Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Texano Bill » 29/7/2016 23:01

O Monte dei Paschi está de parabéns, rácio de capital negativo! :lol:

Quanto ao BCP, confirma-se o que foram dizendo aqui nestes últimos dias, resultados maus e testes "bons".

:oh:

Registado: 20/8/2011 12:52

por Ativo » 29/7/2016 22:46

PC05 Escreveu:
O BCP registou 618,7 milhões de euros de imparidade do crédito líquida de recuperações e ainda 198 milhões de euros de outras imparidades e provisões. Estes valores comparam, respetivamente com 463,7 milhões de euros e 91,6 milhões de euros no período homólogo do ano passado.

Parece um poço sem fundo .... o reconhecimento de imparidaes e provisões.
No 1T16 tinham reportado 160.7M€ e 15.4M€, respetivamente.

Em 04/0772016,

ativo Escreveu:
O principal problema do BCP é, sublinho, a rentabilidade do banco deixar muito a desejar, tendo em conta o resultado da tal conta de "sumir".
Se a rentabilidade do banco fosse boa, atrairia a "cobiça" de investidores, mas isso não acontece (veja-se a cotação do BCP). Já lá vai o tempo em que a banca gerava resultados fantásticos.

O mundo mudou, as exigências (de capital, regulatórias, etc.) com que o setor bancário se confronta, são hoje muito maiores do que no passado e tudo isso diminui os resultados dos bancos.
Hoje a banca já não é a galinha dos ovos de ouro. Há muita gente que não vê isso ou não quer ver.

A economia portuguesa é aquilo que se sabe. O seu setor bancário é reflexo disso ...

Só o simples facto de se falar na possibilidade de se constituir em Portugal um banco "mau" leva investidores a desconfiarem (eu também desconfio) de que no sistema bancário, e, porventura, no BCP, haja imparidades por reconhecer e crédito malparado por revelar. Eu não me esqueço das declarações recentes de João Salgueiro e de Nogueira Leite.

Em 17/07/2016,

ativo Escreveu:
Com a CGD (maior banco português) é o que se vai sabendo.
E eu pergunto, insisto, lembrando-me de declarações de João Salgueiro e de Nogueira Leite sobre a banca nacional e do suposto interesse do governo na criação de um banco "mau" para o sistema bancário português, e com o BCP (segundo maior banco português) "no pasa nada"? :oh:

Como seria expectável, face às notícias relativas à banca nacional, vindas a público, de há algum tempo para cá, verifica-se que os resultados do BCP, respeitantes ao primeiro semestre de 2016, foram, afetados, negativamente, pelo reconhecimento de imparidades.

Mais cego do que o cego é o que não quer ver.
Não tenho dúvida que apesar dos resultados serem negativos e das várias notícias que têm vindo a público, muitos continuarão, em estado de negação, a acreditar que o BCP é a galinha dos ovos de ouro!!!

Registado: 24/1/2014 17:24

por bigest » 29/7/2016 22:44

Os resultados sao bons na perspetiva de limpar de vez o mal parado . Se desse mal parado conseguir realizar 50 ou 60%,entao choverao milhoes nos proximos trimestres.
No entanto para o Banco subir em bolsa e acalmar os mercados tem que pagar alguma parcela dos cocos sem fazer aumentos de capital.
Quem sabe se a parceria que andava procurando nao lhe exigiu esta operaçao de cosmetica!

