BCP - Tópico Geral
Re: BCP - Novo Tópico Geral
EAGLETRADER20 Escreveu:np40af Escreveu:EAGLETRADER20 Escreveu:Já compreendi o comunicado : São de facto 15 novas acções a 0.094 euros
o número resultante de ações ordinárias do BCP passará a ser de 15.113.989.952.
com a emissão de 14.169.365.580 novas ações ordinárias
Novo numero de acções : 15.113.989.952.
Emissão novas acções : 14.169.365.580
diferença ( acçºoes atuais) : 944.624.372 x 16 acções ( 1+15 direitos ) = 15.113.989.952. numero de novas acçºoes totais
É de facto 15 por cada 1 conforme era dito na noticia
Eagle,
E como aparece o valor de 38.6% de desconto?
Obrigado.
Esse ainda não sei como chegaram lá.
Este tópico diz respeito ao aumento de capital de 2012 mas na segunda página podem encontrar uma explicação sobre como se calcula/estima o valor teórico dos direitos para qualquer aumento de capital (aumentos de capital com atribuição e distribuição de direitos por cada acção detida, claro):
viewtopic.php?f=3&t=80618&start=25
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
np40af Escreveu:EAGLETRADER20 Escreveu:Já compreendi o comunicado : São de facto 15 novas acções a 0.094 euros
diferença ( acçºoes atuais) : 944.624.372 x 16 acções ( 1+15 direitos ) = 15.113.989.952. numero de novas acçºoes totais
Eagle,
Obrigado.
Esse ainda não sei como chegaram lá.
- Registado: 4/3/2008 9:17
Alguem consegue dizer adiantar o preço a que os direitos irão ser negociados??
...E as novas ações, ao preço actual, a que valor vão começar ser negociadas depois desta operação..??
Obrigado
...E as novas ações, ao preço actual, a que valor vão começar ser negociadas depois desta operação..??
Obrigado
- Registado: 29/11/2007 4:14
EAGLETRADER20 Escreveu:Já compreendi o comunicado : São de facto 15 novas acções a 0.094 euros
Eagle,
Obrigado.
- Registado: 21/10/2010 13:08
Vamos lá ver se depois do susto inicial isto não sobe desenfreadamente...
Penso que foi o último AC que foi uma boa mina.
A ver vamos, dizia o cego.
Cumprimentos,
Penso que foi o último AC que foi uma boa mina.
A ver vamos, dizia o cego.
Cumprimentos,
- Registado: 23/8/2006 18:53
Uma das coisas que me fartei de rebater no Caldeirão nas últimas semanas era que as quedas do BCP era uma pressão da Fosun (e Sonangol) para poderem ir ao aumento de capital mais barato. Acho que hoje facilmente se percebeu que a cotação estar a 1 euro ou a 1,20 euros é perfeitamente indiferente para o preço do aumento de capital...
maturidade, argumentos são obrigatórios aqui no Caldeirão. Dizer só que uma acção vai subir ou vai cair não é aqui permitido.
Abraço,
Ulisses
Abraço,
Ulisses
este banco está mais que morto.
com essas ações novas que vão vir para o mercado vai ser mais do mesmo.
Short selling em força nesta menina.
só vai dar isso.
Já me deixei á muito tempo de negociar neste CANCRO da bolsa.
Uma máquina perfeita de DERRETER os nossos €€€€€€€€€€€€€€€€€.
abraços
com essas ações novas que vão vir para o mercado vai ser mais do mesmo.
Short selling em força nesta menina.
só vai dar isso.
Já me deixei á muito tempo de negociar neste CANCRO da bolsa.
Uma máquina perfeita de DERRETER os nossos €€€€€€€€€€€€€€€€€.
abraços
- Registado: 2/3/2016 20:30
Ulisses eu como disse, é a minha primeira vez nesta situação e estou meramente a tentar perceber o que posso fazer ou nao, ir ao Ac está fora de questão até porque sem duvida que a novela vai continuar, o que pretendo é ver o que posso fazer de forma a minimizar as mais valias. O mais certo é vender os direitos mas quero inteirar-me da situação.
Obrigado ao Ulisses e ao Eagle pela tão pronta resposta.
Obrigado ao Ulisses e ao Eagle pela tão pronta resposta.
jorgeacampino Escreveu:Eagletrader a ver se eu me situo porque ando um bocado a deriva...
Eu tenho neste momento 5333 accoes, sendo assim terei 5333 x 15 = 79995
79995 * 0.094 = 7519.53€ (correspondente a 25% de menos valias da minha carteira)
será isto certo?
E o que acontecerá se eu nao for ao Ac nem vender os meus direitos?
Peço desculpa por estas questoes, mas toda esta situação é nova para mim.
Sim se Ac for subscrito o valor deverá ser um incremento investido de 7519.53 Euros
Se não for ao AC e ainda detiver as acções penso que fará mais sentido vender os direitos, o valor não sei se existe um preço teorico e depois será o que o mercado determinar.
jorgacampino, não subscrever o Ac e não vender os direitos é a única coisa que racionalmente não faz sentido.
Abraço,
Ulisses
Abraço,
Ulisses
Eagletrader a ver se eu me situo porque ando um bocado a deriva...
79995 * 0.094 = 7519.53€ (correspondente a 25% de menos valias da minha carteira)
será isto certo?
será isto certo?
Já compreendi o comunicado : São de facto 15 novas acções a 0.094 euros
estou incrédulo perante esta situação, estou em crer que assim que os pequenos accionistas fizerem as contas, vamos assistir a vendas em massa já a partir de amanha.
UriDarn Escreveu:http://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/FR62731.pdf
Bem o que está aqui dito é que "A cada detentor de ações ordinárias do Banco será atribuído um direito de subscrição por
cada ação representativa do atual capital social do Banco que detenha. "
Não sei onde foram buscar o valor de 15 direitos por acçao.
E outra novidade:
"O BCP pretende utilizar as receitas do aumento de capital para reembolsar integralmente os
instrumentos híbridos detidos pelo Estado Português (“CoCos”) prontamente após a conclusão
da Oferta Pública de Subscrição (estando presentemente por reembolsar o montante de
€700.000.000, na sequência do reembolso de €50.000.000 já realizado em 30 de Dezembro de
2016) e para robustecer o seu balanço. "
"Não sei onde foram buscar o valor de 15 direitos por acçao. "
deve ser isto :
Na euronext diz Nº acções atuais : Shares outstanding 787,186,977
Prospeto aumento capital : Pressupondo o sucesso da Oferta Pública de Subscrição, o número resultante de ações ordinárias do BCP passará a ser de 15.113.989.952
Portanto o aumento do numero de acções deve dar qualquer coisa na ordem dos 15 direitos .
E diz :
"A cada detentor de ações ordinárias do Banco será atribuído um direito de subscrição por cada ação representativa do atual capital social do Banco que detenha."
Não sei se querem dizer que um direito de subscrição dará direito a 15 novas acções .
Isto ainda parece um bocado confuso

Isso já não sou capaz de dizer. O mercado amanhã vai dizer se gostou ou não da operação. Nunca haverá é uma variação dessa magnitude.
Abraço,
Ulisses
Abraço,
Ulisses
Ulisses Pereira Escreveu:iurp, o ajustamento "quase automático" apenas se dará no primeiro dia em que não dará direito aos direitos do aumento de capital.
diacono, os pequenos accionistas que não queiram aumentar a sua exposição no BCP devem vender os direitos.
Abraço,
Ulisses
Obrigado Ulisses. Na tua perspetiva, amanhã o mercado dirá que o preço será ± o mesmo valor do fecho de hoje. Certo?
- Registado: 23/1/2006 23:54
http://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/FR62731.pdf
Bem o que está aqui dito é que "A cada detentor de ações ordinárias do Banco será atribuído um direito de subscrição por
E outra novidade:
"O BCP pretende utilizar as receitas do aumento de capital para reembolsar integralmente os
instrumentos híbridos detidos pelo Estado Português (“CoCos”) prontamente após a conclusão
da Oferta Pública de Subscrição (estando presentemente por reembolsar o montante de
€700.000.000, na sequência do reembolso de €50.000.000 já realizado em 30 de Dezembro de
E outra novidade:
- Registado: 5/11/2014 20:06
Grato pela resposta, ao que parece eu estava a escrever a minha mensagem ao mesmo tempo do utilizador Diácono.
