Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

A Memória do Preço » O Preço da Memória

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Educar, recordar, interpretar e aplicar

por Optimiza » 14/7/2015 11:52

Bom dia Tremal Naik,

respondendo aos teus últimos dois mails, as ações que tens em carteira, com a excepção do BCP, são defensivas embora pouco diversificadas. Com a volatilidade intrínseca e do Mercado, mas com dividendos (o risco é menor no médio/longo prazo, e os dividendos são bem melhores do que os DP's à la Eurozona. Nas value plays os riscos advém dos resultados trimestrais, de bear markets e de fortes subidas das taxas de juro. O BCP tem de ser enquadrado num âmbito mais especulativo.
As celulósicas, em termos abstractos, superiorizam-se nas primeiras fases de um Bull market e sasonalmente, de janeiro a Abril (na mira dos dividendos). A Impresa, apesar de estar a forte desconto, não dá para um investidor em crescimento, a) porque não tem espessura (transaciona meia dúzia de ações por dia), b) tem um acionista hegemónico (menos interesse especulativo), c) os resultados por enquanto são fracos, não tendo dividendo, d) o modelo de negócio cristalizou.
performance portucel altri psi20.png
performance portucel altri psi20.png (75.14 KiB) Visualizado 13421 vezes

A renda variável na sua componente de ações (a maior fatia), é um jogo de soma positiva. Ou seja, sendo um trader mediano, ganhasse dinheiro. Como demonstras ter uma cultura acima da média, deves tb nos mercados alavancar conhecimentos (quanto mais simulares, analisares e estudares, melhor será a performance). Na Bolsa, as regras são muito simples, e não é normalmente o PHD de Harvard com passagem pela Goldman Sachs que % mais dinheiro faz na Bolsa. Ganha-se e perde-se dinheiro apenas por ouvir, seguir e obedecer ao Mercado. Ganhar mais quando o Mercado sobe e perder menos quando ele desce.

Como é que o pequeno investidor lucra em Bolsa? Deve compreender a psicologia das massas (dos investidores), identificar a dinâmica dos preços graficamente (oferta/procura), e saber privilegiar a flexibilidade, o timing de entrada (the right trade is right from the start), e ponderar o timing de saída. A decisão tem de ser sempre tua. Do ponto de vista didáctico e conceptual, podes e deves ouvir/ler as opiniões de outros, mas decisionalmente, não ligues nada a ninguém! Essa é a tua Praia!

Quando por uma questão de tempo, por uma questão de recursos muito limitados e por uma questão de sagacidade, quiseres investir apenas com um forte graú de certeza, só compras Longo ações de grande volume "à Portuguesa" - acima de 1 milhão/dia (Banif não conta). a) compras Longo na superação de resistências fixas/móveis determinantes, ou b) ações fundamentalmente subavaliadas ou em transformação, c) com base no momentum ou de outra técnica que tenha resultados marcadamente positivos. d) Simula em “dummy”, podendo até alavancar imaginariamente as posições, longas e curtas (a evolução de determinados activos face á tua análise prévia do activo e do mercado). Quando tiveres uma rentabilidade anualizada acima de 15% e percentagem de acertos posicionais acima de 50% (não por ser decisiva a percentagem de acertos, mas por reforçar a convição que evoluimos na curva de aprendizagem).

Um exemplo básico para simulação: Apenas em ações líquidas, com PER abaixo de 25, negócio rentável com FBCF em crescimento, em Mercado bull de longo prazo.
Princípio da fisga :D » O elástico depois de esticado, largado, ultrapassa por alguns instantes o ponto neutro.
1) O elástico tem de ser sólido e não estar gasto (se a ação não fôr sólida, se não tiveres uma narrativa, tenderá a quebrar o suporte e a cair ainda mais)
2) Olhas à volta - GPS (queres ver se na paisagem, o Mercado e o sector já inverteram para crescimento - o que o sector/mercado faz pode representar 70% do que a ação poderá fazer).
3) O elástico tem de ser esticado ao máximo para uma maior impulsão (quedas consecutivas que levam a ação a valores próximos de um suporte interanual ou trimestral, e a valores próximos de mínimos trimestrais ou anuais).
4) Colocas a pedra com dimensão calibrada (montante de capital nunca superior a 10% do total)
5) Fazes pontaria (definir targets dinâmicos e um objectivo teórico no gráfico)
6) disparas (assumes e segues o trade)
7) resultado (se dinamicamente acertaste o alvo ou estiveste perto, a tua pontaria está no nível adequado e podes usufruir)
8) reforço (o 1º lançamento correu bem, sentimos que podemos acertar de novo, lançasse um novo projetil para aproveitar do ascendente sobre o alvo)
9) recolha (se verificares que a pedra ficou estática e que corre o risco de desaparecer, vai buscá-la ao alvo e podes contabilizar 1 acerto).
10) Correção (se verificares uma falha temporal, de enquadramento ou de stock picking, vai buscar o que restou da pedra, após stop loss efectuado, para tentativa posterior, após ensaios e recalibragem).
11) Paciência (recordando Jesse Livermore, enquanto a pontaria não voltar ou não aparecerem alvos fáceis, não inventar alvos - don't overtrade).
efeito Fisga.jpg
efeito Fisga.jpg (6.76 KiB) Visualizado 13421 vezes
BPI efeito fisga.gif
BPI efeito fisga.gif (18.52 KiB) Visualizado 13421 vezes


p.s. fundamental com mais tempo e com a aprendizagem acompanhar/diversificar mercados (Por exemplo, os principais ìndices Mundiais e o Mercado espanhól porque tem ciclos similares, é mais linear que o Português, mais lucrativo nos dividendos, mais liquido, sectores diversificados e tens uma pré-noção do negócio de mais de 30 empresas das que lá gravitam).
p.s.2 Para uma soma mínima ou para sectores complexos, um fundo de investimento ou ETF's poderão ser as alternativas ideais (ex: biotecnológicas, matérias primas, eurostoxx50, mercados emergentes, dividend plays)
p.s.3 Se e em momento oportuno, lê os posts neste tópico sobre médias móveis, trend following, momentum, market timing, e alguns livros, como introdução aos temas.
viewtopic.php?f=3&t=84008#p1158786
cumps, perseu
ibex vs psi.png
ibex vs psi.png (67.88 KiB) Visualizado 13421 vezes
Psi20 testa resistência na MMS50.png
Psi20 testa resistência na MMS50.png (27.01 KiB) Visualizado 13421 vezes
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: A Memória do Preço » O Preço da Memória

por Optimiza » 14/7/2015 1:58

ricardmag Escreveu:Anacor Pharmaceuticals Inc dispara 40% :oh: :clap:

O Ficheiro anacor.PNG não está disponível


caro RicardMag, ando tão distraído com a Grécia e com o trabalho, que hoje fiquei Doente com a Anacor :oops: , quando vi que a ação tinha subido 53% (graças a um &&%$I(()%()&%) de créme para a Icterícia que teve estudos favoráveis para a FDA). E eu que a vendi a uns míseros, simbólicos 65 usd, uma semana depois de a ter recomendado aqui no caldeirão:
viewtopic.php?f=3&t=84008&start=400#p1187322

Dessas ações, nunca cheguei a ter a Vertex, vendi em junho a BioMarine (e perdi uma legup inteira), e apenas mantenho a Immunogen.

p.s. com as notas que tenho sobre Biotechs vou colocar esta semana um post com alguns pontos de interesse sobre o sector.