Registado: 12/2/2014 14:33

por PC05 » 29/7/2016 22:37

Evolução trimestral:
Anexos
bcp1.jpg

Registado: 5/12/2005 21:28

por jthai1 » 29/7/2016 22:32

segunda feira deve subir porque o maior medo dos investidores era o AC no valor de 2000 milhoes
o banco está sólido e o BCE também deve apresentar medidas para alavancar o setor bancário
vamos aguardar

Registado: 22/6/2014 18:56

por Artista Romeno » 29/7/2016 22:26

acintra Escreveu:Confirma-se o que alguns suspeitavam, incluindo eu, os resultados são miseráveis e colocam o banco numa posição muito delicada. (197 milhões de prejuízo)

O test tambem não saiu muito bem apesar de ainda não ter lido tudo

poderia ter sido pior, mas não foi bom de facto, a margem financeira sobe os custos caiem, o bcp continua isso sim a ter muito mal parado ainda que menos net entries de 392m, subiu as coberturas de ativos e perdeu no fundo da construção( há mais fundos de reestruturação sobreavaliados, ainda que com a recuperação do turismo a coisa não vai aparecer tão má como poderia ser), o bcp tem um racio fl de 9,6% para chegar aos 11% de que fala são uns 600m de euros, mais 750m para pagar cocos vamos em 1350, o bcp para ficar com alguma folga assumir mais algumas perdas precisa de 2 a 2,5mm de euros, portanto é 2x novas ações no minimo :mrgreen: , resumindo o problema persiste do mal parado, mas talvez não seja tão mau como a parangona queria dizer, importa notar que o bcp entre fundos de reestruturação e imobiliario tem uns quase 3bi, mas nem tudo é mau se os cocos forem a vida são menos 750 m por ano. é bom isso sim que o bcp faça o tal AC senão sobra para o zé povinho....ficou evidente o que já se sabia há muito tempo, o bcp sozinho não paga cocos, importa perguntar é se o bcp não valera 2 centimos caso faça o dito AC, provavelmente vale, o problema é faze-lo, o de siena conseguiu o que é sempre animador, mas não vai ser facil.....
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por Zeanzol » 29/7/2016 22:11

Ora bem :-k

Prejuízos brutais devido a ??!! Provisões para imparidades :-k

Crédito a clientes desce e depósitos também...

Cocos de 750 milhões por pagar com juros Brutais :oh:

Em suma :

Ou os accionistas tem dinheiro a sério para injectar no banco ou então ... FALÊNCIA !!!

A situação do BCP è uma situação impossível e a administração não pode/não consegue fazer melhor ... A concorrência é enorme e as regras de operação da banca não dão hipóteses para malabarismos ...

Caríssimos o comboio vai em alta velocidade e o muro de betão è já ali á frente ... :mrgreen:

Registado: 19/11/2015 16:21

por PC05 » 29/7/2016 22:05

O BCP registou 618,7 milhões de euros de imparidade do crédito líquida de recuperações e ainda 198 milhões de euros de outras imparidades e provisões. Estes valores comparam, respetivamente com 463,7 milhões de euros e 91,6 milhões de euros no período homólogo do ano passado.

Parece um poço sem fundo .... o reconhecimento de imparidaes e provisões.
No 1T16 tinham reportado 160.7M€ e 15.4M€, respetivamente.

BCP explica imparidades

A imparidade do crédito líquida de recuperações traduz "o registo de dotações adicionais que possibilitaram o reforço dos níveis de cobertura respetivos, induzindo nomeadamente a melhoria do rácio de cobertura do crédito vencido há mais de 90 dias por imparidades, ajustado do efeito das operações descontinuadas, de 86,1% em 30 de junho de 2015 para 93,9% em igual período de 2016".

As outras imparidades e provisões refletem "o impacto de 126,3 milhões de euros associados à desvalorização de fundos de restruturação empresarial, anteriormente mencionada, e não obstante o menor nível de provisões relacionadas com ativos recebidos em dação e com outros riscos e encargos".
Editado pela última vez por PC05 em 29/7/2016 22:26, num total de 1 vez.

