Petróleo - Tópico Geral
Re: Petróleo...
wti no 7º mês consecutivo de quedas, à semelhança do que fez em 2008.
- Registado: 18/7/2013 15:16
Sr_SNiper Escreveu:zecatreca_1 Escreveu:Depois de estudar o óleo, os ativos e as melhores entradas (já que existem div positivas) acabei por comprar a 45dólares certinhos. Como é a minha primeira vez neste ativo( sou virgem nestas andanças), esperemos que me fique na memória como um excelente negócio. Se for acima dos 47-48dólares, fico contente e largo os longos.
Poucos barris para não magoar muito.
Cumprimentos
Qual foi o ativo?
Oilusd marc 15 até 18fevereiro.
As maturidade não me agradam. Tenho de ver como se negoceia os etfs e perguntar no contabilista como os declarar no final do ano. A declaração é como os cfds? Ou tem algum campo diferente?
zecatreca_1 Escreveu:Depois de estudar o óleo, os ativos e as melhores entradas (já que existem div positivas) acabei por comprar a 45dólares certinhos. Como é a minha primeira vez neste ativo( sou virgem nestas andanças), esperemos que me fique na memória como um excelente negócio. Se for acima dos 47-48dólares, fico contente e largo os longos.
Cumprimentos
Qual foi o ativo?
Lose your opinion, not your money
zecatreca_1 Escreveu:Depois de estudar o óleo, os ativos e as melhores entradas (já que existem div positivas) acabei por comprar a 45dólares certinhos. Como é a minha primeira vez neste ativo( sou virgem nestas andanças), esperemos que me fique na memória como um excelente negócio. Se for acima dos 47-48dólares, fico contente e largo os longos.
Cumprimentos
Qual foi o ativo?
Lose your opinion, not your money
Depois de estudar o óleo, os ativos e as melhores entradas (já que existem div positivas) acabei por comprar a 45dólares certinhos. Como é a minha primeira vez neste ativo( sou virgem nestas andanças), esperemos que me fique na memória como um excelente negócio. Se for acima dos 47-48dólares, fico contente e largo os longos.
Cumprimentos
Cumprimentos
Este caminho descendente do petróleo faz-me lembrar, ainda que de forma análoga, o que aconteceu com os juros da dívida pública portuguesa antes de se recorrer à Troika. O ministro veio dizer publicamente que não se iria recorrer a ajuda externa enquanto os juros não ultrapassassem 7% e a verdade é que não foram precisos muitos dias para as yields terem rompido com essa "barreira psicológica".
O mesmo poderá estar aqui a acontecer no petróleo. Os árabes, extremamente influentes nesta commodity, já vieram afirmar que não cedem de posição mesmo que o petróleo desça até aos 20 dólares (que é o break even deles). Ora, não estando a oferta a ajustar nem a procura, parece-me ser um cenário bastante plausível que ainda exista margem para quedas superiores a 50%, mesmo a estes níveis actuais de preços nos 48 USD.
Não creio que uma ida a esses valores seja contudo duradoura: A partir desses preços de certeza que a procura começa a responder significativamente no curto prazo (mais consumo ou transferência de energias renováveis para fóssil, aquisição de reservas estratégicas) e por outro lado a oferta vê-se forçosamente a responder, dado que existem imensos investimentos que com o barril a 20 dólares não tem remédio senão reduzir ou fechar, mesmo que temporariamente, portas.
Para quem estudou economia, é engraçado este paradoxo da vida real de que com o preço em queda, a resposta de alguns países produtores (pelo menos no curto prazo) foi aumentar a produção para equilibrar receitas, contribuindo ainda mais para a queda desse preço.
Cumps.
O mesmo poderá estar aqui a acontecer no petróleo. Os árabes, extremamente influentes nesta commodity, já vieram afirmar que não cedem de posição mesmo que o petróleo desça até aos 20 dólares (que é o break even deles). Ora, não estando a oferta a ajustar nem a procura, parece-me ser um cenário bastante plausível que ainda exista margem para quedas superiores a 50%, mesmo a estes níveis actuais de preços nos 48 USD.
Não creio que uma ida a esses valores seja contudo duradoura: A partir desses preços de certeza que a procura começa a responder significativamente no curto prazo (mais consumo ou transferência de energias renováveis para fóssil, aquisição de reservas estratégicas) e por outro lado a oferta vê-se forçosamente a responder, dado que existem imensos investimentos que com o barril a 20 dólares não tem remédio senão reduzir ou fechar, mesmo que temporariamente, portas.
Para quem estudou economia, é engraçado este paradoxo da vida real de que com o preço em queda, a resposta de alguns países produtores (pelo menos no curto prazo) foi aumentar a produção para equilibrar receitas, contribuindo ainda mais para a queda desse preço.
Cumps.
- Registado: 26/1/2007 17:07
Boas,
Não há mesmo suportes num bear market...
O petróleo fugiu verdadeiramente da zona de 50 - 55 USD, caminhando a passos largos para os 45 e, quem sabe, depois atacar os 4= USD.
Cada coisa de cada vez. Por agora, o "target" é 45 e há poucos instantes já tocou os 46 USD.
Diga-se que a oferta continua em forte e que a procura não acompanha. Começo a acreditar que isto não é um "complot" para arrumar com Russos, produtores de xisto, etc...
Isto é mesmo uma consequência da oferta v. procura e, de certa forma, uma antecipação de um possível arrefecimento da economia global. Menor crescimento, menor consumo, nomeadamente de energia de origem fóssil.
Ainda assim, para os consumidores é bom, bem como para as empresas de transportes em geral.
Por outro lado, vai-se falar mais de deflação e o BCE pode entrar na jogada do QE.
Dias de emoções fortes nos mercados
Abraço, boa semana
dj
Não há mesmo suportes num bear market...
O petróleo fugiu verdadeiramente da zona de 50 - 55 USD, caminhando a passos largos para os 45 e, quem sabe, depois atacar os 4= USD.
Cada coisa de cada vez. Por agora, o "target" é 45 e há poucos instantes já tocou os 46 USD.
Diga-se que a oferta continua em forte e que a procura não acompanha. Começo a acreditar que isto não é um "complot" para arrumar com Russos, produtores de xisto, etc...
Isto é mesmo uma consequência da oferta v. procura e, de certa forma, uma antecipação de um possível arrefecimento da economia global. Menor crescimento, menor consumo, nomeadamente de energia de origem fóssil.
Ainda assim, para os consumidores é bom, bem como para as empresas de transportes em geral.
Por outro lado, vai-se falar mais de deflação e o BCE pode entrar na jogada do QE.
Dias de emoções fortes nos mercados
Abraço, boa semana
dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Cotação actual do BRENT 48,71 USD , o suporte dos 50 USD, está-se a mostrar fraquinho.
Tambem não é nada que surpreenda , o target de medio prazo foram sempre os 40-42 USD
Tambem não é nada que surpreenda , o target de medio prazo foram sempre os 40-42 USD
- Registado: 29/11/2007 3:19
Previsões mais recentes da Goldman para o Brent :
Oil’s new normal is lower for longer: Goldman
On a three-, six- and 12-month basis, Brent will likely trade at $42, $43 and $70 a barrel, Goldman estimates, down from its previous $80, $85 and $90 a barrel forecasts, respectively. For WTI, Goldman has $41, $39 and $65 a barrel forecasts on three-, six- and 12-month horizons, down from $70, $75 and $80 a barrel previously.
Fonte : www.cnbc.com
Oil’s new normal is lower for longer: Goldman
On a three-, six- and 12-month basis, Brent will likely trade at $42, $43 and $70 a barrel, Goldman estimates, down from its previous $80, $85 and $90 a barrel forecasts, respectively. For WTI, Goldman has $41, $39 and $65 a barrel forecasts on three-, six- and 12-month horizons, down from $70, $75 and $80 a barrel previously.
Fonte : www.cnbc.com
- Registado: 29/11/2007 3:19
cada português ainda vai ter um ferrari. depois de donos de bancos teremos petro-dolares.
Dom_Quixote Escreveu:Uma vez ouvi um rapaz dizer que se a bosta desse dinheiro os pobres nasciam sem cu...
Agora, com o pitról ao preço da uva mijona, vejo isto:
http://www.sabado.pt/portugal/detalhe/i ... tugal.html
Olha que 25% do PIB já é qq coisa.
Mesmo que isso seja verdade desde papelada, engenharia e infraestrutura num vais ver uma gota antes de 2020.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
Sr_SNiper Escreveu:Algo com uma maturidade tão curta é algo um bocado louco...
Preciso de ajuda:
Queria comprar pitrol, para a minha carteira de medio longo prazo, talvez já na próxima semana ali nos 48,##, e sair na zona dos 60.