cumps, perseu
ANACOR  Gap up.png
ANACOR Gap up.png (20.29 KiB) Visualizado 13514 vezes
Immunogen  sem limites.png
Immunogen sem limites.png (32.42 KiB) Visualizado 13514 vezes
VERTEX lateraliza.png
VERTEX lateraliza.png (44.72 KiB) Visualizado 13514 vezes
BIOMARIN  permaBull.png
BIOMARIN permaBull.png (36.65 KiB) Visualizado 13514 vezes
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: A Memória do Preço » O Preço da Memória

por TremalNaik » 13/7/2015 19:09

Quase que me esquecia! A queda do euro não puxa pelas papeleiras, como a Altri ou a Portucel? Aquilo não se vende em dólares?
TN
 
Mensagens: 212
Registado: 10/5/2015 14:55

Re: A Memória do Preço » O Preço da Memória

por TremalNaik » 13/7/2015 19:08

IBEX35 - Liberbank, Bankia, Santander, caixabank, Mapfre, Sabadel, Arcelor, FCC, Sacyr, Tecnicas reunidas, inditex, Abertis, Dia
DAX - Commerzbank, Deutsche bank, Daimler (on results), BMW, Siemens, Heidelbergcement
Nasdaq - Ebay, Apple, Oracle, Alibaba/Yahoo (gosto mto apesar do bear chinês), Yelp, google, PSCH
CAC40 - Credit Agricole, BNP, Natixis, Societé Generale, LVMH, Loreal, Peugeot
mib - Intesa, Fiat, Ubi banca, Banca monte dei paschi, Luxxotica, Telecom italia
PSI18 - BPI (accionista), JM, BCP, Mota, Impresa e EDP

Caro Perseu,

Obrigado pela lista. Devo confessar-me atrapalhado com tamanho rol porque, na verdade, sou mesmo um investidor mínimo, dos que trabalham ainda na plataforma da CGD. É um embaraço dizê-lo porque, depois do que aprendi por aqui, investir com aquela ferramenta é o mesmo que tentar uma fuga de Colditz, das prisões de Herr Schauble, (foi irresistível, este apontamento), com uma colher de café.

Anoto que compraste BPI (teve de ser) antes do fundo desejado. Bem jogado!

Eu tenho BCP, SONAE, JM e CTT, por esta ordem de riqueza. Curioso, como acabei por não comprar EDP, depois de tantos elogios. Faltou-me o dinheiro, para fugir ao eufemístico "faltou liquidez". Vendi (muito mal) Mota e Impresa, que havia comprado caríssimo, atentos os valores actuais. Sabes que uma das vantagens de investir de forma primitiva, e comer apenas do prato português, é ganhar traquejo sem pôr a minha vida em risco. Olho pelo retrovisor, para os meus 4 meses de experiência bolsista, e fico muito contente por as minhas cãs me terem aconselhado a começar lento. Este jogo é perigoso, e é necessário muito calo e muita serenidade para não caminharmos alegremente para a bancarrota. Tento ter a vantagem de investir longuíssimo, e cada vez mais me parece que, a menos de um cataclismo, e o Grexit sê-lo-ia, numa economia como a nossa é uma questão de tempo até as cotações virem ao nosso encontro. Repara: comprei Impresa a 1,02, o que parecia barato na altura. Basta ver os gráficos. Vendi pelos 0,80, não sei bem. A verdade é que estou convencido de que até Maio de 2016, a cotação vai passar os 102 cêntimos. Ou seja: para quem possa esperar, e não tenha pressa, a bolsa talvez seja uma alternativa interessante ao aforro convencional. Creio que isto se aplica com mais propriedade a acções com muito volume. E, sim, estou preparado para te ouvir dizer: - Tremal Naik, tu és um bota de elástico e um conservador.

Não ponho de parte, para terminar, a minha teoria do golpe militar.Seria uma acção directa muito ao modo grego. Mas não tenho acompanhado as notícias, e se calhar já fui ultrapassado pelos acontecimentos. É o que dá querer ganhar a trabalhar o que não se conseguiu ganhar na bolsa.

Cumprimentos,
Tremal Naik
 
Mensagens: 212
Registado: 10/5/2015 14:55

Re: A Memória do Preço » O Preço da Memória

por ricardmag » 13/7/2015 16:00

Anacor Pharmaceuticals Inc dispara 40% :oh: :clap:

anacor.PNG
anacor.PNG (29.26 KiB) Visualizado 13553 vezes
Editado pela última vez por ricardmag em 13/7/2015 19:22, num total de 1 vez.
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: A Memória do Preço » O Preço da Memória

por Optimiza » 13/7/2015 13:34

TremalNaik Escreveu:Dada a perturbação sistemática dos meus fins de semana com os avanços e recuos no affair Grécia, que ultrapassa largamente a minha dimensão capitalista, e considerando que tenho falhado mais vezes do que acertado na análise política, prevejo, desassombradamente, que, a continuar a estupidez daqueles que parecem não querer mesmo o acordo, ocorra brevemente um golpe de estado militar de direita na Grécia. Esta gente parece que não leu os compêndios de História...

Tremal Naik


Caro Tremal Naik, tal como previas, temos agora a forte probabilidade da obtenção de um Acordo, fuga ao crash Grexit, e pelo regresso a um Bull Market normalizado, sem euforias, com correções e subidas normais para uma época veraneante historicamente pautada por menor liquidez.

Nessa perspectiva, abre-se as portas a uma lenta ascenção até final do ano, com a ultrapasagem de níveis importantes nos Índices DAX e Ibex35 nos 12.000 pontos e 6300 pontos no PSI. Como o Psi tem pouca espessura de Mercado, poderá ser interessante, diversificar por ações Alemãs, Francesas, Italianas, Espanholas e algumas ações do Nasdaq.

Meras sugestões para um acompanhamento prolongado da evolução dos preços:

IBEX35 - Liberbank, Bankia, Santander, caixabank, Mapfre, Sabadel, Arcelor, FCC, Sacyr, Tecnicas reunidas, inditex, Abertis, Dia
DAX - Commerzbank, Deutsche bank, Daimler (on results), BMW, Siemens, Heidelbergcement
Nasdaq - Ebay, Apple, Oracle, Alibaba/Yahoo (gosto mto apesar do bear chinês), Yelp, google, PSCH
CAC40 - Credit Agricole, BNP, Natixis, Societé Generale, LVMH, Loreal, Peugeot
mib - Intesa, Fiat, Ubi banca, Banca monte dei paschi, Luxxotica, Telecom italia
PSI18 - BPI (accionista), JM, BCP, Mota, Impresa e EDP

cumps, perseu
Psi20 Bull defendido e  outro teste na MMS50.png
Psi20 Bull defendido e outro teste na MMS50.png (33.96 KiB) Visualizado 13648 vezes
cac40.png
cac40.png (31.02 KiB) Visualizado 13648 vezes
Commerzbank regresso à tendência Bull de longo prazo Mega teste na MMS200.png
Commerzbank regresso à tendência Bull de longo prazo Mega teste na MMS200.png (33.76 KiB) Visualizado 13648 vezes
alibaba intrinsic value.gif
alibaba intrinsic value.gif (83.74 KiB) Visualizado 13648 vezes
SELL SIDE USA contrarian indicator abaixo de verde indica que existe pressão compradora.gif
SELL SIDE USA contrarian indicator abaixo de verde indica que existe pressão compradora.gif (45.71 KiB) Visualizado 13648 vezes
IBEX el toro testa MMS50.png
IBEX el toro testa MMS50.png (41 KiB) Visualizado 13648 vezes
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

AGreekment vs Short interest de dezenas de biliões em risco

por Optimiza » 13/7/2015 12:09

pcm1979 Escreveu:"Mas ainda é preciso que seja aprovado pelo parlamento grego e, posteriormente, terá de ser aprovado pelos parlamentos alemão, austríaco, holandês, estónio, eslovaco e finlandês."

