

Quanto à consolidação em curso, cada dia que passa no Canal (4.9/5.66), abre perspectivas para uma futura resistência contra a macro tendência Bear (LTD). Actualmente, com suporte na MMS10 (4.99), na base do canal nos 4.9, poderá encetar o teste à MMS20 (5.17), o que, em caso de sucesso alteraria a dinâmica de curto prazo em direção aos 5,66, e em caso de falhanço levaria à rutura do mega suporte nos 4.9.

CTT como follower do Psi20, tem aí outro factor "securitário", neste momento o índice está em Modo Bull de médio prazo (nada "resiste" até aos 4750 pontos, exceptuando qualquer surpresa do S&P500), com a MMS50 a suportar o índice ( Golden Cross acima da MMS200, em breve, o que reforçará a tendência actual). A resiliência do índice é demonstrada pela forma como absorveu os resultados da Galp (50 cents dividend), e pela sustentação técnica das 6 maiores ações do Índice.
Abraço,
p.s. por mera curiosidade , os CTT gastam mais de 28 milhões/ano em derivados do petróleo, e existem camiões elétricos com autonomias entre os 300 e os 480 kms, que poderiam ser interessantes para percursos urbanos (manutenção 0). A Peugeot também se prepara em 2018 para lançar mini vans elétricas com autonomias de 280 kms. Têm de ser mais ecologistas :D
ELECTRIC TRUCKS.png
ELECTRIC TRUCKS.png (45.93 KiB) Visualizado 6559 vezes

CTT consolidação  suporte  móvel na MMS10.gif
CTT consolidação suporte móvel na MMS10.gif (27.49 KiB) Visualizado 6559 vezes

PSI20 Bull na MMS50 ADX RSI MACD e target nos 4750.png
PSI20 Bull na MMS50 ADX RSI MACD e target nos 4750.png (32.84 KiB) Visualizado 6559 vezes
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Ranger » 21/2/2017 12:10

DIXIE17 Escreveu:Meus caros,
pelo motivo q apontaram(correção USA) tenho apontado uma entrada abaixo dos 4,90. Se vai ou não lá, outra vez, é a minha dúvida, mas acima dos 4,90, penso q será arriscado. :-k
BN



A esses valores até deixou um gap
 
Mensagens: 256
Registado: 4/12/2003 12:52
Localização: Porto

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por DIXIE2020 » 21/2/2017 11:58

Meus caros,
pelo motivo q apontaram(correção USA) tenho apontado uma entrada abaixo dos 4,90. Se vai ou não lá, outra vez, é a minha dúvida, mas acima dos 4,90, penso q será arriscado. :-k
BN
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1059
Registado: 29/11/2007 10:53

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Ranger » 21/2/2017 10:22

EAGLETRADER20 Escreveu:


Bom dia EAGLETRADER20,

Pegando no último parágrafo, continuas dentro para o curto prazo? Existem gap's por fechar tanto acima como abaixo mas, valem o que valem.

O que me deixa um pouco apreensivo são os resultados que estão aí à porta e talvez o que eles possam mais dizer

Para entrar no título só pelo dividendo parece-me muito cedo para isso

Bons Negócios[/quote]

Bom Dia J,

Não, já sai do titulo, entrei e sai só na perspetiva de aproveitar a recuperação técnica e neste momento estou fora do titulo.

Neste momento vou olhando para o titulo mais por curiosidade do comportamento. Neste momento , neste patamar e com a indefinição e os vendedores a usarem qualquer desculpa para venderem em força como ontem, não estou interessado.

Estava anteriormente atento na expectativa de uma recuperação técnica mais forte nos 5 euros que não se concretizou. Em termos fundamentais e de medio prazo , não acredito para já em subidas sustentadas.

Como é um titulo que neste momento não é suportado por um sentimento positivo do mercado , temo também que numa correção dos USA , possa ser também bastante penalizado.[/quote]


Exactamente o que eu penso! Possível correção dos USA e CTT vão de "arrasto"
 
Mensagens: 256
Registado: 4/12/2003 12:52
Localização: Porto

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por EAGLETRADER20 » 21/2/2017 10:13

[/quote]

Bom dia EAGLETRADER20,

Pegando no último parágrafo, continuas dentro para o curto prazo? Existem gap's por fechar tanto acima como abaixo mas, valem o que valem.

O que me deixa um pouco apreensivo são os resultados que estão aí à porta e talvez o que eles possam mais dizer

Para entrar no título só pelo dividendo parece-me muito cedo para isso

Bons Negócios[/quote]

Bom Dia J,

Não, já sai do titulo, entrei e sai só na perspetiva de aproveitar a recuperação técnica e neste momento estou fora do titulo.

Neste momento vou olhando para o titulo mais por curiosidade do comportamento. Neste momento , neste patamar e com a indefinição e os vendedores a usarem qualquer desculpa para venderem em força como ontem, não estou interessado.

Estava anteriormente atento na expectativa de uma recuperação técnica mais forte nos 5 euros que não se concretizou. Em termos fundamentais e de medio prazo , não acredito para já em subidas sustentadas.

Como é um titulo que neste momento não é suportado por um sentimento positivo do mercado , temo também que numa correção dos USA , possa ser também bastante penalizado.
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Ranger » 21/2/2017 10:04

EAGLETRADER20 Escreveu:
RogerR Escreveu:
RogerR Escreveu:Bom dia,
Os CTT em bolsa têm passado por um período negativo mas entendo que apesar dos desafios no negócio a empresa continua com excelentes fundamentais e com oportunidades de crescer em outras áreas. Um dos factos que pode estar a influenciar negativamente a evolução em bolsa é a elevada dispersão do capital e ausência de uma acionista de referência forte e com elevada % de capital. Já pensaram na possibilidade (provavelmente remota) dos acionistas que sairam do capital do BPI e daqueles que queriam investir no BCP poderem olhar para o negócio bancário dos CTT (apesar de ser muito específico)? Com a enorme vantagem de estar "limpo" vícios da economia do passado e de ter uma interessante potencial carteira de clientes?


Onde está "BCP" é "Novo Banco"


Enquanto não forem visíveis fortes volumes de compra em subida no gráfico, que nos garantam que compramos hoje e vai seguindo uma linha ascendente e valoriza o nosso capital investido, pouco interessa se A, B , C , D têm ou não interesse.

É preciso é muito dinheiro a entrar e compras em força, e os vendedores aproveitam qualquer desculpa para vender e sair .

CTT ainda têm fundos financeiros internacionais com posições muito elevadas á procura de dividendo e crescimento estável, e se as perspetivas não forem invertidas rapidamente tenho dificuldade em ver subida sustentada.

Mesmo o atual acionista de referencia está quase nos 10% e nas análises a expectativa é que ele não deverá aumentar muito a posição a partir deste patamar , pelo que não temos nenhum potencial comprador a entrar em força e assumir uma posição elevada .

Mas podemos potencialmente ter enormes posições financeiras e não de posicionamento acionista a eventualmente poder quererem sair se expectativas futuras de dividendos e crescimento de lucros e free cash flow não se concretizarem.

Para já não vejo nada que me faça ficar positivo para o curto prazo em termos fundamentais , e depois de distribuído o dividendo, pode potencialmente o panorama ficar mais complicado para o titulo.


Bom dia EAGLETRADER20,

Pegando no último parágrafo, continuas dentro para o curto prazo? Existem gap's por fechar tanto acima como abaixo mas, valem o que valem.

O que me deixa um pouco apreensivo são os resultados que estão aí à porta e talvez o que eles possam mais dizer

Para entrar no título só pelo dividendo parece-me muito cedo para isso

Bons Negócios
 
Mensagens: 256
Registado: 4/12/2003 12:52
Localização: Porto

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por EAGLETRADER20 » 21/2/2017 9:50

RogerR Escreveu:
RogerR Escreveu:Bom dia,
Os CTT em bolsa têm passado por um período negativo mas entendo que apesar dos desafios no negócio a empresa continua com excelentes fundamentais e com oportunidades de crescer em outras áreas. Um dos factos que pode estar a influenciar negativamente a evolução em bolsa é a elevada dispersão do capital e ausência de uma acionista de referência forte e com elevada % de capital. Já pensaram na possibilidade (provavelmente remota) dos acionistas que sairam do capital do BPI e daqueles que queriam investir no BCP poderem olhar para o negócio bancário dos CTT (apesar de ser muito específico)? Com a enorme vantagem de estar "limpo" vícios da economia do passado e de ter uma interessante potencial carteira de clientes?


