Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Finanças & Fundos de Investimento

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por JohnyRobaz » 18/1/2017 1:04

Boa noite,

Algum dos experts em fundos aqui presentes me poderia dizer se este fundo é de confiança?

https://www.optimize.pt/poupar-reforma- ... ti=S_FB701

Diz que é 4 estrelas pelo Morning Star, mas no site não encontro nada sobre o fundo... Alguém conhece?

Obrigado, cumprimentos!
JR
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por ParqueInacio » 17/1/2017 16:27

chico_laranja Escreveu:Bem vindo a este novo mundo.

Obrigado! :D
Tudo isto começou com a revolução do modo como geria as minhas finanças. Chegava sempre teso ao final do mês e nunca sabia como. Comecei por isso a ler uns blogs americanos sobre "finanças pessoais" e na "bíblia" dos ensinamentos, para além das regras básicas, falavam sempre da parte da poupança e dos investimentos. Como bom português cresci a pensar que investir era sinónimo de depósitos a prazo ou da lotaria da bolsa, por isso quando comecei a ler coisas sobre 401Ks, fundos da Vanguard e por aí fora, fiquei um bocado à nora. Daí que comecei pelas fundações e só após alguns anos consegui acumular capital para poder avançar para o nível seguinte. E foi aí que este fórum me auxiliou bastante. É que a realidade de um investidor em PT é completamente diferente daquela que via nesses blogs... Até um PPR deles (401k) pode ser aplicado em fundos de investimento à escolha!

Depois de muitas leituras e de ainda maior introspeção decidi que o perfil de investimento que o VirtuaGod defende neste tópico é o que melhor se adequa às minhas expectativas como investidor. Depois foi só uma questão de adaptar todos os ensinamentos ao meu perfil, acalmar os receios e colocar a carne no assador (não toda! :wink: ).

O portfólio "estroina" surgiu da vontade de investir em outras coisas (fundos socialmente responsáveis, tecnologias limpas, etc) mas com o mesmo cuidado de análise do portfófio principal. Quero acreditar que o resultado final foi fruto dessa análise... mas também posso ter tido alguma sorte a ajudar.
Comparando o comportamento dos dois portfólios, e mesmo que no final o rendimento do portfólio azul fosse um pouco inferior ao portfólio vermelho, preferia mil vezes a baixa volatilidade e a rápida recuperação do primeiro. Daí a minha decisão de liquidar o segundo, de modo a reduzir a volatilidade dos meus investimentos.

Sim, mais um convertido! :D E foi por isso que decidi partilhar a minha história. Para que outras pessoas saibam que isto não é um bicho que sete cabeças e que é possível investir de uma forma "tranquila/segura". Com a salvaguarda de que temos de ser responsáveis nas nossas escolhas e compreender o que estamos a fazer. Mas desde que façamos um portfólio equilibrado e diversificado podemos evitar perdas muito grandes e recuperar dessas perdas rapidamente.

Para finalizar e pegando no comentário do chico_laranja:
chico_laranja Escreveu:A carteira estroina foi excelente e teve o propósito grande de te ensinar que isto não é só maravilhas. 17% a derreter já é um bom teste. Aguentaste firme e hirto sem mexer na estratégia? Passaste o teste :twisted:

Aguentei porque investi dinheiro que tinha reservado para esse propósito (tenho também um fundo de emergência para situações excepcionais, por isso não preciso de mexer nos fundos), e também porque não tinha escolhido aqueles fundos à toa e sabia que aqueles valores seriam "normais" em situações de queda das bolsas.
 
Mensagens: 7
Registado: 15/12/2015 2:33

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por VirtuaGod » 17/1/2017 16:00

chico_laranja Escreveu:Venha de lá o tópico do R que tentarei aprender alguma coisa disso.

