Finanças & Fundos de Investimento
Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)
Fases de correlações extremamente altas entre o euro e o S&P são excelentes para as nossas carteiras na europa. Os movimentos são extremamente suavizados pelo câmbio para quem tem alguma exposição a fundos sem cobertura câmbial ou em USD.
O euro hoje pós-FED está-lhe mesmo a dar com força
O euro hoje pós-FED está-lhe mesmo a dar com força

Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
@Varendia Numa explicação e funcionamento "for dummies" estás correcto. Só não estava a perceber o pk do strike apenas 20% abaixo. Já percebi que fizeste contas e é o mais vantajoso.
Abr
Abr
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Mais valia não ter dito nada. ETFs inversos, fundos inversos etc nem mexam nisso se não sabem. Se querem fazer usem opções, senão mais vale estar quieto. Ou se faz bem ou não se faz.
Acho que nem estão a distingir isso de opções, nem sei se sabem como funcionam as opções. Em opções este hedge custa 2% da carteira para aí, em fundos inversos vão é perder dinheiro com a ideia que estão a fazer hedge (Lá se vão os lucros deste ano
). Mal por mal mais vale fazerem market timming, tem menos danos nas carteiras. Ao menos só ganham menos, em vez de comprarem fundos com perdas de 17% anualizados a 3 anos 
Acho que nem estão a distingir isso de opções, nem sei se sabem como funcionam as opções. Em opções este hedge custa 2% da carteira para aí, em fundos inversos vão é perder dinheiro com a ideia que estão a fazer hedge (Lá se vão os lucros deste ano

Entao enquando leigo, vou tentar a explicacao para Dummy. Como eu acho que percebi em 10 minutos .. aqui vai
(Ja agora VG, o ganhar 20% e porque assim so meto no put metade do valor da carteira e preciso do dobro do drawdown abaixo do meu strike, pareceu-me melhor a nivel de custos)
A explicacao abaixo vai ser considerando uma carteira virtual em USD, vou explicar assim para facilitar as contas, no caso real se o Put fosse em USD e a carteira em Euros era preciso entrar em linha de conta com o eventual ganho ou perda cambial
Primeiro ha que estimar o que queremos defender e contra que tipo de evento.
1. A minha carteira tem 1,000,000 USD (nao custa imaginar)
2. Nas simulacoes de historico, espero que num evento como 2008, caia 25%
3. Num evento desse tipo, quando a minha carteira caiu 25%, o S&P500 caiu 50%. Parto do principio que a minha carteira vai sempre perder metade da queda do S&P num crash.
4. Quero defender-me contra um evento deste tipo. Se for menos grave aceito um perda, se for pior do que este evento, posso ate ter ganhos.
5. Quero defender-me durante 1 ano.
6. Portanto, o que pretendo e ganhar 250,000 USD com o option quando o S&P500 perder 50% (para compensar os 250,000 USD que vou perder na minha carteira), se um crash acontcer entre hoje e daqui a um ano.
6. Vou fazer este hedging com um Put Option sobre o tracker ETF que segue o S&P500 (SPDR S&P 500 ETF - SPY) Podem ver-se as options em SPDR S&P 500 ETF (SPY) Options
7. O valor da option e relativo ao risco/probabilidade, ou seja, uma queda de 30% e menos provavel que uma de 20% e mais do que uma de 40% .. como um seguro, estamos a pagar um premio e isso depende de querermos um seguro com mais ou menos cobertura, com ou sem franquia, etc.
8. O Option tem 2 variaveis:
8.1 - a Data de Maturidade (data ate a qual podemos exercer a option ... depende da option mas vou definir a Americana que funciona assim)
8.2 - o Strike - ou seja o valor a que estou a vender a option durante o periodo em que esta efectiva
9. Para data ja decidimos acima (5) que quero estar defendido durante 1 ano, por isso
10. O valor do ETF a hora que estou a escrever e de 207.40 USD.
11. Agora era a altura de fazer umas simulacoes para perceber qual o valor do strike que daria melhores resultados, vou dar dois exemplos querendo sempre ganhar 250,000 USD com o trade.
