Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

CAC 40

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: CAC 40

por J Alves » 29/11/2015 18:16

rsacramento Escreveu:mas o diamante não é uma formação exclusiva de topos, ou estou a fazer confusão?



tb podes ter um fundos. mas no cenário actual fundo já não pode ser
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7149
Registado: 3/3/2006 11:17
Localização: Mundo Rural

Re: CAC 40

por rsacramento » 29/11/2015 18:13

mas o diamante não é uma formação exclusiva de topos, ou estou a fazer confusão?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: CAC 40

por J Alves » 29/11/2015 18:06

o bulkowski até fala noutra situação na constante diminuição do volume durante a formação da figura, o que se pode ver na linha rosa
Anexos
CAC40 Index.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7149
Registado: 3/3/2006 11:17
Localização: Mundo Rural

Re: CAC 40

por RaposoTavares » 29/11/2015 18:00

Imagem
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

Re: CAC 40

por J Alves » 29/11/2015 17:59

rsacramento Escreveu:o meu gráfico: ainda que nalguns casos marginalmente, o índice continua a desenhar baixos mais baixos e altos mais baixos



sim sacramento, esse tb é um pormenor muito importante. e depois repara que ele conforme diz o murphy tens a linha principal e depois as secundárias que se vão desenvolvendo quando o indice sobe e aquilo que estou a ver é isto no seu histórico
Anexos
cac_linhas.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7149
Registado: 3/3/2006 11:17
Localização: Mundo Rural

Re: CAC 40

por rsacramento » 29/11/2015 17:55

o meu gráfico: ainda que nalguns casos marginalmente, o índice continua a desenhar baixos mais baixos e altos mais baixos
Anexos
CAC 40.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: CAC 40

por J Alves » 29/11/2015 17:49

continuo a achar que o cac está a fazer um diamante. a questão que ainda convence é esta. na primeira fase os volumes são irregulares mas com tendência pra serem maiores no topo (o que se verificou). depois os volumes tendem a diminuir e só voltam a aumentar quando se dá a quebra pra baixo.

basicamemte os diamantes são 2 triângulos simétricos um invertido e um normal e as regras dos volumes tendem a acompanhar as regras deles. Depois, a pesar de não ser muito evidente nos volumes, mas em termos gráficos até costuma ser, é que eles se assemelham a HS ( e a figura parece lá estar). Outra questão é que por regra estas figuras aparecem quase sempre associada a movimentos de alta (muito poucas aparecem como fundos) e pelo que tenho visto nunca os constatei como figuras de continuação (apesar do seu lado direito ser feito por uma figura de continuação- o tal triângulo simétrico vulgar).

temos um padrão de velas diárias bear (bearish harami cross) apesar de em termos de desenho não ser muito perfeito)

e depois as pás ventiladoras descendentes no gráfico de 4h que parece que se estão a formar. com um pormenor a activação destas pás coincide com a activação do diamante (zona dos 4850)
Anexos
CAC40 Index.png
#FRA40_Z5H4.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7149
Registado: 3/3/2006 11:17
Localização: Mundo Rural

Re: CAC 40

por J Alves » 29/11/2015 17:01

:arrow:
Anexos
cac_1.png
cac_2.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7149
Registado: 3/3/2006 11:17
Localização: Mundo Rural

Re: CAC 40

por J Alves » 29/11/2015 16:58

talvez esteja a ver muito mal a coisa. mas o cac depois do que vi é um índice que me está a deixar muito muito desconfiado. neste momento não há razões nenhumas para abrir posições longas.

enquanto não vir esta zona dos 4950/5000 derretida os longos não me convencem
Anexos
#FRA40_Z5Daily.png
#FRA40_Z5H1.png
#FRA40_Z5H1_1.png
#FRA40_Z5H4.png
cac.png
CAC40 Index.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7149
Registado: 3/3/2006 11:17
Localização: Mundo Rural

Re: CAC 40

por bogos » 27/11/2015 14:00

J Alves Escreveu:bogos cumpriste o teu plano e isso acho que foi o mais importante

em termos técnicos apesar desta recuperação o cac continua sem derrubar esta zona de resistência entre os 4950/5000


Boa tarde
J.A.

Cumpri o plano no momento em que garanti que a stop seria ganho ainda que modesto.
A ambição foi demasiado grande, e quando assim é, cada um tem aquilo que merece... :)

Eu continuo a olhar para a zona de resistência. E até podia colocar novamente uns cobres ao barulho. Mas sinceramente não lhe vejo vontade para cair.
Prefiro ficar observador.

Cumprimentos
Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer que as coisas não pareçam o que são.
Miguel Cervantes
No outro lado de cada medo está a liberdade.
Marilyn Ferguson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2887
Registado: 29/12/2005 16:34
Localização: Porto

Re: CAC 40

por J Alves » 27/11/2015 13:41

bogos cumpriste o teu plano e isso acho que foi o mais importante

em termos técnicos apesar desta recuperação o cac continua sem derrubar esta zona de resistência entre os 4950/5000
Anexos
cac.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7149
Registado: 3/3/2006 11:17
Localização: Mundo Rural

Re: CAC 40

por RaposoTavares » 26/11/2015 17:21

Imagem

Oh Bogos, não ando a fazer força mental nenhuma, ando com problemas de gases e não quero criar aqui no escritório mau ambiente de trabalho. Só digo aquilo que os meus olhos vesgos mal vislumbram. Agora, por exemplo, ando de olho num semanal do Cac a ver se as velas saem da nuvem e se a linha azul (chama-se Kijun sen, a menina...) se mantem abaixo da cotação e abaixo da tenken sen (a vermelhusca) que passou por ela em subida vertiginosa. Se as velas saírem da nuvem e lhe figarem decididamente acima ee se as linhas fizerem o que parece quererem fazer, devo dizer-te que a prova desportiva automobilística do Natal se pode concretizar. Como sabes não ierei fazer um rally de autocarro... Tenho alguns bólides que me parece que poderão fazer uma boa prova.

O diário é que anda manhoso... E isso é forte pena.

Um abraço, (que como imaginas não pode ser muito apertado)
Raposo Tavares

Editei: Corrigenda: o diário nem está mal, quem se portou de uma forma esquisita foi o gráfico de um minutos nas últimas duas ou três hora da sessão.
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

Re: CAC 40

por bogos » 26/11/2015 14:05

J Alves Escreveu:ou então num gráfico limpinho

será que o diamante que eu andei a imaginar não era um triângulo simétrico????


Boa tarde
J.A.

Eu pela minha parte, e dada a inutilidade superveniente da lide, acabei por stopar com lucro modesto.
Esta trade, do modo como foi feita, leva-me a estagnar as ideias em CAC.

O Raposo anda ali a fazer uma força mental com o Ichimoku, que transmite energias positivas ao animal e não me deixou posicionar melhor para lhe retirar do preço uma tirada à Ronaldo... Em vez de fintar, fui fintado e com aquelas coxinhas da prache....e só não quebrei "os rins", porque ainda estou a pensar racional e decidi proteger a trade :P .

O diamante que se transformou num triangulo é o chamado diamante lapidado. O outro estava ainda em bruto. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Este CAC é um bandido. Falinhas mansas, engonha o people...e depois pumba, manda-se lá para os pincaros.
No dia em que entrar longo, já sei o que me acontece....

Estou condenado a pertencer à malta do contrarien... :lol: :lol: :lol:

Et voilá...

Cumprimentos
Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer que as coisas não pareçam o que são.
Miguel Cervantes
No outro lado de cada medo está a liberdade.
Marilyn Ferguson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2887
Registado: 29/12/2005 16:34
Localização: Porto

Re: CAC 40

por J Alves » 26/11/2015 13:17

ou então num gráfico limpinho

será que o diamante que eu andei a imaginar não era um triângulo simétrico????
Anexos
cac.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7149
Registado: 3/3/2006 11:17
Localização: Mundo Rural

Re: CAC 40

por J Alves » 26/11/2015 13:12

meus amigos estas coisas da AT um gajo anda sempre a aprender

os diamantes por regra são figuras de topo ou de fundo, mas parece que tb os pode haver de continuação de tendência
Anexos
cac.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7149
Registado: 3/3/2006 11:17
Localização: Mundo Rural

Re: CAC 40

por RaposoTavares » 24/11/2015 14:22

Caro J Alves, por enquanto só vejo aqui dois fatores para a queda do CAC
1.- Fator cagaço motivado pelo abate do avião russo pelos turcos;
2.- Fecho de Gap de há meia dúzia de sessões.

Situação paradoxal e potencialmente positiva: se os russos conseguirem que o Daesh deixe de vender o pitróil ao preço da uva mijona, o seu preço pode subir. Países como a Rússia, Angola, Venezuela e Irão poderão voltar ao consumo de bens nos mercados internacionais...

Estou -quiça estupidamente...- moderadamente otimista.

Um abraço,
Raposo Tavares
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

Re: CAC 40

por bogos » 24/11/2015 14:16

Boa tarde
Caros comparsas do CAC

Hoje os amigos francius, paracem querer aliviar um pouco a sua volupia, e visitar territórios mais a sul, onde claramente me dão um maior jeito à posição.
O meu produto que replica o indice, o tal BX4, está agora mais desafogado, e estando eu algo transtornado com o anterior movimento (de engonhar ali numa zona em que punha a trade em risco), decidi subir a stop loss para cima do ponto de entrada de modo a garantir lucro definitivo.

A ambição, vai do modo como os ursos forem mais forte que os touros.
Eu ali a 4500 já me contentava bem.. 8-) , mas o mercado não é o que eu quero, mas sim o que o preço marca.
Para já é deixar mesmo rolar, pois não há mais nada a fazer. O plano está em andamento.

Obrigado a todos os que deixaram aqui excelente material, (como sempre), porque sim....da minha parte sinto-me parte que não renega nunca, o saber dos ilustres que por aqui passam.

Cumprimentos
Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer que as coisas não pareçam o que são.
Miguel Cervantes
No outro lado de cada medo está a liberdade.
Marilyn Ferguson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2887
Registado: 29/12/2005 16:34
Localização: Porto

Re: CAC 40

por J Alves » 24/11/2015 13:40

a semana ainda vai a meio mas......
Anexos
cac_semanal.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7149
Registado: 3/3/2006 11:17
Localização: Mundo Rural

Re: CAC 40

por J Alves » 24/11/2015 13:30

escala logaritmica

pra quem quiser entender esta coisa das linhas principais (estruturais de um bull) e depois as de 2.ª e 3.ª num bull é dar uma espreitadela no jonh murphy.

no entanto o rsacramento tb é especialmente interessante as suas análises sobre este tema
Anexos
CAC40 Index.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7149
Registado: 3/3/2006 11:17
Localização: Mundo Rural

Re: CAC 40

por J Alves » 24/11/2015 10:42

:arrow:
Anexos
cac.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7149
Registado: 3/3/2006 11:17
Localização: Mundo Rural

Re: CAC 40

por RaposoTavares » 22/11/2015 23:30

A linha horizontal verde que tracei não está ali por ser um suporte (se bem que, pensando melhor, possa ser lida assim). A linha está ali por ser por ali que a linha mais estreita, verdinha e agitada ultrapassou o preço em movimento de subida (à esquerda no gráfico). Isso ocorreu, ainda por cima, com o preço a descer (teria sido melhor se tudo isto ocorresse acima da nuvem, parece-me que é isso que já li por aí...). O que tenho visto é que, a partir do momento em que o preço volta a passar a linha onde ocorreu o cruzamento, e estando a nuvem por baixo e com a linha de subida na mó de cima (o que também acontece) estão reunidas as condições para a subida do título.
Dito isto, duas notas:
Sou um caloiro nestes riscos dos japocas, não te queixes se a coisa correr mal...
Eu próprio estou a estranhar o otimismo que estas linhas transmitem. Todos os bonecos que tenho esboçado dão resultados porreiros. Ou o sistema é bom e o mercado está de partida para norte, ou é uma desgraça e é melhor deixar o ICHIMOKU para as calendas gregas, ou (e deve ser o mais certo...) sou uma besta e não perceberia a grande depressão olhando para riscos destes em pleno pânico vendedor.
Um abraço,
Raposo Tavares

Editei:
Neste sistema é a nuvem quem se assume como suporte/resistência dos preços.
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

Re: CAC 40

por bogos » 22/11/2015 23:14

Raposo Tavares Escreveu:Amigo Bogos, a propósito do repto que me lançaste no tópico S&P, devo dizer que tenhoaí acima um boneco a propósito de desporto automóvel no Natal e tenho uns riscos menos empolgantes e pouco concludentes no computador. Não sei como irá ser a próxima semana, até porque não sei se o gap de há uns dias será de rutura, ou se virá a ser fechado daqui por umas sessões... Isto o CAC é a pouca vergonha que se sabe.
Como agora ando virado para os japocas, fiz para aí uns riscos à sua moda que me parecem (santa ignorância minha) bem positivos. Não, não me esqueço que os tipos perderam a guerra...
Um abraço,
Raposo Tavares

Imagem

P.S.: Amigo Bogos, não ando em disputa com ninguém. (Olha, outra palavra manhosa...).


Boa noite Raposo...
Obrigado pela resposta ao repto. Aquilo tem muita linha para absorver em termos de info.
Vou mesmo ter que ler mais a fundo o Ichimo....
A zona ali dos 4500 já eram "bem suficientes".

Quanto à disputa, posso-te dizer de caras que estás todos os dias em disputa no mercado, como todos nós.
Todos nós disputamos um preço e esse é o mais manhoso de entender... :wink:

Mais uma vez, obrigado pela tua partilha.
Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer que as coisas não pareçam o que são.
Miguel Cervantes
No outro lado de cada medo está a liberdade.
Marilyn Ferguson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2887
Registado: 29/12/2005 16:34
Localização: Porto

Re: CAC 40

por RaposoTavares » 22/11/2015 23:00

Amigo Bogos, a propósito do repto que me lançaste no tópico S&P, devo dizer que tenhoaí acima um boneco a propósito de desporto automóvel no Natal e tenho uns riscos menos empolgantes e pouco concludentes no computador. Não sei como irá ser a próxima semana, até porque não sei se o gap de há uns dias será de rutura, ou se virá a ser fechado daqui por umas sessões... Isto o CAC é a pouca vergonha que se sabe.
Como agora ando virado para os japocas, fiz para aí uns riscos à sua moda que me parecem (santa ignorância minha) bem positivos. Não, não me esqueço que os tipos perderam a guerra...
Um abraço,
Raposo Tavares

Imagem

P.S.: Amigo Bogos, não ando em disputa com ninguém. (Olha, outra palavra manhosa...).
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

Re: CAC 40

por J Alves » 22/11/2015 15:20

estatísticas mensais dos ultimos 25 anos

é o melhor que consigo arranjar
Anexos
cac.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7149
Registado: 3/3/2006 11:17
Localização: Mundo Rural

Rally de Natal: mito ou realidade?

por RaposoTavares » 21/11/2015 18:01

Imagem

A acreditar na eficácia da pequena amostragem de 20 frequências que a plataforma da abcbourse nos permite, este rally só não é verificável em quatro ocorrências (20%): 2001, 2003, 2008 e 2009.
Outro facto curioso: quando os referidos rallys não se verificam é porque o curso do índice está junto de uma inversão de tendência. (No gráfico em anexo estão representadas as linhas de tendência que o CAC não tem conseguido romper).
Assim,2001 e 2008 foram anos marcados pelo início de tendências bear e 2003 e 2009 iniciaram movimentos bull. Como ficou dito, nestes anos não houve qualquer rally.
E o ano que vem? A acreditar na validade da forquilha de Andrews (a azul) podemos esperar uma continuação do movimento bull. Por outro lado, o pequeno retângulo cinzento colocado junto ao final da linha descendente assinala um gap na cotação (só visível num gráfico diário) que quero acreditar que vai ser colmatado e ultrapassado e que potenciará este movimento de subida.
Estaríamos perante um importante rompimento da linha descendente plurianual que teria como única resistência, num primeiro passo, os 6000 pontos.

Em resumo: se esta fosse uma questão de fé, estaríamos muito bem. Seria ouro sobre azul!

E se a minha fé não tiver qualquer influência na realidade?
Nesse caso seria o abismo até aos 3000 pontos. Teríamos a repetição dos movimentos iniciados em 2001 e de 2008 que teriam como único suporte firme a lt ascendente visível na base do gráfico.
Um autentico maná para os 'shorts'.

Na verdade, o melhor é ficar para ver o que o futuro nos reserva e, acima de tudo, não por todos os ovos no mesmo cesto.

Atenciosamente,
Raposo Tavares
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Cem pt, Google [Bot], Goya777, J.f.vieira, m-m, malakas, navaldoc, OCTAMA, PAULO 1986, PAULOJOAO, Phil2014, VALHALLA e 227 visitantes