Ainda fiz uma primeira tentativa mas vou alterar bastante aquilo. Muita coisa já está feita e não vale a pena reinventar a roda. Talvez este Verão faça alguma coisa. Ainda queria ver se conseguia fazer o meu pacote para facilitar algumas coisas como o download de fundos através da morningstar ou da feed do Best. As coisas em termos de conhecimentos estão bem encaminhadas. Sabes que eu tento fazer as coisas da forma mais simples possível. Vou ter de transformar o download do histórico de fundo + gráfico em menos de 5 linhas de código 8-) Quando conseguir começo a fazer o livro.

:arrow: Programação em R para Finanças
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por VirtuaGod » 17/1/2017 15:53

ZeNovato Escreveu:Gosto de reler algumas coisas que me foram ajudando ao longo dos anos e reparei logo na primeira página nas primeiras linhas que dizes que os fundos têm retenção IRS na fonte. Isso não alterou Virtua? Tinha essa ideia.

Pensava que ng ainda usava a primeira página :mrgreen: Está actualizado. Sim já alterou há mais de um ano. Os resultado líquido dos ganhos/perdas nos fundos têm que ser declarados no IRS pois não são alvos de retenção na fonte.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por chico_laranja » 17/1/2017 13:39

VG

Tens mais um convertido em investidor a pensar no seu futuro :clap:

Venha de lá o tópico do R que tentarei aprender alguma coisa disso.

ParqueInácio

Bem vindo a este novo mundo.

A carteira estroina foi excelente e teve o propósito grande de te ensinar que isto não é só maravilhas. 17% a derreter já é um bom teste. Aguentaste firme e hirto sem mexer na estratégia? Passaste o teste :twisted:

A carteira que tens parece bem equilibrada.

A questão dos rebalanceamentos é complicada e acaba por entrar um pouco no gosto pessoal.

Se for mensal acabas por ver poucas diferenças de mês a mês para o rebalancear. No anual as diferenças são maiores e podes encontrar desequilíbrios assinaláveis. Pessoalmente considero que rebalanceamentos anuais ou semestrais (depende também das quantias e se elas têm impactos significativos) são o recomendável.
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por ParqueInacio » 17/1/2017 12:00

ZeNovato Escreveu:Gosto de reler algumas coisas que me foram ajudando ao longo dos anos e reparei logo na primeira página nas primeiras linhas que dizes que os fundos têm retenção IRS na fonte. Isso não alterou Virtua? Tinha essa ideia.

Também pensava que era assim mas já li umas coisas que indicam que isso mudou:
http://www.pwc.pt/pt/pwcinforfisco/guia-fiscal/2016/irc/fundos-de-investimento.html
https://www.deco.proteste.pt/investe/questao-do-investidor-tributacao-dos-fundos-em-2015-s5086544.htm

O link da Deco parece-me mais claro. Se estiver correcto então não há retenção na fonte e temos declarar as mais valias globais na declaração anual para IRS. :wall:
 
Mensagens: 7
Registado: 15/12/2015 2:33

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por ZeNovato » 17/1/2017 8:00

Gosto de reler algumas coisas que me foram ajudando ao longo dos anos e reparei logo na primeira página nas primeiras linhas que dizes que os fundos têm retenção IRS na fonte. Isso não alterou Virtua? Tinha essa ideia.
 
Mensagens: 289
Registado: 8/3/2014 19:34

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por VirtuaGod » 16/1/2017 22:56

caralmeida030267 Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:
caralmeida030267 Escreveu:Isto demora menos de 1 minuto para cerca de 50 FI, o que é mais ou menos pacífico.


Sim, sacar imagino que não seja complicado. Mas se quisermos fazer uma carteira para acompanhar as cotações terão de estar alinhadas. Fundos com 240 cotações num ano e outros com 260 como é que alinhas? (se é que fazes isso)

Abr

Não costumo alinhar as cotações.
Analiso apenas a evolução global da carteira desde o seu início até à última data com cotação disponível, que pode diferir num dia quanto muito.
No fundo é esta a rentabilidade que me interessa, ao comparar a última cotação disponível com a cotação inicial de compra.
Posso afirmar que se o FI não tem cotação hoje, porque não teve movimentos, então à data de hoje a cotação é a mesma de ontem ou anteontem ou o que for (última disponível).