12. Estou a defender-me acreditando que o S&P vai cair 50%, dessa forma, o ETF vai chegar a 105 USD.
13a. Se comprar uma Put Option com o Strike de 180 USD quer dizer que a partir do momento que o ETF desca dos 180 USD ja posso fechar a option a ganhar $$. Vou receber a diferenca entre a cotacao real e 180 USD. Mas o que quero e fazer 250,000 USD quando o S&P cair ate aos 105 USD, pois isso e que compensa (em teoria) o que estarei a perder na minha carteira.
Ou seja parto do principio que vou ganhar 75 USD por Unit (Open interest). Para fazer 250,000 USD tenho de comprar 3333 units.
Ora hoje, o Put Option ate 18 March 2016 com Strike de 180 USD custa 6.97 USD. Tinha de gastar 23231 USD para garantir que ganhava 250,000 USD quando o S&P caisse 50%. Isto e pagar 2.3% do valor da minha carteira para me defender de um crash de 50%.
Na verdade, se a minha carteira caisse mesmo metado do S&P, se o crash fosse maior eu ainda ganhava $$. A partir do momento que o S&P caisse 10% (abaixo dos 180 USD do ETF) ja estaria a recuperar de eventuais perdas, ou seja, numa conta um pouco a bruta estou a limitar a minha perda a 7.3% (5% que a minha carteira perde quando o ETF chega a 180 USD mais os 2.3% que me custa a Option)
Se nao houver crash, gastei 2.3% do valor da minha carteira em seguro ... Este valor e sempre um custo.
13b. Se eu aceitasse uma perda maior podia reduzir o custo ... Ou seja, so comeco a recuperar com uma perda de 25% do S&P. Escolhia um Strike de 150 USD. Ai ganhava 45 USD por unit quando o ETF perdesse os 50% (105 USD).
Portanto, precisava de mais units, na verdade 5555 units.
Um Put Option para 18 March 2016 com um Strike de 150 custa 2.5 USD, portanto pagaria 13888 USD (1.4% da minha carteira). Contudo para gastar menos 10,000 USD (mais ou menos) aceito que ate o S&P estar a perder 25% eu nao recupero nada.... ou seja, aceito que a minha carteira perca ate 12.5% (metade da perda do S&P) + 1.4% que gastei de "seguro".
Espero que isto tenha sido melhor que o primeiro post. O conceito pareceu muito facil ... e se quisermos segurar so contra o evento apocaliptico ... acho que o custo e irrisorio comparado com a alternativa ...
(Ja agora VG, o ganhar 20% e porque assim so meto no put metade do valor da carteira e preciso do dobro do drawdown abaixo do meu strike, pareceu-me melhor a nivel de custos)
A explicacao abaixo vai ser considerando uma carteira virtual em USD, vou explicar assim para facilitar as contas, no caso real se o Put fosse em USD e a carteira em Euros era preciso entrar em linha de conta com o eventual ganho ou perda cambial
Primeiro ha que estimar o que queremos defender e contra que tipo de evento.
1. A minha carteira tem 1,000,000 USD (nao custa imaginar)

2. Nas simulacoes de historico, espero que num evento como 2008, caia 25%
3. Num evento desse tipo, quando a minha carteira caiu 25%, o S&P500 caiu 50%. Parto do principio que a minha carteira vai sempre perder metade da queda do S&P num crash.
4. Quero defender-me contra um evento deste tipo. Se for menos grave aceito um perda, se for pior do que este evento, posso ate ter ganhos.
5. Quero defender-me durante 1 ano.
6. Portanto, o que pretendo e ganhar 250,000 USD com o option quando o S&P500 perder 50% (para compensar os 250,000 USD que vou perder na minha carteira), se um crash acontcer entre hoje e daqui a um ano.
6. Vou fazer este hedging com um Put Option sobre o tracker ETF que segue o S&P500 (SPDR S&P 500 ETF - SPY) Podem ver-se as options em SPDR S&P 500 ETF (SPY) Options
7. O valor da option e relativo ao risco/probabilidade, ou seja, uma queda de 30% e menos provavel que uma de 20% e mais do que uma de 40% .. como um seguro, estamos a pagar um premio e isso depende de querermos um seguro com mais ou menos cobertura, com ou sem franquia, etc.
8. O Option tem 2 variaveis:
8.1 - a Data de Maturidade (data ate a qual podemos exercer a option ... depende da option mas vou definir a Americana que funciona assim)
8.2 - o Strike - ou seja o valor a que estou a vender a option durante o periodo em que esta efectiva
9. Para data ja decidimos acima (5) que quero estar defendido durante 1 ano, por isso
10. O valor do ETF a hora que estou a escrever e de 207.40 USD.
11. Agora era a altura de fazer umas simulacoes para perceber qual o valor do strike que daria melhores resultados, vou dar dois exemplos querendo sempre ganhar 250,000 USD com o trade.
12. Estou a defender-me acreditando que o S&P vai cair 50%, dessa forma, o ETF vai chegar a 105 USD.
13a. Se comprar uma Put Option com o Strike de 180 USD quer dizer que a partir do momento que o ETF desca dos 180 USD ja posso fechar a option a ganhar $$. Vou receber a diferenca entre a cotacao real e 180 USD. Mas o que quero e fazer 250,000 USD quando o S&P cair ate aos 105 USD, pois isso e que compensa (em teoria) o que estarei a perder na minha carteira.
Ou seja parto do principio que vou ganhar 75 USD por Unit (Open interest). Para fazer 250,000 USD tenho de comprar 3333 units.
Ora hoje, o Put Option ate 18 March 2016 com Strike de 180 USD custa 6.97 USD. Tinha de gastar 23231 USD para garantir que ganhava 250,000 USD quando o S&P caisse 50%. Isto e pagar 2.3% do valor da minha carteira para me defender de um crash de 50%.
Na verdade, se a minha carteira caisse mesmo metado do S&P, se o crash fosse maior eu ainda ganhava $$. A partir do momento que o S&P caisse 10% (abaixo dos 180 USD do ETF) ja estaria a recuperar de eventuais perdas, ou seja, numa conta um pouco a bruta estou a limitar a minha perda a 7.3% (5% que a minha carteira perde quando o ETF chega a 180 USD mais os 2.3% que me custa a Option)
Se nao houver crash, gastei 2.3% do valor da minha carteira em seguro ... Este valor e sempre um custo.
13b. Se eu aceitasse uma perda maior podia reduzir o custo ... Ou seja, so comeco a recuperar com uma perda de 25% do S&P. Escolhia um Strike de 150 USD. Ai ganhava 45 USD por unit quando o ETF perdesse os 50% (105 USD).
Portanto, precisava de mais units, na verdade 5555 units.
Um Put Option para 18 March 2016 com um Strike de 150 custa 2.5 USD, portanto pagaria 13888 USD (1.4% da minha carteira). Contudo para gastar menos 10,000 USD (mais ou menos) aceito que ate o S&P estar a perder 25% eu nao recupero nada.... ou seja, aceito que a minha carteira perca ate 12.5% (metade da perda do S&P) + 1.4% que gastei de "seguro".
Espero que isto tenha sido melhor que o primeiro post. O conceito pareceu muito facil ... e se quisermos segurar so contra o evento apocaliptico ... acho que o custo e irrisorio comparado com a alternativa ...
"Strategy without tactics is the slowest route to victory. Tactics without strategy is the noise before defeat." Sun Tzu
- Registado: 10/12/2012 12:12
Penso que como tutorial de opções, a Investopedia dá uma boa introdução que me pôs a ver as coisas com mais clareza.
http://www.investopedia.com/university/options/
Agora na prática o que ainda não percebo é onde é que se encontram as opções disponíveis para alguns ETFs. Não têm um ticker associado, logo não sei como se pode aceder às tabelas de opções nas nossas corretoras.
http://www.investopedia.com/university/options/
Agora na prática o que ainda não percebo é onde é que se encontram as opções disponíveis para alguns ETFs. Não têm um ticker associado, logo não sei como se pode aceder às tabelas de opções nas nossas corretoras.
guernica Escreveu:avataris Escreveu:VirtuaGod Escreveu:Já temos um tema interessante para o encontro![]()
Protective Put é tipo o B Á BÁ de hedging com opções. Só estão a achar complicado porque não percebem nada do assunto e estão a tentar perceber do 0 o que torna a compreensão extra complicada. Isto em 5 minutos é explicado (ao vivo). Escrito é um pouco filme sim.
