Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por jr.alves83 » 27/8/2016 12:10

jthai1 Escreveu:Vem aí bomba
As minhas suspeitas em relação ao novo banco BPI e BCP começaram se a revelar segundo o jornal económico
Espanhóis sortudos

http://economico.sapo.pt/noticias/bcp-c ... 56237.html

" .(...) Novo Banco "pode consolidar com espanhóis" e Isabel dos Santos terá sido consultada para trocar o BPI pelo BCP."

Não estou a conseguir alcançar esta confusão toda. Ficara o BPI + NB, com majoritário LaCaixa, e BCP ficaria com Isabel dos Santos + FOSUN.???? Será este o esboço da solução apresentada pelo artigo??

Registado: 2/8/2016 19:35

por jthai1 » 27/8/2016 11:27

Vem aí bomba
As minhas suspeitas em relação ao novo banco BPI e BCP começaram se a revelar segundo o jornal económico
Espanhóis sortudos

Registado: 22/6/2014 18:56

por sikens » 27/8/2016 11:14

ativo Escreveu:
joamarques Escreveu:
ativo Escreveu:A CGD ser alvo de uma operação de recapitalização de até 5160 milhões de euros parece que está a levar algumas pessoas a desconfiarem de que o BCP poderá precisar de muito mais capital do que julgavam. Até há pouco tempo muitos nem se quer admitiam a necessidade de um aumento de capital (e ai de quem, no Fórum, o concebesse!), depois, alguns, começaram a admitir a realização de um eventual aumento de capital no montante de até 750 milhões de euros, para pagamento dos CoCo`s ao Estado, e agora já há quem refira no Fórum a necessidade de um aumento de capital não inferior a 2000 milhões! Têm-se feito progressos ...

Ver o que se passa no quintal do vizinho (CGD) ajuda a perceber o que pode haver no nosso, não é? :-"

Caro Sr. (vejo que já tem tento nas vírgulas),

Tenho-me mantido afastada e não tenho dado a relevância aos seus posts que provavelmente eles merecem, e não digo isto de ânimo leve, pois o "relevante" tem alguma subjectividade. São sempre cheios de sabedoria (certezas?), fontes, acusações de manipulação de mercado (lol), namoros, entre outros.

Como pode verificar, nos últimos tempos, este tópico está morto. Ninguém lhe dá cavaco (tirando um ou outro “forista” mais ingénuos e escaldados), e porque será? Não julga que poderá estar relacionado com o tédio que, diariamente (excepto quando por acaso o BCP até sobe pois V. exa. desaparece nesses dias), transformou o tópico? As pessoas saturam-se de se sentirem abusadas com a sua ironia (poderia usar sarcasmo, mas não sei se perceberia a diferença). Tecnicamente até lhe reconheço algum mérito, agora humanamente é algo que nunca encontrei; fala do alto do seu pedestal, sempre como dono da razão, e consegue repetir vezes sem conta a mesma coisa única e exclusivamente com o intuito de pisar os outros (quem sabe espezinhar seja mais adequado). Isto será provavelmente por alguma frustração adquirida ao longo da vida, que o anonimato por detrás de um ecrã de computador protege e que lhe permite a verborreia verbal com que nos presentei-a vezes sem conta sempre com a mesma coisa, desde o hipotético aumento de capital até ao casal Nogueira Leite/João Salgueiro. Sim, pode ser que esteja correcto (até é muito provável), mas uma vez é suficiente e não se vanglorie muito porque antes de si já haviam muitos com essa ideia.

Já todos sabemos a sua opinião, que não é diferente da de 90% dos que aqui andam, mas faça um autodiagnóstico e pergunte-se "Será que vale a pena ir lá escrever outra vez a mesma coisa só para humilhar e deitar abaixo mais uns quantos? mas sou o único? porque é que mais ninguém os achincalha como eu?". E tenha coragem de evitar uma resposta como as que tem dado; onde mencionará que "é livre", "escreve o que quer", "não se interessa se os outros gostam ou não", etc. e seja honesto consigo próprio e apenas informe os restantes que vai parar com os seus posts ao estilo massacre e, quem sabe até, apresente um pedido de desculpas. A Internet agradeceria.

Da minha parte, continuo a viver a vida com extrema felicidade porque, ao contrário do que parece ser a sua participação aqui, à muito mais na vida para além do BCP.