Carlos Almeida


Obr. Pensei que o pessoal fizesse gráficos e isso!! Não sei se consegues adaptar os links que dei para excel. O output das cotações é em JSON. Por acaso tive sorte que alguém fez o código para R!!

Posso afirmar que se o FI não tem cotação hoje, porque não teve movimentos, então à data de hoje a cotação é a mesma de ontem ou anteontem ou o que for (última disponível).

Last observation carried forward (LOCF) é a forma correcta de fazer as coisas sim 8-)
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por caralmeida030267 » 16/1/2017 22:32

VirtuaGod Escreveu:
caralmeida030267 Escreveu:Isto demora menos de 1 minuto para cerca de 50 FI, o que é mais ou menos pacífico.


Sim, sacar imagino que não seja complicado. Mas se quisermos fazer uma carteira para acompanhar as cotações terão de estar alinhadas. Fundos com 240 cotações num ano e outros com 260 como é que alinhas? (se é que fazes isso)

Abr

Não costumo alinhar as cotações.
Analiso apenas a evolução global da carteira desde o seu início até à última data com cotação disponível, que pode diferir num dia quanto muito.
No fundo é esta a rentabilidade que me interessa, ao comparar a última cotação disponível com a cotação inicial de compra.
Posso afirmar que se o FI não tem cotação hoje, porque não teve movimentos, então à data de hoje a cotação é a mesma de ontem ou anteontem ou o que for (última disponível).

Carlos Almeida
 
Mensagens: 183
Registado: 10/7/2014 21:32
Localização: Estarreja - Aveiro

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por VirtuaGod » 16/1/2017 20:43

ParqueInacio Escreveu:Quanto aos reforços, sendo possível, é preferível reforçar várias vezes ao ano (mensalmente, p. ex) ou apenas 1 vez por ano? Sinto que o diabinho em cima do ombro está sempre a pensar no market timing (espera pelos saldos! :twisted: ) , mas o anjinho diz que o melhor é não ligar a isso e simplesmente meter lá o dinheiro com regularidade 8-).

Testes que fiz mostraram que históricamente tem sido melhor fazer rebalanceamento no final do ano.

:arrow: http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?f=3&t=77465&start=7300#p1257823

O que não significa que seja melhor fazer os reforços no final do ano uma vez que se puseres o $ a render em Janeiro/Fevereiro etc pode ser que compense. O que importa é poupares :D Estaria mais preocupado com cenas comportamentais para optimizar a poupança, mais 0.2% ou menos 0.2% ao ano não te fará tanta diferença como isso. Provavelmente para ti o ideal pode ser poupança mensal, para mim é anual (devido bónus, IRS etc etc costumo receber quantias de dinheiro ao "lote" que vai para poupança, não tenho por hábito poupar mensalmente).

Já tinha visto os teus posts sobre R e estão guardados para quando tiver mais tempo ver o que aprendo dali. O engraçado é que antes de escreveres esses posts eu andava a pensar em fazer uns scripts em python para obter as cotações da Morning Star, guardá-las numa base de dados, calcular as estatísticas, etc, e quando vi o que dava para fazer com R desisti da ideia... Não vale a pena reinventar a roda!

Se um dia começares a ler o tópico sobre R não o faças em breve pois vou alterar MUITAS coisas. O meu conhecimento em termos de uso de R tem evoluído significativamente. Não só vou alterar o conteúdo como a forma de apresentação com um pacote que foi apresentado no final do ano passado que dá para fazer livros on-line bem bonitos (bookdown). Um exemplo é o próprio livro de como usar o bookdown que o criador escreveu: https://bookdown.org/yihui/bookdown/
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por VirtuaGod » 16/1/2017 19:57

caralmeida030267 Escreveu:Isto demora menos de 1 minuto para cerca de 50 FI, o que é mais ou menos pacífico.


