Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por artista_ » 7/9/2015 16:30

PC05 Escreveu:Por ex., será o banco central da china (entre outros) estúpido quando tenta acalmar os mercados com limitações/cortes no short selling?

Não sei se são estúpidos, mas sei que quase todos os que tentam manobras dessas falham nos seus propósitos...
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por MarcoAntonio » 7/9/2015 16:29

PC05 Escreveu:Os curtos não são os maus da fita mas aumentam a volatilidade.
Por ex., será o banco central da china (entre outros) estúpido quando tenta acalmar os mercados com limitações/cortes no short selling?

As posições curtas reduzem a volatilidade, não a aumentam (o que é fácil de entender pelo facto do mecanismo permitir maior liquidez e potencialmente um mercado mais eficiente). Os estudos empíricos em diversos mercados apontam para o efeito de aumento de volatilidade assim que são introduzidas limitações ou proibição das posições curtas.

Os Bancos Centrais e entidades reguladoras repetem estas medidas periodicamente em diversos e diferentes mercados mas a análise às tentativas anteriores mosta que não só não funcionam como tende a ter o efeito oposto do pretendido.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por manchini » 7/9/2015 16:25

artista_ Escreveu:
manchini Escreveu:
Boas Invest,

Nas férias fui lendo umas coisas, até agora nada que me faça alterar o target, por idiota que seja.
O BCE, alterou o prazo para uniformizar a banca europeia de 2 para 4 anos, por isso não prevejo grandes alterações, já não me lembro onde foi.
O BCE, a dizer que o QE vai-se prolongar no tempo, logo os lucros não repetíveis com a divida publica vão se manter.
A economia está a subir, o valor das casas também.
Tens o Novo Banco, ainda fica para o estado. :) Em ultimo caso os bancos processam. Mas na volta ainda é vendido até às eleições.
A Polônia melhorou, ou melhor voltou ao inicio.
Não tenho como alterar, os resultados neste momento parecem-me que vão ser melhores que o que projetei no inicio do ano.

Manchini

Com tanta coisa positiva o BCP não para de cair... eu diria que pelo qualquer um devia, pelo menos, desconfiar... mas devo ser eu que sou um tipo desconfiado! :roll:

Boas Artista,

Tens realmente razão, a cotação é de desconfiar...
Os mercados estão sempre errados, senão o preço não alterava no dia seguinte.

Manchini
E no final do dia a quantidade de ações no mercado é a mesma...

Registado: 29/11/2007 11:56

por artista_ » 7/9/2015 16:23

manchini Escreveu:
Boas Invest,

Nas férias fui lendo umas coisas, até agora nada que me faça alterar o target, por idiota que seja.
O BCE, alterou o prazo para uniformizar a banca europeia de 2 para 4 anos, por isso não prevejo grandes alterações, já não me lembro onde foi.
O BCE, a dizer que o QE vai-se prolongar no tempo, logo os lucros não repetíveis com a divida publica vão se manter.
Tens o Novo Banco, ainda fica para o estado. :) Em ultimo caso os bancos processam. Mas na volta ainda é vendido até às eleições.
Não tenho como alterar, os resultados neste momento parecem-me que vão ser melhores que o que projetei no inicio do ano.

Manchini

Com tanta coisa positiva o BCP não para de cair... eu diria que pelo qualquer um devia, pelo menos, desconfiar... mas devo ser eu que sou um tipo desconfiado! :roll:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por PC05 » 7/9/2015 16:21

fff Escreveu:
cavaleri Escreveu:Altura para cada um guardar o que tem e estender temporalmente o objetivo de retornos, se o pessoal parar de vender o short selling perde a força.

Os curtos são sempre os maus da fita.

Eu até nem sou apologista de posições curtas, e acho que normalmente o risco de quem está curto é maior que o dos longos.

Quando os titulos são apelativos não vejo nenhuns curtos a arriscar.

Se o titulo é fundamentalmente tão bom como apregoam, e devia cotar a um valor muito superior, não deviam faltar institucionais a comprar ás pazadas.

E continuo a dizer , grande parte do mercado e institucionais gosta de dividendos, agora digam-me lá com certeza absoluta, quando é que os titulos deste setor vão distribuir bons dividendos , para atrair grandes institucionais que querem os rendimentos a cair todos os anos, e o crescimento vem de onde , do credito a crescer exponencialmente em portugal ?

Os curtos não são os maus da fita mas aumentam a volatilidade.
Por ex., será o banco central da china (entre outros) estúpido quando tenta acalmar os mercados com limitações/cortes no short selling?

Registado: 5/12/2005 21:28

por manchini » 7/9/2015 16:07

Investbem Escreveu:
manchini Escreveu:Boas,

*****************************************************************************************************
ACTUALIZA 1-El BCE fija requisitos de capital para principales bancos eurozona

07/09/2015

* BCE toma decisiones provisionales sobre CET-1
* Bancos tendrá dos semanas para presentar alegaciones
* Decisión final se adoptará en noviembre

(Agrega detalles)
Por Francesco Canepa
FRANCFORT, 7 sep (Reuters) - El consejo supervisor del Banco
Central Europeo (BCE) ha fijado los niveles de capital que
tienen que tener los grandes bancos de la eurozona a los que
comunicará en breve sus decisiones provisionales, dijeron el
lunes cuatro fuentes conocedoras de la situación.
El BCE se hizo cargo de la regulación de los mayores bancos
de la eurozona y está a punto de anunciar los requisitos mínimos
de common equity Tier-1 -- un parámetro clave para conocer la
capacidad de una entidad para absorber pérdidas --, que cada
banco tiene que tener.
Las decisiones provisionales sobre los requisitos mínimos de
capital common equity Tier 1 afectan a la mayoría de los 123
bancos bajo supervisión del BCE, dijo una de las fuentes.
Tras recibir esta notificación del BCE, los bancos disponen
de dos semanas para realizar alegaciones técnicas.
"Hubo una reunión del consejo supervisor el jueves y viernes
en la que fueron adoptadas las decisiones", agregó la fuente.
"A los (bancos) se les da un plazo, esto es una notificación
provisional, por favor diríjanse a nosotros en dos semanas para
aclarar cualquier cuestión".
Una fuente de un banco de la eurozona que en agosto recibió
una notificación del BCE sobre exigencias de solvencia dijo que
en la carta el supervisor estableció que el 80 por ciento de las
instituciones consideradas significativas estaría obligada a
tener un CET-1 phase-in (con el calendario de aplicación
gradual) de entre el 9 y el 12 por ciento y que la mitad un
umbral del 10 por ciento.
El BCE adoptará en noviembre una decisión final sobre los
niveles de capital, dijeron dos fuentes.

(Información de Francesco Canepa; información adicional y
traducido por Jesús Aguado; editado por Emma Pinedo)
((jesus.aguado@thomsonreuters.com)(+34 91 585 83 39)(Reuters
Messaging: jesus.aguado.thomsonreuters.com@reuters.net))
*********************************************************************************************************
Manchini

Olá Manchini,

O teu target ainda se mantem? Para o mesmo período de tempo?

Abço

Boas Invest,

Manchini
E no final do dia a quantidade de ações no mercado é a mesma...

Registado: 29/11/2007 11:56

por Penaforte » 7/9/2015 15:59

Caro fff, não é propriamente surpresa, pois já sei que BCP está bear em todos os horizontes temporais nem estou a querer apanhar a faca, não tenciono negociar banca muito menos em Portugal (a última aventura foi no BPI e não correu da melhor forma).
É mais curiosidade em acompanhar o comportamento do BCP, de uma forma didáctica. O Ulisses diz que na sua opinião em "bear" os suportes são irrelevantes, esta é uma das coisas que quero comprovar ao observar o BCP, entre outras. Outra será o comportamento duma ação em inversão, se algum dia lá chegar :-k . Achei curioso num dia aparentemente calmo cair 5%, na minha opinião demonstra mais uma vez a grande fragilidade deste título.

Registado: 20/10/2014 14:55

por MarcoAntonio » 7/9/2015 15:57

cavaleri Escreveu:Altura para cada um guardar o que tem e estender temporalmente o objetivo de retornos, se o pessoal parar de vender o short selling perde a força.

Esta noção de que o short-selling só ocorre nas descidas (ou que as quedas se devem ao short-selling) é totalmente equívoca e não passa de um bode expiatório para quem vê as suas expectativas goradas ou pretende justificar os seus próprios erros de análise.

O short-selling ocorre tanto nas descidas como nas subidas e pode contribuir tanto para a subida como para a descida dos activos da mesmíssima forma que as posições longas. Quando um activo está a descer, as posições longas podem ser (e são) responsáveis pela queda por via da pressão vendedora de quem está a fechar posições e vice-versa. O mesmo se passa com as posições curtas, que obviamente não introduzem apenas pressão vendedora no mercado mas também compradora por via do fecho de posições curtas.

Dito de outra forma: quando os activos estão em máximos não falta quem abra posições curtas, achando que o activo está caro - da mesmíssima forma que quando um activo está em mínimos não falta quem compre porque acha que está barato - posições curtas essas que terão de ser fechadas mais à frente criando pressão compradora e contribuindo para a subida do título. Por outro lado, se um activo está em queda e open interest do lado short é elevado, as posições curtas já estão abertas e ao serem fechadas criam pressão compradora, não pressão vendedora (os movimentos a criar pressão vendedora são as vendas dos longos que pretendem fechar as suas posições).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Ulisses Pereira » 7/9/2015 15:57

fff, excelente post.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por artista_ » 7/9/2015 15:56

Tu achas que é o pessoal que frequenta aqui o forum que está a vender?! Esse é um erro recorrente, desde que frequento este tipo de foruns que muitos pensam isso... os mercados são implacáveis até para aqueles a que muitos aqui chamam de "tubarões", quando tem de cair cai, quando tem de subir a mesma coisa!

No outro dia "deste-me o toque" em relação às subidas do BCP... acho que devias ter aproveitado para seguir a tendência e vender, é aquilo que o mercado tem estado a fazer desde há dois meses para cá... e com bastante violência!

por fff » 7/9/2015 15:54

Os curtos são sempre os maus da fita.

Eu até nem sou apologista de posições curtas, e acho que normalmente o risco de quem está curto é maior que o dos longos.

Quando os titulos são apelativos não vejo nenhuns curtos a arriscar.

Se o titulo é fundamentalmente tão bom como apregoam, e devia cotar a um valor muito superior, não deviam faltar institucionais a comprar ás pazadas.

E continuo a dizer , grande parte do mercado e institucionais gosta de dividendos, agora digam-me lá com certeza absoluta, quando é que os titulos deste setor vão distribuir bons dividendos , para atrair grandes institucionais que querem os rendimentos a cair todos os anos, e o crescimento vem de onde , do credito a crescer exponencialmente em portugal ?
Editado pela última vez por fff em 7/9/2015 15:58, num total de 1 vez.

Registado: 29/11/2007 3:19

por Investbem » 7/9/2015 15:48

manchini Escreveu:Boas,

*****************************************************************************************************
ACTUALIZA 1-El BCE fija requisitos de capital para principales bancos eurozona

07/09/2015

* BCE toma decisiones provisionales sobre CET-1
* Bancos tendrá dos semanas para presentar alegaciones
* Decisión final se adoptará en noviembre