por Investbem » 29/7/2016 21:57

Os resultados são fracos!!!
Contudo ha uma dúvida que me está a ocorrer, quando há uma boa notícia, existem vários participantes que vêm dizer que os acionistas ja estavam contar e que o impacto da notícia já está refletida no valor da mesma. A minha questão é, então ao fim de tantas quedas que as fez desvalorizar 60% desde início do ano, também já não descontou estes resultados?
Ou isso só acontece com as boas notícias?
Se considerarmos apenas os resultados de provenientes da laboração do banco, falando um pouco de cor, penso que foram semelhantes aos do ano passado. Penso não estar errado.
Editado pela última vez por Investbem em 29/7/2016 23:19, num total de 1 vez.
Cordiais cumprimentos
Investbem

Registado: 29/11/2007 3:56

por paul_invest » 29/7/2016 21:56

olhando para os resultados acho que não foram maus quero dizer se analizar a fundo... mas tem o mesmo que o ano passado a diferença esta na divida publica num ano obteve lucro noutro prejuizo ... mas em 2015 teve resultados sem divida com prejuizos este ano teve lucro ...

vamos ver segunda ...
https://www.dinheirovivo.pt/banca/bcp-r ... ign=artigo
Editado pela última vez por paul_invest em 29/7/2016 21:57, num total de 1 vez.

Registado: 15/5/2014 15:51

por Lion666 » 29/7/2016 21:53

ativo Escreveu:
Lion666 Escreveu:
acintra Escreveu:Confirma-se o que alguns suspeitavam, incluindo eu, os resultados são miseráveis e colocam o banco numa posição muito delicada. (197 milhões de prejuízo)

Depois há quem diga que andei a inventar assunto,teorias da conspiração... :roll:
Esperava lucros líquidos positivos,ainda que pequenos no 2º tri,mas isto?
Na Segunda cai a pique,ninguém segura,e ainda com os CoCo´s por pagar... :oh:

Cumps.

Há muita gente aqui, no Fórum, em estado de negação!!!

Agora há quem apareça para dizer que a comunicação das garantias ao BP não tem nada a ver?
A resposta que o BCP deu me a esta situação ilustra bem como se maquilha o balanço dos bancos...
Disseram me que utilizaram uma tal fórmula do BP?Então como pode a tal fórmula aumentar consideravelmente o valor da garantia entre 2009 e 2011 e mês passado diminuir 30% abaixo do valor ainda em dívida?
Bem, o que me parece é que foi proposital estes resultados,e quando o banco quiser volta a dar lucros,logicamente há uma razão por trás disso tudo...
Acho que o Nuno Amado é um fantoche no meio disso tudo :shock:
Independentemente dos resultados,o balanço do banco continua sólido,o dinheiro está lá e foi ocultado pelo reconhecimento de imparidades!
Entretanto os objetivos desta gente(BCE e comparsas),é que preocupa mais e afasta os investidores...

Cumps.

Registado: 15/2/2016 12:44

por PC05 » 29/7/2016 21:30

'

Com estes resultados está explicado o adiamento dos mesmos.
Os resultados falam por si .... muito mau:
Anexos
bcp.png

por Ativo » 29/7/2016 21:30

Lion666 Escreveu:

Depois há quem diga que andei a inventar assunto,teorias da conspiração... :roll:

Cumps.

Há muita gente aqui, no Fórum, em estado de negação!!!

por Day Trader PT » 29/7/2016 21:29

Acho que o mercado dirá na 2ª feira se foram bons ou maus resultados. Os comentadores da TVI estão a informar que demonstram que o banco continua a sua recuperação e está no bom caminho....

Registado: 24/11/2008 17:58

por acintra » 29/7/2016 21:29

Pelo que estou a perceber o resultado seria de cerca de 50 milhões mas não passava o teste e por isso teve de registar 250 milhões para passar o teste à pele.

Ainda à muito para ler mas o principal não augura nada de bom.
Um abraço e bons negócios.

