Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Petróleo - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Petróleo...

por EuroSexy » 13/9/2015 21:57

in JN,

O director da maior petrolífera estrangeira em Angola vai solicitar uma reunião ao Governo para avisar que, se os custos de investimento não descerem significativamente, o país arrisca-se a ficar sem indústria do petróleo.
"Se não houver uma significativa redução dos custos, tudo vai parar", disse o director-geral da Total em Angola, Jean-Michel Lavergne, em declarações à agência financeira Bloomberg, nas quais explicou que caso as condições não melhorem, a indústria petrolífera angolana "vai desaparecer", partindo do princípio que o preço do barril de petróleo se mantém nos 60 dólares.

Em causa estão as várias medidas que o Governo angolano tem tomado nos últimos anos, que fizeram os custos de produção aumentar em 500 milhões de dólares por ano, disse Lavergne durante um fórum empresarial em Luanda, no qual anunciou que está pedida uma reunião com o Governo angolano para dar conta destas preocupações causadas pelos custos da regulação.

Em Junho, Angola ultrapassou pela primeira vez a Nigéria enquanto maior produtora subsariana, tendo bombeado 1,77 milhões de barris por ano, contra 1,9 milhões da Nigéria, embora no total do ano passado a média de produção tenha sido de 1,66 milhões, comparado com os 1,9 milhões da Nigéria.

A Total é a maior produtora de petróleo em Angola, com cerca de 700 mil barris por dia, o que representa mais de 40% da produção do país.

Os poços de petróleo em águas profundas na costa de Angola têm um desenvolvimento muito caro, e a indústria precisa de preços entre 60 a 80 dólares por barril "para a operação fazer sentido", disse Lavergne.

O preço do barril de petróleo 'Brent' está nos 50 dólares por barril, menos de metade do pico do ano passado, e as previsões apontam para um ligeiro acréscimo de preço no próximo ano.

As novas normas sobre as emissões o desperdício, aliadas aos preços baratos, significam que algumas companhias estão a pensar em sair do país, que se tornou o mais recente membro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), em 2007, disse o director da câmara de comércio Estados Unidos - Angola, Pedro Godinho.

"Há muitas petrolíferas que estão a ponderar sair do país se o cenário mundial não mudar", disse o responsável durante o evento em que participou também o director da Total em Angola, concluindo que a solução para a quebra nas receitas fiscais e consequentes dificuldades orçamentais "não é matar a galinha que põe os ovos de ouro".

Registado: 16/6/2014 0:01

por EuroSexy » 13/9/2015 21:53

tyui Escreveu:Todas as sextas-feiras sempre que o Petróleo sobe é anunciado um aumento nos combustíveis na semana seguinte.
Esta semana o petróleo esteve em baixa e ninguém ouve dizer que os combustíveis vão baixar segunda feira...
Cambada de gatunos!

Quer para a Europa quer para os EUA, o petróleo a este nível não é benéfico para o ocidente, nem para os países produtores.

Warren Buffett diz que a estes níveis o petróleo deixa de ser interessante para os EUA, como produtores e exportadores perdem dinheiro, e como consumidores impossibilita-lhes de uma economia que não trava a expansão economica verdadeira.

Os da Goldman Sachs falam que pode vir aos 20s se não houver uma mudança de politica da OPEP e da Rússia como maior produtor.

Eu estou capaz de comprar petróleo esta semana aos EUA para vender ainda antes do inverno aos Árabes.
Penso que temos uma semana bull no petróleo.

Vamos ver e estar presentes nisso?

por tyui » 12/9/2015 1:11

Todas as sextas-feiras sempre que o Petróleo sobe é anunciado um aumento nos combustíveis na semana seguinte.
Esta semana o petróleo esteve em baixa e ninguém ouve dizer que os combustíveis vão baixar segunda feira...
Cambada de gatunos!

Registado: 4/2/2011 7:53

Re: Estimativas de Casas de investimento

por EuroSexy » 11/9/2015 21:13

rsacramento Escreveu:embora possa ser acusado de vistas curtas, não ligo rigorosamente nada a PTs e afins

Já se ouviu.

Estimativas de Casas de investimento

por rsacramento » 11/9/2015 15:52

embora possa ser acusado de vistas curtas, não ligo rigorosamente nada a PTs e afins

Registado: 29/11/2007 12:50

por Penaforte » 11/9/2015 15:37

fff Escreveu:http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/materias_primas/petroleo/detalhe/golman_sachs_reduz_estimativas_para_petroleo_para_2016.html

Golman Sachs_ Petróleo poderá recuar até aos 20 dólares 2016

"O banco de investimento Goldman Sachs reduziu as suas estimativas para os preços do petróleo, antecipando que o excesso de oferta mundial vai manter-se em 2016.
O banco norte-americano estima que o preço do West Texas Intermediate ronde os 45 dólares no próximo ano
O mercado do petróleo tem ainda um maior excesso de oferta do que tínhamos antecipado e estimamos agora que este excesso vai persistir em 2016.
O banco de investimento aponta ainda que, se a produção não abrandar, potencialmente, os preços podem descer para cerca de 20 dólares por barril quando o excesso de ofertar esgotar a capacidade de armazenamento e logística. Tal queda iria ser transitória e iria ajudar a equilibrar de imediato a oferta e a procura por barris."