Protective Put
Existe alguma forma de fazer isto com fundos de investimento tradicionais? O mais proximo, se é que entendi bem o objectivo da coisa, é algo como o que o LTCM sugeriu, tipo isto para o Eurostoxx.
http://www.morningstar.es/es/funds/snap ... F000002942
O subjacente a esse fundo é um ETF inverse (short).
Julgo que esse ETF representa apenas cerca de 8% do fundo. Mas não sei qual é a restante composição.
EDIT: Parece que é isto Futuro|eurostoxx 50|10|2015-03-31
https://es.finance.yahoo.com/q/hl?s=ES0164585004.BC
- Registado: 1/7/2014 14:53
avataris Escreveu:VirtuaGod Escreveu:Já temos um tema interessante para o encontro![]()
Protective Put é tipo o B Á BÁ de hedging com opções. Só estão a achar complicado porque não percebem nada do assunto e estão a tentar perceber do 0 o que torna a compreensão extra complicada. Isto em 5 minutos é explicado (ao vivo). Escrito é um pouco filme sim.
Protective Put
Existe alguma forma de fazer isto com fundos de investimento tradicionais? O mais proximo, se é que entendi bem o objectivo da coisa, é algo como o que o LTCM sugeriu, tipo isto para o Eurostoxx.
O subjacente a esse fundo é um ETF inverse (short).
- Registado: 17/6/2005 19:43
VirtuaGod Escreveu:Já temos um tema interessante para o encontro![]()
Protective Put
- Registado: 1/7/2014 14:53
Varendia Escreveu:Depois de ler muito este ultimo dia, acho que o Put Option de um traking ETF e a melhor opcao ... primeiro se for o americano pode ser cashed em qualquer altura ate a data de maturidade.
Estou com dificuldade em calcular a coisa.
Do que percebi. ... um exemplo, escolho um strike de 100 USD. Se o activo valer 50 USD entre a data de compra e a maturidade, posso comprar a 50 e vender aos 100 da Option que tenho. Percebi bem?
Ou seja, Se a minha carteira fosse de 10000 USD, tivesse um drawdown esperado de 10% para uma queda do S&P de 40%. Eu podia simular com Strikes de 20% (ou outro) de recuo para que se caisse os 40% eu ganhava os 20% desse trade e com isso compensar os 10% que perco na minha carteira? Se os 20% fossem a melhor solucao de custo para o objectivo, eu teria de comprar um Put Option de 5000 USD do S&P com um strike 20% abaixo do que esta hoje... e se entre agora e a data de maturidade ele passasse para baixo dos 20% de perda, eu podia ganhar a diferenca ... se perdesse 40% e o meu portfolio perdesse 10% eu ficava a zero.
Quase que me confundi. Certo?
Mas (e voltando a dizer que estamos a fazer conta à merceiro) estás quase certo (se calhar até estás e eu é que me perdi na tua explicação das contas).
Se só perdes 10% na carteira para que queres ganhar os 20% no put? Também funciona, só tens de fazer é mais contas e o meu cálculo de 0.35 acima já não funciona. O cálculo assume paridade entre o % que precisas de ganhar na carteira e no put.
Substituindo 20% para 30% no strike da put na tua explicação e fica 5 estrelas

P.S. Isto depois envolvia outros cálculos e simulações, porque se houvesse um 2008 neste momento, os fundos obrigacionistas iam cair mais e o que subiram em 2008 não iam ter o mesmo comportamento porque as yields estão significativamente mais baixas agora.
Do que percebi. ... um exemplo, escolho um strike de 100 USD. Se o activo valer 50 USD entre a data de compra e a maturidade, posso comprar a 50 e vender aos 100 da Option que tenho. Percebi bem?
Passa-se tudo em cash, não compras nem vendes. Mas sim, na teoria é isso que aconteceria.
Já temos um tema interessante para o encontro
Protective Put

Editado pela última vez por VirtuaGod em 18/3/2015 14:42, num total de 1 vez.
Também estava interessado em compreender isto melhor. Por coincidência, foi-me sugerido na seekinalpha um artigo que tem a ver com este tema. O autor escreveu uma série de artigos sobre este tipo de estratégia, embora ele prefira opções de ações em vez de ETFs.
http://seekingalpha.com/author/mark-bern-cfa/instablog
Apesar de ter ficado com mais algumas luzes sobre o tema, continuo um pouco perdido com os termos e sobre como implementar na prática.
http://seekingalpha.com/author/mark-bern-cfa/instablog
Apesar de ter ficado com mais algumas luzes sobre o tema, continuo um pouco perdido com os termos e sobre como implementar na prática.
Varendia
Faz esses cálculos por passos.
Perdi-me logo no 2º ou 3º passo
O detalhe é que não sei como funcionam as opções pelo que se tornou texto encriptado para mim
Conseguem explicar isso das opções como se fosse um menino, vá, de 12 anos equipado de calculadora que agora a canalha não sabe fazer cálculos mentais
Não é para mim devido aos valores envolvidos mas tenho interesse em saber até porque alguns fundos têm opções e acabo por não saber o que esperar disso.
Faz esses cálculos por passos.
Perdi-me logo no 2º ou 3º passo

O detalhe é que não sei como funcionam as opções pelo que se tornou texto encriptado para mim

Conseguem explicar isso das opções como se fosse um menino, vá, de 12 anos equipado de calculadora que agora a canalha não sabe fazer cálculos mentais

Não é para mim devido aos valores envolvidos mas tenho interesse em saber até porque alguns fundos têm opções e acabo por não saber o que esperar disso.
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
- Registado: 29/11/2007 2:37
Depois de ler muito este ultimo dia, acho que o Put Option de um traking ETF e a melhor opcao ... primeiro se for o americano pode ser cashed em qualquer altura ate a data de maturidade.
Ou seja, Se a minha carteira fosse de 10000 USD, tivesse um drawdown esperado de 10% para uma queda do S&P de 40%. Eu podia simular com Strikes de 20% (ou outro) de recuo para que se caisse os 40% eu ganhava os 20% desse trade e com isso compensar os 10% que perco na minha carteira? Se os 20% fossem a melhor solucao de custo para o objectivo, eu teria de comprar um Put Option de 5000 USD do S&P com um strike 20% abaixo do que esta hoje... e se entre agora e a data de maturidade ele passasse para baixo dos 20% de perda, eu podia ganhar a diferenca ... se perdesse 40% e o meu portfolio perdesse 10% eu ficava a zero.
"Strategy without tactics is the slowest route to victory. Tactics without strategy is the noise before defeat." Sun Tzu
LTCM Escreveu:guernica Escreveu:Humm ... suspeitava que o ETF short tivesse um problema qualquer.
Mas nunca pensei que fosse assim algo de tão desaconselhável.
Obrigado pela informação.
Podes optar por vender curto o SPY, o IWV, o ACWI, o EEM, ..., e sem uptick rule, uma prática em que os HF são reincidentes.
Ou então estar quieto que também resulta bem.
Agora chama-se alternative uptick rule
By entering a short sale order with a price above the current bid, a short seller ensures that his or her order is filled on an uptick. The uptick rule is disregarded when trading some types of financial instruments such as futures, single stock futures, currencies or market ETFs such as the QQQQ or SPDRs. These instruments can be shorted on a downtick because they are highly liquid and have enough buyers willing to enter into a long position, ensuring that the price will rarely be driven to unjustifiably low levels.
Quem quiser estudar, pode consultar
http://www.sec.gov/news/press/2010/2010-26.htm
https://business.nd.edu/Study_of_Financ ... _Rule_201/
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
- Registado: 12/3/2014 0:58
LTCM Escreveu:guernica Escreveu:Humm ... suspeitava que o ETF short tivesse um problema qualquer.
