BCP - Tópico Geral
Re: BCP - Novo Tópico Geral
BCP avança para devolução de parte de ajuda estatal nas próximas semanasDiogo Cavaleiro | diogocavaleiro@negocios.pt, Maria João Gago | mjgago@negocios.pt | 21 Abril 2016, 22:13
BCP avança para devolução de parte de ajuda estatal nas próximas semanas
Miguel Baltazar
Nuno Amado anunciou que logo que a fusão em Angola esteja concluída totalmente, vai avançar com o pedido para reembolsar o Estado. Ainda não se sabe o valor.
O Banco Comercial Português pretende devolver parte da ajuda estatal recebida em 2012 nas próximas semanas. Tudo depende do final do processo de fusão do Millennium com o Banco Privado Atlântico em Angola.
"Dissemos que faríamos [a devolução do auxílio] logo que a fusão esteja completada. Esperamos [que tal aconteça] nas próximas duas a três semanas", disse aos jornalistas Nuno Amado, no final da assembleia-geral de accionistas do BCP.
"Logo aí faremos o pedido para a primeira autorização para o pagamento de parte dos CoCos", indicou aos jornalistas o presidente executivo da instituição financeira, à saída do Lagoas Park Hotel.
No entanto, quando questionado sobre que montante pretende devolver, Nuno Amado disse que ainda não está decidido.
Neste momento, o BCP tem para devolver 750 milhões dos 3 mil milhões de euros recebidos em 2012, quando pediu auxílio estatal tal como outros bancos como o BPI, a CGD e o BCP.
A devolução vai ocorrer então no final da fusão entre o Millennium Angola e o Banco Privado Atlântico que na semana passada recebeu luz verde das autoridades angolanas. O processo deverá ficar concluído nas próximas semanas, o que reforçará os rácios do BCP, permitindo proceder à devolução de uma parte da injecção estatal de 2012.
Acho que quem apostou na queda nao esperava esta noticia sem um AC, neste momento bcp reduz uns 400m com a junçao Angolana e o resto com o tal parceiro estrategico e ainda pensa no NB..era de levantar a plateia
short squeeze, sao so 10% de capital curto
BCP avança para devolução de parte de ajuda estatal nas próximas semanas
Miguel Baltazar
Nuno Amado anunciou que logo que a fusão em Angola esteja concluída totalmente, vai avançar com o pedido para reembolsar o Estado. Ainda não se sabe o valor.
O Banco Comercial Português pretende devolver parte da ajuda estatal recebida em 2012 nas próximas semanas. Tudo depende do final do processo de fusão do Millennium com o Banco Privado Atlântico em Angola.
"Dissemos que faríamos [a devolução do auxílio] logo que a fusão esteja completada. Esperamos [que tal aconteça] nas próximas duas a três semanas", disse aos jornalistas Nuno Amado, no final da assembleia-geral de accionistas do BCP.
"Logo aí faremos o pedido para a primeira autorização para o pagamento de parte dos CoCos", indicou aos jornalistas o presidente executivo da instituição financeira, à saída do Lagoas Park Hotel.
No entanto, quando questionado sobre que montante pretende devolver, Nuno Amado disse que ainda não está decidido.
Neste momento, o BCP tem para devolver 750 milhões dos 3 mil milhões de euros recebidos em 2012, quando pediu auxílio estatal tal como outros bancos como o BPI, a CGD e o BCP.
A devolução vai ocorrer então no final da fusão entre o Millennium Angola e o Banco Privado Atlântico que na semana passada recebeu luz verde das autoridades angolanas. O processo deverá ficar concluído nas próximas semanas, o que reforçará os rácios do BCP, permitindo proceder à devolução de uma parte da injecção estatal de 2012.
Acho que quem apostou na queda nao esperava esta noticia sem um AC, neste momento bcp reduz uns 400m com a junçao Angolana e o resto com o tal parceiro estrategico e ainda pensa no NB..era de levantar a plateia

short squeeze, sao so 10% de capital curto

.
É preciso viver..nao apenas existir.
É preciso viver..nao apenas existir.
- Registado: 19/2/2007 10:01
Parece que os ventos são de verdadeira mudança (assim o espero...)
BCP avança para devolução de parte de ajuda estatal nas próximas semanas[b][/b]
in JN
BCP avança para devolução de parte de ajuda estatal nas próximas semanas[b][/b]
in JN
Eles ouviram-me
Vejam a opinião no ponto 2 que considerava negativo:

Vejam a opinião no ponto 2 que considerava negativo:
Serra Lapa Escreveu:Ontem chegou-me a carta para a próxima assembleia e devo partilhar que fiquei muito satisfeito com o que vi das contas de 2015, que ainda não tinha analisado com detalhe.
Pontos Negativos:
1- estrutura de custos, mantém-se pesada e podia ser mais reduzida
Custos com pessoal 616 milhões ( eram 635 em 2014)
Custos administrativos 423 milhões ( eram 448 em 2014)
2- Proposta para a assembleia geral de redução do nº de acções, parece-me excessivo o rácio de 193 para 1
Na minha modesta opinião 70, ou 80 para 1 dava mais liquidez ao título
Pontos Positivos:
1- Aumento de capital até o máximo de 20% reservada à entrada de novos accionistas
Vai originar um robustecimento enorme do banco
2- Capitais próprios 4.6 mil milhões
Mesmo retirando os 750 milhões dos Cocos a acção vale em termos de capitais próprios 0,064
3 - Redução das imparidades
Limpou 833 milhões em 2015 (tinha limpo 1.1 mil milhões em 2014)
Acredito que mesmo que subsistam algumas imparidades, não será significativo (por exemplo da "golpada" dada pela Oingoing, já foram contabilizados no último semestre a quase totalidade do empréstimo)
4-Lucro de 235 milhões, a que corresponde um lucro por acção de 0,005
Ou seja um lucro por acção de mais de 10%
5- Deliberação na próxima assembleia de possibilidade de compra de acções próprias
Pode evitar a volatilidade criada pelos shorts e a degradação para níveis incompreensíveis como os que agora estão
Em suma: com a diminuição das imparidades que se prevêem este ano e com um aumento da robustez dada pela entrada de novos accionistas; ficaremos com uma empresa sólida e altamente lucrativa.
Não é recomendação de compra para ninguém, mas é sinceramente o que me parece.
nickforum, por que é que os investidores têm mais possibilidades de comprar a 4 cêntimos do que a 2 euros?
Abraço,
Ulisses
Abraço,
Ulisses
Até prova em contrário, o agrupamento de ações do BCP vai é dar mais espaço para a cotação do BCP cair. A ver vamos ... 

Se funde 75, 90, 100 ou 1000 isso na realidade não tem qualquer significado. Tanto pode subir como descer consoante a criação de valor por parte do banco.
Agora o que realmente importa é o seguinte. Finalmente a cotação vai deixar de estar em cêntimos, logo vai estar sob o radar de determinados fundos que não investem em cêntimos. Segunda torna o produto mais dificil de shortar.
Para além disto, foi mais uma vez afastada a possibilidade de realizar um aumento de capital. Mais uma bofetada nos arautos da desgraça. O que me dá a entender é que fica a via aberta se quiser concorrer ao novo banco, ai sim pode realizar um AC. Permite ainda a entrada de investidores. Futuramente vamos ter a desblindagem de estatutos. Enfim demasiadas boas noticias. O caminho a seguir tem sido muito bom.
Força BCP !!
Agora o que realmente importa é o seguinte. Finalmente a cotação vai deixar de estar em cêntimos, logo vai estar sob o radar de determinados fundos que não investem em cêntimos. Segunda torna o produto mais dificil de shortar.
Para além disto, foi mais uma vez afastada a possibilidade de realizar um aumento de capital. Mais uma bofetada nos arautos da desgraça. O que me dá a entender é que fica a via aberta se quiser concorrer ao novo banco, ai sim pode realizar um AC. Permite ainda a entrada de investidores. Futuramente vamos ter a desblindagem de estatutos. Enfim demasiadas boas noticias. O caminho a seguir tem sido muito bom.
Força BCP !!
- Registado: 10/9/2015 16:45
acintra Escreveu:frosasantos Escreveu:Mas foi alguma coisa contra o que era esperado (tirando o rss ser só de 75 acções)?!
A compra de acções próprias não estava "proibida" até serem pagos os cocos?!
Acintra, qual o mal da BR fechar ontem?!
Não, mas continuo a achar estranho. tem de certeza mais informação que nós e o mais provável é que o BCP venha a tombar bastante nos proximos dias e ganhavam mais com isso.
Estava à espera que o BCP quebrasse em alta os 4,20€, para entrar, mas agora acho que vem outra vez aos 3 e pouco. Ainda bem que me mantive fiel, mas como o mercado é que dita as direcções se calhar amanhã até sobe e mais uma vez confirmo que não percebo nada disto.
Boa noite
Na humilde opinião ate à RSS a cotação vai ter tendência ascendente porque os pequenos investidores tem mais possibilidades de comprar a 4 cêntimos do que a 2€ depois da RSS já as têm, é uma opinião
Bons negocios
Nickforum
Nickforum
- Registado: 30/12/2010 10:18
Boa noite,
Ainda não percebi a lógica de que sendo 75 em vez de 193 amanhã desce!
Mas desde quando existe relação de casualidade entre 75 ou 193.
Acho mais importante o anúncio oficial do pagamento de parte dos coco's.
Amanhã veremos, mas parece-me que nas próximas semanas os factores são mais indicadores de subida que de descida.
BN
Ainda não percebi a lógica de que sendo 75 em vez de 193 amanhã desce!
Mas desde quando existe relação de casualidade entre 75 ou 193.
Acho mais importante o anúncio oficial do pagamento de parte dos coco's.
Amanhã veremos, mas parece-me que nas próximas semanas os factores são mais indicadores de subida que de descida.
BN
- Registado: 21/3/2016 16:37
frosasantos Escreveu:Mas foi alguma coisa contra o que era esperado (tirando o rss ser só de 75 acções)?!
Não, mas continuo a achar estranho. tem de certeza mais informação que nós e o mais provável é que o BCP venha a tombar bastante nos proximos dias e ganhavam mais com isso.
Estava à espera que o BCP quebrasse em alta os 4,20€, para entrar, mas agora acho que vem outra vez aos 3 e pouco. Ainda bem que me mantive fiel, mas como o mercado é que dita as direcções se calhar amanhã até sobe e mais uma vez confirmo que não percebo nada disto.
Um abraço e bons negócios.
Artur Cintra
Artur Cintra
- Registado: 17/7/2006 16:09
Mas foi alguma coisa contra o que era esperado (tirando o rss ser só de 75 acções)?!
- Registado: 4/9/2015 12:25
paul_invest Escreveu:Artista Romeno Escreveu:o bcp não sai da mediocridade em vez de agruparem as ações num múltiplo de 200 ou 300 para acabar com a festa de vez, não 75 passa a 1 e a palhaçada continua
sim era bem melhor mas no caso em si reduz passará a existir 700 milhoes de açoes no mercado em vez das 300 inicialmente propostas
Nesta parte não percebo para dar a minha opinião porque acho que vai fiar tudo igual, não percebo ainda mais a compra de ontem do BR 1 dia antes da AG e sabendo do que poderia vir a acontecer.
Artur Cintra
Artur Cintra
Artista Romeno Escreveu:o bcp não sai da mediocridade em vez de agruparem as ações num múltiplo de 200 ou 300 para acabar com a festa de vez, não 75 passa a 1 e a palhaçada continua
sim era bem melhor mas no caso em si reduz passará a existir 700 milhoes de açoes no mercado em vez das 300 inicialmente propostas
- Registado: 15/5/2014 15:51
O BCP tem é de valorizar, com ou sem AC, com ou sem NB.
A maquina de triturar dinheiro ja mete nojo. Nao conseguiram pagar 1 centimo dos coco's sem virem pedir dinheiro a malta e agora dao 20% a quem pagar os coco's que faltam.
Porca miséria!
A maquina de triturar dinheiro ja mete nojo. Nao conseguiram pagar 1 centimo dos coco's sem virem pedir dinheiro a malta e agora dao 20% a quem pagar os coco's que faltam.
Porca miséria!
- Registado: 20/2/2014 22:01
o bcp não sai da mediocridade em vez de agruparem as ações num múltiplo de 200 ou 300 para acabar com a festa de vez, não 75 passa a 1 e a palhaçada continua 

As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Mas que valor vão fazer este AC se a cotação está abaixo de 10 cêntimos? Querem que vá aos 2 cêntimos para fazer o RSS e depois comprar o novo banco?
Na minha opinião é uma loucura mas do BCP espera-se tudo.
Na minha opinião é uma loucura mas do BCP espera-se tudo.
Artur Cintra
Artur Cintra
frosasantos Escreveu:Golden, o bolo (vulgo pseudo dividendos) fica com mais fatia. Mas esses novos accionistas não entram a borla. No dia que fiquem com novas acções terão de se chegar a frente com a massa, portanto é capital que entra (ie, contas de mercenária, hoje vale 100€ para 100 acções, amanha podem ser 120 acções mas entrarão mais 20€, com algum desconto, presumo). Esse ponto não me assusta em nada. Se os resultados não forem alarmantes dará para resolver os cocos. Agora o outro possível AC é que não tinha percebido que ia ser votado, estava na ordem de trabalhos?!
esse outro a.c é sempre questionado de 3 em 3 anos ... aqui os acionistas teriam direitos e manteve.se ... especuladores não irão faltar ...
bcp vai ao novo banco se tiver oportunidades para tal ...
frosasantos Escreveu:Golden, o bolo (vulgo pseudo dividendos) fica com mais fatia. Mas esses novos accionistas não entram a borla. No dia que fiquem com novas acções terão de se chegar a frente com a massa, portanto é capital que entra (ie, contas de mercenária, hoje vale 100€ para 100 acções, amanha podem ser 120 acções mas entrarão mais 20€, com algum desconto, presumo). Esse ponto não me assusta em nada. Se os resultados não forem alarmantes dará para resolver os cocos. Agora o outro possível AC é que não tinha percebido que ia ser votado, estava na ordem de trabalhos?!
Até estremeci!

4,1 mil milhoes para atuais acionistas. Chama-se a isto utopia. Na realidade os acionistas estao todos falidos.
- Registado: 20/2/2014 22:01
Golden, o bolo (vulgo pseudo dividendos) fica com mais fatia. Mas esses novos accionistas não entram a borla. No dia que fiquem com novas acções terão de se chegar a frente com a massa, portanto é capital que entra (ie, contas de mercenária, hoje vale 100€ para 100 acções, amanha podem ser 120 acções mas entrarão mais 20€, com algum desconto, presumo). Esse ponto não me assusta em nada. Se os resultados não forem alarmantes dará para resolver os cocos. Agora o outro possível AC é que não tinha percebido que ia ser votado, estava na ordem de trabalhos?!
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... tidor.html
Destaco o facto de um novo investidor ter o exclusivo de entrada através de AC sobre 20% do valor accionista do banco; outro possível monstruoso AC para não sei bem o quê (pagamento total dos CoCos ? NB ? ); e por último compra própria de acções. ( Para disfarçar/combater as possíveis quedas da cotação)
A conclusão que retiro é que os actuais accionistas estão sujeitos a uma perda de 20% do valor em bolsa mas essa perda pode resultar na aquisição de novas "armas" para criar valor dentro da marca BCP.
Parece-me que onde há fumo há fogo neste caso e alguma entidade vai entrar no capital do BCP, para dar sentido a esta votação, e agrada-me a parte da compra própria de acções para colocar os meus amados "curtos" em sentido. (ainda vou ser kickado do fórum...
)
Destaco o facto de um novo investidor ter o exclusivo de entrada através de AC sobre 20% do valor accionista do banco; outro possível monstruoso AC para não sei bem o quê (pagamento total dos CoCos ? NB ? ); e por último compra própria de acções. ( Para disfarçar/combater as possíveis quedas da cotação)
A conclusão que retiro é que os actuais accionistas estão sujeitos a uma perda de 20% do valor em bolsa mas essa perda pode resultar na aquisição de novas "armas" para criar valor dentro da marca BCP.
Parece-me que onde há fumo há fogo neste caso e alguma entidade vai entrar no capital do BCP, para dar sentido a esta votação, e agrada-me a parte da compra própria de acções para colocar os meus amados "curtos" em sentido. (ainda vou ser kickado do fórum...

- Registado: 12/5/2015 16:47
frosasantos Escreveu:E porque não nos espantas com tamanha sabedoria? ao acusar alguém de falta de literacia, não tens direito a achar nada, tens de saber.
Não basta trolares constantemente mas também tens de ser indelicado? ainda por cima quando só "achas" que é de outra maneira?
A declaração é submetida, pelas entidades financeiras à AT, durante o mês de janeiro. Esta declaração só reporta as alienações durante o período em questão. Para cada alienação a entidade financeira reporta a data e o valor de aquisição (aqui seguindo o first in first out) e as custas com a alienação, mas não havendo alienação não reporta as aquisições.
Portanto, e a menos que queiram ter chatices com a AT, eu não alteraria em nada o que já foi comunicado. Se alterarem o valor garantidamente terão divergências, que podem ser esclarecidas mas que dão chatice. chatice num ano e nos anos seguintes porque as declarações nunca mais vão bater certo. Não garanto, mas julgo mesmo que o software, se submeterem nos valores as que adquiriram (numa correctora) e venderam outras (de outra correctora) dá logo um erro de divergência.
Nunca tive qualquer problema. Tenho acções em 3 contas conjuntas de família. o que seria se nas minhas contas pessoais estivesse a comprar títulos das mesmas cotadas e ter, aquando da alienação, retirar a minha quota das acções das contas conjuntas (porque são as que adquiri primeiro, por herança) para fazer so cálculos? Como declaravam depois os outros titulares dessas contas conjuntas?
Digo isto apesar da análise que eu faço da lei me dizer que deveria ser sempre FIFO independentemente da entidade financeira. Quem tiver dúvidas pode sempre pedir um parecer vinculativo à AT. Eu não estou 100% certo mas não me parece razoável estar a "alterar" os valores comunicados pelas entidades financeiras. e o FIFO não aparece no artigo 10º explicitamente.
segue um link, na página 6, que diz (para 2014) que é na globalidade das entidades financeiras e não individualmente. mas estes guias fiscais, sem qualquer parecer da AT, a mim nunca me convencem completamente.
https://www.big.pt/pdf/infoFiscal/GuiaF ... te_BiG.pdf
Bom post colega.
Embora sinceramente e dada a postura do rascacielos, nem merecesse esta explicação. Pelo menos da minha parte não a ia receber.
BM
- Registado: 29/11/2007 2:17
Raposo Tavares Escreveu:Rascacielos Escreveu:Raposo Tavares Escreveu:Rasca, first in, first out...
Um abraço,
Raposo Tavares
Também acho...![]()
Abraço
Rasca, só te quis dizer que por norma, em termos fiscais, as primeiras ações a serem adquiridas são as primeiras a serem alienadas.
Não me ponhas por aqui em polémicas manhosas...
isso é mais nos bancos nas corretoras não é assim

Rascacielos Escreveu:Raposo Tavares Escreveu:Rasca, first in, first out...
Um abraço,
Raposo Tavares
Também acho...![]()
Abraço
Rasca, só te quis dizer que por norma, em termos fiscais, as primeiras ações a serem adquiridas são as primeiras a serem alienadas.
Não me ponhas por aqui em polémicas manhosas...
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Goldendust Escreveu:Já verifiquei isso no IRS do ano passado..as operações feitas num banco não interferem nas operações em bolsa de outro banco ainda que seja o mesmo NIF. Num banco tive mais valias e no outro fiz menos valias de modo apenas a cobrir essas mais valias e a ficar neutro.
Enquanto a cotação estiver "a dançar" nestes valores é dinheiro em caixa embora talvez me arrependa de ter feito "all in" porque o meu preço para saltar fora está a 0,0384. (hoje não aproveitei esta variação de preço )
0,0384 é o preço a que comprei pela ultima vez estas 100 000,,,,se baixar até aqui salto fora de forma a proteger o ganho.
eu tenho bcp e tenho varias contas titulos tenho um lote perdedor e mantenho sempre e ganho noutra conta titulo mas pertence á mesma conta e o critério neste caso não é o fifo por ser contas titulos diferentes o contrário seria se fosse na mesma conta titulo

Rascacielos Escreveu:Acho que o Ulisses deveria criar um tópico sobre LITERACIA FISCAL, porque até me doí os olhos devido ao que acabo de ler
Rascacielos Escreveu:
Também acho...![]()
Abraço
E porque não nos espantas com tamanha sabedoria? ao acusar alguém de falta de literacia, não tens direito a achar nada, tens de saber.
Não basta trolares constantemente mas também tens de ser indelicado? ainda por cima quando só "achas" que é de outra maneira?
A declaração é submetida, pelas entidades financeiras à AT, durante o mês de janeiro. Esta declaração só reporta as alienações durante o período em questão. Para cada alienação a entidade financeira reporta a data e o valor de aquisição (aqui seguindo o first in first out) e as custas com a alienação, mas não havendo alienação não reporta as aquisições.
Portanto, e a menos que queiram ter chatices com a AT, eu não alteraria em nada o que já foi comunicado. Se alterarem o valor garantidamente terão divergências, que podem ser esclarecidas mas que dão chatice. chatice num ano e nos anos seguintes porque as declarações nunca mais vão bater certo. Não garanto, mas julgo mesmo que o software, se submeterem nos valores as que adquiriram (numa correctora) e venderam outras (de outra correctora) dá logo um erro de divergência.
Nunca tive qualquer problema. Tenho acções em 3 contas conjuntas de família. o que seria se nas minhas contas pessoais estivesse a comprar títulos das mesmas cotadas e ter, aquando da alienação, retirar a minha quota das acções das contas conjuntas (porque são as que adquiri primeiro, por herança) para fazer so cálculos? Como declaravam depois os outros titulares dessas contas conjuntas?
Digo isto apesar da análise que eu faço da lei me dizer que deveria ser sempre FIFO independentemente da entidade financeira. Quem tiver dúvidas pode sempre pedir um parecer vinculativo à AT. Eu não estou 100% certo mas não me parece razoável estar a "alterar" os valores comunicados pelas entidades financeiras. e o FIFO não aparece no artigo 10º explicitamente.
segue um link, na página 6, que diz (para 2014) que é na globalidade das entidades financeiras e não individualmente. mas estes guias fiscais, sem qualquer parecer da AT, a mim nunca me convencem completamente.
https://www.big.pt/pdf/infoFiscal/GuiaF ... te_BiG.pdf
Rascacielos Escreveu:epinay Escreveu:Eu percebo o que ele quis dizer, e dou o exemplo do meu caso, neste momento tenho dois lotes de acções na mesma conta compradas em momentos distintos, sendo que no primeiro lote estou negativo e no segundo positivo, como o primeiro lote são muitas mais acções se hoje vender o nº de acções equivalente ao segundo lote, vou ter menos valias (fiscalmente falando) se fosse o inverso teria mais valias (quando até podia preferir não ter).
Mas o que é que isso tem a ver com ter as ações num só banco/corretora ou em 100 mil bancos/corretoras,,,,,,sou mesmo nabo nisto,,,,
Sim tem! Se desejares não fazer mais valias num determinado ano fiscal pode fazer toda a diferença
- Registado: 15/2/2012 12:50
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Esquinas3, Google [Bot], HFCA, iniciado1, IX Hispana, latbal, m-m, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, trilhos2006 e 236 visitantes