Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por malvoisin » 5/9/2014 0:53

zorro2009 Escreveu:
malvoisin Escreveu:E já agora AT2014, agradeço-lhe novamente o forte empenho didático que demonstra em relação a todos, nota-se perfeitamente que tem muito gosto em ajudar seja quem for! (mesmo qd se depara com trocas de comentários por vezes confusas ou até, adversas)

2X

peço desculpa pelo facto, zorro2009, foi sem querer, por xs carrega-se no enviar e o post acaba por não ser publicado, dps acontece sair a dobrar, peço aos administradores o favor de apagarem o post, acho que não o posso fazer.

Registado: 6/3/2014 19:07

por artista_ » 5/9/2014 0:44

Bom, já voltei de férias... isto deve estar para corrigir! :mrgreen: :mrgreen:

Espero sinceramente que não, o BCP tem estado bem, dando indicações de que aquela forte correção pode ter sido efémera... esperemos que sim!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por investpouco » 5/9/2014 0:23

jccgold Escreveu:
AT2014 Escreveu:Assim já não está bastante entalado como estava há três semanas e pode insistir nos disparates que àquela data dizia.

Caro AT2014. Relembro-lhe o que dizia há 2 meses sobre o BES. "Caso queiram assassinar dinheiro já sabem onde". E a 15 Julho "BCP e BPI seriam para cair até ao fim Julho e subir a partir do inicio de Agosto".
O meu caro AT2014 agora faça contas se eu investi consoante o que vim escrevendo no fórum, ou seja apostar curto no BES e comprar BCP e BPI no inicio de Agosto estou entalado onde?
O que eu lhe disse é que saber investir nao é usar stops. O caro AT2014 quiz deduzir q o facto de nao usar stops é igual a eu nunca vender quando acho que vao cair. Como tal deixei-o pensar isso. Vender porque acho que vao cair nao é usar um stop. Stop é uma ordem de venda como salvaguarda para uma queda inesperada. Vender antes de uma queda esperada nao é nenhum Stop. O caro AT2014 ficou todo ofendido pq eu nao acho que meter stops seja estrategia de investimento o que é que quer que lhe faça?

AT2014 Escreveu:Se acha que o acertado é ir contra a tendência e não usar stops vá em frente. Aconselho-o a escrever um livro sobre isso pois existem muitos gurus dos mercados que têm uma opinião ligeiramente diferente da do meu amigo.

Nao preciso. Este meu amigo já escreveu o livro por mim nao preciso repeti-lo
http://images.portoeditora.pt/getresour ... &width=440

AT2014 Escreveu: E existem melhores probabilidades de se ganhar se formos cautelosos e seguirmos a tendência do mercado.

Isso é a teoria de que voce ganhar 10x e eu ganhar 1x é sinal que voce ganhou mais. Só que voce pode ganhar 100 euros 10x e eu ganhar 2000 1x.

AT2014 Escreveu:Obviamente que se acertar ganhará mais do que seguindo a tendência. Mas isso é o mesmo que apostar que o Boavista vai ganhar o campeonato.

Agora imagine q eu era um policia do apito dourado a ouvir o presidente da liga Major Valentão a falar com o presidente dos arbitros.

AT2014 Escreveu:Eu resumia a sua estratégia numa palavra: Inexistente. Na prática limita-se a comprar e depois esperar que suba.

Eu resumo-lhe a minha estratégia de investimento do ultimo mês numa palavra. 11 de Setembro. Vá ver o q aconteceu às cotações nessa data, depois compare gráficos com a evolução das cotações durante o colapso do BES. Eu diria que isso sim é AT pelo menos o tipo de AT que eu faço.

AT2014 Escreveu:Um dia pode subir ou não. Se não subir e se afundar brutalmente, a ausência de stops fará o resto.

A dizer isso parece a minha mãe a falar de acções que acha que o valor das acções estão assentes em coisa nenhuma.

AT2014 Escreveu:Se aplicasse essa estratégia (vou chamar-lhe isso por não ter outro nome melhor) ao BES teria perdido tudo.

Não gosto de assassinar dinheiro, como tal nao investi no BES e aconselhei a todos a não investirem. Se procurar verá a musica do GodFather posta por mim no tópico BES dias antes do 30 Julho

AT2014 Escreveu:Faça lá ai um inquérito aos mais experientes e vai perceber que eles entram quando vêm que existe uma tendência sólida, seja para cima ou para baixo, e não correm atrás de fogachos momentâneos.

Meu caro AT2014 as pipocas sobre o q voce disse já as comecei a comer há 1 mes, desde a altura q voce disse q eu ia ficar entalado 1 ou 2 anos. A euforia nao sei bem em que altura comecou mas o riso começou nessa altura. :lol:
Já disse que nao uso stops?
Cumps

na minha opiniao, estao 2 estrategias diferentes...e que os 2 falam de coisas diferentes, mas penso q estao os 2 certos.
o AT2014, é um investidor de curto prazo e usa estrategias de curto prazo logo tem de ter stops porque se calhar até alavanca o valor, mas mesmo que nao alavanque e queira o ganho no curto, entao tambem entra em varias fazes da cotada e tendo assim de proteger com stops.
o JCGOLD, penso que usa como eu.... investimento em longo prazo, e aí nao usa stop porque tem posicao confortavel e nao quer perder o dinheiro ao bater em stops e assim deixa respirar a cotada porque no longo sente que a cotada está em bull.
poderá sim utilizar stops mais tarde quando ela atingir um patamar alto (por exemplo os 0,14) e assegurar os ganhos que podem ser quase 100%.....
cumptos, Investpouco.

Registado: 20/11/2013 18:19

por jccgold » 4/9/2014 23:50

Ulisses Pereira existe outra linguagem de resposta a quem anda aqui a chamar de entalados aos outros? Para que o mesmo nao pense que o meu bom humor apareceu apenas agora. Ainda agora diz q insisto nos disparates q dizia há 3 semanas portanto estamos a divertir-nos muito um com o outro

Registado: 11/11/2011 3:58

por Ulisses Pereira » 4/9/2014 23:13

A euforia nao sei bem em que altura comecou mas o riso começou nessa altura.

jcgold, poupa-nos a este tipo de linguagem por favor.
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por jccgold » 4/9/2014 21:59

AT2014 Escreveu:Assim já não está bastante entalado como estava há três semanas e pode insistir nos disparates que àquela data dizia.

Caro AT2014. Relembro-lhe o que dizia há 2 meses sobre o BES. "Caso queiram assassinar dinheiro já sabem onde". E a 15 Julho "BCP e BPI seriam para cair até ao fim Julho e subir a partir do inicio de Agosto".
O meu caro AT2014 agora faça contas se eu investi consoante o que vim escrevendo no fórum, ou seja apostar curto no BES e comprar BCP e BPI no inicio de Agosto estou entalado onde?
O que eu lhe disse é que saber investir nao é usar stops. O caro AT2014 quiz deduzir q o facto de nao usar stops é igual a eu nunca vender quando acho que vao cair. Como tal deixei-o pensar isso. Vender porque acho que vao cair nao é usar um stop. Stop é uma ordem de venda como salvaguarda para uma queda inesperada. Vender antes de uma queda esperada nao é nenhum Stop. O caro AT2014 ficou todo ofendido pq eu nao acho que meter stops seja estrategia de investimento o que é que quer que lhe faça?

AT2014 Escreveu:Se acha que o acertado é ir contra a tendência e não usar stops vá em frente. Aconselho-o a escrever um livro sobre isso pois existem muitos gurus dos mercados que têm uma opinião ligeiramente diferente da do meu amigo.

Nao preciso. Este meu amigo já escreveu o livro por mim nao preciso repeti-lo
http://images.portoeditora.pt/getresour ... &width=440

AT2014 Escreveu: E existem melhores probabilidades de se ganhar se formos cautelosos e seguirmos a tendência do mercado.

Isso é a teoria de que voce ganhar 10x e eu ganhar 1x é sinal que voce ganhou mais. Só que voce pode ganhar 100 euros 10x e eu ganhar 2000 1x.

AT2014 Escreveu:Obviamente que se acertar ganhará mais do que seguindo a tendência. Mas isso é o mesmo que apostar que o Boavista vai ganhar o campeonato.

Agora imagine q eu era um policia do apito dourado a ouvir o presidente da liga Major Valentão a falar com o presidente dos arbitros.

AT2014 Escreveu:Eu resumia a sua estratégia numa palavra: Inexistente. Na prática limita-se a comprar e depois esperar que suba.

Eu resumo-lhe a minha estratégia de investimento do ultimo mês numa palavra. 11 de Setembro. Vá ver o q aconteceu às cotações nessa data, depois compare gráficos com a evolução das cotações durante o colapso do BES. Eu diria que isso sim é AT pelo menos o tipo de AT que eu faço.

AT2014 Escreveu:Um dia pode subir ou não. Se não subir e se afundar brutalmente, a ausência de stops fará o resto.

A dizer isso parece a minha mãe a falar de acções que acha que o valor das acções estão assentes em coisa nenhuma.

AT2014 Escreveu:Se aplicasse essa estratégia (vou chamar-lhe isso por não ter outro nome melhor) ao BES teria perdido tudo.