Sim, sacar imagino que não seja complicado. Mas se quisermos fazer uma carteira para acompanhar as cotações terão de estar alinhadas. Fundos com 240 cotações num ano e outros com 260 como é que alinhas? (se é que fazes isso)

Abr
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por ParqueInacio » 16/1/2017 19:01

Por acaso na minha folha do google sheets também coloquei uma fórmula para ir calculando o valor da alocação "real" de cada fundo com base no valor actual da cotação, mas a verdade é que ao longo deste ano esses valores nunca tiveram um desvio superior a 1% (se a alocação era 30%| 29% < alocação real < 31%) e como tal achei que não valia a pena fazer o rebalanceamento.
Quanto aos reforços, sendo possível, é preferível reforçar várias vezes ao ano (mensalmente, p. ex) ou apenas 1 vez por ano? Sinto que o diabinho em cima do ombro está sempre a pensar no market timing (espera pelos saldos! :twisted: ) , mas o anjinho diz que o melhor é não ligar a isso e simplesmente meter lá o dinheiro com regularidade 8-).

Já tinha visto os teus posts sobre R e estão guardados para quando tiver mais tempo ver o que aprendo dali. O engraçado é que antes de escreveres esses posts eu andava a pensar em fazer uns scripts em python para obter as cotações da Morning Star, guardá-las numa base de dados, calcular as estatísticas, etc, e quando vi o que dava para fazer com R desisti da ideia... Não vale a pena reinventar a roda!
A automação de processos serve para isso mesmo, para reduzir o trabalho repetitivo, diminuir os erros e dar-nos mais tempo para outras coisas.

Entretanto como prevejo um 2017 cheio de volatilidade decidi resgatar o portfólio "estroina". Acabou por correr quase tão bem como o portfólio "estudado" (6,38% a 13/01/2017) mas aqueles -15% (chegou a bater nos -17%) em Fevereiro de 2016 puseram-me mais ansioso do que o pretendido. E serviu para mostrar como um portfólio com pés e cabeça consegue ter um rendimento bem positivo (pelo menos para mim) e uma volatilidade e risco a níveis aceitáveis para o cardiologista :D
 
Mensagens: 7
Registado: 15/12/2015 2:33

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por caralmeida030267 » 16/1/2017 18:46

VirtuaGod Escreveu:
caralmeida030267 Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:Tb deixo em baixo um printscreen com um círculo no URL onde se encontra o ID. Não se preocupem se os fundos não estão no Best pois já não uso o feed deles.

Olá VirtuaGod,

Eu atualizo a informação das minhas carteiras com os dados do Best, mas tenho alguns fundos que adquiri no BCP que não constam do Best e que tenho que atualizar manualmente
Se não é indiscrição, se não é ao Best então onde é que vais buscar a informação para atualizar os fundos?
Obrigado.

Carlos Almeida

Eu ainda tenho dificuldade em perceber como é que o pessoal faz as coisas manualmente pois não percebo como se ajusta as cotações que falham só em certos fundos(quando é feriado nos EUA mas não na Europa ou vice versa, como hoje por exemplo). Eu antigamente demorava HORAS a alinhar mas tenho falado com algumas pessoas que me levam a entender que seria algo simples de fazer. Como é que usam isso em excel?

Em relação à pergunta. O único "problema" é teres que saber programação.

:arrow: https://gist.github.com/hahnicity/45323026693cdde6a116

Nos comentários encontra-se um sujeito que fez código em R:

:arrow: https://gist.github.com/anonymous/c7d9c19cc67e03641966064d1518ed41

Com algumas 'simples' alterações fiz para os fundos.

Abr

VirtuaGod,

Obrigado pela informação. Mais logo vou analisar com calma.
Em excel, o que faço é criar ligações aos dados que o Best disponibiliza e atualizo os dados diariamente. Isto demora menos de 1 minuto para cerca de 50 FI, o que é mais ou menos pacífico.
Por norma guardo o histórico das cotações dos últimos 8 anos, se disponíveis. E se não atualizar diariamente, posso fazê-lo semanalmente, que demora exatamente o mesmo tempo.
Mas, como disse, a base de dados do Best não contém todos os FI comercializados cá, pelo que tenho que atualizar manualmente cerca de 1/6 dúzia de FI.