No caso dos direitos, o Ulisses referiu que se podem vender, qual o valor e como se faz?
No caso dos direitos, o Ulisses referiu que se podem vender, qual o valor e como se faz?
- Registado: 1/7/2011 13:24
Xadrezinho Escreveu:Boas tardes,
Solicito ajuda para a situação do momento. Sou um dos muitos com uns milhares de acções desta cotada com perdas de momento na ordem dos 60%.
Alguém pode por favor explicar como se vai processar exactamente este AC (nunca estive nesta situação anteriormente), acções a 9,4 cêntimos? direitos para accionistas?
Quais as hipóteses dos muitos como eu? Se alguém fizer o favor de indicar contas ou hipóteses pode dar um exemplo para 10000 papéis.
Grato.
"
Um tipo que tenha umas 10 mil acções do BCP (que não é difícil de encontrar por aí), vai precisar de 14100€ ( adicionais ) para ir ao AC...
"
Boas tardes,
Solicito ajuda para a situação do momento. Sou um dos muitos com uns milhares de acções desta cotada com perdas de momento na ordem dos 60%.
Alguém pode por favor explicar como se vai processar exactamente este AC (nunca estive nesta situação anteriormente), acções a 9,4 cêntimos? direitos para accionistas?
Quais as hipóteses dos muitos como eu? Se alguém fizer o favor de indicar contas ou hipóteses pode dar um exemplo para 10000 papéis.
Grato.
Grato.
- Registado: 1/7/2011 13:24
iurp, o ajustamento "quase automático" apenas se dará no primeiro dia em que não dará direito aos direitos do aumento de capital.
diacono, os pequenos accionistas que não queiram aumentar a sua exposição no BCP devem vender os direitos.
Abraço,
Ulisses
Abraço,
Ulisses
encontraram uma forma de correr com os pequenos.
Um tipo que tenha umas 10 mil acções do BCP (que não é difícil de encontrar por aí), vai precisar de 14100€ para ir ao AC...
Deve haver por aí muita gente com vontade de lá enterrar mais dinheiro, deve...
Um tipo que tenha umas 10 mil acções do BCP (que não é difícil de encontrar por aí), vai precisar de 14100€ para ir ao AC...
Deve haver por aí muita gente com vontade de lá enterrar mais dinheiro, deve...
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do verdadeiro investidor. - Warren Buffett
EAGLETRADER20 Escreveu:Iurp Escreveu:Previsão de preço na abertura? Cotação de fecho menos 38%?
...
Vai depender como sempre da OFERTA e PROCURA e o preço terá uma variação correspondente a essas forças do mercado.
isso é para todas e todos os dias e a toda a hora. A questão será que ajustamento previsível fará?
- Registado: 23/1/2006 23:54
Joca601 Escreveu:O mercado sabe que estamos em pré-anuncio de um aumento de capital.... não resta qualquer outra alternativa ao bcp que não seja angariar o capital no mercado. Para que seja atrativo aos investidores o preço terá de ser bastante apelativo, suponho que poderá andar no intervalo 0,5/0,6 euros por ação.. o numero de ações poderá perfeitamente triplicar ou quadruplicar... no entanto, o aumento de capital poderá projetar o bcp para um período de estabilidade e recuperação de resultados.
Suspeito que o bcp poderá recuar para valores abaixo de 1 euro no pós-aumento ou durante o aumento capital, no entanto, com a casa limpa o banco poderá alcançar em bolsa valores bastante acima dos atuais.
Faz hoje um mês que escrevi este pensamento acima...
Nunca iria supor que o AC fosse realizado a valores tão baixos. vamos ter novamente uma brutalidade de ações cotadas, num total de +/- 15 mil milhões de ações.... para salvar o banco, este gestor NA acaba de desgraçar vários milhares de pequenos acionistas.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, AC2719, AlfaTrader, Bing [Bot], Google [Bot], Jonas74, Manchini888, OCTAMA, peterteam2, Pmart 1 e 367 visitantes