Não gosto de assassinar dinheiro, como tal nao investi no BES e aconselhei a todos a não investirem. Se procurar verá a musica do GodFather posta por mim no tópico BES dias antes do 30 Julho

AT2014 Escreveu:Faça lá ai um inquérito aos mais experientes e vai perceber que eles entram quando vêm que existe uma tendência sólida, seja para cima ou para baixo, e não correm atrás de fogachos momentâneos.

Meu caro AT2014 as pipocas sobre o q voce disse já as comecei a comer há 1 mes, desde a altura q voce disse q eu ia ficar entalado 1 ou 2 anos. A euforia nao sei bem em que altura comecou mas o riso começou nessa altura. :lol:
Já disse que nao uso stops?
Cumps

Registado: 11/11/2011 3:58

por katolo » 4/9/2014 21:41

E com tanto paleio, porque não me dão uma ajudinha com números?

Estou tentado a vender a 0,1210€ porque vejo uma resistência próxima dos 0,1224€...

Seria uma boa hipótese reentrar a 0,11€? Voltará lá? Mais abaixo? Que valor propõem e porquê?

Agradeço comentários dos experts em AT, sff :mrgreen:

Vamos voltar aos números porque o blá blá não leva a lado nenhum :-"

Registado: 20/2/2014 22:01

por zorro2009 » 4/9/2014 21:27

malvoisin Escreveu:E já agora AT2014, agradeço-lhe novamente o forte empenho didático que demonstra em relação a todos, nota-se perfeitamente que tem muito gosto em ajudar seja quem for! (mesmo qd se depara com trocas de comentários por vezes confusas ou até, adversas)

2X

Registado: 8/1/2008 11:47

por General Patton » 4/9/2014 20:39

Vale a pena proteger a posição e deixar correr o surf em cima da onda...
Four-Star General Officer
Général 4 Étoiles

J’espère pouvoir l'élever à la 5ème étoile, ce qui n'est rien si on y rappelle tout son héroïsme...

''I don't look to jump over 7-foot bars: I look around for 1-foot bars that I can step over.''
WARREN BUFFETT

À ironia e ao surrealismo que a serve; à condição humana ... e à felicidade escondida nesta vida ...
Arthur H & Lhasa de Sela - On rit encore:
https://www.youtube.com/watch?v=7LIjMJgFJxg
Brascht - Dans le ciel de ma rue:
https://www.youtube.com/watch?v=bgGb--i0ypE
Do valor do marmeleiro...
https://www.youtube.com/watch?v=ZIURJ7YN4cg

Registado: 11/6/2012 23:18

por malvoisin » 4/9/2014 20:24

quando penso em comprar ou vender uma acção gosto de pensar se estaria confortável com a posição contrária àquela que penso/pretendo assumir. no caso do BCP, pus-me a pensar se, no caso de ter uma posição curta neste momento, precisamente a partir da cotação actual - 0,111, me sentiria confortável... e com o panorama actual definitivamente não me sentiria confortável com uma posição curta. a fortíssima subida de hj foi acompanhada por 1volume altíssimo, e verifica-se, olhando para o intraday de hoje, que o volume foi sendo crescente no sentido ascendente da cotação até cerca das 15h15 qd atingiu os 0,1140 e tb que, pelo contrário, a partir daí, a cotação foi descendo com picos de volume cada vez menores até atingir os 0,1104 (penso que já não desceu desse valor). a partir daí voltou aos 0,111 no leilão final, com 1volume enorme. por outro lado, o declive de subida de hj foi bastante mais acentuado que nos últimos dias, mostrando força. para além disto, no final da sessão, o teste ao suporte dos 0,11 foi bem sucedido. isto já sem falar na tendência dos últimos dias que tem sido francamente positiva (parece-me que hj essa tendência ficou ainda mais sólida), e tb, obviamente, o efeito draghi poderá/deverá estender-se por mais alguns dias (acredito eu, até pq, pelo que li, esta decisão surpreendeu pela positiva a generalidade dos analistas). várias vezes comprei e despachei posição ao longo do dia, 1 ou 2 vezes por receio que descesse (mesmo a perder dinheiro), outras para tomada de mais valias. a minha última posição do dia é longa desde os 0,1109. no caso de estar enganado, se a acção descer, e caso consiga ser disciplinado, venderei metade da posição se a cotação descer dos 0,11 e a outra metade se descer dos 0,108 (isto no caso de não haver um gap down logo na abertura que arrase tudo o que acabei de escrever e que impossibilite logo à partida esta decisão). no caso da acção subir, parece-me óbvio que a zona dos 0,1135-0,114 é crítica. nesta altura é isto que me ocorre.

por General Patton » 4/9/2014 19:41

BCP:

Não percebi hoje a minha bola de cristal. Tinha-a encostado ontem, solitária, despedida da vida, ao canto, em cima da mesa. Hoje, durante a tarde,... assustou-me! No silêncio que aqui se fazia, ela rompe um salto... Sei lá, p'r'aí um metro e meio de altura. Quase me fez cambalhotar para trás... Quando me apercebi já ela estava perto do topo e cada vez mais brilhante... Tombou então sobre o tampo e incendiou um sonar idêntico ao de uma das viaturas de emergência, ou bombeiros... Parecia irrequieta e obrigou-me a afagá-la... Perguntei-lhe se estava bem... e ela... tremia... Desta vez fui eu que lhe disse: "Tem calma, pois o que vier virá por bem... e não será nada de mais! Uma pausa?! Pode ser... Já deste muito! Vamos lá dar início à pausa?! Queres ou não?!"

Dúvidas à vista! Pausa? Ou continuidade? Pode verificar-se a segunda hipótese não por muito tempo... Parece preparar-se uma pausa... Depois, terá de ver-se em que termos...
Editado pela última vez por General Patton em 4/9/2014 21:36, num total de 1 vez.
Général 4 Étoiles

J’espère pouvoir l'élever à la 5ème étoile, ce qui n'est rien si on y rappelle tout son héroïsme...

''I don't look to jump over 7-foot bars: I look around for 1-foot bars that I can step over.''
WARREN BUFFETT

À ironia e ao surrealismo que a serve; à condição humana ... e à felicidade escondida nesta vida ...

por malvoisin » 4/9/2014 19:35

General Patton Escreveu:
malvoisin Escreveu:Entretanto a tendência está a querer dar sinais de subida (embora ainda esteja Bear). Acresce (como publiquei há pouco) que os indicadores por onde me guio começam a indicar sobrevenda. Logo, tendo a tendência incerta e os indicadores a apontarem para inversão mantenho-me aqui tranquilo de fora. É porque prefiro estar de fora sempre que não vejo uma entrada com boas probabilidades (ou não tenho tempo para acompanhar, o que também sucede).

Já agora, relembro-lhe mais uma coisa que aprendi aqui com o Ulisses (porque ao contrário do meu amigo eu aprendo com aqueles que sabem mais do que eu) que, estatisticamente, sempre que há subidas de taxas de juro, as acções descem no curto prazo e depois sobem no médio/longo prazo e vice versa. Não sei se reparou no que aconteceu hoje :wink: Mas dou-lhe uma pista: As taxas de juro sobem porque a economia cresce, as empresas têm mais lucros, os empregados ganham e gastam mais, a inflação aumenta e os bancos centrais aumentam as taxas de juro de modo a tentar reduzir a concessão de crédito de modo a que não se criem alavancagens enormes entre a economia real e a economia "virtual". Ora, agora, se ao contrário, as taxas de juro descem.... :wink: :wink: :wink:

Boa tarde AT2014, apenas para confirmar se deduzi correctamente a partir do seu raciocinio: subidas das taxas de juro implicam descidas das acções no curto prazo pois deixa de haver tanta liquidez no mercado dada a menor facilidade na concessão de crédito às empresas o que implica a descida das acções no imediato, e dps acabam por subir no médio/longo prazo pois as subidas das taxas de juro ocorrem normalmente qd a economia se encontra já em fase de retoma, e essa retoma acaba por benificiar as empresas no médio/longo prazo (daí subirem nesse limite temporal, quando no imediato desceram), verificando-se tb o inverso, exactamente pela razão oposta - isto está correcto?

Em caso afirmativo, e dado que as taxas de juro desceram hoje, presumo que, apenas tendo esse aspecto em conta, a sua previsão será de subida das acções no curto prazo, mas agora fico com a seguinte dúvida: ora, se a descida das taxas de juro hoje anunciadas irão implicar, de acordo com o referido raciocinio, uma subida das acções no curto prazo (maior acesso ao credito por parte das empresas), e se esta mesma medida visa estimular a economia, então, sendo assim, se a medida resultar as empresas serão as maiores benificiadas, e deste modo, as acções não deveriam subir tb no médio/longo prazo? (acredito que haja algo que me esteja a falhar, mas lá está, como facilmente se vê, o meu conhecimento de economia é abaixo do básico, e daí tb a minha curiosidade, espero que compreenda).

A explicação do AT2014 está bem feita, malvoisin. O que, creio, lhe está a faltar é o de encarar a baixa da taxa de juro como um reconhecimento de que a economia pode ainda estar a cair ou com muito fracos sinais de retoma e com sinais perigosos que ameacem voltar-se às quedas. Na situação adversa, com subida de taxas de juro, o que se vê é a retoma iniciada e consistente. Aqui, esta decisão põe em evidência o sentido contrário. Além disso, esta medida visa em parte contrariar o receio deflacionista na Europa, consequência ainda de um arrefecimento da economia. Pretende ser uma ajuda para que as empresas consigam aguentar-se melhor neste período que ainda continua difícil e incerto. Os estímulos servem, pois claro, para que o processo se inverta. Mas podem não ser bem sucedidos. Pelo que o receio acabará por prevalecer a médio prazo, até que os indicadores económicos comecem a dar novas evidências e positivas, mais consistentes. Prevalecerá até lá o sentimento vigente, validado agora pelo reconhecimento implícito na decisão do BCE. Ainda que inicialmente o mercado reaja com boa expectativa. Isto é, portanto, uma questão que terá de se analisar continuamente. Se a esperança na retoma se vier a constatar verificada cedo, pode acontecer que os mercados não sintam o pesar do receio e deixem a reacção em baixa de lado...
Gostei da explicação do AT2014.

pois claro, mesmo no caso dos EUA que, ao contrário da Europa, têm apresentado sinais óbvios de crescimento económico, a FED, ainda assim, não mostrou intenção de, pelo menos para já, antecipar a subida da taxa de juro, mantendo-a baixa (ao contrário do que, segundo li, se chegou a esperar - acredito que seja a memória da última recessão que esteja ainda presente aquando dessa tomada de decisão).

por AT2014 » 4/9/2014 19:01

Amigo Malvosin

Obrigado pelas sua palavras. É um prazer ajudar a todos.

Abraço e bons negócios

Registado: 4/2/2014 2:39

por General Patton » 4/9/2014 18:46

malvoisin Escreveu:Entretanto a tendência está a querer dar sinais de subida (embora ainda esteja Bear). Acresce (como publiquei há pouco) que os indicadores por onde me guio começam a indicar sobrevenda. Logo, tendo a tendência incerta e os indicadores a apontarem para inversão mantenho-me aqui tranquilo de fora. É porque prefiro estar de fora sempre que não vejo uma entrada com boas probabilidades (ou não tenho tempo para acompanhar, o que também sucede).

Já agora, relembro-lhe mais uma coisa que aprendi aqui com o Ulisses (porque ao contrário do meu amigo eu aprendo com aqueles que sabem mais do que eu) que, estatisticamente, sempre que há subidas de taxas de juro, as acções descem no curto prazo e depois sobem no médio/longo prazo e vice versa. Não sei se reparou no que aconteceu hoje :wink: Mas dou-lhe uma pista: As taxas de juro sobem porque a economia cresce, as empresas têm mais lucros, os empregados ganham e gastam mais, a inflação aumenta e os bancos centrais aumentam as taxas de juro de modo a tentar reduzir a concessão de crédito de modo a que não se criem alavancagens enormes entre a economia real e a economia "virtual". Ora, agora, se ao contrário, as taxas de juro descem.... :wink: :wink: :wink:

Boa tarde AT2014, apenas para confirmar se deduzi correctamente a partir do seu raciocinio: subidas das taxas de juro implicam descidas das acções no curto prazo pois deixa de haver tanta liquidez no mercado dada a menor facilidade na concessão de crédito às empresas o que implica a descida das acções no imediato, e dps acabam por subir no médio/longo prazo pois as subidas das taxas de juro ocorrem normalmente qd a economia se encontra já em fase de retoma, e essa retoma acaba por benificiar as empresas no médio/longo prazo (daí subirem nesse limite temporal, quando no imediato desceram), verificando-se tb o inverso, exactamente pela razão oposta - isto está correcto?

Em caso afirmativo, e dado que as taxas de juro desceram hoje, presumo que, apenas tendo esse aspecto em conta, a sua previsão será de subida das acções no curto prazo, mas agora fico com a seguinte dúvida: ora, se a descida das taxas de juro hoje anunciadas irão implicar, de acordo com o referido raciocinio, uma subida das acções no curto prazo (maior acesso ao credito por parte das empresas), e se esta mesma medida visa estimular a economia, então, sendo assim, se a medida resultar as empresas serão as maiores benificiadas, e deste modo, as acções não deveriam subir tb no médio/longo prazo? (acredito que haja algo que me esteja a falhar, mas lá está, como facilmente se vê, o meu conhecimento de economia é abaixo do básico, e daí tb a minha curiosidade, espero que compreenda).

A explicação do AT2014 está bem feita, malvoisin. O que, creio, lhe está a faltar é o de encarar a baixa da taxa de juro como um reconhecimento de que a economia pode ainda estar a cair ou com muito fracos sinais de retoma e com sinais perigosos que ameacem voltar-se às quedas. Na situação adversa, com subida de taxas de juro, o que se vê é a retoma iniciada e consistente. Aqui, esta decisão põe em evidência o sentido contrário. Além disso, esta medida visa em parte contrariar o receio deflacionista na Europa, consequência ainda de um arrefecimento da economia. Pretende ser uma ajuda para que as empresas consigam aguentar-se melhor neste período que ainda continua difícil e incerto. Os estímulos servem, pois claro, para que o processo se inverta. Mas podem não ser bem sucedidos. Pelo que o receio acabará por prevalecer a médio prazo, até que os indicadores económicos comecem a dar novas evidências e positivas, mais consistentes. Prevalecerá até lá o sentimento vigente, validado agora pelo reconhecimento implícito na decisão do BCE. Ainda que inicialmente o mercado reaja com boa expectativa. Isto é, portanto, uma questão que terá de se analisar continuamente. Se a esperança na retoma se vier a constatar verificada cedo, pode acontecer que os mercados não sintam o pesar do receio e deixem a reacção em baixa de lado...
Gostei da explicação do AT2014.
Editado pela última vez por General Patton em 4/9/2014 19:07, num total de 1 vez.
Général 4 Étoiles

WARREN BUFFETT

por malvoisin » 4/9/2014 18:40

E já agora AT2014, agradeço-lhe novamente o forte empenho didático que demonstra em relação a todos, nota-se perfeitamente que tem muito gosto em ajudar seja quem for! (mesmo qd se depara com trocas de comentários por vezes confusas ou até, adversas)

por malvoisin » 4/9/2014 18:23

AT2014 Escreveu:

Amigo Malvosin,
Eu sei que isto não é fácil de perceber a engrenagem pois mexe com muita coisa mas o que importa é reter 2 ou 3 pontos fundamentais:

1- As taxas de juro só sobem quando a economia aquece.

2- Quando a economia aquece as empresas fazem mais negócio, têm maiores lucros, fazem mais investimentos, criam mais empregos. Ou seja, as empresas valorizam-se e logo as acções sobem.

3- O efeito imediato de uma subida das taxas de juro é que o preço do dinheiro aumenta e logo isso aumenta os custos de financiamento das empresas e coloca um travão nas compras a crédito por parte dos consumidores. E assim, num primeiro momento, a reacção do mercado é para corrigir as expectativas de lucros das empresas que se previam com as condições do ponto 2. E logo as acções descem.

4- Depois, no médio/longo prazo, as cotações sobem à medida que a economia continua a aquecer. Isto porque uma subida das taxas de juro não se destina a matar o crescimento (a não ser que seja exagerada) mas sim a refrear o mesmo.

5- E inversamente quando as taxas de juro descem.

E vamos lá a perceber uma coisa: O BCE, hoje, reduziu as taxas de juro (que já estavam a valores anémicos) porque a Europa está em deflação, ou seja, os preços descem em vez de subir. A economia está em retração e não em expansão. As empresas estão a fazer menos negócios, investir menos, criar menos emprego, gerar menos lucros e logo a valer menos.

Significa isto que os activos correm o risco de se desvalorizar e isso significa que os consumidores, as empresas e os paises vão empobrecendo.

O BCE, ao descer a taxa de juro, está a dizer aos bancos e consumidores que emprestem/gastem o dinheiro em vez de o depositarem no banco pois só assim há consumo e crescimento. O facto de estar a dizer não é sinónimo de que vá acontecer. É um incentivo (e por isso num primeiro momento as cotações sobem) mas é preciso muito mais do que isso. Se eu estiver desempregado concerteza que vou adiar a compra do frigorifico, do carro ou da ida ao cinema mesmo que me emprestem dinheiro a custo zero ou tenha dinheiro no banco a render 0%. Isto leva tempo a acontecer. E por isso, no médio/longo prazo as cotações descem.

Espero não ter sido muito maçudo e técnico.

Abraço e bons negócios

Caro AT214, a sua explicação foi perfeita, fiquei totalmente esclarecido, muito obrigado!

por malvoisin » 4/9/2014 18:21

General Patton Escreveu:
malvoisin Escreveu:General, acredito que possa ter sido o bottom reversal day de 7 de agosto o 1º sinal (ou pelo menos 1deles) que lhe indiciou fortemente uma provável nova tendencia bullish, parece-me q cumpre os requisitos: marcado por um novo mínimo, dramaticamente mais baixo, nos 0,0701, e simultaneamente por um fecho bastante acima, nos 0,0868, apresenta tb um forte volume de transacções - o maior desde 1 de julho. para além disso, a vela do dia 7 de agosto foi uma doji - figura cuja definição conheci há pouco tempo (penso que aqui no forum) como sendo um tipo de vela que indicia tipicamente uma possível inversão de tendência, mas dado o carácter de indefinição da mesma, requer uma confirmação. A partir daí, nos 3 dias seguintes, os mínimos foram sendo smp +altos, e possivelmente a vela de 13 de Agosto poderá ter sido, finalmente, a confirmação de que precisava... (espero que isto não esteja muito ao lado, se não, paciência)

Faz muito bem estudar, malvoisin! Continue...

General, muito obrigado pelo estímulo, assim farei!

p.s. ontem ainda tentei postar qq coisa em rodapé mas não sei como fazer, vou ver se descubro entretanto.

por AT2014 » 4/9/2014 18:18

Amigo Malvosin,
Eu sei que isto não é fácil de perceber a engrenagem pois mexe com muita coisa mas o que importa é reter 2 ou 3 pontos fundamentais:

1- As taxas de juro só sobem quando a economia aquece.

2- Quando a economia aquece as empresas fazem mais negócio, têm maiores lucros, fazem mais investimentos, criam mais empregos. Ou seja, as empresas valorizam-se e logo as acções sobem.

3- O efeito imediato de uma subida das taxas de juro é que o preço do dinheiro aumenta e logo isso aumenta os custos de financiamento das empresas e coloca um travão nas compras a crédito por parte dos consumidores. E assim, num primeiro momento, a reacção do mercado é para corrigir as expectativas de lucros das empresas que se previam com as condições do ponto 2. E logo as acções descem.

4- Depois, no médio/longo prazo, as cotações sobem à medida que a economia continua a aquecer. Isto porque uma subida das taxas de juro não se destina a matar o crescimento (a não ser que seja exagerada) mas sim a refrear o mesmo.

5- E inversamente quando as taxas de juro descem.

E vamos lá a perceber uma coisa: O BCE, hoje, reduziu as taxas de juro (que já estavam a valores anémicos) porque a Europa está em deflação, ou seja, os preços descem em vez de subir. A economia está em retração e não em expansão. As empresas estão a fazer menos negócios, investir menos, criar menos emprego, gerar menos lucros e logo a valer menos.

Significa isto que os activos correm o risco de se desvalorizar e isso significa que os consumidores, as empresas e os paises vão empobrecendo.

O BCE, ao descer a taxa de juro, está a dizer aos bancos e consumidores que emprestem/gastem o dinheiro em vez de o depositarem no banco pois só assim há consumo e crescimento. O facto de estar a dizer não é sinónimo de que vá acontecer. É um incentivo (e por isso num primeiro momento as cotações sobem) mas é preciso muito mais do que isso. Se eu estiver desempregado concerteza que vou adiar a compra do frigorifico, do carro ou da ida ao cinema mesmo que me emprestem dinheiro a custo zero ou tenha dinheiro no banco a render 0%. Isto leva tempo a acontecer. E por isso, no médio/longo prazo as cotações descem.

Espero não ter sido muito maçudo e técnico.

Abraço e bons negócios

Registado: 4/2/2014 2:39

por investpouco » 4/9/2014 18:00

aqui vemos que a AT prevaleceu, porque quando apareceu a noticia...ja a cotada estava a metade do percurso...
cumptos, Investpouco.

por investpouco » 4/9/2014 17:57

varios bancos vao entrar em supervisao directa pelo BCE:
Novo Banco (e nao terá testes de esforço, por estar em transição), CGD, BCP e BPI tambem estão incluidos na supervisao...

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/banca___financas/detalhe/novo_banco_substitui_bes_na_lista_de_supervisionados_do_bce.html

este jornal de negocios cheira-me a esturro..... a tentar empurrar a cotada com a noticia da goldman sachs, para baixo...
para depois aparecer esta noticia tipo bomba que provavelmente será a responsavel por subir a cotada...ao supervisionar e assim diminuir riscos de colapsos inesperados...
cumptos, Investpouco.

por malvoisin » 4/9/2014 17:37

Entretanto a tendência está a querer dar sinais de subida (embora ainda esteja Bear). Acresce (como publiquei há pouco) que os indicadores por onde me guio começam a indicar sobrevenda. Logo, tendo a tendência incerta e os indicadores a apontarem para inversão mantenho-me aqui tranquilo de fora. É porque prefiro estar de fora sempre que não vejo uma entrada com boas probabilidades (ou não tenho tempo para acompanhar, o que também sucede).

por Nuno Pereia » 4/9/2014 17:34

O que me parece é que ter ficado acima dos 0,11 foi muito positivo.

Amanha para mim é os Stpos ali nos 0,108x...pois pode romper em baixa os 0,11 que hoje partiu ...veja-se depois de muito lá bater, embora me parece que estava lá um Camião de um Curto (?) a vender melões a 0,11 como devem ter reparado.

Mas nada me admirava que continuasse para Andorra...é que lá, é a Tranquilidade. Eh fez-me lembrar o BES :oh:

Registado: 1/8/2014 16:05

por dejumentoeuvou... » 4/9/2014 17:26

AT2014 Escreveu:Já agora, relembro-lhe mais uma coisa que aprendi aqui com o Ulisses (porque ao contrário do meu amigo eu aprendo com aqueles que sabem mais do que eu) que, estatisticamente, sempre que há subidas de taxas de juro, as acções descem no curto prazo e depois sobem no médio/longo prazo e vice versa. Não sei se reparou no que aconteceu hoje :wink: Mas dou-lhe uma pista: As taxas de juro sobem porque a economia cresce, as empresas têm mais lucros, os empregados ganham e gastam mais, a inflação aumenta e os bancos centrais aumentam as taxas de juro de modo a tentar reduzir a concessão de crédito de modo a que não se criem alavancagens enormes entre a economia real e a economia "virtual". Ora, agora, se ao contrário, as taxas de juro descem.... :wink: :wink: :wink:
Abraço e bons negócios

Quando estamos fora e queríamos estar dentro arranjamos desculpas para dizer que estar fora será melhor, nem que seja preciso recorrer à história. Quando estamos dentro e devíamos estar fora arranjamos desculpas para continuarmos dentro (isto há-de recuperar).
Quanto à relação entre descida das taxas de juro e evolução das cotações podem analisar o exemplo do bull market de 1960 recentemente citado por Ralph Acampora.
A quem saiba de AT: como compatibilizar os indicadores técnicos citados (estocástico, macd, etc.) para justificar "isto está puxado para cima ou para baixo" com a apontada relação entre a evolução das taxas de juro e a evolução do mercado accionista?

De jumento eu vou...

Registado: 28/8/2014 15:49

por Artista Romeno » 4/9/2014 17:23

eu aqui tendo a concordar com o H boss,
alias so nao comprei bcp a 8 centimos, pela simples razao, que escalpelizados os ultimos resultados, houve coisas que nao gostei, agora idealmente é comprar barato e vender caro, achar o fundo da coisa é que pode ja ser pior... eu esta acção alias só a compraria a esses preços pois o retorno pode ser bom, mas o risco é alto
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por hugob0ss » 4/9/2014 17:19

AT2014 Escreveu:
jccgold Escreveu:Como é que é? Há 1 mês qualquer pessoa experiente estava fora do BCP, e passados 1 mês depois duma subida de 25% agora é que pode subir? Agora é que é altura dos experientes entrarem no BCP? Sempre a aprender

Amigo JCGold,

Já vi que vou ter de aturá-lo durante mais uns dias enquanto durar este seu estado de euforia :lol: :lol: :lol:. Mas pronto, vou ver se consigo ensinar-lhe qualquer coisa que sirva para que continue por muitos e longos anos aqui no mercado (nem que seja porque eu não me importo de o aturar nos breves momentos de euforia que a sua estratégia lhe irá dar ao longo desses anos :lol: :lol: :lol: ).

Faça lá ai um inquérito aos mais experientes e vai perceber que eles entram quando vêm que existe uma tendência sólida, seja para cima ou para baixo, e não correm atrás de fogachos momentâneos.

Respondendo à sua pergunta, há um mês, quando o meu amigo estava a perder uma pipa de massa por ir contra a tendência e eu tinha acabado de ganhar uma pipa de massa por não ter ido contra a tendência, eu dizia-lhe que pensava que a tendência era Bear e portanto as regras mandavam vender nas subidas e não comprar.

Entretanto a tendência está a querer dar sinais de subida (embora ainda esteja Bear). Acresce (como publiquei há pouco) que os indicadores por onde me guio começam a indicar sobrevenda. Logo, tendo a tendência incerta e os indicadores a apontarem para inversão mantenho-me aqui tranquilo de fora. É porque prefiro estar de fora sempre que não vejo uma entrada com boas probabilidades (ou não tenho tempo para acompanhar, o que também sucede).

Assim, eu, neste momento, estou de fora, com a mesma pipa de massa que tinha há um mês no banco e o meu amigo esteve um mês a rezar para que subisse e está, neste momento, dentro, com uma posição potencialmente equilibrada (até realizar é só fumo). Vê a diferença ? :wink:

Abraço e bons negócios

AT2014, nem todas as pessoas pensam da mesma maneira, nem todas negoceiam da mesma maneira, a sua a de seguir a tendência dominante ate nem acho que seja das melhores.
Quando a tendência já esta definida no bull o risco especulativo é bastante maior do que comprar com a cotação deprimida.

Cumprimentos,
Hugo
O mercado tem sempre razão, a não ser que esteja obviamente errado.

Registado: 23/10/2008 14:18

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bigest, caganixo7, Carlos73, icemetal, Metalor, OCTAMA, Pmart 1, PMP69 e 194 visitantes