Previsões anteriores do GOLDMAN :
10-01-2015 Estimou que estaria durante o ano nos 40 USD, ACERTOU
24-05-2015 - Estimativa que em outubro 2015 preços estariam nos 45 USD , ACERTOU.

Até têm tido um nivel de acerto correto para os preços do USD

Caro fff, em 2013 este senhor da Goldman estava a ver o petróleo nos 150/200$:

http://www.businessinsider.com/goldmans ... oil-2013-1

Sinceramente, 99% dos analistas é treta pegada, mais ruído para o cenário. Quando estava bull era até aos 200$, agora como inverteu é até aos 20$ ou 10$.. está certo, assim é fácil. Ele que me venha dizer quando inverte a queda, e porquê. Aí, talvez lhe preste atenção.

Registado: 20/10/2014 14:55

por EuroSexy » 11/9/2015 15:21

Existe um range óptimo para o petróleo a nível global. Eu confesso que se chegar abaixo de 30 é mau demais para a economia mundial, tanto para países produtores como para não produtores.

O mercado e os analistas estão já a antecipar uma subida de juros da Fed, mas enquanto a economia da zona euro não arrancar de facto esse é o caminho pouco provável. Os Americanos estão à espera que a Europa se recomponha e não vão subir juros porque isso iria traduzir-se já no imediato em valores de inflação negativos e maior dificuldade nas exportações para o resto do mundo. Os EUA têm uma enorme divida que precisa de ser contida e um petróleo aos níveis que os gajos da Goldman dizem impossibilita a América de progredir. Esse não é o caminho.

Warren Buffett diz que apesar das correcções da China está bull e tem um longo caminho para andar. Já no Brasil vê problemas a todos os níveis...

Os EUA, se querem ter expansão económica verdadeira têm que permitir a partir de agora uma maior inflação entre 2% e 5% e deixar os mercados subir com a quantidade de massa monetária que foi injectada no sistema durante a crise. Para isso, é fundamental não aumentar juros como se prevê este ano ou em meados de 2016.
O mercado de petróleo corrigiu demais e Warren Buffett diz que estes níveis perde o interesse para a economia dos EUA como exportador e como consumidor interno.

Eu vejo isto ao contrário dos gajos da Goldman, em vez do minimo de 20usd eu estimo que os minimos estão feitos e que o máximo agora são os 60,x usd.
Só quando o petroleo andar de novo a 60s é que a Fed poderá ponderar aumentar juros para 0,5% e isso vai fazer um crash dos 60s para os 40s que é os niveis aonde estamos.

Bons negocios.

por fff » 11/9/2015 10:24

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... _2016.html

Golman Sachs_ Petróleo poderá recuar até aos 20 dólares 2016

"O banco de investimento Goldman Sachs reduziu as suas estimativas para os preços do petróleo, antecipando que o excesso de oferta mundial vai manter-se em 2016.
O banco norte-americano estima que o preço do West Texas Intermediate ronde os 45 dólares no próximo ano
O mercado do petróleo tem ainda um maior excesso de oferta do que tínhamos antecipado e estimamos agora que este excesso vai persistir em 2016.
O banco de investimento aponta ainda que, se a produção não abrandar, potencialmente, os preços podem descer para cerca de 20 dólares por barril quando o excesso de ofertar esgotar a capacidade de armazenamento e logística. Tal queda iria ser transitória e iria ajudar a equilibrar de imediato a oferta e a procura por barris."

Previsões anteriores do GOLDMAN :
10-01-2015 Estimou que estaria durante o ano nos 40 USD, ACERTOU
24-05-2015 - Estimativa que em outubro 2015 preços estariam nos 45 USD , ACERTOU.

Até têm tido um nivel de acerto correto para os preços do USD

Registado: 29/11/2007 3:19

por rsacramento » 11/9/2015 0:28

nc_trader1 Escreveu:Acho que me vou dedicar apenas a negociação do petróleo

então como é que vai isso com o petróleo?

por EuroSexy » 10/9/2015 13:53

Se as reservas dos Estados Unidos aumentam, o preço não sobe já. A OPEP tem estado a aumentar produção. Eu quando tenho um mínimo de lucro saco logo.

O petróleo negoceia-se às piguinhas!!!!

Um estudo que fiz foi que apenas 1/4 dos trades em petróleo permitem seguir tendências, todo resto é oscilatório, o que é muito pouco e extremamente arriscado ter-se uma estratégia de trading a seguir tendencias no petróleo, pois isso só funciona de vez em quando 25% das vezes!!!!

O modo oscilatório é bem melhor.

Os russos e os árabes devem querer ganhar em concorrência aos EUA mas estão a deixar de ganhar a este preço. Espero que os russos deixem de vender petróleo ao desbarato.
A economia russa é das mais dependentes das receitas do petróleo e para se financiar necessitam de vender um determinado montante diário, ora quanto mais o petróleo desce, mais os russos precisam de angariar dinheiro com as vendas. Mas isso deve acabar esta semana.

por malvoisin » 4/9/2015 15:48

quando me referi aos 48,4 como oportunidade curta foi apenas por ter representado um toque na ml da fork (nos 2 toques anteriores houve boas reacções à linha que pudessem levar a pensar que neste ultimo toque o preço tb reagiria de forma semelhante, para além de se ter dado em zona próxima de resistência) , permitido também um stop muito aceitável (por ex. acima do último máximo nos 49,3, ou um pouco acima dos 50, por ex., consoante a sensibilidade de cada um) e tendo como target a linha inferior num preço abaixo dos 40, ou outro menos ambicioso, por ex. os 43-44.

em relação à tendência, apesar desta subida abrupta dos 37,5-49,3 por enquanto ainda se mantém bearish, o petróleo já tem feito movimentos do género nos últimos meses para logo a seguir voltar a cair.

Registado: 6/3/2014 19:07

por EuroSexy » 4/9/2015 15:23

A meu ver, o facto de ter tocado 48,4 usd não é sinal de entrada curta, porque o petróleo neste momento está a suster-se ou a acreditar que é possível uma reversão definitiva de tendência, mas a verdade é que todas as hipóteses estão em aberto.

Também depende do contrato que se negoceia. Para um contrato de por exemplo Nov, é possível nos depararmos que estamos em modo bull quando os 44usd foram quebrado sem alta e que todas as correcções abaixo desse valor até ao minimo absoluto seriam de reforço. Na verdade o crude disparou e agora o resto ainda está a pagar para ver se as subidas continuam ou se se materializam. Esse efeito não deixa o petróleo cair já.

Até porque os árabes estão também interessados em não vender oil ao desbarato. Preferem até nem vender e aguentar as reservas por uns meses.

O fluxo de refugiados vindos de África e do Médio Oriente são também efeitos do petróleo, não apenas da guerra. O facto dos Jiadistas controlarem as reservas do norte do Iraque, Siria e Turquia é também um ponto a acrescentar ao impedimento da subida. Pois ninguém vai querer comprar petróleo caro aos Jiadistas. Eles precisam de se financiar e neste momento só o podem vender a preços baixos. Este é o ponto fundamental para que o petróleo venha possivelmente para 35usd ou menos nos próximos meses.
Mas não há sinal curto por enquanto.

por malvoisin » 3/9/2015 17:17

malvoisin Escreveu:pela teoria das median lines será muito provável um novo toque na ml o qual constituirá, porventura, uma boa oportunidade para curto, tendo em vista uma posterior descida à linha inferior.

o toque na ml e a consequente oportunidade curta ocorreu às 16h de hoje pelos 48,4 (não aproveitei), confirmando, pelo menos para já, um novo lower high, e acentuando a probabilidade de uma futura visita à linha inferior.
Anexos
crude 240.jpg

por EuroSexy » 3/9/2015 14:14

A tendência é bear.

No entanto, algo de novo surgiu que está a tentar pôr em causa a tendencia principal.

A estes níveis eu fico de fora, pois a 46-48 são patamares que nem dá para vender, nem dá para comprar. Quem quis comprar já o devia ter feito entre 43.9 e 44,4 usd e ter feito um lucro total ou parcial acima dos 47usd.

Para voltar a vender só abaixo de 41usd. (do valor actual aos 41usd vai uns bons ticks mas não há um sinal franco).
Para voltar a comprar... bem nem sei, não tenho opinião.

Fico de fora a ver.

por malvoisin » 2/9/2015 2:14

ovelhaxone Escreveu:foram 30% em 5 dias...
posso estar enganado mas não me parece provavel que venha tão baixo nesta fase. na verdade penso até que serão precisas algumas semanas antes de haver hipótese de ir aos 40 ou menos novamente...

concordo, e aliás pela teoria das median lines será muito provável um novo toque na ml o qual constituirá, porventura, uma boa oportunidade para curto, tendo em vista uma posterior descida à linha inferior. desse ponto de vista, o preço poderá perfeitamente ressaltar nos 42,5-43 e ir novamente aos 47-47,5 antes de voltar a cair. e sim, tudo isto, a confirmar-se, poderá levar algumas semanas.

por ovelhaxone » 1/9/2015 23:14

malvoisin Escreveu:os 49 foram suficientes para conter o preço (nem sequer testou os 50) e dps voltou para baixo do 2º nível de resistência (zona dos 46,65-47,5). eventualmente significará isto uma nova ida à linha de baixo pelos 37,50 para testar os últimos mínimos.

foram 30% em 5 dias...
posso estar enganado mas não me parece provavel que venha tão baixo nesta fase. na verdade penso até que serão precisas algumas semanas antes de haver hipótese de ir aos 40 ou menos novamente...

Registado: 18/7/2013 15:16

por ovelhaxone » 1/9/2015 23:03

rsacramento Escreveu:
ovelhaxone Escreveu:vai voltar a cair, mas pelo meio pode ter uma boa subida... e quando parecer que é sustentado provavelmente é para vender... melhor agir na duvida quando o mercado está assim emotivo

confesso que fiquei sem perceber bem; o que é que sugeres: comprar, vender ou ficar de fora?

:?
comprar nos 43.

por malvoisin » 1/9/2015 22:37

os 49 foram suficientes para conter o preço (nem sequer testou os 50) e dps voltou para baixo do 2º nível de resistência (zona dos 46,65-47,5). eventualmente significará isto uma nova ida à linha de baixo pelos 37,50 para testar os últimos mínimos.
Anexos
crude 240.jpg

por rsacramento » 1/9/2015 22:05

ovelhaxone Escreveu:vai voltar a cair, mas pelo meio pode ter uma boa subida... e quando parecer que é sustentado provavelmente é para vender... melhor agir na duvida quando o mercado está assim emotivo

confesso que fiquei sem perceber bem; o que é que sugeres: comprar, vender ou ficar de fora?

por ovelhaxone » 1/9/2015 21:51

vai voltar a cair, mas pelo meio pode ter uma boa subida... e quando parecer que é sustentado provavelmente é para vender... melhor agir na duvida quando o mercado está assim emotivo

por RenatormbCarvalho » 1/9/2015 18:25

O rápido dos ultimos dias é demonstra no meu ver que a queda dos preços do petróleo é para continuar. Tantas vezes se veem movimentos rápidos de subida, numa tendencia clara de queda.
Aguardo para investir de uma forma muito agressiva quando se confirmar uma inversão de tendencia com movimentos sustentados.
If I Knew What I Know

Registado: 1/1/2014 0:21

por ovelhaxone » 1/9/2015 13:05

devemos ter agora uma queda aos 43 usd.

por EuroSexy » 31/8/2015 22:41

Oiço muita gente a dizer que o petróleo é um activo muito volátil. Eu não creio!
É claro que quem está alavancado em petróleo estes movimentos repentinos como o de hoje podem ser bastante eloquentes positiva ou negativamente para a carteira. Mas quem negoceia apenas uma parte da carteira um movimento de 6% não é nada assustador. Existem acções que fazem isso e muito mais.

Tinha ordem a 44 usd para compra no contrato de Novembro mas não lá chegou e deixei de ganhar este fabuloso movimento. Parabéns a quem esteve longo! :clap: :clap:

por ovelhaxone » 31/8/2015 21:43

nc_trader1 Escreveu:Acho que me vou dedicar apenas a negociação do petróleo.

na MMO isso é uma péssima ideia... não se pode confundir uma condição particular com o seu todo.

a negociação de mercadorias é ainda mais dificil dentro do negócio da especulação.

na fase actual o mercado está muito trending e emotivo, oferecendo boas oportunidades a quem tiver frieza para actuar.

são estas as fases que se deve olhar para as mercadorias. não é sempre assim...

neste momento, esta primeira fase do ressalto parece estar completa (complexo impulsivo de 5 ondas, com decomposição da 3). é de esperar uma correcção relevante agora (em termos proporcionais ao ressalto que houve). provavelmente a próxima fase será mais lateral. e passado o ressalto de 50% o mercado ainda deverá ficar ainda mais lateral/caótico à medida que a deflação mundial toma conta do mercado e é assimilada pelos participantes.

isto é tem muita futurologia mas o que quero dizer é que as condições actuais não se devem manter por mais do que algumas semanas. o mindset que é util hoje provavelmente irá comer os ganhos num futuro próximo.

há mercados mais certinhos e menos violentos para explorar de forma consistente.

por rsacramento » 31/8/2015 20:36

sem dúvida que é um livro bastante caro

claro que o conteúdo é excelente, assim como a forma (hardcover, bons índices, grandes margens, caso queiras anotar, ...)

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, Bing [Bot], carvman, cftomas, darkreflection, GamesOver, Google Adsense [Bot], latbal, m-m, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, TTM62, Zecadiabo e 216 visitantes