Podes optar por vender curto o SPY, o IWV, o ACWI, o EEM, ..., e sem uptick rule, uma prática em que os HF são reincidentes.
Obrigado
guernica Escreveu:Humm ... suspeitava que o ETF short tivesse um problema qualquer.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Humm ... suspeitava que o ETF short tivesse um problema qualquer.
VirtuaGod Escreveu:Caso se use um ETF short recomendas a mesma fórmula ?
Não. ETF short é um bicho de outra natureza que a maioria das pessoas nem compreende. Parece mais simples que derivados directos como futuros ou opções mas esquece. Nem foi feito para fazer gestão de risco, embora muita gente, erradamente, os use para isso.
Para quem percebe um pouco mais de matemática e/ou finanças o ETF short sofre de Volatility Drag e por isso péssimo para ter a médio/longo prazo
http://www.etfguide.com/understanding-l ... hort-etfs/
http://www.sec.gov/investor/pubs/levera ... -alert.htm
Quando falei que os ETF invertidos eram "um bicho de outra natureza" nem estava à espera de encontrar um aviso na SEC para isso LOL. Ainda bem que ao menos alguém anda atento
No caso que referiste o factor 0,35 multiplica-se sobre o valor em euros na carteira ?
Honestamente, com vista a responder a esta pergunta só fazendo testes. Se for usado uma opção ainda teria de se escolher a melhor opção com base nos estudos/testes (Qual o Strike e a maturidade por ex). Gastava-se umas boas (mas interessantes ) 2/3 horas a analisar cenários possíveis.
P.S. Isto para mim é que é gestão activa. O facto de eu não acreditar em Market Timming não significa que não acredite em gestão activa, ao contrário do que parece que muita gente pensa.
Um trailing stop baseado na volatilidade histórica poderia resolver o assunto e até seria mais barato. Agora, se não se trata da nossa carteira (leia-se: nosso dinheiro), mas de algo como um fundo de investimento, o bicho é mesmo de outra natureza ( o always in até que o cliente retire o dinheiro tem os seus custos, não exclusivamente económicos).
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Caso se use um ETF short recomendas a mesma fórmula ?
Não. ETF short é um bicho de outra natureza que a maioria das pessoas nem compreende. Parece mais simples que derivados directos como futuros ou opções mas esquece. Nem foi feito para fazer gestão de risco, embora muita gente, erradamente, os use para isso.
Para quem percebe um pouco mais de matemática e/ou finanças o ETF short sofre de Volatility Drag e por isso péssimo para ter a médio/longo prazo
http://www.etfguide.com/understanding-l ... hort-etfs/
http://www.sec.gov/investor/pubs/levera ... -alert.htm
Quando falei que os ETF invertidos eram "um bicho de outra natureza" nem estava à espera de encontrar um aviso na SEC para isso LOL. Ainda bem que ao menos alguém anda atento

No caso que referiste o factor 0,35 multiplica-se sobre o valor em euros na carteira ?
Honestamente, com vista a responder a esta pergunta só fazendo testes. Se for usado uma opção ainda teria de se escolher a melhor opção com base nos estudos/testes (Qual o Strike e a maturidade por ex). Gastava-se umas boas (mas interessantes ) 2/3 horas a analisar cenários possíveis.
P.S. Isto para mim é que é gestão activa. O facto de eu não acreditar em Market Timming não significa que não acredite em gestão activa, ao contrário do que parece que muita gente pensa.
VirtuaGod Escreveu:Varendia Escreveu:O problema e que tinha de ser um put muito diversificado. Podem dar exemplos?
Muito diversificado? Pelo contrário, como numa crise quase todas as correlações vão para 1 não precisas de grande diversificação. Obviamente não vais comprar put sobre Long Term Government Bonds.
Um sobre o S&P 500 serve perfeitamente. O S&P 500 teve 57% de DD em 2007/2008. Compara isso com o DD da tua carteira (DD de 20% por exemplo). Precisarás de "cobrir" 20/57=0,35 S&P 500. Isto involve outras contas e fórmulas matemáticas para se fazer um hedge bem feito mas dá para perceberes a ideia e olha que mesmo com estas contas à merceiro nem ficarias mal servido.
Interessante Virtuagod.
Caso se use um ETF short recomendas a mesma fórmula ?
P. ex. 100.000 € x 0,35 = 35.000 € de cobertura a efecturar com ETF ?
Varendia Escreveu:O problema e que tinha de ser um put muito diversificado. Podem dar exemplos?
Muito diversificado? Pelo contrário, como numa crise quase todas as correlações vão para 1 não precisas de grande diversificação. Obviamente não vais comprar put sobre Long Term Government Bonds.
Um sobre o S&P 500 serve perfeitamente. O S&P 500 teve 57% de DD em 2007/2008. Compara isso com o DD da tua carteira (DD de 20% por exemplo). Precisarás de "cobrir" 20/57=0,35 S&P 500. Isto involve outras contas e fórmulas matemáticas para se fazer um hedge bem feito mas dá para perceberes a ideia e olha que mesmo com estas contas à merceiro nem ficarias mal servido.
With bulls like these, who needs bears?
"One of the most remarkable and persistent features of the current bull market is a willingness – nay, a compulsion – on the part of investors to turn negative at the drop of a hat.
This is entirely to be expected given the fact that this generation has seen two back-to-back peak-to-trough S&P 500 declines of 50% since the beginning of the millennium."
"One of the most remarkable and persistent features of the current bull market is a willingness – nay, a compulsion – on the part of investors to turn negative at the drop of a hat.
This is entirely to be expected given the fact that this generation has seen two back-to-back peak-to-trough S&P 500 declines of 50% since the beginning of the millennium."
Bons Ventos,
SW
SW
VirtuaGod Escreveu:Varendia Escreveu:Para nao sofrer por antecipacao o melhor e ter um seguro para cobrir os riscos de coisas muito graves.
Deep Out Of The Money Put Option
Não deve custar mais de 1% da carteiraCalcula o Drawdown esperado da carteira com base em backtest 2008 e depois compra um Put que te cubra a potêncial perda.
Nos dias que correm 1% nem parece muito, é uma semana de rentabilidade
Qual uma semana, na minha carteira com o EUR/USD a variar 150 a 200 pips por dia, 1% e um dia ... hoje estou num dia divertido em que o Euro sobe 1% mas como esta tudo a bombar, o meu portfolio so esta a perder 0.18%. Por isso amanha, quando actualizarem os valores dos fundos, se o Eur/USD estiver estavel a minha carteira arrisca-se a subir 1% mesmo. Ja sao valores loucos, em especial para uma carteira com tao pouco de equities.
O problema e que tinha de ser um put muito diversificado. Podem dar exemplos?
Varendia Escreveu:Para nao sofrer por antecipacao o melhor e ter um seguro para cobrir os riscos de coisas muito graves.
Deep Out Of The Money Put Option
Não deve custar mais de 1% da carteira

Nos dias que correm 1% nem parece muito, é uma semana de rentabilidade

Varendia Escreveu:O Alquimista Escreveu:Chamar os bombeiros com a casa em chamas pode ser tarde. Agora, não me parece que seja saudável pensar nessa situação como se ela estivesse ao virar da esquina. Como não vivemos a pensar que vamos morrer amanhã, sofrer por antecipação não faz srem mais um acontecimento histórico e uma oportunidadentido. No dia que vier, dêem graças por testemunhae para comprar saldos: basta ver o que sucedeu pós 2008-2009. Se chegámos aqui após uma violenta crise, imaginem onde se poderá chegar se a vindoura ainda for pior.
Para nao sofrer por antecipacao o melhor e ter um seguro para cobrir os riscos de coisas muito graves. Tambem nao podemos pensar que so porque nao vai acontecer amanha nao precisamos de pensar nisso. O sentimento de euforia e normal em periodos como este.
Vamos vendo e vamos andando, sendo que eu nao pretendo sofrer como em 2008.
Se, por um lado, no pain, no gain, por outro faz-se agora o que não se fez em 2008 ou não se faz agora o que se fez em 2008.
Plus ça change, plus c’est la même chose - Alphonse Karr
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 81 visitantes