Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por malvoisin » 20/9/2014 2:37

1desabafo: desde que comecei a investir em acçoes, +- em março deste ano, apenas comecei a ter ganhos com alguma consistencia +recentemente qd comecei a investir em grandes empresas americanas (google, facebook, apple, microsoft, goldman sachs, etc.). a diferença para o psi20 reside em algo mt simples: os maiores índices americanos não param de subir desde 2009, claro que têm correcçoes em determinados momentos como qq índice ou acção, mas em relaçao ao psi20 a diferença é abismal: de 1 modo geral, sobem! (nao andam às voltas) claro que é mt mais dificil conseguir ganhar 3-5% num dia (como quem tinha posiçao no BCP durante o dia de hj, ou na mota no dia de ontem, ou bpi nos ultimos dias, etc.) pq a volatilidade nesses grandes indices é, obviamente, mt inferior à do psi20, principalmente qd se trata de algumas das maiores empresas mundiais, mas sinceramente, duvido que haja mt gente que consiga, de forma consistente, ter melhores ganhos no psi20 do que em indices de grande liquidez. falando da minha experiencia, qd comecei a comprar acçoes, investia 100% numa dada empresa (do psi20), dps comecei a apostar em 2-3 empresas (nesta fase continuava apenas no psi20), posteriormente comecei a investir cerca de 50% em 3-4 empresas do NDX/S&P e outros 50% em empresas de cá (normalmente mota, bpi e bcp), e nos ultimos tempos comecei a investir 80-90% em 2-3 grandes empresas americanas (não mais do que 2-3 por causa das comissoes de compra /venda - principalmente pq por xs vendo as minhas posiçoes em varias partes, e tb pq da bastante trabalho acompanhar cuidadosamente cada 1das acçoes (+ os respectivos índices) - vou alternando essas 2-3 empresas consoante os indicadores, trend-lines, etc.) , e os restantes 10-20% em empresas do psi20. o meu saldo total neste momento é negativo (+ coisa -coisa, devo ter perdido cerca de 20% do meu investimento inicial), mas se considerasse apenas os ultimos 1,5-2meses durante os quais alterei radicalmente a minha estrategia, o meu saldo seria positivo à vontade.

o problema (pelo menos o meu) é que a volatilidade no psi20 é viciante, a possibilidade de se ganharem 2-3% em menos de 30 seg é mt atraente, mas o reverso tem tanta ou maior probabilidade de suceder. a este proposito lembro-me de 2episodios recentes em que comprei acçoes do... BES! (isso mesmo) a 1ª vez ocorreu 2-3 semanas antes da fatidica 6ªfeira em que o BES desapareceu do mercado. comprei-as numa 5ªf e tinha decidido vende-las na 6ªf no maximo antes do fecho, mas tive que sair de casa e ja nao voltei a tempo de as vender. resultado: fiquei com as acçoes do BES durante o fim de semana, e ainda era uma quantia razoavel a que tinha investido. logo ao fim da tarde de 6ªf começaram a surgir noticias e mais noticias (ja nao me lembro quais, mas certamente imaginam o quadro que se estava a desenhar ja nessa altura), e qd finalmente as consegui vender logo na abertura de 2ªf, com perdas, sim, mas nada de mt grave, respirei de alivio, escusado será dizer que nao foi dos melhores fins de semana da minha vida. a 2ª vez que comprei acçoes do BES foi num qq dia de semana (nao me recordo qual), estava bastante atento à evoluçao do preço (como faço quase sempre que tenho acçoes do psi20), e a certa altura, fui ver o mail, e tinha recebido uma nova msg à qual tive que responder imediatamente (era trabalho). demorei cerca de 5min a responder ao mail, e quando voltei a ver a cotaçao, apenas nesse intervalo de tempo, a acçao tinha descido cerca de 4-5%. e dps uma pessoa pode pensar, ah ok, vou aguentar as acçoes o tempo que for necessario ate que subam e ainda as vendo com lucro, mas uma coisa é pensar que se vai esperar ate que subam, outra coisa é conseguir faze-lo, principalmente nos casos em que se tem que aguentar uma acçao a perder 5-7-10% durante 2-3 semanas (ja nem digo meses), e isso é mt dificil (pelo menos para mim).

