Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Finanças & Fundos de Investimento

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por Daemoon » 27/12/2016 23:45

o ar ppr faz parte do balanço do banco Invest, se o banco invest ir desta para melhor o o ar ppr faz parte da massa falida, como os depósitos a prazo etc.
 
Mensagens: 245
Registado: 14/2/2009 14:06
Localização: 17

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por VirtuaGod » 27/12/2016 15:46

nabo Escreveu:Mais uma dúvida de Nabo para o chico_laranja ou VG responder,

Os Fundos são geridos por um Banco, que é que acontece quando o banco vai à falência?

É que o fundo que estava no banner estava relacionado com um tal de Banco Invest. E agora o mesmo banner continua pertença do Banco Invest mas a oferecer depósitos de 1,75 TANB, 15xs mais que oferece o meu banco por um DP. No mínimo estranho.

Com os meus melhores cumprimentos.

Em relação ao DP. Se for um DP promocional de novos clientes é algo que é comum nos bancos on-line, como o BEST, BIG, Activo Bank etc etc.

Em relação ao fundo. O comum em fundos é serem patrimónios segregados, quer dizer que se o banco for à falência o dinheiro que está no fundo é das pessoas, não do banco, e por isso o fundo é por exemplo transferido para outra instituição (os do BPP foram para o BANIF por exemplo). É assim que funciona nos fundos estrangeiros que são UCITS.

A primeira coisa a saber é se o AR PPR é UCITS que são as regras europeias de gestão de fundos, mas como é um PPR talvez não seja!!

Pode ser que alguém aqui saiba, estou certo que alguém aqui investiu no PPR AR e pode ser que saiba a resposta sobre se é património segregado e/ou UCITS.

EDIT:
Acabei de descobrir que não é UCITS. Alguém sabe se é património segregado?
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por nabo » 27/12/2016 13:16

Mais uma dúvida de Nabo para o chico_laranja ou VG responder,

Os Fundos são geridos por um Banco, que é que acontece quando o banco vai à falência?

É que o fundo que estava no banner estava relacionado com um tal de Banco Invest. E agora o mesmo banner continua pertença do Banco Invest mas a oferecer depósitos de 1,75 TANB, 15xs mais que oferece o meu banco por um DP. No mínimo estranho.

Com os meus melhores cumprimentos.
 
Mensagens: 36
Registado: 29/11/2007 10:53
Localização: PARCEIROS S. JOAO

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por chico_laranja » 26/12/2016 12:43

Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por VirtuaGod » 26/12/2016 4:02

Por curiosidade actualizei o excel da dropbox (não aguentei até ao final do ano :mrgreen: ). A carteira principal (conservadora) espantou-me pela boa performance. Este ano já vai com 6.7%. Nada mau para uma carteira com apenas 30% de acções (e mais uns pozinhos dos mistos) e nesta conjuntura de baixíssimas taxas de juro!!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por Mouro_Emprestado » 25/12/2016 20:01

Isso são as mais-valias e menos-valias acumuladas a 30 de Junho de 2016 e não as mais e menos-valias registadas no semestre (se não fosse, então teriam reconhecido em 2016 as perdas com as obrigações no ESF).

Aliás, comparando com as DFs a 31-12-2015, verifica-se que o saldo das menos-valias diminui cerca de 300k (e o saldo das mais-valias aumentou cerca de 160k).

Naturalmente tratam-se de contas à merceeiro, dado que seria necessário apurar os ganhos e as perdas durante o período (base P&L para cada um dos activos em carteira) e não apenas as que são apresentadas no balanço no final do período.
 
Mensagens: 379
Registado: 13/9/2013 0:16

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por Daemoon » 25/12/2016 15:41

Mouro_Emprestado Escreveu:Ao invés de lançarem suspeições sobre os outros 50% estarem emprestados ao Grupo Alves Ribeiro, talvez seja melhor olharem para as DFs mais actualizadas: http://doc.morningstar.com/LatestDoc.as ... ket=1471,*

Exposição: zerinho.

Sei que isto não explica a performance do fundo, mas não me parecem que existam ali "presentes envenenados".


