Obrigações II
Re: Obrigações II
Dosina,
Vou-te dar a minha opinião. Por favor acredita que tenho imensa pena de quem perdeu dinheiro, é uma situação horrível, horrível, horrível. Nota também que eu nada tenho a ver com a decisão tomada por quem de direito. Só te posso ajudar com argumentação a teu favor e acho que há argumentos no sentido dos detentores da dívida subordinada estarem a ser "mal-tratados" face aos detentores do papel comercial (caso esses venham a ser pagos). O BES é/era uma instituição auditada, profundamente regulada, havia razões para acreditar que o risco era menor do que efectivamente se revelou ser. Isto ao contrário de quem subscreveu papel comercial aceitando risco directo de empresas já em falência técnica. Tu aceitaste risco BES, eles aceitaram risco rio forte e outros. Não sei se isso mudaria o que quer que seja no resultado final, na distribuição dos activos sobrantes mas parece-me uma enorme injustiça, se vier a suceder esse pagamento. Tal como me parece injusto ser o resto da banca a pagar por fraude no BES (dito isto, é muito menos dramático ser a banca a pagar que os particulares embora isso também possa vir a custar muito emprego e muitas empresas caso a restante banca não aguente o fardo).
No entanto, acho é que o argumento do "não sabia" é muito fraco quando as regras das subordinadas e das perpétuas são essas e não foram mudadas. Não há nenhuma surpresa na perda dado o evento da falência do BES. A argumentação a usar está no próprio evento da falência e no tratamento da mesma. Dizer que não sabias em que estavas a aplicar revela desinteresse e irresponsabilidade. Argumenta de outro modo. Isto é apenas a minha opinião e seria o que eu faria se estivesse no teu lugar.
Vou-te dar a minha opinião. Por favor acredita que tenho imensa pena de quem perdeu dinheiro, é uma situação horrível, horrível, horrível. Nota também que eu nada tenho a ver com a decisão tomada por quem de direito. Só te posso ajudar com argumentação a teu favor e acho que há argumentos no sentido dos detentores da dívida subordinada estarem a ser "mal-tratados" face aos detentores do papel comercial (caso esses venham a ser pagos). O BES é/era uma instituição auditada, profundamente regulada, havia razões para acreditar que o risco era menor do que efectivamente se revelou ser. Isto ao contrário de quem subscreveu papel comercial aceitando risco directo de empresas já em falência técnica. Tu aceitaste risco BES, eles aceitaram risco rio forte e outros. Não sei se isso mudaria o que quer que seja no resultado final, na distribuição dos activos sobrantes mas parece-me uma enorme injustiça, se vier a suceder esse pagamento. Tal como me parece injusto ser o resto da banca a pagar por fraude no BES (dito isto, é muito menos dramático ser a banca a pagar que os particulares embora isso também possa vir a custar muito emprego e muitas empresas caso a restante banca não aguente o fardo).
No entanto, acho é que o argumento do "não sabia" é muito fraco quando as regras das subordinadas e das perpétuas são essas e não foram mudadas. Não há nenhuma surpresa na perda dado o evento da falência do BES. A argumentação a usar está no próprio evento da falência e no tratamento da mesma. Dizer que não sabias em que estavas a aplicar revela desinteresse e irresponsabilidade. Argumenta de outro modo. Isto é apenas a minha opinião e seria o que eu faria se estivesse no teu lugar.
pata-hari Escreveu:Bem, quem comprou subordinadas sabia que tinham mais risco que as seniores e notou que pagavam melhor que as senior. Ou seja, não pode comparar batatas com cebolas. Que se diga que é injusto pagar-se papel comercial de empresas falidas deixando as subordinadas do banco afundar, é outra coisa, é de algum modo equivalente ao primeiro argumento.
quando eu subscrevi as obrigações sabia lá se eram seniores ou subordinadas...
era um produto vendido como VALOR MOBILIÁRIO PERPETUO, com garantia VERBAL de ser um produto seguro.
foi vendido a pessoas sem conhecimento de causa como era o meu caso.
o argumento era que a tx era mt boa e que passado 5 anos o banco pagaria essas obrigações, pois o banco não quereria pagar esses juros durante toda a vida.
aliás, esse argumento foi de novo utilizado por um director comercial do bes -DR. MIGUEL COSTA SANTOS - numa reunião que teve comigo.
de qq modo essas obrigações são títulos de divida, deveriam sempre ter prioridade de pagamento sobre o papel comercial da rio forte.
esse tal DR. MIGUEL COSTA SANTOS , agora diz que esse produto nunca deveria ter sido vendido a retalho e isso é verdade, pois na venda, nunca foi explicado às pessoas o risco que corriam.
aliás, o prospecto desse produto, tinha 288 páginas e estava em inglês, eu nem sei inglês e parece que havia um prospeto em português com 16 páginas, mas nem esse me foi mostrado.
isto foi um logro, tal como outros produtos.
o ideal era todos nós recebermos o montante que investimos e era fruto do nosso trabalho.
se não havia dinheiro, então propunha-se soluções para pagar por exemplo 80%, mas a todos.
não acho justo ficar sem nada do valor que subscrevi, na altura o valor tinha activos que agora foram retirados do BES.
e o saque continua, então os depósitos de ESPIRITO SANTO SAUDE que ficaram no BES, vão agora ser retirados com a venda...é uma das condições do comprador.
é uma vergonha, considero que estou a ser roubado com a conivência do BP.
- Registado: 5/6/2014 23:18
Bem, quem comprou subordinadas sabia que tinham mais risco que as seniores e notou que pagavam melhor que as senior. Ou seja, não pode comparar batatas com cebolas. Que se diga que é injusto pagar-se papel comercial de empresas falidas deixando as subordinadas do banco afundar, é outra coisa, é de algum modo equivalente ao primeiro argumento.
dosina Escreveu:OBRIGAÇÕES SUBORDINADAS
Apesar de o Banco de Portugal permitir que sejam pagas as ob. subordinadas desde que não ponham em risco os rácios, o banco nada está a fazer para resolver a situação destes clientes que tb foram enganados.
todos deveriam receber o que era seu, não é justo ficarem com o nosso dinheiro que ganhamos com o nosso trabalho.
não é justo pagarem umas obrigações e não pagarem outras, o problema de uns é igual aos dos outros, ou seja, TODOS FORAM ENGANADOS PELO BES E CONFIARAM NO BANCO E NOS SEUS GESTORES.
se pagarem a todos menos estas obrigações, terei de encerrar todas as contas, minha, dos filhos, não vão pagar aos outros com o meu dinheiro.
Creio que tem existido algumas gralhas nas notícias que estão a gerar confusão. O fundof já referiu que o título de uma das notícias estava errado ("Portanto só o título está errado, nada tem a ver com obrigações subordinadas"). Aquilo que o Banco de Portugal está a permitir que seja pago são apenas as obrigações seniores e desde que não ponham em risco os rácios (e não as subordinadas pois estas ficaram no "banco mau"). Isto sem prejuízo das opiniões que se tenham sobre o confiar no banco, nos gestores, etc....
- Registado: 13/8/2014 17:30
OBRIGAÇÕES SUBORDINADAS
Apesar de o Banco de Portugal permitir que sejam pagas as ob. subordinadas desde que não ponham em risco os rácios, o banco nada está a fazer para resolver a situação destes clientes que tb foram enganados.
todos deveriam receber o que era seu, não é justo ficarem com o nosso dinheiro que ganhamos com o nosso trabalho.
não é justo pagarem umas obrigações e não pagarem outras, o problema de uns é igual aos dos outros, ou seja, TODOS FORAM ENGANADOS PELO BES E CONFIARAM NO BANCO E NOS SEUS GESTORES.
se pagarem a todos menos estas obrigações, terei de encerrar todas as contas, minha, dos filhos, não vão pagar aos outros com o meu dinheiro.
- Registado: 5/6/2014 23:18
é uma das soluções matemáticas que o resultado é os obrigacionistas seniores nunca perderem dinheiro em caso algum,comercialmente é de se lhe tirar o chapéu, digo eu 

- Registado: 10/5/2014 23:35
Pipo79 Escreveu:fundof Escreveu:27/09/2014 | 00:00 | Dinheiro Vivo
O Novo Banco já tem uma solução para os detentores de obrigações subordinadas de longo prazo do antigo Banco Espírito Santo (BES). A instituição liderada por Eduardo Stock da Cunha propõe o pagamento de parte das obrigações em depósitos.
A intenção passa, primeiro, por vender as obrigações no mercado. O valor total resultante dessa venda é colocado num primeiro depósito a três anos. Para este depósito a 36 meses, o Novo Banco propõe uma taxa média de 2,75%.
No entanto, caso a venda inicial do mercado da obrigação não subordinada seja inferior ao valor que o cliente investiu, o Novo Banco propõe-se a colocar 75% da diferença num depósito da 10 anos a render uma taxa média de 4,25%.
Qualquer um destes depósitos é mobilizável ao final de 12 meses, perdendo-se, no entanto, os juros. Além disso, estão assegurados pelo Fundo de Garantia de Depósitos até 100 mil euros.
No caso de um investidor com 100 euros em obrigações, a solução prevê que estas sejam vendidas no mercado. Se fossem vendidas a 60 euros, o que o Novo Banco propõe é que estes 60 euros sejam colocados no tal depósito a 36 meses.
No entanto, este investidor tinha aplicados 100 euros, o que significa que há uma diferença de 40 euros entre o investimento e a venda. Nesta situação o Novo Banco propõe aplicar 75% dos 40 euros, (ou seja, 30 euros) num depósito a 10 anos. O Novo Banco irá constituir este último depósito recorrendo à provisão de 1,3 mil milhões de euros que foi constituída nas contas do primeiro semestre para acautelar as obrigações colocadas junto de clientes do banco, no âmbito de um esquema de financiamento do Grupo Espírito Santo (GES).
Os investidores têm assim três possibilidades: ou ficam com as obrigações até à maturidade, ou vendem no mercado diretamente, ou optam pela proposta do Novo Banco.
É precisamente esta a solução encontrada para OST's, séries comerciais, Poupança Plus e afins colocadas em clientes residentes.
Portanto só o título está errado, nada tem a ver com obrigações subordinadas.
Já agora a taxa do DP a 10 anos é de 4%.
Abraço
Portanto, se entendi bem isto irá aplicar-se por exemplo aos casos dos BESLUX falados algures neste tópico, que tem maturidade em 2043. Tendo em conta a longevidade da data julgo que é de assumir que dificilmente essas obrigações podem ser vendidas pelo valor que "o cliente investiu", e se esses 60€ do exemplo se traduzirem no valor esperado de venda a 60%, portanto existe logo à partida uma expectativa perda de capital de 10% (25% de 40%)
Não é claro quando é que será constituído o depósito a prazo inicial (o tal que se parece esperar ser a 60%), se é "já", ou só quando o Novo Banco vender as tais obrigações, nem para os eventuais o dos 75% da diferença. Parece-me que será razoável esperar que seja já 60% (para gerar algum "sentimento de segurança" e liquidez aos clientes, e que os 75% das diferença sejam só quando se vender efectivamente e já se possa então calcular o valor exacto.
Era interessante ouvir os restantes conhecedores destas matérias ... o que acham da solução?
Sabe-nos esclarecer se essa será igualmente a solução para a "Gestão de Carteiras" que eram maioritariamente constituídas por Obrigações Séniores / Não Subordinadas de longo termo (como por exemplo as famosas Bes Lux com maturidade em 2043 e em 2046)?
Obrigado pela ajuda.
Obrigado pela ajuda.
- Registado: 6/8/2014 22:38
fundof Escreveu:27/09/2014 | 00:00 | Dinheiro Vivo
O Novo Banco já tem uma solução para os detentores de obrigações subordinadas de longo prazo do antigo Banco Espírito Santo (BES). A instituição liderada por Eduardo Stock da Cunha propõe o pagamento de parte das obrigações em depósitos.
A intenção passa, primeiro, por vender as obrigações no mercado. O valor total resultante dessa venda é colocado num primeiro depósito a três anos. Para este depósito a 36 meses, o Novo Banco propõe uma taxa média de 2,75%.
No entanto, caso a venda inicial do mercado da obrigação não subordinada seja inferior ao valor que o cliente investiu, o Novo Banco propõe-se a colocar 75% da diferença num depósito da 10 anos a render uma taxa média de 4,25%.
Qualquer um destes depósitos é mobilizável ao final de 12 meses, perdendo-se, no entanto, os juros. Além disso, estão assegurados pelo Fundo de Garantia de Depósitos até 100 mil euros.
No caso de um investidor com 100 euros em obrigações, a solução prevê que estas sejam vendidas no mercado. Se fossem vendidas a 60 euros, o que o Novo Banco propõe é que estes 60 euros sejam colocados no tal depósito a 36 meses.
No entanto, este investidor tinha aplicados 100 euros, o que significa que há uma diferença de 40 euros entre o investimento e a venda. Nesta situação o Novo Banco propõe aplicar 75% dos 40 euros, (ou seja, 30 euros) num depósito a 10 anos. O Novo Banco irá constituir este último depósito recorrendo à provisão de 1,3 mil milhões de euros que foi constituída nas contas do primeiro semestre para acautelar as obrigações colocadas junto de clientes do banco, no âmbito de um esquema de financiamento do Grupo Espírito Santo (GES).
Os investidores têm assim três possibilidades: ou ficam com as obrigações até à maturidade, ou vendem no mercado diretamente, ou optam pela proposta do Novo Banco.
É precisamente esta a solução encontrada para OST's, séries comerciais, Poupança Plus e afins colocadas em clientes residentes.
Portanto só o título está errado, nada tem a ver com obrigações subordinadas.
Já agora a taxa do DP a 10 anos é de 4%.
Abraço
- Registado: 29/11/2007 1:51
27/09/2014 | 00:00 | Dinheiro Vivo
- Registado: 6/8/2009 12:13
Pipo79 Escreveu:Cliente1, no Novo Banco a venda das obrigações demora esse tempo todo pois eles ainda se estão a adaptar ao processo normal de venda de obrigações. Isto é, até agora que fazia contraparte era o próprio BES, logo era imediato. Agora colocam-nas em mercado tal como todos os outros corretores fazem e esperam que apareça um comprador, o problema é que ainda não conseguem alterar o preço minimo a que o cliente está disposto a vender tornando o processo ineficiente.
Abraço
Pois, e o cliente é que sofre

Pelo que percebi também só podem introduzir as ordens nos primeiros dias da semana, e tanto quanto percebo são vendidas OTC pelo que não há nenhum site onde se possa acompanhar as cotações (para além do BES NET) e ficar com uma ideia se estamos a definir um patamar aceitável.
investor2 Escreveu:Olá a todos!
Queria colocar-vos uma questão que me colocaram e que não soube responder.
Alguém com obrigações do BES (ISIN:xs0782220007) quer saber se consegue ou não vender estas obrigações no mercado. Isto é, se há liquidez.
Disse-me que o gestor lhe disse que conseguia vender por volta dos 97 mas, confesso, achei muito esquisito. Bem sei que estas obrigações passaram para o banco bom mas..haverá assim tanta gente a querer comprar? Ainda para mais a este preço?
Ele com esta coisa toda não sabe o que fazer. Se vender ou se manter. Eu sinceramente tenho as minhas dúvidas que ele as consiga vender mas não queria dar uma resposta sem ouvir outras opiniões de pessoas que também têm estas obrigações ou estejam por dentro do assunto.
