Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Molr » 24/9/2015 15:41

Parece que o objectivo por aqui é gerar pânico - o BCP há muito que trabalha para os rácios necessários em 2019 e está neste momento numa posição confortável em relação aos mesmos.
Para quem manda bocas, depois do BES, se mais algum banco tombar em Portugal acabam com o sistema. Não irá acontecer, o BES não havia necessidade, mas houve a vontade de estabelecer um exemplo na UE (nada melhor do que em Portugal - se fosse na Grécia não teria o mesmo efeito) - e agora todos estão muito atentos à gestão, o plano de recuperação do BCP é um exemplo e em Portugal o BCP é o mais robusto, como o pagamento de cocos no inicio do próximo ano o irá demonstrará.
Salvo uma epidemia não será necessário AC, se o for coitados dos outros bancos - fecham todos.

Registado: 12/4/2011 13:17

por Investbem » 24/9/2015 15:38

Dom_Quixote Escreveu:
Dom_Quixote Escreveu:
Raposo Tavares Escreveu:Apostar na bolsa portuguesa? está quieto, coxo!...

Soni... PTC... BES... então o BES... :wall: nunca mais PSI18... aliás questiono-me por esta atracção (fatal?) pela banca com a legislação em vigor... risco máximo... :shame:

Mas, cada um sabe de si...

Foi há +/- 2 meses... cotava na altura a 0,07x / 0,08...

Cada um sabe de si...

O meu receio é enquanto contribuinte e não investidor... :(

Podes ter alguma razão no que dizes em relação à banca, mas o motivo cai por terra com a situação do BPI, ou este não se rege pela mesma legilação bancária que o BCP???
Cordiais cumprimentos
Investbem

Registado: 29/11/2007 3:56

por KiteSurfer » 24/9/2015 15:33

Em espanha o BS também tem vindo a cair sistematicamente, logo o que se passa é um movimento global em que nenhuma noticia é favoravel e o BCP não está imune.

Registado: 8/9/2015 17:15

por Investbem » 24/9/2015 15:30

Joca601 Escreveu:
Investbem Escreveu:
Joca601 Escreveu:Banco de Portugal a inventar... porquê a urgência? sabíamos que havia essa necessidade, mas antecipar a constituição da almofada em 3 anos.

Pelas minhas contas o bcp tem de arranjar mais mil milhões de euros de almofada até final de 2016. Ao bcp tudo acontece, a obrigação era de 250 milhões ano até 2019. Anda tudo doido...

Lá vai a Polonia...

Não sei como vai o bcp resolver esta exigência, mas acho estranho que o Amado venha dizer que não está previsto qualquer aumento de capital e depois ainda tenha de lidar com mais esta situação... parece que há aqui algo pouco claro. ou a notícia não está clara ou o Amado anda a dormir.

Ele quando fez a declaração certamente já conhecia esta noticia...

Normalmente não me importo com o motivo das quedas ou das subidas, mas como o que é demais é exagero e a esta-me a parecer demasiado exagerado, começo a desconfiar que isto é a preparação para alguma coisa..., ainda para mais o Amado a 0.06* ter comprado mais uns milhares, o deutsche tem vindo a encher-se delas..., por norma não ligo a isto, mas com a anormalidade temporal do movimento...
Cordiais cumprimentos
Investbem

por Dom_Quixote » 24/9/2015 15:27

Dom_Quixote Escreveu:
Raposo Tavares Escreveu:Apostar na bolsa portuguesa? está quieto, coxo!...

Soni... PTC... BES... então o BES... :wall: nunca mais PSI18... aliás questiono-me por esta atracção (fatal?) pela banca com a legislação em vigor... risco máximo... :shame:

Mas, cada um sabe de si...

Foi há +/- 2 meses... cotava na altura a 0,07x / 0,08...

Cada um sabe de si...

O meu receio é enquanto contribuinte e não investidor... :(
"É de sábios mudar de opinião" - Miguel de Cervantes
"A verdade é o preço" - bogos in Caldeirão de Bolsa

Registado: 3/4/2012 21:06

por Joca601 » 24/9/2015 15:23

Investbem Escreveu:
Joca601 Escreveu:Banco de Portugal a inventar... porquê a urgência? sabíamos que havia essa necessidade, mas antecipar a constituição da almofada em 3 anos.

Pelas minhas contas o bcp tem de arranjar mais mil milhões de euros de almofada até final de 2016. Ao bcp tudo acontece, a obrigação era de 250 milhões ano até 2019. Anda tudo doido...

Lá vai a Polonia...

Não sei como vai o bcp resolver esta exigência, mas acho estranho que o Amado venha dizer que não está previsto qualquer aumento de capital e depois ainda tenha de lidar com mais esta situação... parece que há aqui algo pouco claro. ou a notícia não está clara ou o Amado anda a dormir.

Registado: 7/1/2012 13:03

por luislobs » 24/9/2015 15:06

Americanos ja andam a cair a alguns dias, a yellen é capaz de vir por um pouco agua na fervura..

Os mercados internacionais caiem todos, bcp vai na onda, estranho estranho é o bpi imune a razia..
:-s
.
.

É preciso viver..nao apenas existir.

Registado: 19/2/2007 10:01

por NM_2 » 24/9/2015 15:04

frosasantos Escreveu:isso foi publicado a 17 de Setembro e entrou em vigor no dia a seguir. então o mercado demorou uma semana para corrigir? a queda de hoje tem de ter mais qualquer coisa.

continuação de momento descendente e efeito do panorama internacional sobre um título já de si fragilizado. mas isto é a minha opinião de principiante... que já aprendi que para descer e subir nem sempre há notícias. o bpi subir pode ter a ver com a fuga do bcp. eu já perdi a oportunidade de vender. agora estou dentro a pagar para ver o que irá acontecer... mas sem grandes esperanças...tirando num eventual ressalto

Registado: 2/9/2014 22:13

por cavaleri » 24/9/2015 15:01

ricardmag Escreveu:cavaleri podias trocar isso por miúdos ?

sim posso, NB2. e o meu banif que se apresse!

Registado: 31/12/2014 0:41

por Fred_Invest » 24/9/2015 14:57

isso foi publicado a 17 de Setembro e entrou em vigor no dia a seguir. então o mercado demorou uma semana para corrigir? a queda de hoje tem de ter mais qualquer coisa.

Registado: 4/9/2015 12:25

por manchini » 24/9/2015 14:53

Boas,

O problema do BCP é que andou a vender VW com chip manhosos, o BPI por exemplo, já não.

Manchini
E no final do dia a quantidade de ações no mercado é a mesma...

Registado: 29/11/2007 11:56

por luislobs » 24/9/2015 14:48

Cavaleri no seu melhor..

.
.

É preciso viver..nao apenas existir.

Registado: 19/2/2007 10:01

por ricardmag » 24/9/2015 14:47

cavaleri podias trocar isso por miúdos ?
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's

Registado: 3/4/2014 15:17

por Investbem » 24/9/2015 14:46

Lá vai a Polonia...
Cordiais cumprimentos
Investbem

por cavaleri » 24/9/2015 14:45

BCP já está a venda, Amado de regresso a casa (meses para esta realidade) quem sabe diz que o BCP precisa da injeção de 4 mil milhoes em breve para ser solvente.

Registado: 31/12/2014 0:41

por Joca601 » 24/9/2015 14:36

Banco de Portugal a inventar... porquê a urgência? sabíamos que havia essa necessidade, mas antecipar a constituição da almofada em 3 anos.

por Joca601 » 24/9/2015 14:28

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... ancos.html

Banco de Portugal acelera exigência de capital em excesso nos bancos

24 Setembro 2015, 12:34 por Diogo Cavaleiro | diogocavaleiro@negocios.pt

A reserva de conservação de fundos próprios dos bancos tem, a partir de 2016, de representar 2,5% dos activos ponderados pelo risco. A meta era de 0,625%, mas o Banco de Portugal antecipou-a.

Os bancos têm de ter capital suficiente para absorver eventuais perdas futuras. Têm, inclusive, de constituir uma reserva que garanta que parte dos fundos próprios da instituição é mantida. Havia um período transitório para constituir a reserva até 2019 mas o Banco de Portugal antecipou a meta para 2016.

A referida reserva chama-se "reserva de conservação de fundos próprios", que tem de representar 2,5% das posições ponderadas pelo risco (fundos contabilizados tendo em conta os vários riscos que o mercado enfrenta como o de crédito, operacional e de mercado).

O objectivo de ter este nível de exigência é o de aumentar a capacidade que um banco tenha para a "absorção de perdas não esperadas contribuindo, nessa medida, para a promoção da estabilidade financeira", segundo respondeu o regulador ao Negócios.

As regras europeias definiam um período transitório, até 2019, para a constituição desta reserva, em que o seu peso era mais baixo do que os 2,5% - no próximo ano seria apenas de 0,625%. Contudo, na semana passada, o governador Carlos Costa antecipou essa meta para o próximo ano. "As entidades referidas no artigo anterior estão sujeitas, a partir de 1 de Janeiro de 2016, à constituição de uma reserva de conservação de fundos próprios de 2,5 %", indica o Aviso n.º 1/2015, do Banco de Portugal, publicado em Diário da República.

"O Banco de Portugal considera que a antecipação da aplicação da reserva de conservação de fundos próprios, com vista a promover o reforço dos níveis de solvabilidade, contribui para uma maior resiliência do sistema financeiro", respondeu o regulador do sector financeiro. Não houve resposta à pergunta se as instituições financeiras portuguesas já cumprem este requisito mínimo.

"As entidades que apresentem fundos próprios inferiores ao que resulta de aplicação do disposto no número anterior devem apresentar um plano de conservação de fundos próprios ao Banco de Portugal", assinala o mesmo Aviso. A limitação ou suspensão de pagamentos de dividendos e bónus são opções, segundo as regras europeias.

As exigências de capital dos reguladores prendem-se com os activos ponderados pelo risco - indicador que pretende ligar a cada activo o risco a ele associado, ou seja, quanto mais arriscado o activo, mais capital é exigido. No caso desta reserva, o que os reguladores pretendem é garantir que há capital de melhor qualidade (Common Equity Tier 1) em excesso para enfrentar possíveis perdas em casos de recessão económica.

por investpouco » 24/9/2015 11:40

artista_ Escreveu:
investpouco Escreveu:Ulisses, não lês-te todos os posts...

Eu não sei se o Ulisses tem tempo para ler todos os posts, mas tu nem lês aqueles a que respondes, caso contrário não me tinhas respondido ao post em que te digo que entrei na EDP a 3,30/35 e saí a 3,49/60 com "se ganhaste alguma coisa foi só no intraday"! :mrgreen: desculpa mas não resisti a esta achega! :D

se queres continuar a falar da EDP, eu fiquei por aqui, não tem nada a ver com o BCP e não me estendo mais neste assunto. és livre de comentar o que quiseres.
cumptos, Investpouco.

Registado: 20/11/2013 18:19

por Ativo » 24/9/2015 11:36

Aí vai ele ...

Registado: 24/1/2014 17:24

por artista_ » 24/9/2015 10:25

investpouco Escreveu:Ulisses, não lês-te todos os posts...

Eu não sei se o Ulisses tem tempo para ler todos os posts, mas tu nem lês aqueles a que respondes, caso contrário não me tinhas respondido ao post em que te digo que entrei na EDP a 3,30/35 e saí a 3,49/60 com "se ganhaste alguma coisa foi só no intraday"! :mrgreen: desculpa mas não resisti a esta achega! :D
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por artista_ » 24/9/2015 10:22

investpouco Escreveu:nao foi ataque pessoal, simplesmente achei que tivesses perdido porque no grafico da EDP de julho até agora foi sempre em queda...mas no intraday podes ter ganho alguma coisa.
E não é vergonha nem ataque alguem perder dinheiro na bolsa, eu por exemplo ainda nao ganhei no bcp, ainda estou a espera para fazer mais valias dele.

quanto ao BCP, eu nao disse que achava que tinha ido ao fundo, mas investi nos 0,049x e 0,05x porque se ela subisse ficava mais frustrado do que se ela for aos 0,040, isto porque tenho muitas accoes ainda do AC de 2014 e tinha que baixar a media delas.

Para arrumar isto da EDP que, como refere o Ulisses este tópico é do BCP. É difícil debater contigo por várias questões, uma delas porque tu nunca te centras em dados concretos, fazes confusões com várias coisas, misturas dados que não têm nada a ver uns com os outros e por ai fora. Estive agora a confirmar e por acaso até foi em meados de junho que entrei a primeira vez na EDP. Mas mesmo que fosse no início de julho ia dar no mesmo. Eu disse-te que tinha entrado na zona dos 3,30 e sai entre os 3.49/3.60... a tua resposta é que se ganhei alguma coisa foi apenas no intraday?! :shock: :shock: O que é uma pessoa faz perante isto?! Tu lês o que escrevemos? Dás-te ao trabalho de ir confirmar alguma coisa? Ou respondes com base no quê?!

Voltando ao BCP, como te disse, o que tenho escrito a criticar-te tem tido como objetivo tentar ajudar-te a ti mas também a muitos que lêem isto e que podem estar a cair nos mesmos erros que tu. Também já te disse, que esses erros podem (e espero que sim) não ter consequências muito graves, caso o BCP venha a recuperar, mas são uma armadilha muito perigosa que leva muita gente a perder tudo o que tem, se não for agora no BCP será num dia futuro noutro qualquer título, em Portugal é difícil que isso não aconteça a quem usa esse tipo de estratégia de acumular nas quedas de títulos que sofrem quedas muito violentas.

Se tu achas que estás certo mantém-te na tua, defende a tua posição com argumentos, aqui a questão é que à falta de argumentos centraste a tua resposta em algo descabido, sobretudo na forma, mas também no conteúdo, que não tem qualquer correspondência com a realidade.

Para terminar, e mais uma vez, eu desejo-te sorte no BCP, a ti e a todos os que têm posições nele. Eu não estou pessimista porque não gosto do BCP, já aqui expliquei várias vezes porque tenho estado pessimista e as condições em que mantenho esse pessimismo. Não é algo que é porque me apetece, ou porque estou contra quem tem posições longas, antes pelo contrário...
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Investbem » 24/9/2015 9:31

fff Escreveu:
Eu nunca faço um trade de curto ou medio prazo , com base em possiveis, pseudo, hipoteticas , mega OPAS.

fff, quem está pessimista em relação ao bcp e não entra nele devido ao receio do desfecho do NB, possível AC, desfecho da Polonia, etc, está a fazer exatamente o que dizes que não fazes. Não entra com base em possíveis, pseudo, hipotéticas situações que ninguém sabe se vai acontecer nem se vai ser negativo ou não. Não o está a fazer por meras suposições em algo.

Todos investimos ou não, com base em suposições de que não temos qualquer certeza, apenas desconfianças.
Cordiais cumprimentos
Investbem

por Joca601 » 24/9/2015 8:48

http://www.dinheirovivo.pt/Mercados/Ban ... id=4795232

Nuno Amado convicto que BCP regressa aos lucros este ano

Nuno Amado, presidente executivo do Millennium bcp
Jorge Amaral / Global Imagens

24/09/2015 | 00:00 | Dinheiro Vivo

O Millennium bcp deu a volta aos "problemas complicados" que afundavam os resultados financeiros e está hoje "bem capitalizado". Este ano, e depois de já ter obtido um resultado líquido de 240,1 milhões de euros no primeiro semestre, deverá regressar aos lucros anuais. A antecipação foi feita pelo presidente executivo, Nuno Amado, nas Jornadas Millennium Empresas, cuja última edição decorreu na quarta-feira, em Setúbal.

O presidente do BCP começou por destacar o ciclo positivo que o banco atravessa. Depois de uma fase em que o rácio de capital estava muito baixo, a empresa demasiado alavancada ("por cada 100 euros de depósitos, dávamos 164 de crédito"), em que a estrutura era muito grande para um mercado que, em três anos, se reduziu em mais de um terço, e em que as taxas de juro caíram para níveis próximos de zero, o banco teve de fazer uma reestruturação profunda.

Agora, tem "um rácio de capital à volta dos 13% e [dá] 104 euros de crédito por cada 100 de depósitos", diz Nuno Amado. "O banco está inquestionavelmente mais bem preparado do que anteriormente e isso reflete-se nos resultados financeiros", sublinha. Assim, disse, o BCP irá apresentar lucros anuais em 2015, "porque fez algumas operações especiais e porque atingimos o break even em Portugal, o que não acontecia há alguns anos".

Capitalizar é o novo desafio

"Numa fase em que o acesso ao financiamento já está normalizado, o próximo desafio vai ser a capitalização das pequenas e médias empresas (PME), que é a chave para ganhos de escala, crescimento, inovação e internacionalização", antecipa Pedro Reis.

por fff » 24/9/2015 8:20

ALGACA Escreveu:
fff Escreveu:
ALGACA Escreveu:Xi Jinping: Empresas chinesas investirão 1,25 biliões de dólares além-fronteiras na próxima década
24 Setembro 2015, 07:34 por Lusa

Em Portugal será a caça aos baratos bancos, com excelentes activos.

Fujam que vêm ai os chineses e vão comprar tudo com grande prémio accionista !!!!!!!

Viu-se no NB, uns verdadeiros mãos largas , ofereceram um premio de aquisição descomunal, tão bom que o negocio nem se fez.

Lembra-me aquele ditado, "dou um chouriço a quem me der um porco".

Caro fff, há uma diferença que se chama litigância,

Eu nunca faço um trade de curto ou medio prazo , com base em possiveis, pseudo, hipoteticas , mega OPAS.

Invisto com base no que me diz o preço e o mercado e olhando por vezes a alguns fundamentais da empresa .

Cenarios Hipoteticos futuristas não combinam com a minha forma de investir.

Alem disso esta afirmação do Jinping é somente marketing economico-politico na visita aos USA , onde tambem diz que já são importantes empregadores nos USA.

Registado: 29/11/2007 3:19

por ALGACA » 24/9/2015 8:16

fff Escreveu:
ALGACA Escreveu:Xi Jinping: Empresas chinesas investirão 1,25 biliões de dólares além-fronteiras na próxima década
24 Setembro 2015, 07:34 por Lusa

Em Portugal será a caça aos baratos bancos, com excelentes activos.

Fujam que vêm ai os chineses e vão comprar tudo com grande prémio accionista !!!!!!!

Viu-se no NB, uns verdadeiros mãos largas , ofereceram um premio de aquisição descomunal, tão bom que o negocio nem se fez.

Lembra-me aquele ditado, "dou um chouriço a quem me der um porco".

Caro fff, há uma diferença que se chama litigância,

Registado: 21/10/2014 20:36

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], jprgodinho, PMP69 e 169 visitantes