Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Novo artigo: "O grande circo da Bolsa"

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

opiniões contrárias?

por didi » 3/3/2004 15:25

Sim, mas fundamentadas de preferência. :wink:
Como disse a Razão Pura e muito bem, para se discordar era bom apresentar argumentos para ignorantes como eu perceberem os outros pontos de vista!
Mas apesar de ignorante sigo de uma forma +/- atenta o que o Ulisses escreve, desde os tempos da SicOnline e por isso permita-me Norte, discordar da sua posição:
Norte escreveu:

E já agora... Artigo fantástico para ser escrito durante os tempos do Bear... pk escrever agora? Acho o timing interessante...

Aquilo que me parece, e esta é simplesmente a minha humilde opinião é este ser´um artigo que assusta o pequeno investidor q tem feito entradas em alguns papeis, que em alguns casos até a mim me parecem "loucas".

O que questiono é... terá este artigo um simples interesse de "avisar" os pequenos investidores?

O intuito do Ulisses ao escrever este artigo ele poderá explicar melhor caso ainda não tenha entendido, agora não é a primeira vez que o Ulisses aborda estas questões, ora veja:
Ulisses escreveu:

Todos os dias aprendemos com o mercado. Mas os “bear markets” (os mercados cuja tendência é de queda) são mais propícios a isso pois são bastante difíceis de negociar e estamos mais sujeitos a errar. Não duvidem que são os erros que nos fazem aprender.

Os anos de 2000 e 2001 ensinaram-me algumas coisas. A maior parte delas já as tinha aprendido em ocasiões anteriores mas o tempo apaga-as da memória. Desafio-vos a escreverem o que aprenderam nestes dois anos. Eu deixo convosco aquilo que aprendi (ou reaprendi) neste duríssimo “bear market”:

7. Avalie a sua corretora. Muitas das vezes, subestimamos a importância dos intermediários financeiros mas, ao fim de muitos anos de negociação, tomamos consciência do enorme volume de comissões que pagámos e dos prejuízos que tivemos quando a corretora não teve a eficiência que precisamos. Não se acomode! Compare a sua corretora com as outras e se descobrir que existem outras melhores não hesite em trocar.
In Assunto: As lições do mercado

e ainda
Colocada: Dom Nov 10, 2002 5:21 pm Assunto: As minhas "verdades"
Todos nós aprendemos muitas coisas ao longo dos anos. Coisas sobre os mercados. Coisas sobre a vida. Coisas que assumimos como “verdades” para nós. Estas “verdades” funcionam para mim, mas não quer dizer que funcionem para si. De qualquer das formas, penso que talvez esteja interessado em conhecê-las...

…..
• O daytrading pode ser lucrativo, mas as percentagens jogam claramente contra si, especialmente em Portugal. E mesmo que os seus resultados sejam lucrativos, o desgaste psicológico e a incapacidade de negociar cada vez maiores quantidades de acções, irão limitar a sua longevidade e prosperidade.
…..
Os gráficos podem levá-lo a conclusões erradas mas nunca mentem. Contudo, as pessoas podem mentir. Isto é algo para os analistas fundamentais meditarem...

• As pessoas são muito melhor a olharem para o futuro do que os gráficos são. Isto é algo para os analistas técnicos meditarem...

• Por norma, os meus piores dias de negociação foram quando eu violei o meu método e não quando o mercado esteve mau.

Mas o facto de chamar a atenção para o "lado lunar" deste circo, não significa que trate o investidor sempre como o capuchinho vermelho:
Ulisses escreveu:
Acho que é tempo de percebermos que a culpa não é dos outros, nem muito menos dos mercados. É tempo de olharmos para dentro de nós e vermos onde é que erramos e porque é que perdemos dinheiro.
in A morte dos últimos bodes expiatórios.

