Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Portfolio PXYC

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Sugestao Diversificacao de Carteira

por JohnyRobaz » 19/12/2017 12:37

Por acaso neste momento, a nível de acções, apenas tenho nacionais, tanto porque acho que o PSI-20 iniciou este ano o Bull, como pelos mais baixo custos de comissões.

Quanto a mim, detenho neste momento posições nas cotadas:
- BCP (17%)
- Corticeira Amorim (23%)
- Mota-Engil (16%)
- Semapa (23%)
- Sonae Industria (21%)

Cumps
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: Sugestao Diversificacao de Carteira

por Thoth » 19/12/2017 11:30

PXYC, existem algumas que me parecem boas (ex. google, facebook, boieng, etc) mas o timing de entrada talvez não seja o melhor. É esperar a melhor altura.
Ferreiranrf, a trigano é das que "nunca cai"...

Cumprimentos e bons negócios
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

Re: Sugestao Diversificacao de Carteira

por Ferreiranrf » 18/12/2017 22:40

Caro Thot,

Eu fiz o mesmo que o PYXC nos primeiros dois anos de negociação e só tinha nacionais.

Ajudou-me a criar confiança e hoje tomo posições em mercados Europeus e Americanos.

Neste momento detenho:
Sonae
Navigator
Trigano
Nestlé
Marriot International
Visa

De olho em:
Amazon possivel quebra dos 1195,80
Investing involves a great deal of risk, including the loss of all or a portion of your investment, as well as emotional distress. Nothing contained herein should be construed as a warranty of investment results. All risks, losses and costs associated with investing, including total loss of principal, are your responsibility.
Be fearful when others are greedy. Be greedy when others are fearful." - Warren Buffett
The stock market is filled with individuals who know the price of everything, but the value of nothing." - Phillip Fisher
 
Mensagens: 45
Registado: 28/12/2014 10:35

Re: Sugestao Diversificacao de Carteira

por Panchito » 18/12/2017 22:07

Aproveito este espaço para divulgar a minha carteira, muitos destes valores são inspirados (copiados) de Alejandro Estebaranz gestor do fundo True Value.

PROTECTOR FORSIKRING ASA (true value)
SIEMENS GAMESA
SEMAPA
PUBLITY AG (true value) tese de inversão https://drive.google.com/file/d/0BzNop1 ... o4ejQ/view
HITECHPROS S.A. tese de inversão https://twitter.com/i/moments/926524421061402624
FIGEAC AERO S.A. (true value)
CTT
MTY FOOD (true value) tese de inversão https://www.youtube.com/watch?v=b5bN30QokdM
IMPINJ

Quase todas estas ações são para manter 3-5 anos.
 
Mensagens: 88
Registado: 5/8/2016 23:06

Re: Sugestao Diversificacao de Carteira

por PXYC » 18/12/2017 20:37

Thoth Escreveu:Algum motivo para só ter mercado nacional?

Cumprimentos e bons negócios


porque ir para o mercado internacional me parecia um passo maior que a perna.. alguma que recomende ter de olho?

eu estava a pensar este ano entrar no Santander, mas de qq forma essa accao é comercializada pela Euronext Lisboa.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 554
Registado: 13/10/2014 16:44

Re: Sugestao Diversificacao de Carteira

por Thoth » 18/12/2017 17:54

Algum motivo para só ter mercado nacional?

Cumprimentos e bons negócios
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

Re: Sugestao Diversificacao de Carteira

por PXYC » 18/12/2017 17:54

e agora alguns comentarios das minhas frustracoes e alegrias:

com a REN e EDP tenho sempre o azar de fazer compras qd penso que vai subir, mas depois desce.., enfim, definitivamente nao consigo antecipar os movimentos, apenas tenho ganho em dividendos. fui ao aumento de capital da REN com todos os meus direitos e ainda alguns adicionais em rateio. tenho expectativa na EDP por causa do mercado internacional afinal, independente das alteracoes climaticas, com a sobrepopulacao as energias renovaveis vao ser cada vez mais importantes.

com o BCP já estive a perder -81% em 2016, decidi nunca vender e recuperei para os -33%, pessoalmente acredito que ainda vou ter lindos lucros ..

com a Corticeira e Navigator tive uma grande valorizacao, até agora nao tive stop loss configurado, mas vou configurar em 2018 um stop loss em ambas para vender se a accao baixar a um valor que atinga os meus +25% de rendibililade.

com os CTT tive azar, mas nao tenho uma grande exposicao na carteira, ainda tenho de decidir se vendo ou se continuo a comprar para baixar o meu preco medio de compra.
Editado pela última vez por PXYC em 18/12/2017 20:42, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 554
Registado: 13/10/2014 16:44

Re: Sugestao Diversificacao de Carteira

por PXYC » 18/12/2017 17:49

faco o ponto de situacao anual da minha carteira, e espero poder trocar algumas ideias. :P :-k

para iniciar, contextualizo outra vez o meu perfil de investidor:
    - tenho 36 anos, comecei a investir na bolsa em 2014, estimo investir até 2040;
    - o meu objectivo actual é ter 300.000 euros nesta carteira no ano de 2040, com uma rendibilidade final de +30%;
    - nao quero investir em accoes para vender, o objectivo é investir para acumular e deixar correr rendibilidade, e, sendo que nao me gosta vender, gosto muito de dividendos! :roll: :clap:
    - em 2025 gostaria de ter 10% do meu patrimonio em accoes, neste momento a diversificacao do meu património actual é:
    . . . . 45% em depositos a prazo (repartido entre 2 países)
    . . . . 10% em certificados aforro em Portugal
    . . . . 41% em patrimonio imobiliario
    . . . . 4% em accoes
    - gostava de ter uma carteira com até 8 accoes, isto para evitar cenarios em que uma accao (ex. BCP, CTT) tem demasiado impacto no valor total;
    - nao quero trabalhar em obrigacoes ou eft's, porque gosto da bolsa;
    - os meus criterios principais qd decido investir numa accao sao ler analise fundamental em diversas fontes (principalmente aqui no Caldeirao) e a yield


a imagem adjunta a este post (espero que possam ver) contém o estado actual/acumulado desde 2014.
este ano tive pela primeira vez uma rendibilidade positiva, fiquei muito muito contente! :lol: , mas logo baixou a rendabilidade por causa dos CTT. :oh:
Anexos
Portfolio_20171215.png
Portfolio_20171215.png (37.33 KiB) Visualizado 20792 vezes
Editado pela última vez por PXYC em 10/3/2019 21:49, num total de 4 vezes.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 554
Registado: 13/10/2014 16:44

Re: Sugestao Diversificacao de Carteira

por Thoth » 9/1/2017 18:26

No meu ponto de vista são importantes os dois.

Cumprimentos e bons negócios
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

Re: Sugestao Diversificacao de Carteira

por PXYC » 9/1/2017 16:14

Thoth Escreveu:Ok, é isso. Tens 10% em acções.
O que eu perguntava era nesses 10%, qual as distribuições em percentagem para cada titulo?

Cumprimentos e bons negócios


Segue a distribuicao de capital:

Accao..........: % Capital Investido ....... % Capital Valorizado ..... % Rendibilidade
REN: ............27%............................29% ........................ -3%
EDP: ............23%............................23% ........................ -11%
Navigator: .....23%............................27% ........................ +6%
BCP: ............12%............................2% ......................... -82%
Cort. Amorim: 10%............................15% ........................ +25%
CTT: .............3%.............................4% ......................... -5%

Rendibilidade conta com custos e dividendos.
Capital Valorizado 'a data de 09/01/2017. Já agora gostava que me dissessem se usam a distribuicao por capital investido (coluna1) ou distribuicao por valor da accao actual (coluna2)?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 554
Registado: 13/10/2014 16:44

Re: Sugestao Diversificacao de Carteira

por Thoth » 9/1/2017 16:00

Ok, é isso. Tens 10% em acções.
O que eu perguntava era nesses 10%, qual as distribuições em percentagem para cada titulo?

Cumprimentos e bons negócios
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

Re: Sugestao Diversificacao de Carteira

por PXYC » 9/1/2017 15:54

Thoth Escreveu:O que perguntei foi a percentagem de alocação em relação ao total da carteira.
Por exemplo
BCP: 3%
REN: 5%
EDP: 10%
NAVIGATOR: 15%
CORT.AMORIM: 14%
Liquidez: 100% - 3 - 5 - 10 - 15 - 14 = 53%

Cumprimentos e bons negócios


tenho 10% de accoes comparado com o património liquido total.
Editado pela última vez por PXYC em 9/1/2017 16:09, num total de 5 vezes.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 554
Registado: 13/10/2014 16:44

Re: Sugestao Diversificacao de Carteira

por danieljpires » 6/1/2017 16:35

Acho que o Thot fez a questão mais importante da diversificação:

A quantidade de capital que iremos dar para cada activo para preenchermos a carteira!

Acho que para uma carteira direcional que é ocaso em que não há interesse ou oportunidade em diversificar a mesma por técnicas de investimento está aqui uma grande questão: Quanto colocar em cada activo de forma a potencializar o maximo e arriscar o minimo!

Ideia de diversificação por volatilidade do activo (markowitz)

A diversificação por volatilidade onde se encaixa o metodo Markowitz tem grandes erros de assumpção porque indica que o rendimento e volatilidade passada irá continuar no futuro, logo este metodo poderas riscar da lista embora fosse muito facil e pratico calcular.

O que aconselho neste caso é dividir o capital por grupos de importancia ou de confiança tipo:

Grupo 1 - pouca confiança na analise - 5% maximo
Grupo 2 -confiança media na analise- 10 % maximo
Grupo 3 - confiança maxima na analise - 20% maximo

Sei que é muito redutor mas assim conseguirias colocar mais capital nos titulos onde pensas que es mais acertivo e menos naqueles que achas que a tua analise tem pouca confiança

Um segundo metodo é o metodo anti-quebra, mas terias que usar outro tipo de tecnicas para conseguires anular a correlaçaõ entre as operações e monitorizar e calcular sempre o risco.
 
Mensagens: 668
Registado: 13/11/2008 20:09
Localização: 20

Re: Sugestao Diversificacao de Carteira

por Thoth » 6/1/2017 15:45

PXYC Escreveu:
Thoth Escreveu:Caro PXYC, um conselho, nunca deixes uma posição perdedora chegar aos -80%, isso rebenta com a carteira e torna a recuperação quase impossível.
Eu para posições de médio/longo tenho um limite que dependendo da empresa e AT varia entre 15% e 30%.

Fica atento aos CTT, pode estar aí uma oportunidade de compra.

edit: já agora, qual o peso na carteira das constituintes?

Cumprimentos e bons negócios


Thot, estou de facto indeciso entre os CTT e a F Ramada. nao percebi a tua pergunta sobre peso na carteira dos constituintes - perdoa a ignorancia, peso de quê e em relacao a quê?


O que perguntei foi a percentagem de alocação em relação ao total da carteira.
Por exemplo
BCP: 3%
REN: 5%
EDP: 10%
NAVIGATOR: 15%
CORT.AMORIM: 14%
Liquidez: 100% - 3 - 5 - 10 - 15 - 14 = 53%

Cumprimentos e bons negócios
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

Re: Sugestao Diversificacao de Carteira

por Ogratuito » 27/12/2016 10:09

Uma coisa muito importante é a liquidez. A F. Ramada tem liquidez ?
Cumpts.
 
Mensagens: 503
Registado: 9/1/2012 12:24

Re: Sugestao Diversificacao de Carteira

por PXYC » 26/12/2016 21:49

Thoth Escreveu:Caro PXYC, um conselho, nunca deixes uma posição perdedora chegar aos -80%, isso rebenta com a carteira e torna a recuperação quase impossível.
Eu para posições de médio/longo tenho um limite que dependendo da empresa e AT varia entre 15% e 30%.

Fica atento aos CTT, pode estar aí uma oportunidade de compra.

edit: já agora, qual o peso na carteira das constituintes?

Cumprimentos e bons negócios


Thot, estou de facto indeciso entre os CTT e a F Ramada. nao percebi a tua pergunta sobre peso na carteira dos constituintes - perdoa a ignorancia, peso de quê e em relacao a quê?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 554
Registado: 13/10/2014 16:44

Re: Sugestao Diversificacao de Carteira

por PXYC » 26/12/2016 21:47

obrigado a quem me sugeriu obrigacoes e eft's, mas o objectivo é manter e fazer crescer a carteira de accoes. sendo um risco, continua a representar uma % pequena do meu património..
o BCP foi um acidente, está nos -80% porque já nao vejo vantagens em vender, eventualmente pode chegar aos -100%.. digamos que foi o custo da primeira lição.
Editado pela última vez por PXYC em 10/3/2019 21:43, num total de 2 vezes.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 554
Registado: 13/10/2014 16:44

Re: Sugestao Diversificacao de Carteira

por Thoth » 22/12/2016 11:23

Caro PXYC, um conselho, nunca deixes uma posição perdedora chegar aos -80%, isso rebenta com a carteira e torna a recuperação quase impossível.
Eu para posições de médio/longo tenho um limite que dependendo da empresa e AT varia entre 15% e 30%.

Fica atento aos CTT, pode estar aí uma oportunidade de compra.

edit: já agora, qual o peso na carteira das constituintes?

Cumprimentos e bons negócios
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

Re: Sugestao Diversificacao de Carteira

por Pata-Hari » 22/12/2016 11:08

concordo com o mouro apesar de ter dúvidas no futuro do mercado obrigacionista e por isso de tendenciamente diminuir bastante o valor no etf obrigacionista
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: Sugestao Diversificacao de Carteira

por Mouro_Emprestado » 21/12/2016 22:07

PXYC Escreveu:o ano passado, como podem ver pelo histórico, usei esta thread para obter novas sugestoes de investimento.
gostava de insistir na mesma estratégia este ano! 8-)

o meu contexto: sou um investidor de baixo risco, sem objectivos a curto prazo (por isso prefiro accoes estáveis com dividendo). entrei na bolsa há 3 anos para acumular uma % das minhas poupancas num período de 20 anos, com uma rentabilidade jeitosa, e além disso, porque já possuo os tradicionais depósitos a prazo, carteiras de aforro, investimento em imóvel e PPR, este era a última ferramenta apetecível onde diversificar poupancas.
neste momento estou com rentabilidad negativa de -12% ( :wall:), com a seguinte distribuicao:

BCP: -81% (suspenso)
REN: -4%
EDP: -11%
NAVIGATOR: +2%
CORT.AMORIM: +14%

chegados entao ao objectivo desta thread, todos os anos decido entrar numa nova accao, 'a medida que reforco nas existentes conforme o estado/tendencia de cada uma. gostaría muito de consolidar sugestoes dos companheiros aqui do fórum, base ao perfil que descrevi.

tenho algumas candidatas: ALTRI, MEDIA CAPITAL, NOVABASE, CTT e F RAMADA.

desaconselham/aconselham?

(disclaimer: nao escrevi em teclado portugues)


IMHO, um investidor de baixo risco não especula em meia-dúzia de acções, ainda para mais num mercado tão incipiente como a bolsa portuguesa.

Um investidor de baixo risco deveria investir na bolsa através de fundos de investimento ou ETFs de mercados globais accionistas e obrigaccionistas.

Qual seria a valorização da carteira, se tivesse investido da seguinte forma, invés de comprar participações em meia-dúzia de empresas portuguesas:

- 60% num ETF global de acções
- 40% num ETF de obrigações soberanas europeias de prazo médio (3 a 7 anos)

Ou, ainda mais simples, se tivesse comprado participações no fundo de investimento MFS Global Total Return, qual teria sido esse retorno ?
 
Mensagens: 379
Registado: 13/9/2013 0:16

Re: Sugestao Diversificacao de Carteira

por PXYC » 21/12/2016 21:31

o ano passado, como podem ver pelo histórico, usei esta thread para obter novas sugestoes de investimento.
gostava de insistir na mesma estratégia este ano! 8-)

sou um investidor de baixo risco, com objectivos a largo prazo (por isso prefiro accoes estáveis com dividendo). entrei na bolsa há 3 anos para acumular uma % das minhas poupancas num período de 20 anos.
neste momento estou com rentabilidad negativa de -12% ( :wall:), com a seguinte distribuicao:

BCP: -81% (suspenso)
REN: -4%
EDP: -11%
NAVIGATOR: +2%
CORT.AMORIM: +14%

chegados entao ao objectivo desta thread, todos os anos decido entrar numa nova accao, 'a medida que reforco nas existentes conforme o estado/tendencia de cada uma. gostaría muito de consolidar sugestoes dos companheiros aqui do fórum, base ao perfil que descrevi.

tenho algumas candidatas: ALTRI, MEDIA CAPITAL, NOVABASE, CTT e F RAMADA.

desaconselham/aconselham?

(disclaimer: nao escrevi em teclado portugues)
Editado pela última vez por PXYC em 10/3/2019 17:45, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 554
Registado: 13/10/2014 16:44

Re: Sugestao Diversificacao de Carteira

por Ogratuito » 29/12/2015 0:33

A f. Ramada e a corticeira nao fazem parte do Psi20.
A ramada tem pouca liquidez.
 
Mensagens: 503
Registado: 9/1/2012 12:24

Re: Sugestao Diversificacao de Carteira

por PXYC » 28/12/2015 18:43

Artista Romeno Escreveu:
PXYC Escreveu:chegados a 2016 pretendo escolher uma nova accao do PSI20 para seguir e investir, e tenho em mente uma destas:
- F RAMADA
- CTT
- CORTICEIRA AMORIM
- SEMAPA
- SONAE GPS
- NOS

tendo em conta o meu perfil, abro a discussao a sugestoes e argumentos para a escolha. claro que no final será a minha decisao. 8-)


nos é para fugir está muito cara, provavelmente a ramada, corticeira gosto mas está algo cara ou semapa ( ainda que esta tenha feito um grande investimento no brasil com a secil que eu duvido que no curto prazo venha a ser rentavel), sonae acho que sem recorrentes os resultados tem sido fracos


obg artista. todas essas tres (ramada, corticeita e semapa) teem um retorno de dividendos muito semelhante. tenho seguido a F Ramada mas, dada a sua valorizacao crescente desde 2014, a questao que sempre tenho nestes casos é se ainda tem mais potencial de crescimento.
Editado pela última vez por PXYC em 10/3/2019 17:37, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 554
Registado: 13/10/2014 16:44

Re: Sugestao Diversificacao de Carteira

por rollingsnowball » 28/12/2015 15:19

Dr Tretas Escreveu:Eu consideraria a Novabase também (depois da devida análise, claro). Era uma empresa "do regime" e levou uma cacetada com a crise, mas dá ideia que pode recuperar. Paga é dividendos de forma irregular, quando dá na bolha à gestão...

Voltei a dar uma nova vista de olhos rápida à Novabase. Como explicas que se eles distribuiram 0,9M a accionistas e 0,4M a minoritários e tiveram um resultado líquido incluindo minoritários de 4,4M, o capital próprio (incluindo minoritários) caiu 1,4M? Nas contas que vi não apresentam o compreensive income mas parece-me que aqui há qualquer coisa de estranho (se calhar são só diferenças cambiais mas é uma diferença muito grande).
Para além disso desde que começaram com a "estratégia de internacionalização" o cash parece que vem caindo (6,9M em Dezembro para 2,2M em Setembro apesar de apenas terem distribuido os dividendos que acima escrevi). Ou há alguma coisa que me esteja a escapar?

Net cash:
Dez 2013: 20,3 M (Durante 2014 distribuiram 6,3M em dividendos e 1,4M a interesses que não controlam = 7,7M; queda total de 17,4M para)
Dez 2014: 6,9 M (durante 2015 distribuiram 0,9M + 0,4M; queda total de 4,7M para)
Set 2015: 2,2 M

E aparentemente o cash que queimaram nem tem gerado um claro aumentos de resultados:
EBITDA:
Dez 2013: 14,9 M
Dez 2014: 14,7 M
Set 2015: 10,5 M (versus 9,9 M um ano antes; guidance anual 14-17M)

Resultado líquido:
Dez 2013: 7,5M
Dez 2014: 3,1 M
Set 2015: 4,4 M (versus 2,0M um ano antes)

Claro que isto pode ser passageiro mas como sabemos isso? Tanto quanto parece ser possível de perceber eles foram obrigados a baixar na cadeia de valor e a substituir negócios com melhor retorno sobre o capital investido por negócios com pior retorno, na prática queimando cash para manter os resultados. A verdade é que ainda não se vislumbra uma inversão deste padrão, ou estou enganado?

abraço
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: Sugestao Diversificacao de Carteira

por Dr Tretas » 28/12/2015 13:28

Eu consideraria a Novabase também (depois da devida análise, claro). Era uma empresa "do regime" e levou uma cacetada com a crise, mas dá ideia que pode recuperar. Paga é dividendos de forma irregular, quando dá na bolha à gestão...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Arlos, Bing [Bot], Cem pt, Ferreiratrade, iniciado1, Olhar Leonino, PAULOJOAO e 140 visitantes