(Agrega detalles)
Por Francesco Canepa
FRANCFORT, 7 sep (Reuters) - El consejo supervisor del Banco
Central Europeo (BCE) ha fijado los niveles de capital que
tienen que tener los grandes bancos de la eurozona a los que
comunicará en breve sus decisiones provisionales, dijeron el
lunes cuatro fuentes conocedoras de la situación.
El BCE se hizo cargo de la regulación de los mayores bancos
de la eurozona y está a punto de anunciar los requisitos mínimos
de common equity Tier-1 -- un parámetro clave para conocer la
capacidad de una entidad para absorber pérdidas --, que cada
banco tiene que tener.
Las decisiones provisionales sobre los requisitos mínimos de
capital common equity Tier 1 afectan a la mayoría de los 123
bancos bajo supervisión del BCE, dijo una de las fuentes.
Tras recibir esta notificación del BCE, los bancos disponen
de dos semanas para realizar alegaciones técnicas.
"Hubo una reunión del consejo supervisor el jueves y viernes
en la que fueron adoptadas las decisiones", agregó la fuente.
"A los (bancos) se les da un plazo, esto es una notificación
provisional, por favor diríjanse a nosotros en dos semanas para
aclarar cualquier cuestión".
Una fuente de un banco de la eurozona que en agosto recibió
una notificación del BCE sobre exigencias de solvencia dijo que
en la carta el supervisor estableció que el 80 por ciento de las
instituciones consideradas significativas estaría obligada a
tener un CET-1 phase-in (con el calendario de aplicación
gradual) de entre el 9 y el 12 por ciento y que la mitad un
umbral del 10 por ciento.
El BCE adoptará en noviembre una decisión final sobre los
niveles de capital, dijeron dos fuentes.

(Información de Francesco Canepa; información adicional y
traducido por Jesús Aguado; editado por Emma Pinedo)
((jesus.aguado@thomsonreuters.com)(+34 91 585 83 39)(Reuters
Messaging: jesus.aguado.thomsonreuters.com@reuters.net))
*********************************************************************************************************
Manchini

Olá Manchini,

O teu target ainda se mantem? Para o mesmo período de tempo?

Abço
Cordiais cumprimentos
Investbem

Registado: 29/11/2007 3:56

por cavaleri » 7/9/2015 15:48

Altura para cada um guardar o que tem e estender temporalmente o objetivo de retornos, se o pessoal parar de vender o short selling perde a força.

Registado: 31/12/2014 0:41

por Joca601 » 7/9/2015 15:47

investpouco Escreveu:
PC05 Escreveu:
Dialmedia Escreveu:Reparem que saíram notícias da eventual não aplicação da lei dos créditos em francos suiços na Polónia bem como esta agora do BCE e não obstante o BCP está a fazer mínimos a cada dia.

Posso não ser o investidor mais experiente mas diria que isto é sinal que o mercado sabe mais do que o comum dos investidores e que poderemos vir a ter novidades nos próximos dias / semanas.

Em termos gráficos o BCP está a ficar com muito mau aspecto pois consoante o fecho de hoje pode fazer um lower low e isso significa bar aberto com target na pior das hipóteses até à zona dos 3 cêntimos.

Estão a espermer ao máximo a incerteza à volta da venda do novo banco.
Estamos no verão onde a liquidez ainda é mais fraca que o habitual no nosso mercado.
Os curtos caem praticamente todos em cima do bcp por ser o título da banca mais líquido em portugal.
As posições curtas abertas sobre o bcp no mercado devem superar os 5% do seu capital, um valor que não anda longe do Market Cap do banif.

eu diria que é uma especulação muito forte..... porque o banco nao será vendido ao desbarato, mas temos tambem as nossas eleições que ajudam na incerteza dos investidores estrangeiros...... mas quando subir vai parecer um autentico comboio a fechar os curtos

Por enquanto não há nada de positivo que possa inverter a situação...

As ultimas declarações dos governantes que vão no sentido de penalizar o sistema financeiro ou fundo de resolução com os custos totais da menos valia com a venda do novo banco, vão ter um impacto negativo nas cotações dos bancos que vai durar até às eleições....preparem-se para um mês de setembro em queda. Eu até acho que se vai encontrar uma solução mais suave, mas até às eleições acho que vai estar tudo calado....

