EUR/USD - um yo-yo singular
Olá Nuno, bem aparecido por aqui !!
Esta volatilidade no intraday e até no semanal (mas não no mensal, diga-se) já estava esquecida por muitos, mas ela era o pão nosso de cada dia nos tempos da década de setenta e oitenta (sobretudo).
Nos anos noventa, foi mais patente antes da crise da Libra e da Lira (1992) e nas crises LTCM e Ásia (1998).
Agora está de volta. Fica para a próxima análise, mas sempre adianto que é o mercado a prever tempestade... talvez ainda este ano.
Sempre é o Forex a anunciar que algo não bate certo.
Quanto ao efeito Janeiro, nada foi posto em causa.
Repara que tens um máximo de 1.29 em Janeiro. Não é por 30 pips que ele é posto em causa.
Num mercado que pode, num ano, ter amplitudes de 15, 20 ou 25 cêntimos, não se pode tomar em consideração 30 pips. Será quebrado com um a dois cêntimos de diferença.
O mesmo é no limite inferior: se tivemos um mínimo de 1.2332, o efeito pode-se considerar válido até aos 1.22xx !! E o que é facto é que ainda não foi posto em causa por nenhum dos lados.
Aproveito para relembrar o que foi dito na ocasião.
O facto de ele ter funcionado nos últimos dez anos não dá nenhuma garantia. Não há regra sem excepção!!
Bom fds a todos
dj
Esta volatilidade no intraday e até no semanal (mas não no mensal, diga-se) já estava esquecida por muitos, mas ela era o pão nosso de cada dia nos tempos da década de setenta e oitenta (sobretudo).
Nos anos noventa, foi mais patente antes da crise da Libra e da Lira (1992) e nas crises LTCM e Ásia (1998).
Agora está de volta. Fica para a próxima análise, mas sempre adianto que é o mercado a prever tempestade... talvez ainda este ano.
Sempre é o Forex a anunciar que algo não bate certo.
Quanto ao efeito Janeiro, nada foi posto em causa.
Repara que tens um máximo de 1.29 em Janeiro. Não é por 30 pips que ele é posto em causa.
Num mercado que pode, num ano, ter amplitudes de 15, 20 ou 25 cêntimos, não se pode tomar em consideração 30 pips. Será quebrado com um a dois cêntimos de diferença.
O mesmo é no limite inferior: se tivemos um mínimo de 1.2332, o efeito pode-se considerar válido até aos 1.22xx !! E o que é facto é que ainda não foi posto em causa por nenhum dos lados.
Aproveito para relembrar o que foi dito na ocasião.
O facto de ele ter funcionado nos últimos dez anos não dá nenhuma garantia. Não há regra sem excepção!!
Bom fds a todos
dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Eu penso que este ano de 2004 vai ser um ano fora do comum. Não são só os activos financeiros que por vezes estão “esticados” por muito mais tempo do que nós pensaríamos. Isso também acontece com os anos e até os países.
Os EUA estão esticados, cada vez consomem mais (a crédito) com menos 2 milhões de empregos. A Europa também está esticada, cada vez custa mais a crescer mas nada faz para contrariar a situação. Até o Japão está esticado, compra cada vez mais triliões de ienes por USD para os investir em Treasuries, tentando manter as suas exportações competitivas.
Quanto ao EUR/USD, parece-me que também vai esticar para os dois lados. Ainda vai quebrar o mínimo de Janeiro (dentro em breve?) e vai também quebrar (lá mais para diante) o máximo de Janeiro/Fevereiro.
Isto é o que eu penso, mas daí a vir a ser mesmo assim…
Djovarius, favor comparecer (ah já me esquecia que é Carnaval!!!...)
Um abraço
Comentador
Os EUA estão esticados, cada vez consomem mais (a crédito) com menos 2 milhões de empregos. A Europa também está esticada, cada vez custa mais a crescer mas nada faz para contrariar a situação. Até o Japão está esticado, compra cada vez mais triliões de ienes por USD para os investir em Treasuries, tentando manter as suas exportações competitivas.
Quanto ao EUR/USD, parece-me que também vai esticar para os dois lados. Ainda vai quebrar o mínimo de Janeiro (dentro em breve?) e vai também quebrar (lá mais para diante) o máximo de Janeiro/Fevereiro.
Isto é o que eu penso, mas daí a vir a ser mesmo assim…
Djovarius, favor comparecer (ah já me esquecia que é Carnaval!!!...)

Um abraço
Comentador
- Registado: 26/4/2003 23:30
DJ... o mercado liga mesmo ao que os chefes do G7 dizem... eles bem pedem menos volatilidade, mas esta semana acho q foi batido o record de volatilidade... so na quinta feira e que houve uma variacao inferior a 100 pips no EUR/USD!!! impressionante
E outra pergunta... lembras-te do efeito Janeiro? Ele foi quebrado para cima esta semana (por pouco, mas foi quebrado)... sera que este ano vai ser a exepcao ou n vamos quebrar os minimos feitos em janeiro?
Um abraco e bom samba (provavelmente esta semana so te vamos ver a sambar no sambodromo
)
Nunofaustino
E outra pergunta... lembras-te do efeito Janeiro? Ele foi quebrado para cima esta semana (por pouco, mas foi quebrado)... sera que este ano vai ser a exepcao ou n vamos quebrar os minimos feitos em janeiro?
Um abraco e bom samba (provavelmente esta semana so te vamos ver a sambar no sambodromo

Nunofaustino
-
Visitante
PLPINTO Escreveu:Ora aí está o que me acontece a mim!Mas se conseguisse ter 70% de acerto já era muito lucrativo( mais do que no longo prazo pois apanhava as correcções para cima e para baixo)
O pior é que se olhar para um grafico "grande" em vez de perder 30 perco 100 e nada me garante que vou apanhar 200 antes de ficar falido. Claro que se utilizasse uma alavancagem pequena era diferente...
EXACTO!
Ao alavancares pouco, até podías adimitir mais do que 100pips que não ficarías falido. De qq das formas, aí já estaríamos no limite para ser fechado (era desejável já ter sido fechado).
É uma regra de ouro, Plpinto:
Prazo mais alargado E menos alavancagem.
Tem de ser obviamente as duas coisas. Não podes separar uma coisa da outra...
A menos que o objectivo seja FALIR depressa.

Só para teres uma ideia... Se alavancares 10x, num trade em que estás a perder 100pips... nem 10% do capital perdes!...
Para ser exacto estarías nessa altura a perder cerca de 7.9%...
Estás portanto muito mas mesmo muito longe de falir (para falires terías de perder mais de 1000pips).
Em contrapartida, num trade em que realizes 200pips fazes aproximadamente 16%, o que não é nada mau.
PLPINTO Escreveu:Acontece que nós estamos a 1.25xx, o que fazemos até aos 1.2350 ou aos 1.2900? ...
Uma boa resposta, neste momento, como estou a ver os gráficos, é... nada!
De qq das formas, a apostar, era numa ida aos 1.29 se o cross desse sinais de querer recuperar. Pelo menos para esse lado teríamos algumas perspectivas de um ganho razoável. Mas teríamos de ter um bom local de entrada que de momento não estou a ver qual sería (agora não temos nenhuma resistencia bem definida nem nenhuma LTd). Aqui está como cada caso é um caso. Provavelmente um sistema não iría distinguir uma situação destas (só se fosse tremendamente elaborada). É algo que concluo com facilidade ao olhar para o gráfico mas que para fazer um sistema entender isto, não é nada fácil. Não é algo mecânico, é algo que requere uma avaliação sensível...
Se não se vê grandes possibilidades de se fazer um bom trade ou se o risco é elevado (devido à indefinição), então porque não se há-de estar quieto?
Eu chego a estar semanas sem fazer qualquer movimento.
Qual é o problema?... O objectivo não é estar sempre a mexer, sempre a negociar...
O objectivo é ter uma performance positiva e consistente.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Atenção a uma coisa:
Do ponto de vista técnico eu não tenho nenhuma informação que vcs não tenham.
Tenho os meus pivots, Sup/Resis. MME, etc... ferramentas de trabalho.
Posso ter é outro acompanhamento dos fundamentais, dos rumores, etc...
Mas não é isso que define um breakout.
Ontem disse que a sexta-feira ía acontecer... alguma coisa'!! Só para que lado? O mercado teria que dar resposta:
É o dia mundial dos tubarões, foram as opções expiradas, a brutal intervenção Japonesa.
Um conjunto de factores que eliminou o resto dos longos mais fracos do Euro & Cia.
Vejam bem: o EUR/USD foi a 1.2495 e fechou a 1.2540 !!
Quem comprou à beira do fim de semana ?
São os mesmos que venderam em 1.28xx/1.29 ???
É preciso pensar nisso tudo !!
Isto vai por ciclos e esta semana foi mesmo um yo-yo super radical.
Só hoje tivemos amplitudes loucas:
Euro/Usd 270 pips
Cable 440 pips
AUD 300 pips
JPY 250 pips
etc...
Por agora é tudo !!!
É Carvanal !! É sampa, é Rio, é Bahia !! uiuiuiuiuu
Bom fds a todos
dj
Do ponto de vista técnico eu não tenho nenhuma informação que vcs não tenham.
Tenho os meus pivots, Sup/Resis. MME, etc... ferramentas de trabalho.
Posso ter é outro acompanhamento dos fundamentais, dos rumores, etc...
Mas não é isso que define um breakout.
Ontem disse que a sexta-feira ía acontecer... alguma coisa'!! Só para que lado? O mercado teria que dar resposta:
É o dia mundial dos tubarões, foram as opções expiradas, a brutal intervenção Japonesa.
Um conjunto de factores que eliminou o resto dos longos mais fracos do Euro & Cia.
Vejam bem: o EUR/USD foi a 1.2495 e fechou a 1.2540 !!
Quem comprou à beira do fim de semana ?
São os mesmos que venderam em 1.28xx/1.29 ???
É preciso pensar nisso tudo !!
Isto vai por ciclos e esta semana foi mesmo um yo-yo super radical.
Só hoje tivemos amplitudes loucas:
Euro/Usd 270 pips
Cable 440 pips

AUD 300 pips
JPY 250 pips
etc...
Por agora é tudo !!!
É Carvanal !! É sampa, é Rio, é Bahia !! uiuiuiuiuu
Bom fds a todos
dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Mas posso dar um exemplo: na quebra do actual range (1.235-1.29) é mais provável que se inicia um movimento significativo de centenas de pips. Aqui dentro as coisas são bem mais indefinidas.
Acontece que nós estamos a 1.25xx, o que fazemos até aos 1.2350 ou aos 1.2900?
Se eu faço 50pips em média qnd acerto e 30pips qnd falho e como a isto ainda tenho de subtrair os custos de negociação, o lucro esperado para o meu trade, à partida, é aproximadamente... zero. Se «trabalhar mal» acabo a ter prejuízo.
Ora aí está o que me acontece a mim!Mas se conseguisse ter 70% de acerto já era muito lucrativo( mais do que no longo prazo pois apanhava as correcções para cima e para baixo)
O pior é que se olhar para um grafico "grande" em vez de perder 30 perco 100 e nada me garante que vou apanhar 200 antes de ficar falido. Claro que se utilizasse uma alavancagem pequena era diferente...
Pois, entretanto eu acho que percebi, pela sequência da resposta do DJ. E concordo com ele...
É muito difícil, para não dizer impossível, distinguir.
Agora, o que varía é o grau de incerteza e o grau de risco, o que levará a medidas no money management e a decidir apostar no movimento ou não. Mas essa é uma questão mais complexa...
Eu só via aquela meia duzia de movimentos e de relance, mas posso responder com relativa segurança que não (aliás, o período que mostrava era um período bastante indefinido - onde eu provavelmente não tería feito qq movimento - e o sistem deu meia duzia de sinais). Portanto, logo por aí posso ter uma ideia...
Quando é que eu acho que se pode estar a iniciar um movimento significativo?
Não lhe consigo responder sucintamente num post porque isso é o resultado de toda a análise e de todo o gráfico (lá está, é necessário estar a ver os movimentos no todo - o que se costuma designar de Big Picture).
Mas posso dar um exemplo: na quebra do actual range (1.235-1.29) é mais provável que se inicia um movimento significativo de centenas de pips. Aqui dentro as coisas são bem mais indefinidas.
Ainda assim, por exemplo, na quebra da LTd (após o último teste ao suporte) e até pela forma como se deu
acreditei que podíamos ir de novo aos máximos e esse foi um movimento significativo de mais de 200pips e que aproveitei, mesmo só entrando a partir dos 1.26...
Se se lembram eu estava pessimista e julgava que ía quebrar em baixa. Mas estava engandado...
Mais tarde, quando quebrou a LTd vi a possibilidade de testarmos de novo o máximo. A quebra da LTd foi violenta e com ela conjugava-se tb a quebra de uma resistencia horizontal (se bem me lembro até houve uma troca de posts entre nós dois sobre essa questão certo?). Na altura considerei (e escrevi) que o sinal era potente e apostei nele...
Não para ir buscar 30 ou 40pips. Mas para (tentar) ir buscar cerca de 200pips. Se tivesse corrido mal, paciencia...
Noutras circunstancias o breakout até pode ser tecnicamente bom, mas poderei não ver as mesmas perspectivas de valorização (em função dos padrões, da localização das resistências e assim). Se acho que o risco é elevado ou que é para ir buscar «meia duzia de pips» então fico de fora pois esse é mau trade (ganhar pouco é um mau trade dentro da minha filosofia de investimento). Não se confunda isto com ganancia ou tentação. Mas antes o objectivo...
Imaginemos que a minha percentagem de acerto é de 50%.
Se eu faço 50pips em média qnd acerto e 30pips qnd falho e como a isto ainda tenho de subtrair os custos de negociação, o lucro esperado para o meu trade, à partida, é aproximadamente... zero. Se «trabalhar mal» acabo a ter prejuízo.
Se eu faço 150pips em média qdn acerto e 50pips qnd falho, podemos ainda subtrair os spreadas que o lucro esperado, à partida, é qq coisa a rondar os 65 a 70pips. Até poderei falhar mais vezes do que as que acerto que o lucro esperado ainda será positivo...
É claro, o trade terá então de ser um trade em que se veja possibilidades de se fazer os tais 100 ou 200pips. Ou então não vale a pena senão caímos na situação anterior e não se vai lado nenhum...
É muito difícil, para não dizer impossível, distinguir.
Agora, o que varía é o grau de incerteza e o grau de risco, o que levará a medidas no money management e a decidir apostar no movimento ou não. Mas essa é uma questão mais complexa...
PLPINTO Escreveu:Em relação a entrar num movimento grande é necessario encontrar o nascimento do mesmo, coisa que eu não consigo!
Acha que o sistema que eu criei é sufecientemente fiavel para detectar inversões e breakauts?
Eu só via aquela meia duzia de movimentos e de relance, mas posso responder com relativa segurança que não (aliás, o período que mostrava era um período bastante indefinido - onde eu provavelmente não tería feito qq movimento - e o sistem deu meia duzia de sinais). Portanto, logo por aí posso ter uma ideia...
Quando é que eu acho que se pode estar a iniciar um movimento significativo?
Não lhe consigo responder sucintamente num post porque isso é o resultado de toda a análise e de todo o gráfico (lá está, é necessário estar a ver os movimentos no todo - o que se costuma designar de Big Picture).
Ainda assim, por exemplo, na quebra da LTd (após o último teste ao suporte) e até pela forma como se deu
acreditei que podíamos ir de novo aos máximos e esse foi um movimento significativo de mais de 200pips e que aproveitei, mesmo só entrando a partir dos 1.26...
Se se lembram eu estava pessimista e julgava que ía quebrar em baixa. Mas estava engandado...
Mais tarde, quando quebrou a LTd vi a possibilidade de testarmos de novo o máximo. A quebra da LTd foi violenta e com ela conjugava-se tb a quebra de uma resistencia horizontal (se bem me lembro até houve uma troca de posts entre nós dois sobre essa questão certo?). Na altura considerei (e escrevi) que o sinal era potente e apostei nele...
Não para ir buscar 30 ou 40pips. Mas para (tentar) ir buscar cerca de 200pips. Se tivesse corrido mal, paciencia...
Noutras circunstancias o breakout até pode ser tecnicamente bom, mas poderei não ver as mesmas perspectivas de valorização (em função dos padrões, da localização das resistências e assim). Se acho que o risco é elevado ou que é para ir buscar «meia duzia de pips» então fico de fora pois esse é mau trade (ganhar pouco é um mau trade dentro da minha filosofia de investimento). Não se confunda isto com ganancia ou tentação. Mas antes o objectivo...
Imaginemos que a minha percentagem de acerto é de 50%.

É claro, o trade terá então de ser um trade em que se veja possibilidades de se fazer os tais 100 ou 200pips. Ou então não vale a pena senão caímos na situação anterior e não se vai lado nenhum...
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Eu quando me referia ao trabalho de analise era em relação ao montante do investimento. O trabalho é o mesmo quer seja para 1 mini contrato quer seja para 10. Quanto ao tempo o Marco tem razão: fazer daytrader é muito desgastante, mesmo quando não se está no computador é stressante pelo medo que os sinais sonoros falhem ou outra coisa qualquer.
Referia-me a este ultimo breakaut que levou o cross dos 1.2640 aos valores actuais
Em relação a entrar num movimento grande é necessario encontrar o nascimento do mesmo, coisa que eu não consigo!
Acha que o sistema que eu criei é sufecientemente fiavel para detectar inversões e breakauts?
Referia-me a este ultimo breakaut que levou o cross dos 1.2640 aos valores actuais
PLPINTO Escreveu:Como é que se consegue saber que desta vez era mesmo a serio e não apenas um falso breakaut de 15/20pips? Apenas baseado na AT, sem ter acesso ao tipo de informação que o Dj dispoe. Depois de varias falsas a tendencia é desconfiar de todas! Como o Pedro e o Lobo!
Claro que com a sorte que eu tenho esta nem a vi! - tinha desligado os avisos sonoros pois estavam sempre a chatear.
Em relação a entrar num movimento grande é necessario encontrar o nascimento do mesmo, coisa que eu não consigo!
Continuação....
Relativamente à questão do Breakout, estou com o Djovarius. Não é possível distinguir um bom de uma mau breakout. Ou há breakout ou não há...
Se há, poderá resultar ou não. Quanto a isso não há muito a fazer. A estratégia de investimento terá de contar já com isso pois trades falhados são inevitáveis...
A única coisa que se pode fazer é ao plano do money management. Porque há situações em que consideramos a aposta no breakout mais ou menos arriscado (independemente dele ser bom ou mau). E portanto há que avaliar caso a caso se vale a pena entrar e se sim, com quanto.
Não é preciso «ir a todas»...
Já lá dizia Livermore, o que dá dinheiro não é mexer. É (saber) estar quieto!...
Sobre o sistema, eu não sou apologista de sistemas Plpinto. De qq das formas e para o avaliar e opinar sobre ele tería de ver muito mais do que aquele bocadinho (meia duzia de trades).
Relativamente à questão do Breakout, estou com o Djovarius. Não é possível distinguir um bom de uma mau breakout. Ou há breakout ou não há...
Se há, poderá resultar ou não. Quanto a isso não há muito a fazer. A estratégia de investimento terá de contar já com isso pois trades falhados são inevitáveis...
A única coisa que se pode fazer é ao plano do money management. Porque há situações em que consideramos a aposta no breakout mais ou menos arriscado (independemente dele ser bom ou mau). E portanto há que avaliar caso a caso se vale a pena entrar e se sim, com quanto.
Não é preciso «ir a todas»...
Já lá dizia Livermore, o que dá dinheiro não é mexer. É (saber) estar quieto!...
Sobre o sistema, eu não sou apologista de sistemas Plpinto. De qq das formas e para o avaliar e opinar sobre ele tería de ver muito mais do que aquele bocadinho (meia duzia de trades).
Peço desculpa por só responder agora mas tive de me ausentar....
Obrigado, obrigado, não se é. Tentado, sim...
Bem, tentação depende da perspectiva de investimento. Para quem investe num plano temporal muito apertado, é uma tentação. Para quem investe num plano mais alargado, não é uma tentação... É o objectivo.
Eu qnd abro um trade não quer obter 20 ou 30 ou 40pips. Esses trades são insignificantes e ao procura-los estaría a trabalhar bem para obter uma performance negativa. Procuro trades de 100pis para cima (100, 150, 200, 250 ou até mais). Um bom trade dará para cobrir vários falhanços...
O que te posso dizer, Plpinto, é que com uma estratégia dessas até posso cometer dois ou três erros consecutivos e perder, por exemplo uns 15 ou 20% do capital. Um bom trade acabará a cobrir essas perdas e ainda sobrarão mais valias...
Repara, é uma filosofia de investimento totalmente diferente. E indubitavelmente mais fácil de realizar com sucesso pois com este método os obstaculos (dificuldades) são menores como já expus detalhadamente...
De facto, não concordo e esse é um dos pontos centrais. O trabalho não é o mesmo e se o Plpinto analisar vai concordar comigo certamente...
Quem investe em planos muito apertados TEM de seguir o mercado mais de perto. A analise perde a validade mais rapidamente e tem de estar constantemente a ser reavaliada. Por vezes, várias vezes ao dia!... Ora eu passo dias sem fazer absolutamente nada (dentro ou fora) e sem mudar de opinião...
O meu trabalho é indubitavelmente menor!
O stress e desgaste psicologico, mesmo quando corre mal, é também menor (o capital não sofre o mesmo desgaste e quando perco as perdas são mais contidas... relembro, alavanco pouco e isso é essencial para um trading consistente).
Relativamente ao breakout, creio que não vi a questão sequer, não sei exactamente do que se trata. Vou ler e depois opinarei...
Em relação aos indicadores, no Forex não utilizo nenhum (nem indicadores nem médias móveis). Baseio-me unicamente em suportes, resistencias, LT's e padrões...
Estou convicto que não é preciso mais no Forex e nestes 4 ou 5 meses de acompanhamento creio que as minhas analises e eficacia da mesma demonstram que não é preciso muito mais. Não sou adepto de medias moveis e tb não sou grande apologista de indicadores...
Sou minimalista e procuro simplicidade e eficácia na medida do possível.
Anonymous Escreveu:Bom Marco, o que eu quero dizer é que quando se tem pouco dinheiro para investir é-se mesmo obrigado a alavancar.
Obrigado, obrigado, não se é. Tentado, sim...

Anonymous Escreveu: E o exemplo era que se entrar com um contrato muito pequeno, exemplo: 0.1, há uma tendencia a não fechar o trade aos primeiros sinais de inversão porque sendo o lucro obtido em relação ao trabalho realizado tão pequeno existe a tentação de tentar ficar aberto para ver se se ganha mais algum.
Bem, tentação depende da perspectiva de investimento. Para quem investe num plano temporal muito apertado, é uma tentação. Para quem investe num plano mais alargado, não é uma tentação... É o objectivo.
Eu qnd abro um trade não quer obter 20 ou 30 ou 40pips. Esses trades são insignificantes e ao procura-los estaría a trabalhar bem para obter uma performance negativa. Procuro trades de 100pis para cima (100, 150, 200, 250 ou até mais). Um bom trade dará para cobrir vários falhanços...
O que te posso dizer, Plpinto, é que com uma estratégia dessas até posso cometer dois ou três erros consecutivos e perder, por exemplo uns 15 ou 20% do capital. Um bom trade acabará a cobrir essas perdas e ainda sobrarão mais valias...
Repara, é uma filosofia de investimento totalmente diferente. E indubitavelmente mais fácil de realizar com sucesso pois com este método os obstaculos (dificuldades) são menores como já expus detalhadamente...
Anonymous Escreveu: Deve concordar que o trabalho de analizar o mercado é sempre o mesmo independentemente do investimento.
De facto, não concordo e esse é um dos pontos centrais. O trabalho não é o mesmo e se o Plpinto analisar vai concordar comigo certamente...
Quem investe em planos muito apertados TEM de seguir o mercado mais de perto. A analise perde a validade mais rapidamente e tem de estar constantemente a ser reavaliada. Por vezes, várias vezes ao dia!... Ora eu passo dias sem fazer absolutamente nada (dentro ou fora) e sem mudar de opinião...
O meu trabalho é indubitavelmente menor!
O stress e desgaste psicologico, mesmo quando corre mal, é também menor (o capital não sofre o mesmo desgaste e quando perco as perdas são mais contidas... relembro, alavanco pouco e isso é essencial para um trading consistente).
Anonymous Escreveu:Já agora pode responder á minha pergunta da ultima resposta "o que indiciava que este breakaut iria ser verdadeiro". Esse é o meu problema: separar o trigo do joio!
Outra coisa, o Marco não utiliza indicadores, pois não? Só procura breakauts e inversões nas linhas de tendencia?
Relativamente ao breakout, creio que não vi a questão sequer, não sei exactamente do que se trata. Vou ler e depois opinarei...
Em relação aos indicadores, no Forex não utilizo nenhum (nem indicadores nem médias móveis). Baseio-me unicamente em suportes, resistencias, LT's e padrões...
Estou convicto que não é preciso mais no Forex e nestes 4 ou 5 meses de acompanhamento creio que as minhas analises e eficacia da mesma demonstram que não é preciso muito mais. Não sou adepto de medias moveis e tb não sou grande apologista de indicadores...
Sou minimalista e procuro simplicidade e eficácia na medida do possível.
O mercado americano fecha ás 21 horas. As coretoras acho que só as 22horas.
Outro exemplo do sistema, neste caso não tem a mesma performance mas mesmo assim é positiva pois indicou as inversões e breakauts ocorridos junto dos S/Rs eliminando algum do ruido produzido pelo meio do range.
Outro exemplo do sistema, neste caso não tem a mesma performance mas mesmo assim é positiva pois indicou as inversões e breakauts ocorridos junto dos S/Rs eliminando algum do ruido produzido pelo meio do range.
- Anexos
-
- Indicador de bandas 2.PNG (22.17 KiB) Visualizado 1032 vezes
Quase que tenho vergonha...
de intervir numa discussão destas, e ainda por cima para fazer uma pergunta que por certo já foi respondida meia duzia de vezes no forum...
A que horas fecha a loja das moedas?
Cumprimentos
Space
A que horas fecha a loja das moedas?

Cumprimentos
Space
PLPinto,
A questão dos falsos brakouts continua a ser um problema até para traders com muitos anos.
Mas os pips que se podem perder com eles ao se ser stopado, terão que ser compensados com o trade restante.
Hoje, 1.2640 gerou um sinal falso, mas depois sinalizou bem a queda seguinte. Onde se podia perder 30 pips à primeira, dava para recuperar à segunda vez... e de que maneira.
Tenta evitar o overtrade... nem todos os dias há setups bons nos momentos em que estamos junto do computador.
É mais importante acompanhar o mercado do que estar sempre a negociar.
Por isso é que eu faço poucos trades, ao contrário do que muitos podem imaginar.
E hoje confirmou-se mais uma premissa que já tínhamos visto em Janeiro. Sempre que o EUR/USD cruza em baixa a MME de 25 dias, acaba por tocar na de 50 dias !! E desta vez, foi logo no mesmo dia !!
O que mais me espanta é que na semana, o EUR/USD vai ao ponto máximo do ciclo semanal aqui divulgado (1.29) e toca no mínimo desse mesmo ciclo (1.25).
Só hoje, amplitude de mais de 250 pips e no Cable 300 pips.
O Euro tem suporte na MME 50 dias e o Cable na de 25 dias.
O JPY perdeu mais de 300 pips na semana, algo que há muito não se via. O BOJ subiu a parada !!
Ainda espero voltar aqui mais logo, mas queria aproveitar para agradecer a grande participação neste tópico, ao longo da semana, quer de leitores, quer dos amigos que estão aqui para ajudar a compreender as dificuldades deste mundo que é o Forex !!
até já
dj
A questão dos falsos brakouts continua a ser um problema até para traders com muitos anos.
Mas os pips que se podem perder com eles ao se ser stopado, terão que ser compensados com o trade restante.
Hoje, 1.2640 gerou um sinal falso, mas depois sinalizou bem a queda seguinte. Onde se podia perder 30 pips à primeira, dava para recuperar à segunda vez... e de que maneira.
Tenta evitar o overtrade... nem todos os dias há setups bons nos momentos em que estamos junto do computador.
É mais importante acompanhar o mercado do que estar sempre a negociar.
Por isso é que eu faço poucos trades, ao contrário do que muitos podem imaginar.
E hoje confirmou-se mais uma premissa que já tínhamos visto em Janeiro. Sempre que o EUR/USD cruza em baixa a MME de 25 dias, acaba por tocar na de 50 dias !! E desta vez, foi logo no mesmo dia !!
O que mais me espanta é que na semana, o EUR/USD vai ao ponto máximo do ciclo semanal aqui divulgado (1.29) e toca no mínimo desse mesmo ciclo (1.25).
Só hoje, amplitude de mais de 250 pips e no Cable 300 pips.
O Euro tem suporte na MME 50 dias e o Cable na de 25 dias.
O JPY perdeu mais de 300 pips na semana, algo que há muito não se via. O BOJ subiu a parada !!
Ainda espero voltar aqui mais logo, mas queria aproveitar para agradecer a grande participação neste tópico, ao longo da semana, quer de leitores, quer dos amigos que estão aqui para ajudar a compreender as dificuldades deste mundo que é o Forex !!
até já
dj
Já agora se o Marco, e não só, me quiserem dár uma opinião sobre este sistema que acabei de inventar para tentar apanhar as inversões e breakauts dentro de uma banda que se coloca agradecia.
Funciona baseado numa media movel de preço de fecho que nos pede o suporte e resistencia mais perto (para quando o cross anda a variar entre dois valores mais ou menos fixos como esta manhã). A ideia é filtrar os sinais falsos que as medias moveis dão sendo apenas viáveis os produzidos nos valores proximos dos S/Rs, assinalados a azul tracejado.
Funciona baseado numa media movel de preço de fecho que nos pede o suporte e resistencia mais perto (para quando o cross anda a variar entre dois valores mais ou menos fixos como esta manhã). A ideia é filtrar os sinais falsos que as medias moveis dão sendo apenas viáveis os produzidos nos valores proximos dos S/Rs, assinalados a azul tracejado.
- Anexos
-
- Gráfico de 30 mn
- Indicador de bandas.PNG (19.5 KiB) Visualizado 1060 vezes
Bom Marco, o que eu quero dizer é que quando se tem pouco dinheiro para investir é-se mesmo obrigado a alavancar. E o exemplo era que se entrar com um contrato muito pequeno, exemplo: 0.1, há uma tendencia a não fechar o trade aos primeiros sinais de inversão porque sendo o lucro obtido em relação ao trabalho realizado tão pequeno existe a tentação de tentar ficar aberto para ver se se ganha mais algum. Deve concordar que o trabalho de analizar o mercado é sempre o mesmo independentemente do investimento.
Já agora pode responder á minha pergunta da ultima resposta "o que indiciava que este breakaut iria ser verdadeiro". Esse é o meu problema: separar o trigo do joio!
Outra coisa, o Marco não utiliza indicadores, pois não? Só procura breakauts e inversões nas linhas de tendencia?
Já agora pode responder á minha pergunta da ultima resposta "o que indiciava que este breakaut iria ser verdadeiro". Esse é o meu problema: separar o trigo do joio!
-
Visitante
PLPINTO Escreveu:Claro que os defensores de longo prazo devem ter razão (quando um Marco Ant, um Dj e mesmo os economistas os aconselham) mas nenhum faz daytrading, será que não existem daytraders com bom sucesso? e qual será o segredo?
É possível que haja, mas é mais difícil... Os obstáculos são maiores.
PLPINTO Escreveu:Em relação à lavancagem não há nada a fazer: tenho tão pouco dinheiro que se não o alavancar...e se os trades perdedores forem muitos é igual,é só uma questão de tempo!
Bem, se a questão é ser uma questão de tempo perder o capital todo, eu penso que nem vale a pena investir.

A ideia não é perder em mais ou menos tempo. A ideia é não perder. Alavancando menos é mais fácil não perder...
Este é um ponto fulcral!
Dizes-me: invisto pouco e portanto se alavancar pouco não faço nada que se veja (não é bem assim, pois se fores consistente nos resultados com o tempo o pouco transforma-se em muito) e por isso alavanco mais, mesmo que isso me faça perder mais depressa.
Ora, este teu raciocínio é uma inversão do que deve ser a filosofia de investimento. Mais vale ganhar pouco (e devagar) do que perder muito (e depressa).
PLPINTO Escreveu: Ainda em relação à alavancagem pode funcionar exactamente ao contrario do que o Marco diz (quando se tem pouco dinheiro): imaginem 30 pips de lucro vezes um mini contrato = 23 euros, tão pouco que não dá para o trabalho mas, se for 4 ou 5 minis ja dá 100 euros: compenssa.A tendencia no 1º caso é tentar ficar para ver se vem mais um pouco mesmo que estejamos perante um S/R e acabar stopado.
Não percebi a tua questão e não estou a ver como pode funcionar ao contrário do que eu expus. Podias explicar mais detalhadamente, é que sinceramente não estou a perceber a questão que estás a expor...
De qq das formas adianto que começas logo por um pressuposto (30 pips de lucro) que sai fora daquilo que eu estou a defender (um trade de 30 pips de lucro não é o que eu procuro obter quando negoceio em planos mais alargados, portanto estaríamos perante um trade «quase» falhado). Ao trabalhar em planos mais alargados é óbvio que se realizam trades onde se atinge os 100, 150, 200 e 250 pips de lucro. Logo, com um único contracto e estando muito menos exposto, acabas por fazer o mesmo lucro que fazes com vários contractos de uma só vez num curto trade de 30pips (e mais alavancado, mais exposto e correndo mais riscos).
Portanto, com vês o exemplo que apresentas não se enquadra com um investimento como o que estou a defender.
Existe ainda a questão do spread (que é alavancado na mesma medida em que alavancas a posição) e com o qual tens de lutar em cada trade. Quanto mais alavancares, maior é o custo do spread efectivo. Se investes num prazo muito apertado e com muita alavancagem, o spread por mais pequeno que seja é um custo gigante (no limite, se te permitissem alavancar uns milhares de vezes mal abrias a posição estavas falido só por causa do spread), se apostares em prazos mais alargados e alavancando menos, o custo do spread é irrelevante.
Repara que o custo do spread é uma desvantagem, é como quem entram em campo a perder 1-0 e é uma desvantagem que tens de recuperar. Alavancando mais é como entrares em campo a perder 2-0 ou 3-0...
Faço estas analogias pois espero assim transmitir mais facilmente os conceitos.
Como é que se consegue saber que desta vez era mesmo a serio e não apenas um falso breakaut de 15/20pips? Apenas baseado na AT, sem ter acesso ao tipo de informação que o Dj dispoe. Depois de varias falsas a tendencia é desconfiar de todas! Como o Pedro e o Lobo!
Claro que com a sorte que eu tenho esta nem a vi! - tinha desligado os avisos sonoros pois estavam sempre a chatear.
Desculpem não ter participado neste debate excelente.
Mas o alerta vermelho no Japão (para lá do BOJ) puxou o USD para cima face ao JPY - também puxou o Euro, mas menos !!
Isto dá queda do EUR/USD até ao suporte de 1.2540/60 !!
Este valor ou 1.25 devem segurar as quedas por hoje, por o movimento está esticado, mas nunca se sabe...
A Libra está agora 500 pips abaixo dos máximos de quarta-feira, e o Euro cerca de 400 pips abaixo.
Qualquer tentativa de rebound, se não passar do ponto pivot desta semana, dará origem a mais quedas.
O BOJ conseguiu fazer o JPY cair quase 400 pips face ao USD, também esta semana.
E é o dólar a subir e as Bolsas em queda... bem, esta sexta-feira prometia mesmo !!
Até já
dj
Mas o alerta vermelho no Japão (para lá do BOJ) puxou o USD para cima face ao JPY - também puxou o Euro, mas menos !!
Isto dá queda do EUR/USD até ao suporte de 1.2540/60 !!
Este valor ou 1.25 devem segurar as quedas por hoje, por o movimento está esticado, mas nunca se sabe...
A Libra está agora 500 pips abaixo dos máximos de quarta-feira, e o Euro cerca de 400 pips abaixo.
Qualquer tentativa de rebound, se não passar do ponto pivot desta semana, dará origem a mais quedas.
O BOJ conseguiu fazer o JPY cair quase 400 pips face ao USD, também esta semana.
E é o dólar a subir e as Bolsas em queda... bem, esta sexta-feira prometia mesmo !!
Até já
dj
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 132 visitantes