Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por PC05 » 6/8/2015 17:54

fff Escreveu:
Novidade , sendo que o DB já a tinha identificado anteriormente como 1 dos 2 potenciais riscos para o futuro. E estes fatores de risco poderão ser conhecidos anteriormente por parte dos grandes investidores com acesso a research , e talvez devido aos riscos , as vendas continuadas nas ultimas semanas.

Dai comprar contra um grafico em queda continua a ser um risco elevado que eu evito correr. As quedas fortes e continuas geralmente têm como causa receios de riscos que serão conhecidos pelo menos de quem vende com convicção.

Sim, mas o DB não tinha quantificado o valor associado aos custos a suportar pelos bancos, recordo que se falava em 50% e não de 90% (por aprovar ainda na Câmara Alta).
Editado pela última vez por PC05 em 6/8/2015 17:58, num total de 1 vez.

Registado: 5/12/2005 21:28

por Ativo » 6/8/2015 17:50

Bernie Madoff Escreveu:
ativo Escreveu:Aguardam-se, na próxima semana, novos mínimos ...

Próxima semana?? E amanhã tréguas? Basta ser a repetição de hoje para chegar aos 5 cts, e o pânico pode não ter terminado....

Não afirmei que amanhã seria dia de tréguas. Quanto a isso não sei, mas não me admiraria que na próxima semana se registassem novos mínimos. Entendido?

Registado: 24/1/2014 17:24

por PC05 » 6/8/2015 17:47

fff Escreveu:
PC05 Escreveu:Eu recordo que o bcp este ano (YTD) já esteve a ganhar 45% e agora está -3% ..... (4 meses a descer).

Isso para mim não tem grande significado, não faltam exemplos de acções que cairam de altos valores para infimas quantias.

O que me interessa é o sentimento do mercado em relação ao titulo e mais força compradora que vendedora.

O DB identificava 2 potenciais riscos futuros , "alertando para o impacto negativo nos rácios de capital da
provável revogação do regime de impostos diferidos para a banca
em Portugal, assim como de alterações regulatórias na Polónia. "

Polonia já se concretizou, o outro desconheço , se e como se irá concretizar e qual o seu impacto, e se este for um risco real a medio prazo, o mercado não gosta muito de incertezas, para além da questão da venda do NB, claro.

"Conforme explica o Negócios esta quinta-feira, o BCP tem vindo a enfrentar dificuldades na sua cotação devido aos negócios internacionais (além dos problemas verificados na Polónia, Angola está a registar um abrandamento económico). Nos últimos tempos, também a fusão com o BPI ficou para trás, o que ajuda a explicar a evolução das acções. "

Quanto ao sentimento de mercado, é fácil perceber que ainda não há sinais de inversão.
O mercado absorve essas incertezas (negativas) antes delas passarem a certezas (normalmente de forma conservadora), pelo que, acredito que grande parte ou mesmo a totalidade possa já estar descontadas no preço da ação.
Mas recordo, o mercado é dinâmico e a qualquer momento sai cá para fora informação revelante para a evolução da ação (como aconteceu hoje).
Editado pela última vez por PC05 em 6/8/2015 17:55, num total de 1 vez.

por Ramircio » 6/8/2015 17:47

E agora o que fazer? Sr. General, não quer dar uma opinião, eu comprei a 0,759. Devo vender e assumir as perdas.

Registado: 3/8/2015 22:42

por Bernie Madoff » 6/8/2015 17:46

ativo Escreveu:Aguardam-se, na próxima semana, novos mínimos ...

Próxima semana?? E amanhã tréguas? Basta ser a repetição de hoje para chegar aos 5 cts, e o pânico pode não ter terminado....
Experience taught me a few things. One is to listen to your gut, no matter how good something sounds on paper. The second is that you're generally better off sticking with what you know. And the third is that sometimes your best investments are the ones you don't make.
Donald Trump

Registado: 26/12/2013 16:53

por J Alves » 6/8/2015 17:31

Patton

Deixa-te de retóricas e comparações com o BES. Fazer comparações com o BES só o entendo pra tentar criar pânico em quem tem medo. Eu estou a negociar o gráfico do BCP. SIM o gráfico do BCP.

Já te disse não te preocupes com o facto do trade do bcp que tenho em carteira estar neste momento negativo. Se tiver que assumir as perdas não é a primeira que assumo, e certamente não será a última. Ter trades negativos em carteira faz parte da vida do trading. É claro que ter trades negativos não é pra todos é so pra alguns.... Já deu pra perceber que andas com tanta teoria mas não tens a coragem de assumires que estás curto e que queres que a acção caia, caia. É legítimo. Eu estou longo e bem gostava que ela subisse. Entrei com base numa estratégia, por isso meu caro, tenho um plano a cumprir. No final farei a minha análise a este trade quando ele for fechado

Amanha vai cair mais um pouco? É provável.... mas há que manter a serenidade da mesma forma como se mantém quando se está a gerir um trade positivo

Pra todos os efeitos o trade foi encerrado
Anexos
B.COM.PORTUGUES.png
Editado pela última vez por J Alves em 6/8/2015 17:52, num total de 1 vez.

Registado: 3/3/2006 11:17

por fff » 6/8/2015 17:28

[/quote]Hoje, a grande novidade foi terem aprovado que os bancos terão que assumir 90% (em vez de 50%) dos custos de conversão para PLN.[/quote]

Novidade , sendo que o DB já a tinha identificado anteriormente como 1 dos 2 potenciais riscos para o futuro. E estes fatores de risco poderão ser conhecidos anteriormente por parte dos grandes investidores com acesso a research , e talvez devido aos riscos , as vendas continuadas nas ultimas semanas.

Dai comprar contra um grafico em queda continua a ser um risco elevado que eu evito correr. As quedas fortes e continuas geralmente têm como causa receios de riscos que serão conhecidos pelo menos de quem vende com convicção.
Editado pela última vez por fff em 6/8/2015 17:32, num total de 1 vez.

Registado: 29/11/2007 3:19

por PC05 » 6/8/2015 17:19

Blue Epsilon Escreveu:
fff Escreveu:
PC05 Escreveu:Hoje se quisessem tinham mandado o bcp ainda mais para baixo. Nitidamente quem vendia fazia-o ao ritmo da procura à volta dos 0.0640.

Sim , mas tambem podiamos dizer o mesmo em varios dos dias anteriores, e o que sempre aconteceu é que o mercado foi vendendo e o preço descendo calmamente.

Calmamente é uma forma de o dizer.... Tem sido 2%, 3% todos os dias e hoje 7% fechando no mínimo do dia.
O Millenium na Polónia ter descido 13% deve ter tido alguma coisa a ver. O sentimento anda bem negativo, mas como costuma acontecer, o BCP ressalta com força.
O problema é mesmo o timing de entrada. Isto é uma facona em queda...

Hoje, a grande novidade foi terem aprovado que os bancos terão que assumir 90% (em vez de 50%) dos custos de conversão para PLN.

por Ativo » 6/8/2015 17:18

Aguardam-se, na próxima semana, novos mínimos ...
Anexos
BCP-1.jpg
BCP-1.jpg (44.01 KiB) Visualizado 4559 vezes
BCP-2.jpg
BCP-2.jpg (48.51 KiB) Visualizado 4559 vezes

Registado: 24/1/2014 17:24

por fff » 6/8/2015 17:17

PC05 Escreveu:Eu recordo que o bcp este ano (YTD) já esteve a ganhar 45% e agora está -3% ..... (4 meses a descer).

Isso para mim não tem grande significado, não faltam exemplos de acções que cairam de altos valores para infimas quantias.

O que me interessa é o sentimento do mercado em relação ao titulo e mais força compradora que vendedora.

O DB identificava 2 potenciais riscos futuros , "alertando para o impacto negativo nos rácios de capital da
provável revogação do regime de impostos diferidos para a banca
em Portugal, assim como de alterações regulatórias na Polónia. "

Polonia já se concretizou, o outro desconheço , se e como se irá concretizar e qual o seu impacto, e se este for um risco real a medio prazo, o mercado não gosta muito de incertezas, para além da questão da venda do NB, claro.

"Conforme explica o Negócios esta quinta-feira, o BCP tem vindo a enfrentar dificuldades na sua cotação devido aos negócios internacionais (além dos problemas verificados na Polónia, Angola está a registar um abrandamento económico). Nos últimos tempos, também a fusão com o BPI ficou para trás, o que ajuda a explicar a evolução das acções. "
Editado pela última vez por fff em 6/8/2015 17:21, num total de 1 vez.

por PC05 » 6/8/2015 17:12

Eu recordo que o bcp este ano (YTD) já esteve a ganhar 45% e agora está -3% ..... (4 meses a descer).

por Blue Epsilon » 6/8/2015 17:08

fff Escreveu:
PC05 Escreveu:Hoje se quisessem tinham mandado o bcp ainda mais para baixo. Nitidamente quem vendia fazia-o ao ritmo da procura à volta dos 0.0640.

Sim , mas tambem podiamos dizer o mesmo em varios dos dias anteriores, e o que sempre aconteceu é que o mercado foi vendendo e o preço descendo calmamente.

Calmamente é uma forma de o dizer.... Tem sido 2%, 3% todos os dias e hoje 7% fechando no mínimo do dia.
O Millenium na Polónia ter descido 13% deve ter tido alguma coisa a ver. O sentimento anda bem negativo, mas como costuma acontecer, o BCP ressalta com força.
O problema é mesmo o timing de entrada. Isto é uma facona em queda...
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.

Registado: 29/11/2007 2:13

por fff » 6/8/2015 17:02

Não sei onde vai parar a queda, mas o sentimento em relação á banca mantem-se e é mais de cautela que optimismo.

Para já ainda não vejo o sentimento a suportar fortes subidas. Vejo somente muita gente a tentar apanhar fundos que estão num patamar cada vez menor.

Vamos ver o que nos reservam os proximos dias . Quando vir sinais consistentes na mudança de sentimento tentarei entrar longo. Até lá não.

EDIT : Tambem não vejo razões para estar entusiasmado com indices internacionais nos proximos dias . Só vejo topos que não conseguem ser ultrapassados . E o DJIA a fazer uma Death Cross

por PC05 » 6/8/2015 16:54

Hoje se quisessem tinham mandado o bcp ainda mais para baixo. Nitidamente quem vendia fazia-o ao ritmo da procura à volta dos 0.0640.

por General Patton » 6/8/2015 16:52

J Alves Escreveu:
General Patton Escreveu:
J Alves Escreveu:Patton

Não te preocupes com o meu churrasco... E já agora fiquei muito sensibilizado pela tua preocupação com a minha conta bancária. Beijos

Não estou preocupado com o que comes, J Alves. Cada um escolhe à vontade o prato que quer... Nem preocupado com a tua conta bancária. Não me diz respeito. Eu daqui só vejo o que sabes, mais nada... O resto são cantigas. Mas desejo-te sucesso nos teus trades, apesar das discussões passadas. Oxalá recuperes (dito com toda a sinceridade) as perdas.

Cumprimentos.

O que eu sei ou não sei, está espelhado em vários tópicos deste fórum. Quanto às perdas... Que perdas? Um gajo entra num trade e por a acção cair no dia a seguir já está a perder??? Se não tivesses posto estes três últimos pontos de interrogação, terias uma afirmação que serviria de resposta à pergunta imediatamente anterior! Pois, o facto é que a carteira vale menos agora. Há um plano e só quando esse plano tiver de ser accionado aí sim assumem se as perdas. Até lá há que deixar mexer o preço Sem ainda ter feito a análise do dia, digo-te que o BES também mexeu tanto que depois acabou paradinho... Isto, pegando apenas no teu critério do "mexer"... Mas como te disse ainda não fiz a análise do dia...

A vermelho vão os meus comentários.
De resto, bons negócios e que recuperes a desvalorização da carteira.
Four-Star General Officer
Général 4 Étoiles

J’espère pouvoir l'élever à la 5ème étoile, ce qui n'est rien si on y rappelle tout son héroïsme...

''I don't look to jump over 7-foot bars: I look around for 1-foot bars that I can step over.''
WARREN BUFFETT

À ironia e ao surrealismo que a serve; à condição humana ... e à felicidade escondida nesta vida ...
Arthur H & Lhasa de Sela - On rit encore:
https://www.youtube.com/watch?v=7LIjMJgFJxg
Brascht - Dans le ciel de ma rue:
https://www.youtube.com/watch?v=bgGb--i0ypE
Do valor do marmeleiro...
https://www.youtube.com/watch?v=ZIURJ7YN4cg

Registado: 11/6/2012 23:18

por NirSup » 6/8/2015 16:40

Os mercados reagiram de forma emotiva e desproporcional (como é usual sempre que a razão é posta de lado) às más notícias vindas da Polónia e da venda do NOVO BANCO.
A cotação do BCP irá acompanhar a evolução da economia. Se a economia portuguesa crescer, a cotação do BCP crescerá junto (como dizem os nossos amigos brasileiros).
Reforcei hoje a minha posição e não é por isso que vou deixar de dormir na paz dos anjos esta noite.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.

Registado: 29/4/2014 15:34

por J Alves » 6/8/2015 16:25

General Patton Escreveu:

Não te preocupes com o meu churrasco... E já agora fiquei muito sensibilizado pela tua preocupação com a minha conta bancária. Beijos

Não estou preocupado com o que comes, J Alves. Cada um escolhe à vontade o prato que quer... Nem preocupado com a tua conta bancária. Não me diz respeito. Eu daqui só vejo o que sabes, mais nada... O resto são cantigas. Mas desejo-te sucesso nos teus trades, apesar das discussões passadas. Oxalá recuperes (dito com toda a sinceridade) as perdas.

Cumprimentos.

O que eu sei ou não sei, está espelhado em vários tópicos deste fórum. Quanto às perdas... Que perdas? Um gajo entra num trade e por a acção cair no dia a seguir já está a perder??? Há um plano e só quando esse plano tiver de ser accionado aí sim assumem se as perdas. Até lá há que deixar mexer o preço

por negociosbolsa81 » 6/8/2015 16:21

lol ainda está longe de fechar nesse valor...
Devagarinho devagarinho, vai enchendo o papo da galinha de ovos de ouro... :)

Registado: 29/3/2012 18:17

por joao73 » 6/8/2015 16:18

Estou a desconfiar que isto já não vai fechar acima dos 0.069 :oh: :oh: :oh: :oh: :oh:

lá se vai a vela que eu tanto desejava :pray: :pray: :pray: :pray: :pray:

Registado: 11/5/2014 21:37

por General Patton » 6/8/2015 16:18

Cumprimentos.
Four-Star General Officer
Général 4 Étoiles

J’espère pouvoir l'élever à la 5ème étoile, ce qui n'est rien si on y rappelle tout son héroïsme...

''I don't look to jump over 7-foot bars: I look around for 1-foot bars that I can step over.''
WARREN BUFFETT

À ironia e ao surrealismo que a serve; à condição humana ... e à felicidade escondida nesta vida ...
Arthur H & Lhasa de Sela - On rit encore:
https://www.youtube.com/watch?v=7LIjMJgFJxg
Brascht - Dans le ciel de ma rue:
https://www.youtube.com/watch?v=bgGb--i0ypE
Do valor do marmeleiro...
https://www.youtube.com/watch?v=ZIURJ7YN4cg

Registado: 11/6/2012 23:18

por fff » 6/8/2015 16:16

O impacto da Polonia podera prolongar-se para além de hoje. Pelo que li segundo a nova lei, os bancos terão de assumir 90% do custo da conversão dos emprestimos de CHF para zlottys, e parece que é uma pipa de dinheiro o que deverá ter impacto nos resultados futuros.

"Segundo um analista polaco contactado pela agência Bloomberg, os custos de converter os empréstimos em zlotys pode, agora, aumentar de 9 mil milhões de zlotys (2,15 mil milhões de euros) para 19 mil milhões (4,54 mil milhões de euros).

O regulador do mercado polaco comentou à Bloomberg que as alterações realizadas no projecto-Lei são "significativas" e que ainda é cedo para perceber qual o impacto que estas vão ter na estabilidade do sector financeiro.
Dos 44 mil milhões de zlotys (10,2 mil milhões de euros) em crédito que o Bank Millennium tem em carteira, "cerca de 18 mil milhões de zlotys [4,2 mil milhões de euros] estão em francos suíços", explicou fonte oficial do BCP ao Negócios em Janeiro. Ou seja, 41% do total. Uma percentagem em linha com o sector. Cerca de 46% do crédito à habitação na Polónia, segundo a Bloomberg, está indexado a francos suíços. "

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... o_bcp.html
Editado pela última vez por fff em 6/8/2015 16:23, num total de 1 vez.

por J Alves » 6/8/2015 16:13

Raposo Tavares Escreveu:A propósito de algumas visões que lobrigam 'volumes de exaustão':

Imagem

Raposo

E a minha opinião, como é óbvio tens o direito de discordar. Os riscos dos trades são estes um gajo tem umas ideias e depois vai metendo carne pra ver se bate certo ou não

por 654235 » 6/8/2015 16:13

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: então mas o comboio superlotado, continua em marcha atrás ? Com este calor todo, superlotado e ainda por cima a recuar.
Parece que estou a ver o filme :mrgreen: :mrgreen:
Youtube
@PMSInvestments (subscrevam para poder continuar a dar atualizações)

Registado: 10/4/2006 13:55

por Investbem » 6/8/2015 16:09

General Patton Escreveu:
Investbem Escreveu:
General Patton Escreveu:
:) Não foi, João. Foi para todos os que vão a todas e que estão sempre a anunciar a Boa Nova para hoje e para amanhã. Há uma coisa que é preciso saber controlar: o lado emocional do trading. A vontade impetuosa de se querer ganhar sempre mais um pouco é aquela que pode trazer grandes prejuízos. Claro que o medo é, do outro lado, o outro grande inimigo. Por isso, acho que mais vale fazer-se boas análises, ser-se metódico e alargar-se o mais possível a série de ferramentas ao dispor. Deve procurar-se que as análises sejam as mais objectivas possíveis. Claro que isso não isenta ninguém de vir a falhar. Mas, pelo menos, faz-se o que se pode e o que não se pode para que o trading seja o mais descansado possível.
Não estou livre de errar desta vez, atenção. E espero que quem estava à espera dos meus desejos não ponha dinheiro no que eu digo... ;)

Abraço. Bons negócios. (E toca a estudar.) :)

Olá General, não concordo contigo relativamente ao alargar o mais possivel as ferramentas a utilizar. Desde que não esteja influenciado por noticias "bombásticas", acho ideal ter 2 ou 3 ferramentas com que nos sentimos confortaveis e estamos à vontade a usar, de preferencia o mais simples possivel, onde nos sustentamos principalmente para fazer entradas, sempre precavidas por stops, assim evitas dissabores (em principio). Se usares muitas ferramentas, corres o risco de obteres resultados diferentes de umas para outras e ficas mais confuso do que antes da análise.
Resumindo: Poucas ferramentas, mas em que te sintas à vontade a trabalhar com elas. E tão ou mais importante, ter uma estrategia delineada (onde é indispensavel considerar uma % de perda que se ache aceitavel), segui-la à risca, e se o trajeto que ela seguir não for o que previamos, estar la o stop.

Praticamente em total desacordo contigo. Mas não vou explicar mais porque já me referi demasiadas vezes ao assunto... O mercado não é para preguiçosos (não entendas isto como um ataque à tua pessoa, mas antes como uma referência a quem quer usar o menor número de ferramentas achando que vai ter sucesso... Não vai! Ponto! Pelo menos de forma consistente!) Ora vê lá se os institucionais se valem apenas de duas ou três linhas! O que mostram cá para fora é outra coisa... Estão a convencer investidores que o mercado é tão simples como virar frangos, pois só assim conseguem pôr gente a entrar, só assim conseguem a liquidez por que tanto esperam! Tenho dito... De resto, faz como quiseres. Em tua casa mandas tu!

Cumprimentos.

Todos fazemos como queremos e mal daquele que investe baseado no que ouve ou lê de terceiros, sejam eles quem forem.

A minha experiencia pessoal, e também já por aqui ando à uns bons pares de anos é que quem tudo quer dominar nada faz com o minimo de perfeição, tanto nos mercados como na vida. Pessoalmente, uso 3 ou 4 ferramentas para entrar, sempre apoiadas pelo "travão", naturalmente que depois vou estando atento a várias condicionantes.

Amigo General, nem vou falar dos institucionais porque o resultado de muitos deles estão bem à vista, inclusivamente o que aconteceu a vários bancos a nivel mundial.
Cordiais cumprimentos
Investbem

Registado: 29/11/2007 3:56

por RaposoTavares » 6/8/2015 16:08

A propósito de algumas visões que lobrigam 'volumes de exaustão':

Imagem
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche

Registado: 4/12/2013 19:13

AnteriorPróximo

Quem está ligado: