Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Goldendust » 13/1/2017 16:16

Sendo eu um dos burros acima referidos por um dos foristas gostava de obter a vossa ajuda.
Tenho cerca de 11000 acções e 6000 euros para investir em mais acções e o que será mais vantajoso...vender todos os direitos e depois comprar com esse dinheiro a juntar aos 6k novas acções OU vender apenas parte desses direitos e executar com os restantes direitos a subscrição de acções a 0,09.. OU vender parte das acções no ultimo dia de negociação e calcular ao certo o dinheiro conseguido com essa venda a juntar aos 6k e exercer todos os direitos restantes ?

Obrigado pela ajuda :pray:

Registado: 12/5/2015 16:47

por Royal_Flush » 13/1/2017 16:08

DIXIE Escreveu:Cantiga dos dividendos
Será que ainda há alguém que acredita, duvido?

Em 2016 o Amado prometeu dividendos para 2017, cadê eles?
Com papas e Bolos se enganam os tolos...LOOll :mrgreen:

exacto!
as pessoas que não caiam em mais uma coisa destas

eu tive sorte!
fui ao unico AC deste banco que deu dinheiro
entrei em Setembro de 2012 e saí em Junho de 2014

mas não volto a meter nem um tostão aqui!

o BCP está cheio de gente a perder e muito e que culpa os fundos que shortam e os foristas que dizem mal...mas assumir que a asneira é deles próprios tá quieto! :shame:
"Não se deve acreditar em tudo o que aparece na Internet" - Winston Churchill

Registado: 14/5/2014 18:43

por pedroferre » 13/1/2017 16:03

Rango Escreveu:
acintra Escreveu:
Marco Martins Escreveu:http://www.jornaldenegocios.pt//mercados/bolsa/detalhe/bcp-dispara-6-com-promessa-de-dividendos?ref=CaldeiraoDaBolsa_Destaques

Achei piada este título de que a cotação do BCP subiu com a promessa de dividendos em 2018 :)

O BCP já não tinha prometido regressar aos lucros, antes do último AC?

O buraco deve ser tão grande que tem de criar apetite aos investidores. Acredito que a Fosun esteja embalada pelos futuros hipotéticos dividendos e pequenos accionistas também. Esta ladainha toda que já tem anos cada vez preocupa mais porque parece que o desespero do banco vai aumentando.

Não sei se o BCP prometeu dividendos nos anos anteriores, mas o que sei é que enquanto tivesse os CoCos por pagar, não podia prometer dividendos, porque havia uma cláusula nos acordos que não o permitia. Aliás, o BCP só pode agora prometer dividendos porque através do AC se vai ver livre dos CoCos.

E para terminar o meu raciocinio.
Este aumento de capital de 15->1 na minha opinião foi feito de proposito para permitir a Fosun e Sonangol chegarem aos 30% de ações cada uma (60% no conjunto) com um grande desconto, pondo montes de pequenos acionistas a andar e a vender os direitos barato. No meu caso eu não fiquei no banco porque já percebi que para estes dois acionistas vale tudo, e novos pequenos acionistas podem esperar mais do mesmo no futuro, mas cada um deita-se na cama que quiser.

Registado: 10/1/2017 15:10

por DIXIE2020 » 13/1/2017 16:01

Cantiga dos dividendos
Será que ainda há alguém que acredita, duvido?

Em 2016 o Amado prometeu dividendos para 2017, cadê eles?
Com papas e Bolos se enganam os tolos...LOOll :mrgreen:

Registado: 29/11/2007 10:53

por Rango » 13/1/2017 15:58

acintra Escreveu:
Marco Martins Escreveu:http://www.jornaldenegocios.pt//mercados/bolsa/detalhe/bcp-dispara-6-com-promessa-de-dividendos?ref=CaldeiraoDaBolsa_Destaques

Achei piada este título de que a cotação do BCP subiu com a promessa de dividendos em 2018 :)

O buraco deve ser tão grande que tem de criar apetite aos investidores. Acredito que a Fosun esteja embalada pelos futuros hipotéticos dividendos e pequenos accionistas também. Esta ladainha toda que já tem anos cada vez preocupa mais porque parece que o desespero do banco vai aumentando.