Viva perseu. Será que a aprovação por todos esses parlamentos são favas contadas? Estou na dúvida se devo reforçar o UBS European Opportunity Unconstrained.


Olá pcm1979, esta decisão permite à Grécia regressar à "normalidade" económica em 3 meses. No último trimestre voltará a uma situação superavitária no saldo primário orçamental (e inverter de um 3º trimestre que se espera hiper recessivo, com queda a rondar os 5% no PIB)

Evita-se confrontos sociais e instabilidade política na Grécia e o início da desagregação da zona euro. Mais importante, as expectativas dos investidores e dos consumidores serão amplificadas.

RUÍDO ruído ruído (via posições SHORTS INSTITUCIONAIS que acumularam posições ao longo de 6 meses) - Nas próximas 3 semanas vamos ter muito ruído por parte dos players » recordo que existem 78 mil milhões de US dollars, directa ou indirectamente relacionadas com esta temática, em posições curtas sobre ações gregas e da eurozona, em options e futuros, sobretudo em Londres e Nova York. Ora essas centenas de milhares de investidores particulares e institucionais vão lançar "rumores" na CNN, Cnbc, Bloomberg, wsj, FT, e tantos outros.

Objectivo dos Shorts - irem fechando, paulatinamente, a suas posições ainda com lucros ou sem grandes prejuízos. Precisam de um ambiente ainda de incerteza e medo, para conseguirem ir fechando as posições. Tem de se pôr centenas de opinion makers a gerar dúvidas...

Alguns bancos onde estão localizadas algumas grandes posições shorts ligadas à Grécia - Citi (muitos biliões em posições), Goldman, Morgan Stanley, Nomura, Credit Suisse e Barclays.

Veicular mensagem OBRIGATÓRIA de "MEDO", "MUITO MEDO" para exteriorizar esse ruído - Vão debitar dúvidas sobre a votação no parlamento grego (alguma vez não seria aprovado?); Eleições antecipadas na Grécia; não ratificação parlamentar na Alemanha, Holanda, Estónia e Finlândia (vão existir dificuldades nos 2 últimos países, mas um telefonema do Draghi ou do Hollande e são aprovados - não existem kamikazes que queiram ser depois responsabilizados com a rutura na eurozona).

O UBS European OU é um investimento seguro, mas que enferma de valorizações potenciais baixas - Reforçaria longo via FEZ (ou outros ETF's stoxx50 ou 600 alavancados). Ora, após Key reversal days, fundamentais e técnicos, temos de aproveitar as probabilidades mais favoráveis do que habitualmente. É mais fácil fazer-se 40% numa Mota Engil ou num NBG, ou 30% num BPI, ou 20% num bankia ou comerzbank, do que uma valorização substancial no referido produto.

Importante » E porque a sasonalidade é importante, o facto de regressarmos a um Bull market normal no médio/longo prazo, não impede que, como normalmente, o final de julho corresponda a uma fase mini correctiva típica dos resultados trimestrais ongoing.

p.s. Voltamos a um Bull Market "Ocidental" e Emergentes, mas Shanghai (e shenzen), depois desta fase intermédia de "rebound grego e estadual" (que vai durar algum tempo), têm obrigatoriamente de continuar a correção até aos 3100 a 3250 pontos (a subida anterior foi uma bolha spectacular de 158%, mas não deixa de ser uma bolha sem qualquer sustentação). Já o Nikkei pode aguentar o Bull (graças ao iene carry trade e ao ciclo das taxas de juro).

cumps, perseu
FEZ.png
FEZ.png (34.65 KiB) Visualizado 13692 vezes
a recuperação europeia na sua infância.gif
a recuperação europeia na sua infância.gif (67.59 KiB) Visualizado 13692 vezes
NIKKEI provavel inversão e resistência nos 21000.png
NIKKEI provavel inversão e resistência nos 21000.png (34.95 KiB) Visualizado 13684 vezes
SHANGHAI  rebound grego com teste importante na MMS50.png
SHANGHAI rebound grego com teste importante na MMS50.png (32.08 KiB) Visualizado 13684 vezes
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

aGreekment

por pcm1979 » 13/7/2015 10:07

"Mas ainda é preciso que seja aprovado pelo parlamento grego e, posteriormente, terá de ser aprovado pelos parlamentos alemão, austríaco, holandês, estónio, eslovaco e finlandês."

Viva perseu. Será que a aprovação por todos esses parlamentos são favas contadas? Estou na dúvida se devo reforçar o UBS European Opportunity Unconstrained.
 
Mensagens: 971
Registado: 26/7/2014 12:37
Localização: Braga

Re: O Trend na Grécia

por Optimiza » 13/7/2015 9:41

Investidor258 Escreveu:
TremalNaik Escreveu:Deixo neste tópico - creio que o Perseu não levará a mal mais uma saída de pista - a minha opinião sobre o Eurogrupo de hoje (ontem). Não haverá qualquer Grexit, e amanhã (hoje) o acordo será anunciado. Não podia ser de outra maneira. Os cidadãos europeus não podiam concluir que o governo da Europa está entregue aos ministros das finanças e que os chefes dos governos são meros fantoches que anunciam decisões tomadas por outros. Serão os líderes (como se diz na comunicação social) a anunciar que chegaram a acordo, e que esse acordo resulta de uma vontade política que, por sua vez, é maior do que a vontade financeira. Veremos a meio da tarde se tenho razão!

Tremal Naik
Eu acho que existe 50/50 disso acontecer:

- se não houver "Grexit" terá de haver uma reestruturação da dívida da Grécia, pois se a Europa aceitar este acordo é admitir que "perdeu". Este pacote de super austeridade não vai resolver os problemas dos Gregos nem dos Credores, porque apenas com estas medidas os Gregos não vão conseguir pagar novamente. Portanto das duas uma, ou se aceita este "Plano" Horrível para todas as partes, com a promessa de que todos vão trabalhar para a reestruturação da dívida Grega, ou então hoje vai mesmo haver um "Grexit". Uma vez mais refiro: aceitar estas medidas (sem reestruturação da dívida) é admitir mais um falhanço.


Caro investidor258,

O Objectivo da UE/BCE foi sempre o de proteger a recuperação Macro da Zona Euro. Sabiam que um não acordo rebentava com a estratégia de longo prazo, e pior, destruia o impacto de 60 mil milhões de euros mensais do QE (iam para o esgoto). Com o medo de um não Acordo, os empresários estavam já a deixar de investir no curto prazo.

Para a Grécia, o Acordo trás consigo uma soma colossal de novo cash, novas maturidades à la longue, que funcionam - a médio prazo - como se de uma verdadeira reestruturação se tratasse. Claro que daqui a 3 anos, a reestruturação vai ser novamente instrumentalizada e aplicada à Grécia e a Portugal.

Tsipras já afirmou hoje que consegue a reestruturação da dívida grega a médio prazo (e naturalmente), eventualmente por via de acordo secreto e trilateral, com o BCE e Alemanha.

O que se quer nos próximos dois anos é Eurozona, Economias e indices a recuperar para valores dos bons velhos tempos, e UNIÃO na Eurozona.

Cumps, perseu
stoxx50 teste na MMS50 e LTA decididamente BULL.png
stoxx50 teste na MMS50 e LTA decididamente BULL.png (35.98 KiB) Visualizado 13770 vezes
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: A Memória do Preço » O Preço da Memória

por TremalNaik » 12/7/2015 21:21

Dada a perturbação sistemática dos meus fins de semana com os avanços e recuos no affair Grécia, que ultrapassa largamente a minha dimensão capitalista, e considerando que tenho falhado mais vezes do que acertado na análise política, prevejo, desassombradamente, que, a continuar a estupidez daqueles que parecem não querer mesmo o acordo, ocorra brevemente um golpe de estado militar de direita na Grécia. Esta gente parece que não leu os compêndios de História...

Tremal Naik
 
Mensagens: 212
Registado: 10/5/2015 14:55

Re: O Trend na Grécia

por rp28592 » 12/7/2015 9:19

TremalNaik Escreveu:Deixo neste tópico - creio que o Perseu não levará a mal mais uma saída de pista - a minha opinião sobre o Eurogrupo de hoje (ontem). Não haverá qualquer Grexit, e amanhã (hoje) o acordo será anunciado. Não podia ser de outra maneira. Os cidadãos europeus não podiam concluir que o governo da Europa está entregue aos ministros das finanças e que os chefes dos governos são meros fantoches que anunciam decisões tomadas por outros. Serão os líderes (como se diz na comunicação social) a anunciar que chegaram a acordo, e que esse acordo resulta de uma vontade política que, por sua vez, é maior do que a vontade financeira. Veremos a meio da tarde se tenho razão!

Tremal Naik
Eu acho que existe 50/50 disso acontecer:

- se não houver "Grexit" terá de haver uma reestruturação da dívida da Grécia, pois se a Europa aceitar este acordo é admitir que "perdeu". Este pacote de super austeridade não vai resolver os problemas dos Gregos nem dos Credores, porque apenas com estas medidas os Gregos não vão conseguir pagar novamente. Portanto das duas uma, ou se aceita este "Plano" Horrível para todas as partes, com a promessa de que todos vão trabalhar para a reestruturação da dívida Grega, ou então hoje vai mesmo haver um "Grexit". Uma vez mais refiro: aceitar estas medidas (sem reestruturação da dívida) é admitir mais um falhanço.
 
Mensagens: 144
Registado: 8/6/2015 21:26

O Trend na Grécia

por TremalNaik » 12/7/2015 1:56

Deixo neste tópico - creio que o Perseu não levará a mal mais uma saída de pista - a minha opinião sobre o Eurogrupo de hoje (ontem). Não haverá qualquer Grexit, e amanhã (hoje) o acordo será anunciado. Não podia ser de outra maneira. Os cidadãos europeus não podiam concluir que o governo da Europa está entregue aos ministros das finanças e que os chefes dos governos são meros fantoches que anunciam decisões tomadas por outros. Serão os líderes (como se diz na comunicação social) a anunciar que chegaram a acordo, e que esse acordo resulta de uma vontade política que, por sua vez, é maior do que a vontade financeira. Veremos a meio da tarde se tenho razão!

Tremal Naik
 
Mensagens: 212
Registado: 10/5/2015 14:55

ESPANHA - el toro (em bear ou em bull market)

por Optimiza » 11/7/2015 14:47

Mais do que a única fronteira terrestre da Lusitânia, é em termos históricos, económicos e culturais a nação preponderante para a evolução de Portugal. Contudo, em termos especulativos, tende-se a conhecer e investir muito menos nesse mercado do que o seu relevo e pontos fortes (para nós), justificariam.
El toro.jpg
El toro.jpg (7.77 KiB) Visualizado 14118 vezes

O mercado de renda variável Espanhól tem 4 pontos seculares de interesse para o investidor Português e 2 circunstanciais:
1 – com ciclos de mercado similares ao Português (apenas excepcionado o ano passado devido ao epifenómeno BES/PT).
2 – Diversificação sectorial (de 14 construtoras e promotoras a 9 Bancos, a 3 seguradoras, 7 empresas de informática a 3 cadeias de hotéis).
3 – Dependência do Mercado Espanhol – primeiro parceiro económico (exportações, importações, liquidez)
com um volume de multinacionais exorbitante.
4 – Conhecimento apriorístico da realidade económica e das principais empresas (marcas que todos identificam, como Inditex (Zara), Santander, Repsol, BBVA, Popular, Iberdrola, IAG (Iberia+British Airways), Endesa, Melia, Mapfre, Ferrovial).

Maior crescimento % do PIB na Eurozona. Mercado de renda variável com maior potencial eurozona em 2015 e 2016.
• 8º maior Mercado Mundial para investimento Institucional especulativo.

A) ESPANHA
»3.3% crescimento na projeção do PIB 2015
»9.1% da população da União Europeia (44,8 milhões de habitantes vs 10,6 milhões lusos)
»4ª economia da eurozona (5ª na união europeia/ 13ª economia mundial)
» 15º maior exportador Mundial

B) IBEX (Ibex35+Latibex+IBEX medium caps+Ibex small caps+ General Madrid+ Mercado secundário)
» 20 empresas com capitalização superior a 10 mil milhões de euros.
» 2 empresas com capitalização bolsista acima de 100 mil milhões de euros (Inditex e Banco Santander)
» Clube das multimilionárias: 13 empresas com lucros superiores a 1000 milhões de euros projectados para 2015 (Inditex, Santander, BBVA, IAG, Bankia, Caixabank, Mapfre, Sabadel, Endesa, Iberdrola, Gas natural, Repsol, Abertis)
» Montante dividendos distribuidos 45x superior ao PSI Geral
» Per médio de 12,8% no IBEX35
» 18 sectores produtivos cobertos por cotadas
» 191 empresas com volume médio/diário de trading acima de 1 milhão de euros
» 22 empresas multinacionais globais.
IBEX35  maior crescimento europeu e 13 empresas com lucros superiores a 1000 milhões de euros em 2015.png
IBEX35 maior crescimento europeu e 13 empresas com lucros superiores a 1000 milhões de euros em 2015.png (36.62 KiB) Visualizado 14109 vezes

6 Ibericas com mais de 1000 milhões de euros de dividendos em 2017.gif
6 Ibericas com mais de 1000 milhões de euros de dividendos em 2017.gif (37.3 KiB) Visualizado 14118 vezes

Sectores/ações a acompanhar (pessoal) – top10, banca, construção/promoção, distribuição, oil&energy, farmaceuticas

Notas - meu segundo mercado quase desde os primórdios (a seguir aos USA), e de longe o mais lucrativo nos últimos 2 anos graças ao ciclo, maior sincretismo e “simplicidade” previsional. Claro que é um mercado sem os 3V: visibilidade+volume+volatilidade das Teks/social media/biotecnológicas norte americanas ou os milhares de etfs dedicados e estruturados/call+puts, mas, também por isso, valha a pena conhecer alguma coisa sobre o mesmo.