desculpem o testamento, mas dado o clima actual no BCP (que faz lembrar aqueles dias de meados de primavera em que nos cai chuva em cima e daí a uns minutos ja nos bate um sol fortissimo na cara), apeteceu-me dizer isto.
Editado pela última vez por malvoisin em 20/9/2014 17:48, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 776
Registado: 6/3/2014 19:07

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por malvoisin » 20/9/2014 1:23

Premier1 Escreveu:Será que alguém seria capaz de me dizer um site onde eu pudesse visualizar todas as transações efetuadas no BCP (ou qualquer outra cotada)?

Agradeço desde já.


https://marketviewer.equiduct.com/
 
Mensagens: 776
Registado: 6/3/2014 19:07

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Premier1 » 20/9/2014 0:32

Será que alguém seria capaz de me dizer um site onde eu pudesse visualizar todas as transações efetuadas no BCP (ou qualquer outra cotada)?

Agradeço desde já.
"O investimento em conhecimento é aquele que traz maiores retornos" - Benjamin Franklin
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 20
Registado: 9/10/2013 21:43

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por General Patton » 19/9/2014 17:58

Gumbel Escreveu:Essa posição é do dia 8 deste mês. Ainda é recente. Foi uma boa entrada a curto. Veio pôr-me a rever tudo novamente. Ainda não tenho conclusões que possa partilhar. Em cima da mesa, tecnicamente as probabilidade estão ainda muito distribuídas, sem uma grande "preferência" assinalável.

As anteriores posições a curto, creio, nem aumentaram nem diminuíram. O acréscimo desta pode significar qualquer coisa...


Pois é exactamente isso que me deixa com a pulga atrás da orelha. Mesmo que eles tenham entrado a 11.3 deviam estar a comprar. Quando vi aqueles movimentos enormes no fim da sessão pensei que fossem eles mas pelos vistos também pode podem ser os contratos a expirar. A solução é estar atento à cmvm.[/quote]

Exacto. O prazo para comunicação à CMVM, creio, é até às 15:30 h do dia seguinte. (REGULAMENTO (UE) N.º 236/2012, DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO, de 14 de março de 2012) Creio não estar enganado.
Four-Star General Officer
Général 4 Étoiles

J’espère pouvoir l'élever à la 5ème étoile, ce qui n'est rien si on y rappelle tout son héroïsme...

''I don't look to jump over 7-foot bars: I look around for 1-foot bars that I can step over.''
WARREN BUFFETT

À ironia e ao surrealismo que a serve; à condição humana ... e à felicidade escondida nesta vida ...
Arthur H & Lhasa de Sela - On rit encore:
https://www.youtube.com/watch?v=7LIjMJgFJxg
Brascht - Dans le ciel de ma rue:
https://www.youtube.com/watch?v=bgGb--i0ypE
Do valor do marmeleiro...
https://www.youtube.com/watch?v=ZIURJ7YN4cg
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 643
Registado: 11/6/2012 23:18

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Gumbel » 19/9/2014 17:28

Essa posição é do dia 8 deste mês. Ainda é recente. Foi uma boa entrada a curto. Veio pôr-me a rever tudo novamente. Ainda não tenho conclusões que possa partilhar. Em cima da mesa, tecnicamente as probabilidade estão ainda muito distribuídas, sem uma grande "preferência" assinalável.

As anteriores posições a curto, creio, nem aumentaram nem diminuíram. O acréscimo desta pode significar qualquer coisa...[/quote]

Pois é exactamente isso que me deixa com a pulga atrás da orelha. Mesmo que eles tenham entrado a 11.3 deviam estar a comprar. Quando vi aqueles movimentos enormes no fim da sessão pensei que fossem eles mas pelos vistos também pode podem ser os contratos a expirar. A solução é estar atento à cmvm.
 
