Sonae Industria
13 mensagens
|Página 1 de 1
Re: Não entendo
CRF Escreveu:Não entendo essa da falência.Tanto a Tafisa como as Sonaes têm subido a olhos vistos e diz o Ming que a falência está próxima?
E os efeitos na Sonae SGPS?
Caro CRF, a subida da cotação de uma empresa não é sinónimo de saúde financeira...embora muito menos possa ser de crise financeira...
Um abraço.
o Forex é um modo de vida... 

A MOC é uma história diferente.
Aí estou basicamente neutro, pelo que não tenho mesmo nenhuma indicação para dar...
Com mais profundidade:
Está um pouco cara, mas ainda tem possibilidades de subir se houver noticias positivas como, por exemplo, a venda no Brasil.
Aí estou basicamente neutro, pelo que não tenho mesmo nenhuma indicação para dar...
Com mais profundidade:
Está um pouco cara, mas ainda tem possibilidades de subir se houver noticias positivas como, por exemplo, a venda no Brasil.
Earthlings? Bah!
- Registado: 20/11/2003 11:37
Se eu fosse um qualquer investidor (pequeno ou grande) nunca estaria "investido" em Sonae Indústria, e se estivesse sairia já...
Em termos fundamentais é provavelmente a pior opção da Euronext Lisboa.
Mas nem em termos técnicos me parece uma boa opção...
Mas cada um deve decidir por sí.
Por exemplo, deve ter havido uma ideia qualquer por detrás da decisão de "entrar" em SOI. Será que essa ideia se mantem válida?
Em termos fundamentais é provavelmente a pior opção da Euronext Lisboa.
Mas nem em termos técnicos me parece uma boa opção...
Mas cada um deve decidir por sí.
Por exemplo, deve ter havido uma ideia qualquer por detrás da decisão de "entrar" em SOI. Será que essa ideia se mantem válida?
Earthlings? Bah!
Quando falo de falência por um fio, falo de algumas das participadas da Tafisa ou da própria Tafisa.
A Tafisa é uma proporção muito grande da Sonae Indústria (SOI), pelo que se a única solução for fechar a Tafisa, a SOI será MUITO afectada (aliás os resto das operações da SOI tambem não estão na melhor saude possível, e a dívida consolidada não seria tão reduzida com a falência da Tafisa como seria o volume de negócios).
Além da SOI, a própria Sonae SGPS seria, naturalmente, um pouco afectada, mas mesmo uma possível falência da própria SOI não retiraria muito valor real à SPGS.
(Retiraria valor contabilista, considerando a "avaliação" de mercado que a SOI apresenta. Mas essa "avaliação" é irrelevante numa empresa em que só uns 2, 3 ou 4% estão no mercado, e em que a capitalização bolsista total é talvez superior a 100 vezes o valor real da empresa...)
Assim, estes aspectos, ao nível da Sonae SGPS tem mais reflexos na percepção dos especuladores, e a seguir em termos contabilisticos, do que em termos de valor real.
Mas como tambem ninguem liga ao valor real, e apenas à percepção dos especuladores, talvez tudo isto (no fundo, são apenas as realidades a morder os calcanhares do sonho...
) acabe por ter reflexos importantes na cotação da Sonae SGPS, quem sabe... (Sobre esse tipo de futurologia prefiro não me pronunciar...
)
A Tafisa é uma proporção muito grande da Sonae Indústria (SOI), pelo que se a única solução for fechar a Tafisa, a SOI será MUITO afectada (aliás os resto das operações da SOI tambem não estão na melhor saude possível, e a dívida consolidada não seria tão reduzida com a falência da Tafisa como seria o volume de negócios).
Além da SOI, a própria Sonae SGPS seria, naturalmente, um pouco afectada, mas mesmo uma possível falência da própria SOI não retiraria muito valor real à SPGS.
(Retiraria valor contabilista, considerando a "avaliação" de mercado que a SOI apresenta. Mas essa "avaliação" é irrelevante numa empresa em que só uns 2, 3 ou 4% estão no mercado, e em que a capitalização bolsista total é talvez superior a 100 vezes o valor real da empresa...)
Assim, estes aspectos, ao nível da Sonae SGPS tem mais reflexos na percepção dos especuladores, e a seguir em termos contabilisticos, do que em termos de valor real.
Mas como tambem ninguem liga ao valor real, e apenas à percepção dos especuladores, talvez tudo isto (no fundo, são apenas as realidades a morder os calcanhares do sonho...

Earthlings? Bah!
Acho que foi...
...uma decisão acertada! O que poderia mais fazer? Nada...Vamos esperar...daí à falência!? Nem parece do Ming...mas parece que o Ming não gosta muito do Engenheiro...a avaliar pelos posts que tenho lido!
abraço
abraço
pergas
- Registado: 5/11/2002 10:43
Não entendo
Não entendo essa da falência.Tanto a Tafisa como as Sonaes têm subido a olhos vistos e diz o Ming que a falência está próxima?
-
CRF
Sonae Industria
Já nem conseguem apresentar contas...
Da "Agência Financeira", mas totalmente com base num comunicado disponivel no site da CMVM:
Resta referir que a Tafisa pertence à Sonae Industria a mais de 98%, e que as participadas que não entregam as contas a tempo pertencem tambem à Tafisa a 100% ou muito perto disso.
Na minha opinião a falência está por um fio.
Quais são os comentários dos que muito recentemente defendiam que os 5 euros da SOI estavam garantidos para o curto prazo?
Da "Agência Financeira", mas totalmente com base num comunicado disponivel no site da CMVM:
18:42 Mar 8 2004
Sonae Indústria suspende negociação em bolsa de participada espanhola
A Sonae Indústria suspendeu a negociação da participada espanhola Tafisa, por esta não ter respeitado os prazos impostos pelo mercado espanhol para a apresentação de resultados referentes ao segundo semestre de 2003, anunciou a empresa.
A Sonae Indústria, dando cumprimento à solicitação da comissão nacional do mercado de valores espanhola, que decidiu suspender de cotação as acções da participada desta sociedade, Tableros de Fibras (Tafisa), fundamentando-se tal decisão no facto da Tafisa não ter apresentado, dentro do prazo legal, a informação periódica respeitante ao segundo semestre de 2003.
“A Tafisa não apresentou a referida informação (tendo contudo solicitado a prorrogação do prazo para o fazer), uma vez que não recebeu, atempadamente, das suas participadas, a informação necessária à elaboração, com total e absoluta fiabilidade, das suas contas consolidadas, bem como à determinação das provisões a adoptar nas suas contas individuais”, refere o comunicado.
Resta referir que a Tafisa pertence à Sonae Industria a mais de 98%, e que as participadas que não entregam as contas a tempo pertencem tambem à Tafisa a 100% ou muito perto disso.
Na minha opinião a falência está por um fio.
Quais são os comentários dos que muito recentemente defendiam que os 5 euros da SOI estavam garantidos para o curto prazo?
Earthlings? Bah!
13 mensagens
|Página 1 de 1