Qual o melhor instrumento na btp ou na IG , sem maturidade ou, com maturidade pelo menos de 6-12meses?
Obrigado
Dom_Quixote Escreveu:Dom_Quixote Escreveu:Uma vez ouvi um rapaz dizer que se a bosta desse dinheiro os pobres nasciam sem cu...
Já que ninguém comenta vou postar o título:
- "Ingleses localizam seis jazidas de petróleo em Portugal..."
É como te disse ha pouco, devia haver um facebook do caldeirão, tínhamos posto Luke, não era necessário comentar

- Registado: 6/1/2015 23:56
SFT Escreveu:Confesso que o meu poder de vidente tem algumas falhas
Está aqui:
http://www.marketwatch.com/story/eu-forecasts-weak-growth-warns-about-deflation-2014-02-25
Eu não ponho em causa que a quebra no preço seja benéfico. Ponho em causa é a quebra de preço num contexto deflacionáro e de fraco crescimento.
Boa noite,
gostava de comentar a última frase na medida que penso que o que estamos a assistir é de um movimento global que tem efeitos compensatórios.
Faço lembrar que o gasóil está em USD e que o USD está com Outlook de valorização, nomeadamente face ao Eur.
Se tivesse de fazer 'the big picture' diria que:
O par EUR/USD vai aproximar-se da paridade pelo que a queda do gasóil na zona Euro poderá mais limitado evitando o efeito deflacionário que falas.
Quanto maior o risco de deflação, mas urgência tem o BCE em agir em relação ao QE (essa é a sua principal razão de existir....) Com QE, evita a deflação;
Outras mudanças:
O peso dos países como o Brasil, Russia e mesmo os estados do médio oriente, na economia mundial, vai ser menor no futuro;
O efeito deflacionário da queda do gasóil nos EUA pode fazer com que a política monetária expansionista dure mais do que se pensa.
O QE terá os dias contados não quando o emprego desça abaixo dos 5,5%, mas quando os salários subirem. Nessa altura, sobe a inflação, o gasóil e voltamos à normalidade.
Experience taught me a few things. One is to listen to your gut, no matter how good something sounds on paper. The second is that you're generally better off sticking with what you know. And the third is that sometimes your best investments are the ones you don't make.
Donald Trump
Donald Trump
Dom_Quixote Escreveu:Uma vez ouvi um rapaz dizer que se a bosta desse dinheiro os pobres nasciam sem cu...
Já que ninguém comenta vou postar o título:
- "Ingleses localizam seis jazidas de petróleo em Portugal..."
"É de sábios mudar de opinião" - Miguel de Cervantes
"A verdade é o preço" - bogos in Caldeirão de Bolsa
Exclusive - Oil glut spurs top traders to book supertankers for storage at sea
http://finance.yahoo.com/news/exclusive-oil-glut-spurs-top-161022997.html
http://finance.yahoo.com/news/exclusive-oil-glut-spurs-top-161022997.html
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.
Uma vez ouvi um rapaz dizer que se a bosta desse dinheiro os pobres nasciam sem cu...

"É de sábios mudar de opinião" - Miguel de Cervantes
Confesso que o meu poder de vidente tem algumas falhas 
Está aqui:
http://www.marketwatch.com/story/eu-forecasts-weak-growth-warns-about-deflation-2014-02-25
Eu não ponho em causa que a quebra no preço seja benéfico. Ponho em causa é a quebra de preço num contexto deflacionáro e de fraco crescimento.

Está aqui:
SFT,
Isso não faz sentido. A Europa, ao contrário dos Estados Unidos, não extrai petróleo - importa. Um quebra do seu preço só beneficia. Mas olhar apenas no curto prazo parece-me miope. É óbvio que são necessários meses, ou até anos, para verificar o impacto desta quebra na economia Europeia.
Isso não faz sentido. A Europa, ao contrário dos Estados Unidos, não extrai petróleo - importa. Um quebra do seu preço só beneficia. Mas olhar apenas no curto prazo parece-me miope. É óbvio que são necessários meses, ou até anos, para verificar o impacto desta quebra na economia Europeia.
- Registado: 6/11/2014 13:32
Yurca Escreveu:Bom dia a todos,
Economia fraca, economia forte....é mau para isto, é mau para aquilo....Não vos percebo.
Desde quando a descida do petróleo é negativa?
Quando subiu todos ai ai ai que tudo vai ficar mais caro, ficamos com menos dinheiro porque não podemos andar menos de carro..etc..
