Caldeirão da Bolsa

OT - Circulação automóvel Lisboa

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: OT - Circulação automóvel Lisboa

por ruicarlov » 22/1/2015 11:25

Marco Martins Escreveu:Quer dizer então que uma empregada de limpezas (pode muito bem ser qualquer outro caso) por exemplo que que desloque de fora de Lisboa num Smart e que o tenha de fazer de carro porque tem de deixar os filhos num infantário ou noutro local, tem automaticamente de começar a entrar na cidade de transportes públicos porque o seu carro é de 1999, e o seu patrão (que até pode ser vizinho dessa sra) e ter um Hummer pode entrar na cidade sem problemas, apenas porque tem a possibilidade de ter um carro de 2015!
Esta é a verdadeira igualdade na livre circulação de pessoas e bens...

Essa senhora só terá problemas se quiser circular na Avenida da Liberdade ou na Baixa. Que aliás, já não são propriamente para onde seja fácil levar o carro e estacionar.
Além disso, penso que um smart nunca teria esse tipo de problemas, pois está escrito que podem circular veículos posteriores a 2000 ou com emissões similares.

http://www.cm-lisboa.pt/fileadmin/VIVER/Mobilidade/ZER/ZERLisboa_3fase_01.pdf

Registado: 18/7/2011 11:04

por rmachado » 21/1/2015 17:52

ao que parece noutras cidade europeias (zurique se não me engano) o que tem é um contador de carros.... ou seja só podem estar x na zona... e parece que está a resultar..

Registado: 24/8/2004 10:42

por Marco Martins » 21/1/2015 15:37

ruicarlov Escreveu:Não consideraram a hipótese que o objectivo não é ter carros com 0km, mas simplesmente ter menos carros a circular no centro de Lisboa, usando meios de transporte alternativos?
Quem é residente pode circular com os seus carros. O objectivo é que pessoas que vivem na periferia não tragam carros antigos mais poluentes para a zona centro da cidade.
Claro que há outras métricas mais adequadas para determinar se um carro é mais ou menos poluente. Mas grande parte serão muito mais difíceis de fiscalizar. Se for por ano basta olhar para a matrícula.
De qualquer forma, a zona 1 é uma área bastante pequena, indo do marquês até ao Terreiro do Paço, e continua a haver a possibilidade de atravessar esse eixo através de três ruas.

Quer dizer então que uma empregada de limpezas (pode muito bem ser qualquer outro caso) por exemplo que que desloque de fora de Lisboa num Smart e que o tenha de fazer de carro porque tem de deixar os filhos num infantário ou noutro local, tem automaticamente de começar a entrar na cidade de transportes públicos porque o seu carro é de 1999, e o seu patrão (que até pode ser vizinho dessa sra) e ter um Hummer pode entrar na cidade sem problemas, apenas porque tem a possibilidade de ter um carro de 2015!
Esta é a verdadeira igualdade na livre circulação de pessoas e bens...

Vamos votar para que o mesmo aconteça dentro da Europa... povos com menos poder de compra não podem andar de avião para outros países... pois poluem muito e gastam pouco dinheiro nos países ricos...

Bom senso sim, descriminação não!!!

Registado: 7/4/2007 17:13

por ruicarlov » 21/1/2015 12:44

Não consideraram a hipótese que o objectivo não é ter carros com 0km, mas simplesmente ter menos carros a circular no centro de Lisboa, usando meios de transporte alternativos?
Quem é residente pode circular com os seus carros. O objectivo é que pessoas que vivem na periferia não tragam carros antigos mais poluentes para a zona centro da cidade.
Claro que há outras métricas mais adequadas para determinar se um carro é mais ou menos poluente. Mas grande parte serão muito mais difíceis de fiscalizar. Se for por ano basta olhar para a matrícula.
De qualquer forma, a zona 1 é uma área bastante pequena, indo do marquês até ao Terreiro do Paço, e continua a haver a possibilidade de atravessar esse eixo através de três ruas.

Registado: 18/7/2011 11:04

por Adam hedge » 21/1/2015 12:24

...antonio costa,futuro 1º ministro defensor da democracia e liberdade,e sendo de esquerda,logo tb defensor dos pobrezinhos,vai disponibilizar verbas para os tais pobres terem carros novos,com o patrocino da C.M.L.

... com as estradas que lisboa tem sem buracos,com sargetas limpas e sem inundações na capital,só com carros novos zero km...
Volta teu rosto sempre na direção do sol e então as sombras
ficarão para trás.

Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...

Registado: 21/2/2007 18:24

por Brass River » 21/1/2015 11:51

Marco Martins Escreveu:Sendo que Lisboa vai impedir a circulação para automóveis anteriores a 2000, isso faz-me um bocado de confusão ao nível da liberdade de circulação de pessoas.

Será isso legal (apenas com a justificação de que carros anteriores a 2000 fazem muita poluição)?

Quer dizer então que:
- um carro a diesel posterior a 2000 polui menos que um carro a gasolina anterior a 2000?
- um carro que fique a trabalhar parado com AC ligado posterior a 2000, consome menos que um carro sem AC anterior a 2000?

O que nos impede de hoje para amanhã e com a justificação da poluição impor coisas descabidas como:
- quem tem menos sapatos com borracha menos boa não pode entrar na cidade porque poluiem mais
- quem tem mais idade não pode estar na cidade porque liberta mais metano
- quem tem mais filhos não pode morar dentro da cidade, porque fazem mais lixo
- quem tem carros com cilindrada superior a 1400 não pode entrar porque também polui mais

Porque não fazem antes outras medidas mais iguais para todos como:
- entrada de veiculos conforme a matricula par ou impar
- portagem na entrada da cidade
- limitar a quantidade de carros em alguns lugares

Acho esta medida um atentato à liberdade e igualdade de circulação das pessoas!! E acho incrível ninguém levantar a voz, apenas porque isso também é feito noutros locais!!!!

Marco, excelente off topic !
Concordo inteiramente com o teu raciocinio.
Ainda estou baralhado com isto, gostaria que alguém me esclarecesse do seguinte :

Um residente em Lisboa (mesmo fora da Zona 2) pode circular na Zona 2. Assim me parece pelo que tenho lido.
O que necessita para o efeito ? Algum dístico ? Ou não necessita de nada e se for caso disso apresenta a prova de residência ?
Muito obrigado.

Brass

Registado: 26/10/2006 23:12

OT - Circulação automóvel Lisboa

por Marco Martins » 21/1/2015 11:14

Sendo que Lisboa vai impedir a circulação para automóveis anteriores a 2000, isso faz-me um bocado de confusão ao nível da liberdade de circulação de pessoas.

Será isso legal (apenas com a justificação de que carros anteriores a 2000 fazem muita poluição)?

Quer dizer então que:
- um carro a diesel posterior a 2000 polui menos que um carro a gasolina anterior a 2000?
- um carro que fique a trabalhar parado com AC ligado posterior a 2000, consome menos que um carro sem AC anterior a 2000?

O que nos impede de hoje para amanhã e com a justificação da poluição impor coisas descabidas como:
- quem tem menos sapatos com borracha menos boa não pode entrar na cidade porque poluiem mais
- quem tem mais idade não pode estar na cidade porque liberta mais metano
- quem tem mais filhos não pode morar dentro da cidade, porque fazem mais lixo
- quem tem carros com cilindrada superior a 1400 não pode entrar porque também polui mais

Porque não fazem antes outras medidas mais iguais para todos como:
- entrada de veiculos conforme a matricula par ou impar
- portagem na entrada da cidade
- limitar a quantidade de carros em alguns lugares

Acho esta medida um atentato à liberdade e igualdade de circulação das pessoas!! E acho incrível ninguém levantar a voz, apenas porque isso também é feito noutros locais!!!!

Registado: 7/4/2007 17:13

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AC2719, cali010201, Google [Bot], Karra, latbal, PAULOJOAO, Rcrd, Shimazaki_2, silva_39, TTM62, zeginocarvalho e 91 visitantes