E dentro duma lógica de mercado também demonstra que os intervenientes podem obter lucro neste mercado e o investidor sair beneficiado com isso:
Ulisses escreveu:

Colocada: Ter Dec 17, 2002 6:45 pm Assunto:

"O papel do arbitragista não é tentar prever a direcção do mercado. Ele apenas tenta aproveitar-se das ineficiências do mercado, de forma a ganhar uma pequena quantia por operação e a tornar o mercado mais eficaz.

….
Quando quero negociar no mercado de futuros e vejo os COF`s quase vazios e percebo que se quiser abrir/fechar uma posição tenho que o fazer a um preço muito díspar do mercado à vista, tento averiguar da disponibilidade do arbitragista do CBI em assumir a contra-parte do negócio.

Quase sempre ele está disponível, pois é bom para ele e bom para mim. Por isso, faz as contas para ver a que preço lhe compensa a operação e coloca-se no mercado de futuros com uma posição contrária à que eu pretendo e depois faz a arbitragem tal qual expliquei.”

Claro que se pode discordar do Ulisses e que se deve manifestar sempre que isso acontece, mas com argumentos, pois decerto existem ainda melhores exemplos do que os aqui apresentados para demonstrar a posição do Ulisses face ao mercado, mas não vale a pena continuar pois não?
Desculpe, mas seguindo a minha linha de raciocinio discordei e apresentei argumentos.
beijinhos e parabéns Ulisses por mais uma lição :)
didi

Registado: 5/11/2002 1:49

por NORTE » 3/3/2004 14:15

Acho q ao contrário do q aconteceu com a posição do Ulisses, algumas pessoas não gostaram de uma opinião contrária.

Não venho aqui para contrariar ninguem, apenas para dar uma opinião, qd acho q devo.

Acabo a minha participação tb neste thread mas antes queria deixar uma coisa clara:

Qd falei em percentagens queria falar no abstrato e não no caso particular do Ulisses.

Quero deixar bem claro que sinceramente não faço a minha ideia se ele tem carteiras ou não tem, se cobra 10-20 ou 50%.

E qd me referia aos telhados de vidro, referia-me ao caso de q como todos sabemos o Ulisses ser Jornalista e dessa forma estar-se a incluir tb neste circo. Circo este q não concordo q exista de forma tão negra, mas q é preciso ter cuidado, lá isso é.

Se o artigo for considerado intemporal e se o próprio Ulisses o escreve desprovido de qq interesse, nesse caso, peço aki desculpas perante todos os foristas por fazer considerações erradas.

Ao Ulisses devo dizer q este continua a ser uma das minha referências e agradecer-lhe por tudo aquilo q ambos sabemos.

Sem mais... fico por aki.

Registado: 13/5/2003 11:42

por Flying Turtle » 3/3/2004 13:26

Caro bboniek99

Eu estou a trabalhar e vou dar por terminada a minha participação neste thread. Gostaria de poder prosseguir o diálogo mas não teno infelizmente condições para tal.

Presumindo que também se referiu a mim quando falou em incómodos e palmatoadas, peço-lhe que leia também com atenção os meus posts e veja o que motivou a minha intervenção.

Não tenho nada contra as opiniões contrárias, sejam suas, minhas ou do Ulisses que, de modo algum, considero sacrossanto ou menos passível de crítica, e que eu aliás já critiquei também em ocasião ou ocasiões passadas. Não fora aquilo que já expressei nos posts anteriores e teria ficado calado, quer para elogiar quer para criticar...

Um abraço
FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"

Registado: 25/10/2002 17:26

por Ulisses Pereira » 3/3/2004 13:19

Norte,

Não gostaste do artigo, estás no teu direito. Se o escrevesse há dois anos atrás, não serviria para nada. Porquê? Porque ninguém queria saber de Bolsa.

O artigo não serve para desincentivar ninguém a investir em Bolsa, serve apenas para a alertar que, logo à partida, tem custos e partem com um atraso competitivo. Repara bem como eu fiz questão de terminar o penúltimo parágrafo...

E eu não disse que as corretoras não deveriam cobrar comissões. Claro que devem, senão não existiam. Nem tão pouco falei dos fundos. E digo-te mais: Se todos os fundos cobrassem à comissão percentual sobre os ganhos obtidos, os seus resultados não teriam sido tão desastrosos como foram em 2000,2001 e 2002. Mas reconheço que as limitações legais que eles têm, também os impede de serem suficientemente flexíveis.

E finalizando... sinceramente pensei que as pessoas conseguissem "ler" o artigo todo, incluindo as entrelinhas. Toda a gente sabe que eu escrevo para "O Independente". Sou um daqueles que é pago para, semanalmente, escrever sobre o mercado. Ou seja, eu faço parte daquele Circo.

Não entender o lado irónico e confessional do artigo é não entender, de todo, aquilo que eu quis transmitir.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Norte

por Razao_Pura » 3/3/2004 12:45

o Senhor não falou só em timming, disse claramente que haviam coisas que tinham ficado por dizer, e que são bem mais prejudiciais. Quais são essas coisas? Por palavras suas? Já agora gostava de saber.
Trade the trend.

Registado: 5/11/2002 19:00

Parece-me

por bboniek99 » 3/3/2004 12:45

que nao temos todos que ter as mesmas ideias, ou serah que discordar dum ponto de vista, explicando porque, eh assim tao mal visto aqui ?

Porque apareceram tantos forenses incomodados com o comentario do Norte (aquela da gestao de carteiras tambem me pareceu excessiva, mas ainda assim...).

O artigo do Ulisses estah muito bem "esgalhado" e tem interesse didatico. Mas serah que aqui no Forum, soh para dar um exemplo, tambem nao se "faz" (ou tenta "fazer" opiniao ?).

Mas nao serah isso inerente a este meio em que o que eh equivale frequentemente ao que parece ser ?

Uma unica opiniao discordante... e saltou meio mundo (excepto o proprio Ulisses) a dar palmatoadas.

Ora leiam lah o artigo outra vez e moderem esse maldito pendor laudatorio. :|
bboniek99

por NORTE » 3/3/2004 12:34

Se não concordo com o timing do artigo acha q vou acrescentar o q quer q seja ao artigo?

Para além disso penso q o meu caro Ulisses poderá faze-lo ao seu melhor estilo numa próxima oportunidade se assim achar necessário.

artigo do Ulisses

por Razao_Pura » 3/3/2004 12:29

desta vez e penso ser a 1ª, não estou de acordo com o algumas coisas escritas, não por não serem verdade, mas por só ter olhado para algumas direcções, esquecendo-se de tnts outras coisas q são bem mais prejudiciais

Não vou comentar os comentários do Norte só lhe vou dizer que se o senhor acha que tem coisa a acrescentar ao que foi escrito pelo Ulisses porque é que não o faz?
Seria uma atitude bem mais construtiva não concorda?
Eu como pequeno investidor agradeço.
Trade the trend.

Registado: 5/11/2002 19:00

por Flying Turtle » 3/3/2004 12:16

Caro Norte, independentemente das opiniões que cada um possa em cada momento ter sobre os textos do Ulisses, aquilo que me faz reagir nas suas palavras é o processo de intenção que às mesmas me parece estar inerente.

Se não é assim então desculpe-me por favor.

Por outro lado, considero ser altamente didáctico alertar os pequenos investidores, particularmente em períodos bull, para os riscos do mercado e para as ilusões que o mesmo pode criar. E neste aspecto este e outros artigos do Ulisses têm sido exemplares e, permita-se-me a expressão, intemporais.

Um abraço
FT

por NORTE » 3/3/2004 12:11

O que me parece é q este artigo mais parece procurar desincentivar o pequeno investidor mostrando-lhe o lado mais "negro" que a Bolsa eventualmente terá.

No entanto nem tudo me parece assim tão "negro", mas como é lógico desde as grandes casas, até ao pequeno investidor, todos procuram fazer lucro. Agora de que maneira, isso é um problema de cada um.

Apesar de saber que o Ulisses tem toda a liberdade para se expressar, principalmente estando em "casa", penso q tb ele sabe onde consegue fazer chegar as suas palavras e dessa forma é necessário alguma cautela.

E já agora... Artigo fantástico para ser escrito durante os tempos do Bear... pk escrever agora? Acho o timing interessante...

Aquilo que me parece, e esta é simplesmente a minha humilde opinião é este ser´um artigo que assusta o pequeno investidor q tem feito entradas em alguns papeis, que em alguns casos até a mim me parecem "loucas".

O que questiono é... terá este artigo um simples interesse de "avisar" os pequenos investidores?

Para finalizar quero apenas dizer que sou uma das muitas pessoas que tanto admira os artigos do Ulisses, no entanto desta vez e penso ser a 1ª, não estou de acordo com o algumas coisas escritas, não por não serem verdade, mas por só ter olhado para algumas direcções, esquecendo-se de tnts outras coisas q são bem mais prejudiciais.

por PLPINTO » 3/3/2004 12:03

Os analistas

Quando alguém começa a dar os primeiros passos nos mercados financeiros, procura avidamente as análises das mais prestigiadas casas de investimento, fixando o seu olhar nos preços alvos por eles apontados. Contudo, a maior parte das vezes percebem que as análises muitas vezes são distorcidas e produzem maus resultados.
Os últimos anos são exemplos claros das falhas dessas análises e alguns escândalos ocorridos mostraram que muitas análises produzidas não são imparciais. Os “downgrades”, “upgrades” e preços alvo muitas vezes são fruto dos interesses dessas casas de investimento.

Ora aqui está o mais importante da questão toda, será que os preços apontados por eles seram obtidos com honestidade ou a favor da oportunidade? mesmo não falando em nenhum escandalo. Raramente os preços vão aos valores apontados, mexem um bocado no momento que a noticia sai, motivados por ela mesmo e pronto...

Quanto às corretoras eu acho que, como vendedoras de produtos, o objectivo principal passa por motivar os clientes a comprar o maximo possivel, quer seja por baixos preços como outras mais valias aos clientes ou mesmo publicidade agressiva. O que interessa é vender o maximo possivel, o que regula o mercado é a concorrencia.

Uma corretora não deve ser neutra, já um analista tem que ser!?

Os jornalistas, coitados, não podem falar do tempo...

Registado: 22/5/2003 15:08

por xico » 3/3/2004 11:54

Como sempre uma belíssima análise dos mercados.

Belo o apontar o dedo para a ferida, das entidades reguladores dos mercados.

A análise feita por pretensos analista na imprensa,etc.

Não entendo as posições tomadas no fórum por colegas, que mais parecem estar a defender alguma dama...(concretamente o Sr. Norte).

Parabéns.
Xico
Xico

Registado: 5/11/2002 12:32

Isso la da gestao de carteiras eu cah nada sei...

por bboniek99 » 3/3/2004 11:48

...mas presumo que o Norte quer dizer que aqui nestes circulos da Bolsa nao ha anjinhos.

Ou serah que ha ? :twisted:
bboniek99

por Flying Turtle » 3/3/2004 11:34

NORTE Escreveu:Flying Turtle:

Pura criação da mente. Não sei onde fui buscar tal coisa... Realmente, clientes? Cobrar valores?

Ok, obrigado, estamos esclarecidos...

por NORTE » 3/3/2004 11:32

Flying Turtle:

Pura criação da mente. Não sei onde fui buscar tal coisa... Realmente, clientes? Cobrar valores?

comentário

por jotabil » 3/3/2004 11:23

Caro herói grêgo

É uma visão lúcida do mercado e dos seus actores principais.
Tão real que , por ser assim, se torna injusta para com alguém e seguem-se os remoques.
A condição humana não segue caminho de forma tão ortogonal, existem curvas, tolerâncias.Ás vezes são inteiros sentimentos de rectidão que movem esses actores nas suas acções. Existem excessos e foi nesse sentido que avisaste.
Entende-se a tua ideia....mas naturalmente que alguém reagirá de modo diverso.

cumps.
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu

Registado: 7/11/2002 0:00

por Flying Turtle » 3/3/2004 11:12

NORTE Escreveu:E o meu caro Ulisses não cobra mais aos seus clientes pela gestão das carteiras deste? 10%? 20%?

Caro NORTE, é capaz de se explicar melhor? Onde foi buscar a informação de que o Ulisses gere carteiras de terceiros, cobrando o que quer que seja?

Um abraço
FT

por Pata-Hari » 3/3/2004 11:11

Eu tb gostei muito do cartigo e acrescentaria uma ideia no que diz respeito ao papel dos corretores. Embora tenhamos a ideia de que nos podem e estão lá para nos ajudar, efectivamente o trabalho deles não é (nem deve ser) aconselhar investimentos. Claro que nos dão umas ajudas e opiniões de vez em quando, mas de modo algum o papel deles é ser conselheiro financeiro...
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

Excelente artigo

por T. Martins » 3/3/2004 11:07

Excelente artigo Ulisses!

É uma retrospectiva daquilo que muitas vezes não vemos ou não o queremos ver...

Um abraço,

T.M.

Registado: 5/8/2003 16:51

por NORTE » 3/3/2004 10:43

Toda a razão Ming, peço desculpa por o engano.

0,25% era o q queria escrever, erro no teclado.

De qq forma todo o texto de mantem válido....

É diferente de 10% ou 20% penso eu!

por Ming » 3/3/2004 10:33

Quais são essas corretoras que cobram 0.025%?
Tambem quero!
Earthlings? Bah!

Registado: 20/11/2003 11:37

por NORTE » 3/3/2004 10:04

Caro Ulisses...

Com este artigo mostra algum cansaço deste "Circo da Bolsa", e neste caso só tenho a perguntar-lhe... se é assim tudo tão desinteressante, o que o mantem a viver disto? O dinheiro?

O Dinheiro não é tudo!

Em relação às correctoras, qt é a percentagem de correctagem que estas cobram? 0,025? E repare q em muitos casos fazem a gestão de carteiras! E cobram?

Será muito?

E o meu caro Ulisses não cobra mais aos seus clientes pela gestão das carteiras deste? 10%? 20%?

Não é do meu intersse saber no entanto acho q devia pensar um pouco sobre aquilo que diz, principalmente nos dias q parece estar com pouca inspiração para o fazer.

Diz o ditado popular...

"Quem tem telhados de vidro não deve atirar pedras."

NORTE

por Ulisses Pereira » 3/3/2004 1:10

Está na Primeira Página. É logo o primeiro. :)

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

comentário

por jotabil » 3/3/2004 1:07

Caro herói grêgo

Onde está que o não vejo????????????!!!!!!!

cumps
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu

Registado: 7/11/2002 0:00

por djovarius » 2/3/2004 22:37

É o dedo na ferida, Ulisses !!

E o pior é que está a repetir-se muito pouco tempo depois do que sucedeu da última vez.
Pessoas a entrar em catadupa sem saber bem no que investem ou porque sobe.
Bom, isso prova que apesar do que disseste, tamanhas dificuldades e má informação / formação, a ganância é maior do que o medo, num verdadeiro processo que leva à chamada distribuição.
Depois, quando o medo é maior do que a ganância, a porta é pequena para tantos que querem sair, e aí dá-se a acumulação. É quase uma lei eterna.

Este é um verdadeiro artigo didáctico.

Um abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], navaldoc, OCTAMA, Phil2014, Shimazaki_2 e 180 visitantes