Ninguém aqui lançou suspeições, como é sabido de toda agente, um fundo não pode ter mais que 20% de exposição do mesmo grupo, logo nunca podia ter 50% :wall:

Mais Valias= 404067€
Menos Valias= 763069€

Rentabilidade: +3,8% :clap: \:D/
 
Mensagens: 245
Registado: 14/2/2009 14:06
Localização: 17

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por Mouro_Emprestado » 24/12/2016 18:43

Ao invés de lançarem suspeições sobre os outros 50% estarem emprestados ao Grupo Alves Ribeiro, talvez seja melhor olharem para as DFs mais actualizadas: http://doc.morningstar.com/LatestDoc.as ... ket=1471,*

Exposição: zerinho.

Sei que isto não explica a performance do fundo, mas não me parecem que existam ali "presentes envenenados".
 
Mensagens: 379
Registado: 13/9/2013 0:16

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por VirtuaGod » 24/12/2016 16:15

Daemoon Escreveu:Mas sabem ou não onde anda os outros 50%?

Grupo Alves Ribeiro Construções --- Alves Ribeiro Investimentos Financeiros SGPS --- Banco Invest --- Invest Gestão de Activos --- AR PPR

ÁREAS DE NEGÓCIO Alves Ribeiro:

Construção, Projectos Imobiliários, Centros Comerciais, Banca, Educação e Reciclagem de Resíduos de Construção.

Just THINK :wall: :wall:

Desconhecia. Obr
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por Daemoon » 24/12/2016 14:38

Mas sabem ou não onde anda os outros 50%?

Grupo Alves Ribeiro Construções --- Alves Ribeiro Investimentos Financeiros SGPS --- Banco Invest --- Invest Gestão de Activos --- AR PPR

ÁREAS DE NEGÓCIO Alves Ribeiro:

Construção, Projectos Imobiliários, Centros Comerciais, Banca, Educação e Reciclagem de Resíduos de Construção.

Just THINK :wall: :wall:
 
Mensagens: 245
Registado: 14/2/2009 14:06
Localização: 17

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por Mouro_Emprestado » 24/12/2016 0:03

Está sob a alçada da CMVM (vale o que vale :mrgreen: ).

Mas agora a sério, se os tipos andarem constantemente a entrar e a sair dos activos, talvez os retornos não sejam assim tão descabidos. :-k :-k :-k

Isto na teoria, porque na prática, era preciso ter muita muita sorte e sabedoria (o que eu sinceramente duvido) para entrarem e saírem nos melhores momentos.
 
Mensagens: 379
Registado: 13/9/2013 0:16

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por VirtuaGod » 23/12/2016 22:57

Daemoon Escreveu:Porque acham que esse ppr está fora da alçada da APFIPP? é apenas mais um espirito santo liquidez :mrgreen: :mrgreen: quais serão os outros 50% da carteira que ninguém sabe? :-" :-"

Tb não é necessário exagerar LOL mas há ali qualquer coisa que nos escapa. Trading?
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por Daemoon » 23/12/2016 22:24

Porque acham que esse ppr está fora da alçada da APFIPP? é apenas mais um espirito santo liquidez :mrgreen: :mrgreen: quais serão os outros 50% da carteira que ninguém sabe? :-" :-"
 
Mensagens: 245
Registado: 14/2/2009 14:06
Localização: 17

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por VirtuaGod » 23/12/2016 17:06

:arrow: Strategists: full of bull

What we see in this article is that in some random circumstances, a predicting firm may be just ok, but many of the times the firms’ prediction results over the past 18 years are generally slightly worse than if had you flipped a coin


Across the entire 18 years of predictions shown (the 19th year of data for 2016 was removed here since the actual results are not yet known), analysts have provided an annual forecast of 9% each year, with a typical annual deviation (even for the annual averages among all firms) of ~8%. Meanwhile the actual returns over these 18 years have instead been half of that (~4.5%), and with a standard deviation of more than double at 19%!

From this we see that Wall Street strategists typically guess an “up” year over 95% of the time, but during the past 18 years the market has been up only 73% of the time.

And the overall conclusions is that while a firm such as JP Morgan and Prudential barely perform in a distinguished way, the other firms are statistically very poor in their predictions. In fact, they offer negative value to you. There is only a 1 in 10 or so chance that any strategist would be as bullish as we see in the data, by luck alone.

For 18 years, the market has given you only a 4.5% annualized return, but instead if you bullishly trusted Wall Street strategists with your money over this protracted period, they would have you thinking you would be grown your portfolio at an average of 9% a year. That’s a long period of time to be so ill-advised.

A minha questão é: São incompetentes ou sabem o que estão a fazer (errar propositadamente)??
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por VirtuaGod » 23/12/2016 16:01

Mouro_Emprestado Escreveu:Este deve ser dos poucos fundos onde existe uma efectiva gestão activa, através de uma elevada rotação entre os activos (até porque o AUM parece ser bastante baixo). :shock:

Olha que não. As OTs estão lá desde 2012 (daí a performance desse ano). Os ETFs do eurostoxx tb já lá estavam da última vez que vi a carteira há uns meses (pelo menos desde o início deste ano).

Eles vão publicando todos os meses um resumo.

Mas não está lá a carteira, só por sectores/activos. O que até bate certo com a morningstar. Carregados de obrigações, e zona euro. 9% YTD?

Entender, entende o Buffet e o Soros. Este gestor faz milagres de ter rentabilidades positivissimas com activos de rentabilidade negativa/neutra. Há aqui visivelmente algo que me escapa e o risco não está a ser representado no desvio padrão, e não sabendo qual o risco, e se eu estou disposto ou não a aceita-lo, não invisto.

Mas como toda a gente eu tb gostaria de encontrar um fundo tão bom como este parece ser, mas depois de tantos anos e a ver tanta coisa no mundo financeiro sou um céptico em relação a muitas coisas. Um AUM tão baixo com estas performances?? 12 milhões? Até neste pequeno país conheço quem gere 10/20 vezes mais e com performances BEM piores!!

Mas que gostava de ser crente gostava...

P.S. - Para quem estiver a ler e não conhecer a minha posição sou ultraconservador com determinados tipos de risco, não necessáriamente volatilidade. Não tenho nada contra o fundo mas as minhas limitações em compreender o seu funcionamento fazem com que nunca investisse nele enquanto não o entender! Se calhar algumas pessoas estão habituadas a investir sem perceber muito bem os produtos, eu não (sim, sou daqueles que gosta de ler as letras pequeninas e tentar descobrir onde nos querem tramar :mrgreen: )
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por daniel__ » 23/12/2016 12:16

Mouro_Emprestado Escreveu:Este deve ser dos poucos fundos onde existe uma efectiva gestão activa, através de uma elevada rotação entre os activos (até porque o AUM parece ser bastante baixo). :shock:

Só isso pode explicar aquelas rentabilidades... :-k :-k :-k

E a taxa global de custos até é +- aceitável 1,60%, tal como os mínimos de 50€.
Projetos

Teamlyzer
 
Mensagens: 285
Registado: 1/7/2014 14:53

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por Mouro_Emprestado » 23/12/2016 11:45

Este deve ser dos poucos fundos onde existe uma efectiva gestão activa, através de uma elevada rotação entre os activos (até porque o AUM parece ser bastante baixo). :shock:

Só isso pode explicar aquelas rentabilidades... :-k :-k :-k
 
Mensagens: 379
Registado: 13/9/2013 0:16

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por daniel__ » 23/12/2016 10:25

VirtuaGod Escreveu:
P.S. Para mim o mais espetacular nem são as performances (que são MUITO boas) mas sim o facto de ele as conseguir fazer com activos que estão a ter comportamento negativo e/ou neutro :-s


Fica aqui a sintese mensal.
http://www.bancoinvest.pt/Libraries/PPR ... .sflb.ashx

Eles vão publicando todos os meses um resumo. Também não entendo muito bem o fundo, mas o gestor, um tal de Paulo Monteiro, parece que entende e de que maneira.
Projetos

Teamlyzer
 
Mensagens: 285
Registado: 1/7/2014 14:53

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por VirtuaGod » 22/12/2016 19:57

nabo Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:
nabo Escreveu:Já viram o banner de hoje aqui do jornal de negócios? do PPR com 18% anualizados ? e os benefícios fiscais são assim como eles apregoam?


Podes colocar link sff? não encontro nada. De qualquer das formas os PPR têm beneficios fiscais. Isso dos 18% é suspeito no mínimo. Nem sei que tipo de risco se tem que correr nos dias de hoje para ter uma rentabilidade de 18%!!


O link é este: http://www.bancoinvest.pt/Fundo-Invest-AR-PPR.aspx


Ah, o AR. Eu pensei que seria esse mas não me lembrava do nome. Acho que esse fundo/PPR foi discutido aqui convenientemente (ou eu não li). As rentabilidades passadas a 5 anos estão correctíssimas mas estão inflacionadas por um extraordinário ano de 2012 com 46% de rentabilidade. Não vejo esse ano a repetir-se.

Dito isto este fundo é para mim um mistério. Maior posição são OTs, cerca de 8.5%, a perder dinheiro este ano. Segunda e terceira posições são ETF Eurostoxx (16% combinado) estão a render 0 este ano. Não sei como um fundo com 25% a render 0 ou negativo está a subir 9% este ano. É mais simples para mim perceber os 46% de rentabilidade em 2012 (foram com Obrigações do Tesouro Português) do que os 9% este ano. Para além de que o fundo não é misto defensivo. É um misto normal ou até com tendência para o agressivo (mas tem mais que compensado em termos de retornos).

É muito provável que eu não esteja a ver algo e se fosse investir pedia a carteira completa para tentar descobrir de onde vem o retorno. De facto o fundo parece fazer milagres mas não invisto em coisas que não entendo. Ano após ano tem rentabilidades que estão fora do contexto de como eu vejo coisas e como os mercados se comportaram. Ironicamente o ano de retornos extraordinários (2012) é o que eu entendo, de resto... 10% em 2015? Onde? Como? 9% em 2016? Com tanta exposição à zona euro?

Mas a verdade é que o fundo tem bastante histórico (desde 2001) e tem-se portado bem!!

P.S. Para mim o mais espetacular nem são as performances (que são MUITO boas) mas sim o facto de ele as conseguir fazer com activos que estão a ter comportamento negativo e/ou neutro :-s
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por nabo » 22/12/2016 16:16

VirtuaGod Escreveu:
nabo Escreveu:Já viram o banner de hoje aqui do jornal de negócios? do PPR com 18% anualizados ? e os benefícios fiscais são assim como eles apregoam?


Podes colocar link sff? não encontro nada. De qualquer das formas os PPR têm beneficios fiscais. Isso dos 18% é suspeito no mínimo. Nem sei que tipo de risco se tem que correr nos dias de hoje para ter uma rentabilidade de 18%!!


O link é este: http://www.bancoinvest.pt/Fundo-Invest-AR-PPR.aspx
 
Mensagens: 36
Registado: 29/11/2007 10:53
Localização: PARCEIROS S. JOAO

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por VirtuaGod » 22/12/2016 15:55

nabo Escreveu:Já viram o banner de hoje aqui do jornal de negócios? do PPR com 18% anualizados ? e os benefícios fiscais são assim como eles apregoam?


Podes colocar link sff? não encontro nada. De qualquer das formas os PPR têm beneficios fiscais. Isso dos 18% é suspeito no mínimo. Nem sei que tipo de risco se tem que correr nos dias de hoje para ter uma rentabilidade de 18%!!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por nabo » 22/12/2016 15:32

chico_laranja Escreveu:NABO

Tens várias diferenças entre CTPM e estas carteiras.

1º - nos CTPM tens 1 ovo numa única cesta. Se ela cai.......... Nos fundos... um fundo é ter 100 ovos espalhados pelo chão. Mesmo que 1 seja calcado sobram muitos ovos e a perda é diluída.
2º - nos CTPM temos algo tipo depósitos a prazo: valor sempre igual e na data X caem os juros. Nos fundos tens algo "vivo" que todos os dias varia de valor. Isto faz com que a pessoa tenha tendência a vir espreitar as cotações diárias e possa de vez em quando ter ataques de pânico ou euforia. Estás mentalizado para isso?
3º - Há diferenças grandes de fiscalidade
4 - Nos CTPM, se nada de anormal acontece, tens um rendimento que sabes à partida qual é. Nos fundos só sabes passado mas não sabes o futuro. Nos últimos 30 anos pode ter dado algo como 3-5% anualizado bruto em média mas nos próximos 5 vai dar isso? Nesses 30 anos houve certamente blcos de 5 anos dourados mas outros terão sido fel e vinagre. Quem investiu em 2009, no pós crash, ganhou muito mas quem investiu em 01/01/2004 viu o dourado no arranque do 4º ano evaporar todo e poderá até ter entrado em perdas.

Os 30-35% Acções/Obrigações é uma abordagem próxima da fronteira eficiente.... relação risco benefício maximizada... com dados em histórico... nunca esquecer esta parte. Esta optimização se por um lado baixa o risco da carteira também corta retorno potencial.... é uma balança.

Eu diria que para ter uns 3-4% líquidos nos próximos 5 anos, e com uma margem de erro potencial gritante até porque os tempos são novos (Trump, Brexit, Migrações, abrandamento da China, fim do Boom de 30 anos das obrigações) e o passado pode enganar, terás que ter algo entre os 25%-30% de acções e o resto em obrigações.

Depois é essencial o rebalancear da carteira como podes verificar nesta ou na página anterior.

Carteiras possíveis terás uma imensidão delas. Depende do banco que usas.

Com os 30-40k que falas não há restrições ao nível de subscrição pelo que algo como o MFS Global Equity para acções e o PIMCO Global Bond serão pontos de partida interessantes.

Agora depende também do que procuras: Mais lucro aceitando perdas potenciais maiores/Risco? O inverso?

Convém ambientares-te um pouco aos fundos antes de meter "a carne toda no assador".

Já ficas com um cheirinho do que pode aparecer e quero é que tenhas dúvidas pois é sinal que estás interessado.


Muito obrigado chico_laranja. Sou sincero não tenho tido o tempo necessário para me debruçar sobre isto. Mas tenho que decidir com alguma brevidade pelo menos se optar pelos Certificados PM,

Qual o banco que aconselhas para investir em fundos?

Já viram o banner de hoje aqui do jornal de negócios? do PPR com 18% anualizados ? e os benefícios fiscais são assim como eles apregoam?

Com os meus melhores cumprimentos.
 
Mensagens: 36
Registado: 29/11/2007 10:53
Localização: PARCEIROS S. JOAO

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por VirtuaGod » 21/12/2016 0:19

Versão interactiva dos gráficos e com o output completo do R no RPubs.Se têm ecrãs pequenos podem aumentar o espaço de visualização clicando em "Hide Toolbars" e depois em F11 (cliquem de novo em F11 para voltar ao normal).

Actualização do meu primeiro post em R, Devemos Rebalancear? que fiz por mera curiosidade e já aumentei para uma triologia sobre rebalanceamentos, sendo este post o primeiro(o segundo já foi publicado aqui) mas tb vai receber actualização.

O que eu fiz estava bastante rudimentar em termos gráficos mas a informação pretendida estava lá. Aproveito para actualizar e publicar no RPubs. O gráfico de Drawdows é já interactivo (e mais bonito). Os posts sobre a carteira 4 fundos têm já o gráfico de Drawdows actualizados no RPubs (podem chegar lá pelo link na assinatura).

Deixo aqui uma simples análise sobre a importância de rebalanceamento. Carteiras a 10 anos compostas por 50% SPY e 50% TLT no início. Uma é de Buy and Hold e outra tem rebalanceamentos anuais.

Nos gráficos tb se pode ver a evolução dos pesos dos 2 ETFs ao longo do tempo e pode-se ver bem como no final de 2008 o portfolio B&H era dominado por TLT (que teve uma excelente performance na crise). Esse desvio de pesos só foi corrigido em final de 2013 devido ao excelente ano que o S&P teve.

Por outro lado o portfolio com rebalanceamentos anuais manteve os pesos dos activos mais próximo do pretendido mas à custa de alguns fortes rebalanceamentos (finail de 2008, final de 2009 e final de 2013).
Anexos
Capture.PNG
Capture2.PNG
Capture3.PNG
Capture4.PNG
Capture5.PNG
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por VirtuaGod » 12/12/2016 16:13

Outras coisas interessantes a fazer no futuro e colocar no report:

:arrow: Heatmaps de correlações entre os fundos
:arrow: Rentabilidades anuais rolantes (isso até já tenho noutro script por isso deve ser simples implementar)
:arrow: Histogramas de rentabilidades diárias/mensais/anuais
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por VirtuaGod » 10/12/2016 16:56

Varendia Escreveu:Para confundir mais as hostes agora que o tema e programacao, outra coisa que li e que gostava de testar esta neste paper.
Portfolio Optimisation Using Value at Risk

Esse é outro tema a implementar. Digo outro porque gostaria muito de fazer Simulação de Monte-Carlo também. Fica para o futuro :wink:

Tens aqui um post e paper engraçados sobre o tema:

:arrow: An Introduction to Portfolio Component Conditional Value At Risk [with R]
:arrow: Asset Allocation with Conditional Value-at-Risk Budgets - Paper escrito pelos criadores do Package de R que uso (PerformanceAnalytics)
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Andre vez, Barão de Soestrova, bento.jp13, BigLift, Bing [Bot], farami, GamesOver, Garfield, goncaladas, Google [Bot], Google Adsense [Bot], latbal, malakas, MC Investidor, Olhar Leonino, PAULOJOAO, peterteam2, Phil2014, traderh e 138 visitantes