Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Ferraria » 17/11/2014 17:16

boa tarde

Dada a minha inexperiência nestas andanças...e também com o intuito de aprender...podemos considerar este boneco como um IHS em formação no gráfico horário? estarei certo?
Obrigado
Anexos
Mota Engil(Horário)20141117160910.png
Mota Engil(Horário)20141117160910.png (29.48 KiB) Visualizado 7228 vezes
 
Mensagens: 64
Registado: 15/4/2014 11:27

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Ferraria » 16/11/2014 13:12

trend=friend Escreveu:
Ferraria Escreveu:Bom dia

Para os mais entendidos, a criação da mota África pode levar à baixa da cotação da mota mãe?
Obrigado :roll:


A criação em si não creio, porque a cisão não se dá através de qualquer operação societária adicional. É apenas a colocação em bolsa de acções a receber via conversão dos direitos cujo "destaque" já tem quase 1 ano...

O início de negociação inevitavelmente terá algum efeito, seguindo para cima ou para baixo - imagina que a edp renováveis era metade da edp. Se valorizasse ou desvalorizasse muito reflectia-se na casa mãe


Ok. Obrigado.
 
Mensagens: 64
Registado: 15/4/2014 11:27

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 16/11/2014 12:33

Ferraria Escreveu:Bom dia

Para os mais entendidos, a criação da mota África pode levar à baixa da cotação da mota mãe?
Obrigado :roll:


A criação em si não creio, porque a cisão não se dá através de qualquer operação societária adicional. É apenas a colocação em bolsa de acções a receber via conversão dos direitos cujo "destaque" já tem quase 1 ano...

O início de negociação inevitavelmente terá algum efeito, seguindo para cima ou para baixo - imagina que a edp renováveis era metade da edp. Se valorizasse ou desvalorizasse muito reflectia-se na casa mãe
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 16/11/2014 12:26

Entrevista ontem publicada a António Mota no dinheiro vivo. Entre outros aspectos:

"Na primeira tentativa que fizeram para pôr a Mota-Engil África em Bolsa, a capitalização bolsista prevista era superior à da própria Mota-Engil. Mantêm-se as expectativas de avaliação?
Neste momento, há um dividendo que terá de ser indexado a um valor, até para podermos pagar os impostos sobre os dividendos. Continuamos a ter uma avaliação igual à que tínhamos nessa altura - entre 11,5 e 13,5 euros por ação. Nunca tivemos, durante primeira tentativa, nenhum problema com o valor, que se achou ser um valor correto, acessível ao mercado. O que houve foi o adiamento de decisões de investimento.
Os pressupostos mantêm-se?
Sim, agora, com a empresa cotada, será o próprio mercado a fazer a cotação, com um exíguo free float."
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Ferraria » 16/11/2014 9:35

Bom dia

Para os mais entendidos, a criação da mota África pode levar à baixa da cotação da mota mãe?
Obrigado :roll:
 
Mensagens: 64
Registado: 15/4/2014 11:27

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por ParaCima » 16/11/2014 4:22

que jeitinho para estragar o que está bem....

o problema é que a mota africa é uma grande parte da mota-engil... nao é um negocio residual para a empresa... com estes 25% em bolsa a mota engilmae perder um grande potencial de crescimento... tanto pela diminuição de participação... como pela possivel alienação dos restantes 75%... tornando-se assim mais facil alguém realizar uma oferta... estou a pensar comprar mota africa... pelas minhas contas o valo justo anda pelos 3,70(antes da separação)... mas assim acredito que possa baixar para os 3,2... nao fiz as contas... mas assim por alto...
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 934
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por katolo » 15/11/2014 21:58

Então e sempre podemos alienar os direitos e encaixar o dinheiro, como estava previsto?
 
Mensagens: 1394
Registado: 20/2/2014 22:01

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Storgoff » 15/11/2014 18:45

Bem já estava a ver que os direitos ao dividendo em género lá se iam à vida.

Mas afinal os tipos lá tiveram uma decisão sensata e ainda por cima na bolsa de Amesterdão o que facilita até em termos de comissões de transacção já que esta na EuroNext.

Vamos ver como é que o mercado depois avalia a mota Africa em bolsa.
Espero que pelo menos ao valor que se falou na altura da IPO abortada.
Agora nem há diluição pelo efeito do AC que não vai existir, pode ser que assim a cotação ultrapasse o valor apontado em julho.
 
Mensagens: 1932
Registado: 21/5/2009 18:43

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por RMA33 » 14/11/2014 19:52

Área de ambiente da Mota-Engil atinge receitas de 565 milhões com a EGF

A integração da gestora de resíduos, que a Mota-Engil espera consolidar a partir do primeiro semestre de 2015, vai quase duplicar o negócio de ambiente e serviços da Mota, além de permitir acelerar a internacionalização.

A divisão de ambiente e serviços do grupo Mota-Engil passará a partir de 2015 a gerar receitas de mais de 500 milhões de euros por ano, graças à consolidação da EGF: considerando os resultados da gestora de resíduos agora adquirida, o volume de negócios anual daquela área da Mota-Engil ascenderá a 565 milhões de euros.



A Mota-Engil espera, segundo uma apresentação agora publicada na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), que a EGF passe a ser totalmente consolidada nas suas contas a partir do primeiro semestre de 2015. Depois da vitória do concurso, no qual a Mota-Engil ofereceu 149,9 milhões de euros para ficar com a gestora de resíduos da Águas de Portugal, o grupo aguarda ainda a aprovação do negócio por parte da Autoridade da Concorrência.
Se a EGF tivesse sido incorporada já nas contas de 2013, a divisão de ambiente e serviços da Mota-Engil teria alcançado um volume de negócios de 565 milhões de euros, dos quais 258 milhões provenientes da gestão de resíduos, 200 milhões de logística, 68 milhões do sector da água e 40 milhões na área da energia.

O efeito da aquisição da EGF também alimentará o EBITDA (resultado antes de juros, impostos, depreciações e amortizações), que na área de ambiente e serviços atingiria em 2013 o valor de 142 milhões de euros (dos quais 78 milhões oriundos da gestão de resíduos).

Para suportar a aquisição da EGF a Mota-Engil recorreu a financiamentos de médio e longo prazo de 147 milhões de euros ao nível do consórcio SUMA, estando ainda previstas operações de refinanciamento das subsidiárias da EGF no montante de 158,5 milhões de euros.
 
Mensagens: 36
Registado: 18/3/2014 17:46

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por ricardmag » 14/11/2014 18:06

Mota Engil Africa entra na bolsa de amesterdao a 24 de novembro

Economico Escreveu:A subsidiária africana da Mota-Engil entrará na bolsa de Amesterdão, como já tinha sido avançado pelo Económico. A empresa espera que as acções comecem a transaccionar a 24 de Novembro.
"A Mota-Engil Africa tomou a decisão de solicitar a admissão das suas acções à negociação no mercado regulamentado gerido pela Euronext Amsterdam N.V. ("Euronext Amsterdam"), tendo já sido recebida uma decisão favorável desta entidade", referiu a Mota-Engil num comunicado enviado à CMVM.
A operação ainda está sujeita à aprovação do prospecto pelo regulador holandês. No entanto, a empresa conta que "a negociação das acções da Mota-Engil Africa no Euronext Amsterdam se inicie às 9:00 (hora de Amesterdão) do dia 24 de Novembro de 2014".
Contrariamente aos planos iniciais, a entrada da Mota-Engil Africa em bolsa não implicará uma venda de novas acções, seja através de oferta pública ou de uma venda directa.
A entrada em bolsa permite que os investidores que detinham acções da construtora portuguesa a 22 de Janeiro deste ano recebam títulos da Mota-Engil Africa a título de dividendos.
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por doez » 14/11/2014 17:07

Cheira-me que alguém já recebeu o 3º trimestre por email, 9 dias antes do previsto... :lol:
 
Mensagens: 27
Registado: 4/11/2014 16:35

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Ragas » 14/11/2014 16:18

A que se deve esta descida de mais de 5% da Mota ?
 
Mensagens: 83
Registado: 27/12/2007 22:40

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Gil Rumor » 12/11/2014 13:07

silvaj. Escreveu:
Dinamicadomercado Escreveu:
silvaj. Escreveu:ola ,a minha visao ,aceito comentarios :wink:

Cotação Ficha - Jornal de Negócios.pdf


Não percebi a tua visão

sorry eu tinha um texto escrito que nao apareceu , mas na minha opiniao a egl acima daquela zona de resistencia traçada pode dar uma boa entrada


Agora percebi.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1074
Registado: 28/8/2014 13:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por silvaj. » 12/11/2014 12:56

ricardmag Escreveu:silvaj, bem vindo ao fórum :!:

Uma pergunta, a linha assinalada com ?? é uma LTD :?:
É que as LTD representam-se na parte superior como desenhei a azul.
E mesmo a minha não a considero válida porque além de ter 3 toques os últimos dois são muito próximos.
No máximo a tua LTD faria parte de um canal descendente :wink:

Cumprimentos
.

obrigado , eu neste caso olho mais para a linha de resistencia
 
Mensagens: 7
Registado: 12/11/2014 12:33

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por silvaj. » 12/11/2014 12:53

Dinamicadomercado Escreveu:
silvaj. Escreveu:ola ,a minha visao ,aceito comentarios :wink:

Cotação Ficha - Jornal de Negócios.pdf


Não percebi a tua visão

sorry eu tinha um texto escrito que nao apareceu , mas na minha opiniao a egl acima daquela zona de resistencia traçada pode dar uma boa entrada
 
Mensagens: 7
Registado: 12/11/2014 12:33

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por ricardmag » 12/11/2014 12:50

silvaj, bem vindo ao fórum :!:

Uma pergunta, a linha assinalada com ?? é uma LTD :?:
É que as LTD representam-se na parte superior como desenhei a azul.
E mesmo a minha não a considero válida porque além de ter 3 toques os últimos dois são muito próximos.
No máximo a tua LTD faria parte de um canal descendente :wink:

Cumprimentos
.
Anexos
MOTA-12112014.png
MOTA-12112014.png (105.91 KiB) Visualizado 7538 vezes
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Gil Rumor » 12/11/2014 12:46

silvaj. Escreveu:ola ,a minha visao ,aceito comentarios :wink:

Cotação Ficha - Jornal de Negócios.pdf


Não percebi a tua visão
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1074
Registado: 28/8/2014 13:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por silvaj. » 12/11/2014 12:44

silvaj. Escreveu:ola ,a minha visao ,aceito comentarios :wink:

Cotação Ficha - Jornal de Negócios.pdf



isto nao ficou nada bem ,desculpem :roll:
 
Mensagens: 7
Registado: 12/11/2014 12:33

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por silvaj. » 12/11/2014 12:37

ola ,a minha visao ,aceito comentarios :wink:

Cotação Ficha - Jornal de Negócios.pdf
(23.43 KiB) Transferido 237 Vezes
 
Mensagens: 7
Registado: 12/11/2014 12:33

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 12/11/2014 9:19

katolo Escreveu:http://economico.sapo.pt/noticias/mota-engil-africa-vai-dispersar-capital-na-praca-de-amesterdao_205832.html

Alguém me explica se esta operação é só destinada a quem tem o dividendo extraordinário em carteira ou se é também aberta a atuais acionistas após a atribuição do dividendo extraordinário?


Destina-se apenas a quem tem o dividendo extraordinário em carteira. Penso que não estará previsto qualquer outro.

Algumas questões:
- Qual o preço a que serão colocadas e sua relação com o intervalo de preço em libras que estava previsto para o IPO;
- Esse preço será relevante designadamente para efeitos fiscais (já que as acções entrarão líquidas do imposto devido pela sua atribuição, como estava previsto) - será o "preço de aquisição" futuro para todos os efeitos;
- Quais as consequências de um free float muito mais reduzido - muito maior volatilidade ou que tipo de "estabilização" ocorrerá?
- Quais as consequências na cotação da casa-mãe em resultado de uma eventual maior volatilidade na filha?
- Como se fará o novo IPO - antes os accionistas da SGPS que tivessem acções em carteira (num dia creio que do mês de Maio ou Junho, o que provocou um enorme spike) iriam ter possibilidade de ir ao respectivo aumento de capital. Em 2015, se ocorrer, terá as mesmas condições para os accionistas da SGPS ou as "preferências" passarão apenas para os accionistas da Mota África?
- A política de dividendos na Mota-Engil África (BV, acrescente-se) será com a dimensão que estava a ser ponderada?
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por katolo » 12/11/2014 1:42

http://economico.sapo.pt/noticias/mota- ... 05832.html

Alguém me explica se esta operação é só destinada a quem tem o dividendo extraordinário em carteira ou se é também aberta a atuais acionistas após a atribuição do dividendo extraordinário?
 
Mensagens: 1394
Registado: 20/2/2014 22:01

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Gil Rumor » 4/11/2014 22:28

Ansinuno Escreveu:Olá a todos,

esclareçam-me um assunto, tenho reparado que existe alguém que por vezes introduz ordens de venda com volumes estranhamente reduzidos, ontem eram usuais tipo volumes de 10, hoje 25, 50, 40 e aparentemente, digo aparente para não afirmar que o é... para baixar o valor da acção..

Ora se eu que pouco ou nada percebo disto acho estranho como é que a CMVM deixa que isto aconteça e nunca mas nunca intervenha?
Isto não é claramente manipulação de mercado ou que provas é que são necessárias para que a dona inércia, que definitivamente se mudou para os lados da CMVM, intervenha?

Cumprimentos a todos.


Não gastes energias a tentar em perceber esses tipo de ordens.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1074
Registado: 28/8/2014 13:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Ansinuno » 4/11/2014 15:36

Olá a todos,

esclareçam-me um assunto, tenho reparado que existe alguém que por vezes introduz ordens de venda com volumes estranhamente reduzidos, ontem eram usuais tipo volumes de 10, hoje 25, 50, 40 e aparentemente, digo aparente para não afirmar que o é... para baixar o valor da acção..

Ora se eu que pouco ou nada percebo disto acho estranho como é que a CMVM deixa que isto aconteça e nunca mas nunca intervenha?
Isto não é claramente manipulação de mercado ou que provas é que são necessárias para que a dona inércia, que definitivamente se mudou para os lados da CMVM, intervenha?

Cumprimentos a todos.
 
Mensagens: 2
Registado: 11/6/2014 17:35

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Apolo33 » 3/11/2014 14:32

Apolo33 Escreveu:
tncm Escreveu:Saída hoje de manhã da posição aberta ontem... oxalá todos os trades fossem assim :mrgreen:


A MOTA é terrivel! Limpa os stops e depois sobe a pique!Desde os 3,727 até máximos de hoje foi uma corrida valente!

Há um gap up entre os 3,942 e 5,04 para fechar por isso não sei se uma entrada longa hoje será boa opção!


LISBOA, 31 Out (Reuters) - O Credit Suisse iniciou a cobertura da Mota-Engil , com uma recomendação de 'Outperform' e um preço-alvo de 5,3 euros por acção, que confere à maior construtora portuguesa um potencial de valorização de 38
pct. "Vemos exposição ao desenvolvimento crescente de infraestruturas na África subsariana, continuação da
desalavancagem e uma avaliação atraente", justificou esta casa de investimento.
Realçou que vê a empresa bem posicionada para continuar a expandir na África subsariana, suportada num backlog de cerca de 1,7 mil milhões de euros (ME) e um pipeline de projectos de cerca de 5 mil ME.
A construtora está a preparar a dispersão na bolsa de Londres da sua subsidiária, Mota-Engil África, o 'motor' de
crescimento do grupo, que já 50 pct da actividade total. Esta é a segunda vez que a Mota-Engil tenta levar o negócio
de África para a bolsa, depois de no passado dia 11 de Julho ter anunciado que a interrupção da Oferta Pública Inicial da
subsidiária africana, devido à deterioração das condições de mercado.
"A Europa parece estar a estabilizar e o backlog na America Latina aumentou três vezes desde 2011", referiu o Credit Suisse. Acrescentou que vê o processo de desalavancagem a descer para 2,2 vezes o estimado para 2016 e prevê uma taxa média anual composta do lucro por acção (EPS CAGR) de 21 pct, a cinco anos, no crescimento do top-line e na desalavancagem.
"Temos no modelo de payout de 55 pct nas estimativas de 2018, sugerindo uma yield de 8 pct em 2018", frisou.
O Credit Suisse identifica a divulgação de resultados, a 27 de Novembro, como catalisador para a acção, na medida em que
poderão ser dados mais pormenores sobre aquele IPO, "que poderá reconhecer valor e suportar a desalavancagem".
Negociaram-se 512 mil acções da Mota-Engil a subirem 5,38 pct para 4,154 euros.

Nota: Esta Recomendação de Investimento foi distribuída aos clientes do Credit Suisse a 31 de Outubro de 2014.
O leitor deve consultar este documento de research integralmente, nomeadamente quanto ao 'disclaimer',
solicitando-o à casa de investimento que o elaborou.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 106
Registado: 29/4/2014 0:05

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Apolo33 » 31/10/2014 14:24

tncm Escreveu:Saída hoje de manhã da posição aberta ontem... oxalá todos os trades fossem assim :mrgreen:


A MOTA é terrivel! Limpa os stops e depois sobe a pique!Desde os 3,727 até máximos de hoje foi uma corrida valente!

Há um gap up entre os 3,942 e 5,04 para fechar por isso não sei se uma entrada longa hoje será boa opção!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 106
Registado: 29/4/2014 0:05

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: BigLift, Bing [Bot], pauljr1975 e 383 visitantes