Mensagens: 50
Registado: 8/7/2014 16:28

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por General Patton » 19/9/2014 17:11

Gumbel Escreveu:A única coisa que ainda me faz confusão é o facto de a Marshall Wace LLP ainda não ter reduzido a posição que tem a descoberto:
http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/s ... 3%224S_%0A


Essa posição é do dia 8 deste mês. Ainda é recente. Foi uma boa entrada a curto. Veio pôr-me a rever tudo novamente. Ainda não tenho conclusões que possa partilhar. Em cima da mesa, tecnicamente as probabilidade estão ainda muito distribuídas, sem uma grande "preferência" assinalável.

As anteriores posições a curto, creio, nem aumentaram nem diminuíram. O acréscimo desta pode significar qualquer coisa...
Four-Star General Officer
Général 4 Étoiles

J’espère pouvoir l'élever à la 5ème étoile, ce qui n'est rien si on y rappelle tout son héroïsme...

''I don't look to jump over 7-foot bars: I look around for 1-foot bars that I can step over.''
WARREN BUFFETT

À ironia e ao surrealismo que a serve; à condição humana ... e à felicidade escondida nesta vida ...
Arthur H & Lhasa de Sela - On rit encore:
https://www.youtube.com/watch?v=7LIjMJgFJxg
Brascht - Dans le ciel de ma rue:
https://www.youtube.com/watch?v=bgGb--i0ypE
Do valor do marmeleiro...
https://www.youtube.com/watch?v=ZIURJ7YN4cg
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 643
Registado: 11/6/2012 23:18

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Gumbel » 19/9/2014 17:03

SHARPTRADER Escreveu:O fecho de contratos de futuros ocorre sempre na terceira sexta feira de cada mês . É rigido.

Obrigado, essa informação é preciosa
 
Mensagens: 50
Registado: 8/7/2014 16:28

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Gumbel » 19/9/2014 17:02

SHARPTRADER Escreveu:
Gumbel Escreveu:
SHARPTRADER Escreveu:É só a expiração trimestral de contratos futuros e opções . É normal os volumes serem enormes por causa dos contratos.

Muitas cotadas tiveram volumes enormes no fecho

Mas se estão a expirar então estão a vender? Ou estão a comprar? :oh: :-k


Obviamente para cada volume vendido existe um comprador do outro lado.
Os contratos e opções têm de ser fechados ou feito o roll-over, são obrigações de entrega de titulos que tem de ser satisfeita.

Não conheço os pormenores dos negocios nem quem está a fechar contratos, mas o fenomeno do volume muito elevado nesta situação é perfeitamente normal.
.

Ok, então eles tem de comprar. E onde se pode ver as datas da expiração desses contratos?
Obrigado,
G
 
Mensagens: 50
Registado: 8/7/2014 16:28

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por fff » 19/9/2014 17:00

O fecho de contratos de futuros ocorre sempre na terceira sexta feira de cada mês . É rigido.
 
Mensagens: 1265
Registado: 29/11/2007 3:19
Localização: S. Cosme

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por fff » 19/9/2014 16:58

Gumbel Escreveu:
SHARPTRADER Escreveu:É só a expiração trimestral de contratos futuros e opções . É normal os volumes serem enormes por causa dos contratos.

Muitas cotadas tiveram volumes enormes no fecho

Mas se estão a expirar então estão a vender? Ou estão a comprar? :oh: :-k


Obviamente para cada volume vendido existe um comprador do outro lado.
Os contratos e opções têm de ser fechados ou feito o roll-over, são obrigações de entrega de titulos que tem de ser satisfeita.

Não conheço os pormenores dos negocios nem quem está a fechar contratos, mas o fenomeno do volume muito elevado nesta situação é perfeitamente normal.
 
Mensagens: 1265
Registado: 29/11/2007 3:19
Localização: S. Cosme

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Gumbel » 19/9/2014 16:54

SHARPTRADER Escreveu:É só a expiração trimestral de contratos futuros e opções . É normal os volumes serem enormes por causa dos contratos.

Muitas cotadas tiveram volumes enormes no fecho

Mas se estão a expirar então estão a vender? Ou estão a comprar? :oh: :-k
E já agora onde é que se pode ver essas datas?
 
