Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Para Grandes Males Grandes Remédios.....

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Pata-Hari » 5/3/2004 12:08

Caro "para a cmvm", os seus posts já deixaram de ser relevantes ou passiveis de discussão, são apenas insultuosos.

Além do mais, se os seus posts se destinam à atenção da cmvm, está no site errado.

Vou ter que trancar o seu post aqui.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

Quadro (em falta)

por Para a CMVM » 5/3/2004 12:07

MM
Anexos
xx1.jpg
xx1.jpg (62.79 KiB) Visualizado 690 vezes
Para a CMVM

Sobes, então a gente.....

por Para a CMVM » 5/3/2004 12:05

já te trata da saúde.......

Depois do MM ter picado a 0.07 nps 4150, deve ter aparecido o chefe a dizer - "ouça lá ó amigo, isto aqui não é instituição de caridade". Mude aí a volatilidade que o pessoal aqui da casa precisa da massa. Continuam, a oferecer a 0.05 nos 4151.

Reparem na queda brutal da volatilidade
Para a CMVM

The BIG Show.......

por Para a CMVM » 5/3/2004 11:39

Com o warrant a valer 0,065, segundo este quadro, o MM continua a oferecer 0.05.... Sem comentários......
Anexos
xx.jpg
xx.jpg (48.78 KiB) Visualizado 710 vezes
Para a CMVM

O Dax subiu 1,52% só num dia

por Para a CMVM » 4/3/2004 18:03

e o activo 50%. Olhem para a elestecidade e para as contas que foram feitas hoje de manhã e tirem as vossas conclusões sobre a atitude do MM.
Para a CMVM

Vejam este quadro

por Para a CMVM » 4/3/2004 17:39

apesar de estarem compradores a 0.06 não estão a comprar nada. Nem respeitam as regras que eles fazem.....
Anexos
x.jpg
x.jpg (88.38 KiB) Visualizado 751 vezes
Para a CMVM

por Old Trader » 4/3/2004 17:23

Mas depois das explicações que pacientemente gente com conhecimentos no fórum lhe foram dando, você ainda não percebeu que:

É preciso uma subida violenta no DAX para que o warrant consiga subir sequer um cêntimo?

O warrant vai caminhar para zero?

Apenas está a descarregar a sua frustração pelo erro que cometeu?

Abraços
Quem se lembra do crash de 87? E da 1ª OPV da PT? E da Marconi?

Registado: 27/2/2003 15:03

A bandalheira continua.....

por Para a CMVM » 4/3/2004 17:14

o subjacente a valorizar + 1.20% e eles nem compram as ordens de venda que existem a 0.05 (vão comprando de vez em quando...) O activo valoriza 25%!!!!!!!!
Para a CMVM

Mais uma vez a Vol

por Ovos Moles » 4/3/2004 14:55

O Marco António já respondeu a tudo o que tinha perguntado, mas em termos de notas finais o valor de volatilidade que o "para a cmvm" tem vindo a referir é o do V-Dax, como tal, não faz a referência à vol implicita do MM. Repare um coisa, se a vol sobe e se o MM desce, não faz sentido, a vol pode gerar oportunidades de arbitragem contra os warrants do emitente. De qq das formas vamos ser realistas, as probabilidades deste warrant q vence em Março atingir os 4.300 são muito reduzidas. Com a vol baixa e sem valor temporal o caminho para este warrant é inevitável, tender para 0, por isso, fique bem atento.

P.S- Eu pessoalmente prefiro investir num warrant com a vol mais alta mas estável, se as expectativas de atingirem um determinado valor for num curto periodo de tempo.
Um abraço
Ovos Moles
"Quem comprou, comprou. Quem não comprou, comprasse."

Registado: 5/11/2002 11:12

E o Emitente joga com a volatilidade a seu belo prazer.....

por Para a CMVM » 4/3/2004 14:03

Com o VDAX a subir, reparem o que faz o emitente. Baixa a volatilidade implicita. Reparem no quadro matinal acima publicado e neste agora retirado do site do Commerzbank.
Anexos
0.jpg
0.jpg (40.21 KiB) Visualizado 984 vezes
00.jpg
00.jpg (51.79 KiB) Visualizado 986 vezes
Para a CMVM

Re: Coimo fiquei de....

por MarcoAntonio » 4/3/2004 10:58

Para a CMVM Escreveu:apresentar resultados logo que a calculadora estivesse funcional e a provar que o Marco estava a falar de cor, ou seja uns bitaites à sua Moda (biba o Hernâni) aqui vão os cálculos para uma valorização de 2% para amanhã. Repito para amanha. Como verificará o activo sobe muito significativamente. 194% mais exactamente....

E por aqui me fico não pretendendo produzir mais nenhum comentário sobre esta matéria.

Passem bem e um muito obrigado

Estimado «Para a CMVM», continua sem entender o que eu disse, o que é lamentável dado que já ontem o expliquei. Na segunda-feira o warrant em questão valorizava 25% e cotava a teoricamente 0.055...

Para voltar a estas condições, subindo aproximadamente 25% ao dia, hoje devería cotar pelos 0.085 e amanha pelos 0.11 (mais coisa menos coisa).

Antes de fazer considerações desse carisma e apresentar uma simulação como a que apresentou onde não leva em linha de conta uma desvalorização certa no valor da volatilidade implícita que se daría a compasso com essa subida hipotetica do DAX, o que só revela o seu vago conhecimento da mecanica que rege os Warrants, aconselhava-lhe um estado cuidado sobre o funcionamento destes derivados!

Em anexo seguem duas simulações bem mais realistas, uma para uma subida de 2% desde o valor em questão ontem naquela altura e outra para amanha e para uma subida de 2% a partir deste momento (tendo deste então subido perto de 0.5%)...

Como vê, o warrant provavelmente, com estas subidas, não atingiria os 0.085 e os 0.11€ respectivamente.

As suas intervenções têm sido cada vez mais infelizes, razão pela qual só intervirei neste tópico para esclarecimentos como estes. A discussão, essa, já se «perdeu» há muito, infelizmente...

É uma pena quando as pessoas enveredam por este caminho, com ou sem razão (neste caso, manifestamente sem razão).
Anexos
wdax-1.gif
wdax-1.gif (27 KiB) Visualizado 1014 vezes
wdax-2.gif
wdax-2.gif (26.26 KiB) Visualizado 1017 vezes
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Coimo fiquei de....

por Para a CMVM » 4/3/2004 10:24

apresentar resultados logo que a calculadora estivesse funcional e a provar que o Marco estava a falar de cor, ou seja uns bitaites à sua Moda (biba o Hernâni) aqui vão os cálculos para uma valorização de 2% para amanhã. Repito para amanha. Como verificará o activo sobe muito significativamente. 194% mais exactamente....

E por aqui me fico não pretendendo produzir mais nenhum comentário sobre esta matéria.

Passem bem e um muito obrigado
Anexos
Sem título154.jpg
Sem título154.jpg (54.22 KiB) Visualizado 1058 vezes
Para a CMVM

Ok Marco, ficamos por aqui......

por Para a CMVM » 3/3/2004 15:17

parece-me que a conversa está esgotada.

Acredite que agradeço a sua contribuição.

Permita-me, no entanto, que continue a achar que o modo como os emitentes utilizam a volatilidade implicita e a forma e o tempo como o fazem deixa muito a desejar.

Já agora, quando se diz ao longo de..., dá um sentido de continuidade. É só uma rectificação.

Um abraço
Para a CMVM

Re: Desculpe lá ó Marco mas

por MarcoAntonio » 3/3/2004 15:06

Para a CMVM Escreveu:
Ou seja, ontem ao longo da sessão a volatilidade foi actualizada o que provocou uma queda significativa no valor do warrant (um centimo e qq coisa, pois caiu de 0.065 para 0.055 ao mesmo tempo que houve uma pequena subida do DAX).

parece-me que foi o Marco que escreveu isto.....

E em relação à volatiliade hoje está +- nos máximos de ontem como se pode ver pelo quadro anexo

Foi actualiazada é diferente de foi sendo actualizada!...

A longo da sessão ocorreu pelo menos uma actualização que está patente nos quadros que colocou aqui. Essa actualização justificou a queda do valor teórico...

Eu não disse que 'foi sendo actualizada', o que tem claramente um sentido diferente e dá ideia de continuidade. Entrarmos agora na discussão de questões semanticas leva-me a crer que nesta altura não terá outros argumentos para apresentar e parece-me levar a discussão para um campo desnecessário. Parece-me bem evidente que não existiu a imprecisão que pretendeu assinalar, estava a referir-me ao facto concreto que o «Para a CMVM» aqui colocou...

Quanto ao facto de entretanto a volatilidade estar no máximo de ontem é mais uma vez estender a discussão já que estavamos ambos a falar do momento em que ela se encontrava a 17.95.

Se entretanto subiu, também provavelmente terá subido (nem que seja em potencia) o valor teorico do Warrant. Ainda assim, com esta subida, voltamos a valores de ontem (e continuamos abaixo dos valores de anteontem).

Podemos baralhar as cartas e voltar a dar que isso não melhorará a situação do warrant (que precisa de muito mais do que isto quando se passou mais uma sessão e o DAX não se aproxima do strike, como sería tão preciso para um warrant claramente out-of-the-money).

É questão de ver o essencial. Quando o «Para a CMVM» vir o essencial da questão e o que realmente tem relevancia logo perceberá que esta discussão está a perder o interesse e a perder-se em pormenores que em nada modificam a situação crítica do warrant.

Para este warrant, a subida da volatilidade é uma pequena boa notícia perante duas más noticias bem mais importantes.

Para finalizar, devo dizer que não voltarei a intervir neste tópico pela simples razão de que está evidentemente esgotada. Relativamente ao warrant nada do que apresentou até ao momento pode ser consideraro de anormal. Tudo o que tem relatado é normalíssimo num warrant nestas condições. Como tal, não vejo interesse em continuar a discutir uma questão que se arrasta já desde ontem...
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Desculpe lá ó Marco mas

por Para a CMVM » 3/3/2004 14:52

Ou seja, ontem ao longo da sessão a volatilidade foi actualizada o que provocou uma queda significativa no valor do warrant (um centimo e qq coisa, pois caiu de 0.065 para 0.055 ao mesmo tempo que houve uma pequena subida do DAX).

parece-me que foi o Marco que escreveu isto.....

E em relação à volatiliade hoje está +- nos máximos de ontem como se pode ver pelo quadro anexo
Anexos
Sem título11.jpg
Sem título11.jpg (33.99 KiB) Visualizado 1115 vezes
Para a CMVM

Re: Imprecisões.....

por MarcoAntonio » 3/3/2004 14:37

Para a CMVM Escreveu:Vamos por partes:

a) a Volatilidade não foi sendo actualizada ao longo da sessão: Mas sim depois do fecho às 16:30 como os gráficos demonstram.

Não estou a ver onde está a imprecisão pois eu disse precisamente que a volatilidade implícita não é actualizada em tempo real.

Ninguém falou em «sendo actualizada ao longo da sessão», antes pelo contrário!

Para a CMVM Escreveu:b) A subida não é assim tão pequena - encontra-se perto dos máximos de ontem.

Sim, é pequena. É tão pequena que não está sequer a subir face a ontem na generalidade (está a subir apenas face ao fecho, pois ontem fechou no mínimo).

Ou seja, segunda-feira tinhamos - 18.49

ontem, terça-feira tinhamos - 17.60

hoje, quarta-feira temos - 17.95

Ou seja, não recupera sequer o que perdeu de anteontem para ontem (recuperou sensivelmente metade da queda de ontem).

De qq das formas este factor é pouco significativo quando ao mesmo tempo temos duas situações mais relevantes:

:arrow: decorreu mais uma sessão;

:arrow: o DAX afastou-se do strike.

Portanto, temos meia «boa notícia» contra duas «más notícias» completas.
Imagem

Administrador Fórum

Volatilidade

por maeinvestidora » 3/3/2004 14:29

É, concerteza, uma valente queda de volatilidade!

Quanto tempo passou entre as duas tabelas?

Na realidade, neste caso parece que se junta o efeito de queda da volatilidade implícita à perda de valor temporal...

Olhe, não sei...

Pelo que percebi da conversa, está naquela do entra/não entra; Se quer mesmo entrar no warrant, pelo menos não avalie somente a performance do activo subjacente. Tire à volatilidade implícita mais um ponto ou dois (isto nunca se sabe). Depois ainda há a passagem do tempo.

Eu não iria conseguir dormir descansada se o investimento fosse muito grande. E foi por isso que ontem lhe falei em warrants mais adaptados, os de Junho.

Sinceramente investir nestes warrants para mim é como jogar na roleta russa. É que neste caso:
:arrow: Não vai ter tempo para se arrepender;
:arrow: Não lhe dá um horizonte temporal suficiente para tentar recuperar o investimento (porque este warrant está quase na maturidade).
Lar, doce lar, ou o gosto amargo das tarefas domésticas!

Registado: 30/1/2003 15:54

Imprecisões.....

por Para a CMVM » 3/3/2004 14:20

Vamos por partes:

a) a Volatilidade não foi sendo actualizada ao longo da sessão: Mas sim depois do fecho às 16:30 como os gráficos demonstram.

b) A subida não é assim tão pequena - encontra-se perto dos máximos de ontem.
Para a CMVM

Re: Vamos a contas da volatilidade

por MarcoAntonio » 3/3/2004 14:10

Para a CMVM Escreveu:
a) No 1º quadro publicado pelas 16:30 minutos +- o valor da volatilidade era superior a 18

b) No 2º quadro publicado pelo Marco mais tarde a volatilidade tinha baixado significativamente

A volatilidade quer no simulador quer no valor estipulado e colocado realmente nos COF's pelo Market Maker não é actualizada em tempo real. São normais estes saltos (o que por exemplo inviabiliza o daytrading em determinados warrants, como é o caso deste).

Esses saltos são normais...

Isso deve ser tomado em linha de conta pois os warrants funcionam sempre assim (uns são mais afectados do que outros e isso é deve ser determinante na escolha do warrant adequado para o tipo de trade que se pretende efectuar).

Para a CMVM Escreveu:c)Se reparar com atenção verificará que enquanto no 1º a volatilidade implicita era ligeiramente superior ao VDAX , no 2º ficava já baixo deste.....

Não atribuo qualquer significado especial a este facto.

Por exemplo, não estaría também ligeiramente abaixo do VDAX o 1º valor quando foi «actualizado»?

É que se o VDAX (como vai evoluindo em tempo real) estava em queda, é de esperar que ocorra qq coisa como a que acaba de descrever (dado que os valores do VDAX e da volatilidade implícita do warrant até andam próximos um do outro).

Para a CMVM Escreveu:d) Claro que esta mudança de volatilidade provocou uma queda do activo em cerca de 2 centimos. Pois para o valor do subjacente indicado no 2º quadro, +- 4100, com a volatilidae indicada no 1ºo valor do activo seria de 0,07 tal como referi na altura.

e) Gostaria agora de saber qual a volatilidade que eles estão a considerar no cálculo atendendo a que esta sobe + de 2%

É de esperar que relativamente ao fecho de ontem esteja a sofrer sensivelmente a mesma evolução, se já a actualizaram (suponho que sim).

O que de resto tem pouca implicação no valor do warrant (é uma subida da volatilidade muito pequena e que, como já notei, é inferior à queda que a mesma sofreu ontem). O warrant não ganha nada de relevante com isso dado que ao mesmo tempo o DAX cai significativamente e afasta-se de novo no strike e acresce ainda o facto de que se perdeu entretanto mais uma sessão (sobram apenas 10 para atingir um alvo que é cada vez menos plausível que venha a ser atingido).

Hoje, o VDAX está a subir pouco (portanto não é suposto que o valor teórico suba muito com esta pequena subida matinal da volatilidade). Ao mesmo tempo, decorreu mais uma sessão (significativo) e o DAX afastou-se do strike em cerca de 25pts (significativo).

Note, eu não estou a defender o Market Maker ou o Emitente. Estou apenas a dizer-lhe que é assim que as coisas funcionam e que é de esperar que ocorram as coisas que tem estado a relatar (ou seja, não há nada de particularmente anormal nelas).
Imagem

Administrador Fórum

por Old Trader » 3/3/2004 13:58

Eu já estou a ver este senhor, para a semana aqui todo escandalizado pelo warrant estar a valer 0,01 cêntimos e já não o poder vender.
Eu penso que este é um caso claro de se querer encontrar um culpado para os erros que são nossos.
Abraços
Quem se lembra do crash de 87? E da 1ª OPV da PT? E da Marconi?

Registado: 27/2/2003 15:03

Vamos a contas da volatilidade

por Para a CMVM » 3/3/2004 13:49

Segundo estes 2 quadros publicados ontem pode ver-se o seguinte:

a) No 1º quadro publicado pelas 16:30 minutos +- o valor da volatilidade era superior a 18

b) No 2º quadro publicado pelo Marco mais tarde a volatilidade tinha baixado significativamente

c)Se reparar com atenção verificará que enquanto no 1º a volatilidade implicita era ligeiramente superior ao VDAX , no 2º ficava já baixo deste.....

d) Claro que esta mudança de volatilidade provocou uma queda do activo em cerca de 2 centimos. Pois para o valor do subjacente indicado no 2º quadro, +- 4100, com a volatilidae indicada no 1ºo valor do activo seria de 0,07 tal como referi na altura.

e) Gostaria agora de saber qual a volatilidade que eles estão a considerar no cálculo atendendo a que esta sobe + de 2%
Anexos
1.jpg
1.jpg (51.15 KiB) Visualizado 1208 vezes
2.gif
2.gif (26.51 KiB) Visualizado 1194 vezes
Para a CMVM

por MarcoAntonio » 3/3/2004 13:28

Vejo que entretanto colocou o gráfico do VDAX. Como se pode ver o VDAX vem em queda clara nas últimas sessões (aliás como já se podia constatar na tabela que coloquei). Nada que eu já não soubesse sem ver o gráfico ou a tabela sequer...

Quanto à subida de hoje, é muito pequena e não cobre sequer o que perdeu na véspera.

Provavelmente achar-me-ia um tipo bacano se concordasse consigo e dissesse, sim senhor é um roubo etc e tal.

No entanto eu entendo que o meu papel não é ser um tipo bacano mas sim dizer as coisas como elas são (pelo menos quando tenho conhecimentos para o fazer). Neste caso, não existe qualquer «roubo», o comportamento deste warrant tem sido normalíssimo. O Market Maker não precisa de roubar pois o Warrant está numa situação lastimosa e cada sessão em que o DAX não suba como um foguete é um «tiro no pé» para este warrant...

E o melhor que posso fazer é explicar porque é que é assim (e porque é que se devem evitar warrants como este). É o que tenho estado a fazer!...
Imagem

Administrador Fórum

Re: O Gráfico do VDAX......

por MarcoAntonio » 3/3/2004 13:23

Para A CMVM Escreveu:das últimas semanas. E se o Marco reparar até que subiu enquanto o activo era desvalorizado.

Sim, é perfeitamente normal quando o DAX sobe o VDAX cair e quando o DAX desce o VDAX subir. O que vai de encontro precisamente ao que eu disse.

Nas últimas sessões em que o DAX tem estado a subir o VDAX tem vindo claramente em queda.

Hoje sobe muito ligeiramente e o que sobe hoje não dá para cobrir o que perdeu de anteontem para ontem (já coloquei os valores recentes do VDAX num post anterior).

Para A CMVM Escreveu:Outro assunto: não era minha intenção fazer gozo com qualquer das afirmações proferidas pelo Marco. Foi só um desabafo. Queira desculpar-me.

Por mim, não há problema, não me sinto afectado. Mas que uma abordagem desse tipo retira interessa à discussão, creio que não haverá dúvidas...

Para A CMVM Escreveu:E ainda, logo que a calculadora esteja disponível retomaremos a conversa sobre esse assunto dos 2%. Parece-me que não é bem assim como o Marco diz, mas interessa-me o assunto para hoje e gostaria de ver o quanto avançava o warrant para uma subida digamos de 1%....... Segundo a elastecidade mostrada ontem deveria ser na ordem do +- 80%.

Para uma subida de 1% a partir do valor actual, ainda hoje, o warrant ainda ficava a perder face a ontem, pois nesse caso:

:arrow: Tinha decorrido mais uma sessão;

:arrow: O DAX ficaría ainda um pouco abaixo do fecho de ontem;

:arrow: O VDAX quase de certeza vinha para baixo de novo.

Nessas condições o valor teórico do warrant cairía claramente (face a ontem).
Imagem

Administrador Fórum

Gráfico do VDAX

por Para a CMVM » 3/3/2004 13:18

em falta
Anexos
Sem título9.jpg
Sem título9.jpg (15.36 KiB) Visualizado 1249 vezes
Para a CMVM

O Gráfico do VDAX......

por Para A CMVM » 3/3/2004 13:14

das últimas semanas. E se o Marco reparar até que subiu enquanto o activo era desvalorizado. E apesar de não mostrar a leg de hoje, verifica-se que está quase aos níveis de janeiro.....

Outro assunto: não era minha intenção fazer gozo com qualquer das afirmações proferidas pelo Marco. Foi só um desabafo. Queira desculpar-me.

E ainda, logo que a calculadora esteja disponível retomaremos a conversa sobre esse assunto dos 2%. Parece-me que não é bem assim como o Marco diz, mas interessa-me o assunto para hoje e gostaria de ver o quanto avançava o warrant para uma subida digamos de 1%....... Segundo a elastecidade mostrada ontem deveria ser na ordem do +- 80%.

Porque será que neste activo é mostrada a calculadora? (Mistério da técnica ou porque não há ninguém no mercado que tenha pegado nele? - Não movimenta desde os ídos de Fevereiro.....)
Anexos
Sem título10.jpg
Sem título10.jpg (47.25 KiB) Visualizado 1272 vezes
Para A CMVM

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Kury Yozo, navaldoc, Phil2014, Shimazaki_2 e 209 visitantes