Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

A minha estratégia de investimento no longo-prazo

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: A minha estratégia de investimento no longo-prazo

por LTCM » 25/3/2021 15:29

Um caso interessante de um early retirement

https://livingafi.com/2021/03/17/the-20 ... nt-update/

If you are yourself working on becoming FI and you have any specific takeaway from this post, let it be this: You are making future plans based on what your current life looks like. Your current job, your current income, your current partner, your current percentage of savings, your expected market return, your housing costs, your location and so-on. You’re assuming large parts of your life will remain static over the next X years, where, for many early-retiree hopefuls, X is 30+ years, perhaps even fifty.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
***
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3030
Registado: 28/2/2007 14:18

Re: A minha estratégia de investimento no longo-prazo

por LTCM » 20/1/2021 10:40

Metallising_ Escreveu:Uma lição que tirei deste portfolio foi que investir forte em apenas 1 EFT de mercados emergentes foi um erro, dado que as economias dos vários países emergentes são altamente descorrelacionadas e muitas vezes a subida dos mercados de um país é anulada por uma crise que está a ocorrer em simultâneo num outro país qualquer, no final o valor do ETF tem muito pouca variação. Na minha opinião seria mais benéfico selecionar ETFs dos principais países emergentes (ou por região - Ásia, Africa etc) e assim poder ir tirando proveito da natureza descorrelacionada destas economias.


Há uns anos atrás (onze, doze anos), num tópico aqui do caldeirão, alertaram para essa situação ao "postar" qualquer coisa do género:

Quanto mais granular for o portefólio maior é a diversificação, por exemplo tanto o EEM como o EFA podiam ser substituídos (divididos) por 3/4 ETF’s.


Portanto, isso é algo que uma estratégia deste género, assim que o investidor dispõe de capital para tal, tem de levar em conta.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
***
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3030
Registado: 28/2/2007 14:18

Re: A minha estratégia de investimento no longo-prazo

por ParaCima » 16/1/2021 10:39

A rentabilidade por si só nao é fantastica... mas nao deixa de ser verdade que as "modas" mudam de um dia para o outro, e se nessa altura o petroleo estava com a força toda hoje está com uma fraqueza "alarmante". O que quero dizer com isto é que o mercado nao é previsivel a 8 anos.

Penso que para todas as premissas é mais que louvavel esta postura no mercado. Outra coisa que está a falhar é que para alem da passividade demonstrada aos 23 anos, na altura em que toda a gente quer é comprar e vender, outro dos factores interessantes a referir era a quantia de dinheiro que nessa altura faria de ti um milionario aos 23 anos, considerando que compraste um carro casa e ainda viveste dos rendimentos e considerando a rentabilidade... em vens de comprares uma bomba, compraste futuro. Diria que tiveste uma visao brutal para a idade.

Possivelmente nos proximos anos o mercado vai cair, mas essa estrategia sera possivelmente a unica vencedora a longo prazo.

Parabens e continuacao de bons negocios
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 934
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: A minha estratégia de investimento no longo-prazo

por Metallising_ » 15/1/2021 21:25

Agradeço as tuas palavras.

Inicialmente tinha como plano 20-30% em bonds porque se iria depender da carteira para gerar o meu único rendimento, precisava de estabilidade e menos volatilidade, se o objetivo fosse para tocar no portfolio só daqui a 20 anos provavelmente esse ratio faria menos sentido. Segui a teoria do "Permanent Portfolio" do Harry Browne, em que ele demonstra que a alocação em ativos descorrelacionados tem uma boa performance em todas as situações de mercado.

Na prática tive sempre à volta de 15% em ETF de bonds e tenho vindo a reduzir a exposição porque tenho alguma dificuldade em compreender o funcionamento destes instrumentos e as suas oscilações de valor, sinceramente estou cada vez mais apreensivo quanto ao uso deste tipo de investimento.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 198
Registado: 21/7/2010 12:52
Localização: 16

Re: A minha estratégia de investimento no longo-prazo

por JohnyRobaz » 14/1/2021 18:45

Metalising, desde já os meus parabéns pela maturidade que apresentaste aos 23 anos e mesmo o conhecimento sobre os mercados. A meu ver, tão novo tiveste logo clara a forma como alguém não-profissional pode mais facilmente ter lucro na bolsa - investindo passivamente e para o longo prazo. Posso dizer que tenho praticamente a mesma idade que tu e demorei anos a esclarecer o que tu aos 23 tinhas já perfeitamente claro na tua cabeça. E isso é de admirar, pelo menos para mim.

Quanto à estratégia em específico, sendo para longo prazo, porque não te expuseste mais aos índices de acções, porque temeste tanto a volatilidade sendo tão novo e sendo um investimento de longo prazo? Pergunto isto usando a lógica buffet, de exposição a bonds em percentagem igual à idade, como referência, sendo o resto exposição a acções.

Abraço e continua!
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: A minha estratégia de investimento no longo-prazo

por Metallising_ » 14/1/2021 14:14

Bom dia,

Com alguma demora hoje finalmente vim até ao forum fazer o report dos resultados obtidos após quase 8 anos desde a implementação da estratégia, iniciada em Abril de 2013.

forum1.png
forum1.png (95.24 KiB) Visualizado 3498 vezes


O meu portfolio é a linha azul, com um return de 89% desde a sua implementação, comparativamente o SP500 teve um return de 186%.

Analisando agora o gráfico, é fácil perceber que teria melhores resultados se apenas tivesse investido no SP500, mas a estratégia que descrevi no primeiro post deste tópico tem como objetivo obter mais diversificação e menos volatilidade / risco. Aliás, olhando atentamente para a linha azul do gráfico dá para perceber que os movimentos são mais "suaves / arredondados" quer em momento de queda como de subida dos mercados, comparativamente aos outros benchmarks.
Num mundo ideal, gostaria de optimizar os ganhos ao máximo, mas no mundo real é preciso um estomago forte para lidar com a volatilidade que uma estratégia desse tipo pode trazer.

forum2.png
forum2.png (53.61 KiB) Visualizado 3498 vezes


Em suma, tenho-me mantido fiel à estratégia que defini e obtive resultados acima do esperado.
Antes de implementar esta estratégia tentava bater o mercado com trades frequentes de ações, se tivesse continuado nesse rumo duvido que ao fim de 8 anos tivesse um return como obtive nesta estratégia passiva.
A nível de tempo despendido a monitorizar ou ajustar o portfolio, tenho feito 2 - 3 rebalanceamentos anualmente em média, houve um período que nem abri a plataforma durante quase 2 anos ao ponto de esquecer as passwords... Por outro lado durante a crise do Covid-19 tenho sido particularmente activo a comprar e vender, aproveitei alguma liquidez para comprar ETFs de acções aquando da queda de 25%-30% dos principais mercados e vendi ETFs de ouro que tem valorizado bastante com o clima de incerteza.

Uma lição que tirei deste portfolio foi que investir forte em apenas 1 EFT de mercados emergentes foi um erro, dado que as economias dos vários países emergentes são altamente descorrelacionadas e muitas vezes a subida dos mercados de um país é anulada por uma crise que está a ocorrer em simultâneo num outro país qualquer, no final o valor do ETF tem muito pouca variação. Na minha opinião seria mais benéfico selecionar ETFs dos principais países emergentes (ou por região - Ásia, Africa etc) e assim poder ir tirando proveito da natureza descorrelacionada destas economias.

Quando defini esta estratégia para mim, tinha 23 anos e tinha como objetivo obter independência financeira.
Atualmente tenho 32 anos. A estratégia que defini ajudou-me bastante a dar o rumo que queria à minha vida, consegui comprar casa e carro a pronto (tudo muito humilde diga-se) e nunca mais tive que enviar CVs a pedir emprego.
O rendimento que obtenho atualmente dos meus investimentos não é suficiente para ser independente financeiramente, chegaria se eu optasse por um estilo de vida demasiado minimalista, mas também gosto de viajar e jantar fora...

O que eu não sabia quando tinha 23 anos, é que aos 32 anos ia ser um individuo mais caprichoso e maniento e como tal algum rendimento extra ia saber-me bem. Há dois anos decidi "monetizar" alguns dos meus interesses e iniciei uma atividade em part-time que me gera rendimento e ajuda a encontrar um propósito.
Não tinha pensado nesta questão com 23 anos, mas não ter uma rotina nem propósito durante um período prolongado de tempo revelou-se prejudicial para o meu bem estar e até para me sentir integrado na sociedade a que pertenço, sentia-me um "outsider" e toda a gente achava que vendia droga ou andava em negócios obscuros porque ao contrário deles, não acordava às 7:30 para me ir enfiar no trânsito da IC19.

Prolongo-me um bocado neste aspetos pessoais, porque acredito que hajam pessoas que se possam rever na minha situação e talvez o relato da minha experiência possa ser útil.

Fica o testemunho de um idealista de 23 anos, que agora tem 32 e depois de muitas chapadas da vida ainda mantem a carteira :mrgreen:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 198
Registado: 21/7/2010 12:52
Localização: 16

Re: A minha estratégia de investimento no longo-prazo

por nabo » 23/7/2020 12:53

Era interessante uma atualização do valor do portefólio e como o mesmo se comportou em relação aos benchmarks!

Cumprimentos.
 
Mensagens: 36
Registado: 29/11/2007 10:53
Localização: PARCEIROS S. JOAO

Re: A minha estratégia de investimento no longo-prazo

por MarcoAntonio » 20/12/2019 10:31

NirSup, lançar suspeições sobre os outros participantes sem apresentar nada de minimamente concreto, não é uma atitude construtiva nem tão pouco que favoreça a debate saudável no forum. Até porque assim nesses moldes seria um exercício que qualquer um poderá fazer a seu bel-prazer sobre qualquer outro participante.

O que citaste no primeiro post não dizia respeito a rendimentos de mercado (como se percebe perfeitamente pela leitura do texto). O que mais encontras no tópico que justifique termos como "vender" e "banha da cobra"?
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38081
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: A minha estratégia de investimento no longo-prazo

por NirSup » 20/12/2019 10:21

MarcoAntonio Escreveu: Em lugar de ler o texto na diagonal, talvez seja mais aconselhável ler o texto integral.


Caro Marco António,
Li o texto com mais atenção e as suspeitas não desapareceram. Avolumaram-se.
Penso, aliás, que a pessoa não existe. É um avatar.
Bom fim de semana e um abraço.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: A minha estratégia de investimento no longo-prazo

por MarcoAntonio » 19/12/2019 13:07

Nirsup, o tópico tem 7 anos. Em lugar de ler o texto na diagonal, talvez seja mais aconselhável ler o texto integral e eventualmente as várias trocas de posts subsequentes para perceber qual é o espírito e o intuito. É que rebobinar o tópico para o início nesta altura do campeonato faz muito pouco sentido.

Parece-me evidente que por salário julgaste que ele falava de rendimentos de mercado (a leitura do texto imediatamente a seguir desfazeria o equívoco). Aliás, o objectivo - consistente com o decorrer do tópico - está bem explícito logo no primeiro post:

Metallising_ Escreveu:

(...)

Escrever tanto texto é bom porque ajuda a cimentar ideias (para o bem ou para o mal). O objetivo ao partilhar este meu plano de investimento é obter todo o género de criticas, comentários ou sugestões. Trata-se de um plano de investimento que ainda não foi colocado em prática, daí procurar algum feedback para poder reajustar algum ponto, se for caso disso, antes de meter o plano em marcha.

Para terminar, não poderia deixar de referir o tópico que me introduziu este tipo de estratégia de investimento - Enriquecer Devagar: Perguntas & Respostas viewtopic.php?t=76243&postdays=0&postorder=asc&start=0 (Obrigado LTCM)

Thanks in advance.




