Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Finanças & Fundos de Investimento

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por O Alquimista » 7/5/2015 0:35

The investment markets are a jungle. And like any jungle, virtually everything around us – from snakes to bugs to plants to beasts, even the soil – can f*ck you up.

Bund investors lose 25 years worth of yield in two weeks!
http://thereformedbroker.com/2015/05/05 ... two-weeks/
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por VirtuaGod » 6/5/2015 20:32

FDPC Escreveu:E já vamos numa variação de 12% em drawdown

12% de Drawdown? Onde? Dax? O S&P está a 3.5% de máximos, equivalente à carteira de investimento do tópico. Costuma ser boa altura é para reforçar, o que não quer dizer que desta vez funcione.

MSCI EU e USA ETfs, fundos devem estar a ponto de calor máximo, preste a derreter

A minha bola de cristal encontra-se avariada :mrgreen: :mrgreen:

o resgate é o mais aconselhado não é?

Segundo o Buffett o melhor/mais aconselhável período de investimento é "para sempre". Digo eu que ele deve saber 1 ou 2 coisas sobre investimentos :wink:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por FDPC » 6/5/2015 4:55

E já vamos numa variação de 12% em drawdown em aumento da pressão. MSCI EU e USA ETfs, fundos devem estar a ponto de calor máximo, preste a derreter...o resgate é o mais aconselhado não é?

Bons Negócios
Por uma Politica Solidária a Migração, abaixo os muros da intolerância
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1469
Registado: 15/9/2013 23:16
Localização: Sintra

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por O Alquimista » 3/5/2015 7:12

VirtuaGod Escreveu:(...) é só preciso UM erro :wink:


Antes de me pôr a caminho do The Goat´s Horn , um saltinho aqui para dizer que é a mais pura das verdades.
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por VirtuaGod » 3/5/2015 3:37

O Alquimista Escreveu:
Nos últimos tempos:
:arrow: Previ (em conjunto com um amigo) mínimo do IBEX 35 nos 6000 pontos, no momento em que aconteceu;
:arrow: Previ máximo do EUR/USD (em conjunto com a mesma pessoa) nos 1.4 no início de 2014;
:arrow: Previ mínimo mais recente do EUR/USD nos 1.05 (até apostei que chegaria antes a 1.2 do que à paridade);
:arrow: O meu amigo (primeira duas setas) previu falência do Espirito Santo Financial Group;
:arrow: Trade de 30% na China em menos de 3 meses;
:arrow: Recomendação de Grécia a um amigo antes dela subir 10% em 3 dias (e ainda prevejo bastante mais);
:arrow: Bovespa abaixo de 50.000 boa compra (a última vez que lá foi);
Estas "ideias"/trades foram praticamente todas consecutivas, sem uma "ideia" calamitosa pelo meio que me fizesse perder dinheiro.

Com tão fabuloso track record, poderias criar um outro tópico, tu e esse amigo. Uma coisa parecida com as minhas oportunidades especulativas. Seria um leitor compulsivo.
Se publicitares o próximo encontro fazendo referência a essa performance, acho que terás mais participantes. Já, agora fizeste o backtesting a essa performance?

O problema, tal como quando fazia trading é que se consegue boas rentabilidades durante alguns anos mas depois tropeças. Quando tropeças apercebeste que o CAGR/ROI que conseguiste é igual ou inferior ao que conseguirias se tivesses feito investimento passivo/buy and hold desde o início e que poderias ter feito algo mais produtivo com o tempo perdido. Faremos SEMPRE um erro, como humanos que somos. Ás vezes fiz boas previsões mas escolhi mal o veículo para capitalizar as ideias, sempre tive dificuldade em deixar correr lucros, outras ideias foram simplesmente más etc etc Não quer dizer que não haja pessoas que conseguem criar alfa nos mercados. Matematicamente há tanto dinheiro a ser feito como o que é perdido (tirando comissões), e é perdido muito dinheiro.

Uma vez que o que tento aqui transmitir é o conhecimento que obtive aos longo dos anos e o que pratico para mim actualmente (um dia ainda irei brincar com modelos quantitativos) mas para a grande maioria das pessoas (onde me incluo depois de 15 anos a seguir os mercados) o Buy & Hold é definitivamente o melhor. Como disse acima alguém conseguiu até lucrar numa roleta, algo que eu consideraria impossível até ler sobre isso. Mas embora eu ache que há quem possa ganhar $ extra/alpha nos mercados isso não estará ao alcance da maioria de certeza, e acredita quando digo maioria das pessoas é mesmo a maioria das pessoas. Até o Newton perdeu rios de $ nos mercados, como te digo, é só preciso UM erro :wink:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por O Alquimista » 3/5/2015 2:02

Nos últimos tempos:
:arrow: Previ (em conjunto com um amigo) mínimo do IBEX 35 nos 6000 pontos, no momento em que aconteceu;
:arrow: Previ máximo do EUR/USD (em conjunto com a mesma pessoa) nos 1.4 no início de 2014;
:arrow: Previ mínimo mais recente do EUR/USD nos 1.05 (até apostei que chegaria antes a 1.2 do que à paridade);
:arrow: O meu amigo (primeira duas setas) previu falência do Espirito Santo Financial Group;
:arrow: Trade de 30% na China em menos de 3 meses;
:arrow: Recomendação de Grécia a um amigo antes dela subir 10% em 3 dias (e ainda prevejo bastante mais);
:arrow: Bovespa abaixo de 50.000 boa compra (a última vez que lá foi);
Estas "ideias"/trades foram praticamente todas consecutivas, sem uma "ideia" calamitosa pelo meio que me fizesse perder dinheiro.

Com tão fabuloso track record, poderias criar um outro tópico, tu e esse amigo. Uma coisa parecida com as minhas oportunidades especulativas. Seria um leitor compulsivo.
Se publicitares o próximo encontro fazendo referência a essa performance, acho que terás mais participantes. Já, agora fizeste o backtesting a essa performance?

Por mais complicado que possa parecer não sou uma pessoa de buy & hold porque só sei fazer isso. Aliás a pessoa que aqui falei tb é dos mais fervorosos defensores do buy & hold. Agora quem está a ler isto deve-se questionar como é que duas pessoas com aparentemente tão boa capacidade de prever os mercados são fãs de Buy & Hold. Será porque não gostam de ganhar dinheiro ou porque trading é mais uma situação de "Been there, done that" e chegaram à conclusão que a médio/longo prazo não há dinheiro a ganhar aí :?:

Tu e o teu amigo chegaram a essa conclusão. Se calhar não quiseram esperar cinco anos como um dos Market Wizards.

Das coisas mais surreais que me aconteceram já foram por exemplo acertar 14 de 15 fechos de uma acção (SNDK) e o que falhei foi "apenas" um doji. Ver um gráfico com o mínimo do Nasdaq na altura e preço +/- correcto em 2002 com mais de um ano de antecedência. Acertar consecutivamente variações de preços /inflection points em ETFs com poucos cêntimos de diferença (em ETF cotados a 100 usd para cima tipo QQQ e SPY).

Houve um casal que acertou duas vezes no euromilhões lá do sítio, mas entregar-lhes-ia a gestão do meu dinheiro?
Como bem sabes, o B Makiel fala em macacos com performance superior a muitos gestores. Ora, se em termos evolutivos estamos uns passos à frente dos simios, não é de estranhar que tu, o teu amigo e eu consigamos uma performance daquele tipo. Já agora, para segunda feira prevejo que o dax vai subir...80 pontos.

Como é que eu abandonei análise técnica? Isso é que deves reflectir.

Eu não, tu (de certeza que já o fizeste). Eu apenas posso especular, e mal, sobre o motivo.

Uma coisa te digo, provavelmente ganharia dinheiro se escrevesse um livro

Também acho que sim. Seria engraçado ouvirmos a experiência do colega forista Bioinvestidor.

mas se fosse bom (estilo bom a acertar e ganhar $ com análise técnica) ng ouvia falar de mim nem dava entrevistas quase de certeza.

É uma opinião. Se todos pensassem como tu, não havia Market Wizards.

Uma das mehores entrevistas que já li foi a de Edward Thorpe no Hedge Fund Market Wizards. Este tipo (matemático) insatisfeito com técnicas só para bater blackjack desenvolveu técnicas para bater ROLETA. As estratégias dele devem ter sido magnificas pois produziu ganhos enormes com o fundo dele. Mas achei piada quando das primeiras coisas que disse foi quase rir-se de análise técnica.

Ele não é o único a rir-se da análise técnica. Eu também me rio, principalmente de certa análise técnica. Fico-me por aqui.

Acredito em gestão activa e há pessoas muito boas a fazer isso, mas duvido que alguém ande a prever o futuro de curto prazo e mesmo que ande só se for com um computador quântico a correr teoria do caos e/ou "pattern recognition" em séries temporais de acções. A menos que haja entre nós um génio matemático/físico e bilionário como o Jim Simons não deveremos chegar lá :wink: O melhor que posso esperar é ter uma filosofia estilo Ray Dalio

Eu dei 3 exemplos e que se saiba nenhum deles é um génio. É fácil dizer que se tem estilo Ray Dalio ou Buffett, palavras e mais palavras: quando chega a hora de agir lá vêm as desculpas do costume (ai se isto continua a cair?, isto é uma bolha, etc.).

Aqui está um bom tema para o encontro de 4 Julho: se duas pessoas de buy and hold conseguem aquelas previsões e não são génios nem andam com computadores quânticos, é porque não será difícil negociar nos mercados. Aliás, esta é a minha tese. Difícil, difícil é demonstrá-la...consistentemente.
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por VirtuaGod » 3/5/2015 1:14

Já tive a oportunidade de dizer que conheço pessoas que previram TODOS os crashes e bulls. Ng é com consistência. Isso é o que mais há. E leio sobre pessoas que fizeram milhões (e biliões) com as previsões deles para estoirar o dinheiro deles nos anos seguintes.

Eu conseguir-te-ia fazer uma lista dessas sobre mim próprio se quisesse.

Nos últimos tempos:

:arrow: Previ (em conjunto com um amigo) mínimo do IBEX 35 nos 6000 pontos, no momento em que aconteceu;
:arrow: Previ máximo do EUR/USD (em conjunto com a mesma pessoa) nos 1.4 no início de 2014;
:arrow: Previ mínimo mais recente do EUR/USD nos 1.05 (até apostei que chegaria antes a 1.2 do que à paridade);
:arrow: O meu amigo (primeira duas setas) previu falência do Espirito Santo Financial Group;
:arrow: Trade de 30% na China em menos de 3 meses;
:arrow: Recomendação de Grécia a um amigo antes dela subir 10% em 3 dias (e ainda prevejo bastante mais);
:arrow: Bovespa abaixo de 50.000 boa compra (a última vez que lá foi);

Estas "ideias"/trades foram praticamente todas consecutivas, sem uma "ideia" calamitosa pelo meio que me fizesse perder dinheiro.

Por mais complicado que possa parecer não sou uma pessoa de buy & hold porque só sei fazer isso. Aliás a pessoa que aqui falei tb é dos mais fervorosos defensores do buy & hold que conheço. Agora quem está a ler isto deve-se questionar como é que duas pessoas com aparentemente tão boa capacidade de prever os mercados são fãs de Buy & Hold. Será porque não gostam de ganhar dinheiro ou porque trading é mais uma situação de "Been there, done that" e chegaram à conclusão que a médio/longo prazo não há dinheiro a ganhar aí :?: Será até que há alguma correlação positiva entre conhecimento dos mercados e ser defensor de buy & hold :?: :twisted:

Das coisas mais surreais que me aconteceram já foram por exemplo acertar 14 de 15 fechos consecutivos de uma acção (SNDK) e o que falhei foi "apenas" um doji. Ver um gráfico com o mínimo do Nasdaq na altura e preço +/- correcto em 2002 com mais de um ano de antecedência. Acertar consecutivamente variações de preços /inflection points em ETFs com poucos cêntimos de diferença (em ETF cotados a 100 usd para cima tipo QQQ e SPY).

Como é que eu abandonei análise técnica? Isso é que deves reflectir. Uma coisa te digo, provavelmente ganharia dinheiro se escrevesse um livro mas se fosse bom (estilo bom a acertar e ganhar $ com análise técnica) ng ouvia falar de mim nem dava entrevistas quase de certeza.

Quem é que já tinha ouvido falar de Navinder Singh Sarao? :twisted: Quantos tipos desses andam por aí? (independentemente de eu achar que é "bode espiatório" provavelmente ganhava bom dinheiro com trading, nem que fosse a fazer spoofing, como aparentemente fazia).

Uma das mehores entrevistas que já li foi a de Edward Thorpe no Hedge Fund Market Wizards. Este tipo (matemático) insatisfeito com técnicas só para bater blackjack desenvolveu técnicas para bater ROLETA. As estratégias dele devem ter sido magnificas pois produziu ganhos enormes com o fundo dele. Mas achei piada quando das primeiras coisas que disse foi quase rir-se de análise técnica.

Acredito em gestão activa e há pessoas muito boas a fazer isso, mas duvido que alguém ande a prever o futuro de curto prazo e mesmo que ande só se for com um computador quântico a correr teoria do caos e/ou "pattern recognition" em séries temporais de acções. A menos que haja entre nós um génio matemático/físico e bilionário como o Jim Simons não deveremos chegar lá :wink: O melhor que posso esperar é ter uma filosofia estilo Ray Dalio :mrgreen:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por O Alquimista » 3/5/2015 0:04

VirtuaGod Escreveu:(...)
in So You Want to be a Top Caller? @ A Wealth of Common Sense


Virtuagod,

Porque se relaciona com o tema do artigo citado e para o caso de ter passado desapercebido, coloco aqui o que escrevi há pouco tempo no tópico flashes em futuros do forista cempt
O Alquimista Escreveu:Caro Cem,

Cito algumas das tuas frases para contestá-las/comentá-las.

De notar que tentar prever os mercados não é nenhum princípio nem base essencial do trading. Esse é um erro que muitos traders cometem. Nessa corrente a chave para o sucesso é prever o movimento dos mercados. Engano puro! Os mercados não são previsíveis. Temos assim outra boa notícia, para fazermos dinheiro nos mercados não precisamos de saber o que os mercados vão fazer.

Se esta afirmação pretende abarcar toda a realidade, dir-te-ei que estás enganado. Demonstração? Aqui vai:
1ª prova: Sam Eisenstadt has been correct more than most market timers. Sam Eisenstadt, who has more successfully called stocks’ direction in recent years than anyone I can think of: http://www.marketwatch.com/story/enjoy- ... 2015-04-03. É uma questão de seguir de forma consistente este "guru" e estudar o seu método de análise. Ele é portanto um exemplo de que se pode prever o mercado de forma consistente (consistente é diferente de sempre).
2º prova: É mítica uma entrevista de Martin Zweig em que ele antecipou, com pouca diferença temporal, o crash de 87: Many tributes to him (which included an insightful commentary by Mark Hulbert in MarketWatch) recalled his memorable appearance on Wall Street Week with Louis Rukeyser on Fri., Oct. 16, 1987 where he warned of a stock market crash. It happened the following Monday, and Zweig’s reputation as a forecaster was sealed - http://www.marketwatch.com/story/what-m ... 2013-03-01, com link para o video da entrevista
3ª prova: (last but not the least) Tim Morge, numa célebre entrevista dada ao Tim Bourquin do moneyshow , previu a queda assinalável do Dow Jones. Para a posteridade: http://www.dailymotion.com/video/x85vlt ... -7200_news
Eis pois 3 exemplos para demonstrar o que afirmei. Parecem-me suficientes para sustentar a minha tese.
Em suma: há quem saiba prever e há quem sabe que há quem saiba prever.


Pode ter sido sorte, pode ter sido competência. Uma pessoa competente também tem sorte. O que me preocupa é ser contagiado pela sorte de um incompetente.
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por VirtuaGod » 2/5/2015 22:57

"Following the market crash and the Great Recession it seems that everyone in the market has decided it’s now quite easy to call the next correction or market peak. Just ask them. The hindsight bias has everyone thinking it was a lay-up to see what was coming and if they can only do it again their portfolio will be safe from harm. Unfortunately, calling a top is not as easy as it looks in the rearview mirror.

It would be a tough sell for anyone to say that stocks are cheap at the moment. They’re not. But they shouldn’t be cheap after one of the strongest bull markets in history. Investors need to reset their expectations if they think the types of gains we’ve seen since 2009 are sustainable. Maybe we’re approaching a market top and a bear market is on the horizon. But it’s also possible that stocks continue to rise. That’s not the analysis investors would like to hear, but trying to gauge investor sentiment over the short-term is a crap-shoot."

in So You Want to be a Top Caller? @ A Wealth of Common Sense
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por Varendia » 2/5/2015 19:20

VirtuaGod Escreveu:
Varendia Escreveu:VG, algum backtesting favorito?

Depois de ver dou as minhas dicas :mrgreen:


Muito bom ... ver se chego a mais um output dentro de uns dias ...
"Strategy without tactics is the slowest route to victory. Tactics without strategy is the noise before defeat." Sun Tzu
 
Mensagens: 215
Registado: 10/12/2012 12:12

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por VirtuaGod » 2/5/2015 18:32

Varendia Escreveu:VG, algum backtesting favorito?

Depois de ver dou as minhas dicas :mrgreen:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por Varendia » 1/5/2015 14:00

Afinal a desgraca nao e tao grande ... tenho o portfolio global a valer em EUR o mesmo que a 7 de Marco .... sendo que o USD perdeu mais de 3% nesse periodo ... vamos ver o que ver dai nas proximas semanas. Ainda estou 9.6% YTD .. mas a 13 de Abril estava encostado aos 14% YTD .. o que era completamente ridiculo ..
Portfolio Global hoje esta com MM/Cash 30%, Eq 31%, Bonds 25%, Mixed 14%. USD 50%, EUR 50%.

Tem tudo o que preciso para ser feliz ... :lol: Vamos ver o que acontece hoje ao EUR/USD

Ando a tentar levar o Excel para outro nivel ao fazer backtest optimizations de varios tipos ... Para ja faz o Mean Variance com o solver e faz com base em historicos (tenho de alimentar a base de dados de inices) ... efficient fronteir ... mas isso ja fazia antes, a unica diferenca e que agora e um pouco mais dinamico.
Ando a ver uns papers sobre a optimizacao com o Calmar a limtar o Max.DD e outra em funcao o CAGR/DD maximo.

VG, algum backtesting favorito?
"Strategy without tactics is the slowest route to victory. Tactics without strategy is the noise before defeat." Sun Tzu
 
Mensagens: 215
Registado: 10/12/2012 12:12

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por Varendia » 30/4/2015 18:56

VirtuaGod Escreveu:
Acho que é da volatilidade, porque apesar de todo este sentimento negativo a carteira está verdinha este mês :mrgreen:


VG ... so faltava aguentar mais um dia ... tinha tudo verde ate ontem ... ao fim do dia de hoje so devo ter 2 carteiras com Abril positivo .... e a tua esta a virar hoje para tons de vermelho ... :twisted:
Mesmo assim este ano esta a ser muito bom. Vamos ver se o pessoal larga o red bull e deixamos de ter todos os dias com variacoes loucas.
"Strategy without tactics is the slowest route to victory. Tactics without strategy is the noise before defeat." Sun Tzu
 
Mensagens: 215
Registado: 10/12/2012 12:12

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por Varendia » 30/4/2015 16:42

Exacto ... mas tens o EUR a subir contra o USD com volatilidades loucas, mas, em simultaneo, tens o USD a subir contra quase todas as otras moedas ...Isto nao e estrutural. Se fosse o USD estava a cair contra tudo ....
A Europa nao ficou de repente a crescer contra o mundo todo ... E tipo o mundo da moda .. estas daqui a pouco a lancar a coleccao de Primavera de 2016. Hoje em dia os mercados ja nao reagem ao hoje, reagem ao que acham que reagiram bem ou mal um mes antes quando tentavam adivinhar o que se ia passar 6 meses depois ...
"Strategy without tactics is the slowest route to victory. Tactics without strategy is the noise before defeat." Sun Tzu
 
Mensagens: 215
Registado: 10/12/2012 12:12

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por VirtuaGod » 30/4/2015 16:20

..
.............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................Volatilidade do euro
Anexos
Volatilidade do euro.PNG
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por Varendia » 30/4/2015 15:57

VirtuaGod Escreveu:
Varendia Escreveu:Com o USD a perder 2% num dia o meu portfolio sofre demasiado ... vamos ver onde vai estabilizar ...Eu que pensava que Abril ia ser positivo, afinal ... =;

Mas baixaste o peso em USD ou nem por isso? Estavas com algumas dúvidas sobre se devias fazer isso.

