Finanças & Fundos de Investimento
Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)
VirtuaGod Escreveu:Rambaldi Escreveu:VG, esse artigo não é muito animador![]()
É a realidadeQuando as pessoas penssam em estratégias de investimento conhecidas como passivas ou de longo prazo pensam que é fácil. Não é fácil. Estar quieto quando se vê o mercado a cair 30% é tudo menos fácil (e não não há adivinhos/gurus que sabem que o mercado em 2015 ou 2017 vai cair 30%).
Rambaldi Escreveu:Agora podias colocar um artigo com uma estratégia para fugir a essa tendência negativa e andar "sempre" pelo verde!
Infelizmente em termos reais (ou seja, contando com inflação) não há. Até cash tem variação negativa (se houver inflação perde poder de compra). Por isso nem colocar o $ debaixo do colchão serve :-) Provavelmente o mais próximo seria TIPS com prazo de um ano, caso vivessemos nos EUA. E desconfia o "andar sempre pelo verde". Quem andava sempre pelo verde era o Madoff. Sempre a dar 10/12% TODOS os anos. Isso é que é um investidor![]()
Aceitem a variação como algo normal na vida. "A única constante é a mudança." E eu gosto de ver a variação, só prova que os activos são transparentes.
Se "estar quieto quando se vê o mercado a cair 30% é tudo menos fácil", o que dizer dos que "se mexem" nessa situação (pressupondo que o saibam fazer pois se não sabem mais vale estarem quietos)?
Nos vários Market Wizards há gente que há muito tempo anda pelo verde. E muito acima desses irrisórios 10%-12% do Madoff (que, aliás, não anda muito longe da média de longo prazo). É curioso notar que quando se fala em valorizações acima da média logo vem à baila o Madoff... Eu sei, é uma escolha do argumentista. Dá a entender que alguém ou algum fundo cá do burgo ficou entalado nesse esquema.
Também não consigo alcançar essa dificuldade em "sugerir" uma estratégia que ande sempre pelo verde (não confundir com estratégias do tipo "quero comprar acções hoje e ficar rico amanhã"). Se o pessoal da área não consegue e tem formação específica, o que dizer do pessoal que, como eu, não é? Só por sorte é que podem conseguir alguma coisa. A minha sorte é que, como diria o outro, ela dá muito trabalho e nisso felizmente não me canso.
Ora então aqui fica uma "sugestão": sigam a estratégia do Buffet. Como? É fácil: comprem a empresa dele cotada em bolsa, a A ou a B tanto faz (aqui fica um gráfico da A). E depois fiquem quietos e calados pois nada do que fizerem ajudará à cotação.
É óbvio que quando se complica o que é fácil tudo se torna difícil...
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
- Registado: 12/3/2014 0:58
Rambaldi Escreveu:VG, esse artigo não é muito animador![]()
É a realidade

Rambaldi Escreveu:Agora podias colocar um artigo com uma estratégia para fugir a essa tendência negativa e andar sempre pelo verde!
Infelizmente em termos reais (ou seja, contando com inflação) não há. Até cash tem variação negativa (se houver inflação perde poder de compra). Por isso nem colocar o $ debaixo do colchão serve :-) Provavelmente o mais próximo seria TIPS com prazo de um ano, caso vivessemos nos EUA. E desconfia o "andar sempre pelo verde". Quem andava sempre pelo verde era o Madoff. Sempre a dar 10/12% TODOS os anos. Isso é que é um investidor

Aceitem a variação como algo normal na vida. "A única constante é a mudança." E eu gosto de ver a variação, só prova que os activos são transparentes.

Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
VirtuaGod Escreveu:Tendo em consideração as quedas recentes dos mercados e fundos este post pareceu-me fazer sentido:
"The investor only spends about 22% of the time at new highs, and the other 78% in some form of drawdown. [...] So if you’re going to be an investor, get used to being a loser!"
Be a Good Loser
P.S. Obrigado pela partilha LTCM.
VG, esse artigo não é muito animador

Tendo em consideração as quedas recentes dos mercados e fundos este post pareceu-me fazer sentido:
"The investor only spends about 22% of the time at new highs, and the other 78% in some form of drawdown. [...] So if you’re going to be an investor, get used to being a loser!"
Be a Good Loser

Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
The Risk Parity approach to portfolio construction has continued to grow in popularity ever since the financial crises of 2007-2008, as clients focus on risk diversification in their investment strategies. Now users of Barra Portfolio Manager can explore this strategy and understand how it can be applied as part of their equity investment process.
Please join us for a webinar where we discuss advantages of following Equity Risk Parity strategies, discover their performance and risk profile, and demonstrate how to implement these strategies in Barra Portfolio Manager.
Agenda Topics Include
Why Risk Parity
Risk Parity, Equal-Weighted, and Minimum-Variance portfolios
Click here to view the recording
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Varendia Escreveu:Muito bom, mas fiquei a pensar sobre o comment:
"The rule is this: if the Sharpe ratio of any new asset class is greater than the Sharpe ratio of the existing portfolio multiplied by the correlation between the existing portfolio and the new asset, then adding the new asset will improve the risk-adjusted returns of the portfolio."
Caro Varendia,
Acho estranho multiplicar-se pela correlação entre o novo ativo e o portfólio pois se a mesma varia entre -1 e 1, e sendo as correlações 1 e -1 irrealistas a correlação real irá andar entre -0.8 e 0.8. Assim ao multiplicarmos a correlação vamos estar a diminuir o rácio de Sharpe (RS) do ativo como o RS do portfólio. Acho que deveria ser, se o RS do Ativo for maior que o RS do portefólio deve-se adicionar o ativo ao porfólio pois vai contribuir para um aumento do RS, logo melhor rendibilidade por unidade de risco. Senão, se o ativo tiver um RS inferior ao RS do portefólio fica de fora pois iria contribui para baixar o RS do portefólio.
Muito bom, mas fiquei a pensar sobre o comment:
"The rule is this: if the Sharpe ratio of any new asset class is greater than the Sharpe ratio of the existing portfolio multiplied by the correlation between the existing portfolio and the new asset, then adding the new asset will improve the risk-adjusted returns of the portfolio."
"Strategy without tactics is the slowest route to victory. Tactics without strategy is the noise before defeat." Sun Tzu
- Registado: 10/12/2012 12:12
Excelente artigo e mostra umas das razões da diversificação. Achei imensa piada à grande verdade dita logo na primeira frase.
"You know your client’s portfolio is properly diversified when there is always a portion of it you hate."
Assessing an Allocation to Global Stocks
"You know your client’s portfolio is properly diversified when there is always a portion of it you hate."

A ideia era aplicar no muito curto prazo, em vez de ter cash na conta a ordem. Faco sempre alguns DP's mas queria uma alternativa melhor (se houver)
Acho que mesmo a dar pouco, pode funcionar, porque os DP's em Portugal nao dao mesmo nada. Gracias.
Acho que mesmo a dar pouco, pode funcionar, porque os DP's em Portugal nao dao mesmo nada. Gracias.
"Strategy without tactics is the slowest route to victory. Tactics without strategy is the noise before defeat." Sun Tzu
Varendia Escreveu:Ja agora, money market (aqui o VG deve achar que sao de alto risco porque nao vi nada na primeira pagina), fui procurar e tirando Caixagest e ES Liquidez nao encontro nada que de mais do que um deposito a prazo ... alguem conhece fundos / etf's domiciliado na europa (que nao Portugal) que deem alguma coisa de jeito?
de jeito leia-se .. 1%+
Verdade que money market está complicado. Até aqui já disse a uma pessoa para fazer DP

