Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Finanças & Fundos de Investimento

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por O Alquimista » 12/5/2015 22:46

Para os que não sabem ficarem a saber e não estarem sempre a perguntar:

How many active mutual funds have beaten the S&P 500 in each of the last 8 consecutive years? Four.

http://thereformedbroker.com/2015/05/12 ... ive-years/

http://www.marketwatch.com/story/index- ... -11?page=2
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por Youmeu » 12/5/2015 21:01

Muito boa noite a todos os foristas. Ando à um ano por aqui e está na altura de me reformar deste vício até acabar a licenciatura+mestrado (3anos)

Dito isto e revelando-vos o quanto este afastamento é importante para o meu futuro agradecia do fundo do coração que me auxiliassem:

Pondero diversificar a carteira entre 2 fundos de investimento de media ou baixo risco e assim esquecer que o mercado existe :) têm algumas sugestões dentro dentro das infinitas possibilidades existentes.

Só quero mesmo desinstalar a gobulling e tirar bkas notas nos exames :wall:

Devo pedir o conselho do gestor de conta? O lroblema é que dos Fundos sei a teoria, mas na prática não faço a mínima ideia qual escolher... :|

Muito obrigado pela ajuda
Abração aqui do youmeu
The only thing certain is uncertainty itself...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 455
Registado: 17/8/2013 17:10

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por VirtuaGod » 11/5/2015 11:28

ruicarlov Escreveu:Isso é estranho. Estive a comparar os gráficos dos 2 ETFs e eles são quase totalmente sobrepostos. Como é que há uma diferença de 2%?

Tens razão. Fiz mal a comparação entre os ETFs, são bons e extremamente semelhantes. Era Domingo dá-me desconto LOL

Contas finais:

Acumulado a 3 anos de 30 de Março de 2012 a 31 de Março de 2015

ETFs +62.xx%
MFS + 71.7%

Acumulado a 3 anos de 08/05/2012 a 08/05/2015

ETFs +71.xx%
MFS +73.8%

A 12 meses ( de 06/05/2014 a 08/05/2015)

ETFs + 21,9%
MFS + 29.5%

Rentabilidades assim ficam até mais organizadas :wink:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por ruicarlov » 11/5/2015 10:43

VirtuaGod Escreveu:Mas criou-me outra dúvida e acumula à razão de eu não gostar de ETFs europeus. Se eu quiser seguir o MSCI Europe devo comprar:

:arrow: https://www.spdrseurope.com/product/fun ... r=ERO%20FP

ou

:arrow: https://www.justetf.com/de-en/etf-profi ... 0274209237

:?: :?: :?:

A diferença é abismal. É de 2 pontos percentuais ano nos últimos 3 anos.

O LU0274209237 ganha ao MFS a 3 anos mas perde a 1 e a 5 anos.

O LU0328475792 perde em todos os campos.

A performance acumulada do MFS a 3 anos é 68% enquanto a LU0274209237 tem 71% e LU0328475792 tem 58%.



Isso é estranho. Estive a comparar os gráficos dos 2 ETFs e eles são quase totalmente sobrepostos. Como é que há uma diferença de 2%?

Imagem
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 661
Registado: 18/7/2011 11:04
Localização: Lisboa

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por ZeNovato » 10/5/2015 18:06

Não sei se o que vou dizer é disparate mas estive a fazer uma pequena simulação sem ser muito rigoroso.
Se alguém tivesse comprado um etf americano em dólares desde 1995, no inicio de cada ano, o preço médio do par eurusd seria algo em torno dos 1,27. Leva-me a tirar a conclusão de que a diferença do hedge ou sem hedge não é assim tanta no longo prazo.
Já agora a minha plataforma permite ir até 1971 na cotação do eurusd (o que para mim é estranho). Se usar esses dados ainda menor é essa diferença situando-se nos 1,07.

Agora falta saber se o que disse é estupido ou não. Como não compreendo nada de mercados, as contas que fiz parecem-me fazer sentido :shock:
 
Mensagens: 289
Registado: 8/3/2014 19:34

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por ZeNovato » 10/5/2015 17:55

Na minha terceira leitura deste tópico, na página 100 um colega (figueiraa1) referiu a cobertura cambial utilizando FOREX.
O VG diz que na necessidade de fazer essa cobertura preferia futuros e/ou opções.
Sem querer abusar da confiança era possível abordar esse assunto? Não fico ofendido se não se falar dele. Já compreendi que para longo prazo não é benéfico. Mas quando atingir o milhão poderá ser necessário 8-)
No caso de termos por exemplo 2000€ investidos num etf americano em dólares, poderia abrir uma posição longa do mesmo valor em forex mantendo-a aberta durante vários anos? Era viável esta estratégia (não sei que custos estão associados ao forex e se é apropriado para uma posição de tão longo prazo)? Sei que seria necessário rever essa posição no eurusd mediante a valorização ou desvalorização do etf mas falando de uma forma simplicista seria qualquer coisa deste género.
 
Mensagens: 289
Registado: 8/3/2014 19:34

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por VirtuaGod » 10/5/2015 16:06

Mouro_Emprestado Escreveu:Não entando muito interessado em medir a "pilinha", mas o MFS perde a 3 anos para o benchmark (experimenta o LU0328475792 ou o LU0274209237).

O que é que isso quer dizer? Que há alturas em que o "value investing" na Europa tem retornos superiores ao benchmark e noutras alturas retornos inferiores.

PS: Para procurarem ETFs europeus, experimentem o site justetf.com, que é bastante bom para procurar ETFs ou mesmo criar carteiras de ETFs.

Obr. Alternativas, isso sim acrescenta algo.

Mas criou-me outra dúvida e acumula à razão de eu não gostar de ETFs europeus. Se eu quiser seguir o MSCI Europe devo comprar:

:arrow: https://www.spdrseurope.com/product/fun ... r=ERO%20FP

ou

:arrow: https://www.justetf.com/de-en/etf-profi ... 0274209237

:?: :?: :?:

A diferença é abismal. É de 2 pontos percentuais ano nos últimos 3 anos.

O LU0274209237 ganha ao MFS a 3 anos mas perde a 1 e a 5 anos.

O LU0328475792 perde em todos os campos.

A performance acumulada do MFS a 3 anos é 68% enquanto a LU0274209237 tem 71% e LU0328475792 tem 58%.

Por mim a conversa não tem mais por onde crescer. Só quis comparar o MFS ao benchmark e devido à minha falta de conhecimentos de ETFs europeus pedi ajuda em alternativas, pedido que foi gentilmente acedido. Estou feliz pelo MFS se comportar dentro do que considero bons parâmetros e ao mesmo tempo tenham cedido boas alternativas para quem quiser seguir o caminho do ETFs. Obr
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por LTCM » 10/5/2015 14:17

Respondo aqui posting.php?mode=reply&f=3&t=76243 para não criar ruído.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
***
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3030
Registado: 28/2/2007 14:18

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por Mouro_Emprestado » 10/5/2015 14:00

Não entando muito interessado em medir a "pilinha", mas o MFS perde a 3 anos para o benchmark (experimenta o LU0328475792 ou o LU0274209237).

O que é que isso quer dizer? Que há alturas em que o "value investing" na Europa tem retornos superiores ao benchmark e noutras alturas retornos inferiores.

PS: Para procurarem ETFs europeus, experimentem o site justetf.com, que é bastante bom para procurar ETFs ou mesmo criar carteiras de ETFs.
 
Mensagens: 379
Registado: 13/9/2013 0:16

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por Daemoon » 10/5/2015 13:57

Sporting-Porto-Benfica / Religião / ETFs - Fundos... a discussão vai toda para o mesmo sentido :wall: :wall: :wall:
 
Mensagens: 245
Registado: 14/2/2009 14:06
Localização: 17

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por VirtuaGod » 10/5/2015 12:50

LTCM Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:
ruicarlov Escreveu:O SPDR MSCI Europe ETF (ERO) tem um historial longo. Iniciou a 31/05/2001. Sofreu uma fusão recentemente.
https://www.spdrseurope.com/product/fund.seam?ticker=ERO%20FP

Tem 6.6% a 10 anos e 11,40% a 5 anos. Fica atrás do MFS (que tem 9.8% e 15.68% respectivamente). Só queria confirmar. Obr


A prova está feita: O MFS bate o ETF.

Portanto, os potenciais interessados viajem no tempo 10 anos e comprem o LU0125951151. :wink:

LTCM não entro em debates teóricos. Para mim os números é que me interessam. Se a performance a 10, 5, 3 e 1 ano do LU0125951151 são superiores ao ETF porque raio vou comprar o ETF? Por medo do risco de gestão activa? Um dia vai falhar? Capaz. Quem segue o tópico sabe que uso o MFS há mais de um ano.

No período de 31 de Março de 2014 a 31 de Março de 2015 o ETF subiu 22,11% enquanto o MFS 28,32%. A 12 meses o MFS bate por tanto que inicialmente achei que tinha feito mal as contas com 24.9% do MFS vs 18.5% do ETF.

Não podes dizer simultâneamente "Apresentem-me um fundo que bata ETF semelhante que mostro que gestão passiva ganha" e quando alguém mostra dizeres "ah e tal isso é o passado". Cada um como cada qual. Prefiro continuar a usar MFS que tem batido no passado (quer longínquo quer recente) o ETF.

P.S. Nem me interessa esta discussão. O que faço é tentar ocasionalmente comparar os fundos aos benchmarks para ver se se têm portado bem, e foi o que fiz. Estou contentíssimo com o que vi, quem quiser usar ETF que use ETF, quem quiser usar MFS que use MFS. O dinheiro não é meu LOL Só tentei mostrar ao ZeNovato que a vida não é preto e branco, não há quem ganhe indiscutivelmente ETC ETC

Uso muitas vezes os casos dos endowments e sovereign wealth funds como a mistura ideal de junção entre o conhecimento académico e prático. Ambos usam uma mistura de passivo com activo e honestamente se posso ter o melhor dos dois mundos porque razão não hei-de ter? Parece que estamos a falar de futebol!!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por LTCM » 10/5/2015 10:03

VirtuaGod Escreveu:
ruicarlov Escreveu:O SPDR MSCI Europe ETF (ERO) tem um historial longo. Iniciou a 31/05/2001. Sofreu uma fusão recentemente.
https://www.spdrseurope.com/product/fund.seam?ticker=ERO%20FP

Tem 6.6% a 10 anos e 11,40% a 5 anos. Fica atrás do MFS (que tem 9.8% e 15.68% respectivamente). Só queria confirmar. Obr


A prova está feita: O MFS bate o ETF.

Portanto, os potenciais interessados viajem no tempo 10 anos e comprem o LU0125951151. :wink:
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
***
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3030
Registado: 28/2/2007 14:18

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por Varendia » 10/5/2015 5:22

VirtuaGod Escreveu:
Varendia Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:P.S. Se alguém conhecer um ETF europeu tracker do Eurostoxx 50 ou algo equivalente (MSCI Europe) com mais de 10 anos de histórico pode coloca-lo aqui sff para compararção com o MFS Europe. Obr


Com mais de 10 anos so tenho valores mensais .. nao consigo diarios. Mas da bem para simular.
Qual dos MSCI Europe queres? Large + Mid Cap?, Growth? outro?

ETF que existem. Aos valores dos índices chego. Só queria saber a rentabilidade a 10 anos de um ETF europeu (de preferência UCITS) tracker de um índice europeu. Tenho medo que os MSCI não sejam índices TR e por isso não incluam os dividendos (é o mais provável tal como a maioria dos índices). Não pretendo fazer uma comparação injusta para nenhum dos lados. Por isso pretendo um activo "investível" como um ETF tracker, não apenas valores teóricos de índices.


Acho que os MSCI nao sao TR, Indices com Dividends consegues dados nos Russell

Russell Developed Europe LC Growth-Dynamic
Euros W/O Div W/ Div
01/03/2005 931.797629 804.934301
12/31/2014 1177.547106 1311.601936
"Strategy without tactics is the slowest route to victory. Tactics without strategy is the noise before defeat." Sun Tzu
 
Mensagens: 215
Registado: 10/12/2012 12:12

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por VirtuaGod » 9/5/2015 22:46

ruicarlov Escreveu:O SPDR MSCI Europe ETF (ERO) tem um historial longo. Iniciou a 31/05/2001. Sofreu uma fusão recentemente.
https://www.spdrseurope.com/product/fund.seam?ticker=ERO%20FP

Tem 6.6% a 10 anos e 11,40% a 5 anos. Fica atrás do MFS (que tem 9.8% e 15.68% respectivamente). Só queria confirmar. Obr
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por ruicarlov » 9/5/2015 22:16

O SPDR MSCI Europe ETF (ERO) tem um historial longo. Iniciou a 31/05/2001. Sofreu uma fusão recentemente.
https://www.spdrseurope.com/product/fund.seam?ticker=ERO%20FP
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 661
Registado: 18/7/2011 11:04
Localização: Lisboa

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por VirtuaGod » 9/5/2015 19:17

Varendia Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:P.S. Se alguém conhecer um ETF europeu tracker do Eurostoxx 50 ou algo equivalente (MSCI Europe) com mais de 10 anos de histórico pode coloca-lo aqui sff para compararção com o MFS Europe. Obr


Com mais de 10 anos so tenho valores mensais .. nao consigo diarios. Mas da bem para simular.
Qual dos MSCI Europe queres? Large + Mid Cap?, Growth? outro?

ETF que existem. Aos valores dos índices chego. Só queria saber a rentabilidade a 10 anos de um ETF europeu (de preferência UCITS) tracker de um índice europeu. Tenho medo que os MSCI não sejam índices TR e por isso não incluam os dividendos (é o mais provável tal como a maioria dos índices). Não pretendo fazer uma comparação injusta para nenhum dos lados. Por isso pretendo um activo "investível" como um ETF tracker, não apenas valores teóricos de índices.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por Varendia » 9/5/2015 18:04

VirtuaGod Escreveu:P.S. Se alguém conhecer um ETF europeu tracker do Eurostoxx 50 ou algo equivalente (MSCI Europe) com mais de 10 anos de histórico pode coloca-lo aqui sff para compararção com o MFS Europe. Obr


Com mais de 10 anos so tenho valores mensais .. nao consigo diarios. Mas da bem para simular.
Qual dos MSCI Europe queres? Large + Mid Cap?, Growth? outro?
"Strategy without tactics is the slowest route to victory. Tactics without strategy is the noise before defeat." Sun Tzu
 
Mensagens: 215
Registado: 10/12/2012 12:12

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por VirtuaGod » 9/5/2015 17:04

50k é um valor meio arbitrário. Depende muito da quantidade de ETFs. Desde que os encargos não ultrapassem os 0,2 a 0,4% por mim está ok!

Aquilo que interessa mesmo é a ideia.

Abr
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por ZeNovato » 9/5/2015 16:33

Não fazia a mais pequena ideia da parte da fiscalidade :shock: . Obrigado pela informação. Na minha opinião é só para complicar mas pronto.
Quanto às restantes respostas agradeço a todos.

VG nunca me tinha passado pela cabeça fazer uma carteira de fundos até um determinado montante e depois aplica-lo num etf. Com todo o respeito, acho 50k demasiado. Eu de facto tento juntar numa conta à ordem as poupanças até cerca de 4000€ (pago 10€ na compra e 10€ na venda dos etfs) e só depois realizo reforço da carteira de etf. Mas até juntar esse valor posso demorar algum tempo e esse montante está parado.

A ideia é boa! Criar a carteira de fundos reforçar todos os meses com as quantias pequenas e quando/se tiver um valor considerável passar a etf.
 
Mensagens: 289
Registado: 8/3/2014 19:34

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por VirtuaGod » 9/5/2015 15:36

A minha dúvida é se com FI consigo fazer um investimento de buy and hold como nos ETF (como disse anteriormente, deixar o investimento para os filhos).

Podes.

Segundo compreendi, o capital que coloco num FI é depois gerido por uma pessoa que investe seja em acçoes, obrigações etc, ou seja temos o risco da performance dessa pessoa. É feita uma gestão mais activa que num ETF.

Correcto.

Um FI será ideal para um prazo de 10 anos mas para uma vida não será aconselhável certo?

Nem por isso. Um fundo deverá ser para a vida como um ETF. Não são distinguíveis por horizonte temporal.

Outra questão é do ponto de vista fiscal. Tudo o que recebemos é liquido de impostos pois as rentabilidades são liquidas e não temos os problemas de preencher o IRS como estou a ter neste momento com os etf

Era assim, mas deixou de o ser. Agora os fundos têm de ser colocados no IRS. Mas só no IRS de 2015 (a fazer em Abril/Maio de 2016)

ETF: mais baratos em custos, prazo investimento mais longo, complicações (pelo menos para os novatos) na fiscalidade;

Sim, nem por isso, já são equivalentes.

FI: mais caros, questões de fiscalidade simplificada, prazo mais reduzido, risco da gestão activa.

Sim, já são equivalentes, sim.

Pessoalmente a maior vantagem dos fundos é eu subscreve-los sem custos em bancos on-line. Reforços pequenos que queira fazer não são alvo de custos de transacção. Tento minimizar o risco de gestão activa (e às vezes até encontras boa gestão activa) mas a estratégia continua a ser Buy & Hold "ad eternum" com rebalanceamentos quando possível e com alterações de risco sempre que necessário (não sei se daqui a 20 anos com outras responsabilidades estou disposto a correr os mesmos tipos de riscos).

Se calhar na tua posição (pela forma de investimento que dizes que pretendes fazer, investimento de muito longo prazo sem praticamente nenhuma transacção) fazia uma carteira de fundos até as poupanças serem tantas que os custos de transacção em ETFs não tem grande impacto (50k)? aí transferia a carteira de fundos para ETFs e voltava a criar outra carteira de fundos do 0 até ter 50k e assim sucessivamente. Ou seja uma carteira de investimento de longo prazo (ETFs) e uma carteira de reforços (fundos).

Eu pessoalmente dou-me bem com fundos e não vejo razões para alterar mas acredito que muita gente se dê melhor com uma carteira mista em activos (FIGAs e ETFs). Outra visão é usares ETFs onde visivelmente são melhores como o S&P 500 e fundos onde são melhores (Acções europeias). Prefiria 1000 vezes um MFS Europe (LU0125951151) com 15,7% anualizado a 5 anos do que um ETF tracker do Eurostoxx (por exemplo DE0005933956) com 7.7% anualizado a 5 anos.

P.S. Se alguém conhecer um ETF europeu tracker do Eurostoxx 50 ou algo equivalente (MSCI Europe) com mais de 10 anos de histórico pode coloca-lo aqui sff para compararção com o MFS Europe. Obr
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por w00zy » 9/5/2015 15:35

Do ponto de vista fiscal, com a nova reforma de IRS, Fundos de Investimento e ETFs passam a ser a mesma coisa. Tens que os meter no IRS.

Do ponto de vista de rentabilidades... passamos à velha história da gestão activa vs gestão passiva.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 241
Registado: 28/4/2014 12:59

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por ruicarlov » 9/5/2015 15:18

Em relação à fiscalidade, a partir deste ano os FI aproximam-se muito mais dos ETFs. Ou seja, existe obrigatoriedade de os declarar no IRS.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 661
Registado: 18/7/2011 11:04
Localização: Lisboa

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por ZeNovato » 9/5/2015 13:12

Antes de mais quero pedir desculpa pelas perguntas que vou fazer. Acredito que já tenham sido respondidas ao longo deste tópico mas a minha inexperiência ainda é grande e por isso decidi mesmo com alguma vergonha coloca-las :oops:

Já li este tópico duas vezes e vou começar a ler a terceira. Sempre que o faço os comentários aqui deixados fazem outro sentido para mim. Estou a tentar fazer uma comparação entre fundos de investimento e ETF.
A minha dúvida é se com FI consigo fazer um investimento de buy and hold como nos ETF (como disse anteriormente, deixar o investimento para os filhos). Segundo compreendi, o capital que coloco num FI é depois gerido por uma pessoa que investe seja em acçoes, obrigações etc, ou seja temos o risco da performance dessa pessoa. É feita uma gestão mais activa que num ETF.
Um FI será ideal para um prazo de 10 anos mas para uma vida não será aconselhável certo?
Outra questão é do ponto de vista fiscal. Tudo o que recebemos é liquido de impostos pois as rentabilidades são liquidas e não temos os problemas de preencher o IRS como estou a ter neste momento com os etf (porque são americanos, porque estão na corretora xpto que é tuga ou estrangeira, dividendos provenientes do estrangeiro, etc etc).

A conclusão a que estou a chegar é:
ETF: mais baratos em custos, prazo investimento mais longo, complicações (pelo menos para os novatos) na fiscalidade;
FI: mais caros, questões de fiscalidade simplificada, prazo mais reduzido, risco da gestão activa.

Gostava de obter um feedback sobre estes assuntos. Eventualmente disse muitas barbaridades mas pronto. :-"
 
Mensagens: 289
Registado: 8/3/2014 19:34

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por VirtuaGod » 7/5/2015 21:47

ZeNovato Escreveu:Bom dia,

Para não ficar apenas como espectador :oops: posso dizer que hoje fiz um reforço da minha carteira constituída por 80% acçoes (50% SPY e 50% VEU) e 20% TLT.
Isto só para confirmar o que o VG disse sobre o reforçar.
Prazo do investimento? Para os meus filhos e ainda não os tenho :shock:

É mesmo esse o espirito. E hoje foi um bom dia para fundo na Europa. O DAX então teve um comportamento :shock:

Abr
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por ZeNovato » 7/5/2015 6:06

Bom dia,

Para não ficar apenas como espectador :oops: posso dizer que hoje fiz um reforço da minha carteira constituída por 80% acçoes (50% SPY e 50% VEU) e 20% TLT.
Isto só para confirmar o que o VG disse sobre o reforçar.
Prazo do investimento? Para os meus filhos e ainda não os tenho :shock:
 
Mensagens: 289
Registado: 8/3/2014 19:34

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bento.jp13, Bing [Bot], Ferreiratrade, goncaladas, Google [Bot], hugob0ss, iniciado1, JoeP, latbal, malakas, Nuno V, Olhar Leonino, PAULOJOAO, Phil2014, Shimazaki_2, Xacal, yggy e 131 visitantes