Carlos Almeida
 
Mensagens: 183
Registado: 10/7/2014 21:32
Localização: Estarreja - Aveiro

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por VirtuaGod » 16/1/2017 17:39

ParqueInacio Escreveu:Olhando para trás, tive algumas oportunidades para reforçar o portfólio enquanto as cotações estavam mais baixas, mas nessa altura o receio de o preço descer muito mais falou mais alto e acabei por não reforçar. Neste momento o meu problema é não saber muito bem quando reforçar. Uma vez que o objectivo é o longo prazo, não devia pensar muito nisso e simplesmente reforçar. Mas por outro lado fica sempre aquela sensação de que poderia ter feito um melhor negócio.

:-) É para pessoas como tu que faço este tópico. Sempre bom ver um feliz convertido a este mundo dos fundos 8-)

A altura "ideal" para reforçar, de forma simples, é no final do ano, fazendo rebalanceamento em simultâneo!! Mas claro, no ano passado em finais de Janeiro, inicio de Fevereiro foi uma excelente oportunidade :-)

Neste momento a base de dados está com 71 fundos europeus e uns 10 ETFs americanos, prefazendo umas 350 mil cotações :shock: Demoro 3 segundos a adicionar um fundo e 1 segundo a adicionar todos o histórico, maravilhas da computação :clap: (o computador depois fica 5 minutos a correr o script mas posso ir tomar um café entretanto :wink: ). Nunca pensei que estava a perder tanto!! As horas que perdi desnecessáriamente por não saber programar. A nossa produtividade aumenta 100 vezes :mrgreen:

EDIT: Tens as cotações completas no meu excel. Só tenho actualizado até meados de Dezembro mas serve para tapares os "buracos" do passado e ficares com um histórico mais bonito :-)
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por ParqueInacio » 16/1/2017 16:51

Olá a todos!

Ando por aqui há algum tempo apenas a ler e achei que já era altura de participar :D
Graças à informação deste tópico e dos Fundos à la carte, e depois de muitos dias a ler o manancial de info que encontrei, criei o seguinte portfolio no dia 31/12/2015:

ISIN: LU0094560744 (F0GBR04E6R)
Nome: MFS Meridian Glbl Equity A1 EUR Acc
Alocação: 30%

ISIN: IE00B11XZ103 (F0GBR06T61)
Nome: PIMCO GIS Global Bond E EUR Hdg Acc
Alocação: 20%

ISIN: IE00B11XZ434 (F0GBR06T6F)
Nome: PIMCO GIS Glbl Inv Grd Crdt E Acc EUR H
Alocação: 20%

ISIN: GB00B1VMCY93 (F0000007LD)
Nome: M&G Optimal Income Fund Euro Class A-H Gross Shares Acc (Hedged)
Alocação: 15%

ISIN: LU0432616901 (F0000043PS)
Nome: Invesco Balanced-Risk Alloc E
Alocação: 15%

Uma vez que subscrevi os fundos perto dos valores máximos e logo no início de 2016 começou o descalabro, os primeiros meses deste ano serviram para aprender a olhar mas sem mexer. Por mais que se leia/oiça que estas quedas são uns blips no espaço de 20/30 anos, só quando se vê o dinheiro a diminuir todos os dias durante meses é que se percebe o quão difícil é manter a calma :shock: . O que me valeu é que antes de subscrever estes fundos fiz vários testes usando a folha do VirtuaGod (incluindo sempre os períodos de crise dos últimos 10/15 anos) e assim já estava minimamente preparado para as possíveis quedas, para além de ter testado várias alocações até decidir pela que me deixava mais confortável.