Aqui vão uns que tenho debaixo de olho. As performances passadas até não são más, mas não prevejo (nem sei como seria possível) terem uma rentabilidade superior a 1% nos próximos 12 meses.
Fidelity Euro Short Term Bond A-Acc-EUR LU0267388220
AXA WF Euro Credit Short Dur E-C EUR LU0251662135 (até se podia chamar AXA WF Euro 1-3 EC EUR, ver 1ª página se não perceberes a referência)
BGF Euro Short Duration Bond LU0093504115
Deutsche Invest I Euro Bonds (Short) NC LU0145656715
Abr
Continuo animado com este ano ... a carteira em USD nao rendeu o que queria, os emergentes deram cabo de mim, mesmo assim esta a dar 5.4% por outro lado ... se o Euro quebra ainda mais ate ao fim do ano, transformo aquilo tudo em Euros e faco uma festa. Mesmo que o USD fique nos valores de hoje ou perto, 2014 vai ser o meu melhor de sempre no crescimento do meu portfolio global, se o valorizar em Euros claro. Sao numeros que ja me metem um pouco de medo para quem tem sempre entre 30-40% do portfolio em cash.
Sobre o ficheiro, vou ver se lhe faco mais uns acrescentos nas ferias que tenho no Natal ....
Ja agora, money market (aqui o VG deve achar que sao de alto risco porque nao vi nada na primeira pagina), fui procurar e tirando Caixagest e ES Liquidez nao encontro nada que de mais do que um deposito a prazo ... alguem conhece fundos / etf's domiciliado na europa (que nao Portugal) que deem alguma coisa de jeito?
de jeito leia-se .. 1%+
Sobre o ficheiro, vou ver se lhe faco mais uns acrescentos nas ferias que tenho no Natal ....
Ja agora, money market (aqui o VG deve achar que sao de alto risco porque nao vi nada na primeira pagina), fui procurar e tirando Caixagest e ES Liquidez nao encontro nada que de mais do que um deposito a prazo ... alguem conhece fundos / etf's domiciliado na europa (que nao Portugal) que deem alguma coisa de jeito?
de jeito leia-se .. 1%+
Varendia Escreveu:Acho que os graficos estao mais a dar, "como estaria hoje se tivesse comprado ha um ano", ou ha tres ou ha cinco.
Sim, essa perspectiva até émais corrrecta
Varendia Escreveu:O que acho interessante e que mostra bem que os drawdowns sao os momentos de compra no caso de fundos, nao e como uma accao onde pode ser um BES que "acaba" ou um BCP que vai demorar 20 anos a recuperar.
Exactamente, ainda quero reforçar mais isso.
Varendia Escreveu:precisei de perceber o que estavam a dar, nao foi "instantaneo", mas talvez seja dos meus olhos ....![]()
Acredito mais no facto de eu estar mais a perceber o que é pois fui eu que fiz o excel. Já vi "excéis" de outras pessoas que para eles são simples e eu tb demorei a compreender. Não deve estar muito simples, como disse, provavelmente terei de fazer um texto de intrepretação dos gráficos.
VirtuaGod Escreveu:E tens a matriz dinamica? independente do numero de activos? Isso e que era de heroi!
O meu conhecimento de excel não é assim tão avançado

VirtuaGod Escreveu:Saca o ficheiro novo que o outro estava errado. Estive a fazer algumas correcções, nomeadamente nos gráficos.Varendia Escreveu:Caneco ... passei um bocado a ver o que calculavas nos graficos de para perceber o que raio estavam a mostrar as rentabilidades anualizadas. Acho que prefiro a versao de zero a partir de uma data fixa.
Não gostaste das rentabilidades anualizadas rolantes?? Eu acho fenomenais, dá uma perspectiva temporal brilhante. Se queres o ponto fixo tens desde 2008 e desde 2010. Como isto é para fazer backtests (a carteira depois cada um que faça no FT) a perspectiva de entrada em vários pontos (em qualquer um dos dias) é excelente. Do género, como estaria daqui a um ano se comprasse na data X. E dá para o pessoal perceber que comprar nas correcções é sempre mais vantajoso.
Mas gostei da tua "complicação". Vou ver se torno esse gráfico mais user friendly, mais que não seja com uma explicação escrita.
Acho que os graficos estao mais a dar, "como estaria hoje se tivesse comprado ha um ano", ou ha tres ou ha cinco. O que acho interessante e que mostra bem que os drawdowns sao os momentos de compra no caso de fundos, nao e como uma accao onde pode ser um BES que "acaba" ou um BCP que vai demorar 20 anos a recuperar.
precisei de perceber o que estavam a dar, nao foi "instantaneo", mas talvez seja dos meus olhos ....