Mais adiante ele esclarece qual é o sector em que trabalha e que o vencimento dele é inferior à media Suíça. Ou era, que isso foi há cerca de 7 anos...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38081
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: A minha estratégia de investimento no longo-prazo

por NirSup » 19/12/2019 12:02

Metallising_ Escreveu:Boas!

Qual o meu objectivo ao investir na bolsa? Ganhar dinheiro, óbvio. Mas para quê? O meu salário é suficiente para cobrir todas as despesas fixas, adquirir todos os bens que preciso e, viajar com frequência e para onde me apetecer.


Caro Metallising

Por melhor que ganhe ninguém escreve isto. Não sei qual seja o teu propósito em abrir este tópico e logo com um texto enooooooooooooooorme. Mas pelo tipo de linguagem fez-me lembrar alguém que anda no ciberespacço a tentar vender banha da cobra.
Li o texto na diagonal e foi exactamente essa a impressão com que fiquei. Mas nem sequer percebi o que queres vender.
Sou muito frontal e peço, desde já, desculpa por algum excesso de linguagem.

Um abraço e Feliz natal.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: A minha estratégia de investimento no longo-prazo

por MarshalGanga » 19/12/2019 1:54

Acompanho o Caldeirão há pouco mais de um ano, sendo este um dos dois primeiros tópicos lidos e desde logo fiquei fascinado, infelizmente continuo a espera do "momento certo" para investir parte das minhas poupanças devido aos máximos nos mercados.

Ansioso pelo teu update em relação a evolução da carteira nos últimos anos.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10
Registado: 8/10/2018 14:20

Re: A minha estratégia de investimento no longo-prazo

por Triplano » 28/11/2019 12:42

Fiquei com curiosidade em ler este post, pois revejo-me no assunto. Por isso, fica para ler logo à noite...

E a curiosidade ainda ficou mais aguçada em querer ver como o teu portfólio evoluiu...
"You can't predict. You can prepare.", Howard Marks (cit. Mass Mutual's advertising campaign)
"Tudo deve ser tornado o mais simples possível, mas não mais simples do que isso", Albert Einstein
"É melhor estar aproximadamente certo, do que precisamente errado", Warren Buffett
"Tudo vem para aquele que abre caminho enquanto espera", Thomas Edison
"O Mundo é de quem tem "lata"!" (autor desconhecido)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 183
Registado: 29/11/2007 12:37
Localização: Europa

Re: A minha estratégia de investimento no longo-prazo

por Cardoso25 » 28/11/2019 12:13

Metallising_ Escreveu:Boa noite,

Criei este tópico há 7 anos para partilhar a minha estratégia de longo prazo, tenciono fazer uma actualização brevemente.
Tenho mantido o rumo e os ganhos tem sido acima do espectável, logo que possa meto os gráficos e mais detalhes.


Espero pelo teu update :)

Como o tempo passa rápido (7 anos!)

Espero que relates as dificuldades que tiveste ao longo desses anos.
 
Mensagens: 345
Registado: 4/3/2012 18:57

Re: A minha estratégia de investimento no longo-prazo

por Metallising_ » 28/11/2019 3:14

Boa noite,

Criei este tópico há 7 anos para partilhar a minha estratégia de longo prazo, tenciono fazer uma actualização brevemente.
Tenho mantido o rumo e os ganhos tem sido acima do espectável, logo que possa meto os gráficos e mais detalhes.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 198
Registado: 21/7/2010 12:52
Localização: 16

Re: A minha estratégia de investimento no longo-prazo

por mpp21 » 2/4/2015 10:49

Metallising_ Escreveu:Boas frugal,
Desisti de falar/escrever sobre ER, não retiro absolutamente nada positivo desse esforço, bem antes pelo contrário. Eu tenho o meu problema resolvido :P
Fico-me por uns posts ocasionais relativamente à estratégia de investimento.