Alguns sites informativos económicos ou generalistas:
http://www.expansion.com/
http://mercadosencontinuo.es/
http://cincodias.com/mercados/analisis_tecnicos/
http://www.bolsamadrid.es/esp/aspx/Merc ... nto=indice
http://www.bde.es/bde/es/
http://www.bolsamania.com/
http://www.r4.com/analisis-financiero-r ... comendadas
http://cincodias.com/
http://www.eleconomista.es/
http://economia.elpais.com/
http://www.abc.es/
União Europeia 508 milhões de cidadãos.gif
União Europeia 508 milhões de cidadãos.gif (26.58 KiB) Visualizado 14118 vezes
FCC  a Mota Engil espanhola.gif
FCC a Mota Engil espanhola.gif (22.45 KiB) Visualizado 14118 vezes
SANTANDER.png
SANTANDER.png (35.41 KiB) Visualizado 14118 vezes
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Relief rally ou retorno à tendência?

por Optimiza » 10/7/2015 10:21

Rsacramento, bom dia, é de facto ilação, mas com "h" ficava mais bonito :D
psi20 back to the game acima da MMS200.png
psi20 back to the game acima da MMS200.png (34.2 KiB) Visualizado 14285 vezes

De manhã, e não resisto a vir aqui postar, porque se é verdade que para lá de um regresso ao Bull na Eurozona (ibex35 próximo dos 11000 e psi20 acima da MMS200 e dos 5500 pontos), arrasta rebounds ou inversões em todo o Mundo, também é verdade que o Acordo ainda não foi firmado :pray: .
Shanghai recupera 10%, de níveis oversold, em dois dias (graças ao Estado Chinês e à Grécia, sim a mini micro Grécia), mas brevemente regressará à sua tendência de queda (que não vai condicionar por aí além outras economias, nem a chinesa). A tabela indica que este crash Chinês foi muito aquém do esperado face a uma anterior subida absurda de 158% num ano (forma prática com que se deve ganhar com as fases de quedas na China passa pelo FXP).
A Magnitude dos crashes » Shanghai pode e deve cair mais depois de um saudável relief rally.jpg
SHANGHAI  a MMS200 e o Estado Chinês reboundaram o mercado.png
SHANGHAI a MMS200 e o Estado Chinês reboundaram o mercado.png (32.74 KiB) Visualizado 14285 vezes

A importância da performance sectorial, faz com que mesmo num Bull market possa existir um overlap de 50% entre sectores. para além do market timing, o sector picking e o cherry picking são demasiado importantes para serem esquecidos (a diferente performance potencial entre Blocos regionais será ainda mais relevante na segunda metade do ano).
SECTOR PERFORMANCE   HEALTH (with Biotech +56%) VS ENERGY.gif
SECTOR PERFORMANCE HEALTH (with Biotech +56%) VS ENERGY.gif (61.2 KiB) Visualizado 14285 vezes

A performance do sector bancário e da construção na Eurozona, está a corresponder nesta fase, a um Beta de 1.9 (muito bom). Nestes sectores, Espanha, Itália, Portugal França e Alemanha estão a ser exemplares.
BPI inversão requer confirmação acima da MMS20.gif
BPI inversão requer confirmação acima da MMS20.gif (17.99 KiB) Visualizado 14285 vezes
banco Intesa san paolo  key reversal day.png
banco Intesa san paolo key reversal day.png (35.73 KiB) Visualizado 14285 vezes

cumps, perseu
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: Lógica, Suportes e Risco/Retorno

por rsacramento » 9/7/2015 1:12

perseu Escreveu:(...) a verdade é que quanto mais simples fôr a análise, mais sólidas serão as hilações!
(...)
nota: A última hipótese de se evitar o head and shoulders no S&P500, até aos 1977 pontos (ver gráfico), é este domingo termos todos uma excelente Notícia!!!!

não concordas que há aqui uma contradição (entre o texto e o gráfico)?

querias ter escrito: ilações :wink:
Anexos
S%26P500 HEAD AND SHOULDER TARGET NOS 1977.gif
S%26P500 HEAD AND SHOULDER TARGET NOS 1977.gif (68.04 KiB) Visualizado 14414 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Lógica, Suportes e Risco/Retorno

por Optimiza » 8/7/2015 22:48

Caro TremalNaik, como partilho a 100% as tuas incertezas sobre estes próximos 10 dias, nada como partir dos teus cenários especulativos e seguir a lógica.

“Um bom julgamento vem da experiência, e a experiência vem de um mau julgamento”.
Barry Le Platner

“ As Bolsas não traduzem as economias, traduzem sim a psicologia dos investidores” (pode subir e descer para lá do racional)

Price is what you pay. Value is what you get” — Warren Buffett

"a) os sinais do governo grego parecem menos conflituosos e mais próximos do desejo de um acordo, diria eu, ao preço que custar; b) Passos Coelho mudou o discurso em relação ao governo grego e está mais apaziguador e cordato. O que se estará a passar verdadeiramente?
Hipótese 1. Um qualquer tipo de acordo está muito próximo e, diplomaticamente, as partes recuam para uma posição em que não há vencedores e vencidos. Argumentos contra: o referendo e a posição maioritária que aí foi expressa; a apatia nas bolsas que pareciam oscilar em sincronia com as ondas da crise grega.
Hipótese 2. Está a ser preparado em segredo o Grexit. A favor, os argumentos que antes serviram para contraditar a hipótese 1. Argumento contra: nada fica em segredo nos tempos que correm" Tremalnaik

Acredito na tua hipótese 1. O acordo está mais próximo, é e sempre foi inevitável (assumo que se errar vou pagar, e bem, por isso). Quanto ao Passos Coelho já se apercebeu que nós somos a “Grécia Seguinte”. Que as yields da dívida pública de curto prazo, já estão quase no dobro da Espanha, e que a nossa economia está a crescer sobretudo pela via do consumo privado e que a dívida pública lusa vai chegar aos 135% este ano....tornando-se impagável e ingerível, na próxima crise, em que as yields a 10 anos subam acima dos 7%.
ey litle piggy.jpg
ey litle piggy.jpg (38.9 KiB) Visualizado 14488 vezes

Apesar de a Goldman Sachs e de a Societé generale atribuirem 60% de hipóteses ao Grexit (hipótese 2), apenas se Todos os decisores na eurozona forem Kamikazes é que chegamos lá. Como afirmei no post acima, saía mais barato a Eurozona perdoar na íntegra todos os juros da dívida grega durante 100 anos, do que assumir as perdas provindas de 4 frentes no espaço de um ano apenas (isto apenas considerando as perdas em 18 países e “esquecendo-me” da Grécia)

"...para um incréu na AT, como eu, que os especialistas que previam a descida do PSI para 5300 pontos tenham acertado" TremalNaik


Porque é que a AT é importante? Porque é real e acompanha de facto o movimento do preço. Os suportes/resistências, fixos e móveis espelham a tendência, espelham os pontos-chave da oferta (caveat vendor) e da procura (caveat emptor). Os padrões (figuras técnicas relevantes pela memória reiterada de determinado efeito com convição da sua repetibilidade). As médias móveis+volume, traduzem o modelo orgânico dos mercados. Apesar da subjectividade nos pivot points, fibonacci retracements, a verdade é que quanto mais simples fôr a análise, mais sólidas serão as hilações.
viewtopic.php?f=3&t=84008&start=200#p1173927 (medias móveis)
viewtopic.php?f=3&t=84008&start=200#p1173731 (inversão de tendência)
viewtopic.php?f=3&t=84008&start=75#p1163345 (relief rally)

"...os objectivos que traçaste para BPI, BCP e MOTA implicam uma queda do PSI para os 5000 pontos ou menos. Parece-te provável que a enorme queda continue, anulando todos os ganhos de 2015? Que suporte tem o PSI?" TremalNaik

No curtissimo prazo, tudo depende da Grécia (mesmo a China teria o seu rebound”zorro”, até novas quedas à frente). Esse teste será, assim o espero, na próxima segunda feira, e não creio que até dia 11 de julho o PSI quebre os 5000 pontos (embora os 5000 pontos não sejam um mega suporte, apenas psicológico). Os targets de compras das ações referidas, entre outras que indiquei, prendem-se com suportes e pontos de inversão. Das 3 que indicas, o BPI é para mim uma Must Have (embora bear em todos os prazos e com suporte próximo, tenho de a comprar agora), R1/R4 (coloco em risco 12 cents e posso conquistar 48 cents). A EDP é uma value play, corre noutra pista, ações com fortes dividendos que funcionam como “estabilizadores” face á volatilidade (o seu beta reduzido faz com que em fortes rebounds, os “estabilizadores” sejam pontos de frição à performance relativa).
BPI  Bear em todos os prazos  mas é uma MUST HAVE.gif
BPI Bear em todos os prazos mas é uma MUST HAVE.gif (24.06 KiB) Visualizado 14499 vezes

Num Bear market (apartir do HT médio prazo), o mercado não tem suportes (i.e que defendam o preço). Num Bull Market (apartir do HT médio prazo), o mercado não tem resistências (i.e que limitem o preço).
SUPORTES mundiais.gif
SUPORTES mundiais.gif (39.97 KiB) Visualizado 14499 vezes

nota: A última hipótese de se evitar o head and shoulders no S&P500, até aos 1977 pontos (ver gráfico), é este domingo termos todos uma excelente Notícia!!!!
cumps, perseu
PSI20 BEAR THE BEAR MARKET.png
PSI20 BEAR THE BEAR MARKET.png (35.11 KiB) Visualizado 14499 vezes
S&P500 HEAD AND SHOULDER TARGET NOS 1977.gif
S&P500 HEAD AND SHOULDER TARGET NOS 1977.gif (68.04 KiB) Visualizado 14499 vezes
NIKKEI primeiros reflexos do Crash chinês.png
NIKKEI primeiros reflexos do Crash chinês.png (36.32 KiB) Visualizado 14499 vezes
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: A Memória do Preço » O Preço da Memória

por TremalNaik » 8/7/2015 15:51

Não me tem sobrado tempo para acompanhar de perto a bolsa, mas: a) os sinais do governo grego parecem menos conflituosos e mais próximos do desejo de um acordo, diria eu, ao preço que custar; b) Passos Coelho mudou o discurso em relação ao governo grego e está mais apaziguador e cordato. O que se estará a passar verdadeiramente?

Hipótese 1. Um qualquer tipo de acordo está muito próximo e, diplomaticamente, as partes recuam para uma posição em que não há vencedores e vencidos. Argumentos contra: o referendo e a posição maioritária que aí foi expressa; a apatia nas bolsas que pareciam oscilar em sincronia com as ondas da crise grega.

Hipótese 2. Está a ser preparado em segredo o Grexit. A favor, os argumentos que antes serviram para contraditar a hipótese 1. Argumento contra: nada fica em segredo nos tempos que correm.

Nota amarga: é irritante, para um incréu na AT, como eu, que os especialistas que previam a descida do PSI para 5300 pontos tenham acertado.

Questão lateral para o Perseu (duplamente lateral: por ser menos significante e por evitar olhá-lo de frente ): os objectivos que traçaste para BPI, BCP e MOTA implicam uma queda do PSI para os 5000 pontos ou menos. Parece-te provável que a enorme queda continue, anulando todos os ganhos de 2015? Que suporte tem o PSI?

Cumprimentos,
Tremal Naik

PS: A Edp continua no túnel de conforto, como se diz agora. Com vizinhos a terem quebras próximas de 15%.
 
Mensagens: 212
Registado: 10/5/2015 14:55

reduzir liquidez

por Optimiza » 8/7/2015 1:43

Caro Artista Romeno, quando se consegue identificar um claro bull ou bear market num activo (ex: Shanghai via Etf FXP), a alavancagem não é um pecado mortal (uma alavancagem de 2x, 3x 5x), nem põe em causa a carteira.

No tocante à OI, tive 2 vezes a mesma este ano e correu bem, tal como a primeira metade do ano no geral. Neste momento estou com liquidez ímpar, mantendo posição por exemplo em FXP e Immunogen (esta provavelmente para todo o ano), e duas ações congeladas, ainda contabilisticamente em positivos (que trocava já já já por OI), NBG e Piraeus.

Racional para começar a reduzir a liquidez agora (quando todos reforçaram as vendas), quero comprar 3 posições até 6ª feira, entre: FXI, Commerzbank (entro sempre abaixo de 10,5), Daimler (abaixo de 72), Credit Agricole (abaixo de 12,2), Sabadel, Liberbank (0,6), BPI (aqui de certeza que entro abaixo de 0,92), Mota (abaixo de 2) e BCP (0,066).
Forecast para memória futura, em que tenho de acertar 4 em 6, e em que o 1º ponto é desde logo eliminatório (vamos a ver se não me lixo :-k )

racional 1º Chega-se a um Acordo com e para a Grécia, invocando para grego ouvir, o princípio lato da solidariedade (não pensando no resto da Europa, América do Norte, Emergentes ou China, a Eurozona perderia mais de 1 trilião de euros até final do ano caso não chegasse a esse acordo. Entre evaporação contabilística de mais de 200 mil milhões de euros em empréstimos BCE+Estados eurozona+ELA, mais de 300 mil milhões de euros em 1,2% de crescimento do PIB potencial e em mais de 600 mil milhões em capitalizações bolsistas implodidas. Ignoro qual o desperdício relativo a 720 mil milhões de euros anualizados em Fundos do BCE+bancos Centrais (QE)

racional 2º China recupera FORTE, mas temporariamente com o Acordo com Grécia - país com um PIB inferior ao Chile e mto próximo do Lusitano (tal como o "resto do Mundo"). A China regressará mais tarde às quedas. Seria surpreendente que invertesse antes dos 3250 a 3150 pontos (Shanghai) viewtopic.php?f=3&t=84008&start=475#p1194342
a lei da gravidade Chinesa.jpg
a lei da gravidade Chinesa.jpg (36.19 KiB) Visualizado 14751 vezes

racional 3º Resultados líquidos trimestrais favoráveis na eurozona, sobem mais de 6% (vis a vis -4,7% nos USA).

racional 4º Apesar da maior ou menor volatilidade, Bull Europeu reinstala-se até Maio do próximo ano, com ou sem Grécia. A economia da eurozona vai demonstrar a sua resiliência e Fortaleza podendo o PIB médio superar os 1,8% (USA acima dos 2,1%).

racional 5º Taxas de juro nos States só aumentará duas vezes este ano e apenas em 25 basis cada subida.

racional 6º O USdollar não se vai consolidar abaixo da paridade com o euro.

nota - A previsão quando deriva de uma necessidade, e sustentada em argumentos (por relativos e frágeis que possam ser), deixa de ser futurologia para passar a ser parte da estratégia (errada ou não).
nota 2 - O meu "Pai de todos os indices" alterou-se, temporariamente, há 2 meses, do S&P500 para a Apple. Enquanto a Apple estiver bull de longo prazo (acima da MMS200), também estou!
cumps, perseu
APPLE o suporte do Bull market global está na MMS200.png
APPLE o suporte do Bull market global está na MMS200.png (37.96 KiB) Visualizado 14756 vezes
QUEDA DO PIB DE 25% NA GRÉCIA   NADA DE MAIS....jpg

O vix já começa a descer inesperado ou antecipa algo.png
O vix já começa a descer inesperado ou antecipa algo.png (40.65 KiB) Visualizado 14756 vezes
Shanghai sem suportes próximos mas com plausível sustentação nos 3200 3250.png
Shanghai sem suportes próximos mas com plausível sustentação nos 3200 3250.png (35.92 KiB) Visualizado 14756 vezes
Editado pela última vez por Optimiza em 8/7/2015 23:21, num total de 3 vezes.
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: A Memória do Preço » O Preço da Memória

por Artista Romeno » 7/7/2015 20:15

rsacramento Escreveu:sempre que oiço falar no livermore lembro-me logo que ele se suicidou, amargurado e mais uma vez falido..


estatisticamente se jogares muito alavancado muitas vezes a probabilidade de rebentares tende para 100% :mrgreen: num jogo em que as tuas probabilidades sao menos de 50% descontadas as comissões.... em movimentos altamente amplificados espera-se o que? o buffet alguma vez entrou na falencia? a alavancagem moderada até pode funcionar alavancagem levada ao extremo acaba sempre mal :wall: :shock:

p.s ainda gostava de saber se o perseu está enfiado na OI? é que o homem tinha que dizer alguma coisa de jeito e uma delas é que não se envolva com os ativos :wink: quem comprou oi a seguir á entrada da pt na empresa ali em 2010-2011 fica com o investimento para os netos dos marcianos que invadirem a terra, o bava é o gajo mais estupido que eu conheço :-" :oh: :shock:
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: A Memória do Preço » O Preço da Memória

por Optimiza » 7/7/2015 19:42

rsacramento, por vezes, basta um erro e pões em causa dezenas de trades anteriores. Agora, imagina Jesse Livermore, com alavancagens até 80 vezes o seu capital, e por vezes com operações interdependentes. Bastaria uma perda de 2% do capital.... (além disso sofria de depressão).

Para além disso, a qualidade superlativa, com o tempo, tende a diminuir.
cumps, perseu
Brooke shields Lagoa Azul.jpg
Brooke shields Lagoa Azul.jpg (54.22 KiB) Visualizado 14892 vezes
brooke shields 2015.jpg
brooke shields 2015.jpg (41.74 KiB) Visualizado 14892 vezes
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: A Memória do Preço » O Preço da Memória

por rsacramento » 7/7/2015 19:22

sempre que oiço falar no livermore lembro-me logo que ele se suicidou, amargurado e mais uma vez falido..
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: A Memória do Preço » O Preço da Memória

por Optimiza » 7/7/2015 19:21

Raposo Tavares Escreveu:Um grande tópico, um muito bom 500º post! Parabéns!

Um abraço.
Raposo Tavares


Obrigado Raposo Tavares, enquanto nada se decide no Peloponeso ou em Franckfurt, os dois, vamos colocando mais alguns artigos :wink:
Abraço, perseu
YES to Greece.jpg
YES to Greece.jpg (115.31 KiB) Visualizado 14906 vezes
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

JESSE LIVERMORE - THE GREAT BEAR (continuação)

por Optimiza » 7/7/2015 18:57

jesse livermore wisdom.jpg
jesse livermore wisdom.jpg (36.01 KiB) Visualizado 14927 vezes

Regras da negociação JLivermore:

a) Determinar a Big idea (construir uma narrativa), e depois investir com precisão.

b) Comprar ações a subir e vender ações a descer (detectar o ponto de inversão).

c) Não negociar todos os dias de cada ano.

d) Tentar negociar apenas quando o mercado está claramente bullish (do lado longo), ou bearish (a shortar).
Identificar a tendência primária.png
Identificar a tendência primária.png (19.79 KiB) Visualizado 14927 vezes

e) NegocIar a favor do mercado (the trend is your friend).

f) Coordena a negociação com Pivot points.

g) Só se entra numa ação depois da ação de o mercado confirmar a análise do investidor, e aí, entra-se imediatamente.

h) Manter os trades que dão lucro e fechar os trades que dão prejuízo (cut the losses and let the profits go).

i) Finalizar os trades em que claramente a tendência que os originou chegou ao seu fim.

j) Em todos os sectores, negoceia a ação líder – aquela que demonstra uma Trend mais forte.

l) Nunca se deve fazer averaging losses, comprando por exemplo mais ações na queda – deve-se sair pura e simplesmente do trade.

m) Nunca se deve atingir a margin call – antes disso, fechasse o trade.

n) Não ser um investidor involuntário ao manter as posições que cairam demasiado.

o) Uma ação nunca está demasiado cara ou demasiado barata para se shortar.

p) Os mercados nunca estão errados, as opiniões sim!

q) Os lucros mais robustos são derivados de trades lucrativos desde o início.

r) Pivot points e breakouts – “Ganhar sempre dinheiro quando tinha paciência de esperar pelo atingimento dos Pivotal Point”.
so true.png
so true.png (208.08 KiB) Visualizado 14927 vezes

-» ERROS NO TRADE
Cortar as perdas é a regra essencial de Livermore. Os erros devem ser assumidos rapidamente para que não destruam a carteira e a possibilidade de lucrar em novas oportunidades.

1) “Evite o envolvimento emocional com a posição ou com o activo”.
2) Não criar desculpas quando se está errado! Apenas admitir e tentar lucrar com isso.

3) O mercado diz aos traders quando estão errados. Estão errados quando comçeam a perder dinheiro. Quando se detecta o posicionamento errado face ao mercado deve-se fechar a posição, analisar o track record da operação e guardar a liquidez para futuro investimento.

4) “Don’t be a sucker or a semi sucker” » Numa ocasião em que Jesse foi arrastado para uma posição fortemente perdedora, quebrou a sua REGRA CARDEAL -» “DEVE-SE PENSAR POR SI PRÓPRIO E NÃO ACEITAR AS DICAS DE OUTROS INVESTIDORES. Nós somos os únicos donos do nosso trade” (para se ganhar nos mercados temos de ter pensamento crítico sobre qualquer investimento e timelines de entrada, reforço, redução, fecho de posição).
Jesse on his words.jpg
Jesse on his words.jpg (17.84 KiB) Visualizado 14927 vezes

VERDADE DECISIVA PARA GANHOS ACIMA DA MÉDIA (COM OU SEM LEVERAGE)
“ Nunca beneficiei particularmente de nenhum movimento do mercado, se não o captasse no início do mesmo". A razão prender-se-ia com o facto de ao perder a primeira reserva de lucros, colocava em risco a coragem e a enorme paciência para ir acumulando lucros até ao final do movimento – passando por cima dos pequenos rebounds ou correções que vão ocorrendo até ao fim do movimento (lucros iniciais permitem isolarmo-nos do “ruído” do mercado).
A memória do preço 2X que poderia ser replicada agora uma 3ª vez em Shanghai.png
A memória do preço 2X que poderia ser replicada agora uma 3ª vez em Shanghai.png (31.81 KiB) Visualizado 14927 vezes

Principais livros e algumas Fontes:
http://www.valuewalk.com/jesse-lauristo ... urce-page/
http://www.investopedia.com/university/ ... ermore.asp
http://www.marketwatch.com/story/six-le ... 2011-01-21
https://en.wikipedia.org/wiki/Jesse_Lauriston_Livermore
1923 – Reminiscences of a Stock Operator (Edwin Lefèvre)
1985 – Jesse Livermore – Speculator King (Paul Sarnoff)
2001 – Jesse Livermore: The World's Greatest Stock Trader (Richard Smitten) – o melhor
2001 – How To Trade In Stocks (Jesse Livermore)

Outros temas relevantes ver no Índice na 1ª página viewtopic.php?f=3&t=84008#p1158786
grand scale.png
Editado pela última vez por Optimiza em 7/7/2015 19:25, num total de 1 vez.
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: A Memória do Preço » O Preço da Memória

por RaposoTavares » 7/7/2015 18:48

Um grande tópico, um muito bom 500º post! Parabéns!

Um abraço.
Raposo Tavares
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

XXX -GRANDES INVESTIDORES E ESPECULADORES/JESSE LIVERMORE

por Optimiza » 7/7/2015 18:43

Caro Tremal Naik,

Na sequência dos nossos últimos mails, o mítico especulador que se segue, fala intemporalmente do tema da paciência, da tendência e da singularidade, como diferenciadores do especulador.

# WD GANN # viewtopic.php?f=3&t=84008&start=475#p1192797

# JESSE LIVERMORE (The Great Bear & The first BIG Pro Trader) #
“Os amadores querem ter razão, os profissionais querem ganhar dinheiro”
”Não foi o meu pensamento que fez a fortuna por mim, foi a minha paciência.”

Buzzwords -» Identificar Padrões, seguir as Tendências, Conjugar Timing e Preço, Multi-Sectores, Experiência pelos erros, Longo ou curto, Paciência como virtude.
Os padrões e a memória dos preços.png
Os padrões e a memória dos preços.png (280.32 KiB) Visualizado 14935 vezes

A filosofia de trading de Livermore enfatiza a “bigger picture” e as mega trends, procurando evitar o pequeno profit taking e o overtrade. Reforço agressivo de posições ganhadoras e a limpeza rápida de posições perdedoras (exemplos vincados nos crashes de 1907 e de 1929, em que foi o trader do Mundo que mais dinheiro ganhou numa situação de crash dantesco).

Gostaria de cumprir com todas as regras aqui inscritas e durante todo o tempo (a verdade é que não consigo cumprir com todas ...e Jesse Livermore também não o fez).

- Biografia/Percurso


A vida de J.L. foi imortalizada pelo livro “Reminiscences of a Stock Operator” (Edwin Lefevre), que ainda hoje mantem-se actual nas componentes de estratégia, de dinâmica e de análise a efectuar). Melhor alternativa é ler o livro contemporâneo que melhor sintetiza o modus operandi e as grandes hilações provenientes da sua história e daquele Livro.

A Vida de Jesse Livermore:

Nasceu em Shrewsbury, Massachusetts (1877), e começou a investir com 14 anos, assim que o pai o obrigou a ir trabalhar no campo (em vez de continuar a estudar). Dado o seu gosto por nºs e preços, começou a colocar as cotações das ações (trabalho manual na altura), na corretora Pain Webber em Boston. Este método de observação passivo levou-o a conceber uma estratégia de negociação lucrativa.
Partiu da manipulação (bucket shops) para o scalping e daí para a identificação das trend reversals, Nessa altura, estudando o seu track record chegou á conclusão que acertava em 100% dos pequenos movimentos diários (identificação perfeita dos breakouts), mas que subperformava o mercado Bull. Cheou à conclusão que o day trading não lhe permitia maximizar os lucros dos grandes movimentos. Casou-se a primeira de 3 vezes em 1900, e logo de seguida faliu a primeira vez (de 3 vezes também). Teve dois filhos, dois cães e dois Yatchs.
Livermore  breakout.gif
Livermore breakout.gif (10.73 KiB) Visualizado 14935 vezes

Continuou a investir em bucket shops (filiais de agências de corretagem nacionais onde se recebiam intermitentemente as listas de preços das cotadas), onde se especializou a fazer apostas sobre a evolução bull ou bear dos títulos contra as mesmas filiais. Só deixou de o fazer quando foi banido em termos nacionais, porque estava a arruinar aquelas casas de investimento. Mudou-se aos 24 anos para new York para negociar em Wall Street, e aí devotou as suas energias a construir novas regras para um mercado mais complexo.

A sua fortuna em valores actuais, chegaria aos 125 Biliões Usdollars (valores acumulados e compostos) , ganhou e perdeu várias fortunias multimilionárias. Os seus palpites eram lendários, tendo acertado no Crash de 1929 (sexta feira negra), e sido o maior shorter em Wall Street nesse período. Outra lendária foi em 1907, após se ter recheado com ações de caminhos de ferro, sobretudo da Union Pacific e acontece o terramoto de São Francisco (as suas ações valorizaram-se 22 vezes num espaço de 6 meses.

Embora investisse mais em ações e opções (com enormes ganhos e perdas), as commodities quase só lhe geraram lucros. “A negociação em commodities rege-se pela simples análise de factos, da oferta e da procura, presente e prospectiva. Não se perde em especulações sobre dezenas de cenários como nas ações”.
-» Por vezes, Livermore não cumpriu estritamente com a suas regras. Lamentava que a sua desobediência pontual às regras por si definidas levaram aos seus maiores desaires financeiros. Suicidou-se em 1940, pós a 3ª grande falência (curiosamente o ano em que o livro que o imortalizou foi publicado).
tableaux Livermore.png
tableaux Livermore.png (85.34 KiB) Visualizado 14935 vezes


-» 14 Citações norteadoras do Trader:


1) “A especulação não é mais do que antecipar movimentos futuros”.

2) “A única maneira de obter uma verdadeira educação no mercado é investindo dinheiro, seguir o trade e estudar os seus erros”.

3) “Uma perda não me incomoda depois de a assumir. Esqueço-a de noite. Contudo, estar errado e não ter assumido atempadamente uma perda, é isso que destrói a carteira e...a alma”.

4) (Padrões e tendências) “Uma ideia crucial é que realmente o BIG Money é sempre ganho prudentemente, cavalgando as Trends principais ao longo de muito tempo e não em day trading a analisar as flutuações minuto a minuto!

5) “Põe sempre de parte alguns dos teus ganhos. Nunca saberás quando vais precisar dele.”

6) “Só existe um lado no mercado, e esse não é o lado Bull ou o lado Bear, mas sim o lado certo!”

7) “De vez em quando deve-se ter apenas cash, tirar uma pausa, tirar umas férias. Não tentar investir no mercado a todo o tempo. Não é exequível, demasiado duro sobre as nossas emoções”.
Jesse.jpg
Jesse.jpg (114.78 KiB) Visualizado 14935 vezes

8) “Aprende a conhecer as tuas Forças e as tuas fraquezas (Não aprendes sobre os teus sucessos, só sobre os teus erros)”.

9) (Padrões e tendências) “Mr. Partridge continuava a repetir aos seus clientes, “bem isto é um Bull Market”. O que queria realmente dizer é que o Big Money não se ganha na flutuação individual de uma ação, mas no movimento global do mercado e da tendência”.

10) (Padrões e tendências) “Desde tempos imemoriais, as pessoas basicamente, reagiram da mesma forma ao mercado como resultado de: Ganância, Medo, Ignorãncia e Esperança. È por isso que os padrões e as formações numéricas (a memória do preço), são recorrentes e com bases constantes”.

11) (Padrões e tendências) “Para investir ou especular com sucesso, deve-se formar uma opinião sobre qual o próximo passo e relevo dado a um determinado activo”.
best ever.jpg
best ever.jpg (31.49 KiB) Visualizado 14935 vezes

12) “Para antecipar correctamente (a evolução do mercado), deve-se ter uma base bem definida para efectuar a mesma”.

13) “O jogo da especulação é uniformemente considerado o mais fascinante no Mundo. Não é um jogo para os estúpidos, para os preguiçosos, para pessoas com défices emocionais ou para os aventureiros do enriquecimento rápido. Todos eles vão morrer pobres”.

14) ” Uma lição que aprendi é que não existe nada de novo em Wall Street. Não existe porque a especulação é tão velha como as colinas, apenas mudando os nomes dos títulos e os sectores top performers. Aquilo que aconteceu no passado vai voltar a repetir-se no futuro, com novas roupagens” (Tal como WD Gann).
Trading System.png
Trading System.png (80.3 KiB) Visualizado 14935 vezes

continua no post seguinte
Editado pela última vez por Optimiza em 7/7/2015 19:13, num total de 6 vezes.
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Aqui_Vale, Bar38, Barão de Soestrova, Bing [Bot], Garfield, Google [Bot], Goya777, iniciado1, Investbem, JoaoMatosSilva, jorgemvm, m-m, malakas, maturidade, mpaquim, MR32, PAULOJOAO, vasco007, zulu404 e 162 visitantes