Para além deste portfólio como queria também investir em fundos específicos, construí outro com 5 fundos avulsos. Segue abaixo o gráfico com a evolução da rentabilidade dos dois portfólios (a azul o portfólio "estudado" e a vermelho o portfólio "estroina"):
portfolio.png
portfolio.png (25.42 KiB) Visualizado 14394 vezes

Para a gestão dos portfólios usei o google sheets onde utilizei umas fórmulas para ir buscar a cotação dos fundos na Morning Star. Infelizmente para obter o histórico dos portfólios tinha de ir lá todos os dias copiar o valor diário dos portfólios para uma tabela e, como nem todos os dias tinha tempo para isso, o gráfico ficou com uns buracos :lol:

Neste momento, com base nas cotações de dia 13/01/2017, este portfólio valorizou 7,91% e as valorizações individuais dos fundos são as seguintes:

Nome: MFS Meridian Glbl Equity A1 EUR Acc
Valorização: 11,29%

Nome: PIMCO GIS Global Bond E EUR Hdg Acc
Valorização: 3,50%

Nome: PIMCO GIS Glbl Inv Grd Crdt E Acc EUR H
Valorização: 5,42%

Nome: M&G Optimal Income Fund Euro Class A-H Gross Shares Acc (Hedged)
Valorização: 7,42%

Nome: Invesco Balanced-Risk Alloc E
Valorização: 10,87%

Olhando para trás, tive algumas oportunidades para reforçar o portfólio enquanto as cotações estavam mais baixas, mas nessa altura o receio de o preço descer muito mais falou mais alto e acabei por não reforçar. Neste momento o meu problema é não saber muito bem quando reforçar. Uma vez que o objectivo é o longo prazo, não devia pensar muito nisso e simplesmente reforçar. Mas por outro lado fica sempre aquela sensação de que poderia ter feito um melhor negócio.

Queria finalizar agradecendo ao VirtuaGod, Rick Lusitano, LTCM, chico_laranja e todos os outros membros que, ao longo de milhares de posts nestes dois tópicos, foram deixando uma quantidade de informação brutal (em qualidade e quantidade :twisted: ) e que com isso me ajudaram construir este portfólio.
:clap: :clap: :clap:
 
Mensagens: 7
Registado: 15/12/2015 2:33

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por VirtuaGod » 16/1/2017 15:04

caralmeida030267 Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:Tb deixo em baixo um printscreen com um círculo no URL onde se encontra o ID. Não se preocupem se os fundos não estão no Best pois já não uso o feed deles.

Olá VirtuaGod,

Eu atualizo a informação das minhas carteiras com os dados do Best, mas tenho alguns fundos que adquiri no BCP que não constam do Best e que tenho que atualizar manualmente
Se não é indiscrição, se não é ao Best então onde é que vais buscar a informação para atualizar os fundos?
Obrigado.

Carlos Almeida

Eu ainda tenho dificuldade em perceber como é que o pessoal faz as coisas manualmente pois não percebo como se ajusta as cotações que falham só em certos fundos(quando é feriado nos EUA mas não na Europa ou vice versa, como hoje por exemplo). Eu antigamente demorava HORAS a alinhar mas tenho falado com algumas pessoas que me levam a entender que seria algo simples de fazer. Como é que usam isso em excel?

Em relação à pergunta. O único "problema" é teres que saber programação.

:arrow: https://gist.github.com/hahnicity/45323026693cdde6a116

Nos comentários encontra-se um sujeito que fez código em R:

:arrow: https://gist.github.com/anonymous/c7d9c19cc67e03641966064d1518ed41

Com algumas 'simples' alterações fiz para os fundos.

Abr
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por VirtuaGod » 16/1/2017 14:30

Serra Lapa Escreveu:Virtua os fundos da pagina 1 continuam a ser os teus preferidos?

A lista está actualizada?


Não é que tenham deixado de ser alguns dos meus favoritos mas está desactualizada sim. Estou a planear um update ao tópico pois planeio já há bastante tempo que este tópico deixe de ser de fundos (temos o bom tópico do Rick) mas sim que evolua para um tópico de carteiras.

Dito isto, alguns fundos que se encontram no meu TOP que não estão na primeira página é o Jupiter Dynamic Bond LU0853555380, os MFS (Total Return: LU0219418836, Global Equity: LU0094560744, European smaller companies: LU0125944966, Europen Value: LU0125951151) e pelo menos mais o Goldman Sachs Global SmallCaps (que o R tb adora) LU0245181838. O M&G Optimal Income GB00B1VMCY93 não está lá tb mas falo tanto dele aqui que acho que o pessoal sabe que o adoro. Depois há umas mensões honrosas como M&G Global Convertibles Euro A Acc
GB00B1Z68494 ou M&G Dynamic Allocation Euro A Acc GB00B56H1S45
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por caralmeida030267 » 16/1/2017 12:12

VirtuaGod Escreveu:Tb deixo em baixo um printscreen com um círculo no URL onde se encontra o ID. Não se preocupem se os fundos não estão no Best pois já não uso o feed deles.

Olá VirtuaGod,

Eu atualizo a informação das minhas carteiras com os dados do Best, mas tenho alguns fundos que adquiri no BCP que não constam do Best e que tenho que atualizar manualmente
Se não é indiscrição, se não é ao Best então onde é que vais buscar a informação para atualizar os fundos?
Obrigado.

Carlos Almeida
 
Mensagens: 183
Registado: 10/7/2014 21:32
Localização: Estarreja - Aveiro

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por SERRA LAPA » 16/1/2017 4:39

Virtua os fundos da pagina 1 continuam a ser os teus preferidos?

A lista está actualizada?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1619
Registado: 17/3/2008 4:57
Localização: 13

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por VirtuaGod » 15/1/2017 16:03

Estou a construir uma base de dados para o meu próximo projecto. Se alguém quiser dar os IDs MorningStar dos fundos que usa mais para eu acrescentar à base de dados seria útil.

Caso não saibam o que são os ID MorningStar pode ler o excelente post do Rick sobre o assunto aqui (o Rick chamou-lhes Ticker)

Tb deixo em baixo um printscreen com um círculo no URL onde se encontra o ID. Não se preocupem se os fundos não estão no Best pois já não uso o feed deles. Ainda não tenho acesso a ETFs europeus mas se for um Mutual Fund/FIGA negociado na Europa não deverei ter problemas.
Anexos
ID_Morningstar.PNG
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por Daemoon » 28/12/2016 16:01

Óbvio que estava a ser irónico :wall: os FPR são fundos, logo são património autónomo, não fazem parte do banco.
 
Mensagens: 245
Registado: 14/2/2009 14:06
Localização: 17

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por daniel__ » 28/12/2016 10:00

Podem sempre contactar o banco e esclarecer as dúvidas. Parece-me a forma mais correcta.
Projetos

Teamlyzer
 
Mensagens: 285
Registado: 1/7/2014 14:53

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por VirtuaGod » 28/12/2016 4:13

Mouro_Emprestado Escreveu:(Todas as suspeições têm a sua razão de ser. Não vejo é o Invest ser pior - ou melhor - que um Best, um Big, uma Degiro, um Saxobank ou uma Interactive Brokers, até prova em contrário).

Calma, só se está a tentar esclarecer as coisas. A dificuldade em as esclarecer é que está a levar a suspeições. Mas afinal é ou não é património segregado?
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por Mouro_Emprestado » 28/12/2016 1:37

Isso está registado onde?

No INVEST GESTÃO DE ACTIVOS (entidade que gere o fundo) não está (basta procurar pelo R&C de 2015).

No próprio banco, nada refere sobre isso (vide Notas 20 a 22 do R&C de 2015, que naturalmente inclui os depósitos a ordem e a prazo dos clientes).



(Todas as suspeições têm a sua razão de ser. Não vejo é o Invest ser pior - ou melhor - que um Best, um Big, uma Degiro, um Saxobank ou uma Interactive Brokers, até prova em contrário).
 
Mensagens: 379
Registado: 13/9/2013 0:16

AnteriorPróximo

Quem está ligado: