Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Finanças & Fundos de Investimento

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por VirtuaGod » 16/1/2016 16:47

Boa tarde,

Não só vou fazer uma análise das carteiras aqui do tópico do ano transacto como a pedido de muitas famílias (algumas vá :mrgreen: ) uma análise do que penso deste início de ano como nunca vimos :-k

Começando por aquilo que acho mais importante, uma análise do ano passado das diferentes carteiras que estão no Excel do tópico (que tenho na assinatura).

O que vou aqui escrever é com base na carteira conservadora, se bem que apenas alterando os ganhos/perdas seja valido para todas as carteiras uma vez que os fundos são os mesmos, as alocações diferentes apenas têm impacto na magnitude das subidas/quedas, não nas razões (que a verdade é que são transversais aos mercados em si, não apenas aos fundos).

Como sabemos o início do ano passado foi muito bom para todas as carteiras, apresentando a carteira conservadora cerca de 8% de rentabilidade já o final de Maio ( o que é sempre bom mas numa altura de tão baixas taxas de juro é algo de espectacular numa carteira conservadora).

Como sabem começamos no final de maio a corrigir com o "ruído" vindo da Grécia, tendo a carteira corrigido uns 4%. Honestamente achei uma correcção saudável e ficar com 4% de rentabilidade a meio do ano pareceu-me mais realista do que os 8% (embora ainda ligeiramente acima das minhas expectativas).

Quando pensávamos que as coisas estavam a acalmar e se "resolveu" o problema Grego, tendo entretanto o S&P ido praticamente a máximos e o Eurostoxx recuperado bastante, apareceu o problema a sério, que foi o Chinês, com o rebentar da bolha accionista. Tivemos uma queda de 5300 pontos para os 3000 pontos no CSI 300, uma correcção de quase 45%.

Lá foi o S&P aos valores de 1860/80 (parte mais baixa do canal de lateralização do ano passado). Quando o S&P tropeça a Europa parece que cai do precipício e por estranho que pareça (ou não) esta queda devido à China levou o Eurostoxx a a valores inferiores à da crise Grega tendo o Eurostoxx parado apenas nos 3000 pontos.

Entretando as coisas recuperaram e de novo o S&P foi quase a máximos etc etc

Resumindo depois de tanta palha passamos o ano a LATERALIZAR. Eu pergunto-me se parece o fim do mundo quando as coisas lateralizam como será quando corrigirem à séria? :twisted:

A verdade é que dá a sensação de queda enorme devido à profundidade do Drawdown, muito devido não a estarmos muito longe da média de crescimento mas de no início de 2015 termos subido demasiado. Seria menos desgastante emocionalmente lateralizar tendo apenas subido 4% do que 8%, embora em termo de números fosse dar ao mesmo uma queda de 4% é menos "pesada" que uma queda de 8%, embora ambas tivessem o efeito de deixar o ano a zeros, como no fim do Verão.

As rentabilidades são:

Carteira Conservadora: 3.5%
Carteira Moderada: 6.45%
Carteira Agressiva: 10.76%

Eu ainda estou-me a debater com os rebalanceamentos no excel, mas pelos meus cálculos levam a uma diminuição de cerca de 20 a 25% nas rentabilidades. Vou ter de testar no Financial Times para ver as rentabilidades reais, depois actualizo aqui.

Mas assim de cabeça rentabilidades realistas para quem fez as carteiras no início do ano seriam algo como:

Carteira Conservadora: 2.75%
Carteira Moderada: 5.25%
Carteira Agressiva: 8%

O que está longe de quedas, embora apresentem performance abaixo do "normal" para o que foi os últimos anos.

A evolução das carteiras apresentam agora uma linha de regrassão para quem gosta de brincar como "regressões à média". Atenção que esta linha diminui/aumenta de inclinação, não é nada de estático, embora possa ajudar a perceber se as coisas estão excessivamente "caras" (e agora olhando para trás podemos nos aperceber que de facto em Maio do ano passado estávamos muito acima da média, algo que embora sem números foi discutido aqui no tópico devido à rápida subida das carteiras).

Houve entretanto esta correcção significativa e encontravamo-nos abaixo da média no final do ano passado.

Apresento aqui o gráfico para a carteira moderada (para vem as variações) uma vez que aumentando o risco é apenas necessário aumentar a magnitude destas mesmas variações ou podem ir ver ao excel. Quem quiser ver outros gráficos e/ou desde outras alturas pode ver no excel.
Anexos
Desde 2008 carteira conservadora.PNG
Desde 2008 carteira conservadora.PNG (28.64 KiB) Visualizado 14792 vezes
Desde 2010 carteira conservadora.PNG
Desde 2010 carteira conservadora.PNG (33.92 KiB) Visualizado 14792 vezes
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por Daemoon » 9/1/2016 12:25

Aconteceu alguma coisa ao virtuaGod? o tipo nunca mais deu sinal de vida :?: :?:
 
Mensagens: 245
Registado: 14/2/2009 14:06
Localização: 17

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por Jonhy_Rico » 13/12/2015 22:42

VG, seria altamente se pudesses dar aí uma atualização/leitura da carteira modelo.

Um abraço.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 96
Registado: 18/7/2014 8:38

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por ptigass » 10/12/2015 21:28

Ora viva,

Apesar de não participar muito sou frequentador assíduo e vou tentando aprender algumas coisas com as vossas opiniões.
Tenho uma carteira com alguns fundos que fui subscrevendo nos últimos 3 anos mas que tem ficado um pouco aquém das minhas expectativas.

Estou a ponderar alterações, retirando alguns fundos e adicionar outros com com melhores desempenhos nos últimos tempos (bem sei sei que rentabilidades passadas não garantes as futuras).
Gostaria assim de ter a vossa opinião de como poderia melhorar a minha carteira quer a nível de distribuição quer de composição.
O perfil será algo entre como prudente/equilibrado (um 2-3 numa escala 1-5).

A composição actual é:

fundo / data subs / dias / % / rentabilidade / rentabilidade anualizada

PIMCO Funds: Global Investors Series plc Diversified Income Fund E Acc EUR (Hdg) 12-10-2012 1135 11% 2,79% 0,89%
Fidelity Funds - Euro Balanced Fund A-EUR 31-07-2014 478 15% 13,56% 10,20%
Franklin European Growth N Acc € 31-07-2014 478 18% 3,94% 2,99%
Invesco Funds - Invesco Pan European High Income Fund Class E Accumulation 31-07-2014 478 14% 4,84% 3,68%
PIMCO Funds: Global Investors Series plc Global Bond Fund E Acc EUR (Hdg) 31-07-2014 478 15% 3,46% 2,63%
Schroder International Selection Fund EURO Bond B Acc 31-07-2014 478 8% 3,92% 2,98%
UBS (Lux) Equity SICAV - USA Growth (USD) P-acc 19-01-2015 306 6% 3,63% 4,35%
Fidelity Funds - European High Yield Fund A-EUR 19-01-2015 306 7% -1,35% -1,60%
Deutsche Invest I Euro Corporate Bonds NC 20-01-2015 305 7% -1,54% -1,84%

total 100% 12,92%


Agradeço desde já todas as vossas opiniões sobre o que devia retirar e o que poderia adicionar ou alterar 8-)
 
Mensagens: 21
Registado: 24/9/2012 22:51

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por DMP » 5/11/2015 13:59

Para um período de investimento tão longo, 100% acções só vai ganhar dinheiro.

Agora prepare-se para algumas subidas e descidas vertiginosas, como o colega Rui disse, tem que estar preparado para grandes oscilações. Quanto maior o prazo de investimento, e uma vez que referiu »10 anos, o risco é diluído tornando-se praticamente nulo.

Se não precisa do capital, e não tem receio do que escrevi, avance camarada. Altere é a proporção para 60/40% para EUA/Europa e siga.
 
Mensagens: 170
Registado: 22/3/2014 13:47

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por ruicarlov » 27/10/2015 11:33

0rtega Escreveu:Caros,

O que vos parece de uma estratégia de investimento de 5k em 2 fundos de índice? 50% em cada. A ideia seria constituir um "lazy portfolio" no longo prazo (>10 anos). E ir reforçando. Tenho plena consciência que não estaria a fazer uma diversificação completamente abrangente, pois estes fundos apenas cobrem índices Europe & USA. Quando muito poderia complementar com outros índices de emergentes, Ásia, etc...

Pictet-Europe Index R EUR
[url]http://lt.morningstar.com/okhysb8aoh/snapshot/snapshot.aspx?SecurityToken=F0GBR04LWJ]2]1]FOPRT$$ALL_593&ClientFund=1&LanguageId=pt-PT&CurrencyId=EUR[/url]

Pictet-USA Index R EUR

[url]http://lt.morningstar.com/okhysb8aoh/snapshot/snapshot.aspx?SecurityToken=F00000MIC1]2]1]FOPRT$$ALL_593&ClientFund=1&LanguageId=pt-PT&CurrencyId=EUR[/url]

Na perspetiva de ter um "lazy portfolio", aconselham uma carteira específica de FIGAs ou investir em 2/3/4 fundos de índice?

Outra questão que me suscita algumas dúvidas é por exemplo se deveria investir no Pictet-USA Index R em EUR ou USD?


O que eu aconselho é que meta algumas obrigações aí pelo meio, que isso de 100% de ações é um bocado brutal, só para pessoas com nervos de aço.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 661
Registado: 18/7/2011 11:04
Localização: Lisboa

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por 0rtega » 26/10/2015 19:13

Caros,

O que vos parece de uma estratégia de investimento de 5k em 2 fundos de índice? 50% em cada. A ideia seria constituir um "lazy portfolio" no longo prazo (>10 anos). E ir reforçando. Tenho plena consciência que não estaria a fazer uma diversificação completamente abrangente, pois estes fundos apenas cobrem índices Europe & USA. Quando muito poderia complementar com outros índices de emergentes, Ásia, etc...

Pictet-Europe Index R EUR
[url]http://lt.morningstar.com/okhysb8aoh/snapshot/snapshot.aspx?SecurityToken=F0GBR04LWJ]2]1]FOPRT$$ALL_593&ClientFund=1&LanguageId=pt-PT&CurrencyId=EUR[/url]

Pictet-USA Index R EUR

[url]http://lt.morningstar.com/okhysb8aoh/snapshot/snapshot.aspx?SecurityToken=F00000MIC1]2]1]FOPRT$$ALL_593&ClientFund=1&LanguageId=pt-PT&CurrencyId=EUR[/url]

Na perspetiva de ter um "lazy portfolio", aconselham uma carteira específica de FIGAs ou investir em 2/3/4 fundos de índice?

Outra questão que me suscita algumas dúvidas é por exemplo se deveria investir no Pictet-USA Index R em EUR ou USD?
 
Mensagens: 2
Registado: 29/9/2014 12:12

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por Jonhy_Rico » 7/10/2015 9:58

Para já as principais ideias a retirar da minha leitura são: deveria ter um peso em ações muito maior do que tenho. Tenho cerca de 30/70 e ele sugere para gente da minha idade o oposto 70/30 ou mais peso ainda nas ações. A outra coisa que ele refere bastante tem a ver com os custos dos fundos. Eu tenho uma carteira muito semelhante a carteira modelo do VG e muitos desses fundos têm comissões de gestão bem acima do que o Bogle recomenda.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 96
Registado: 18/7/2014 8:38

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por Artista Romeno » 2/10/2015 15:46

Jonhy_Rico Escreveu:Estou a ler o Common Sense on Mutual Funds: New Imperatives for the Intelligent Investor do John C. Bogle. Ja leram? O que acham?

Já li bogle outro livro, acho que para o investidor comum é um bom ponto de partida, keep it simple
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por Jonhy_Rico » 2/10/2015 0:10

Estou a ler o Common Sense on Mutual Funds: New Imperatives for the Intelligent Investor do John C. Bogle. Ja leram? O que acham?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 96
Registado: 18/7/2014 8:38

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por ZeNovato » 13/9/2015 17:27

Boa tarde,

Vou me dirigir ao VG mas quem puder ajudar agradeço como é óbvio. :lol:
Na página 285 deste tópico deu a sugestão de constituir uma carteira de fundos de investimento com as pequenas poupanças mensais até chegar a um valor mais elevado de forma a direciona-lo para ETF's.
Será que me pode aconselhar que fundos? Ações? Obrigações? Para isso deveria abrir uma conta num banco online para usufruir de um conjunto de fundos variados!!!
 
Mensagens: 289
Registado: 8/3/2014 19:34

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por chico_laranja » 19/8/2015 18:40

Artista

Concordo plenamente com tudo o que dizes: Títulos de Dívida/Obrigações neste momento não são muito interessantes e acima de tudo a última frase

os retornos para quem investe em euros devem ser medidos em euros

Esta parte é essencial para quem anda nas ilusões do forex e a comprar fundos em moeda estrangeira para aproveitar as suas flutuações.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por Artista Romeno » 19/8/2015 12:36

chico_laranja Escreveu:Julgo que é este o original nesta categoria (venda a retalho, o tipo N)

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F0GBR04HS3

Artista Romeno

Não entendo onde dizes que é fraco.

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... 4HS3&tab=1

Basicamente se a 1/Jan/2004 entrasses com 1k$ a 31/07 terias com o Barclays Global Aggregate TR USD 1740$ aprox e com o fundo aprox 2500$.

Mau? Nem por isso ;)

Em YTD até 31/07 o fundo bateu o benchmark por 0.34% e a 31/07 tinha +6.73%

Outra coisa. Além desses custos, que estão diluídos na cotação, não há mais nenhum custo acrescido ao contrário de outros instrumentos que parecem melhores porque todos os custos estão "escondidos" em custos de compra e venda, custódia e afins que não aparecem nos gráficos. Basicamente é comparar um lucro líquido antes de impostos com um lucro bruto antes de impostos e pode fazer uma grande diferença, principalmente para quem investe com pequenas quantias de dinheiro.

Agora uma verdade indesmentível. Este mês de Agosto está a ser terrível para este fundo. Eu que tenho a versão N € (unhedged) em MTD estou hoje com -2.79% e chegou a estar a -4% mas para um fundo que a 3 anos apresenta um desvio padrão de 7.42% os 4% não são nada de especial, principalmente porque não nos queixámos da volatilidade quando só em Janeiro deu +6.29% :twisted:


eu na minha opiniao reconheço que o fundo no passado teve alguns anos bons que permitem de facto obter a referida valorização, mas a classe como um todo neste momento a meu ver não é interessante, achei a fee excessiva, essas comissões que referes diliuem-se consoante o montante investido, mas reconheço sem problema nenhum que no passado este fundo ja deu bom dinheirom apenas acho que divida emergente neste momento nao é apetecivel, alias tudo o que meta divida neste momento é pouco apetecivel mas isso por razoes diferentes
* os retornos para quem investe em euros devem ser medidos em euros
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por chico_laranja » 19/8/2015 10:01

Julgo que é este o original nesta categoria (venda a retalho, o tipo N)

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F0GBR04HS3

Artista Romeno

Não entendo onde dizes que é fraco.

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... 4HS3&tab=1

Basicamente se a 1/Jan/2004 entrasses com 1k$ a 31/07 terias com o Barclays Global Aggregate TR USD 1740$ aprox e com o fundo aprox 2500$.

Mau? Nem por isso ;)

Em YTD até 31/07 o fundo bateu o benchmark por 0.34% e a 31/07 tinha +6.73%

Outra coisa. Além desses custos, que estão diluídos na cotação, não há mais nenhum custo acrescido ao contrário de outros instrumentos que parecem melhores porque todos os custos estão "escondidos" em custos de compra e venda, custódia e afins que não aparecem nos gráficos. Basicamente é comparar um lucro líquido antes de impostos com um lucro bruto antes de impostos e pode fazer uma grande diferença, principalmente para quem investe com pequenas quantias de dinheiro.

Agora uma verdade indesmentível. Este mês de Agosto está a ser terrível para este fundo. Eu que tenho a versão N € (unhedged) em MTD estou hoje com -2.79% e chegou a estar a -4% mas para um fundo que a 3 anos apresenta um desvio padrão de 7.42% os 4% não são nada de especial, principalmente porque não nos queixámos da volatilidade quando só em Janeiro deu +6.29% :twisted:
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por Daemoon » 18/8/2015 21:02

Artista Romeno Escreveu:
mpp21 Escreveu:Boas amigos. Não sei se alguém tem este fundo recomendado na primeira pagina Templeton Glbl Total Return N Acc €-H1 (GB00B1Z2NR59) http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0000007LF mas está em queda algo acentuada (para aquilo que seria de esperar de um fundo de obrigações). Cada vez que vejo a sua cotação estou a perder mais e neste momento tenho uma perda acumulada de quase 6%. O que para um fundo de obrigações me parece demasiado principalmente comparando com o comportamento dos outros fundos de obrigações que tenho. Alguém sabe o motivo para este fundo estar assim?


acho que o fundo em causa teve um ano estrela em 2012 e depois nada de especial para não dizer fraco, cada um é responsável pelos investimentos que faz e esta classe no qual o fundo se insere tem riscos, depois pagar 2,13% de comissão de gestão se vi bem para investir em obrigações é caro para caraças....


Viste mal, é 1.50%.
 
Mensagens: 245
Registado: 14/2/2009 14:06
Localização: 17

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por Artista Romeno » 18/8/2015 16:35

chico_laranja Escreveu:Esse fundo tem hedge cambial :-"

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... FOGBR05JH0

Esta é a versão sem Hedge.

A explicação está também no forex e não apenas nas obrigações ;)


pois o pior é que na moeda que conta, a performance tem sido muito ma, pode não ser exclusivamente do fundo, mas tem sido um fraco investimento, e com a subida das taxas pela fed não há nada que o impeça de continuar a ser :!:
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por chico_laranja » 18/8/2015 15:44

Esse fundo tem hedge cambial :-"

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... FOGBR05JH0

Esta é a versão sem Hedge.

A explicação está também no forex e não apenas nas obrigações ;)
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por Artista Romeno » 17/8/2015 20:31

mpp21 Escreveu:Boas amigos. Não sei se alguém tem este fundo recomendado na primeira pagina Templeton Glbl Total Return N Acc €-H1 (GB00B1Z2NR59) http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0000007LF mas está em queda algo acentuada (para aquilo que seria de esperar de um fundo de obrigações). Cada vez que vejo a sua cotação estou a perder mais e neste momento tenho uma perda acumulada de quase 6%. O que para um fundo de obrigações me parece demasiado principalmente comparando com o comportamento dos outros fundos de obrigações que tenho. Alguém sabe o motivo para este fundo estar assim?


acho que o fundo em causa teve um ano estrela em 2012 e depois nada de especial para não dizer fraco, cada um é responsável pelos investimentos que faz e esta classe no qual o fundo se insere tem riscos, depois pagar 2,13% de comissão de gestão se vi bem para investir em obrigações é caro para caraças.... eu pessoalmente resgatava por esse motivo e trocava por um etf restava saber era se era por um de obrigações emergentes neste momento, os fundos tem que justificar bem o porque das fees que são pagas 2% num de ações não me choca num de bonds acho caro
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por Daemoon » 17/8/2015 18:32

mpp21 Escreveu:Boas amigos. Não sei se alguém tem este fundo recomendado na primeira pagina Templeton Glbl Total Return N Acc €-H1 (GB00B1Z2NR59) http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0000007LF mas está em queda algo acentuada (para aquilo que seria de esperar de um fundo de obrigações). Cada vez que vejo a sua cotação estou a perder mais e neste momento tenho uma perda acumulada de quase 6%. O que para um fundo de obrigações me parece demasiado principalmente comparando com o comportamento dos outros fundos de obrigações que tenho. Alguém sabe o motivo para este fundo estar assim?



Pela pergunta que faz deduzo que não saiba que fundo tem, caso contrário saberia o porquê das quedas.

Qualquer das formas um fundo cair 6%, seja ele de que categoria for ( tirando tesouraria ) não é nada deste mundo.
 
Mensagens: 245
Registado: 14/2/2009 14:06
Localização: 17

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por mpp21 » 17/8/2015 14:57

Boas amigos. Não sei se alguém tem este fundo recomendado na primeira pagina Templeton Glbl Total Return N Acc €-H1 (GB00B1Z2NR59) http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0000007LF mas está em queda algo acentuada (para aquilo que seria de esperar de um fundo de obrigações). Cada vez que vejo a sua cotação estou a perder mais e neste momento tenho uma perda acumulada de quase 6%. O que para um fundo de obrigações me parece demasiado principalmente comparando com o comportamento dos outros fundos de obrigações que tenho. Alguém sabe o motivo para este fundo estar assim?
 
Mensagens: 57
Registado: 18/10/2011 23:16

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por VirtuaGod » 10/8/2015 19:05

Afonso80 Escreveu:
Rick Lusitano (New) Escreveu:
O Invesco de Imobiliário, surfou a valorização do USD face ao EUR, o que não é mau de todo. Mas ao ter obrigações do sector Imobiliário, estas obrigações serão penalizadas pelo aumento das taxas de juro. Não esquecer que os empréstimos para a compra de casa ou tipo de imobiliário, foram efectuados com baixas taxas, e com o aumento destas, não só as obrigações perdem valor, mas como aumenta o risco de incumprimento, com as pessoas e empresas que pediram empréstimos ao preço da uva mijona. Eu preferi ainda não entrar neste fundo e optei por um fundo puro de Acções de Imobiliário Global, o Nordea-1 Global Real Estate E EUR (LU0705260262), também gosto do Fidelity Global Property E-Acc-EUR (LU0237699995).



Boa tarde,

Longe de mim querer meter a foice em seara alheia, mas não vos parece excessivo um TER superior a 2,50% nesses 2 fundos de imobiliário?

Sou da mesma opinião. Talvez VNQ seja uma alternativa uma vez que os fundos não têm hedge cambial. A diferença em performance é significativa :!:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por Afonso80 » 10/8/2015 18:09

Rick Lusitano (New) Escreveu:
O Invesco de Imobiliário, surfou a valorização do USD face ao EUR, o que não é mau de todo. Mas ao ter obrigações do sector Imobiliário, estas obrigações serão penalizadas pelo aumento das taxas de juro. Não esquecer que os empréstimos para a compra de casa ou tipo de imobiliário, foram efectuados com baixas taxas, e com o aumento destas, não só as obrigações perdem valor, mas como aumenta o risco de incumprimento, com as pessoas e empresas que pediram empréstimos ao preço da uva mijona. Eu preferi ainda não entrar neste fundo e optei por um fundo puro de Acções de Imobiliário Global, o Nordea-1 Global Real Estate E EUR (LU0705260262), também gosto do Fidelity Global Property E-Acc-EUR (LU0237699995).



Boa tarde,

Longe de mim querer meter a foice em seara alheia, mas não vos parece excessivo um TER superior a 2,50% nesses 2 fundos de imobiliário?
"Too much of a good thing is wonderful" Mae West
 
Mensagens: 130
Registado: 12/10/2007 17:50

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por VirtuaGod » 7/8/2015 17:01

https://research.stlouisfed.org/fred2/s ... H0A0HYM2EY

Com as taxas a bater de novo nos 7% o High Yield começa a estar a níveis novamente interessantes. É provável que este período (últimos 12 meses) em que se andou a "marinar" dê origem a retornos nos 2 dígitos nos próximos 12 a 16 meses!! Esperemos que sim. Todavia tb não me importaria de ver as taxas nos 8%, valor em que estavam pré 2008. Significaria isso que passaríamos outro ano a "marinar", e embora não veja isso a acontecer não seria algo que eu desgostaria e nem ponho de parte.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por Artista Romeno » 6/8/2015 15:18



em QE uma série de situações nao se aplicam basta ver o comportamento de ações e obrigações
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por VirtuaGod » 6/8/2015 15:05

Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], PAULOJOAO, pbasto, Pmart 1, trend=friend e 126 visitantes