Quem conhecer estas obrigações e me conseguir ajudar eu agradeço.
Investor
Uma das coisas boas que o mercado tem é que há liquidez para tudo, tudo se negoceia.
O que tu queres saber é a que preço há liquidez.
Pois bem, hoje foram vendidas a 95,5%.
Achas o preço alto? Este preço representa uma yield anual superior a 6% (3 vezes mais que um DP) parece-me que já traduzem o risco do próprio banco.
Se deves vender? Só tu o podes decidir, depende do risco que atribuís ao próprio banco e à sua capacidade de vir a reembolsar as obrigações na maturidade.
Cliente1, no Novo Banco a venda das obrigações demora esse tempo todo pois eles ainda se estão a adaptar ao processo normal de venda de obrigações. Isto é, até agora que fazia contraparte era o próprio BES, logo era imediato. Agora colocam-nas em mercado tal como todos os outros corretores fazem e esperam que apareça um comprador, o problema é que ainda não conseguem alterar o preço minimo a que o cliente está disposto a vender tornando o processo ineficiente.
Abraço
- Registado: 29/11/2007 1:51
Senior 14 Escreveu:Investor2
Em relação ás suas obrigações elas são bes london com vencimento em 21/5/2019 com uma taxa de 5% de juros,
Daquilo que eu sei é que a taxa é atraente mais ou menos é o vencimento é daqui a 3,5 anos assim sendo é capaz de haver interessados
Eu dei ordem de venda das minhas e aparentemente os procedimentos internos do BES tem alguma burocracia e as ordens de venda são executadas numa semana e só na segunda feira seguinte é que se sabe se foram vendidas ou não.
Entretanto fui ao BESNET e o valor que aparece agora é 93,20% (o que representa uma uma grande descida desde a semana passada). Não sei muito bem que o que é que esse valor representa mas se por ventura a melhor oferta desta semana foi este valor... as minhas não foram certamente vendidas.
Investor2
Em relação ás suas obrigações elas são bes london com vencimento em 21/5/2019 com uma taxa de 5% de juros,
Daquilo que eu sei é que a taxa é atraente mais ou menos é o vencimento é daqui a 3,5 anos assim sendo é capaz de haver interessados
- Registado: 22/9/2014 22:01
Olá a todos!
Alguém com obrigações do BES (ISIN:xs0782220007) quer saber se consegue ou não vender estas obrigações no mercado. Isto é, se há liquidez.
Disse-me que o gestor lhe disse que conseguia vender por volta dos 97 mas, confesso, achei muito esquisito. Bem sei que estas obrigações passaram para o banco bom mas..haverá assim tanta gente a querer comprar? Ainda para mais a este preço?
Ele com esta coisa toda não sabe o que fazer. Se vender ou se manter. Eu sinceramente tenho as minhas dúvidas que ele as consiga vender mas não queria dar uma resposta sem ouvir outras opiniões de pessoas que também têm estas obrigações ou estejam por dentro do assunto.
Investor
Investor
- Registado: 29/11/2007 12:27
LP2WL Escreveu:Senior 14 Escreveu:É a primeira vez que entro neste fórum apesar de há cerca de um mês andar a fazer seguimento
Eu também tenho as tais obrigacoes que comprei em março de 2013 e que o Bes se comprometia a comprá-las passado 19 meses e que portanto estão a vencer nos dias próximos.Ja sei que para já não serão pagas que o assunto está a ser estudado e também vim a saber que as mesmas afinal eram obrigacoes LUX com vencimento 2043
Sinceramente nem sei o que dizer , mas acho que haverá muitas e muitas pessoas na mesma situação e deveríamos
Elo menos estar em contacto porque quando chegar a altura e não houver decisão devemos fazer algo
Isto não pode ficar desta forma ,nem em sonhos é bom pensar
Gostava de conhecer a opinião das pessoas na mesma situação
Fui hoje informado que a solução encontrada passa pelo pagamento do capital e juros acordados (no meu caso em Março de 2013), e que no inicio da próxima semana terei todos os detalhes.
Não me foi dito explicitamente mas creio que a solução será a que vem noticiada hoje na imprensa:
http://economico.sapo.pt/noticias/novo- ... 02348.html
- Registado: 10/7/2014 16:16
F-Type Escreveu:jopsilveira Escreveu:Viva,
Venceu-se um depósito a prazo de 100.000 USD.
Em vez de renovar o depósito a prazo a 2,1% a 180 dias, estou a pensar colocar em obrigações.
E como obrigações em USD sugeriram-me as obrigações do quadro em baixo.
Não haverá nada melhor?
Republica Portuguesa
P.ex, estas em USD estão nos 104 e encontram-se a desconto face a mesma maturidade em EUR que estão a 120 :
USD---- http://www.boerse-berlin.com/index.php/ ... 1085735899
EUR---- http://www.boerse-berlin.com/index.php/ ... OTEQOE0015
Sim, mas essas obrigações têm um prazo ainda mais alargado: até 2024 e um cupão ligeiramente inferior à primeira da EDP.
- Registado: 5/8/2014 20:53
jopsilveira Escreveu:Viva,
Em vez de renovar o depósito a prazo a 2,1% a 180 dias, estou a pensar colocar em obrigações.
Não haverá nada melhor?
Republica Portuguesa
P.ex, estas em USD estão nos 104 e encontram-se a desconto face a mesma maturidade em EUR que estão a 120 :
USD---- http://www.boerse-berlin.com/index.php/ ... 1085735899
EUR---- http://www.boerse-berlin.com/index.php/ ... OTEQOE0015
rg7803 Escreveu:
Onde anda o Sniper...?
A última vez que o vi estava a caminho da República Checa

Espero para ver os investimentos que ele vai fazer...

Caçador de Pips- O meu blog sobre os Mercados Financeiros! Criticas e sugestões são bem vindas.
Viva,
Não haverá nada melhor?
Não haverá nada melhor?
- Anexos
-
- EDP.png (8.3 KiB) Visualizado 13550 vezes
- Registado: 5/8/2014 20:53
F-Type Escreveu:Atenção:
As obrigações do tesouro estão dar um salto grande :
http://www.investing.com/rates-bonds/po ... ment-bonds
Alguma noticia para sair....
Jornal de Negócios - Draghi coloca juros portugueses de novo perto de quebrar os 3% (25 Setembro 2014, 10:57)
http://www.negocios.pt/mercados/detalhe ... _os_3.html
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds
Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Atenção:

Sr_SNiper Escreveu:rg7803 Escreveu:Onde anda o Sniper...?
Olha aqui um petisco dos dele....![]()
http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... ga_94.html
Rússia consegue finalmente vender dívida mas paga 9,4%
Hoje anda em Oloumoc, em rublos o risco cambial é enorme e fazer um swap para proteger do câmbio é caríssimo
VODKA....eu quero VODKA.....e não é só promessas como das outras vezes !!!
“Buy high, sell higher...”.
Rick Lusitano (New) Escreveu:rg7803 Escreveu:Onde anda o Sniper...?
Olha aqui um petisco dos dele....![]()
http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... ga_94.html
Rússia consegue finalmente vender dívida mas paga 9,4%
RG, e se fosse o NovoBanco a emitir obrigações? Qual seria a taxa do cupão?!
LOL....
Se a novela "dos 1000 contos por mês" descambar, vais rapidamente ver belíssimas yields nas OTs da RP novamente...
E tendo em conta o nível da sucessão - que vimos recentemente em 3 rounds soporíferos - vai ser um mimo...
“Buy high, sell higher...”.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, AlfaTrader, Bing [Bot], danielme1962, darkreflection, GamesOver, Goya777, latbal, m-m, malakas, Manchini888, Mr.Warrior, niceboy, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, Phil2014, PMP69, Shimazaki_2, trilhos2006, zorro2009 e 147 visitantes