VirtuaGod Escreveu:Varendia Escreveu:O ficheiro esta muito "feio" e pouco automatizado porque foi feito so para aquele objectivo, se te interessar receber em bruto ou "tratado" avisa.
Obrigado, mas não te preocupes. Os meus dados já lá estão todos, é só mesmo correr a matrizEm 5 minutos está feito
E tens a matriz dinamica? independente do numero de activos? Isso e que era de heroi!
Saca o ficheiro novo que o outro estava errado. Estive a fazer algumas correcções, nomeadamente nos gráficos.
Não gostaste das rentabilidades anualizadas rolantes?? Eu acho fenomenais, dá uma perspectiva temporal brilhante. Se queres o ponto fixo tens desde 2008 e desde 2010. Como isto é para fazer backtests (a carteira depois cada um que faça no FT) a perspectiva de entrada em vários pontos (em qualquer um dos dias) é excelente. Do género, como estaria daqui a um ano se comprasse na data X. E dá para o pessoal perceber que comprar nas correcções é sempre mais vantajoso.
Mas gostei da tua "complicação". Vou ver se torno esse gráfico mais user friendly, mais que não seja com uma explicação escrita.
Obrigado, mas não te preocupes. Os meus dados já lá estão todos, é só mesmo correr a matriz
Em 5 minutos está feito 
Varendia Escreveu:Caneco ... passei um bocado a ver o que calculavas nos graficos de para perceber o que raio estavam a mostrar as rentabilidades anualizadas. Acho que prefiro a versao de zero a partir de uma data fixa.
Varendia Escreveu:O ficheiro esta muito "feio" e pouco automatizado porque foi feito so para aquele objectivo, se te interessar receber em bruto ou "tratado" avisa.
Obrigado, mas não te preocupes. Os meus dados já lá estão todos, é só mesmo correr a matriz

Caro VG,
Caneco ... passei um bocado a ver o que calculavas nos graficos de para perceber o que raio estavam a mostrar as rentabilidades anualizadas. Acho que prefiro a versao de zero a partir de uma data fixa.
Se quiseres umas tabelas a fazer correlacoes, tenho para carteiras de 5 assets para 3 e 6 anos. Calcula as matrizes todas com base em variacoes trimestrais (Covariance / Var-Covar / ddt e Correlation) Depois tambem calcula yearly return, StD e Sarpe esperados para os pesos que se colocarem para cada um dos 5 assets (a mao ou com o solver).
Quis fazer testes/projeccoes quando decidi entrar em fundos de accoes europeias e nao encontrava um fundo que tivesse o mix/risco que procurava, fiz o meu "fundo de fundos". Testei varios pesos e varios fundos. O filme e que fazes a tabela para um numero fixo de assets, nao consegui fazer dinamica. Ou seja, se quiseres para 5 fazes para 5, se queres testar correlacoes em 10 fazes para 10, ou entao fazes para muitas hipoteses e depois so vais ver o que bate certo com o numero de fundos que estas a testar no portfolio.
Depois do teu post lembrei-me que as tinha feito e fui procurar.
Na altura avaliei varios fundos todos de european equity mas com activos e gestoes muito diferentes.
As correlacoes entre eles estavam entre 0.88 e 0.96, portanto em teoria, tudo "igual". Nao fiquei convencido. Acabei por entrar em 5 fundos com pesos iguais.
Com base na correlacao a 6 anos, projectava uma valorizacao de 8.82%/ano. ao fim de 18 meses estou a fazer 15.4%, sendo que em 2014 (YTD) esta a fazer 6.3%, com o melhor dos fundos a fazer 12.3% e o pior -2.1%. E interessante avaliar mais e mais e ter mais historico porque pelas correlacoes, quase toda a gente me is dizer para comprar so dois fundos e nunca mais de 3 e hoje acho que a opcao dos 5 foi correcta para o meu objectivo.
Tambem tenho dados historicos de 30 fundos (em alguns casos quase 10 anos de dados0, mas falta o ultimo ano, tenho de actualizar. E a vantagem de investir a muito longo prazo, fiz o que queria ate ao fim do ano passado. Fui acompanhando, agora esta a chegar o fim do ano, estamos em minimos de algumas coisas e maximos de outra, e a altura de balancear.
O ficheiro esta muito "feio" e pouco automatizado porque foi feito so para aquele objectivo, se te interessar receber em bruto ou "tratado" avisa.
Caneco ... passei um bocado a ver o que calculavas nos graficos de para perceber o que raio estavam a mostrar as rentabilidades anualizadas. Acho que prefiro a versao de zero a partir de uma data fixa.
Se quiseres umas tabelas a fazer correlacoes, tenho para carteiras de 5 assets para 3 e 6 anos. Calcula as matrizes todas com base em variacoes trimestrais (Covariance / Var-Covar / ddt e Correlation) Depois tambem calcula yearly return, StD e Sarpe esperados para os pesos que se colocarem para cada um dos 5 assets (a mao ou com o solver).
Quis fazer testes/projeccoes quando decidi entrar em fundos de accoes europeias e nao encontrava um fundo que tivesse o mix/risco que procurava, fiz o meu "fundo de fundos". Testei varios pesos e varios fundos. O filme e que fazes a tabela para um numero fixo de assets, nao consegui fazer dinamica. Ou seja, se quiseres para 5 fazes para 5, se queres testar correlacoes em 10 fazes para 10, ou entao fazes para muitas hipoteses e depois so vais ver o que bate certo com o numero de fundos que estas a testar no portfolio.
Depois do teu post lembrei-me que as tinha feito e fui procurar.
Na altura avaliei varios fundos todos de european equity mas com activos e gestoes muito diferentes.
As correlacoes entre eles estavam entre 0.88 e 0.96, portanto em teoria, tudo "igual". Nao fiquei convencido. Acabei por entrar em 5 fundos com pesos iguais.
Com base na correlacao a 6 anos, projectava uma valorizacao de 8.82%/ano. ao fim de 18 meses estou a fazer 15.4%, sendo que em 2014 (YTD) esta a fazer 6.3%, com o melhor dos fundos a fazer 12.3% e o pior -2.1%. E interessante avaliar mais e mais e ter mais historico porque pelas correlacoes, quase toda a gente me is dizer para comprar so dois fundos e nunca mais de 3 e hoje acho que a opcao dos 5 foi correcta para o meu objectivo.
Tambem tenho dados historicos de 30 fundos (em alguns casos quase 10 anos de dados0, mas falta o ultimo ano, tenho de actualizar. E a vantagem de investir a muito longo prazo, fiz o que queria ate ao fim do ano passado. Fui acompanhando, agora esta a chegar o fim do ano, estamos em minimos de algumas coisas e maximos de outra, e a altura de balancear.
O ficheiro esta muito "feio" e pouco automatizado porque foi feito so para aquele objectivo, se te interessar receber em bruto ou "tratado" avisa.
VirtuaGod Escreveu:Excel actualizado.
Novidades:
Novo Layout
Valores acumulados (em vez de só anualizados) desde 2008 e 2009
DP (desvio padrão) diário
Fundos Novos: MFS European Value//MFS Global Equity//Fidelity Moderate//Nordea Stable//Pioneer U.S. Growth a maioria apenas para efeitos de testes, dado serem bons e/ou "famosos"
Alterações:
Pequena alteração nas alocações aos fundos, originando melhor perfomance de curto prazo mas não alterando nada a médio/longo prazo (até piorou 0.2% na rentabilidade desde 2008)
Diminuição de Templeton Total Return de 7,5% em cada versão para 3,75% e os 7,5% que sobraram foram para o MFS Total Return.
Alteração do uso de Franklin EG por MFS European Value ( esta é a grande "batota" de curto prazo, passando a usar um fundo que este ano está com 12% em vez de outro com -3.5%, mas como disse, no médio/longo pazo nem alterou nada. Vou passar a usa os fundos da MFS pois é boa casa de gestão e os fundos muito estáveis, houve introudução de 3 fundos MFS mas mais devem estar a chegar
)
Divisão das acções USA por dois fundos (maior estabilidade de rentabilidade de curto prazo).
Por curiosidade e embora esta nova alocação tenha 9% YTD, como disse houve melhoria no curto pazo. A alocação que estava no excel no início do ano deverá esta "apenas" com valores entre 7.5 e 8% YTD.
Alterações/Novidades futuras:
Rentabilidades anualizadas (ao lado das Rentabilidades dos vários anos) ainda não está actualizada. Deverão ver as rentabilidade a 1, 3 ou 5 anos nos gráficos. Por exemplo nos dados aparece rentabilidade da carteira a 1 ano nos 7,15% mas isso foi a rentabilidade de 2012. A rentabilidade a 1 ano (que podem ver nos gráficos) é de 9,17%.
Matriz de correlações
P.S. Só devem alterar as células a cinzento (valores dos fundos) que o excel faz as contas todas e os gráficos são automáticamente actualizados
P.S.2 - Este update originou pela curiosidade de ver como a carteira se tinha portado na queda de quase 10% do S&P em Outubro (intra-mês). Fiquei satisfeito com uma queda, também intra-mês, de apenas 1,5% da carteira com uma boa recuperação e fez novos máximos assim que o S&P tb os fez. Divirtam-se com o excel e estudem as alocações, que é o objectivo, depois usem os fundos que quiserem, pois há aí algumas pessoas com muito jeito nas pesquisas de fundos, tenho visto carteiras que me enviam por MP que são espetaculares e com fundos com excelentes comportamentos que eu desconhecia. Fico contente que este tópico (assim como outros) tenham servido para a evolução financeira de pelo menos algumas pessoas.
obg VG, excelente trabalho
- Registado: 1/12/2014 11:01
Excel actualizado.
Novidades:
Novo Layout
Valores acumulados (em vez de só anualizados) desde 2008 e 2009
DP (desvio padrão) diário
Fundos Novos: MFS European Value//MFS Global Equity//Fidelity Moderate//Nordea Stable//Pioneer U.S. Growth a maioria apenas para efeitos de testes, dado serem bons e/ou "famosos"
Alterações:
Pequena alteração nas alocações aos fundos, originando melhor perfomance de curto prazo mas não alterando nada a médio/longo prazo (até piorou 0.2% na rentabilidade desde 2008)
Diminuição de Templeton Total Return de 7,5% em cada versão para 3,75% e os 7,5% que sobraram foram para o MFS Total Return.
Alteração do uso de Franklin EG por MFS European Value ( esta é a grande "batota" de curto prazo, passando a usar um fundo que este ano está com 12% em vez de outro com -3.5%, mas como disse, no médio/longo pazo nem alterou nada. Vou passar a usa os fundos da MFS pois é boa casa de gestão e os fundos muito estáveis, houve introudução de 3 fundos MFS mas mais devem estar a chegar
)
Divisão das acções USA por dois fundos (maior estabilidade de rentabilidade de curto prazo).
Por curiosidade e embora esta nova alocação tenha 9% YTD, como disse houve melhoria no curto pazo. A alocação que estava no excel no início do ano deverá esta "apenas" com valores entre 7.5 e 8% YTD.
Rentabilidades anualizadas (ao lado das Rentabilidades dos vários anos) ainda não está actualizada. Deverão ver as rentabilidade a 1, 3 ou 5 anos nos gráficos. Por exemplo nos dados aparece rentabilidade da carteira a 1 ano nos 7,15% mas isso foi a rentabilidade de 2012. A rentabilidade a 1 ano (que podem ver nos gráficos) é de 9,17%.
Matriz de correlações
P.S. Só devem alterar as células a cinzento (valores dos fundos) que o excel faz as contas todas e os gráficos são automáticamente actualizados
P.S.2 - Este update originou pela curiosidade de ver como a carteira se tinha portado na queda de quase 10% do S&P em Outubro (intra-mês). Fiquei satisfeito com uma queda, também intra-mês, de apenas 1,5% da carteira com uma boa recuperação e fez novos máximos assim que o S&P tb os fez. Divirtam-se com o excel e estudem as alocações, que é o objectivo, depois usem os fundos que quiserem, pois há aí algumas pessoas com muito jeito nas pesquisas de fundos, tenho visto carteiras que me enviam por MP que são espetaculares e com fundos com excelentes comportamentos que eu desconhecia. Fico contente que este tópico (assim como outros) tenham servido para a evolução financeira de pelo menos algumas pessoas.
Novidades:

Alterações:

VirtuaGod Escreveu:2231 Escreveu:Bom dia,
VG o excel dos fundos não era previsto na pagina "analise carteira" clikar em cima da celula com o nome do fundo e redirecionar para a respectiva pagina da morningstar? não me esta a fazer nada, na pagina corrigida ai sim, vai direcionado para a pagina do best
Já tinha reparado no erro. Acabei mesmo ontem de fazer novo excel. Hoje à noite (depois do Walking Dead) devo colocar aqui o novo excel, com essa correcção, um layout ligeiramente modificado e com alguns fundos novos, estilo carteira 2015!!
P.S. Apenas mudanças muito pequenas mesmo (até nos fundos foi só a inclusão da MFS com 3 fundos)
Obg VG, então amanhã já saco o novo excel :-)
2231 Escreveu:Bom dia,
VG o excel dos fundos não era previsto na pagina "analise carteira" clikar em cima da celula com o nome do fundo e redirecionar para a respectiva pagina da morningstar? não me esta a fazer nada, na pagina corrigida ai sim, vai direcionado para a pagina do best
Já tinha reparado no erro. Acabei mesmo ontem de fazer novo excel. Hoje à noite (depois do Walking Dead

P.S. Apenas mudanças muito pequenas mesmo (até nos fundos foi só a inclusão da MFS com 3 fundos)
Bom dia,
VirtuaGod Escreveu:luissm Escreveu:Deixo a Atualização das carteiras.
Esqueceste-te de anexo ou estou com demasiado sono??

Bons Ventos,
SW
SW
Para os curiosos...
Fonte: Financial Times
P.S. 4 dos 5 fundos da Pimco eram geridos por Bill Gross (ou seja, todos excepto o HY)
Fonte: Financial Times
P.S. 4 dos 5 fundos da Pimco eram geridos por Bill Gross (ou seja, todos excepto o HY)
- Anexos
-
- Mutual Funds Flows.JPG (78.81 KiB) Visualizado 12790 vezes
luissm Escreveu:Deixo a Atualização das carteiras.
Esqueceste-te de anexo ou estou com demasiado sono??
luissm Escreveu:Em Agosto estava tudo muito esticado e agora está mais ainda.
Verdade, as coisas parece que não param de subir

luissm Escreveu:Na altura falaste-me neste M&G, que tenho acompanhado, andou fraquito mas já recuperou, podia ter aproveitado esse momento.
É o High Yield que tem andado pelas ruas da amargura (podes ver discussão imediatamente acima com o Varendia). O M&G O.I. tem cerca de 30%+ em HY. Acho que o ano que vem pode ser bom para HY dado este "mau" comportamento deste ano. O Retorno Total foi menor que o valor médio dos cupões, o que pressupõe uma queda do preço da obrigações e subida das yields, levando a melhores perspectivas futuras de rentabilidade (esta frase parece mais complicada do que é