Eu honestamente estou espantado pois vivem-se um momento aparentemente negativos. Fico com sensação bastante negativa a ler os jornais, tipo hoje "US growth wavers", "Dollar slammed by weak US GDP report" etc etc tem sido assim nos últimos dias. Acho que é da volatilidade, porque apesar de todo este sentimento negativo a carteira está verdinha este mês :mrgreen:

És tu com o excel e eu com o R :wink:


Baixei o peso em USD, mas foi de 60% para 50% ... nao foi para 15% ... no longo prazo com o QE continuo empenhado na estrategia, nao vejo forca em coisa nenhuma para o EUR voltar a 1.3 tao depressa e enquanto andar abaixo dos 1.2 estou animado. O que vejo sao saltos de 200 pips num dia e de 100 pips numa hora e isso e especulacao violenta a acontecer. Ontem uma das carteiras ja deu sinal de balancing para reduzir mais o USD.
Sao estas volatilidades alucinadas ... onde ha fundos a subir 1% e outros a descer 3% no mesmo dia ... rebentam com os pesos relativos.
Nada de grave, no YTD as coisas estao ultra verdes, mas as variacoes que se veem sao nos extremos das distribuicoes, caracteristicas de fases de especulacao marada ... estou a ver ficar tudo com medo. Medo esse que e o melhor catalizador para um crash, mais do que maus resultados. Aquele momento em que toda a gente acha que esta muito caro para entrar ... e depois ja viram cair 5% e ficam com medo de entrar ... e depois caiu mais 5% e ai que vem ai o crash e melhor nao entrar ... etc. . etc .. etc.
"Strategy without tactics is the slowest route to victory. Tactics without strategy is the noise before defeat." Sun Tzu
 
Mensagens: 215
Registado: 10/12/2012 12:12

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por VirtuaGod » 29/4/2015 19:58

Varendia Escreveu:Com o USD a perder 2% num dia o meu portfolio sofre demasiado ... vamos ver onde vai estabilizar ...Eu que pensava que Abril ia ser positivo, afinal ... =;

Mas baixaste o peso em USD ou nem por isso? Estavas com algumas dúvidas sobre se devias fazer isso.

Eu honestamente estou espantado pois vivem-se um momento aparentemente negativos. Fico com sensação bastante negativa a ler os jornais, tipo hoje "US growth wavers", "Dollar slammed by weak US GDP report" etc etc tem sido assim nos últimos dias. Acho que é da volatilidade, porque apesar de todo este sentimento negativo a carteira está verdinha este mês :mrgreen:

És tu com o excel e eu com o R :wink:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por Varendia » 29/4/2015 17:39

VirtuaGod Escreveu:@Varendia Esses US High Yield vão bem? O Axa Global HY fez máximos históricos ontem :wink:


Ia tudo bem mas hoje foi uma pancada a serio, e amanha vem ai outra. So se salvam o HY mesmo ... :lol: O CS ainda esta melhor que o Axa ... O Nordea tambem esta bom de saude.
Com o USD a perder 2% num dia o meu portfolio sofre demasiado ... vamos ver onde vai estabilizar ...Eu que pensava que Abril ia ser positivo, afinal ... =;
Este fim de semana e fim do mes, tempo de fazer contas. Nao deve dar nenhum sinal para balancing mas nunca se sabe, com movimentos violentos.

Ate o teu Conservador se ve "grego" com estas mexidas violentas. Mas dias como os de hoje estao nos dos extremos intraday a 10 anos.... estamos a viver muitas bolhas e por isso qualquer soluco, ate os ja esperados, dao nisto ...

De resto vou avancando com o meu Excel .. esta a ficar muito interessante ....
"Strategy without tactics is the slowest route to victory. Tactics without strategy is the noise before defeat." Sun Tzu
 
Mensagens: 215
Registado: 10/12/2012 12:12

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por VirtuaGod » 29/4/2015 15:32

@Varendia Esses US High Yield vão bem? O Axa Global HY fez máximos históricos ontem :wink:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por SIRS » 25/4/2015 11:10

Varendia Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:Com o mercado a andar imenso para cima e para baixo e a maior posição da carteira (M&G O.I.) a render pouco pensei que este mês as coisas estivessem paradas (ou até ligeiramente negativas) para carteira modelo.

Liguei-me ao FT e para meu espanto este mês a carteira vai com +1.08% em Abril. O YTD subiu para um espectacular 7.75% YTD :mrgreen: :twisted: A este ritmo acabamos o primeiro semestre nos 2 dígitos 8-)


As minhas carteiras tambem estao todas positivas este mes ... ate as que sao quase 100% USD, com o USD a perder mais de 1% em relacao ao inicio do mes.
Cada vez estou com mais vontade de vender tudo. As carteiras estao feitas para nao subirem todas ao mesmo tempo, por isso 4 meses com tudo a sempre a subir, mais do que animado, fico preocupado. :-k

Muito testing ...