Mensagens: 50
Registado: 8/7/2014 16:28

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Gumbel » 19/9/2014 16:50

GFS Escreveu:
Gumbel Escreveu:
investpouco Escreveu:os teus investimentos nunca te podem deixar assim com o stress, se te expoes demasiado, entao corta no tamanho do investimento, se nao podes com 2000 ou 3000 euros usa trades menores...
entra nos suportes e nunca porque aquilo sobe, pois podes entrar no topo e ficares aflito a ver a cotacao descer, aprende ou pergunta qual o suporte nessa altura, podes perguntar aqui.....
eu podia ter reforçado a minha posicao com 5000 ou 6000 euros mas só usei 2000 euros no suporte e está a dar frutos, e se cair aos 0,09 entao reforço com mais 2000, se for aos 0,08 reforço com os ultimos 2000. e fica assim o meu investimento feito.

Não investi tudo. Esse erro já o cometi varias vezes e arrependi-me. Até estou numa posição bastante confortável para poder reforçar na segunda. O stress é só porque detesto perder e se fossem feijões stressava da mesma forma.
Abraço,
G


Caro Gumbel,

Desta vez fui eu a cometer o erro de investir de mais na altura errada, dai a minha preocupação!
Vamos a ver se segunda-feira está sol.

Tenho que passar a fazer o investimento total em lotes menores.

Cumprimentos,
GFS


Com a força com que fechou hoje, arrisco-me a dizer que se não acontecer nada de extraordinário no fim de semana, o sol vai brilhar bastante no inicio da sessão de segunda.
 
Mensagens: 50
Registado: 8/7/2014 16:28

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por fff » 19/9/2014 16:50

tonando Escreveu:Em 5 minutos, movimentou-se pouco mais do dobro que se movimentou durante o dia todo!!

Não é de todo uma situação normal... :shock: :shock:


Em dia de fecho trimestral de contratos , é normalissimo volumes elevadissimos, já vi isto montes de vezes ao longo dos anos.

NO Big Deal. Não significa nada . Significa apenas fecho de contratos e opções .
 
Mensagens: 1265
Registado: 29/11/2007 3:19
Localização: S. Cosme

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por tonando » 19/9/2014 16:47

Em 5 minutos, movimentou-se pouco mais do dobro que se movimentou durante o dia todo!!

Não é de todo uma situação normal... :shock: :shock:
Anexos
1.png
1.png (55.14 KiB) Visualizado 6194 vezes
Bons Negócios
Tó Nando
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 347
Registado: 29/11/2007 13:56
Localização: Santa Maria da Feira

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por fogeávmer » 19/9/2014 16:44

GFS Escreveu:Será melhor sair? Não estou a entender bem o comportamentos dos últimos dias.
Por favor agradeço a V/ opinião.

Cumprimentos,
GFS


Adorava entender de bolsa :shock: , passo horas a observar o streamer e não entendo estes movimentos.
O BCP negociou no leilão final nada mais e nada menos que 525218175 ações.
Enfim é apenas pouca sorte!!!
Abraço e bons negócios!!!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 62
Registado: 29/11/2007 11:16
Localização: vilar de mouros

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por fff » 19/9/2014 16:40

É só a expiração trimestral de contratos futuros e opções . É normal os volumes serem enormes por causa dos contratos.

Muitas cotadas tiveram volumes enormes no fecho
 
Mensagens: 1265
Registado: 29/11/2007 3:19
Localização: S. Cosme

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Gumbel » 19/9/2014 16:39

slapper Escreveu:
GFS Escreveu:Short covering ?

Isso poderá ser bom ou mau? Quer dizer que venderam a acreditar que ia descer, mas que agora acreditam que vai subir e vão tentar anular diferença perdida?



São posições curtas a ser fechadas e com um pico destes parece um big fish.

Será que que é a Marshall Wace LLP.
Ando há dois dias a interrogar-me porque é que não fecham a posição já que não tem assim tanta margem de manobra.
 
Mensagens: 50
Registado: 8/7/2014 16:28

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por GFS » 19/9/2014 16:37

Será melhor sair? Não estou a entender bem o comportamentos dos últimos dias.
Por favor agradeço a V/ opinião.

Cumprimentos,
GFS
 
Mensagens: 30
Registado: 26/2/2009 16:07

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por jonas007 » 19/9/2014 16:31

EU ESTOU A VER BEM?!?!?! :shock:
Que ordens....
 
Mensagens: 831
Registado: 21/5/2014 22:06

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por slapper » 19/9/2014 16:28

GFS Escreveu:Short covering ?

Isso poderá ser bom ou mau? Quer dizer que venderam a acreditar que ia descer, mas que agora acreditam que vai subir e vão tentar anular diferença perdida?



São posições curtas a ser fechadas e com um pico destes parece um big fish.
 
Mensagens: 60
Registado: 9/1/2012 17:58

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por GFS » 19/9/2014 16:25

Short covering ?

Isso poderá ser bom ou mau? Quer dizer que venderam a acreditar que ia descer, mas que agora acreditam que vai subir e vão tentar anular diferença perdida?
 
Mensagens: 30
Registado: 26/2/2009 16:07

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por slapper » 19/9/2014 16:15

Cheira-me a short covering por todos os lados...
 
Mensagens: 60
Registado: 9/1/2012 17:58

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por GFS » 19/9/2014 16:09

Gumbel Escreveu:
investpouco Escreveu:os teus investimentos nunca te podem deixar assim com o stress, se te expoes demasiado, entao corta no tamanho do investimento, se nao podes com 2000 ou 3000 euros usa trades menores...
entra nos suportes e nunca porque aquilo sobe, pois podes entrar no topo e ficares aflito a ver a cotacao descer, aprende ou pergunta qual o suporte nessa altura, podes perguntar aqui.....
eu podia ter reforçado a minha posicao com 5000 ou 6000 euros mas só usei 2000 euros no suporte e está a dar frutos, e se cair aos 0,09 entao reforço com mais 2000, se for aos 0,08 reforço com os ultimos 2000. e fica assim o meu investimento feito.

Não investi tudo. Esse erro já o cometi varias vezes e arrependi-me. Até estou numa posição bastante confortável para poder reforçar na segunda. O stress é só porque detesto perder e se fossem feijões stressava da mesma forma.
Abraço,
G


Caro Gumbel,

Desta vez fui eu a cometer o erro de investir de mais na altura errada, dai a minha preocupação!
Vamos a ver se segunda-feira está sol.

Tenho que passar a fazer o investimento total em lotes menores.

Cumprimentos,
GFS
Editado pela última vez por GFS em 19/9/2014 16:17, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 30
Registado: 26/2/2009 16:07

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por GFS » 19/9/2014 15:50

Na V / opinião qual sera o caminho que a cotada seguirá no inicio da semana tendo em conta a envolvente económica?
Tendo em conta que o S&P500 está em máximo qualquer dia corrige e vai dar pancada na Portuguesa (PSI20).

Cumprimentos
GFS
 
Mensagens: 30
Registado: 26/2/2009 16:07

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Gumbel » 19/9/2014 14:07

investpouco Escreveu:os teus investimentos nunca te podem deixar assim com o stress, se te expoes demasiado, entao corta no tamanho do investimento, se nao podes com 2000 ou 3000 euros usa trades menores...
entra nos suportes e nunca porque aquilo sobe, pois podes entrar no topo e ficares aflito a ver a cotacao descer, aprende ou pergunta qual o suporte nessa altura, podes perguntar aqui.....
eu podia ter reforçado a minha posicao com 5000 ou 6000 euros mas só usei 2000 euros no suporte e está a dar frutos, e se cair aos 0,09 entao reforço com mais 2000, se for aos 0,08 reforço com os ultimos 2000. e fica assim o meu investimento feito.

Não investi tudo. Esse erro já o cometi varias vezes e arrependi-me. Até estou numa posição bastante confortável para poder reforçar na segunda. O stress é só porque detesto perder e se fossem feijões stressava da mesma forma.
Abraço,
G
 
Mensagens: 50
Registado: 8/7/2014 16:28

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, afcapitao, Bing [Bot], Google [Bot], iniciado1, Inácio Barreto, JoeP, m-m, malakas, maturidade, MP65, MR32, nfaz, nunorpsilva, OCTAMA, Olhar Leonino, PAULOJOAO, peterteam2, Phil2014, TheKuby, trend=friend, Tx9262, vasco007 e 319 visitantes