Artur Cintra

Registado: 17/7/2006 16:09

por Lion666 » 29/7/2016 21:28

Cumps.

por Ativo » 29/7/2016 21:25

ativo Escreveu:
Investbem Escreveu:
ativo Escreveu:Ao contrário do que tu afirmas, as minhas opiniões, que, até à data, a realidade tem comprovado serem sensatas, têm muito fundamento.
Têm fundamento na tendência técnica descendente da cotação do BCP, têm fundamento nas várias "incertezas" que rodeiam o título, têm fundamento na fraca rentabilidade e no volume de imparidades e de crédito malparado da banca portuguesa, têm fundamento em declarações de João Salgueiro e de Nogueira de Leite, têm fundamento na ideia do governo de, porventura, avançar no sentido da constituição em Portugal de um Banco "mau" para o sistema bancário português.

Com base em todos estes fundamentos, acredito que cotação do BCP aproximar-se-á mais do seu valor mínimo.

Ativo, concordo com alguns fundamentos que referiste, embora sejam apenas pressupostos, os tais "ses", mas embora respeite, não posso concordar quando falas na tendência técnica, isso não me parece um fundamento mas sim uma consequência, quanto às opiniões do Salgueiro e principalmente da Ferreira Leite, bom, isso nem comento, vale tanto como a tua opinião ou a minha, para não dizer muito menos, quanto a respeitar o que dizem as casas de investimento, essa aí, na minha opinião, foi a mais infeliz de todas, não conheço qualquer casa com o mínimo de credibilidade, considero que elas lançam as noticias e opiniões sempre baseadas na tendência do titulo ou nos interesses de alguém.

Não se trata de "ses". Trata-se, sim, de fatores que fundamentam o sentimento do mercado e, desse modo, condicionam a evolução da cotação do BCP.

A tendência técnica é, evidentemente, fundamento para se estar pessimista ou otimista, relativamente à evolução da cotação do BCP.

Não me referi a declarações de Ferreira Leite, mas, sim, a declarações de João Salgueiro e Nogueira Leite e, também, não fiz menção a pareceres de casas de investimento.

Investbem Escreveu:Desde o momento que não se trata de um facto mas de um receio, é um "se's". Se acontecer as cotação sobe ou desce...
Os gráficos sao um motivo para estar ou não otimista porque é consequência, é o reflexo de alguma coisa e não a causa nem o fundamento.
Peço desculpa em relação ao engano do nome que referi, mas vale o mesmo, tem tanto valor como a tua ou a minha opinião, é apenas a opinião dele.
Fizeste menção sim, no teu último comentário da página anterior, transcrevo-te:

"...Quanto à notícia, a que te referiste, nada tenho a dizer, senão que é a opinião da Caixa BI que deverias respeitar e levar em linha de conta, tal como eu faço.".
Por acaso não me merecem o mínimo de credibilidade, isso e respeito, concorde ou não, merece quem aqui opina e todos que não mostram tendenciosismo.
Vamos ver as notícias que estarão para surgir.

Os receios sempre fizeram mover os mercados, quer se queira quer não, servem de fundamento ao sentimento do mercado e, assim, condicionam a evolução da cotação do BCP.

Não me referi a gráficos nem afirmei se eles são causa ou consequência. Apenas disse que a tendência técnica (que um gráfico revela) é fundamento para se estar pessimista ou otimista, relativamente à cotação do BCP.

Quando disse que não me tinha referido a casas de investimento reportava-me ao que escrevi e que tu citaste no teu "post" anterior. Não me referia a uma notícia apresentada por mim no Fórum, que dava conhecimento da previsão da Caixa BI relativa aos resultados do BCP.

por Goldendust » 29/7/2016 21:25

Venha daí um AC na ordem dos 0.005 ou algo parecido.... :wall: :wall: :wall:

Registado: 12/5/2015 16:47

por acintra » 29/7/2016 21:19

Confirma-se o que alguns suspeitavam, incluindo eu, os resultados são miseráveis e colocam o banco numa posição muito delicada. (197 milhões de prejuízo)

Um abraço e bons negócios.

Artur Cintra

Registado: 17/7/2006 16:09

por Lion666 » 29/7/2016 21:19

Pronto,foi ainda pior do que esperava,muito devido à situação que verifiquei no dia 15 é que não apostei antes da apresentação de resultados,e o pouco que tenho investido vai virar pó...

Cumps.

por ALGACA » 29/7/2016 21:16

BCP regista prejuízos de 197,3 milhões de euros
DIOGO CAVALEIRO | diogocavaleiro@negocios.pt | 29 Julho 2016, 21:10

BCP regista prejuízos de 197,3 milhões de eurosBRUNO SIMÃO

0
0
O Banco Comercial Português registou um prejuízo de 197,3 milhões de euros no primeiro semestre do ano. No mesmo período do ano o banco tinha registado um lucro de 240,7 milhões de euros. O banco defende que foram itens não habituais que penalizaram as contas do banco.
"O resultado li´quido no primeiro semestre de 2016 situou-se em -197,3 milho~es de euros, condicionado pelo impacto de itens na~o habituais", indica o BCP.

"Descontando este impacto, o resultado li´quido teria sido positivo em 56,2 milho~es de euros no primeiro semestre de 2016, comparando com um prejui´zo de 21,2 milho~es de euros relevado em igual peri´odo de 2015".

Registado: 21/10/2014 20:36

por PC05 » 29/7/2016 21:12

Anexos
STests.png

por Investbem » 29/7/2016 21:05

ativo Escreveu:
Investbem Escreveu:
ativo Escreveu:Ao contrário do que tu afirmas, as minhas opiniões, que, até à data, a realidade tem comprovado serem sensatas, têm muito fundamento.
Têm fundamento na tendência técnica descendente da cotação do BCP, têm fundamento nas várias "incertezas" que rodeiam o título, têm fundamento na fraca rentabilidade e no volume de imparidades e de crédito malparado da banca portuguesa, têm fundamento em declarações de João Salgueiro e de Nogueira de Leite, têm fundamento na ideia do governo de, porventura, avançar no sentido da constituição em Portugal de um Banco "mau" para o sistema bancário português.

Com base em todos estes fundamentos, acredito que cotação do BCP aproximar-se-á mais do seu valor mínimo.

Ativo, concordo com alguns fundamentos que referiste, embora sejam apenas pressupostos, os tais "ses", mas embora respeite, não posso concordar quando falas na tendência técnica, isso não me parece um fundamento mas sim uma consequência, quanto às opiniões do Salgueiro e principalmente da Ferreira Leite, bom, isso nem comento, vale tanto como a tua opinião ou a minha, para não dizer muito menos, quanto a respeitar o que dizem as casas de investimento, essa aí, na minha opinião, foi a mais infeliz de todas, não conheço qualquer casa com o mínimo de credibilidade, considero que elas lançam as noticias e opiniões sempre baseadas na tendência do titulo ou nos interesses de alguém.

Não se trata de "ses". Trata-se, sim, de fatores que fundamentam o sentimento do mercado e, desse modo, condicionam a evolução da cotação do BCP.

A tendência técnica é, evidentemente, fundamento para se estar pessimista ou otimista, relativamente à evolução da cotação do BCP.

Não me referi a declarações de Ferreira Leite, mas, sim, a declarações de João Salgueiro e Nogueira Leite e, também, não fiz menção a pareceres de casas de investimento.

Desde o momento que não se trata de um facto mas de um receio, é um "se's". Se acontecer as cotação sobe ou desce...
Os gráficos sao um motivo para estar ou não otimista porque é consequência, é o reflexo de alguma coisa e não a causa nem o fundamento.
Peço desculpa em relação ao engano do nome que referi, mas vale o mesmo, tem tanto valor como a tua ou a minha opinião, é apenas a opinião dele.
Fizeste menção sim, no teu último comentário da página anterior, transcrevo-te:

"...Quanto à notícia, a que te referiste, nada tenho a dizer, senão que é a opinião da Caixa BI que deverias respeitar e levar em linha de conta, tal como eu faço.".
Por acaso não me merecem o mínimo de credibilidade, isso e respeito, concorde ou não, merece quem aqui opina e todos que não mostram tendenciosismo.
Vamos ver as notícias que estarão para surgir.
Cordiais cumprimentos
Investbem

Registado: 29/11/2007 3:56

por Ativo » 29/7/2016 20:22

In Negócios, em 29/07/2016:

«Banco de Portugal dá folga de dois anos aos maiores bancos.

Os seis maiores bancos nacionais vão ter mais tempo para constituir uma reserva adicional de capital. Só em 2019 terão de constituir a reserva que seria, até aqui, pedida em 2017.

Não vai ser em 2017, como se esperava até aqui, que os maiores bancos portugueses vão ter de constituir uma reserva adicional de capital devido à sua dimensão. O Banco de Portugal decidiu adiar a aplicação desta obrigatoriedade por um ano. E será feito de forma faseada.

"O Banco de Portugal decidiu aplicar um regime de implementação gradual da reserva de fundos próprios para as instituições de importância sistémica (O-SIIs), definida pelo Banco de Portugal em 29 de Dezembro de 2015, nos seguintes termos: 50% da reserva em 1 de Janeiro de 2018 e 100% da reserva em 1 de Janeiro de 2019", indica um comunicado publicado pelo regulador bancário.

A reserva de fundos próprios, imposta às instituições financeiras identificadas como tendo uma importância sistémica, é medida através de uma percentagem do montante total dos activos ponderados pelo risco (valor dos activos de um banco descontado dos riscos que estes enfrentam, como o risco de mercado). Esta reserva aplica-se à Caixa Geral de Depósitos, Banco Comercial Português, Novo Banco, BPI, Santander Totta e Caixa Económica Montepio Geral.

"A aplicação de um regime de implementação gradual da reserva de O-SIIs visa, primordialmente, assegurar que as condições impostas, nesta matéria, às instituições nacionais estão alinhadas com as aplicadas às suas congéneres europeias que operam em contextos macroeconómicos semelhantes", justifica a instituição liderada por Carlos Costa, que diz ter tomado a decisão "depois de ter notificado o Banco Central Europeu e consultado o Conselho Nacional de Supervisores Financeiros".

Esta decisão dá uma folga às instituições financeiras que, como é público, estão sob tensão, por exemplo, com a CGD precisa de capitalização e o Novo Banco está em processo de venda.

Assim, a título de exemplo, a Caixa devia ter uma reserva de fundos próprios para as instituições de importância sistémica de 1% em 2017. Com o novo adiamento, não paga nada em 2017, paga 0,5% em 2018 e 1% só em 2019. O BCP e o Novo Banco têm uma reserva de 0,75% imposta em 2019 (0,375% em 2018). Ao BPI e Totta é exigida uma reserva de 0,25% dentro de dois anos e de 5% em 2019. Ao Montepio, a reserva é 0,125% em 2018 e 0,25% no ano seguinte.

Bancos já tinham rácios aliviados.

Este ano, o Banco de Portugal já tinha aliviado a pressão sobre o capital das instituições financeiras nacionais ao revogar a entrada antecipada em vigor da aplicação da reserva de conservação de fundos próprios (reserva que visa aumentar a capacidade dos bancos de absorver perdas inesperadas).

Nessa altura, o adiamento também se deveu às condições de concorrência com outras entidades europeias.».

Pode parecer uma notícia positiva para a banca, mas, na realidade, é apenas mais um sinal de que a banca nacional está "à rasca". 8-)

por Ativo » 29/7/2016 20:12

Investbem Escreveu:

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, Bing [Bot], fosgass2020, Jonas74, latbal, m-m, maturidade, Mr.Warrior, MR32, OCTAMA, Olhar Leonino, PAULOJOAO, Phil2014, SalvaFP, trilhos2006, TTM62, yggy e 175 visitantes