E venha de lá o aumento de capital que está tão desejoso. Pergunta-se "quem vai?", eu respondo, eu vou. Não tenho vergonha de admitir e nem escondo a ninguém o que tenho em acções, umas com lucro, outras com prejuízo, mas lhe digo que o dinheiro é meu e não admito que ninguém, nem mesmo o Sr., me faça passar por parva com as suas palavras, assobios, óculos escuros e afins, por eventualmente (sim, até ao momento é eventualmente) ter cometido um erro de investidora. Tenho mais de 3 milhões de acções, como mencionei, e se estivesse com "medo" do seu AC o que fazia era vendia tudo. E não, não comprei nas melhoras alturas, nem nos dois ou três ressaltos que houve em que, milagrosamente, o Sr conseguiu ganhar dinheiro na conta do seu irmão, mas é um facto que se tivesse vendido há um ano ao invés de ainda comprar mais este ano estaria a ganhar bastante em vez de estar a perder alguma coisa. E já que há uns posts atrás fez questão em afirmar "não me obriguem a postar o extrato" (ou algo parecido) eu faço-lhe um desafio, ponha lá isso online, ou envie para um moderador para ele validar e dizer se realmente é verdade, mas não se acanhe, envie o extrato todo e não só dos trades ganhadores, e para animar até lhe proponho que informe o que quer apostar, pois deste lado, como já viu porque sou das parvas que tenho acções do BCP, tem uma jogadora.

Na eventualidade de não haver nenhum AC pergunto-lhe se cá virá apresentar o mea-culpa vezes sem conta, ou isso já não lhe traz satisfação nenhuma?

Para terminar, relativamente à sua postura escusa de responder, tenho a minha opinião formada e não é nenhuma resposta sua a defender-se que a vai mudar, já percebi há muito tempo o tipo de pessoa que é e o que pretende, portanto a minha participação, no que toca a si e aos seus comentários, fica por aqui. Pode ser que outros membros se "libertem" e digam de sua justiça, mas desde já lhe digo que não será bom para si!

Aos restantes membros peço desculpa pelas minhas palavras um pouco mais fortes, é sexta feira e não há nada como um copo de vinho e uma redação para desanuviar a cabeça. Um bom fim de semana a todos.

Beijinhos

Cara senhora:

Acha que tenho colocado menos virgulas? Penso que não, pois continuo a colocar as necessárias à boa compreensão do que escrevo. Tem contado as virgulas que eu coloco nas minhas mensagens? :lol:

Não tem dado relevância às minhas mensagens?! Pelo visto, não parece!!! :lol: Já, anteriormente, lhe disse e repito-lhe: se não aprecia o que escrevo, passe à frente!

"Certezas" relativamente ao BCP?! Lamento, mas não tenho! O que tenho, sim, são opiniões, muito, muito convictas, mas não se engane, não são "certezas", são apenas simples opiniões, com muita dose de convicção, é certo, mas apenas meras opiniões! "Certezas", parece tê-las a senhora, a meu respeito!

Este tópico não está morto. Longe disso! Basta olhar para o número de páginas que vai adicionando semana a semana. Intervenções despropositadas, como as da senhora, não sobre o objeto do tópico, mas sobre as intervenções alheias, nomeadamente, sobre as minhas, é que não fazem nada bem a este tópico!

A senhora em vez de falar sobre o objeto deste tópico, ou porque não tem nada a dizer sobre o BCP e sobre a evolução da sua cotação, ou para descarregar a bílis, prefere vir adjetivar a minha intervenção no Fórum. Que arrogância, minha senhora: permite-se fazer juízos de valor, da forma como faz, de intervenções alheias, nomeadamente das minhas!!! E a propósito de arrogância: olhe que não é só a senhora que sabe qual a diferença entre "ironia" e "sarcasmo"! :mrgreen:
Proponho-lhe que abra um tópico "off topic", no Fórum, com a designação "Intervenções alheias no Fórum", onde poderá dar largas à sua verborreia e descarregar a sua bílis!

Quem tenta pisar e espezinhar o outro, é a senhora, e não eu!!! :shame: :shame: :shame:

Por muito que lhe custe a acreditar, com o BCP, tenho um saldo histórico largamente positivo. Enviarei a um dos moderadores, por mensagem particular, cópia de extrato bancário comprovativo de que, recentemente, fiz com que o meu irmão comprasse ações do BCP e vendesse as mesmas ações, tendo obtido, salvo erro, uma mais valia líquida de 2518 euros, se esse moderador do Fórum se comprometer a enviar ao Fórum uma mensagem confirmando que tal é verdade, de acordo com a documentação enviada!

Diz que a sua participação, no Fórum, relativa a mim e à minha participação no Fórum, fica por aqui. Não acredito!!! :shame: :shame: :shame:
Sabe porquê? Porque vou continuar a escrever no Fórum, tal como tenho feito até aqui! :mrgreen:

Termina o seu texto dizendo que «não há nada como (escrever) uma redação para desanuviar a cabeça». No final do seu texto confirma aquilo que já eu tinha, acima, dado a entender: intervém no Fórum, tal como faz, para descarregar a sua bílis!!! Espero que, pelo menos, a sua cabeça tenha ficado mais desanuviada e durma melhor. :mrgreen:

Uma boa noite de sono!

adorei!!!!

Registado: 26/12/2013 2:08

por Day Trader PT » 27/8/2016 10:35

Mantém-se tudo dentro do canal. Fecho interessante: já íamos encaminhados para fecho de -2% e entrou algum volume para recuperar preços.

bcp.png

Registado: 24/11/2008 17:58

por Ativo » 27/8/2016 4:30

joamarques Escreveu:
ativo Escreveu:A CGD ser alvo de uma operação de recapitalização de até 5160 milhões de euros parece que está a levar algumas pessoas a desconfiarem de que o BCP poderá precisar de muito mais capital do que julgavam. Até há pouco tempo muitos nem se quer admitiam a necessidade de um aumento de capital (e ai de quem, no Fórum, o concebesse!), depois, alguns, começaram a admitir a realização de um eventual aumento de capital no montante de até 750 milhões de euros, para pagamento dos CoCo`s ao Estado, e agora já há quem refira no Fórum a necessidade de um aumento de capital não inferior a 2000 milhões! Têm-se feito progressos ...

Ver o que se passa no quintal do vizinho (CGD) ajuda a perceber o que pode haver no nosso, não é? :-"

Tenho-me mantido afastada e não tenho dado a relevância aos seus posts que provavelmente eles merecem, e não digo isto de ânimo leve, pois o "relevante" tem alguma subjectividade. São sempre cheios de sabedoria (certezas?), fontes, acusações de manipulação de mercado (lol), namoros, entre outros.

Como pode verificar, nos últimos tempos, este tópico está morto. Ninguém lhe dá cavaco (tirando um ou outro “forista” mais ingénuos e escaldados), e porque será? Não julga que poderá estar relacionado com o tédio que, diariamente (excepto quando por acaso o BCP até sobe pois V. exa. desaparece nesses dias), transformou o tópico? As pessoas saturam-se de se sentirem abusadas com a sua ironia (poderia usar sarcasmo, mas não sei se perceberia a diferença). Tecnicamente até lhe reconheço algum mérito, agora humanamente é algo que nunca encontrei; fala do alto do seu pedestal, sempre como dono da razão, e consegue repetir vezes sem conta a mesma coisa única e exclusivamente com o intuito de pisar os outros (quem sabe espezinhar seja mais adequado). Isto será provavelmente por alguma frustração adquirida ao longo da vida, que o anonimato por detrás de um ecrã de computador protege e que lhe permite a verborreia verbal com que nos presentei-a vezes sem conta sempre com a mesma coisa, desde o hipotético aumento de capital até ao casal Nogueira Leite/João Salgueiro. Sim, pode ser que esteja correcto (até é muito provável), mas uma vez é suficiente e não se vanglorie muito porque antes de si já haviam muitos com essa ideia.

Já todos sabemos a sua opinião, que não é diferente da de 90% dos que aqui andam, mas faça um autodiagnóstico e pergunte-se "Será que vale a pena ir lá escrever outra vez a mesma coisa só para humilhar e deitar abaixo mais uns quantos? mas sou o único? porque é que mais ninguém os achincalha como eu?". E tenha coragem de evitar uma resposta como as que tem dado; onde mencionará que "é livre", "escreve o que quer", "não se interessa se os outros gostam ou não", etc. e seja honesto consigo próprio e apenas informe os restantes que vai parar com os seus posts ao estilo massacre e, quem sabe até, apresente um pedido de desculpas. A Internet agradeceria.

Da minha parte, continuo a viver a vida com extrema felicidade porque, ao contrário do que parece ser a sua participação aqui, à muito mais na vida para além do BCP.

E venha de lá o aumento de capital que está tão desejoso. Pergunta-se "quem vai?", eu respondo, eu vou. Não tenho vergonha de admitir e nem escondo a ninguém o que tenho em acções, umas com lucro, outras com prejuízo, mas lhe digo que o dinheiro é meu e não admito que ninguém, nem mesmo o Sr., me faça passar por parva com as suas palavras, assobios, óculos escuros e afins, por eventualmente (sim, até ao momento é eventualmente) ter cometido um erro de investidora. Tenho mais de 3 milhões de acções, como mencionei, e se estivesse com "medo" do seu AC o que fazia era vendia tudo. E não, não comprei nas melhoras alturas, nem nos dois ou três ressaltos que houve em que, milagrosamente, o Sr conseguiu ganhar dinheiro na conta do seu irmão, mas é um facto que se tivesse vendido há um ano ao invés de ainda comprar mais este ano estaria a ganhar bastante em vez de estar a perder alguma coisa. E já que há uns posts atrás fez questão em afirmar "não me obriguem a postar o extrato" (ou algo parecido) eu faço-lhe um desafio, ponha lá isso online, ou envie para um moderador para ele validar e dizer se realmente é verdade, mas não se acanhe, envie o extrato todo e não só dos trades ganhadores, e para animar até lhe proponho que informe o que quer apostar, pois deste lado, como já viu porque sou das parvas que tenho acções do BCP, tem uma jogadora.

Na eventualidade de não haver nenhum AC pergunto-lhe se cá virá apresentar o mea-culpa vezes sem conta, ou isso já não lhe traz satisfação nenhuma?

Para terminar, relativamente à sua postura escusa de responder, tenho a minha opinião formada e não é nenhuma resposta sua a defender-se que a vai mudar, já percebi há muito tempo o tipo de pessoa que é e o que pretende, portanto a minha participação, no que toca a si e aos seus comentários, fica por aqui. Pode ser que outros membros se "libertem" e digam de sua justiça, mas desde já lhe digo que não será bom para si!

Aos restantes membros peço desculpa pelas minhas palavras um pouco mais fortes, é sexta feira e não há nada como um copo de vinho e uma redação para desanuviar a cabeça. Um bom fim de semana a todos.

Beijinhos

Cara senhora:

Acha que tenho colocado menos virgulas? Penso que não, pois continuo a colocar as necessárias à boa compreensão do que escrevo. Tem contado as virgulas que eu coloco nas minhas mensagens? :lol:

Não tem dado relevância às minhas mensagens?! Pelo visto, não parece!!! :lol: Já, anteriormente, lhe disse e repito-lhe: se não aprecia o que escrevo, passe à frente!

"Certezas" relativamente ao BCP?! Lamento, mas não tenho! O que tenho, sim, são opiniões, muito, muito convictas, mas não se engane, não são "certezas", são apenas simples opiniões, com muita dose de convicção, é certo, mas apenas meras opiniões! "Certezas", parece tê-las a senhora, a meu respeito!

Este tópico não está morto. Longe disso! Basta olhar para o número de páginas que vai adicionando semana a semana. Intervenções despropositadas, como as da senhora, não sobre o objeto do tópico, mas sobre as intervenções alheias, nomeadamente, sobre as minhas, é que não fazem nada bem a este tópico!

A senhora em vez de falar sobre o objeto deste tópico, ou porque não tem nada a dizer sobre o BCP e sobre a evolução da sua cotação, ou para descarregar a bílis, prefere vir adjetivar a minha intervenção no Fórum. Que arrogância, minha senhora: permite-se fazer juízos de valor, da forma como faz, de intervenções alheias, nomeadamente das minhas!!! E a propósito de arrogância: olhe que não é só a senhora que sabe qual a diferença entre "ironia" e "sarcasmo"! :mrgreen:
Proponho-lhe que abra um tópico "off topic", no Fórum, com a designação "Intervenções alheias no Fórum", onde poderá dar largas à sua verborreia e descarregar a sua bílis!

Quem tenta pisar e espezinhar o outro, é a senhora, e não eu!!! :shame: :shame: :shame:

Por muito que lhe custe a acreditar, com o BCP, tenho um saldo histórico largamente positivo. Enviarei a um dos moderadores, por mensagem particular, cópia de extrato bancário comprovativo de que, recentemente, fiz com que o meu irmão comprasse ações do BCP e vendesse as mesmas ações, tendo obtido, salvo erro, uma mais valia líquida de 2518 euros, se esse moderador do Fórum se comprometer a enviar ao Fórum uma mensagem confirmando que tal é verdade, de acordo com a documentação enviada!

Diz que a sua participação, no Fórum, relativa a mim e à minha participação no Fórum, fica por aqui. Não acredito!!! :shame: :shame: :shame:
Sabe porquê? Porque vou continuar a escrever no Fórum, tal como tenho feito até aqui! :mrgreen:

Termina o seu texto dizendo que «não há nada como (escrever) uma redação para desanuviar a cabeça». No final do seu texto confirma aquilo que já eu tinha, acima, dado a entender: intervém no Fórum, tal como faz, para descarregar a sua bílis!!! Espero que, pelo menos, a sua cabeça tenha ficado mais desanuviada e durma melhor. :mrgreen:

Uma boa noite de sono!