Realmente é muito agradável olhar para a carteira e ver os retornos mas a ideia de vender as posições já me passou pela cabeça algumas vezes...
Há 2-3 meses deveria ter reequilibrado a carteira e com este panorama ainda não me decidi a fazê-lo.
Vou mantendo a minha decisão inicial de uma gestão essencialmente passiva... A ver vamos!

Abraço,
SIRS
 
Mensagens: 64
Registado: 11/10/2004 22:21
Localização: Portugal

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por Varendia » 25/4/2015 8:36

VirtuaGod Escreveu:Com o mercado a andar imenso para cima e para baixo e a maior posição da carteira (M&G O.I.) a render pouco pensei que este mês as coisas estivessem paradas (ou até ligeiramente negativas) para carteira modelo.

Liguei-me ao FT e para meu espanto este mês a carteira vai com +1.08% em Abril. O YTD subiu para um espectacular 7.75% YTD :mrgreen: :twisted: A este ritmo acabamos o primeiro semestre nos 2 dígitos 8-)


As minhas carteiras tambem estao todas positivas este mes ... ate as que sao quase 100% USD, com o USD a perder mais de 1% em relacao ao inicio do mes.
Cada vez estou com mais vontade de vender tudo. As carteiras estao feitas para nao subirem todas ao mesmo tempo, por isso 4 meses com tudo a sempre a subir, mais do que animado, fico preocupado. :-k

Muito testing ...
"Strategy without tactics is the slowest route to victory. Tactics without strategy is the noise before defeat." Sun Tzu
 
Mensagens: 215
Registado: 10/12/2012 12:12

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por O Alquimista » 24/4/2015 22:32

Automated advisers are seen as increasingly worthy competitors for their face-to-face counterparts, especially among younger investors. Barron’s Steve Garmhausen recently wrote that 11 online automated advisers had gathered a combined $15.7 billion through the middle of last year, not counting Schwab’s offering.

Schwab Intelligent Portfolios use algorithms to build portfolios made up of exchange-traded funds. Retail clients can opt in with $5,000, and answer a short survey that guides computerized models to allocate money. A version for advisers is scheduled to launch later this year.

Schwab’s service has also attracted attention for the way that it makes money. Schwab doesn’t charge advisory fees, trading commissions or other service fees. Instead, it funnels between 6% and 30% of investor money into cash; Schwab then earns interest on clients’ deposits.

http://www.marketwatch.com/story/schwab ... =afterbell

Mas onde está a novidade no uso de robots? Vou ao meu banco, falo com o gestor de conta, respondo a um questionário e o computador debita uma carteira.

https://www.youtube.com/watch?v=KYtxW_LYmVE
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por VirtuaGod » 24/4/2015 1:27

Com o mercado a andar imenso para cima e para baixo e a maior posição da carteira (M&G O.I.) a render pouco pensei que este mês as coisas estivessem paradas (ou até ligeiramente negativas) para carteira modelo.

Liguei-me ao FT e para meu espanto este mês a carteira vai com +1.08% em Abril. O YTD subiu para um espectacular 7.75% YTD :mrgreen: :twisted: A este ritmo acabamos o primeiro semestre nos 2 dígitos 8-)
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por O Alquimista » 21/4/2015 22:13

This week, our Masters in Business radio podcast features Alan Krueger, a labor economist and statistician. He is presently a professor of economics and public affairs at Princeton University, and a Research Associate at the National Bureau of Economic Research. Krueger expertise is in Labor Economics, and performed with colleague David Card the seminal research work on minimum wage in the fast food industry; the data showed that modest increases in the minimum wage did not reduce employment, and was actually a net positive for the local economy. Subsequent studies have confirmed the validity of their research.

http://www.ritholtz.com/blog/2015/04/ma ... professor/
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por Hektor » 21/4/2015 18:25

Carlos Tavares: "Pode estar a formar-se uma tempestade perfeita nos mercados"

(...)"a emissão de obrigações de alto rendimento e também de alto risco são "a principal fonte de riscos"(...)

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/bolsa/detalhe/carlos_tavares_pode_estar_a_formar_se_uma_tempestade_perfeita_nos_mercados.html
 
Mensagens: 18
Registado: 26/7/2011 12:29
Localização: Sintra, Portugal, UE

AnteriorPróximo

Quem está ligado: