Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por fjcbolsa » 13/6/2016 20:27

Ulisses Pereira Escreveu:Goldendust, eu estou cansado de argumentar. Não é culpa tua. Estou cansado porque há anos que tenho esta discussão com os investidores por causa do BCP. Foi em 2008, em 2009, em 2010, etc... os argumentos eram os mesmos que usas. Mínimos históricos, impossível cair mais, etc...

As contas do BCP são claras. Desde que o Estado criou os Coco`s para ajudar na recapitalização do BCP, sempre disse que ia ser muito, muito difícil o BCP conseguir gerar dinheiro para pagar os Coco*s. Não era impossível mas era muito difícil. Passado este tempo todo, a minha opinião continua a mesma. E o futuro da acção continua a sofrer com isso.

Abraço,
Ulisses

Pela historia passada, mas recente pode acontecer mais um BES / Banif :?:

Registado: 24/11/2010 10:03

por jorgeacampino » 13/6/2016 20:11

Não sei se esta possibilidade já foi posta mas, e a possibilidade de a Isabel dos santos se apoderar do BCP? Ela anda mortinha para se posicionar num banco e já ameacou sair do BPI. Quer dizer, o BCP neste momento é o negocio da china para quem quiser adquirir algo a preço de saldo.
E não esquecer que o BCP ja está presente em Angola, para a dos Santos seria o banco ideal

Registado: 15/12/2015 7:49

por EAGLETRADER20 » 13/6/2016 19:18

Penso que alguns intervenientes ainda não compreenderam que para além de todas as questões e incertezas relacionadas com este titulo, neste momento existem coisas muito mais importantes nos mercados que poderão condicionar negativamente o titulo e poderá atingir valores mais baixos , tendo mais a ver com o sentimento do mercado que com o titulo em si :

1 - Setor da banca - É ver as varias praças europeias . As fortissimas quedas diarias nos varios indices especialmente o italiano, com investidores a cortarem risco neste setor.
Banco Popolare Sc -10.08%
Banca di Milano Scarl -9.90%
Banca Monte dei Paschi di Siena -9.14%
Banca Mediolanum -6.53%

2 - BREXIT - Poderá condicionar a tomada de risco nos mercados nos proximos 10 dias , investidores vendem o que percecionam como tendo mais risco, neste momento do mercado.
"If 'Brexit' wins, fear gets into the marketplace: Bill Gross"

3 - ExigÊncias de capital do setor globalmente

4 - CHINA - Os dados que têm saido da China continuam a não ser famosos e hoje até o FMI alertou que endividamento das empresas é excessivo e têm de ser tomadas medidas e corrigir o credito concedido na economia no seu global o que poderá ter fortes implicações .

5 - Poderá existir excesso de complacencia no mercado , o que num evento inesperado ou com implicações fortes pode implicar, quedas mais rapidas e fortes .
(Como exemplo hoje o SP VIX, sobe 16% para 19.82 e o SP estando em maximos só cai 0.5%)

Registado: 4/3/2008 9:17

por AntónioManuel » 13/6/2016 19:14

Tirar dinheiro do Mercados não tem a ver se é o Joaquim ou o Manuel que está á frente se é competente ou incompetente, se paga cocos ou bananas, tem a ver com resultados, fortes, fracos, crescentes, decrescentes, com seguir tendências, etc
Fortunes are made every year by those who take the time to learn to interpret charts properly. "O`Neil"
The chart is never wrong. Your interpretation of it however, that's a different story. "J.C.Parets"
Turn off the financial news and watch the charts, they tell the real story. "Steve Burns"
Each trade should end in only one of these ways, a small loss, a small win, a big win. Never a big loss or a huge loss. "Steve Burns"
Professional traders keep good records and have a trading journal to analyze their behavior to improve their edge. Tradeciety-Rolf

Registado: 17/4/2014 21:22

por EAGLETRADER20 » 13/6/2016 19:11

AntónioManuel Escreveu:
Goldendust Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Uma vez mais, a culpa parece ser sempre dos outros. Dos reguladores, dos administradores, dos analistas. Dos investidores é que nunca é. :roll:

Invisto dinheiro num banco e passado um tempo ele fecha e a culpa é minha por ter colocado lá dinheiro?!?
Pegando num exemplo radical e muito humor negro isto é o mesmo que dizer que a culpa do massacre em Orlando não é do atirador mas de quem se pôs à frente das balas.... :evil: :evil:

Não é preciso ter conhecimentos profundos de AT, existe uma coisa chamada tendência ascendente e outra tendência descendente todos aqui sabem o que isso significa, e que não se deve investir longo com uma ação em tendência descendente só em tendência ascendente. Mas insistem e querem ter bons resultados, até um puto de seis anos conseguia compreender esta ideia simples de que não se investe dinheiro a apostar na subida em ações em tendência descendente, então se escolhem fazer isso e corre mal de quem é a culpa?
Mas há pessoas que nunca aprendem

:lol: :lol:
Este ultimo paragrafo devia ficar inamovivel, sempre que alguem entrasse no topico deste titulo, para ver se não se esqueciam.
Cada um compra o que quiser com o seu capital , depois não venham é queixar-se e arranjar argumentos mirabolantes....

Registado: 4/3/2008 9:17

por Zeanzol » 13/6/2016 19:01

RenatormbCarvalho Escreveu:
zeanzol Escreveu:Caríssimos

O BCP não tem capacidade para cumprir as regras impostas pelo BCE tal como não tem capacidade para pagar os cocos ...

Assim só resta uma alternativa... Converter cocos em capital é assim já tem o AC inteiramente subscrito e ao mesmo tempo está desfeito o mistério sobre quem é o investidor que estamos todos à espera .... È o estado :mrgreen:

zeanzol, podes ter toda a razão do mundo, mas tens de apresentar os factos, viste essa informação em algum lado?

Caso contrário eu posso fazer exatamente o contrário do que tu estás a fazer, atiro para o ar, que o bcp vai pagar os cocos para a semana e não 250 milhões mas 400 milhões.

Atirar para o ar ?!!! Mas tu investes e reages de acordo com as informações que te chegam ??!? Só acreditas quando vires è isso ??
È preciso parar e pensar ... A empresa tem alguma viabilidade actualmente ??? Tendo em conta os rácios de capital que está obrigado a cumprir ? Tem capacidade para pagar os cocos e ao mesmo tempo elevar os rádios de capital de acordo com as regras ???!!
Eu não vejo !!! O que vi foi um massivo ac do banco popular em Espanha ... E bancos em bem melhor estado que o BCP.
Além do mais não vejo investidor nenhum a tomar posição no bcp sem garantias adicionais ( eventuais esqueletos no armário) e só vejo uma entidade a dar essas garantias ... Estado !!!
O BCP terá um desfecho como o do BES/Banif .... Separação de activos ... O estado fica com o habitual e o resto que tem algum valor vende-se ao desbarato ... :-k

Registado: 19/11/2015 16:21

por AntónioManuel » 13/6/2016 18:56

Goldendust Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Uma vez mais, a culpa parece ser sempre dos outros. Dos reguladores, dos administradores, dos analistas. Dos investidores é que nunca é. :roll:

Invisto dinheiro num banco e passado um tempo ele fecha e a culpa é minha por ter colocado lá dinheiro?!?
Pegando num exemplo radical e muito humor negro isto é o mesmo que dizer que a culpa do massacre em Orlando não é do atirador mas de quem se pôs à frente das balas.... :evil: :evil:

Não é preciso ter conhecimentos profundos de AT, existe uma coisa chamada tendência ascendente e outra tendência descendente todos aqui sabem o que isso significa, e que não se deve investir longo com uma ação em tendência descendente só em tendência ascendente. Mas insistem e querem ter bons resultados, até um puto de seis anos conseguia compreender esta ideia simples de que não se investe dinheiro a apostar na subida em ações em tendência descendente, então se escolhem fazer isso e corre mal de quem é a culpa?
Mas há pessoas que nunca aprendem
Editado pela última vez por AntónioManuel em 13/6/2016 19:03, num total de 1 vez.
Fortunes are made every year by those who take the time to learn to interpret charts properly. "O`Neil"
The chart is never wrong. Your interpretation of it however, that's a different story. "J.C.Parets"
Turn off the financial news and watch the charts, they tell the real story. "Steve Burns"
Each trade should end in only one of these ways, a small loss, a small win, a big win. Never a big loss or a huge loss. "Steve Burns"
Professional traders keep good records and have a trading journal to analyze their behavior to improve their edge. Tradeciety-Rolf

Registado: 17/4/2014 21:22

por jmatos0808 » 13/6/2016 18:39

masterpro

Mas isso é as chamadas stop certo? Em que a ordem só é realizada se a cotação atingir esse valor. Nesse caso que disseste essa ordem nao seria realizada neste fecho porque a cotação nao atingiu esse valor. No entanto se fosse uma ordem simples em que eu daria ordem de compra neste fecho a 0,0215€ a ordem seria imediatamente realizada certo?

Registado: 19/11/2015 13:53

por Ulisses Pereira » 13/6/2016 18:34

Goldendust, eu estou cansado de argumentar. Não é culpa tua. Estou cansado porque há anos que tenho esta discussão com os investidores por causa do BCP. Foi em 2008, em 2009, em 2010, etc... os argumentos eram os mesmos que usas. Mínimos históricos, impossível cair mais, etc...

As contas do BCP são claras. Desde que o Estado criou os Coco`s para ajudar na recapitalização do BCP, sempre disse que ia ser muito, muito difícil o BCP conseguir gerar dinheiro para pagar os Coco*s. Não era impossível mas era muito difícil. Passado este tempo todo, a minha opinião continua a mesma. E o futuro da acção continua a sofrer com isso.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Goldendust » 13/6/2016 18:19

Ulisses Pereira Escreveu:Goldendust, tens milhares de acções no mundo para investires. O investidor de sucesso é o que faz as escolhas certas.

Achar que o mercado de capitais é comprar uma acção e esperar que ela suba é estar no local errado para investir.

Quem investe em Bolsa sabe que pode ganhar e perder dinheiro. Ganha se fizer as escolhas certas, perde se fizer as erradas. Quem não compreende isto não deve investir em Bolsa.

Comprar BCP em mínimos históricos é mal pensado ou mau investimento ? Se amanhã não houvesse alguém a comprar acções a cotação ia a zero e tenho a certeza que muitas pessoas com longa experiência em bolsa e que dominam a análise bolsista estão tentadas ou até já compraram acções do BCP porque estão a valer 1/3 do seu Book Value.
Naturalmente o investidor tem que estar ciente dos riscos que corre e assumir as eventuais perdas mas se um banco fosse bem gerido e com as contas "às claras" não seria motivo para fechar portas e aí culpo claramente os nossos gestores.
Ao comprar acções estou a depositar confiança em determinada instituição e nas pessoas que controlam o seu destino.
( a minha ignorância bolsista levou-me a investir no BCP e agora optei pela estratégia tremendamente arriscada de baixar o preço médio das acções em vez de desistir e saltar fora)

Registado: 12/5/2015 16:47

por Ranger » 13/6/2016 18:16

MarcoAntonio Escreveu:
Ranger Escreveu:
É tudo muito relativo e os preços médios antes da abertura e nos pré-fechos valem o que valem, isto é, nada.

O nome correcto é preço (ou valor) de equilíbrio. Este valor antes do fecho é meramente indicativo (seria o valor a que transaccionavam as acções se o fecho fosse naquele momento, com as ordens disponíveis até à altura). O único valor que vale é o do fecho propriamente dito, sendo todas as ordens executadas a esse e esse só valor. Antes disso, é meramente indicativo...

Perfeito, é isso.

Registado: 4/12/2003 12:52

por masterpro » 13/6/2016 18:16

jmatos0808 Escreveu:
Goldendust Escreveu:
jmatos0808 Escreveu:Masterpro e Ranger continuo a nao perceber. A minha questão é:

Como é que aparecem aqui ordens de compra a valores muito acima do que o preço a que está a cotada e ordens de venda a preço muito inferior?

Porque razão alguem iria comprar a preço acima do atual e vender abaixo deste preço?

Fui claro agora? Dêem exemplos sff

Parto do principio que foram ofertas "stop buy" de longos ou "stop loss" de curtos ou seja ,quem fez aquelas ofertas só está interessado na sua compra se a cotação atingir aquele valor pq pensa que irá iniciar um ressalto nesse ponto e quanto aos curtos colocam aquele preço para salvaguardar os lucros ou prevenir perdas.
Talvez esteja errado mas sempre pensei que se tratasse disso :-)

Portanto estás-me a dizer que as ofertas de compra acima do preço atual, não sao investidores que estão a querer comprar àquele preço acima do atual mas apenas estão interessados em comprar Àquele preço se a cotação atingir aquele valor nos 5mins finais é isso?

Não estás a perceber o funcionamento dessas ordens nem de como elas são executadas, se tu dás uma ordem de compra a um valor muito acima da cotação ela vai ser executada ao valor a que tiver a melhor venda se tiverem lá acções suficientes.

Se tiver um vendedor com 40M de acções a 0,0205 e tu deres uma ordem de compra de 1M, 5, 10, 20 a 0,0215, ela vai ser executada a 0,0205 se comprares mais de 40M ela vai sendo executada até ao valor que definiste ou até esgotar os vendedores.
Acho que não conseguirei ser mais claro que isto.

abc

Registado: 13/3/2007 14:42

por MarcoAntonio » 13/6/2016 18:12

Ranger Escreveu:
É tudo muito relativo e os preços médios antes da abertura e nos pré-fechos valem o que valem, isto é, nada.

O nome correcto é preço (ou valor) de equilíbrio. Este valor antes do fecho é meramente indicativo (seria o valor a que transaccionavam as acções se o fecho fosse naquele momento, com as ordens disponíveis até à altura). O único valor que vale é o do fecho propriamente dito, sendo todas as ordens executadas a esse e esse só valor. Antes disso, é meramente indicativo...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por JOAQUIM BARROs » 13/6/2016 18:11

Para quem gosta de bolsa e tem um pouco mais apetência para o risco que o aforrador normal, o melhor é fundos de acções.

Registado: 11/7/2014 11:34

por Ranger » 13/6/2016 18:09

Ulisses Pereira Escreveu:Goldendust, tens milhares de acções no mundo para investires. O investidor de sucesso é o que faz as escolhas certas.

Achar que o mercado de capitais é comprar uma acção e esperar que ela suba é estar no local errado para investir.

Quem investe em Bolsa sabe que pode ganhar e perder dinheiro. Ganha se fizer as escolhas certas, perde se fizer as erradas. Quem não compreende isto não deve investir em Bolsa.

Ora nem mais Ulisses é precisamente isso que pretendo dizer quando coloquei o tópico Jogar versus investir

Bons negócios

por balta » 13/6/2016 18:09

O que me faz mais confusão é esta amplitude da cotação, à um ano atrás, o mercado estava a pagar 9 cents ação e hoje paga 2, o que aconteceu de tão radical no banco? Desde então apresentou 3 trim lucro e um trim prejuízo, o CEO garante não precisar de AC e tem agendada a devolução de 1/3 dos cocos, a polónia é um mercado em crescimento, reestruturou Angola, aparentemente com mais valias e redução de risco, etc. É isto ...

Registado: 6/4/2005 10:39

por jmatos0808 » 13/6/2016 18:05

Goldendust Escreveu:
jmatos0808 Escreveu:Masterpro e Ranger continuo a nao perceber. A minha questão é:

Como é que aparecem aqui ordens de compra a valores muito acima do que o preço a que está a cotada e ordens de venda a preço muito inferior?

Porque razão alguem iria comprar a preço acima do atual e vender abaixo deste preço?

Parto do principio que foram ofertas "stop buy" de longos ou "stop loss" de curtos ou seja ,quem fez aquelas ofertas só está interessado na sua compra se a cotação atingir aquele valor pq pensa que irá iniciar um ressalto nesse ponto e quanto aos curtos colocam aquele preço para salvaguardar os lucros ou prevenir perdas.

Portanto estás-me a dizer que as ofertas de compra acima do preço atual, não sao investidores que estão a querer comprar àquele preço acima do atual mas apenas estão interessados em comprar Àquele preço se a cotação atingir aquele valor nos 5mins finais é isso?

Registado: 19/11/2015 13:53

por Ranger » 13/6/2016 18:03

jmatos0808,

Antes de abrir o mercado e após o fecho deste (pré-fecho) mesmo que a cotação tenha cotado a 0,0203 no fecho, o jmatos0808 pode dar uma ordem de comprar de 1.000.000 de acções a um preço muito inferior ou muito superior (acho que terá um limite de 10%, 15% ou assim), por isso se fechou ás 16h30 nos 0,0203 no pré-fecho eu posso dar uma ordem de compra de 0,0240 ou outra e na venda a mesma coisa.

O valor depois a que a acção vai abrir ou fechar é o valor de encontro entre as ordens de compra e as ordens de venda. Penso que foi sempre assim.

Por isso é que por vezes as pessoas se admiram e não percebem porque estava a cotar muito acima ou muito abaixo no pré-fecho mas é muito normal.

Repare que eu por exemplo dava uma ordem de compra de 50.000.000 acções do BCP a 0,0240 e era a primeira ordem a entrar no sistema depois do fecho isso ia fazer disparar o preço no entanto ainda vão entrar mais ordens de compra e mais ordens de venda e no final até eu posso anular a minha ordem que dei de comprar e altera o preço todo.

Bons negócios

por RenatormbCarvalho » 13/6/2016 18:02

zeanzol Escreveu:Caríssimos

O BCP não tem capacidade para cumprir as regras impostas pelo BCE tal como não tem capacidade para pagar os cocos ...

Assim só resta uma alternativa... Converter cocos em capital é assim já tem o AC inteiramente subscrito e ao mesmo tempo está desfeito o mistério sobre quem é o investidor que estamos todos à espera .... È o estado :mrgreen:

zeanzol, podes ter toda a razão do mundo, mas tens de apresentar os factos, viste essa informação em algum lado?

Caso contrário eu posso fazer exatamente o contrário do que tu estás a fazer, atiro para o ar, que o bcp vai pagar os cocos para a semana e não 250 milhões mas 400 milhões.
If I Knew What I Know

Registado: 1/1/2014 0:21

por MarcoAntonio » 13/6/2016 18:01

RenatormbCarvalho Escreveu:Bem, nem sei bem o que devo pensar desta discussão. Vocês ando a negociar e não sabem o que são aquelas ordens? Não passam de ordens normais de compra e venda, o que interessa o valor no leilão? Se a cotação está a 0.02 e alguém coloca uma ordem de venda a 0,019 só está a dizer que vende no minímo a esse valor, mas o que interessa isso se o preço de equilibrio entre ordens de compra e de venda é 0,021, vai acabar por vender a 0,021. O mesmo se passa do lado da compra. Na pratica e em situações normais, uma ordem destas é como uma ordem ao melhor mas com uma certa proteção. Aliás uma ordem ao melhor, isto é, as ordens que aparecem sem preço definido são ordens com um preço muito mais inferior/superior (na pratica não têm limite de preço) que as que tu referes.

Correcto. Também existe na prática uma pequena diferença entre como (multiplas d)estas ordens e as ao melhor afectam o preço de equilibrio.

Goldendust Escreveu:Parto do principio que foram ofertas "stop buy" de longos ou "stop loss" de curtos ou seja ,quem fez aquelas ofertas só está interessado na sua compra se a cotação atingir aquele valor pq pensa que irá iniciar um ressalto nesse ponto e quanto aos curtos colocam aquele preço para salvaguardar os lucros ou prevenir perdas.

Isto está incorrecto, ver o post que cito acima.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Ulisses Pereira » 13/6/2016 17:57

Goldendust, tens milhares de acções no mundo para investires. O investidor de sucesso é o que faz as escolhas certas.

"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por RenatormbCarvalho » 13/6/2016 17:57

Goldendust Escreveu:

Bem, nem sei bem o que devo pensar desta discussão. Vocês ando a negociar e não sabem o que são aquelas ordens? Não passam de ordens normais de compra e venda, o que interessa o valor no leilão? Se a cotação está a 0.02 e alguém coloca uma ordem de venda a 0,019 só está a dizer que vende no minímo a esse valor, mas o que interessa isso se o preço de equilibrio entre ordens de compra e de venda é 0,021, vai acabar por vender a 0,021. O mesmo se passa do lado da compra. Na pratica e em situações normais, uma ordem destas é como uma ordem ao melhor mas com uma certa proteção. Aliás uma ordem ao melhor, isto é, as ordens que aparecem sem preço definido são ordens com um preço muito mais inferior/superior (na pratica não têm limite de preço) que as que tu referes.
If I Knew What I Know

Registado: 1/1/2014 0:21

por Zeanzol » 13/6/2016 17:53

Caríssimos

Registado: 19/11/2015 16:21

por Goldendust » 13/6/2016 17:50

Registado: 12/5/2015 16:47

por Fred_Invest » 13/6/2016 17:46

Ulisses, mas é claro que o risco (culpa das perdas) é dos investidores. Agora a culpa de alguma coisa mal explicada/ocultada/omissa/decretada, etc, é legítimo que se possa apontar as causas e/ou responsabilidades (inclusive aos investidores) a quem de direito. Caso contrário porque andam na caixa a apontar as culpas a gestão ruinosa ao longo dos anos e não ao accionista estado? Digam, a culpa é do estado que permitiu aqueles gestores e aquelas políticas.

Registado: 4/9/2015 12:25

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google Adsense [Bot], OCTAMA, Opcard33 e 148 visitantes