Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Oportunidades especulativas

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 30/4/2015 22:11

malvoisin Escreveu:
Alquimista,

aqui vai. Stop abaixo do último suporte (mais conservador seria abaixo do "João Moura" mas dessa forma não respeitaria o R/R de 3, e para além disso uma descida a esse nível seria altamente suspeita tendo em conta o movimento que se antecipa para esta OE).
target simultaneamente abaixo da ML da fork verde UMLH da fork vermelha e do último máximo.
o R/R é aproximadamente de 3.
abraço

Simule-se então tal oe, que entretanto me deu uma ideia para outra oe num "mercado paralelo" com base no "SC".
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista

Registado: 12/3/2014 0:58

por malvoisin » 30/4/2015 22:07

O Alquimista Escreveu:
malvoisin Escreveu:outra belíssima fork, desta vez no NDX, será porventura neste momento o ponto de entrada longa.
até porque calha precisamente na ML da fork vermelha. ora, se a tendência é ascendente, eventualmente será de apostar na ida à ML da fork verde.

Malvoisin,

Para efeitos de podermos acompanhar o desenrolar da situação de forma simulada, podes construir uma oportunidade especulativa (entrada, stop e o target) com base nessas linhas.

Os segundos inventores não têm direitos - Newton

Alquimista,

aqui vai. Stop abaixo do último suporte (mais conservador seria abaixo do "João Moura" mas dessa forma não respeitaria o R/R de 3, e para além disso uma descida a esse nível seria altamente suspeita tendo em conta o movimento que se antecipa para esta OE).

target simultaneamente abaixo da ML da fork verde UMLH da fork vermelha e do último máximo.

o R/R é aproximadamente de 3 (há pouco, abaixo dos 4400 pts pts sê-lo-ia, entretanto já subiu para 4414 pts, ou seja, o R/R já não chegaria a 3 por esta altura).

abraço
Anexos
ndx.jpg

Registado: 6/3/2014 19:07

por O Alquimista » 30/4/2015 21:46

malvoisin Escreveu:outra belíssima fork, desta vez no NDX, será porventura neste momento o ponto de entrada longa.
até porque calha precisamente na ML da fork vermelha. ora, se a tendência é ascendente, eventualmente será de apostar na ida à ML da fork verde.

Malvoisin,

Para efeitos de podermos acompanhar o desenrolar da situação de forma simulada, podes construir uma oportunidade especulativa (entrada, stop e o target) com base nessas linhas.

Os segundos inventores não têm direitos - Newton
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista

por malvoisin » 30/4/2015 20:32

Anexos
ndx1.jpg

por malvoisin » 30/4/2015 20:19

outra belíssima fork, desta vez no NDX, será porventura neste momento o ponto de entrada longa.
Anexos
ndx.jpg

por O Alquimista » 30/4/2015 16:16

Voltando ao mais simples (uma única linha, igual a tantas outras para uma oportunidade especulativa: um dos dois movimentos desenhados poderá fundamentar uma compra. O target, de momento não visível, será um qualquer ponto na paralela superior. Stoploss no local habitual.
Condição verificada, compra realizada.

Tendo sido ultrapassado o anterior high num movimento de 100 ticks impõe-se mitigar o risco e encerrar parcialmente a posição; quanto ao remanescente, aguardar-se-á pelo target

A linha, quando é boa, pode ser usada e abusada. Tal sucederá, por exemplo, quando se repetirem os mesmos motivos. É o caso da linha em causa: nova posição aberta, os mesmos targets e stoploss.
Quebrado o último high, far-se-á precisamente o que se fez na 1ª compra.

Enquanto não me trair, mantenho-me fiel à linha fazendo o que se tem feito.

Fazendo a vontade à linha de acumulação: nova compra, o mesmo target, a mesma stoploss.

Target atingido, negócios encerrados. Mercado: eurcad 30 m.

Afinal havia outras...
Anexos
cad.jpg
cad.jpg (47.14 KiB) Visualizado 6566 vezes

por malvoisin » 29/4/2015 23:45

e agora um cenário ainda mais dantesco para o famigerado DAX, com base num aparente complex H&S.
Anexos
DAX.jpg

por malvoisin » 29/4/2015 23:43

O Alquimista Escreveu:
malvoisin Escreveu:estive a ver o USD/CAD e tracei esta fork que agora parece óbvia dado o toque na ML (em anexo) - lá está, onde o preço foi parar... traçando uma linha igual à que tinhas pelo higher high foi dar precisamente ao mesmo ponto na ML, curioso. !

É o eurcad.
Repara que a linha que tu desenhaste não é a linha com base na qual o negócio foi encerrado. Essa tua linha equivaleria a um 2º target. Há coincidências: estive para intervir novamente sobre o eurcad e desenhar essa linha e até tinha o mote "Afinal havia outra...linha", mas acabei por não achar relevante porque o target não foi estabelecido com base nela, daí que se o fizesse seria mais show off do que outra coisa qualquer.

Abraço

ahahah bom mote!

p.s. pois claro, eur/cad - não ligues, já é cansaço.

por O Alquimista » 29/4/2015 23:32

malvoisin Escreveu:estive a ver o USD/CAD e tracei esta fork que agora parece óbvia dado o toque na ML (em anexo) - lá está, onde o preço foi parar... traçando uma linha igual à que tinhas pelo higher high foi dar precisamente ao mesmo ponto na ML, curioso. !

É o eurcad.
Repara que a linha que tu desenhaste não é a linha com base na qual o negócio foi encerrado. Essa tua linha equivaleria a um 2º target. Há coincidências: estive para intervir novamente sobre o eurcad e desenhar essa linha e até tinha o mote "Afinal havia outra...linha", mas acabei por não achar relevante porque o target não foi estabelecido com base nela, daí que se o fizesse seria mais show off do que outra coisa qualquer.

Abraço

por malvoisin » 29/4/2015 22:54

O Alquimista Escreveu:
malvoisin Escreveu:
O Alquimista Escreveu:
Seria interessante colocares o gráfico do eurusd com os teus forks para se poder constatar para onde se dirigiu o preço.

aqui vai, e já que o preço quebrou a resistência e subiu por aí fora, segue gráfico com as forks originais (cenário de subida).

Lá foi à ml do fork preto: There is a high probability that:1.Prices will reach the latest ML.

Agora, um desafio: apaga as linhas superior e inferior desse fork e fica apenas com a ML. Repara que, grosso modo, foi testada 3 vezes e à 3ª cedeu. No entanto, parece ser uma linha muito semelhante à que desenhei na oe referente ao eurcad: aqui aguentou-se, ali não. Podemos então dizer que tive sorte. Ainda no teu fork: repara também que depois de ter sido quebrada o preço voltou a visitá-la: There is a high probability that: 3.When prices pass through the ML, they will pull back to it.

Abraço

Eu sei desenhar, tu sabes desenhar, ele aprende com quem sabe. Precisarei, precisarás de pedir opinião alheia? - O Alquimista

sim, de facto, a ML da fork preta poderia ser uma linha como a tua. estive a ver o USD/CAD e tracei esta fork que agora parece óbvia dado o toque na ML (em anexo) - lá está, onde o preço foi parar... traçando uma linha igual à que tinhas pelo higher high foi dar precisamente ao mesmo ponto na ML, curioso.

qd olhei para o cenário de longo prazo no eur/usd pareceu-me claro (com elevada probabilidade) - e continua a parecer-me, que o preço irá para a paridade, e daí ter encontrado lógica num movimento que agora fosse de descida (provocando um Hagopian na dita fork em zona de resistência) e que finalizasse a bear flag que indiquei no gráfico diário, e assim levasse o preço até à ML da fork de longo prazo que tracei no semanal. foi esta a razão do curto. apenas um senão nessa lógica: este era um cenário em espaço temporal completamente diferente desse, e a propósito disso lembrei-me do que uma vez me disseste em relação a negociar em espaços temporais diferentes. seja como for, estava atento pq a zona era mt senível, e ainda consegui livrar-me da posição na base do João Moura que acabou por fazer qd rompeu a resistência e dps voltou a ela, antes de continuar para cima.

obrigado mais uma vez pela tua perspectiva, abraço!
Anexos
eur cad.jpg

por O Alquimista » 29/4/2015 21:50

malvoisin Escreveu:
O Alquimista Escreveu:
Seria interessante colocares o gráfico do eurusd com os teus forks para se poder constatar para onde se dirigiu o preço.

aqui vai, e já que o preço quebrou a resistência e subiu por aí fora, segue gráfico com as forks originais (cenário de subida).

Lá foi à ml do fork preto: There is a high probability that:1.Prices will reach the latest ML.

Agora, um desafio: apaga as linhas superior e inferior desse fork e fica apenas com a ML. Repara que, grosso modo, foi testada 3 vezes e à 3ª cedeu. No entanto, parece ser uma linha muito semelhante à que desenhei na oe referente ao eurcad: aqui aguentou-se, ali não. Podemos então dizer que tive sorte. Ainda no teu fork: repara também que depois de ter sido quebrada o preço voltou a visitá-la: There is a high probability that: 3.When prices pass through the ML, they will pull back to it.

Abraço

Eu sei desenhar, tu sabes desenhar, ele aprende com quem sabe. Precisarei, precisarás de pedir opinião alheia? - O Alquimista

por O Alquimista » 29/4/2015 21:35

Limonov Escreveu:Não Alquimista, não é um mito urbano. Se não me falha a memória, o JFK proferiu essas palavras na Universidade de Yale, e como sabes, a dita universidade situa-se numa área até bastante campestre, logo trata-se de um mito rural :mrgreen: :mrgreen:

Abraço,

Limonov

:lol:

por malvoisin » 29/4/2015 17:52

chico_laranja Escreveu:Acho (não quer dizer que o faça) que se de vez em quando lêssemos as leis que nos regem veríamos um bom monte de coisas que nos passam ao lado, que fazemos ou deixamos que nos façam e que são uma prevaricação da lei.

Por outro lado é bom ver o quanto ligam o complicómetro os nossos legisladores :wall:

Até aqui há negócio :evil: . Contrata-se gabinetes de advogados/legisladores para fazerem uma lei. Eles fazem a lei de forma bastante intrincada e de difícil compreensão para o português normal não habituado a legislês não perceba as leis que o regem e quando um dos peixes graúdos está com a justiça à pega, contrata esses mesmos gabinetes pois deixam na lei meia dúzia de cavalos de tróia para que o cliente se safe. E por essas leis cobram ao Estado uns camiões de dinheiro.

Depois há leis que são uma risota.

Acabo aqui o offtopic....

não podia concordar mais com isso!

por malvoisin » 29/4/2015 17:36

O Alquimista Escreveu:

Anexos
eur usd.jpg

por Limonov » 29/4/2015 17:26

Não Alquimista, não é um mito urbano. Se não me falha a memória, o JFK proferiu essas palavras na Universidade de Yale, e como sabes, a dita universidade situa-se numa área até bastante campestre, logo trata-se de um mito rural :mrgreen: :mrgreen:

Abraço,

Limonov
A liberdade que há no capitalismo é a do cão preso de dia e solto à noite.
Fonte - Espólio, Autor - Silva , Agostinho

Registado: 7/2/2014 18:03

por O Alquimista » 29/4/2015 17:17

Olá Malvoisin,

ainda em relação ao EUR/USD acrescento mais 2 gráficos. do que vi, aponta para a paridade. parece-te fazer sentido?

Não tenho opinião formada sobre a questão da paridade. E, mesmo que tivesse, não teria qualquer importância e duvido que a dissesse por aqui por uma razão simples e já conhecida: à semelhança do que sucede com outros activos "muito activos", o eurusd tem sido objecto de gráficos e opiniões eloquentes. Como tenho por hábito dar a voz e aprender com os entendidos, remeto-me ao silêncio, só o quebrando quando tento adivinhar o futuro com bastante antecedência.

Mudando de assunto:
Voltando ao mais simples (uma única linha, igual a tantas outras para uma oportunidade especulativa: um dos dois movimentos desenhados poderá fundamentar uma compra. O target, de momento não visível, será um qualquer ponto na paralela superior. Stoploss no local habitual.
Condição verificada, compra realizada.

Tendo sido ultrapassado o anterior high num movimento de 100 ticks impõe-se mitigar o risco e encerrar parcialmente a posição; quanto ao remanescente, aguardar-se-á pelo target

A linha, quando é boa, pode ser usada e abusada. Tal sucederá, por exemplo, quando se repetirem os mesmos motivos. É o caso da linha em causa: nova posição aberta, os mesmos targets e stoploss.
Quebrado o último high, far-se-á precisamente o que se fez na 1ª compra.

Enquanto não me trair, mantenho-me fiel à linha fazendo o que se tem feito.

Fazendo a vontade à linha de acumulação: nova compra, o mesmo target, a mesma stoploss.

Target atingido, negócios encerrados. Mercado: eurcad 30 m.

The great enemy of the truth is very often not the lie -- deliberate, contrived and dishonest, but the myth, persistent, persuasive, and unrealistic. Belief in myths allows the comfort of opinion without the discomfort of thought. -John F. Kennedy Referia-se o autor aos mitos urbanos?
Anexos
cad.jpg

por chico_laranja » 29/4/2015 17:14

Acho (não quer dizer que o faça) que se de vez em quando lêssemos as leis que nos regem veríamos um bom monte de coisas que nos passam ao lado, que fazemos ou deixamos que nos façam e que são uma prevaricação da lei.

Por outro lado é bom ver o quanto ligam o complicómetro os nossos legisladores :wall:

Até aqui há negócio :evil: . Contrata-se gabinetes de advogados/legisladores para fazerem uma lei. Eles fazem a lei de forma bastante intrincada e de difícil compreensão para o português normal não habituado a legislês não perceba as leis que o regem e quando um dos peixes graúdos está com a justiça à pega, contrata esses mesmos gabinetes pois deixam na lei meia dúzia de cavalos de tróia para que o cliente se safe. E por essas leis cobram ao Estado uns camiões de dinheiro.

Depois há leis que são uma risota.

Acabo aqui o offtopic....
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.

Registado: 29/11/2007 2:37

por malvoisin » 29/4/2015 14:21

fechado

por malvoisin » 29/4/2015 12:18

chico_laranja Escreveu:
malvoisin Escreveu:
chico_laranja Escreveu:Malvoisin

A história dos preguiçosos vem de que eu sou um investidor de médio longo prazo(MLP) com raizes nos Lazy Portfolio e no Buy and Hold.

Depois evolui para uma gestão semi-passiva, onde tenho uma carteira MLP mas que tenho stops mentais impostos e faço com pequenas percentagens da carteira apostas de gestão activa.

Nestes dias, e daí os meus rabiscos sobre o SENSEX, é que há um fundo que me está a dar algum formigueiro pois está com um Draw-Dawn de 12% em 10 dias/cotações.

Se cair mais 1 pouco rompe para baixo tudo o que é boneco e salto fora. De momento e com abertura em 13-5-2014 leva uns belos 37% de lucro bruto e entrei já a meio do caminho.

Deixo abaixo um gráfico onde mostra bem a minha indecisão. Há 3 caminhos completamente distintos por onde pode seguir.

O fork descendente verde foi traçado usando os pontos marcados (fork com o carro há frente dos bois). Uma experiência meio maluca que pode não ter nenhum significado no âmbito da Median Lines :!:

Deixo um gráfico limpo para poderem desenhar se quiserem.

O activo em causa é o Franklin India N Acc €, com ISIN: LU0231205856

Neste género de gráfico tenho dificuldades em traçar linhas. No máximo consigo fazer trend lines a "entubar" o preço e uma linha a 50% mas não sei até que ponto essa abordagem é válida ou se há alternativas.

Já agora. Aqui não há shorts mas podem fazer compras a partir de 33€ aprox sem taxas nem comissões nem spread :-"

Chico,

o que vi no gráfico foi este canal que anexo. a zona de máximos quase que parece formar um "as above, so below". a linha inferior parece ser uma daquelas linhas únicas com boas reacções que o Alquimista usa, pronta para compra. qt à fork "com o carro à frente dos bois" tb já o vi usar uma do género em relação à BABA (no OE2) - poderei estar errado e a lógica dessa fork ser diferente (e tb não cheguei a perceber onde estava o pivot A dessa tal fork da BABA), só ele te poderá esclarecer qt a isso.

p.s. ok, agora percebi a "preguiça"... seja como for, a preguiça tb se transforma facilmente em virtude se a redesenharmos como "ócio" (isto de disfarçar as palavras por xs dá um certo jeito).

Abraço

p.s.s. aliás, agora vendo melhor, a fork verde é uma inverse, não é?

Se por inverse entenderes que é um dos tais forks com o Pivot A avançado em relação a pelo menos 1 dos pivots então sim. Daí o ter marcado os pivots que usei.

Como actualização a esse gráfico, ontem a cotação foi para 32.76 que ficava um pouco abaixo dessa linha colectora de mínimos mas hoje já foi para 33.03 e com isso voltou para dentro do túnel/canal.

Houvesse guito e entrava pois foi um teste à linha com resultados positivos. Convém ter em mente que não temos velas aqui logo cotações intraday não há e esses mínimos e máximos que usamos para traçar as linhas não existem.

O Alquimista colocou aqui (ou no OE2?) uma mesma cotada com linhas diferentes e na que reduzia a cotação a uma linha, sem velas, notava-se uma diferença assinalável.

Neste caso acho que as MLs têm que ter um pouco mais de subjectividade e em vez de uma linha temos que andar com um caixote atrás de nós para termos uma margem.

malvoisin Escreveu:entretanto entrei curto qd o preço chegou aos 1,0994. subiu um pouco em relação ao valor em que estava qd postei o gráfico, mas mantêm-se válida a fork em estado "what if", fazendo um pequeno ajuste. é arriscado pois, tendo o preço subido, quer isso dizer que a fork não foi testada, mas por outro lado tenho um stop muito próximo.

Cuidado que stops demasiado curtos e és chutado numa das vassouradas típicas que existem antes de arranques em força.

Mantém rácios risco retorno e entra só se isso se cumprir.

Se começas a desrespeitar isso acabas por abandalhar o método e começas a entrar em todo o lado em que espreitas uma linha sugestiva e acabas dizimado como quase todos os que quebram a disciplina. Apenas os disciplinados conseguem sobreviver neste mundo do trading.

Sei que o entusiasmo é grande nestas coisas mas cuidado com isso.

Se vires que não controlas o entusiasmo pura e simplesmente desliga o PC (assumindo que todas as posições abertas têm stops. Se não têm coloca tudo com b/e e as positivas fechas), pega num bom livro policial, romance, poesia, Diário da República, whatever desde que não seja do mundo da finança/economia e do trabalho e que tenha umas 200 páginas e lê devagar e alto. Assim vais desligar o cérebro disto. Só depois disto é que poderás voltar a ligar o PC e verás que vens revigorado e com mais calma.

Antes um não ganho que uma perca :roll:

Bons trades, mas com juízo.

palavras sábias, Chico!

acredita que penso mts vezes em tudo o que dizes. tenho por xs excesso de entusiasmo qd me interesso por um tema, alguma impulsividade, e tb uma certa tendência para jogar no risco aliada a um maior foco no ganho do que na perda, é verdade que sim, uma pessoa deve tentar conhecer-se o melhor que puder, e essa auto-análise ainda mais importante se torna qd estamos neste mundo da bolsa.

neste caso, foram vários os factores que me fizeram entrar, a tal fork "what if" á apenas um deles (em anexo apresento outra que não cheguei a postar e cuja WL está nesta zona).
seja como for, os principais argumentos para este curto foram a zona de resistência em que o preço se encontra e sobretudo os gráficos de longo prazo que apontam para a paridade.

agora, é mt simples, ou o preço segue para baixo, ou então passa esta zona de resistência, e fecho (tb de acordo com a forma como o preços se comportar nessa eventual quebra - acho que nestas coisas dos stops dever haver um mínimo de flexibilidade - é uma zona, ainda que curta, mas é uma zona, e não um valor exacto ao milímetro).

qt ao teu activo, eventualmente haverá algum produto alavancado (warrants ou algo do género) que te permita uma entrada com mt pouco guito (se se mantiverem as condições que levem a essa compra, obviamente).

e agora no que toca às tuas sugestões, não podia concordar mais: um bom filme e uma boa leitura fazem mt bem à cabeça, é verdade que sim, e poesia!... qd se tem 18 anos e dps de levar com o Camões desde os 15, se descobre Herberto Helder, finalmente apercebemo-nos do que realmente é poesia, e aí não se quer outra coisa. já que falaste em poesia, quis aproveitar para fazer uma referência a este grande poeta que infelizmente faleceu há tão pouco tempo...

bem, citando o Jorge Jesus: siga para bingo! obrigado pelo teu cuidado, abraço!

p.s. qd me refiro ao stop mt próximo é no sentido de que ele está protegido precisamente nesta zona em que o preço se encontra, ou seja, o preço não terá que subir muito mais para que o plano falhe.

p.s.s. é verdade, fizeste-me rir com essa do Diário da República... pq o DR?? eheheh
ainda em relação a este negócio, há um dado contra: o US dollar index quebrou o último suporte e está a 1,5-2 pts do próximo, e como o euro está nesse pacote que serve de referência ao dólar... seja como for, é um pacote de várias moedas como referência, e não apenas o euro.
Anexos
eur usd.jpg

por chico_laranja » 29/4/2015 10:52

malvoisin Escreveu:
chico_laranja Escreveu:Malvoisin

A história dos preguiçosos vem de que eu sou um investidor de médio longo prazo(MLP) com raizes nos Lazy Portfolio e no Buy and Hold.

Depois evolui para uma gestão semi-passiva, onde tenho uma carteira MLP mas que tenho stops mentais impostos e faço com pequenas percentagens da carteira apostas de gestão activa.

Nestes dias, e daí os meus rabiscos sobre o SENSEX, é que há um fundo que me está a dar algum formigueiro pois está com um Draw-Dawn de 12% em 10 dias/cotações.

Se cair mais 1 pouco rompe para baixo tudo o que é boneco e salto fora. De momento e com abertura em 13-5-2014 leva uns belos 37% de lucro bruto e entrei já a meio do caminho.

Deixo abaixo um gráfico onde mostra bem a minha indecisão. Há 3 caminhos completamente distintos por onde pode seguir.

O fork descendente verde foi traçado usando os pontos marcados (fork com o carro há frente dos bois). Uma experiência meio maluca que pode não ter nenhum significado no âmbito da Median Lines :!:

Deixo um gráfico limpo para poderem desenhar se quiserem.

O activo em causa é o Franklin India N Acc €, com ISIN: LU0231205856

Neste género de gráfico tenho dificuldades em traçar linhas. No máximo consigo fazer trend lines a "entubar" o preço e uma linha a 50% mas não sei até que ponto essa abordagem é válida ou se há alternativas.

Já agora. Aqui não há shorts mas podem fazer compras a partir de 33€ aprox sem taxas nem comissões nem spread :-"

Chico,

o que vi no gráfico foi este canal que anexo. a zona de máximos quase que parece formar um "as above, so below". a linha inferior parece ser uma daquelas linhas únicas com boas reacções que o Alquimista usa, pronta para compra. qt à fork "com o carro à frente dos bois" tb já o vi usar uma do género em relação à BABA (no OE2) - poderei estar errado e a lógica dessa fork ser diferente (e tb não cheguei a perceber onde estava o pivot A dessa tal fork da BABA), só ele te poderá esclarecer qt a isso.

p.s. ok, agora percebi a "preguiça"... seja como for, a preguiça tb se transforma facilmente em virtude se a redesenharmos como "ócio" (isto de disfarçar as palavras por xs dá um certo jeito).

Abraço

p.s.s. aliás, agora vendo melhor, a fork verde é uma inverse, não é?

Se por inverse entenderes que é um dos tais forks com o Pivot A avançado em relação a pelo menos 1 dos pivots então sim. Daí o ter marcado os pivots que usei.

Como actualização a esse gráfico, ontem a cotação foi para 32.76 que ficava um pouco abaixo dessa linha colectora de mínimos mas hoje já foi para 33.03 e com isso voltou para dentro do túnel/canal.

Houvesse guito e entrava pois foi um teste à linha com resultados positivos. Convém ter em mente que não temos velas aqui logo cotações intraday não há e esses mínimos e máximos que usamos para traçar as linhas não existem.

O Alquimista colocou aqui (ou no OE2?) uma mesma cotada com linhas diferentes e na que reduzia a cotação a uma linha, sem velas, notava-se uma diferença assinalável.

Neste caso acho que as MLs têm que ter um pouco mais de subjectividade e em vez de uma linha temos que andar com um caixote atrás de nós para termos uma margem.

malvoisin Escreveu:entretanto entrei curto qd o preço chegou aos 1,0994. subiu um pouco em relação ao valor em que estava qd postei o gráfico, mas mantêm-se válida a fork em estado "what if", fazendo um pequeno ajuste. é arriscado pois, tendo o preço subido, quer isso dizer que a fork não foi testada, mas por outro lado tenho um stop muito próximo.

Cuidado que stops demasiado curtos e és chutado numa das vassouradas típicas que existem antes de arranques em força.

Mantém rácios risco retorno e entra só se isso se cumprir.

Se começas a desrespeitar isso acabas por abandalhar o método e começas a entrar em todo o lado em que espreitas uma linha sugestiva e acabas dizimado como quase todos os que quebram a disciplina. Apenas os disciplinados conseguem sobreviver neste mundo do trading.

Sei que o entusiasmo é grande nestas coisas mas cuidado com isso.

Se vires que não controlas o entusiasmo pura e simplesmente desliga o PC (assumindo que todas as posições abertas têm stops. Se não têm coloca tudo com b/e e as positivas fechas), pega num bom livro policial, romance, poesia, Diário da República, whatever desde que não seja do mundo da finança/economia e do trabalho e que tenha umas 200 páginas e lê devagar e alto. Assim vais desligar o cérebro disto. Só depois disto é que poderás voltar a ligar o PC e verás que vens revigorado e com mais calma.

Antes um não ganho que uma perca :roll:

Bons trades, mas com juízo.
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.

Registado: 29/11/2007 2:37

por malvoisin » 29/4/2015 9:15

entretanto entrei curto qd o preço chegou aos 1,0994. subiu um pouco em relação ao valor em que estava qd postei o gráfico, mas mantêm-se válida a fork em estado "what if", fazendo um pequeno ajuste. é arriscado pois, tendo o preço subido, quer isso dizer que a fork não foi testada, mas por outro lado tenho um stop muito próximo.

por malvoisin » 29/4/2015 5:25

Alquimista,

ainda em relação ao EUR/USD acrescento mais 2 gráficos. do que vi, aponta para a paridade. parece-te fazer sentido?

abraço

p.s. se assim fosse, teríamos um ressalto que se advinha forte precisamente quando atingisse a paridade, oferecendo aí uma boa oportunidade para longo.

p.s.s. as linhas a tracejado (resistência no 1,10 e linha de pivots) poderão eventualmente ajudar a explicar o porquê de se ter formado (ou a acabar de formar) a bear flag precisamente nesta zona de intersecção das referidas linhas - indecisão provisória quanto ao rumo do preço (?).
Anexos
eur usd1.jpg
eur usd.jpg

por malvoisin » 29/4/2015 3:47

eventualmente o cenário inverso fará sentido daqui para a frente.

gráfico 1: uma bull flag (rectângulo verde) a meio do movimento de subida, sugerindo que este possa ter terminado, dando início a um novo movimento de descida que poderá ter uma amplitude semelhante ao anterior (seta vermelha)... a forte resistência nesta zona, ainda para mais com um "João Moura" à mistura, acrescentam verosimilhança ao cenário.

por outro lado, partindo desse pressuposto, este terá sido um lower high - lower low em perspectiva?

gráfico 2: pormenor da reacção na UMLH.

p.s. para este cenário, o 2º target parece-me fazer mais sentido do que o 1º.
Anexos
eur usd.jpg
eur usd1.jpg

por malvoisin » 29/4/2015 2:22

O Alquimista Escreveu:
malvoisin Escreveu:actualizando o EUR/USD: atingiu a 1ª zona de resistência precisamente na ML da fork verde... será coincidência?

Repara que já antes tinha sido atingida a ML. Esse foi um 2º toque (pelo meio houve uma tentativa). Caso estivesse comprador teria o target no local que identificaste dado se ter chegado à área marcada pelo rectângulo. O 1º toque também poderia ser o target, mas ainda havia espaço livre à frente.

sim, é verdade, foi o 2º toque. acho curioso ambos se terem dado já na zona de resistência, ou seja, uma coincidência temporal em que ambas as resistências (da zona em si e da ML da fork) ocorrem simultaneamente. não sei se haverá alguma lógica nisto ou se será mero acaso, mas penso que já reparei em mais casos em que sucedem coisas do género.

qt ao target, sim, seria demasiado ambicioso pensar na ML da preta, pelo menos para já.

por O Alquimista » 29/4/2015 1:02

malvoisin Escreveu:actualizando o EUR/USD: atingiu a 1ª zona de resistência precisamente na ML da fork verde... será coincidência?

Repara que já antes tinha sido atingida a ML. Esse foi um 2º toque (pelo meio houve uma tentativa). Caso estivesse comprador teria o target no local que identificaste dado se ter chegado à área marcada pelo rectângulo. O 1º toque também poderia ser o target, mas ainda havia espaço livre à frente.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: carlosdsousa, Dar Adal, Esquinas3, Google Feedfetcher, Goya777, HFCA, icemetal, iniciado1, JUKIMSUNG, junas, m-m, malakas, Masterchief, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, peterteam2, Pmart 1, PMP69, Shimazaki_2, trilhos2006, TTM62 e 62 visitantes