Onde está "BCP" é "Novo Banco"


Enquanto não forem visíveis fortes volumes de compra em subida no gráfico, que nos garantam que compramos hoje e vai seguindo uma linha ascendente e valoriza o nosso capital investido, pouco interessa se A, B , C , D têm ou não interesse.

É preciso é muito dinheiro a entrar e compras em força, e os vendedores aproveitam qualquer desculpa para vender e sair .

CTT ainda têm fundos financeiros internacionais com posições muito elevadas á procura de dividendo e crescimento estável, e se as perspetivas não forem invertidas rapidamente tenho dificuldade em ver subida sustentada.

Mesmo o atual acionista de referencia está quase nos 10% e nas análises a expectativa é que ele não deverá aumentar muito a posição a partir deste patamar , pelo que não temos nenhum potencial comprador a entrar em força e assumir uma posição elevada .

Mas podemos potencialmente ter enormes posições financeiras e não de posicionamento acionista a eventualmente poder quererem sair se expectativas futuras de dividendos e crescimento de lucros e free cash flow não se concretizarem.

Para já não vejo nada que me faça ficar positivo para o curto prazo em termos fundamentais , e depois de distribuído o dividendo, pode potencialmente o panorama ficar mais complicado para o titulo.
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por RogerR » 21/2/2017 9:41

RogerR Escreveu:Bom dia,
Os CTT em bolsa têm passado por um período negativo mas entendo que apesar dos desafios no negócio a empresa continua com excelentes fundamentais e com oportunidades de crescer em outras áreas. Um dos factos que pode estar a influenciar negativamente a evolução em bolsa é a elevada dispersão do capital e ausência de uma acionista de referência forte e com elevada % de capital. Já pensaram na possibilidade (provavelmente remota) dos acionistas que sairam do capital do BPI e daqueles que queriam investir no BCP poderem olhar para o negócio bancário dos CTT (apesar de ser muito específico)? Com a enorme vantagem de estar "limpo" vícios da economia do passado e de ter uma interessante potencial carteira de clientes?


Onde está "BCP" é "Novo Banco"
 
Mensagens: 150
Registado: 9/5/2016 10:18

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por RogerR » 21/2/2017 9:38

Bom dia,
Os CTT em bolsa têm passado por um período negativo mas entendo que apesar dos desafios no negócio a empresa continua com excelentes fundamentais e com oportunidades de crescer em outras áreas. Um dos factos que pode estar a influenciar negativamente a evolução em bolsa é a elevada dispersão do capital e ausência de uma acionista de referência forte e com elevada % de capital. Já pensaram na possibilidade (provavelmente remota) dos acionistas que sairam do capital do BPI e daqueles que queriam investir no BCP poderem olhar para o negócio bancário dos CTT (apesar de ser muito específico)? Com a enorme vantagem de estar "limpo" vícios da economia do passado e de ter uma interessante potencial carteira de clientes?
 
Mensagens: 150
Registado: 9/5/2016 10:18

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por trend=friend » 20/2/2017 16:27

Olá Perseu,

Parece-me que um anúncio de redução do dividendo com essa natureza seria ainda mais negativo. Não pela comparação com pares defensivos como a Ren, já que 6 ou 7% são mais do que suficientes yields, mas pela mensagem que seria transmitida quanto à política de dividendos / eliminação do estatuto de dividend aristocrat (inicialmente tinham payout superior a 90% dos lucros; posteriormente foi revisto para dividendos sempre com crescimento; não foi por acaso que decidiram subir de 47 para 48 cêntimos este ano de modo a cumprir a promessa de crescimento).

Ou seja, se de facto são só dois anos de investimento que a posição de caixa permite assegurar (não é preciso endividar para pagar dividendos, como noutros casos, com os quais aqui às vezes erroneamente se compara...), esperando-se que voltem aos lucros habituais no FY2018, será talvez mais prudente manter o silêncio quanto ao dividendo futuro e fazer uma reavaliação da situação exactamente daqui a um ano. E então das duas uma, ou o Banco sempre atingiu o break-even em 3 anos ou não atingiu.

E se não atingir mais vale dar as notícias negativas todas nesse momento, ajustando o dividendo para patamares inferiores. Mudar algo ainda em 2017 poderia traduzir-se numa significativa perda de confiança no título, agora pela inconstância da administração num aspecto tão essencial para fundos, etc que querem é receber o dividendo certinho e não se preocupam com a espuma dos dias. Se o Banco CTT /CTT atingir breakeven ou exceder expectativas, como perspectivam muitos analistas com EPS para o Grupo de low 0,50 nos anos seguintes, business as usual...

Abraço
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 4014
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Optimiza » 20/2/2017 15:17

Nada de novo. Em consolidação acima do Suporte dos 4.9€ (importante segurar esse valor nos fechos), variação e volumes na média.
Bearish em todos os prazos, resistência significativa mais próxima é a MMS20 (5.22), e a resistência fixa mais próxima nos 5.66.

p.s. Face ao investimento no BancoCtt, na mesma deverão garantir os 48 cents de dividendo a receber em Maio (9.8% DY), mas para o próximo ano é importante que clarifiquem já uma redução do dividendo para o intervalo entre .30 e .35 cents. isto porque basta dar 6,2%, 7,2% de dividendo, para dar mais do que todas as cotadas (menos Ren?).

Technical analysis trends
Short Term Mid-Term Long Term
Trend Bearish Bearish Bearish
Resistance 5,66 5,66 6,62
Spread/Res. -12% -12% -24%
Spread/Supp. 2,0% 2,0% 2,0%
Support 4,90 4,90 4,90
CTT  S4.9   R5.66.gif
CTT S4.9 R5.66.gif (26.2 KiB) Visualizado 5352 vezes
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Ranger » 20/2/2017 14:45

DIXIE17 Escreveu:Em boa hora, sai a semana passada, pois tenho a ideia que esta cotada vai revisitar novamente a casa dos noventas4.90 e oitentas4,80...? :-k



Pois! também eu andei a semana toda a fazer daytrade e, estava fora e hoje decidi entrar em força a 5,058!!

Não gostei do que vi e fui adiando, adiando até que resolvi saltar fora a 5,010€ a questão é que os sucessivos máximos dos Estados Unidos não me deixam nada confortável, pelo que, vamos ver, se vem ai alguma correcção e vamos aguardar pelos resultados.

Começo bem a semana!!

Bons negócios
 
Mensagens: 256
Registado: 4/12/2003 12:52
Localização: Porto

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por DIXIE2020 » 20/2/2017 13:11

Em boa hora, sai a semana passada, pois tenho a ideia que esta cotada vai revisitar novamente a casa dos noventas4.90 e oitentas4,80...? :-k
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1059
Registado: 29/11/2007 10:53

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por EAGLETRADER20 » 20/2/2017 12:43

trend=friend Escreveu:Mais interessante (e intelectualmente honesto, parece-me, atendendo ao facto de apresentarem 3 cenários...) do que o habitual:

"Na nota de research desta segunda-feira, o Morgan Stanley avalia as acções dos CTT num cenário pessimista e optimista. No caso do "bear", que pressupõe um aumento da concorrência no correio expresso e o fecho dos Banco CTT após cinco anos de actividade, o banco de investimento avalia os CTT em 4 euros por acção.

No cenário "bull", em que todas as previsões optimistas se concretizam, as acções dos CTT ficam avaliadas em 7,7 euros.

O cenário base, com o preço-alvo nos 5,80 euros, pressupõe que a queda no volume de correio situa na média do intervalo entre -3% e -5%."

in JN


A saírem constantemente Ptarget a cortar , não há titulo que aguente. O animo dos investidores vai ficando cada vez mais reduzido.
PTarget de 5.80 o que lhe dá pouco potencial, e com Target de 4 Euros num cenário bear.

Penso que numa tendência descendente infelizmente será este que fica registado na mente e nos receios dos investidores .

Assim é difícil ter suporte para a subida , pois a recuperação neste momento é meramente técnica e não fundamental.

Quebrando novamente os 5 euros em baixa , não fica nada apetecível e eu mantenho-me longe do titulo.
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por trend=friend » 20/2/2017 12:36

Mais interessante (e intelectualmente honesto, parece-me, atendendo ao facto de apresentarem 3 cenários...) do que o habitual:

"Na nota de research desta segunda-feira, o Morgan Stanley avalia as acções dos CTT num cenário pessimista e optimista. No caso do "bear", que pressupõe um aumento da concorrência no correio expresso e o fecho dos Banco CTT após cinco anos de actividade, o banco de investimento avalia os CTT em 4 euros por acção.

No cenário "bull", em que todas as previsões optimistas se concretizam, as acções dos CTT ficam avaliadas em 7,7 euros.

O cenário base, com o preço-alvo nos 5,80 euros, pressupõe que a queda no volume de correio situa na média do intervalo entre -3% e -5%."

in JN
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 4014
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por EAGLETRADER20 » 20/2/2017 11:17

CTT sem grandes novidades , continua a consolidar na zona 5.03 - 5.12, parece estar num processo de acumulação de compras . A venda não parece ter demasiada força.

Após passar a zona dos 5.12 pode proporcionar subidas mais expressivas.
Para já o receio do mercado fruto da anterior queda expressiva , mantem-na nesta zona de consolidação, mas ultrapassando as barreiras pode ter subidas superiores .
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por rollingsnowball » 19/2/2017 12:23

Perseu :clap: bom post

Resta saber que resultados se vêm a aparecer e se a administração é minimamente competente. As observações do Romeno também são muito fortes. Quem está a lançar um banco pagar dividendos à bruta parece uma ideia horrível (e eu até gosto de dividendos).

Depois de ler o perseu ganhei vontade de revisitar os ctt a ver como andam. Confesso que a última vez que olhei foi antes da OPV
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por rg7803 » 19/2/2017 1:33

sobre ponto vista fundamental não vou comentar, pois há aqui quem tenha melhor escrita que a minha!
em termos técnicos não há muito a dizer: tem feitos alguns ressaltos - por vezes violentos - contudo é um comportamento típico de acções em modo bear
a quebra em alta dos 5,50 pode ser um primeiro sinal, mas para já não vejo nada de relevante para entrar no papel; nem mesmo sinais de acumulação de papel, embora tenha perdido o hábito de ir ao prorealtime e possa estar a ver o volume de forma esquisita (no PRT o volume está a parecer-me todo muito igual...)
quem quiser entrar é aconselhável esperar um sinal mais claro de algo vai acontecer; basta lembrarem-se do filho do Champalimaud e pensarem na quantidade de acções que poderia ter agora se só tivesse ido às compras esta semana...
mesmo os dividendos, conforme o serra lapa refere, embora chorudos (penso que o dividend yield andará pelos 9/10%) podem ser irrelevantes se o papel continuar com este rumo ... oi se a administração ganhar juízo e cortar para metade, ou um terço...

há coisas bem melhores no psi, embora o mercado luso não seja exactamente a minha praia
“Buy high, sell higher...”.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4203
Registado: 1/5/2008 23:09
Localização: Almada.

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por SERRA LAPA » 18/2/2017 20:56

Perseu:

A teu pedido cá vai: a acção está bear, mas a este preço é uma oportunidade! Durante a semana houve uma clara acumulação, notando-se no final do dia sempre uma recuperação significativa.
Ainda que o dividendo possa a ser corrigido nos próximos anos, não deixará de ser generoso.
Em termos de potencialidades, como tu referiste, é um colosso! Mesmo não tendo a gestão perfeita , continuará a dar bons lucros.
Já há algum tempo que deixei de investir para um prazo temporal curto, sempre com uma perspectiva de vários anos. Assim, está num ponto que encaixa como uma luva na minha estratégia a juntar a EDP, Mota, Portucel e Ren que mantenho em carteira há mais de 4 anos -tipo fundo de acções de bons dividendos.
(A JM e a Semapa também faziam parte mas atingiram o meu target e por isso vendi)
Por isso na sexta-feira e apesar de já ter uma posição razoável, reforcei. Se pode ir visitar os 4,90, é possível, mas acredito que com o movimento de acumulação que se verificou, que seja mais provável rapidamente encaminhar-se para os 5,5 -6 Euros, numa primeira fase, sendo que só acima dos 8 euros largarei a minha posição.
Um Bom fds e continua a brindar-nos com os teus comentários.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1619
Registado: 17/3/2008 4:57
Localização: 13

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Optimiza » 18/2/2017 20:38

caros HugoBoss, rg7803 e Serra Lapa,

Agradeço as V. simpáticas palavras, e como o clima Bear desta ação não se desvaneceu, se possível, dêem a Vossa opinião sobre os CTT: curto prazo/médio prazo, sinais/riscos/oportunidades técnicas e fundamentais (por mais elaborada ou sintética que seja).
cumprimentos, perseu
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por hugob0ss » 18/2/2017 12:03

Não desfazendo das contribuições dos restantes mas ... excelente post Perseu. Muita qualidade no que escreveu.

Cumprimentos,
Hugo
O mercado tem sempre razão, a não ser que esteja obviamente errado.
 
Mensagens: 348
Registado: 23/10/2008 14:18
Localização: 16

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por rg7803 » 18/2/2017 10:44

Subscrevo o comentário anterior, belo post do Perseu!
Por escritos deste calibre continua a valer a pena vir ao Caldeirão.
PS: gosto do post, os CTT continuam a não me convencer... :mrgreen:
“Buy high, sell higher...”.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4203
Registado: 1/5/2008 23:09
Localização: Almada.

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por SERRA LAPA » 18/2/2017 7:09

Perseu:

Sem palavras....Pelo teu último post : :clap: :clap: :clap:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1619
Registado: 17/3/2008 4:57
Localização: 13

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Optimiza » 18/2/2017 4:07

Não se deve ter uma visão minimalista/passadista do que são os correios, nem pelo lado dos sectores chave de actividade nem do lado do DY de 9,7% ou 48 cents, nem do lado da queda estrondosa da cotação (dos 10.5 aos 5 foi sempre a aviar, do gap por preencher ou do canal 4.9/5.66).

Os CTT não são só uma empresa de distribuição, ou só de venda de títulos da dívida pública perniciosa e de produtos financeiros do antigamente, ou só de correio, ou só corporate ou só particulares, ou só serviços expresso e venda retalhista (da caneta, aos livros, às bandeiras e ao snack), ou só um Banco, é também uma gigantesca gestora de patrimónios imobiliários subavaliados e subaproveitados (inacreditável, mais de 2600 imóveis, frações e terrenos desaproveitados, do Barreiro a Lisboa, passando por Tavira, Funchal e por Aveiro, da gigantesca loja+escritórios da Avenida da Liberdade, à sua passadista mas majestática sede, aos espaços na Avenida da Boavista, por todo o país e por todo o lado, até chateia).
Como o negócio core dos correios não é o imobiliário, sugeria a venda total e faseada do património imobiliário, após projetos de reavaliação (estão baratissimos nos livros os vossos imóveis)/reabilitação (não se pode vender aquilo sem projetos como fizeram no passado)/promoção imobiliária (deve-se fracionar, embelezar, alterar o objecto e função), para transposição automática para dividendos, exceptuando os centros de distribuição nacionais e regionais, continente e ilhas (e questiono-me se apenas pelo imobiliário, a valores actualizados e optimizados não se receberia mais em dividendos do que o total da capitalização bolsista actual de 720 milhões de euros).

Apesar da contínua geração de cash flow positivo nos sectores core, o excesso de liquidez actual, um passivo demasiado conservador e uma cristalização de receitas num dos sectores-chave, foram desembocar na criação do Banco (particulares e PME's na fase inicial).

No tocante ao negócio Bancário em iniciação, posso afirmar que invejo 6 coisas neste projecto bancário: 1 - estrutura de custos afecta directamente ao banco (ridícula como nunca tinha visto: custo imputado do espaço é marginal, e 2 gestor de conta por agência, tão motivadinhos, sempre licenciados a receberem menos de 1/3 do custo bruto da velha guarda da banca comercial), 2 - enorme base de clientes potencial e muito fidelizada, multi-regional, inter-classista e inter-geracional (em segmentos que até à pouco tempo eu desconhecia a sua ligação aos Correios - exs: a) ex.Administrador de um "banco desaparecido" com milhões em património (abriu uma DP, pediu cartão crédito e comprou dívida pública, mini-agricultor com 300.000 apenas em CA's subscritos nos CTT e que a Caixa agrícola da zona acha que ele tem cerca de 100/150.000 de património total); 3 - análise de risco/scoring bem montado por quem sabe; 4 - produtos standardizados, simples e seguros, do crédito automóvel ao crédito hipotecário;
5 - Operação online intuitiva, simplezinha mas eficaz https://www.bancoctt.pt/home; ; 6 - obviamente, não têm crédito mal parado on-off the table, linhas revolving nível2, empréstimos a acionistas, swaps sobre juros, junk bonds estaduais ou empresariais, contas simuladas, activos sobreavaliados.

Sendo curto e grosso, com aquela estrutura de custos minimal, com aquela gestão de risco (bases BPI e Cetelem), com um mix de produtos em crescimento (e que tem de ser melhorado), sem o lastro diabólico dos bancos do sistema (imparidades, vícios e custos de estrutura megalómanos), com aquela base de clientes potencial, e com um secular capital de Confiança desses clientes, a Administração só não ganha cash ao fim de 3 anos se forem tão tão incompetentes/tão inertes, que perdem de todo o direito a representar o Banco »se não tiverem a certeza que são capazes, digam já, que há quem saiba!

A Hallmark dos CTT no futuro deve ser uma Entidade Multi-serviços retalhista alicerçada: na Confiança do Cliente, na dinâmica de proximidade online/inline e na excelência do One stop Shop personalizado (banca, seguros, correios, expresso, serviços estatais, distribuição moderna). Banco deve ser visto numa óptica FinTech/Lowcost, comoditizada como a esmagadora maioria do sector vai ter de passar a ser redesenhado (mas em que a estrutura de custos directa, mesmo apenas online será sempre superior vis a vis BancoCTT).
CTT Mind The Gap.gif
CTT Mind The Gap.gif (24.67 KiB) Visualizado 6570 vezes

new vision    CTTbusiness excellence.jpg
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Artista Romeno » 17/2/2017 23:43

jinx Escreveu:
Artista Romeno Escreveu:de todo os ctt são um negocio em queda, buffet só os compraria bem mais abaixo :mrgreen: , além de que o banco vai torrar $$$$

A m/opinião é que o Warren só compraria bem mais para cima ... tipo Londres, Frankfurt ..
duvido que ele olhe para o PSI 20, alias digo 17
Em todo o caso o Warren nunca se interessaria pelos CTT porque eles pagam dividendos .. ainda por cima altos ..

Pois da dividendos como a pt dava, alem dos meios que o negocio liberta.....desses negocios nao creio que o warren aprecie
2 a banca e um negocio com baixo crescimento da procura alem do credito pessoal que os ctt nao fazem.margens comprimidas e taxas de juro historicamente baixas o que fara desvalorizar qualquer portfolio de investimentos comprado agora se as taxaa subirem. Entao o que concluir um banco ctt para ser minimamente rentavel tem que ter um nivel de negocios que se calhar nem daqui a 5 ou 7 anos tera e ate ai estamos a falar de centenas no plural de milhoes de capital la enfiado para cobrir prejuizo e cobrir racios, o banco dos ctt so chega a uma rentabilidade minima que se vejaom 3 a 4 bi de credito concedido e isso representa cerca de 400m em capital, mais a cobertura de prejuizos. Depois tirando no unadressed email os ctt estao a cair em todos os segmentos do negocio estao em queda, os ctt sem negocio bancario por 5 euros ate era razoavel, agora ou bem que as euribor passam rapidamente para mais um por cento ou entap esquecam o banco vai ser um buraco, eu nao digo que daqui a 10 anos tudo isto nao seja um sucesso, mas ate la meus caros nao me doa a barriga! Vocemeces de bancos podem ser de agencias nao tiveram nunca dentro de um departamento chave para ver como se faz dinheiro....por isso continuem alegres com os dividendos e pagar imposto sobre eles....uma empresa que se mete num projecto tao ambicioso e paga dividendos a maluca e uma empresa com estrategia de agradar a gregos e troianos isso nao corre bem normalmente, mesmo com juros de 1 ou 2 por cento ao ano a divida fica la esse juro pode nao ser para sempre
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bing [Bot], Ferreiratrade, Goya777, icemetal, m-m, malakas, Masterchief, MP65, MPAM, MR32, nicolau2019, PAULOJOAO, peterteam2, PIKAS, PMP69, Shimazaki_2 e 334 visitantes