Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Fundos à la carte

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Fundos à la carte

por guernica » 5/3/2015 20:42

VirtuaGod Escreveu:
guernica Escreveu:Esse é um bom fundo misto mas acho que não te permitirá tirar partido da desvalorização do euro.

O MFS GTR não tem hedge câmbial por isso beneficia da queda do euro (e o oposto tb é verdade :wink: )

Bem visto. Não me estava a lembrar desse aspecto.

Registado: 17/6/2005 19:43

por VirtuaGod » 5/3/2015 20:04

guernica Escreveu:Esse é um bom fundo misto mas acho que não te permitirá tirar partido da desvalorização do euro.

O MFS GTR não tem hedge câmbial por isso beneficia da queda do euro (e o oposto tb é verdade :wink: )
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por guernica » 5/3/2015 19:51

dosina Escreveu:que fundos aconselham para aproveitar a desvalorização do euro, não esquecendo a composição da carteira?
estou a pensar reforçar este: MFS® - Global Total Return Fund Class A1 EUR Acc LU0219418836 Mistos Moderados USD

Esse é um bom fundo misto mas acho que não te permitirá tirar partido da desvalorização do euro.

Re: Novidades de fundos

por VirtuaGod » 5/3/2015 19:47

Rambaldi Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:
Eu quase que quero estar errado pk se o estou era um conhecimento importantíssimo que ganhava. Vou passar isso pelo maior cromo de estatística que conheço a ver o que ele me diz 8-)

VG, antes de passar ao maior cromo de estatistica já olhaste para a formula da correlação? Só tem covariância e desvio padrão entre os ativos!

Depois do que disseste fiquei na mesma ( o meu prof. de estatística da faculdade vai-me matar LOL)

És a favor de:

1) A correlação nada diz sobre a magnitude dos movimentos
2) A magnitude dos movimentos tem impacto na correlação

Eu sou do campo 1. Fundos que sobem ou descem em uníssono mesmo que um suba 1% enquanto o outro só sobe 0,5% (e vice versa) têm correlação 1.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

por Rambaldi » 5/3/2015 19:40

R2 Escreveu:
Rambaldi Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:
Eu quase que quero estar errado pk se o estou era um conhecimento importantíssimo que ganhava. Vou passar isso pelo maior cromo de estatística que conheço a ver o que ele me diz 8-)

VG, antes de passar ao maior cromo de estatistica já olhaste para a formula da correlação? Só tem covariância e desvio padrão entre os ativos!

O coeficiente de correlação linear de Pearson "r" é igual à raíz quadrada do coeficiente de determinação "R2". Demasiada gente confunde estes 2 coeficientes e chamam ao R2 (R ao quadrado), que aparece nas estatisticas da Morningstar, coeficiente de correlação quando é coeficiente de determinação, havendo aquela relação atrás referida entre os 2 coeficientes, tal como o desvio padrão é igual à raíz quadrada da variância.

Abraço.

R2, Não se estava a falar da correlação entre fundos? Deveria ser o P e não a correlação do fundo com índice ou o benchmark por regressão linear!

Registado: 28/7/2014 10:40

por dosina » 5/3/2015 19:08

boa tarde

que fundos aconselham para aproveitar a desvalorização do euro, não esquecendo a composição da carteira?

estou a pensar reforçar este: MFS® - Global Total Return Fund Class A1 EUR Acc LU0219418836 Mistos Moderados USD

Registado: 5/6/2014 23:18

por R2 » 5/3/2015 18:30

Rambaldi Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:

O coeficiente de correlação linear de Pearson "r" é igual à raíz quadrada do coeficiente de determinação "R2". Demasiada gente confunde estes 2 coeficientes e chamam ao R2 (R ao quadrado), que aparece nas estatisticas da Morningstar, coeficiente de correlação quando é coeficiente de determinação, havendo aquela relação atrás referida entre os 2 coeficientes, tal como o desvio padrão é igual à raíz quadrada da variância.

Abraço.
O projetista do corpo humano feminino esteve muito mal quando concebeu as descargas dos efluentes gasosos e dos resíduos sólidos mesmo encostado ao "parque de diversões", pior ainda, foi ter colocado a descarga dos efluentes líquidos mesmo no interior do "parque de diversões". Conclusão: mesmo um arquitecto sábio e divino pode cometer erros básicos na conceção de um projeto. Ou seja, o projetista devia ter ouvido, préviamente, os destinatários do seu projeto e os utilizadores do "parque de diversões." - BedRock

Em vez de seguires o mercado, faz com que ele te siga a ti. - BedRock
Toma o ganho antes que a perda tome conta de ti. - BedRock
Big vacuum ideas in a big head gives a low brain density that float on stupid polluted water.
- BedRock

Registado: 21/11/2014 19:42

por guernica » 5/3/2015 18:26

Fibrizo Escreveu:Estive a olhar para fundos de obrigações a taxa fixa, mas parece-me que têm sempre alguma volatilidade, ainda que possam ter rentabilidades interessantes, por exemplo o Fidelity Euro Bond E-Acc-EUR (LU0238209513 - http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F0GBR06PWB). Será que estaria a arriscar de mais com um fundo como este?

Sendo o objectivo pagar impostos o melhor é utilizares esse depósito do BIG pois pode surgir alguma volatilidade que na ocasião em que é preciso cumprir a obrigação fiscal prejudique o levantamento do dinheiro.

por Rambaldi » 5/3/2015 18:13

VirtuaGod Escreveu:

por R2 » 5/3/2015 17:55

Draghi, Deus te ajude que a mim estás a ajudar muito: :pray:

capture1.jpg
capture1.jpg (73.56 KiB) Visualizado 6828 vezes

\:D/ \:D/ (carteira com 99.4% em USD)

capture2.jpg
capture2.jpg (81.06 KiB) Visualizado 6828 vezes

\:D/ (reentrada em 25/02/2015 com um peso na carteira hoje de 29.6%)

Abraço.
O projetista do corpo humano feminino esteve muito mal quando concebeu as descargas dos efluentes gasosos e dos resíduos sólidos mesmo encostado ao "parque de diversões", pior ainda, foi ter colocado a descarga dos efluentes líquidos mesmo no interior do "parque de diversões". Conclusão: mesmo um arquitecto sábio e divino pode cometer erros básicos na conceção de um projeto. Ou seja, o projetista devia ter ouvido, préviamente, os destinatários do seu projeto e os utilizadores do "parque de diversões." - BedRock

Big vacuum ideas in a big head gives a low brain density that float on stupid polluted water.
- BedRock

por Fibrizo » 5/3/2015 16:26

Viva,

O que fariam neste caso?: Não faço retenção na fonte, por isso pago o IRS todo de uma só vez na liquidação do IRS (lá para Agosto/Setembro). Posto isto, onde devo meter o dinheiro correspondente ao IRS de cada mês, para depois tirá-lo (quase) todo a cada Setembro?

Actualmente meto numa conta poupança (conta aforro do BIG), que me dá 1.2%/ano + C, em que C=0.85*Euribor(3m), por isso C≈0.

Que tipo (classe, etc) de fundos deverei procurar que me possam dar mais que 1.2% com risco muito baixo? Penso que não seria terrível correr o risco de ocasionalmente ter menos que 1.2%, desde que em média fosse melhor, mas também não quero perder 1% ou 2% só no mês de Agosto.

Estive a olhar para fundos de obrigações a taxa fixa, mas parece-me que têm sempre alguma volatilidade, ainda que possam ter rentabilidades interessantes, por exemplo o Fidelity Euro Bond E-Acc-EUR (LU0238209513 - http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F0GBR06PWB). Será que estaria a arriscar de mais com um fundo como este?

Registado: 14/1/2015 11:54

por R2 » 5/3/2015 16:20

Economista britânico diz que Europa está na iminência de um "IV Reich"

http://www.dn.pt/inicio/globo/interior. ... id=4434209

Este economista também é da minha opinião.

Abraço.

- BedRock

por VirtuaGod » 5/3/2015 16:09

scapy11 Escreveu:Aproveito para dizer, que a minha carteira que fiz no best, faz hoje 1 ano. E que para começar até nem foi mau, 13% :D

Fico contente por nos podermos ajudar. 13% é excelente se não tomaste muito risco (acções até 50%).

por VirtuaGod » 5/3/2015 16:07

chico_laranja Escreveu:Nada como cotações históricas e uma folha de cálculo tipo Excel 8-)

Os desvios de um dia manter-se-iam. Nada como ETFs LOL

Não ligo muito a correlações entre fundos, mas sim corrrelações entre mercados. Os fundos só são proxies dos mercados em que investem!!
Editado pela última vez por VirtuaGod em 5/3/2015 16:10, num total de 1 vez.

por VirtuaGod » 5/3/2015 16:05

VirtuaGod Escreveu:
avataris Escreveu:Correlation measures how closely two assets relate to one another, in terms of direction and magnitude of price movement.

Não sou estatístico mas isso seria a primeira vez que tinha ouvido colocado dessa forma. De onde tiraste essa frase?

É a explicação que eles dao no trustnet offshore..

Correlations are always calculated using a 3 year time horizon. In the case of either one asset or both assets having data less than 3 years long, then correlation between these two assets is calculated using the shorter time horizon between these two assets.

Correlation measures how closely two assets relate to one another, in terms of direction and magnitude of price movement. Two assets with perfect negative correlation (1) tend to move simultaneously in opposite directions and magnitude. Two assets with perfect positive correlation (+1) tend to move simultaneously the same direction and magnitude. A correlation of 0 indicates that there is no relationship at all between the price movements of two assets.

While not precise, it is generally true that the closer a median or average correlation is to +1, the less diversified the compared assets are likely to be.

Neste livro, e dada a mesma definição
https://books.google.pt/books?id=DpIdoS ... de&f=false

por R2 » 5/3/2015 16:01

Daemoon Escreveu:
R2 Escreveu:
capture1.jpg

\:D/ \:D/ \:D/

Estás quase a vir a Braga pagar o almoço :clap: :clap:

Também podias morar mais perto de Lisboa, mas vá lá não moras nos Açores ou nas Ihas Selvagens. :mrgreen:

Abraço.

- BedRock

por R2 » 5/3/2015 15:43

VirtuaGod Escreveu:
avataris Escreveu:Correlation measures how closely two assets relate to one another, in terms of direction and magnitude of price movement.

Não sou estatístico mas isso seria a primeira vez que tinha ouvido colocado dessa forma. De onde tiraste essa frase?

Acho que isso pode ser uma má interpretação de:

"The most commonly used correlation statistic is the Pearson correlation coefficient. This statistic measures both the strength and direction of the linear relationship between two variables. "

Se o que disseste é o verdadeiro (primeiro tenho de passar por algumas pessoas) seria algo completamente novo para mim.

Fonte: http://www.statisticallysignificantcons ... lation.htm

VG,

Não percebo qual é a tua dúvida, pois a frase citada pelo avataris tem o mesmo significado que a frase que tu citas sobre o coeficiente de Pearson, pelo que não é nenhuma má interpretação. Eu apenas corrigia as frases no seguinte aspeto: onde escrevem a palavra "direction", eu em português não escreveria direção do movimento mas sim sentido do movimento, pois uma qualquer direção tem 2 sentidos (a subir e a descer, para a esquerda e para a direita, para Norte e para Sul, ...), pelo que não basta falar na direção.
Por exemplo, admitindo que, se eu traçar uma linha recta num mapa entre as cidades de Lisboa-Porto, Coimbra ficasse em cima dessa recta (não é o caso), então podíamos dizer que Coimbra fica na direção Lisboa-Porto, mas se alguém estiver em Pombal e queira ir para Coimbra, nós temos que dizer que siga a direção Lisboa-Porto no sentido Norte, porque se falármos só na direção ele pode vir no sentido Sul/Lisboa.

Eu ontem fiz um post sobre a correlação/coeficiente de correlação de Pearson que acho que está suficientemente pedagógico para se entender a temática, que quando comecei a prepará-lo o avataris ainda não tinha colocado o seu post com a tal frase citada, sendo que o timing de colocação do meu post no tópico já foi imediatamente a seguir ao do avataris.

Abraço.

- BedRock

por daniel__ » 5/3/2015 13:46

chico_laranja Escreveu:E cuidado com as correlações calculadas pelos sites

Esses desvios de 1 dia podem ser suficientes para alterar de forma significativa o valor da correlação :-"

Nada como cotações históricas e uma folha de cálculo tipo Excel 8-)

Os sites, como a morningstar, calculam as correlações usando o mesmo intervalo temporal, e se este não estiver disponível, não calculam. Logo nunca vai haver comparações com intervalos de dados diferentes. Além, de que em 3 anos, a variação de 1, 2 ou 3 dias seria tambem ela praticamente irrelevante nos calculos, uma vez que estamos a falar de uma amostra com mais de 1000 dias.

Além disso, digo eu, que não vale a pena inventar a roda. Estes sites tem milhares de utilizadores diários, pelo que muito dificilmente algum de nós consegue ter uma folha de calculo ou ferramenta melhor, e com mais massa critica do que a deles. É uma questão de escala. :wink:
Projetos

Teamlyzer

Registado: 1/7/2014 14:53

por R2 » 5/3/2015 13:45

Boas,

No cenário em curso de valorização do USD face ao EUR e dado que a minha carteira de fundos acionistas é quase 100% em USD, então a mim interessa-me estar presente nos mercados/bolsas que para além de poderem ter uma relativa boa valorização bolsista, também que a negociação nessas bolsas, feitas nas moedas locais, tenham também um trajeto de valorização dessas moedas face ao EUR, porque aí ganhava pelos 2 lados: valorização das UP's e valorização cambial.

Sendo assim, hoje resgatei parte de 2 fundos europeus em USD, cujos ativos ao serem negociados em EUR nas bolsas da Zona Euro e depois no final de cada dia ao ser efetuada a conversão dos euros para dólares do fundo em USD, acontece que se o USD num dia valorizar face ao EUR, eu vou ter menos % de valorização no fundo em USD que no seu fundo irmão em EUR, pelo que a mim o que me interessa é uma negociação bolsista em moeda forte (= valorização) face ao EUR e não numa moeda que se está a enfraquecer, como é o EUR, face ao USD no cenário em curso.

Os dólares resultantes dos referidos resgates parciais dos 2 fundos europeus efetuados hoje, foram hoje subscritos no fundo Franklin US Equity N Acc $ (http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F0GBR04AST). Este fundo está classificado pela Morningstar como um fundo blend, mas é mais um fundo growth. Porquê a escolha deste fundo? Porque conforme podem ver no link do fundo, o mesmo em 2011, 2012 e 2013 teve, nesses anos, retornos inferiores à categoria e ao benchmark, em 2014 teve um retorno apenas ligeirissimamente superior à categoria e inferior ao benchmark, e em 2015 até ao dia 28 de fevereiro, em apenas 2 meses, já tinha 2.9% superior à categoria e 2.2 % superior ao benchmark (espetacular). Para além disso, tem uma alocação que eu gosto bastante com algumas empresas que não andavam tanto na ribalta da fama mas cujos negócios estão com um potencial elevado, e é disso que eu gosto: não muita fama/cara e um grande potencial de desenvolvimento e valorização.

Abraço.
Editado pela última vez por R2 em 5/3/2015 15:58, num total de 4 vezes.

- BedRock

por chico_laranja » 5/3/2015 13:37

scapy11 Escreveu:Boas,

Um texto interessante sobre a Rússia,
http://www.vcoolinfo.com/?p=5916&pg=__possible_unsafe_site__3e329d91

Aproveito para dizer, que a minha carteira que fiz no best, faz hoje 1 ano. E que para começar até nem foi mau, 13% :D

Obrigado ao Rick, Chico, VG,... e deve ter mais a agradecer, mas não me lembro de todos

Cumps

Gostei mais da imagem do artigo seguinte:
http://www.vcoolinfo.com/?p=5689
Anexos
chart-how-not-to-trade1.gif
Como não investir em bolsa
chart-how-not-to-trade1.gif (34.07 KiB) Visualizado 6944 vezes
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.

Registado: 29/11/2007 2:37

por chico_laranja » 5/3/2015 13:14

E cuidado com as correlações calculadas pelos sites

Esses desvios de 1 dia podem ser suficientes para alterar de forma significativa o valor da correlação :-"

Nada como cotações históricas e uma folha de cálculo tipo Excel 8-)
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.

Registado: 29/11/2007 2:37

por Daemoon » 5/3/2015 12:55

R2 Escreveu:
capture1.jpg

\:D/ \:D/ \:D/

Estás quase a vir a Braga pagar o almoço :clap: :clap:

Registado: 14/2/2009 14:06

por Daemoon » 5/3/2015 12:53

O pessoal do BEST entrou neste fundo na carteira moderada do serviço de carteiras, presta para alguma coisa? :-k

http://www.bloomberg.com/quote/CMGISOI:ID

Registado: 14/2/2009 14:06

por scapy11 » 5/3/2015 12:46

Boas,

Um texto interessante sobre a Rússia,
http://www.vcoolinfo.com/?p=5916&pg=__possible_unsafe_site__3e329d91

Aproveito para dizer, que a minha carteira que fiz no best, faz hoje 1 ano. E que para começar até nem foi mau, 13% :D

Obrigado ao Rick, Chico, VG,... e deve ter mais a agradecer, mas não me lembro de todos

Cumps

Registado: 6/1/2014 16:40

por Rambaldi » 5/3/2015 11:53

VirtuaGod Escreveu:
Rambaldi Escreveu:Na europa, para não complicar, A valorização/desvalorização em % das bolsas no fecho são ao dia de hoje e tenho ideia que nos FI essa variação só se reflete no dia seguinte (mesmo consultando na bloomberg). Mas corrige-se se estiver errado.

Concordo contigo. Pelo que vejo tb depende muito de fundo para fundo. Um fundo "atrasado" é o Allianz Europe Equity Growth CT EUR por exemplo. Ontem com a boa subida da Europa ele caiu 1.5%. Hoje vai recuperar tudo e mais algum se for preciso :twisted:

VG,
Tive um fundo da F&C Portfolios European Small Caps que o desfazamento chegava a ser de quase uma semana. Até fazia confusão.
Mas normalmente é de um dia. Ontem Invesco Pan European Structured Equity Fund também caiu 0,85% mas hoje seguramente vai subir. Estas previsões são relativamente faceis de fazer e podem ser utilizadas para apanhar uma correção numa entrada num fundo. Claro que a MLP são desprezaveis.

Abraço

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, boavista, dragom, farami, fosgass2020, Google [Bot], Goya777, icemetal, latbal, m-m, malakas, Manchini888, Masterchief, MR32, OCTAMA, Olhar Leonino, pbasto, Phil2014, PMP69, Shimazaki_2 e 170 visitantes