Não sei se o BCP prometeu dividendos nos anos anteriores, mas o que sei é que enquanto tivesse os CoCos por pagar, não podia prometer dividendos, porque havia uma cláusula nos acordos que não o permitia. Aliás, o BCP só pode agora prometer dividendos porque através do AC se vai ver livre dos CoCos.

Registado: 16/9/2016 15:35

por pedroferre » 13/1/2017 15:57

pedroferre Escreveu:
acintra Escreveu:

Os acionistas é que tem razão para estar desesperados com o banco, para mais depois de verem torrado todo o seu dinheiro com esta diluição total de 15 novas ações para uma das antigas.
Antigos acionistas que depois de serem roubados desta forma e que ainda queiram ir ao AC são mesmo burros, mas cada um tem o que merece.

Quanto a novos acionistas... arriscam-se a que num futuro novo AC levem a mesma dose que os atuais acionistas estão a levar. :)

por pedroferre » 13/1/2017 15:55

acintra Escreveu:

Os acionistas é que tem razão para estar desesperados com o banco, para mais depois de verem torrado todo o seu dinheiro com esta diluição total de 15 novas ações para uma das antigas.
Antigos acionistas que depois de serem roubados desta forma e que ainda queiram ir ao AC são mesmo burros, mas cada um tem o que merece.

por acintra » 13/1/2017 15:10

Um abraço e bons negócios.

Artur Cintra

Registado: 17/7/2006 16:09

por Marco Martins » 13/1/2017 14:56

http://www.jornaldenegocios.pt//mercado ... _Destaques

Registado: 7/4/2007 17:13

por MarcoAntonio » 13/1/2017 14:54

Peter82 Escreveu:Olá a todos,

Alguém me pode clarificar como funciona o rateio de direitos que não sejam exercidos? Tenho de tomar alguma iniciativa desde já para manifestar interesse em ir a esse rateio? Ou só depois do término do prazo para exercer os direitos é que somos informados que há direitos sobrantes que vão a rateio?

Obrigado pela ajuda.

Não existe rateio de direitos que não sejam exercidos. Existe rateio de acções correspondentes a direitos não exercidos (o que é uma coisa diferente). Só se pode candidatar a esse rateio quem vai ao aumento de capital, no formulário de subscrição do aumento de capital existirá um lugar para o investidor se candidatar a esse rateio.

O rateio é um dos últimos passos de todo o processo (só no fim é que se sabe se sobraram acções, claro que sobram sempre pelo menos algumas). Mas o interesse/candidatura tem de ser feito no acto de subscrição do AC.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por emulov79 » 13/1/2017 14:47

Não levo a mal telefonar...agora a intenção deles é que os acionistas vão ao aumento de capital e legalmente acho que nem sequer é permitido fazerem isso por serem empregados do banco a incentivar a comprar ações do próprio banco..

Registado: 24/3/2010 23:55

por masterpro » 13/1/2017 14:42

frosasantos Escreveu:
masterpro Escreveu:Questão, a venda dos direitos pressupõe o pagamento de algum Imposto? é passível de ser rebatido na mais/menos valia após a venda das acções?

vai ao tópico do AC e há maneiras de dar a volta a isso. os 28% da mais valia é se optares por tributação autónoma e é ao saldo das "mais/menos" valias, se optares por englobamente basta teres uma menos valia torne o saldo nulo (e podes criá-la este ano propositadamente vendendo BCP, ou outra, com perdas e recomprando se quiseres manter a carteira igual), sendo a vantagem do englobamento é que terás 5 anos onde as futuras menos valias abaterão nesta mais valia (mas em 2017 pagas irs desta mais valia, sendo devolvido numa futura menos valia). No meu caso, como à conta do BCP já tenho uma menos valia do ano passado que será reportada para este ano e me cobre os "lucros" caso opte por vender os direitos.

Era isso mesmo que pretendia saber, muito obrigado frosasantos.

Vou ler com mais detalhe, a questão aqui então é saber sde opto por autónomo ou global.

gracias.

8-) 8-)

Registado: 13/3/2007 14:42

por NaoSei » 13/1/2017 14:20

emulov79 Escreveu:O desespero é tanto no BCP que os colaboradores do banco ligam para casa dos acionistas para ir ao aumento de capital que é uma mina de ouro ou não...se é tao bom então que fiquem eles com as ações ....agora surge a noticia da distribuição de dividendos , para receber não é preciso comprar agora as ações, mas enfim parece mais aquelas cenas de graúdos atirar rebuçados as crianças...Lamentável que depois de um reagrupamento das ações para saírem das casas das centésimas em três meses irão voltar ao mesmo valor...

levas a mal telefonar? entao qtos acionistas q detem acoes serao enganados se deixarem os direitos e nao os venderem???

Registado: 8/10/2008 11:04

por NaoSei » 13/1/2017 14:15

Marijon2 Escreveu:Bom dia

Venho aqui deixar um alerta para quem pretende ir ao aumento de capital do BCP e negoceia no Santander Totta: nos aumentos de capital que tem havido com várias empresas, o Santander não costuma disponibilizar os direitos para serem negociados. Não sei se agora, que têm uma nova plataforma, a situação já estará modificada. Senão, é uma chatice! Tem que se ir ao balcão solicitar a venda dos direitos... :wall:
Tenham atenção e confirmem se o cenário mudou.

uiii...vou ja ver isso

por emulov79 » 13/1/2017 13:49

O desespero é tanto no BCP que os colaboradores do banco ligam para casa dos acionistas para ir ao aumento de capital que é uma mina de ouro ou não...se é tao bom então que fiquem eles com as ações ....agora surge a noticia da distribuição de dividendos , para receber não é preciso comprar agora as ações, mas enfim parece mais aquelas cenas de graúdos atirar rebuçados as crianças...Lamentável que depois de um reagrupamento das ações para saírem das casas das centésimas em três meses irão voltar ao mesmo valor...

Registado: 24/3/2010 23:55

por marijon2 » 13/1/2017 13:38

nfcasca Escreveu:
Flav Escreveu:Boa tarde.

Sou um pequeno (muito pequeno investidor) que pensa exercer pelo menos parte dos direitos inerentes ao aumento de capital do BCP. As mais valias com a venda de alguns direitos pode ser anulada com menos valias de venda de outras ações no apuramento do irs de 2017 sem precisar de optar pelo englobamento??

quem te pode esclarecer isso sem espinhas são as finanças.
liga para o 217 206 707

Sim.
Maria João

Registado: 14/2/2007 22:16

por nfcasca » 13/1/2017 13:25

Flav Escreveu:Boa tarde.

Sou um pequeno (muito pequeno investidor) que pensa exercer pelo menos parte dos direitos inerentes ao aumento de capital do BCP. As mais valias com a venda de alguns direitos pode ser anulada com menos valias de venda de outras ações no apuramento do irs de 2017 sem precisar de optar pelo englobamento??

quem te pode esclarecer isso sem espinhas são as finanças.
liga para o 217 206 707

Registado: 29/11/2007 10:59

por marijon2 » 13/1/2017 13:24

Bom dia

Venho aqui deixar um alerta para quem pretende ir ao aumento de capital do BCP e negoceia no Santander Totta: nos aumentos de capital que tem havido com várias empresas, o Santander não costuma disponibilizar os direitos para serem negociados. Não sei se agora, que têm uma nova plataforma, a situação já estará modificada. Senão, é uma chatice! Tem que se ir ao balcão solicitar a venda dos direitos... :wall:
Tenham atenção e confirmem se o cenário mudou.
Maria João

Registado: 14/2/2007 22:16

por DIXIE2020 » 13/1/2017 13:22

Desculpem mas eu não vou em tretas, dp de reunir algumas informações de várias fontes e pessoas,
as minhas conclusões e cenários são para este AC do BCP(serve de alerta):

1.ºA única oportunidade de negocio neste AC é não aderir a ele, nem deter qq ação do BCP.(não esquecer q a venda dos BCPds está sujeita a imposto mais valias 28%IRS)

2.ºDurante o AC e conforme a oscilação da negociação da ação e direitos, segundo algumas opiniões, é q poderão surgir algumas oportunidades mais ou menos interessantes.

O BCP dados os riscos inerentes internos e externos dos mercados conforme prospecto AC da CMVM, será apenas para deter em curtos período de tempo e fazer algumas mais valias.

O resto são balelas...despachei hoje o último lote q detinha com algumas menos valias (entrarei dp do dia 16, a mim n me apanham).
Rifão Popular:
Mais vale uma perda razoável, do que uma grande perda!

BN

PS: O ressalto hoje é prova da interessante posição curta eventual, embora isso exija sempre alguma pontaria e riscos.

Registado: 29/11/2007 10:53

por Flav » 13/1/2017 13:17

Boa tarde.

Registado: 13/1/2017 13:00

por Xacal » 13/1/2017 13:06

NaoSei Escreveu:
Xacal Escreveu:
Acho que não entendeste o que eu queria dizer. Imagina que essa cotação que usaste é a última antes do destacamento dos direitos. No dia seguinte os direitos podem abrir nos 0.72 como no teu cálculo mas por exemplo as ações abrirem a 0.17 que não tem nada a ver com o que tu calculaste!

ok chacal...mas num mercado o que indica sempre é o preço do fecho anterior....o dia seguinte é outro filme....mas o calculo baseia-se sempre no fecho do dia 16 de jan de 2017
é o mesmo que hoje fechar a 0,90 e no dia seguinte a 0,96.....nao interessa isso para nada...simplesmente abriu em GAP.

Acho que ainda não conseguistes compreender. Mas se conseguiste e pelo que dizes os cálculos que andas a fazer não interessam para nada. São cálculos teóricos sem valor nenhum. Dizeres que a diluição é de x ou y não é verdade, porque é o mercado que vai decidir isso.

Registado: 29/11/2007 14:28

por Fred_Invest » 13/1/2017 12:53

masterpro Escreveu:Questão, a venda dos direitos pressupõe o pagamento de algum Imposto? é passível de ser rebatido na mais/menos valia após a venda das acções?

vai ao tópico do AC e há maneiras de dar a volta a isso. os 28% da mais valia é se optares por tributação autónoma e é ao saldo das "mais/menos" valias, se optares por englobamente basta teres uma menos valia torne o saldo nulo (e podes criá-la este ano propositadamente vendendo BCP, ou outra, com perdas e recomprando se quiseres manter a carteira igual), sendo a vantagem do englobamento é que terás 5 anos onde as futuras menos valias abaterão nesta mais valia (mas em 2017 pagas irs desta mais valia, sendo devolvido numa futura menos valia). No meu caso, como à conta do BCP já tenho uma menos valia do ano passado que será reportada para este ano e me cobre os "lucros" caso opte por vender os direitos.

Registado: 4/9/2015 12:25

por NaoSei » 13/1/2017 12:51

Xacal Escreveu:
NaoSei Escreveu:
Xacal Escreveu:
Esses cálculos são teóricos. Tens de ter em atenção que embora relacionados as ações e os direitos são dois ativos independentes. Variam em função da oferta e da procura, por isso podem ter cotações muito afastadas do que seria expectável.

Xacal, estes calculos seriam se a acçao fechasse e fosse o ultimo dia antes do destacamento de direitos, logicamente seria este valor de abertura, mas nem vale a pena relembrar que estamos num mercado e no minuto seguinte o direito/acao concerteza variam conforme a negociação...

Acho que não entendeste o que eu queria dizer. Imagina que essa cotação que usaste é a última antes do destacamento dos direitos. No dia seguinte os direitos podem abrir nos 0.72 como no teu cálculo mas por exemplo as ações abrirem a 0.17 que não tem nada a ver com o que tu calculaste!

ok chacal...mas num mercado o que indica sempre é o preço do fecho anterior....o dia seguinte é outro filme....mas o calculo baseia-se sempre no fecho do dia 16 de jan de 2017
é o mesmo que hoje fechar a 0,90 e no dia seguinte a 0,96.....nao interessa isso para nada...simplesmente abriu em GAP.

por Xacal » 13/1/2017 12:42

NaoSei Escreveu:
Xacal Escreveu:
NaoSei Escreveu:estamos assim neste momento:

Direitos 0,7209375
valor da acao actual 0,863
valor da acao apos direitos retirados 0,1421

37,81389481 % Diferença do antes em diluicao apos AC com direitos reinvestidos.
fiz em excel uns calculos. se alguem pretender nao ir ao AC e quiser ajuda sobre como usar o dinheiro que actualmente tem em acoes, eu exponho os calculos de o que deve fazer ou vender.

Esses cálculos são teóricos. Tens de ter em atenção que embora relacionados as ações e os direitos são dois ativos independentes. Variam em função da oferta e da procura, por isso podem ter cotações muito afastadas do que seria expectável.

Xacal, estes calculos seriam se a acçao fechasse e fosse o ultimo dia antes do destacamento de direitos, logicamente seria este valor de abertura, mas nem vale a pena relembrar que estamos num mercado e no minuto seguinte o direito/acao concerteza variam conforme a negociação...

Registado: 29/11/2007 14:28

por Fred_Invest » 13/1/2017 12:41

NaoSei Escreveu:
frosasantos Escreveu:De facto ou se lê so o que interessa ou não lêem nada. "Ao dia de hoje", "data de hoje","cotação de hoje", Não sei se as palavras eram estas exactamente mas estava tudo nos posts do ativo. Os "ses" são tantos que uns só olham para os positivos para a cotação.

Agora alguém esclareça, um curto com 1000 ações não terá de reembolsar até dia 16(fecho) os direitos correspondentes? Não será isto que os fará sair e a cotação subir (ao contrário dos dividendos como a notícia sugere!)?

Edit: haverá alguma hipótese de terem sido os curtos a comprar a posição do Sabadell para fecho de posições antes do ac ou isto é disparate!?

se eles tivessem comprado, entao já nao estavam com a posiçao declarada na CMVM

vou abrir uma exceção e responder uma vez ainda não pediste desculpa: ao forum por nos teres chamado de burros, ao ativo por dizeres que é nabo a matemática e ao ulisses por afirmares que ele disse o que não disse, as coisas passam-se e tu nem a esses erros (não os de bolsa) pedes desculpa e apenas deixas andar como se nada fosse.

O que dizes poderá não corresponder à verdade:

a posição do Sabadell era LONGA. Foi adquirida (e sabemos que foi ás postas e não a totalidade) como posição LONGA por vários investidores, isto abaixo de 2%, logo não declarada. Se foram os CURTOS (um pelo menos) a adquirir parte (até podiam achar um bom valor) então esses mesmos CURTOS deteriam também uma posição LONGA. Portanto poderiam fechar o curto (registado na cmvm) com o longo (não registado). Mas a minha questão estava relacionada com a possibilidade, e não com a certeza. E não acredito que um curto com 1,5% que detenha um longo com 0,5% tenha de declarar que a posição curta é de 1%. alguém esclareça se isto não for verdade.

quanto ao resto, e mais importante, os curtos têm de pagar direitos? com a acção a 0.86 € se tiverem de pagar 0.72€ por cada direito (a data de hj, cotação de hoje, teoricamente, etc) agora não me parece um bom negocio, ou está-me a faltar qualquer coisa?

Registado: 4/9/2015 12:25

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bing [Bot], Google [Bot], OCTAMA, PAULOJOAO, TheKuby, trilhos2006 e 212 visitantes