Eu sou mais um que te lê com todo o interesse sobre o tema. Tenho pena que os tópicos do género estejam tão parados.
 
Mensagens: 57
Registado: 18/10/2011 23:16

Re: A minha estratégia de investimento no longo-prazo

por traderh » 2/4/2015 9:16

[quote="Artista Romenoo bcp a 50 centimos com muita sorte daqui a 30 ou 40 anos...antes disso e pura ilusao ...mas o mundo tambem e feito de sonhadores o pior e quando o sonho e alto demais,por vezes o choque com a realidade pode ser duro...[/quote]

Não digas isso pode ser já amanhã oque o BCP cote a 0,5 basta um reverse stock split de 5 e voilá. BCP a 0,50 centimos.

Rapaz para o BCP valer 0,5 a preços actuais a empresa teria um valor acima de 27 mil milhoes de euros, quando é que isso vai acontecer? Mas pronto sonhar não faz mal a ninguem.
 
Mensagens: 190
Registado: 10/6/2014 9:24

Re: A minha estratégia de investimento no longo-prazo

por Artista Romeno » 2/4/2015 8:52

a20001115 Escreveu:Caro Metallising,

Sou um seguidor deste forum à varios anos, mas nunca comentei por achar que não tenho grandes conhecimentos para participar e criar uma mais valia.
Contudo, neste caso tenho a informar que partilho da tua opinião/objectivo de deixar de trabalhar rapidamente. Sou muito rigido nas minhas opções, e tenho como objectivo deixar de trabalhar o mais rapido possivel. Sei que tenho que juntar algum dinheiro (o equivalente à minha necessidade anual x 25 anos para deixar de trabalhar).
Maior parte do dinheiro invisto em fundos de risco 5 e 6. Tenho também uma grande exposição ao BCP, mas não penso sair nos proximos anos, porque acredito que possam chegar aos 0.50€, quando tiver na idade de me retirar. É meu objectivo deixar de trabalhar aos 44 anos, para isso tanto em como a minha mulher fazemos esforços, nomeadamente tolerar que trabalhe no estrangeiro.
Com isto apenas quero te dizer que aprecio muito o teu ponto de vista, ao ponto de ter uma opinião muito parecida, e não penses que todas as pessoas te olham com preconceito.
Por vezes sinto o mesmo quando digo isto a algumas pessoas chegadas, mas o tempo irá se encarregar de nos provar se estamos enganados ou os outros é que estão enganados.
o bcp a 50 centimos com muita sorte daqui a 30 ou 40 anos...antes disso e pura ilusao ...mas o mundo tambem e feito de sonhadores o pior e quando o sonho e alto demais,por vezes o choque com a realidade pode ser duro...
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: A minha estratégia de investimento no longo-prazo

por Mouro_Emprestado » 1/4/2015 22:44

casdio Escreveu:Boas.

Tenho uma dúvida que pode não fazer muito sentido, mas cá vai: que acontece se uma gestora decidir acabar com o ETF? Por exemplo, se a Vanguard decidir acabar com o VTI, que acontece ao dinheio de quem tem unidades desse ETF?


Faz todo o sentido, até.

Acontece o mesmo que aos FI's, i.e., o fundo é liquidado e os seus activos são distribuídos aos detentores das UP's. Para efeitos práticos, é como se tivesses resgatado a totalidade do ETF.
 
