Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Situações interessantes nas matérias primas

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Situações interessantes nas matérias primas

por Cem pt » 3/5/2016 10:07

Amigo António:

Foi um prazer ajudar.

Em relação ao Ouro na verdade o programa mudou depressa de opinião, conforme suspeitava, porque ontem à noite voltou a disparar um sinal de compra do tipo tendencial no diário.

Assim esta manhã lá tive de voltar a ficar de novo comprado nos futuros do Gold. Só me deu mais trabalho!

Nesta altura as commodities estão longas em tudo praticamente, só falta o índice Eurostoxx 50 e o trigo (Wheat) que estão ambos neutros, o resto está tudo razoavelmente a bombar.

Ainda bem que larguei as ações há quase há 3 anos, acho que andei a perder tempo desnecessário porque na realidade os futuros das commodities são outra loiça, são impecáveis para trading, permitem boas alavancagens, apesar de eu ser relativamente moderado no seu uso por não usar stops, e não há sequer o medo dos crashes violentos superiores a 20% a que poderíamos estar sujeitos no setor acionista.

BN
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3126
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Situações interessantes nas matérias primas

por António Vieira » 3/5/2016 9:50

Cem,

muito obrigado desde já pela partilha do sistema.

Na altura tinha-me passado.

Entretanto com estas aproximações aos 1300 deve estar a disparar no diario posiçoes compradas
 
Mensagens: 241
Registado: 14/12/2014 20:38

Re: Situações interessantes nas matérias primas

por Cem pt » 1/5/2016 17:07

Gold Factor E 20160429.png
Surpreendentemente o Ouro acaba de disparar sinal de venda no gráfico diário do sistema "Factor E"
Amigo António:

Há quanto tempo que nao contactamos, mas a realidade é que o meu tempo dispoonível também nao tem sido o que gostaria para vir aqui com mais frequência.

Se estás longo nos metais desde fevereiro / março os meus parabéns, o setor tem dado um excelente retorno desde entao para cá.

No meu caso tenho estado ativo a fazer trading na Prata e no Ouro através dos meus 2 recentes sistemas de trading que tenho usado (Emocional 2015 e Factor E). Até este fim-de-semana ambos têm estado calmamente na carteira pessoal com posiçoes compradas em ambos os metais, seja na escala diária como na semanal. No entanto ao atualizar o Ouro após a última sessao tive uma verdadeira surpresa com um sinal de venda na escala diária, o que siginifica passar na carteira de comprado a neutro, que se deve ao facto do sistema em causa estar nesta altura em regime "sideways" prevalecente a dar um aviso do metal amarelo estar nesta altura encostado à banda superior do canal das cotaçoes. Mas se o Ouro ultrapassar em fecho os 1300 nas próximas sessoes acho que poderá haver de novo um sinal de compra do tipo tendencial.

Em relaçao à pergunta que me fizeste sobre o sistema Turtle nesta altura nao o tenho nesta altura na versao que uso do Metastock porque fui deixando pelo caminho os ssitemas que achava nao me darem uma satisfaçao acima do normal.

No entanto estou seguro que o deixei aqui neste site há uns anos atrás numa das versoes simplistas, traduzido para a lingugem Metastock, dá se quiseres uma vista de olhos neste tópico:

viewtopic.php?f=3&t=43538

Bons negócios e abraço.

Cem
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3126
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Situações interessantes nas matérias primas

por António Vieira » 30/4/2016 18:51

Caro Cem Pt como estás?

Desde 2002 que te acompanho. Entretanto sai do mercado em 2007 (topo), voltei a entrar 2009 e sai uns meses e em 2012 entrei novamente mas devido à reabilitação de casa na baixa do Porto (mt rentavel) sai.

Voltei a entrar em Fev/março no Metal e estou a acumular com alguma força. Os sistemas que tenho antecipam um inicio de Bull. Pelo menos parece que inverteu no LP.

Este sistema Turtle pode ser traduzido em linguagem Meta? Se for assim, consegues partilhar ?

Olha desejo-te boa sorte e saude acima de tudo. Foste o meu mentor sem duvida. Saudades das partilhas que fizeste com os teus sistemas.

Obrigado!! Deram alguma tranquilidade em momentos e stress
 
Mensagens: 241
Registado: 14/12/2014 20:38

Re: Situações interessantes nas matérias primas

por JohnyRobaz » 29/4/2016 15:16

Muito bem, vou dedicar-me às tartarugas durante o fim de semana a ver se lhe apanho o jeito, e se encontro essas formas de optimização :mrgreen:
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: Situações interessantes nas matérias primas

por Cem pt » 29/4/2016 15:07

- Amigo Arrobas:

Na minha opiniao um indicador de volatilidade faria muito jeito como filtro ao Turtles, aplicando-o apenas quando essa mesma volatilidade estiver num patamar acima dos seus valores médios.

Em contrapartida sou da opiniao que se deveria aplicar um sistema de swing trading quando a volatilidade estiver abaixo da média, deixando de lado o Turtle Systema que é claramente tendencial.

Isto é fácil falar mas a dificuldade será como lidar nas zonas de fronteira quando a volatilidade estiver a rondar a sua própria média, aí o sentido crítico e a experiência de cada um terao de ditar algumas regras mais práticas para serem aplicadas nessa zona cinzenta de dúvida.

Em relaçao ao indicador de momentum eu já nao diria que seja necessário porque o método dos Turtles, ao atingir e ultrapassar as bandas superior ou inferior do disparo dos sinais, aliás algo similares às bandas de Bollinger, já estará nessa altura a gerar valores de momentum positivos e negativos adequados pelo que nao vejo necessidade de usar indicadores de momentum auxiliares.

Abraço e boas trades.



- Amigo Sacra:

Exatamente, tal como antigamente se trocavam cromos, hoje em dia estes métodos eletrónicos mais complexos e de maior rapidez sinceramente nao sei se têm ajudado a fazer muitos milionários mas o certo é que se espalharam como cogumelos numa floresta a perder de vista.

Abraço.
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3126
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Situações interessantes nas matérias primas

por NM_2 » 29/4/2016 14:57

rsacramento Escreveu:
Cem pt Escreveu:Claro que sim, amigo Arrobas!

No documento da net em anexo tens tudo explicadinho tintim por tintim:

http://www.benvanvliet.net/Downloads/turtlerules.pdf


Enjoy it!

num futuro incerto decerto que alguns utilizadores estarão algures a trocar software de HTF como hoje trocamos indicadores :lol:

Basicamente aumentam a complexidade do sistema de forma a tentar reproduzir um caos mais complexo e de frequência mais rápida....
Faz sentido!!!"! :clap: :clap: :clap:
 
Mensagens: 1536
Registado: 2/9/2014 22:13

Re: Situações interessantes nas matérias primas

por rsacramento » 29/4/2016 14:47

Cem pt Escreveu:Claro que sim, amigo Arrobas!

No documento da net em anexo tens tudo explicadinho tintim por tintim:

http://www.benvanvliet.net/Downloads/turtlerules.pdf


Enjoy it!

num futuro incerto decerto que alguns utilizadores estarão algures a trocar software de HTF como hoje trocamos indicadores :lol:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Situações interessantes nas matérias primas

por JohnyRobaz » 29/4/2016 14:41

Cem pt Escreveu:Claro que sim, amigo Arrobas!

No documento da net em anexo tens tudo explicadinho tintim por tintim:

http://www.benvanvliet.net/Downloads/turtlerules.pdf


Enjoy it!


Boa, obrigado! É exactamente esse documento que tinha já retirado da net para ler sobre o assunto, pelos vistos confirma-se a sua importância :)

Algures num tópico sobre sistemas de trading (programáveis ou não) coloquei em questão este sistema e alguém respondeu que estaria já ultrapassado, mas pressuponho que a vossa opinião é a contrária, desde que se complemente com indicadores de momentum e volatilidade certo?
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: Situações interessantes nas matérias primas

por Cem pt » 29/4/2016 14:37

Claro que sim, amigo Arrobas!

No documento da net em anexo tens tudo explicadinho tintim por tintim:

www.benvanvliet.net/Downloads/turtlerules.pdf


Enjoy it!
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3126
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Situações interessantes nas matérias primas

por JohnyRobaz » 29/4/2016 14:32

Caros Cem pt e rsacramento, há algum vídeo/livro que explique bem os fundamentos do turtle trading system? Vocês acham que esse sistema continua actual (com a internet penso que o mundo do trading não é o mesmo que nos anos 80/90)?

Abraço,
JR
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: Situações interessantes nas matérias primas

por Cem pt » 29/4/2016 14:27

rsacramento Escreveu:como curiosidade, o sistema dos tartarugas costuma ser muito rápido

no caso vertente entrariam na activação, mas venderiam um mês depois, para recomprar vai fazer quinze dias




Correto, amigo Sacra!

Acho que o sistema Turtle devia ser aplicado com um filtro de volatilidade ao lado porque quando esta ainda está com um valor baixo, como era o caso daquela venda um pouco idiota junto ao mínimo mensal, era sem dúvida mais adequado aplicar aí regras de um sistema estocástico ou de swing trading para aproveitar as lateralizaçoes, mas tenho de reconhecer que é fácil cantar de galo depois dos azares acontecerem.

Como o Turtle System já foi considerado o topo da gama dos sistemas nos anos 90 de facto é difícil por vezes entender certos sinais que estao mais ligados ao defeito das médias móveis que a outra coisa.

No entanto tenho para mim que a grande mais-valia desse sistema nao é o conjunto de regras de compras e vendas mas sim a inovaçao introduzida no risco da carteira no que respeita às regras de money management aplicadas aos futuros que a compoem.

Abraço.
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3126
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Situações interessantes nas matérias primas

por rsacramento » 29/4/2016 13:56

como curiosidade, o sistema dos tartarugas costuma ser muito rápido

no caso vertente entrariam na activação, mas venderiam um mês depois, para recomprar vai fazer quinze dias
Anexos
donchian.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Situações interessantes nas matérias primas

por rsacramento » 29/4/2016 13:19

Cem pt Escreveu:Creio que o sinal importante para tomar posiçoes longas nas “commodities” terá sido dado no gráfico no passado dia 4 de março, há quase 2 meses atrás.

Daí para cá o índice TRJ-CRB, que representa as matérias primas em geral, só tem feito higher highs e higher lows

totalmente de acordo: activou o duplo fundo nesse dia, já cumpriu a proj e a sequência de higher highs intercalada por um higher low já é sinal de inversão de tendência

resta agora ver o que se passará aquando da aproximação à resistência na zona dos 202.X
Anexos
crb.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Situações interessantes nas matérias primas

por Cem pt » 29/4/2016 11:39

TRJCRB 20160428 Factor E.png
Índice TRJ CRB


Creio que o sinal importante para tomar posiçoes longas nas “commodities” terá sido dado no gráfico no passado dia 4 de março, há quase 2 meses atrás.

Daí para cá o índice TRJ-CRB, que representa as matérias primas em geral, só tem feito higher highs e higher lows, ou seja, simplesmente confirmou a tendência ascendente, que vai mantendo, e indicando de forma clara que o “where is the money?” para ganhar vai estando na aposta à espera que as posiçoes compradas alavancadas das componentes principais do índice se mantenham maioritariamente em movimento de “sky rocketing: go go go!”, concretamente no Crude Oil, Natural Gas, Gold, Silver, Soybeans, Corn e Wheat, citando pelo menos as que vou acompanhando.
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3126
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Situações interessantes nas matérias primas

por Cem pt » 21/4/2016 10:40

Amigo Sacra:

Thanks pelos teus gráficos, simples e fáceis de interpretar quanto às apostas nos sentidos que revelam.

Ainda não vi isto referido por quase ninguém mas é muito possível que um forte bull market tenha sido iniciado recentemente na generalidade das matérias primas. Para ser sincero acho que a maioria do pessoal anda muito focado no nosso mercado de ações e nos assuntos das OPAs dos Bancos e quejandos e está a deixar passar oportunidades fabulosas de olhar com atenção para o mercado das mercadorias onde, com as alavancagens, se pode ganhar realmente muito dinheiro (ou perder, obviamente, se estiver do lado errado da barricada).

Há uns bons 2 ou 3 anos que não se viam estas acelerações de commodities no mercado, que sugerem um forte sinal de compra nas escalas diária e semanal e deixar em seguida amadurecer as posições longas durante pelo menos alguns meses.

Exceto os índices acionistas, onde a lateralização continua a ser a palavra de ordem dominante, os cereais ( a Soja, então, ui ui!), as energéticas e os metais estão com uma força de compra incrível. Pode-se ganhar uma boa maquia nestas alturas, desde que não se entre também em grandes euforias ou loucuras de forte exposição.

Quanto ao Forex parece-me que nesta altura continuam a ser boas apostas a prazo as posições longas no EuroDollar e no IeneDollar.

Abraço.
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3126
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Situações interessantes nas matérias primas

por rsacramento » 16/4/2016 16:34

o crude já ultrapassou a LTd, mas o CRB não dá mostras de grande força
Anexos
Brent Crude Oil Full0616 Future.png
Brent Crude Oil Full0616 Future zoom.png
CRB.png
CRB ZOOM.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Situações interessantes nas matérias primas

por rsacramento » 25/3/2016 12:43

o brent está numa zona de grande resistência, quer pela pressão vendedora originada pela LTd quer pela aproximação à resistência propriamente dita
Anexos
Brent Crude Oil Full0516 Future.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Situações interessantes nas matérias primas

por rsacramento » 5/3/2016 11:12

para pequenos padrões, pequenas projecções: o CRB activou um pequeno duplo fundo; resta saber se é premonitório da inversão da tendência
Anexos
CRB.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Situações interessantes nas matérias primas

por rsacramento » 20/2/2016 14:27

o excelente comportamento do ouro não é suficiente para tirar o CRB das garras dos ursos
Anexos
Ounce Gold USD.png
CRB.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Situações interessantes nas matérias primas

por rsacramento » 6/2/2016 16:57

enquanto que o ouro está muito próximo de dar um primeiro sinal de força (quer ao fazer um alto mais alto ou vir a quebrar a LTd), em contrapartida o brent aparenta estar sem força; por fim deixo um gráfico do conjunto das commodities, onde se pode ver a força do bear market
Anexos
Ounce Gold USD.png
Brent Crude Oil Full0416 Future.png
CRB.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Situações interessantes nas matérias primas

por Sr_SNiper » 21/12/2015 2:28

Parabéns, excelentes gráficos e excelente análise
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: Situações interessantes nas matérias primas

por rsacramento » 20/12/2015 15:39

olhando para o gráfico de longo prazo é curioso reparar em como, apesar de tudo, o ouro continua mais caro do que no auge do bull market terminado em 2008

o segundo gráfico ilustra a sequência de baixos e altos sucessivamente mais baixos que se seguiram à quebra do suporte primário; de notar que esta tendência ainda é válida presentemente, pelo que aqueles que insistem em que o ouro (ainda) é um activo de refúgio continuam a acumular perdas severas

por fim, o gráfico deste ano sugere que se possam estar a criar as condições (de acumulação) para se desenhar mais um rally
Anexos
Ounce Gold USD.png
Ounce Gold USD 2012.png
Ounce Gold USD 2015.png
menos é mais
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Situações interessantes nas matérias primas

por trend=friend » 13/10/2015 16:16

Não exactamente... Mas de olho nela e no açúcar... :wink:
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3979
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Situações interessantes nas matérias primas

por DC89 » 13/10/2015 16:08

trend=friend Escreveu:
DC89 Escreveu:Amigos das matérias primas, adicionei recentemente o Soja aos outros activos que sigo deste tipo (ouro, prata e petróleo) de forma que vinha saber qual a vossa opinião sobre o mesmo, uma vez que tem mais experiencia no mesmo?
A minha opinião é que uma quebra dos 900 altera bastante as perspectivas deste activo! :-k


Parece estar a querer quebrar, vem de um fundo arredondado com dois meses, com algumas tentativas de quebra, será que tem condições para ir até aos 940/50 (LTD)?


Exactamente o que estou a considerar...
Tens algum grafico com respectivas resistencias, suportes, etc que possas partilhar? O meu ainda se encontra muito limpo...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1365
Registado: 26/12/2007 15:50

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bento.jp13, Bing [Bot], Garfield, latbal, Lisboa_Casino, m-m, malakas, MPAM, mquinaz, Olhar Leonino, PAULOJOAO, peterteam2, Phil2014, Shimazaki_2, yggy e 177 visitantes