Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por whiteshark » 4/3/2015 12:02

Luxor Escreveu:
whiteshark Escreveu:
Luxor Escreveu:

boas luxor,

a activação do padrão não vai depender da vela de amanha?
já agora, realmente a SMA 200 funcionou como resistencia mas não se pode considerar que a EMA 200 funcionou como suporte?

Obrigado pelo video, continua a partilha-los sff :clap:

Obrigado.
Sim, como sempre, os padrões só são activados depois da confirmação.
Não sei se a EMA200 funcionou, pq não uso médias exponenciais para periodos tão alargados.

Pois, e parece que se confirma.
:-k eu uso muito mais a EMA mas vou ter mais atenção nos periodos longos. obrigado

Registado: 4/2/2014 12:33

por whiteshark » 4/3/2015 11:52

Investbem Escreveu:
Epaa.. o "actual plano de reestruturação" era pagar os CoCo's totalmente com os resultados do banco.

Por essa logica se forem hoje fazer a mesma pergunta ao Nuno Amado ele provavelmente dará a mesma resposta:
"No actual cenário não há qualquer processo/decisão/interesse/etc nesse sentido"
Isto pois nunca poderá dizer categoricamente que não vai haver mais nenhum AC...

Para mim quando confrontado com a questão em plena apresentação de resultados as declarações dele foram um desmentido.
Há luz dos acontecimentos pode se sempre argumentar como estão a fazer mas mesmo assim acho que dizer isso e passado 1 mês fazer um AC não é ser o mais claro possivel[/quote]

Claro que não, se quiseres transpor isto para o futebol, o que acontece quando opresidente vem dizer que naquele momento o treinador é para ficar??? Aqui é exataente o mesmo, quando têm necessidade de explicar e justificar alguma coisa, principalmente quando fala muito para responder a uma questão de "sim" ou "não", não é muito bom sinal.[/quote]

:lol: investbem

Se me perguntarem "vais mudar de casa?" e eu responder "não está nos meus planos nos proximos meses" não vou trocar de casa passado um mês.
Se me perguntarem "vais casar?" e eu responder "não está nos meus planos no proximo ano" não vão receber um convite passado um mês.

E por ai adiante

A realidade é que lhe perguntaram diretamente e ele disse que não estava nos planos, passado um mês era anunciado portanto não só estava nos planos como já estava em analise.

Mas pronto, fora isso acho que até tem arrumado a casa e a escola Santander costuma ser uma boa escola.
Já tive o prazer de privar com o dr. Nuno Amado e pareceu me uma pessoa séria e competente.

Mas pronto, já desisti deste tema.
é um bocado subjectivo a forma como se interpreta.

por whiteshark » 4/3/2015 11:46

NMiguel16 Escreveu:Será que vai começar a subir novamente até aos 0,09?

Será que as posições grandes já foram fechadas?

Vai cair até ao centro da terra?

Provavelmente vai fechar o gap de ontem não?

por Investbem » 4/3/2015 11:31

[/quote]Epaa.. o "actual plano de reestruturação" era pagar os CoCo's totalmente com os resultados do banco.

Por essa logica se forem hoje fazer a mesma pergunta ao Nuno Amado ele provavelmente dará a mesma resposta:
"No actual cenário não há qualquer processo/decisão/interesse/etc nesse sentido"
Isto pois nunca poderá dizer categoricamente que não vai haver mais nenhum AC...

Para mim quando confrontado com a questão em plena apresentação de resultados as declarações dele foram um desmentido.
Há luz dos acontecimentos pode se sempre argumentar como estão a fazer mas mesmo assim acho que dizer isso e passado 1 mês fazer um AC não é ser o mais claro possivel[/quote]

Claro que não, se quiseres transpor isto para o futebol, o que acontece quando opresidente vem dizer que naquele momento o treinador é para ficar??? Aqui é exataente o mesmo, quando têm necessidade de explicar e justificar alguma coisa, principalmente quando fala muito para responder a uma questão de "sim" ou "não", não é muito bom sinal.
Cordiais cumprimentos
Investbem

Registado: 29/11/2007 3:56

por NMiguel16 » 4/3/2015 10:15

Será que vai começar a subir novamente até aos 0,09?

Será que as posições grandes já foram fechadas?

Vai cair até ao centro da terra?

Registado: 13/3/2014 10:26

por joao73 » 4/3/2015 1:30

Ulisses Pereira Escreveu:joão, a Isabel dos Santos lança hoje este pedido e querias que os jornais estivessem calados?

Realmente o ser humano precisa de encontrar bodes expiatórios... :roll:

Até podes ter razão, mas lançar 5 noticias em 5 minutos... o mesmo não aconteceu com a OPA ao BPI, muito pelo contrario foram dias sem qualquer informação... e uma OPA não é uma carta de amigos com um desejo pessoal .....

Mas talvez tenhas razão.

Um abraço

João

Registado: 11/5/2014 21:37

por Ulisses Pereira » 4/3/2015 1:17

joão, a Isabel dos Santos lança hoje este pedido e querias que os jornais estivessem calados?

Realmente o ser humano precisa de encontrar bodes expiatórios... :roll:
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por joao73 » 4/3/2015 0:54

Porque não te calas???

Agora que eu estou curto, os jornais não se calam com noticias da fusão .......

Existe muito interesse em manter esta noticia, que para mim é uma falsa noticia. Mas dita tantas vezes que se pode tornar um caso sério.

Eu já perdi muito com o BES e agora até estava a correr bem com o BCP. mas estes jornalecos a insistir assim, o melhor vai ser fechar a posição curta.....

Vou aguardar pelo rescaldo de amanha e tentar ter capacidade para analisar se o mercado acredita nesta aldrabice ....

Neste momento tenho os jornalecos, BPI e Isabelinha & Cia contra mim e a meu favor o Psi18 o fecho de hoje do BCP e os curtos.

Um abraço

João

Registado: 11/5/2014 21:37

por nunosenior » 4/3/2015 0:15

Ele tem de ser Bom, é a levar o Barco a Bom Porto... :clap:

Quanto ao resto ...se usa motores XY ou KW... 8-)

Registado: 25/11/2014 13:46

por jccgold » 3/3/2015 22:54

Ele e qq presidente duma cotada nao tem de ser claro a desmentir noticias, tem de ser claro ao dar noticias.

Registado: 11/11/2011 3:58

por whiteshark » 3/3/2015 22:44

Investbem Escreveu:
whiteshark Escreveu:
jccgold Escreveu:Nuno Amado nao descartou essa opcao coisa nenhuma, disse que nao era uma opcao que estivesse em cima da mesa naquele momento, isto para mim foi o mesmo que dizer que o AC ia acontecer pq dava a entender q ia estar em outro momento. O BCP tem tido um caminho muito positivo no ultimo ano, e sempre dentro do expectável

http://www.dinheirovivo.pt/Mercados/Banca/interior.aspx?content_id=3949061

"No atual cenário que existe hoje, não há qualquer decisão nesse sentido, nem há nenhuma decisão para alterar o actual plano de reestruturação"...

De facto white, esta expressão mostra que num " amanha", mais ou menos próximo, iria ser necessário...

Epaa.. o "actual plano de reestruturação" era pagar os CoCo's totalmente com os resultados do banco.

Há luz dos acontecimentos pode se sempre argumentar como estão a fazer mas mesmo assim acho que dizer isso e passado 1 mês fazer um AC não é ser o mais claro possivel

por 654235 » 3/3/2015 22:36

whiteshark Escreveu:
Luxor Escreveu:

boas luxor,

já agora, realmente a SMA 200 funcionou como resistencia mas não se pode considerar que a EMA 200 funcionou como suporte?

Obrigado.
Sim, como sempre, os padrões só são activados depois da confirmação.
Não sei se a EMA200 funcionou, pq não uso médias exponenciais para periodos tão alargados.
Youtube
@PMSInvestments (subscrevam para poder continuar a dar atualizações)

Registado: 10/4/2006 13:55

por Investbem » 3/3/2015 22:33

whiteshark Escreveu:
jccgold Escreveu:
whiteshark Escreveu:O proprio Nuno Amado há um ano descartava completamente um AC para pagar COCO's, tendo anunciado o mesmo AC um mês depois.
E foi o que se viu. Dai fazer um bocado o papel de advogado do diabo

Nuno Amado nao descartou essa opcao coisa nenhuma, disse que nao era uma opcao que estivesse em cima da mesa naquele momento, isto para mim foi o mesmo que dizer que o AC ia acontecer pq dava a entender q ia estar em outro momento. O BCP tem tido um caminho muito positivo no ultimo ano, e sempre dentro do expectável

"No atual cenário que existe hoje, não há qualquer decisão nesse sentido, nem há nenhuma decisão para alterar o actual plano de reestruturação"...

De facto white, esta expressão mostra que num " amanha", mais ou menos próximo, iria ser necessário...
Cordiais cumprimentos
Investbem

por whiteshark » 3/3/2015 22:10

jccgold Escreveu:
whiteshark Escreveu:O proprio Nuno Amado há um ano descartava completamente um AC para pagar COCO's, tendo anunciado o mesmo AC um mês depois.

Nuno Amado nao descartou essa opcao coisa nenhuma, disse que nao era uma opcao que estivesse em cima da mesa naquele momento, isto para mim foi o mesmo que dizer que o AC ia acontecer pq dava a entender q ia estar em outro momento. O BCP tem tido um caminho muito positivo no ultimo ano, e sempre dentro do expectável

Nuno Amado garante que "não há qualquer processo" para aumentar capital no BCP, nem está em cima da mesa "alterar o atual plano de reestruturação".

"No atual cenário que existe hoje, não há qualquer decisão nesse sentido, nem há nenhuma decisão para alterar o actual plano de reestruturação", afirmou o presidente do BCP, citado pela Reuters.

Nuno Amado afasta assim o cenário de realização de um aumento de capital para acelerar o reembolso da ajuda pública de 2600 milhões de euros de obrigações convertíveis (conhecidos como 'CoCos'), depois do BCP já ter reembolsado 400 milhões.

No mês passado, o Diário Económico noticiou que o BCP estava a estudar um aumento de capital para acelerar o reembolso da ajuda estatal.

No entanto, logo na altura, o presidente do BCP descartou essa possibilidade dizendo que "não há qualquer decisão nem qualquer processso nesse sentido".
Nuno Amado, acrescentou ainda: "neste momento, não temos intenção, nos próximos meses, de fazer um pedido [de reembolso] desta natureza".

por jccgold » 3/3/2015 21:49

Registado: 11/11/2011 3:58

por whiteshark » 3/3/2015 19:40

Luxor Escreveu:

boas luxor,

por 654235 » 3/3/2015 18:41

Youtube
@PMSInvestments (subscrevam para poder continuar a dar atualizações)

Registado: 10/4/2006 13:55

por cavaleri » 3/3/2015 18:05

Investbem Escreveu:Independentemente do lado em que se posicionam, faz-me imensa confusão as certezas que por aqui se leem.

Embora esteja otimista para o futuro do bcp, hoje não gostei do fecho, inclusivamente do leilão. Gostava muito que amanha subisse, mas...

tudo em banho maria até quinta ao almoço....o QE poderá dar impulso.

Registado: 31/12/2014 0:41

por Investbem » 3/3/2015 17:46

Independentemente do lado em que se posicionam, faz-me imensa confusão as certezas que por aqui se leem.

Embora esteja otimista para o futuro do bcp, hoje não gostei do fecho, inclusivamente do leilão. Gostava muito que amanha subisse, mas...
Cordiais cumprimentos
Investbem

por whiteshark » 3/3/2015 17:29

manchini Escreveu:
whiteshark Escreveu:
Boas Machini,

Olha para mim a cotação não está baixa.
E relembro que se trata de um banco que:
> só tem dado prejuizo - ainda não é certo que este é o ano da inversão
> ainda tem muitas imparidades - supostamente 2015 será o último ano de elevado crédito mal parado
> tem a triste sina de fazer um aumento de capital de 2 em 2 anos - tendo o último sido pouco tempo depois do seu CEO ter garantido que não havia AC

Com a cotação de 0,0865 o market cap do BCP é de 4,69 bi.
Ainda tem margem para subir mas já não está propriamente barato.

Boas Whiteshark,

Se já soubesse um o resultado de 2015 era muito fácil.
Eu já apresentei um estudo que aponta os lucros para este ano de 250M.
A margem tem tudo para aumentar...

Acho piada que vejo entidades a dizer que é preciso fazer aumentos de capital para melhorar os rácios.
E que tal, é o que eu entendo pelo comportamento do Amado, aumentar os rácios com os resultados da empresa??

Manchini

Atenção que estou a dizer isto mas estou longo no BCP e como disse acho que ainda tem margem para subir.

Mas tenho memória e exactamente há um ano a conversa era igual, alias basta recuar nas páginas do forum e ler o que os foristas escreviam na altura:
"Não é preciso AC nenhum"
"Os COCOs vao ser pagos integralmente com resultados"
"Final do ano já estamos com lucros"
"A cotação no fim de 2014 estará nos 50 centimos"

O proprio Nuno Amado há um ano descartava completamente um AC para pagar COCO's, tendo anunciado o mesmo AC um mês depois.
E foi o que se viu. Dai fazer um bocado o papel de advogado do diabo.

A acção está bull? está
Tem margem para subir? tem sim

No entanto o mercado é soberano e de um momento para o outro isto pode ir daí abaixo

por manchini » 3/3/2015 17:02

whiteshark Escreveu:
manchini Escreveu:Boas,

Com ou sem fusão para o BCP só pode correr bem.
Se o BPI comprar o Novo Banco, é menos um player no mercado.
Se não comprar, fica com vontade e necessidade de se juntar ou tentar comprar BCP.
Por outro lado, se a isabelinha sair do BPI, pode quer tornar o BCP na grande estrutura do estado angolano, e com a habilidade se serem 2 empresas diferentes e não terem que lançar uma OPA para mandarem no banco.

A noticia mais importante de hoje foi o facto de não haver mais teste à banca este ano, quer dizer que está tudo bem.

Para mim a cotação está baixa...

Manchini

Boas Machini,

> ainda tem muitas imparidades - supostamente 2015 será o último ano de elevado crédito mal parado
> tem a triste sina de fazer um aumento de capital de 2 em 2 anos - tendo o último sido pouco tempo depois do seu CEO ter garantido que não havia AC

Boas Whiteshark,

Se já soubesse um o resultado de 2015 era muito fácil.
Eu já apresentei um estudo que aponta os lucros para este ano de 250M.
A margem tem tudo para aumentar...

Acho piada que vejo entidades a dizer que é preciso fazer aumentos de capital para melhorar os rácios.
E que tal, é o que eu entendo pelo comportamento do Amado, aumentar os rácios com os resultados da empresa??

Manchini
E no final do dia a quantidade de ações no mercado é a mesma...

Registado: 29/11/2007 11:56

por PC05 » 3/3/2015 16:40

As seis vantagens que Isabel dos Santos vê na fusão entre BPI e BCP
03/03/2015

A empresária angolana Isabel dos Santos, através da Santoro, é a segunda maior accionista do Banco BPI. Angola tem também posições de relevo no Banco Comercial Português, onde a Sonangol é a principal accionista, havendo também uma participação da Interocêanico. Daí que, opondo-se à oferta pública de aquisição lançada pelos espanhóis do CaixaBank, Isabel dos Santos queira promover uma fusão entre as duas instituições financeiras portuguesas.

Mário Silva, administrador da Santoro e membro do conselho do BPI, enviou uma carta a Nuno Amado, presidente do BCP, Fernando Ulrich, presidente do BPI, e Gonzalo Gortázar, presidente do CaixaBank, em que lança as bases para um "diálogo" sobre o tema.

De forma a convencer os destinatários, o representante da accionista angolana avança com seis razões pelas quais este será um "processo virtuoso de criação de valor".

a) O banco privado em quatro geografias
"Conduziria à constituição de um banco privado com sede em Portugal, com posições de referência em quatro geografias – Portugal, Angola, Moçambique e Polónia";

O BCP e o BPI estão na lista dos cinco maiores bancos portugueses. Juntos, poderiam criar um gigante, o maior banco português por activos.

Em termos internacionais, o BPI tem 50,1% do Banco do Fomento de Angola. Já o BCP tem também 50,1% do Millennium Angola, em que tem o seu accionista Sonangol com 29,9% do capital. Possui 65,5% do capital do Bank Millennium, na Polónia. Em Moçambique, o banco liderado por Nuno Amado tem o Millennium Bim, em parceria com aquele Estado africano.

b) A força lusófona
"Reforçaria a interligação e suporte ao desenvolvimento de relações empresariais e de negócio, quer ao nível dos mercados de língua portuguesa, quer ao nível do mercado ibérico e europeu, beneficiando da singular capacidade de Portugal para, por via das relações privilegiadas com Angola e Moçambique, fazer estes países beneficiar do acesso facilitado ao mercado europeu e consolidar os fluxos de negócio europeus para esses dois países e seus parceiros no continente africano";

A Santoro chama a atenção para as vantagens mútuas que poderão advir de uma fusão, nomeadamente para as empresas que poderão querer apostar em Angola e Moçambique, duas regiões em que a empresa resultante estaria presente. Contudo, também a via contrária é aqui referida, sendo atractiva para empresas angolanas e moçambicanas que quisessem investir na Europa. A fusão colocaria os bancos como uma ponte entre os mundos europeu e lusófono, segundo dá a entender a empresária.

c) Um forte posicionamento
"Levaria à constituição de uma instituição com um forte posicionamento em todos os sectores bancários em Portugal";

Uma entidade resultante de uma fusão entre BCP e BPI, sem alterações impostas nomeadamente por regras de concorrência, seria o maior banco por activos consolidados, contando as participações internacionais.

A nível nacional, como já constatou o Negócios, seria um líder no crédito. O mesmo não aconteceria no que aos depósitos diz respeito, já que a liderança doméstica pertenceria ainda à Caixa Geral de Depósitos.

d) Reforço de capacidades
"Geraria um reforço de capacidades e de capital da entidade resultante, sendo possível perspectivar o reforço da capacidade de financiar o tecido empresarial";

Na bolsa, uma operação de fusão criaria a quarta maior cotada nacional, o que mostra o valor de mercado obtido por juntar o BPI e o BCP. Mesmo em termos operacionais, poderia haver espaço para um reforço da oferta, nomeadamente para complementaridade das relações com clientes/empresas tidas por cada um dos bancos. O Negócios já comparou o que aconteceria com a fusão e com a OPA dos catalães do CaixaBank.

e) Sinergias
"Libertaria valor muito significativo através de captação de sinergias, quer no desenvolvimento de negócio, quer na optimização da capacidade instalada em Portugal, Angola e Moçambique, com minimização de custos sociais e económicos";

Tanto o BCP como o BPI tiveram de reduzir a sua presença em Portugal nos últimos anos, de forma a compensar a ajuda estatal recebida para se recapitalizarem. Sabe-se que a redução de balcões deverá continuar. Esse aspecto não é referido. Isabel dos Santos diz, contudo, que uma fusão irá captar sinergias que vão minimizar os "custos sociais e económicos", das quais as rescisões podem ser um exemplo, dessa fusão.

f) A gestão independente
"Garantir uma instituição financeira gerida de forma profissional e independente e alicerçada numa estrutura accionista diversificada, sólida e alinhada".

Na missiva, Mário Silva começa por referir que a OPA do CaixaBank não salvaguarda a "independência da gestão do BPI". Além disso, também mostra "reservas" a uma estrutura internacional como a resultante da oferta de compra dos catalães. Daí que haja a fusão: uma "estrutura accionista diferenciada, mas alinhada e coesa" pode preservar "a independência da sua gestão a longo prazo". Os angolanos seriam os maiores accionistas da empresa resultante, com 21% (Sonangol, Isabel dos Santos e Interoceânico), à frente do CaixaBank, com 13,44%.

Registado: 5/12/2005 21:28

por whiteshark » 3/3/2015 16:28

manchini Escreveu:Boas,

Com ou sem fusão para o BCP só pode correr bem.
Se o BPI comprar o Novo Banco, é menos um player no mercado.
Se não comprar, fica com vontade e necessidade de se juntar ou tentar comprar BCP.
Por outro lado, se a isabelinha sair do BPI, pode quer tornar o BCP na grande estrutura do estado angolano, e com a habilidade se serem 2 empresas diferentes e não terem que lançar uma OPA para mandarem no banco.

A noticia mais importante de hoje foi o facto de não haver mais teste à banca este ano, quer dizer que está tudo bem.

Para mim a cotação está baixa...

Manchini

Boas Machini,

por Charts » 3/3/2015 16:26

Vendo em termos técnicos dependendo do fecho for acima de 0.0866 (fecho anual 2013 e resistência muito importante horizontal e de canal), é um Breakway Gap com volume, volta a testar a resistência e se fechar acima cria um suporte, com toque na MM50 semanal e MM200 diária. Isto é para ser confirmado no fecho semanal, obviamente, estamos no âmbito do risco especulativo.

Com a possível subida do PSI cerca 5%, se os índices do setor bancário superarem esta grande resistência que durou entre 2010-11 e todo o ano 2014, porque não podemos chegar ao 0.1€. Como disse quando quebrou os 0.09 confirmando o canal descendente foi testando 1 cêntimo de cada vez.

Se este comunicado for cantiga de embalar e servir para subir o BPI também será favorável ao BCP.

Taxas negativas, quadro apoios e QE europeu, combustíveis, possível 3º resgate à Grécia, época de manter posições para dividendos.
Editado pela última vez por Charts em 3/3/2015 16:29, num total de 1 vez.

Registado: 29/11/2007 10:30

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: darkreflection, fosgass2020, Google [Bot], HFCA, Jonas74, latbal, m-m, MPAM, MR32, OCTAMA, OverDose, PAULOJOAO, PMP69, trilhos2006 e 206 visitantes