O reembolso dos cocos estava mais ou menos previsto com ou sem AC. no entanto o NB e PL arrasam a cotação. tenho a plena convicção que a cotação vai para baixo dos 5 ct, deve estabilizar num valor a cotar entre 0,04 e 0,05.

Registado: 7/1/2012 13:03

por fff » 7/9/2015 15:43

Penaf Escreveu:Que tareia.. e num dia "calmo" em que os States estão fechados e os restantes índices a marinar, nem quero ver se a China voltar a aquecer, acho que a banca tuga derrete. :oops:

Próximo suporte.. anyone?

Nao percebo a surpresa , em nova queda, num titulo que está em tendencia descendente desde Maio pelo menos, com curtos rebounds.
Ficava espantado se um titulo com consistente tendencia ascendente caisse de repente 15%.
É so olhar para o grafico, não tem nada que enganar.
Adivinhar suportes é como ler bolas de cristal, eu pessoalmente nunca consegui ler nenhuma. E assumo sempre que nunca sei onde vai terminar a queda de um titulo.

Registado: 29/11/2007 3:19

por Ribabull » 7/9/2015 15:43

ninguem sabe é um saco sem fundo.

Registado: 5/3/2015 23:44

por artista_ » 7/9/2015 15:42

PC05 Escreveu:
artista_ Escreveu:
PC05 Escreveu:artista, podes fundamentar a necessidade de AC?

Não tenho grande fundamentação, falei disso apenas por feeling, que obviamente não conta para nada na hora de decidir no que invisto... não estou é a ver outra coisa que possa justificar quedas tão fortes e quase sem paragens... no caso do BCP, há também o histórico do título que já nos habituou a um AC de tempos a tempos! Se o mercado antecipasse quedas nos lucros, ou mesmo prejuízos, mas que não houvesse necessidade de um AC, não estou a ver que a penalização fosse tão forte. Em menos de 2 meses, desde os máximos de julho, o BCP já caiu quase 40% e tudo indica que não se fique por aqui!

Seguindo o teu raciocínio, o mercado já praticamente descontou um hipotético AC que pode bem não acontecer .....

O meu raciocínio em relação ao AC não é para seguir! :D

Mas, caso venha realmente a acontecer um AC não faço a mínima ideia se já descontou tudo ou não porque isso dependerá da grandeza do AC... e, nestes casos, será muito provável que haja um exagero grande no desconto que o mercado deverá fazer, os acionistas não gostam que lhes peçam dinheiro, sobretudo constantemente!

por Penaforte » 7/9/2015 15:38

Que tareia.. e num dia "calmo" em que os States estão fechados e os restantes índices a marinar, nem quero ver se a China voltar a aquecer, acho que a banca tuga derrete. :oops:

Próximo suporte.. anyone?

Registado: 20/10/2014 14:55

por investpouco » 7/9/2015 14:58

PC05 Escreveu:
Dialmedia Escreveu:Reparem que saíram notícias da eventual não aplicação da lei dos créditos em francos suiços na Polónia bem como esta agora do BCE e não obstante o BCP está a fazer mínimos a cada dia.

Posso não ser o investidor mais experiente mas diria que isto é sinal que o mercado sabe mais do que o comum dos investidores e que poderemos vir a ter novidades nos próximos dias / semanas.

Em termos gráficos o BCP está a ficar com muito mau aspecto pois consoante o fecho de hoje pode fazer um lower low e isso significa bar aberto com target na pior das hipóteses até à zona dos 3 cêntimos.

Estamos no verão onde a liquidez ainda é mais fraca que o habitual no nosso mercado.
Os curtos caem praticamente todos em cima do bcp por ser o título da banca mais líquido em portugal.
As posições curtas abertas sobre o bcp no mercado devem superar os 5% do seu capital, um valor que não anda longe do Market Cap do banif.

eu diria que é uma especulação muito forte..... porque o banco nao será vendido ao desbarato, mas temos tambem as nossas eleições que ajudam na incerteza dos investidores estrangeiros...... mas quando subir vai parecer um autentico comboio a fechar os curtos
cumptos, Investpouco.

Registado: 20/11/2013 18:19

por PC05 » 7/9/2015 14:54

por investpouco » 7/9/2015 14:43

no quadro, segundo o meu raciocinio, estamos perante um valor que nunca existiu...pois a accao antes do AC de 2012, quando houve 1219M de euros de prejuizos no bcp e houve o pedido de resgate ela estava ainda nos 0,17 euros o que significa a meu entender, no valor mais baixo de sempre...corrijam-me se estou errado.
cumptos, Investpouco.

por investpouco » 7/9/2015 14:39

um exercicio:
comparando a actual cotacao antes do AC de 2014, e depois dos 2250M de cocos pagos.
Anexos
bcp2014.jpg
bcp2014.jpg (52.4 KiB) Visualizado 4119 vezes
cumptos, Investpouco.

por Dialmedia » 7/9/2015 14:38

Reparem que saíram notícias da eventual não aplicação da lei dos créditos em francos suiços na Polónia bem como esta agora do BCE e não obstante o BCP está a fazer mínimos a cada dia.

Registado: 26/1/2007 17:07

por PC05 » 7/9/2015 13:50

Conclusão, o bcp faz testes de stress em 2016 ou só em 2018......

por luislobs » 7/9/2015 13:06

BCE torna-se menos exigente..

BCE vai fazer testes de stress a 50 bancos no próximo ano
11:16 Maria Teixeira Alves

Só entre 50 e 60 instituições financeiras, das 123 que estão sob supervisão directa do Banco Central, passarão pelos testes de stress em 2016, revelou a presidente do Mecanismo Único de Supervisão, segundo o jornal Expansión.
BCE vai fazer testes de stress a 50 bancos no próximo ano

O Banco Central Europeu vai realizar testes de stress em 2016 a 50 a 60 bancos europeus. Este será o primeiro de um procedimento regular que a instituição que supervisiona os bancos na zona euro pretende implementar como medida de supervisão.

Segundo o jornal espanhol Expansión esses testes deverão começar em Fevereiro e durarão até ao Verão, estando prevista a divulgação dos resultados para o terceiro trimestre do próximo ano.

O Económico soube que estes testes de stress não são os mesmos que o BCE vai realizar ao Novo Banco já este ano em Novembro. Pois o teste que vai determinar as necessidades de capital do banco português é um procedimento especial, por se tratar de um banco de transição, fruto de uma Medida de Resolução e que está em processo de venda.

O Expansión diz que os testes de stress de 2016 vão ser semelhantes aos que foram feitos em 2014, mas incorporando novos recursos.

Das 123 entidades sob a supervisão directa do BCE, vão os testes ser aplicados apenas a 50 e 60, de acordo com a presidente do Mecanismo Único de Supervisão (SSM), Danièle Nouy, citado pelo Expansión. Em entrevista à televisão finlandesa a responsável propôs que fosse a Autoridade Bancária Europeia (EBA) a decidir que bancos serão colocados sob o microscópio do BCE.

"Nesta edição haverá menos bancos. Usámos o critério da EBA para definir o âmbito do exercício. Mas isso não significa que o BCE não analise os restantes bancos, só que não fará num grande exercício com divulgação pública", disse.

Todas as indicações são de que na lista dos bancos estarão a exame todos os países da zona euro, não faltando os de maior dimensão e de maior risco sistémico. E o capital continuará a ser a medida da força dos bancos.
.

É preciso viver..nao apenas existir.

Registado: 19/2/2007 10:01

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Masterchief, Opcard33 e 155 visitantes