Registado: 24/1/2014 17:24

por joamarques » 27/8/2016 1:23

Beijinhos

Registado: 27/5/2016 23:18

por NaoSei » 27/8/2016 1:09

Ativo, aumento de capital precisam sempre os bancos se se quiserem tornar com lucros avultadissimos, porque podem provisionar as imparidades,...
agora quanto ao AC do BCP ou não, está na forma que se ele pretende continuar a ir limpando as imparidades como tem feito, pouco lucro terá,.... ele acelerou este semestre para que o BCE nao viesse exigir algum AC e tambem ajuda-lo nos testes de Stress, pois para os testes os lucros nao interessam e interessaram sim malparado, creditos saudaveis, etc.
portanto AC nao precisa mesmo....se deixar as imparidades e tratar dos cocos..o problema tem sido estes ultimos meses com a especulacao vinda do AC do popular e do deutsche,,,agora tambem a CGD.... que ao pedirem ACs, investidores como tu o fazes...vao logo especular em termos de tamanhos..um AC para o BCP.

Registado: 8/10/2008 11:04

por Ativo » 26/8/2016 23:11

A CGD ser alvo de uma operação de recapitalização de até 5160 milhões de euros parece que está a levar algumas pessoas a desconfiarem de que o BCP poderá precisar de muito mais capital do que julgavam. Até há pouco tempo muitos nem se quer admitiam a necessidade de um aumento de capital (e ai de quem, no Fórum, o concebesse!), depois, alguns, começaram a admitir a realização de um eventual aumento de capital no montante de até 750 milhões de euros, para pagamento dos CoCo`s ao Estado, e agora já há quem refira no Fórum a necessidade de um aumento de capital não inferior a 2000 milhões! Têm-se feito progressos ...

por Artista Romeno » 26/8/2016 20:28

Ulisses Pereira Escreveu:leão, há uma diferença enorme. O BCP, em caso de urgência, pode sempre fazer um aumento de capital sem que o Estado tenha nada a ver com isso. Este pequeno pormenor faz TODA a diferença.

Abraço,
Ulisses

pois pode! mas será que consegue :?: , com a capitalização que tem e o valor do AC potencial que se suspeita :!:
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por jr.alves83 » 26/8/2016 18:15

ativo Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:leao2,

Eu não estou a dizer que vai haver um AC. Mas se tiver que ser, será usado como salvação. Aliás, como venho referindo nos últimos meses, o espectro de um aumento de capital é uma das razões pelas quais o BCP tem sido tão penalizado.

Quem vai a esse aumento de capital? Quem quiser. Se a acção está a 0,018 e o aumento de capital for, por exemplo, a 0,008 os accionistas ou vão ao aumento de capital ou vendem os direitos.

Aquilo que quero frisar é que a situação é muito diferente da do Banif pois aqui não será o Estado a decidir.

Abraço,
Ulisses

O Estado já decide muito pouco relativamente à banca nacional. Os termos em que a recapitalização de um banco publico, a CGD, irá ser feita, foram definidos pela Comissão Europeia e ao BCE basta retirar o estatuto de contraparte a um banco nacional para forçar a sua resolução.

O Estado, acionista maioritário do BANIF, bem tentou que investidores privados pusessem dinheiro no BANIF e não o conseguiu. O BANIF acabou por ser objeto de resolução. A recapitalização da CGD foi aprovada pela Comissão Europeia, com a condição de investidores privados emprestarem 1000 milhões de euros à CGD através da compra de Obrigações Subordinadas da CGD.

De acordo com as regras atuais, quer o Estado seja acionista de um banco, quer não seja, mais tarde ou mais cedo tem que aparecer capital privado a salvar a instituição bancária, senão ... Portanto, para salvamento de um banco, é mais ou menos indiferente que o Estado seja ou não acionista do banco.

Uma pequena questão levantada hoje pela DBRS. Não se avinha facil o aumento de capital de 1.000 Milhões que a CGD necessita (atraves de investidores institucionais), pois eles estarão sujeitos a um Bail-In. Sendo assim, e vendo as dificuldades de financiar um banco publico, haverá ainda condições de mercado para fazer um AC no BCP que, que a bem ser, nunca será inferior a 2.000 Milhoes de euros. (2x a CGD).??!?!

http://observador.pt/2016/08/26/dbrs-te ... -privados/

Registado: 2/8/2016 19:35

por Ativo » 26/8/2016 16:09

Eu não estou a dizer que vai haver um AC. Mas se tiver que ser, será usado como salvação. Aliás, como venho referindo nos últimos meses, o espectro de um aumento de capital é uma das razões pelas quais o BCP tem sido tão penalizado.