Acho que o M&G, dentro de mistos defensivos vai continuar a dar cartas. Mas já está grandinho, com 30B euros, e não gosto muito disso (é o maior fundo em UK).
VirtuaGod Escreveu:Jonhy_Rico Escreveu:O Fidelity então tem tido uma subida impressionante.
O Fidelity Consumer Industries tem estado muito bem. Hoje foi mais 1%Está com 17% a 12 meses.
Deixo aqui um atigo do The economist sobre Michael Hasenstab (gesto do Templeton Total Return). Ele já gere 190Bs. Impressionante!!
http://www.economist.com/news/finance-a ... thers-fear
Boas VG,
Deixo a Atualização das carteiras.
Em Agosto estava tudo muito esticado e agora está mais ainda. http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?f=3&t=77465&p=1138517#p1137384
Na altura falaste-me neste M&G, que tenho acompanhado, andou fraquito mas já recuperou, podia ter aproveitado esse momento.
Agora está altura de fazer as alterações, até porque libertaram-se fundos de outras aplicações que pretendia utilizar para reforçar ou adicionar novos fundos.
É pena não ter esse Fidelity Consumer Industries

- Anexos
-
- Carteira de Fundos.png (207.41 KiB) Visualizado 12774 vezes
Editado pela última vez por LUISSM3 em 1/12/2014 3:57, num total de 1 vez.
Bons Ventos,
SW
SW
VirtuaGod Escreveu:Varendia Escreveu: há muita coisa semelhante e ja me limitei a cinco fundos (mas acho que vou acabar por comprar so tres ou quatro), a loucura da diversificacao
Varendia "o colecionador de fundos" regressa
Sim e verdade!!
VirtuaGod Escreveu:Estás a pensar investir em fundos USD? Eu sou mais virado para fundos com hedge câmbial e estava a pensar no AXA World Funds US High Yield Bonds E Capitalisation EUR hedged (95%) - LU0276013249.
Sim, a rentabilidade a um ano ser mais baixa que a média é de facto um factor importante para eu me virar para o High yield US. Podes ver aqui a subida das yields devido à "má" perfomance do high yield este ano:
http://research.stlouisfed.org/fred2/se ... H0A0HYM2EY
Abr
Corro dois portfolios, um em USD e outro em EUR, neste momento quero de juntar mais bonds ao portfolio em USD por isso nao me preocupei em procurar hedged. Gostei muito do AXA. Ja esta feito, fiquei com o teu AXA, com o CS e com o Nordea. Parecem-me os que tem uma gestao mais "transparente". O Fidelity e muito bom e tambem ha hedged, mas parece-me um pouco "esticado" de risco para um fundo de bonds. O Pimco tambem me animou mas depois de umas simulacoes nao me ia acrescentar nada.
Mais tres para a coleccao!!
Apertem os cintos para a festa. Estou a seguir este filme ha umas semanas e deve vir ai um periodo animado de .... "ninguem faz ideia do que pode acontecer!!"
Ha aqui um movimento de guerrilha onde as empresas de petroleo/energia vao passar um periodo de grandes movimentos com os especuladores a tentar ganhar $$ com cada noticia que sai no jornal. A maior parte da OPEP pode aguentar o preco do petroleo ao fecho de ontem e os shale oil producers dizem que sim mas .... nao podem por muito tempo .... ou sera que podem ??...
A OPEP tem razao, o excesso de oferta e devido ao aumento de producao de shale oil e os USA reduziram a importacao dos paises OPEP... agora a OPEP contra-ataca com uma medida que pode dar um tiro nos precos como o de 2009, onde matam muita concorrencia.
Por outro lado, nao vai ser isto pode dar um rally bestial e os emergentes nao produtores (Asia) podem ganhar ainda mais forca.
Por outro lado produtores como o Brasil e os OPEP's mais "pobres" podem sofrer a serio.
Lower oil price could stoke US stock bubble
Crude oil prices extend losses
Opec decision threatens US shale industry investment
Prices, not Opec, to balance oil supply
E eu a pensar que ate ao fim do ano ia andar tudo relaxado a surfar a onda ...
Cuidado para os que falavam em investir em metais preciosos.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AlfaTrader, Bing [Bot], darkreflection, Esquinas3, Gold Stock, Goya777, HFCA, latbal, m-m, malakas, Manchini888, OCTAMA, OffTheRecord, PAULOJOAO, Phil2014, PiFer, Shimazaki_2, silva_39, TheKuby, trilhos2006 e 219 visitantes