Agora que desce, maioria dos produtos ficam mais baratos, a gasolina fica mais barata no final todos temos mais dinheiro e tudo está mais barato..onde está o problema que não estou a perceber?
Parece que todos querem que o petróleo continue a 140 ou mesmo 80 ou 60 ...quando ele estava a 30 e mesmo a 20 antes das subidas. Não percebo!
Cumprimentos a todos.
Quer-se, acima de tudo, estabilidade. Para perceber, terá que aprofundar os seus conhecimentos de economia. Em traços largos, esta descida repentina é má notícia no curto prazo para o investimento e mesmo para algumas indústrias (energias renováveis, fracking, ...) e aumenta em muito o risco de deflação (que presumo saiba: é algo mau). As economias são como grandes barcos de carga que para virar (quando assolados por choques violentos) demoram muito tempo. Enquanto estão a virar (realocação e revalorização de ativos) andam a uma velocidade menor do que se estivesse a navegar em linha recta. Umas economias demoram mais tempo a virar (reagir a choques) do que outras, por ex. EUA vs. UE. Pior para esta história toda, é que muito provavelmente o preço do petróleo pode galopar por aí acima daqui a poucos anos (é só a OPEP querer) o que constituirá mais um choque violento, mas em sentido inverso. Para trás ficará todo um rastro de ineficiência em investimento, desinvestimento, investimento,.... Para além desta história toda, tb pode olhar para o preço do petróleo como um indicador avançado do estado da economia dos países industrializados (teme-se que a China esteja a desacelerar com violência, logo veremos se sim, se não). Quanto desta descida pode ser atribuível a diminuição da procura ou especulação infundada, não é possível quantificar... mas descobriremos nos próximos tempos.
PS: acho curioso qd refere "não vos percebo". Quem somos nós?... o petróleo tem baixado violentamente e você não vê nenhuma indústria a ganhar particularmente com esse facto. Portanto, ou anda todo o mundo enganado (investidores mundiais) ou obrigatoriamente você tem de assumir logo à partida que existe algo que lhe está a escapar. Digo eu. Gosto de assumir que o mundo é sempre mais complicado do que o que à primeira vista me parece. Dá bastante mais trabalho, é verdade...
espero ter ajudado. Abraço
É ao contrário.
Favorece os EUA e prejudica a Europa.
Em Agosto de 2014 o número de empregados no sector petrolífero, nos EUA, rondava as 210 mil pessoas, o que não é muito se virmos o mercado de trabalho deles...
http://www.bls.gov/iag/tgs/iag211.htm
Além disso a economia americana não apresenta deflação. Pode "sofrer" a baixa de preços e ser compensada pelo aumento do consumo por via do crescimento da economia.
http://www.usinflationcalculator.com/inflation/current-inflation-rates/
http://www.bea.gov/newsreleases/national/gdp/gdpnewsrelease.htm
Algo que não acontece na UE e Zona Euro que se encontra num período de deflação e com crescimento periclitante.
https://www.ecb.europa.eu/stats/prices/hicp/html/inflation.en.html
http://ec.europa.eu/eurostat/tgm/table.do?tab=table&init=1&language=en&pcode=tec00115&plugin=1
Agora se o preço do petróleo cai mais ou não, não sei. Pelo que percebi há uma "luta" entre OPEP e não-OPEP. Os primeiros não querem perder a sua cota de mercado, os segundos são sobretudo países com economias vagas cujos orçamentos estatais dependem do petróleo e por isso continuam a produzi.lo.
Isto numa era de crescimento era espectacular. Infelizmente nesta realidade, não há pelo menos na Europa.
Favorece os EUA e prejudica a Europa.
Em Agosto de 2014 o número de empregados no sector petrolífero, nos EUA, rondava as 210 mil pessoas, o que não é muito se virmos o mercado de trabalho deles...
http://www.bls.gov/iag/tgs/iag211.htm
Além disso a economia americana não apresenta deflação. Pode "sofrer" a baixa de preços e ser compensada pelo aumento do consumo por via do crescimento da economia.
http://www.usinflationcalculator.com/inflation/current-inflation-rates/
http://www.bea.gov/newsreleases/national/gdp/gdpnewsrelease.htm
Algo que não acontece na UE e Zona Euro que se encontra num período de deflação e com crescimento periclitante.
https://www.ecb.europa.eu/stats/prices/hicp/html/inflation.en.html
http://ec.europa.eu/eurostat/tgm/table.do?tab=table&init=1&language=en&pcode=tec00115&plugin=1
Agora se o preço do petróleo cai mais ou não, não sei. Pelo que percebi há uma "luta" entre OPEP e não-OPEP. Os primeiros não querem perder a sua cota de mercado, os segundos são sobretudo países com economias vagas cujos orçamentos estatais dependem do petróleo e por isso continuam a produzi.lo.