Mensagens: 379
Registado: 13/9/2013 0:16

Re: A minha estratégia de investimento no longo-prazo

por a20001115 » 1/4/2015 22:19

Caro Metallising,

Sou um seguidor deste forum à varios anos, mas nunca comentei por achar que não tenho grandes conhecimentos para participar e criar uma mais valia.
Contudo, neste caso tenho a informar que partilho da tua opinião/objectivo de deixar de trabalhar rapidamente. Sou muito rigido nas minhas opções, e tenho como objectivo deixar de trabalhar o mais rapido possivel. Sei que tenho que juntar algum dinheiro (o equivalente à minha necessidade anual x 25 anos para deixar de trabalhar).
Maior parte do dinheiro invisto em fundos de risco 5 e 6. Tenho também uma grande exposição ao BCP, mas não penso sair nos proximos anos, porque acredito que possam chegar aos 0.50€, quando tiver na idade de me retirar. É meu objectivo deixar de trabalhar aos 44 anos, para isso tanto em como a minha mulher fazemos esforços, nomeadamente tolerar que trabalhe no estrangeiro.
Com isto apenas quero te dizer que aprecio muito o teu ponto de vista, ao ponto de ter uma opinião muito parecida, e não penses que todas as pessoas te olham com preconceito.
Por vezes sinto o mesmo quando digo isto a algumas pessoas chegadas, mas o tempo irá se encarregar de nos provar se estamos enganados ou os outros é que estão enganados.
 
Mensagens: 7
Registado: 14/6/2012 0:00

Re: A minha estratégia de investimento no longo-prazo

por casdio » 1/3/2015 23:48

Boas.

Tenho uma dúvida que pode não fazer muito sentido, mas cá vai: que acontece se uma gestora decidir acabar com o ETF? Por exemplo, se a Vanguard decidir acabar com o VTI, que acontece ao dinheio de quem tem unidades desse ETF?
 
Mensagens: 68
Registado: 30/7/2014 10:13

Re: A minha estratégia de investimento no longo-prazo

por Metallising_ » 16/12/2014 22:11

António Salazar, no alto da sua ingorância dizia:

"Não discutimos Deus e a virtude. Não discutimos a pátria e a sua história. Não discutimos a autoridade e o seu prestígio. Não discutimos a família e a sua moral. Não discutimos a glória do trabalho e o seu dever."


Infelizmente esta linha de pensamento continua demasiado enraizada na sociedade portuguesa, imagine-se lá um tipo que diz, pensa e faz precisamente tudo ao contrário.

Portugal nasceu à sombra da Igreja e a religião católica foi desde o começo o elemento formativo da alma da nação e o traço dominante do carácter do povo português.


Estás a ver o meu espírito de sacrifício? :)

Agradeço o interesse demonstrado mas não tenho pré-disposição para estar constamente a levar "cacetada" quando escrevo sobre o meu plano, estratégia e fundamentos por de trás de ER.

"Orgulhosamente sós!" - António Salazar, 1965 :mrgreen:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 198
Registado: 21/7/2010 12:52
Localização: 16

Re: A minha estratégia de investimento no longo-prazo

por frugal » 16/12/2014 21:19

Metallising_ Escreveu:Boas frugal,
Desisti de falar/escrever sobre ER, não retiro absolutamente nada positivo desse esforço, bem antes pelo contrário. Eu tenho o meu problema resolvido :P
Fico-me por uns posts ocasionais relativamente à estratégia de investimento.


Boas, fazes mal.
Tinhas um blog que poderias dinamizar.
Falta matéria sobre ER em Portugal.
Coragem e força.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 404
Registado: 16/9/2012 22:36

Re: A minha estratégia de investimento no longo-prazo

por Metallising_ » 16/12/2014 20:59

Boas frugal,
Desisti de falar/escrever sobre ER, não retiro absolutamente nada positivo desse esforço, bem antes pelo contrário. Eu tenho o meu problema resolvido :P
Fico-me por uns posts ocasionais relativamente à estratégia de investimento.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 198
Registado: 21/7/2010 12:52
Localização: 16

Re: A minha estratégia de investimento no longo-prazo

por frugal » 13/12/2014 21:03

Metal

não actualizas a tua experiencia de ER algures?

cpmts
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 404
Registado: 16/9/2012 22:36

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bento.jp13, Bing [Bot], boavista, Cem pt, CORTIÇA, Garfield, Google [Bot], Google Adsense [Bot], HFCA, latbal, m-m, malakas, MPAM, mquinaz, Olhar Leonino, PAULOJOAO, peterteam2, Phil2014, Shimazaki_2 e 159 visitantes