Quem vai a esse aumento de capital? Quem quiser. Se a acção está a 0,018 e o aumento de capital for, por exemplo, a 0,008 os accionistas ou vão ao aumento de capital ou vendem os direitos.

Aquilo que quero frisar é que a situação é muito diferente da do Banif pois aqui não será o Estado a decidir.

Abraço,
Ulisses

O Estado já decide muito pouco relativamente à banca nacional. Os termos em que a recapitalização de um banco publico, a CGD, irá ser feita, foram definidos pela Comissão Europeia e ao BCE basta retirar o estatuto de contraparte a um banco nacional para forçar a sua resolução.

O Estado, acionista maioritário do BANIF, bem tentou que investidores privados pusessem dinheiro no BANIF e não o conseguiu. O BANIF acabou por ser objeto de resolução. A recapitalização da CGD foi aprovada pela Comissão Europeia, com a condição de investidores privados emprestarem 1000 milhões de euros à CGD através da compra de Obrigações Subordinadas da CGD.

De acordo com as regras atuais, quer o Estado seja acionista de um banco, quer não seja, mais tarde ou mais cedo tem que aparecer capital privado a salvar a instituição bancária, senão ... Portanto, para salvamento de um banco, é mais ou menos indiferente que o Estado seja ou não acionista do banco.

por Ulisses Pereira » 26/8/2016 15:49

whiteshark, bom post.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por NaoSei » 26/8/2016 15:45

whiteshark Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:A questão do BES é bem lavantada, mas quando o BdP há meses que o proibia de fazer certas coisas (como comprar papel comercial do Grupo) e o Banco continuava-o a fazer massivamente, o que estávamos a assistir era u autêntico roubo de um cadáver.

Abraço,
Ulisses

Sem duvida que sim e um caso de justiça.

E de qualquer forma a pergunta que fiz mantém se válida: O BES poderia na urgência e como salvação, na teoria tal como o BCP, realizar um AC em vez da resolução?

A realidade é que não o fez (ou não conseguiu fazer) e o estado interveio com o aval do BCE.

Na teoria concordo com o que disseste mas na prática:
- Se o AC a realizar for muito grande
- Se não existirem institucionais interessados
- Se o BCE não der o seu apoio
- Se não houver vontade politica

O banco é resolvido e pronto.
A resolução do BES e as directrizes do BCE deixaram isso bem claro

sim disseste-o bem... o governo agiu mal...
aliás a ministra albuquerque cometeu um enorme erro que ainda o estamos todos a pagar hoje ao nao permitir o BES nessa altura pedir um emprestimo em cocos tal como já tinham feito outros bancos atrás.... foi o Nuno Amado, o Ulrich, o salgado, e mais nao sei quem numa pequena reuniao... pedir cocos para o bes e a "inteligente" ministra disse: nem pensar, nao coloco mais dinheiro dos portugueses em bancos...resultado....vão pagar os portugueses mais uma factura...sejam accionistas que já levaram com ela, sejam acionistas dos outros bancos que estão a levar com este peso/prejuizo, sejam os portugueses pela percentagem da CGD de 25% no prejuizo desta venda, seja os lucros possiveis dos bancos transformados em prejuizos, permintindo assim que os bancos não paguem os impostos dos lucros que não tiveram e pagam mais uma vez os portugueses com a divida mais cara por causa desta falencia.. etc etc etc

por whiteshark » 26/8/2016 15:36

Ulisses Pereira Escreveu:A questão do BES é bem lavantada, mas quando o BdP há meses que o proibia de fazer certas coisas (como comprar papel comercial do Grupo) e o Banco continuava-o a fazer massivamente, o que estávamos a assistir era u autêntico roubo de um cadáver.

Abraço,
Ulisses

Sem duvida que sim e um caso de justiça.

E de qualquer forma a pergunta que fiz mantém se válida: O BES poderia na urgência e como salvação, na teoria tal como o BCP, realizar um AC em vez da resolução?

A realidade é que não o fez (ou não conseguiu fazer) e o estado interveio com o aval do BCE.

Na teoria concordo com o que disseste mas na prática:
- Se o AC a realizar for muito grande
- Se não existirem institucionais interessados
- Se o BCE não der o seu apoio
- Se não houver vontade politica

O banco é resolvido e pronto.
A resolução do BES e as directrizes do BCE deixaram isso bem claro

Registado: 4/2/2014 12:33

por NaoSei » 26/8/2016 15:23

Abraço,
Ulisses

quanto ao AC, só haverá direitos se o Banco decidir usar um AC com os accionistas...porque já foi aprovado em AG que o Banco poderia fazer AC sem direitos.

por Ulisses Pereira » 26/8/2016 15:17

A questão do BES é bem lavantada, mas quando o BdP há meses que o proibia de fazer certas coisas (como comprar papel comercial do Grupo) e o Banco continuava-o a fazer massivamente, o que estávamos a assistir era u autêntico roubo de um cadáver.

Abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por whiteshark » 26/8/2016 15:11

Abraço,
Ulisses

Hmm.. isso é mesmo assim?

O BES na teoria nao poderia tambem na urgência e como salvação ter realizado um AC em vez da resolução estatal?

Se o BCE fechar a torneira ao banco e o estado decidir que tem de intervir para proteger os depositos acho que ai, mesmo sendo privado, não há nada a fazer.
E este para mim é o espectro que tem assombrado a banca e o BCP em Portugal.

Registado: 4/2/2014 12:33

por Ulisses Pereira » 26/8/2016 14:53

leao2,

Abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por leão2 » 26/8/2016 14:13

Ulisses Pereira Escreveu:leão, há uma diferença enorme. O BCP, em caso de urgência, pode sempre fazer um aumento de capital sem que o Estado tenha nada a ver com isso. Este pequeno pormenor faz TODA a diferença.

Abraço,
Ulisses

Boa tarde
Obrigado Ulisses
São esse argumentos que procuro de alguém que esta dentro do assunto, mas ja agora, quem é que vai a esse AC?
Abraço

Registado: 15/6/2015 16:52

por Ulisses Pereira » 26/8/2016 13:40

leão, há uma diferença enorme. O BCP, em caso de urgência, pode sempre fazer um aumento de capital sem que o Estado tenha nada a ver com isso. Este pequeno pormenor faz TODA a diferença.

Abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por leão2 » 26/8/2016 13:36

NaoSei Escreveu:
leão2 Escreveu:
Texano Bill Escreveu:Imagem

=;

Com estes CDS, BCP = Banif

mas tu estás a compreender ao menos os CDS ?
ou por cada noticia que aparece igualas o BCP ao Banif, só porque sim?? ou é porque ficaste entalado com as acções do BANIF, e pensas que agora é tudo igual ??

Boa tarde
Pensa o que quiseres, esta é a minha opinião.
bons negócios

por NaoSei » 26/8/2016 11:45

leão2 Escreveu:

=;

mas tu estás a compreender ao menos os CDS ?
ou por cada noticia que aparece igualas o BCP ao Banif, só porque sim?? ou é porque ficaste entalado com as acções do BANIF, e pensas que agora é tudo igual ??

por leão2 » 26/8/2016 11:18

=;

por Texano Bill » 26/8/2016 10:12

Imagem

=;

Registado: 20/8/2011 12:52

por NaoSei » 26/8/2016 9:54

bem, sempre pensei que ao BCP eram uns 400Milhoes, estou mais aliviado, mas mesmo assim é muita imparidade...80Milhoes para o BCP.
http://observador.pt/2016/08/25/caixa-e-bcp-sao-os-maiores-credores-da-construtora-soares-costa/

Caixa e BCP são os maiores credores da construtora Soares Costa
25/8/2016, 17:21

Lista provisória indica créditos de 160 milhões de euros da Caixa e de 100 milhões do BCP, incluindo garantias. Dívidas a dois mil trabalhadores devem ser reclamadas até 30 de agosto.

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) e o BCP são os dois maiores credores da construtora Soares da Costa, segundo a informação preliminar sobre dívidas que a empresa apresentou no quadro do Processo Especial de Revitalização (PER). De acordo com dados do processo que está em consulta no Tribunal da Comarca do Porto, a Soares da Costa Construções terá dívidas da ordem dos 400 milhões de euros.

O levantamento provisório, segundo informação recolhida pelo Observador, indica um crédito de 160 milhões da Caixa Geral de Depósitos que, de acordo com estes números, é, para já, o maior credor da construtora. Segue-se o BCP com um crédito de 100 milhões de euros sobre a construtora.

Estes valores incluem empréstimos, mas também garantias financeiras e bancárias prestadas aos clientes e parceiros de negócios da Soares da Costa que só serão acionadas em caso de incumprimento da construtora, não constituindo necessariamente um valor em dívida. No caso da Caixa, estarão em causa cerca de 32 milhões de euros e no BCP cerca de 20 milhões de euros.

Os dois bancos, que foram financiadores do acionista português da Soares da Costa, o empresário Manuel Fino, surgem destacados na lista dos créditos à banca que incluem ainda 22 milhões de euros ao Banco Popular, 20 milhões de euros ao Bankinter (que comprou o Barclays) e 19 milhões ao Banco Económico, sucessor do Banco Espírito Santo Angola (BESA).

Créditos têm de ser reclamados até ao final de agosto

A lista reconhece, ainda, a existência de créditos a cerca de dois mil trabalhadores da construtora, entre ativos e não ativos, no valor de vários milhões de euros, mas ainda não foi possível apurar o montante total que foi, para já, elencado pela Soares da Costa, uma vez que os créditos estão identificados a nível individual. A lista é tão numerosa que, por vezes, têm-se formado filas para consultar o processo, segundo foi relatado ao Observador.

O valor final de créditos só será apurado a partir de 30 de agosto, data em que termina o prazo para os credores reclamarem os valores em dívida. Em causa está, sobretudo, o atraso no pagamento de salários desde janeiro de 2016 aos trabalhadores que estão em casa e desde março aos que estão no ativo. Há muitos meses que os trabalhadores da Soares da Costa têm promovido manifestações a reclamar o pagamento dos valores em atraso. Para além de salários não liquidados, estão ainda em dívida compensações que resultam de acordos de revogação de contratos de trabalho que não foram cumpridos, bem como outro tipo de acordos.

Ouvido pelo Observador, Francisco Espregueira Mendes, advogado, sócio da Telles, empresa que está a acompanhar vários trabalhadores da Soares da Costa, alerta para a necessidade de estes apresentarem a reclamação de créditos, com a devida fundamentação, até 30 de agosto. Por um lado, é preciso conferir se as dívidas reconhecidas pela empresa correspondem, de facto, aos valores que são reclamados pelos colaboradores. Por outro lado, a Soares da Costa terá apenas apresentado os valores de salários em atraso até ao final de junho, sem incluir valores de julho e agosto. Só depois de validados pelo gestor judicial é que estes créditos serão reconhecidos no quadro do PER.

Ainda de acordo com o levantamento preliminar, as dividas ao Fisco e à Segurança Social ascendem a 6,5 milhões de euros. Os créditos a fornecedores somam cerca de 140 milhões de euros.

A Sociedade de Construções Soares da Costa apresentou, a 9 de agosto de 2016, um Processo Especial de Revitalização (PER) junto do Tribunal da Comarca do Porto, tendo sido nomeado um administrador judicial provisório. O PER é um processo prévio à insolvência, a que recorrem as empresas quando não têm capacidade para cumprir as obrigações vencidas, embora tenham ainda a possibilidade de recuperação.

O recurso ao PER resultou de dificuldades financeiras da Soares da Costa, que se confronta com a queda da atividade nos principais mercados, mas também com atrasos nos pagamentos de clientes em países como Moçambique e Angola, onde a Soares da Costa tem uma forte presença. A administração da empresa acredita que este passo dará alguma folga de tesouraria à empresa para regularizar alguns dos seus compromissos até que seja apresentado e aprovado um plano de recuperação. A empresa terá feito, entretanto, alguns pagamentos aos colaboradores.

O plano de recuperação envolve, em regra, um perdão parcial de créditos e um período mais longo para os regularizar. Apesar de o setor bancário surgir como o maior credor em valores, os colaboradores são credores privilegiados e têm, por isso, um papel determinante na aprovação do plano de recuperação.

A maioria do capital da construtora Soares da Costa foi adquirida em 2014 por uma holding de capitais angolanos associada ao empresário António Mosquito, que também é acionista da Controlinveste. Esta sociedade, a GAM, está a negociar a aquisição da totalidade do capital da construtora, processo que foi suspenso pelo recurso ao PER. Manuel Fino mantém-se como acionista minoritário através da SDC. As empresas ligadas ao “grupo” António Mosquito estavam sinalizadas na lista de maiores devedores da Caixa, com 178 milhões de euros, segundo dados de 2015 divulgados pelo jornal “Correio da Manhã”.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], iniciado1, latbal, m-m, malakas, MR32, nunorpsilva, pfta, Pmart 1, trilhos2006, xeidafome e 235 visitantes