Isto numa era de crescimento era espectacular. Infelizmente nesta realidade, não há pelo menos na Europa.
Yurca Escreveu:Bom dia a todos,
Economia fraca, economia forte....é mau para isto, é mau para aquilo....Não vos percebo.
Quando subiu todos ai ai ai que tudo vai ficar mais caro, ficamos com menos dinheiro porque não podemos andar menos de carro..etc..
Agora que desce, maioria dos produtos ficam mais baratos, a gasolina fica mais barata no final todos temos mais dinheiro e tudo está mais barato..onde está o problema que não estou a perceber?
Parece que todos querem que o petróleo continue a 140 ou mesmo 80 ou 60 ...quando ele estava a 30 e mesmo a 20 antes das subidas. Não percebo!
Cumprimentos a todos.
Aparentemente faz dor é nos Estados Unidos que viram a sua indústria petrolífera crescer explosivamente e que gerou muitos empregos depois da crise do sub-prime. Para os Europeus e parte do continente Asiático é uma situação extraordinariamente boa porque reduz custos industriais e de produção de forma bastante significativa - o que poderá sinalizar um sinal de crescimento re-configurando as economias de prestação de serviços para a produção de bens.
Eu acho que é rídiculo haver analistas a dizer que não pode cair mais do que isto ou aquilo como se o petróleo girasse à volta da economia dos Estados Unidos - o petróleo não responde perante nenhuma nação e é provavelmente o melhor indicador que segue afinadamente o GDP mundial. Vai cair até onde tiver que cair e situar-se nesse patamar o tempo que for necessário.
Entretanto há uns quantos "iluminados" que ficarão tesos (perdoem-me a expressão) com os relatórios da API de ontem que constavam um défice de 4M de barris de crude - esqueceram-se é que os inventários dos produtos refinados do petróleo aumentaram de forma absurda o que só mostra que a procura continua intacta (e anémica).
- Registado: 6/11/2014 13:32

acho que faz parte da histeria dos nossos tempos Yurca
Bom dia a todos,
Cumprimentos a todos.
Cumprimentos a todos.
- Registado: 29/11/2007 12:54
Vivas,
A quebra da cotação do crude (US) abaixo daquela zona dos 50/55 USD-barril, levou a maiores vendas especulativas até aos 47 USD, hoje de manhã. Agora, estamos mesmo "oversold". Não é motivo para entradas longas, a não ser no curtíssimo prazo, mas agora quer parecer que o caminho não será só de sentido único.
Nesta zona não há suportes importantes, o que é mau para os touros.
Não é impossível, que entre ressaltos, o petróleo acabe por testar valores impensáveis há alguns meses atrás. Lá mais perto de 40 USD, há mais "sustentação, mas o caminho até lá é mais pedregoso do que, por exemplo, entre os 80 e os 60 USD, que foi relativamente rápido.
Não se pode negar que este ativo simboliza bem a expetativa de uma Economia fraca, incapaz de levar a aumentos claros de consumo.
O arrefecimento da China também contribui para esta situação...
Abraço
dj
A quebra da cotação do crude (US) abaixo daquela zona dos 50/55 USD-barril, levou a maiores vendas especulativas até aos 47 USD, hoje de manhã. Agora, estamos mesmo "oversold". Não é motivo para entradas longas, a não ser no curtíssimo prazo, mas agora quer parecer que o caminho não será só de sentido único.
Nesta zona não há suportes importantes, o que é mau para os touros.
Não é impossível, que entre ressaltos, o petróleo acabe por testar valores impensáveis há alguns meses atrás. Lá mais perto de 40 USD, há mais "sustentação, mas o caminho até lá é mais pedregoso do que, por exemplo, entre os 80 e os 60 USD, que foi relativamente rápido.
Não se pode negar que este ativo simboliza bem a expetativa de uma Economia fraca, incapaz de levar a aumentos claros de consumo.
O arrefecimento da China também contribui para esta situação...
Abraço
dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Dragon56, Google Adsense [Bot], icemetal, Musus, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 152 visitantes