Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Obrigações II

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Obrigações II

por Pedro Filipe Santos » 14/8/2014 18:13

cliente1 Escreveu:
Pedro Filipe Santos Escreveu:
cliente1 Escreveu:Entretanto a SIC Notícias está a dar mais destaque à questão das Obrigações Seniores do BES.

http://sicnoticias.sapo.pt/economia/201 ... novo-banco

Segundo a notícia existem obrigações seniores que já venceram e que não estão a ser reembolsadas (daí, julgo eu, que muito naturalmente não se possa sequer esperar que o banco possa/queira recomprar as outras que ainda não venceram).

E aparentemente estamos num jogo de "pescadinha com o rabo na boca": o Novo Banco não paga porque o BdP não deixa, o BdP não deixa enquanto o Novo Banco não apresentar um plano que garanta o pagamento sem comprometer os rácios de capital.

Um desabafo: este pessoal anda a dar tiros no pé. Se sabem que o "pessoal" perdeu a confiança no sistema financeiro e estão a tentar recupera-la (só o tempo dirá se o vão conseguir ou não), o facto de acontecerem coisas destas (não reembolsarem as obrigações que venceram) não ajuda nada....

essa noticia é mais uma daquelas à portuguesa... nenhuma obrigação senior do bes se venceu, o Novobanco deixou foi de recomprar obrigações proprias como fazia o bes de qualquer maneira elas podem ser vendidas em otc como de facto são ou esperar pelo reembolso na maturidade ou ainda podem ser recompradas se daí não advier impacto negativo para o novobanco ou ainda por razões comerciais conforme comunicado do banco de portugal

http://www.bportugal.pt/pt-PT/OBancoeoE ... 202014.pdf

Está acta é muito interessante. No que me diz respeito, a conclusão mais imediata é que o melhor será aguardar pela maturidade das minhas obrigações pois o nb nao cai querer recomopra-las a não ser lhe fiquem baratas...

eles estão a ver que depois da barafunda as obrigações mandam-se para os 105% e depois ao recomprá-las lá ia o novobanco pagar mais 5% que o que está no balanço :lol: assim na recompra a acontecer decidem eles o preço :clap: :clap:

Registado: 10/5/2014 23:35

por cliente1 » 14/8/2014 17:07

Pedro Filipe Santos Escreveu:
cliente1 Escreveu:Entretanto a SIC Notícias está a dar mais destaque à questão das Obrigações Seniores do BES.

Segundo a notícia existem obrigações seniores que já venceram e que não estão a ser reembolsadas (daí, julgo eu, que muito naturalmente não se possa sequer esperar que o banco possa/queira recomprar as outras que ainda não venceram).

E aparentemente estamos num jogo de "pescadinha com o rabo na boca": o Novo Banco não paga porque o BdP não deixa, o BdP não deixa enquanto o Novo Banco não apresentar um plano que garanta o pagamento sem comprometer os rácios de capital.

Um desabafo: este pessoal anda a dar tiros no pé. Se sabem que o "pessoal" perdeu a confiança no sistema financeiro e estão a tentar recupera-la (só o tempo dirá se o vão conseguir ou não), o facto de acontecerem coisas destas (não reembolsarem as obrigações que venceram) não ajuda nada....

essa noticia é mais uma daquelas à portuguesa... nenhuma obrigação senior do bes se venceu, o Novobanco deixou foi de recomprar obrigações proprias como fazia o bes de qualquer maneira elas podem ser vendidas em otc como de facto são ou esperar pelo reembolso na maturidade ou ainda podem ser recompradas se daí não advier impacto negativo para o novobanco ou ainda por razões comerciais conforme comunicado do banco de portugal

Está acta é muito interessante. No que me diz respeito, a conclusão mais imediata é que o melhor será aguardar pela maturidade das minhas obrigações pois o nb nao cai querer recomopra-las a não ser lhe fiquem baratas...

Registado: 13/8/2014 17:30

por Pedro Filipe Santos » 14/8/2014 16:39

por cliente1 » 14/8/2014 9:28

Entretanto a SIC Notícias está a dar mais destaque à questão das Obrigações Seniores do BES.

por Pedro Filipe Santos » 14/8/2014 6:53

Pela lógica as obrigações são muito mais seguras que antes uma vez que transitaram para uma entidade com o balanço mais limpo do que a que provem podem consultar o grafico das obrigações do banco espanhol bankia que passou por um processo semelhante a este em maio 2012

por ex

http://www.boerse-frankfurt.de/en/bonds ... 0776/chart

por moppie85 » 13/8/2014 22:01

TexanoBill Escreveu:
moppie85 Escreveu:Não existe "resgates" de obrigações assim... Não sei o que leva as pessoas a escreverem isso...

Por isso é que eu escrevi 'aplicações', havia/há outras coisas congeladas :wink:

moppie85 Escreveu:Quanto a vendas e compras, creio que não é por aí - podem sempre suspender se elas descerem descontroladamente (aliás, como fizeram com o BES várias vezes). Depois, só para teres uma ideia, a última vez que houve uma transacção das XS0767317133 foi Last price 80.28 i %
02/04/2012 15:53:01 .

Fico-me pela minha de falta definir e formalizar as coisas como deve ser e, o banco provavelmente está neste momento impedido de re-comprar obrigações do próprio banco (provavelmente aí sim por instrução do banco de portugal).

Claro que isto são só suposições, porque informação, parece não haver.

A suspensão tb pode dever-se aos processos burocráticos envolvidos e que terão de ser conjugados com a criação do Novo Banco. Pelo que li nos prospectos, essas obrigações são uma emissão conjunta do BES London e da holding BES Finance, estando garantidas pelo BES Portugal.

Aqui só se falou de obrigações - é melhor não confundir coisas que muitos ja confundem!

"Fico-me pela minha de falta definir e formalizar as coisas como deve ser e, o banco provavelmente está neste momento impedido de re-comprar obrigações do próprio banco (provavelmente aí sim por instrução do banco de portugal)."

Registado: 15/4/2008 14:12

por Texano Bill » 13/8/2014 21:35

moppie85 Escreveu:Não existe "resgates" de obrigações assim... Não sei o que leva as pessoas a escreverem isso...

Por isso é que eu escrevi 'aplicações', havia/há outras coisas congeladas :wink:

moppie85 Escreveu:Quanto a vendas e compras, creio que não é por aí - podem sempre suspender se elas descerem descontroladamente (aliás, como fizeram com o BES várias vezes). Depois, só para teres uma ideia, a última vez que houve uma transacção das XS0767317133 foi Last price 80.28 i %

Fico-me pela minha de falta definir e formalizar as coisas como deve ser e, o banco provavelmente está neste momento impedido de re-comprar obrigações do próprio banco (provavelmente aí sim por instrução do banco de portugal).

A suspensão tb pode dever-se aos processos burocráticos envolvidos e que terão de ser conjugados com a criação do Novo Banco. Pelo que li nos prospectos, essas obrigações são uma emissão conjunta do BES London e da holding BES Finance, estando garantidas pelo BES Portugal.

Registado: 20/8/2011 12:52

por moppie85 » 13/8/2014 21:14

TexanoBill Escreveu:A mim as aplicações parecem-me estar suspensas para evitar resgates/vendas em massa, enquanto a confiança não é restabelecida. Mas olhe, se são sénior e passaram (ou vão passar) para o Novo Banco, porque não as mantém até à maturidade?

Não existe "resgates" de obrigações assim... Não sei o que leva as pessoas a escreverem isso... Quanto a vendas e compras, creio que não é por aí - podem sempre suspender se elas descerem descontroladamente (aliás, como fizeram com o BES várias vezes). Depois, só para teres uma ideia, a última vez que houve uma transacção das XS0767317133 na bolsa de luxemburgo foi Last price 80.28 i %

Quando forem retomadas, é suposto colocarem um "papel" a dizer que retomaram (atenção que isso é a transação em bolsa). O banco não é obrigado a retomar re-compras ou facilitar transacções entre clientes (que eu saiba)

Quanto à 2ª parte, não lhe sei responder, porque depende da aversão ao risco de cada um... não posso decidir por si!

Veja como se sente melhor, qual a sua tolerância ao risco, qual o seu objectivo quando as comprou, a partir de que momento decide vender, etc.

por cliente1 » 13/8/2014 21:08

TexanoBill Escreveu:A mim as aplicações parecem-me estar suspensas para evitar resgates/vendas em massa, enquanto a confiança não é restabelecida. Mas olhe, se são sénior e passaram (ou vão passar) para o Novo Banco, porque não as mantém até à maturidade?

Pois... a decisão mais racional parece ser mesmo essa. Acho que o único problema é a parte emocional (se eu era avesso ao risco, depois do que "aprendi", ainda mais avesso fiquei com estas confusões).

Vou esperar que passem estas turbulências (pois entretanto não posso mesmo vender) e acreditar que é tudo meramente burocracia / tentativas de evitar decisões precipitadas como esta que eu poderei estar a ponderar, e depois logo vejo.

Obrigado pelo conselho.

por cliente1 » 13/8/2014 21:01

moppie85 Escreveu:Eu nao sei qual o motivo, mas posso dizer que a suspensão (pelo que leio) foi pedida pela "Commission de Surveillance du Secteur Financier" (Luxemburgo). Penso que o que estarão à espera é da definição formal e objectiva do passar das obrigações para o novo banco. Ao mesmo tempo, creio que quem ia mantendo alguma liquidez das ditas seria o próprio BES, algo que agora não acontece. É possivel manter as transacções OTC (fora de mercado) - aliás, o Sniper já o fez das suas subordinadas - se arranjar comprador para as mesmas e combinarem um preço, podem vender e comprar fora de mercado.

https://www.bourse.lu/instrument/notice ... ypeVal=OBL || separador Stock Exchange Notices e tens lá um pdf a referir que está suspenso pela dita comissão até nova instrução.

Obrigado moopie85. O google também já me tinha levado a esse site e tinha visto essa notícia, mas como era do dia 4 pensei que já estivesse ultrapassada e houvesse algo mais actual. Vou esperar que seja meramente uma questão de tempo (semanas?) e como entretanto não posso mesmo vender dá para ponderar uma decisão mais racional.

Quanto esta situação "estabilizar" colocar-se-á então a segunda parte da minha questão: vender ambas (certamente com alguma perda), vender apenas as de 2019 e manter as de 2015, ou manter as duas? A liquidez não é problema.... é mesmo o "dormir descansado"

por Texano Bill » 13/8/2014 20:58

A mim as aplicações parecem-me estar suspensas para evitar resgates/vendas em massa, enquanto a confiança não é restabelecida. Mas olhe, se são sénior e passaram (ou vão passar) para o Novo Banco, porque não as mantém até à maturidade?

Registado: 20/8/2011 12:52

por moppie85 » 13/8/2014 20:52

Eu nao sei qual o motivo, mas posso dizer que a suspensão (pelo que leio) foi pedida pela "Commission de Surveillance du Secteur Financier" (Luxemburgo). Penso que o que estarão à espera é da definição formal e objectiva do passar das obrigações para o novo banco. Ao mesmo tempo, creio que quem ia mantendo alguma liquidez das ditas seria o próprio BES, algo que agora não acontece. É possivel manter as transacções OTC (fora de mercado) - aliás, o Sniper já o fez das suas subordinadas - se arranjar comprador para as mesmas e combinarem um preço, podem vender e comprar fora de mercado.

https://www.bourse.lu/instrument/notice ... ypeVal=OBL || separador Stock Exchange Notices e tens lá um pdf a referir que está suspenso pela dita comissão até nova instrução.

por Rick Lusitano » 13/8/2014 20:43

cliente1 Escreveu:Boa tarde a todos,
Como é fácil de reparar sou novato por estas bandas e só calhei de cá vir parar pelos acontecimentos que tem existido no BES nos últimos dias. Desde o início de Agosto que tenho assistido aos diversos "posts" e aproveito hoje para fazer a minha primeira publicação.

Em primeiro tenho que agradecer a todos aqueles que muito escreveram sobre estas temáticas de acções e obrigações e que me fizeram "abrir os olhos" a coisas que nem me passavam pela cabeça pois eu era o típico cliente que ia confiando no gestor do BES (vai para 10 anos.) Graças a este forum aprendi que, por exemplo, afinal existem vários tipos de obrigações, que umas são seniores e outras são subordinadas, que no meio disso tudo existem vários "tiers", etc. Enfim, abriram-me os olhos!

Queria solidarizar-me também com os pequenos accionais e obrigacionistas subordinados (coisas que eu apenas por mero acaso não sou), pois creio que muitos deles tal como eu terão ido nas conversas das "solidezes", "separação entre GES e BES", etc e outras declarações de governantes e reguladores, e que aparentemente com isto tudo vão ficar a "arder" com as poupanças que também certamente amealharam com algum esforço. Talvez por não conseguir dormir descansado sabendo que existem flutuações e afins, sempre preferi optar por produtos conservadores e sempre me apresentaram as "obrigações" como sendo algo "garantido". Aprendi agora que não é bem assim, e ainda por cima aprendi que afinal há vários níveis de obrigações.

Estive a ver melhor os sucessivos produtos que me foram "vendendo" ao longo destes últimos anos e até me assusto agora que sei o que são ISINs e que vejo melhor aquilo que ia comprando, que depois vencia e que me vendiam com outros nomes e novos ISINs (diga-se em abono da verdade que até agora nunca existiu nenhum incumprimento por parte do BES). Em resumo, definitivamente isto não é para mim, e não fora por um mero "feeling" (porque de informação tenho que admitir que tinha pouca ou nenhuma), que a minha exposição a produtos que não "depósitos a prazo" não era maior no inicio desta crise. E nesta altura só quero despachar algumas coisas e transforma-las em depósitos a prazo (pelo menos, nos próximos tempos até isto acalmar, e a partir daí tudo o que fizer será já numa base mais informada!). Por isso, obrigado a todos aos que aqui foram "postando"!

E neste momento queria apenas perguntar se alguém sabe exactamente o que se passa com estas obrigações BES que é o que me "sobrou"

Bes 6.75% 27ABR2015: XS0767317133
BES LDN 5%: XS0782021140

Supostamente pelo que andei a ver serão seniores e estarão no "novo banco", informação que me foi confirmada pela gestora. E até aqui tudo bem, supostamente bate tudo certo com a resolução do BdP e com a informação que está no site, etc.

Entretanto tentei vende-las no BES e disseram-me que estão suspensas por ordem BdP e remetem-me para a linha de apoio do BdP, coisa que ainda não tive oportunidade de fazer mas que, pelo que aqui algures relatos de pessoas que ligaram e não ficaram muito esclarecidas não me trás grandes expectativas. Já agora, no site do BES.NET elas estão no mesmo local da carteira onde sempre estiveram, e aparecem ao preço que "mais ou menos" que sempre estiveram (agora ligeiramente abaixo dos valores de Julho, mas na semana passada estiveram um bom bocado abaixo, tipo agora rodam os 99 e 95, e chegaram a estar a 96 e 93).

Em resumo, o que gostaria de perguntar é: alguém sabe porque razão (ou tem alguma suspeita ainda que especulativa) da razão desta suspensão?

E em relação ao cenário actual, etc, acham que é de esperar pela maturidade ou será melhor "despachar já?" Sei que a resposta a esta pergunta será sempre um misto de racional / emocional, mas coloco-a tendo em conta que a maturidade do primeiro lote é Abril do ano que vem, e as outras são com maturidade em 2019.

ass: Um cliente do BES!

Segundo o noticiário da SIC, o Novo Banco, "está á espera" da autorização do BdP, e o BdP "está á espera" do Novo Banco... É o jogo do passa-culpas tipicamente tuga.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech

Registado: 10/5/2014 0:59

por cliente1 » 13/8/2014 19:38

Boa tarde a todos,
Como é fácil de reparar sou novato por estas bandas e só calhei de cá vir parar pelos acontecimentos que tem existido no BES nos últimos dias. Desde o início de Agosto que tenho assistido aos diversos "posts" e aproveito hoje para fazer a minha primeira publicação.

Em primeiro tenho que agradecer a todos aqueles que muito escreveram sobre estas temáticas de acções e obrigações e que me fizeram "abrir os olhos" a coisas que nem me passavam pela cabeça pois eu era o típico cliente que ia confiando no gestor do BES (vai para 10 anos.) Graças a este forum aprendi que, por exemplo, afinal existem vários tipos de obrigações, que umas são seniores e outras são subordinadas, que no meio disso tudo existem vários "tiers", etc. Enfim, abriram-me os olhos!

Queria solidarizar-me também com os pequenos accionais e obrigacionistas subordinados (coisas que eu apenas por mero acaso não sou), pois creio que muitos deles tal como eu terão ido nas conversas das "solidezes", "separação entre GES e BES", etc e outras declarações de governantes e reguladores, e que aparentemente com isto tudo vão ficar a "arder" com as poupanças que também certamente amealharam com algum esforço. Talvez por não conseguir dormir descansado sabendo que existem flutuações e afins, sempre preferi optar por produtos conservadores e sempre me apresentaram as "obrigações" como sendo algo "garantido". Aprendi agora que não é bem assim, e ainda por cima aprendi que afinal há vários níveis de obrigações.

Estive a ver melhor os sucessivos produtos que me foram "vendendo" ao longo destes últimos anos e até me assusto agora que sei o que são ISINs e que vejo melhor aquilo que ia comprando, que depois vencia e que me vendiam com outros nomes e novos ISINs (diga-se em abono da verdade que até agora nunca existiu nenhum incumprimento por parte do BES). Em resumo, definitivamente isto não é para mim, e não fora por um mero "feeling" (porque de informação tenho que admitir que tinha pouca ou nenhuma), que a minha exposição a produtos que não "depósitos a prazo" não era maior no inicio desta crise. E nesta altura só quero despachar algumas coisas e transforma-las em depósitos a prazo (pelo menos, nos próximos tempos até isto acalmar, e a partir daí tudo o que fizer será já numa base mais informada!). Por isso, obrigado a todos aos que aqui foram "postando"!

E neste momento queria apenas perguntar se alguém sabe exactamente o que se passa com estas obrigações BES que é o que me "sobrou"

Bes 6.75% 27ABR2015: XS0767317133
BES LDN 5%: XS0782021140

Supostamente pelo que andei a ver serão seniores e estarão no "novo banco", informação que me foi confirmada pela gestora. E até aqui tudo bem, supostamente bate tudo certo com a resolução do BdP e com a informação que está no site, etc.

Entretanto tentei vende-las no BES e disseram-me que estão suspensas por ordem BdP e remetem-me para a linha de apoio do BdP, coisa que ainda não tive oportunidade de fazer mas que, pelo que aqui algures relatos de pessoas que ligaram e não ficaram muito esclarecidas não me trás grandes expectativas. Já agora, no site do BES.NET elas estão no mesmo local da carteira onde sempre estiveram, e aparecem ao preço que "mais ou menos" que sempre estiveram (agora ligeiramente abaixo dos valores de Julho, mas na semana passada estiveram um bom bocado abaixo, tipo agora rodam os 99 e 95, e chegaram a estar a 96 e 93).

Em resumo, o que gostaria de perguntar é: alguém sabe porque razão (ou tem alguma suspeita ainda que especulativa) da razão desta suspensão?

E em relação ao cenário actual, etc, acham que é de esperar pela maturidade ou será melhor "despachar já?" Sei que a resposta a esta pergunta será sempre um misto de racional / emocional, mas coloco-a tendo em conta que a maturidade do primeiro lote é Abril do ano que vem, e as outras são com maturidade em 2019.

ass: Um cliente do BES!

por jokerportuga » 13/8/2014 19:17

Sr_SNiper Escreveu:Portugal, Africa do Sul e agora Bulgária?
parece um castelo de cartas isso.
Logo agora que tenho feito grandes amizades com a comunidade Bulgara cá em Portugal

eu acho que tu te dás bem com todas as comunidades :lol: :lol:

Registado: 18/1/2010 12:59

por Rick Lusitano » 13/8/2014 18:30

Sr_SNiper Escreveu:Portugal, Africa do Sul e agora Bulgária?
Logo agora que tenho feito grandes amizades com a comunidade Bulgara cá em Portugal

:-#
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech

por Sr_SNiper » 13/8/2014 18:19

Portugal, Africa do Sul e agora Bulgária?
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por VirtuaGod » 13/8/2014 16:33

Os investidores das séniores do BES ainda tiveram sorte estarmos na zona Euro senão era mesmo assim:

Unease evident among clients of collapsed Bulgarian bank

Holders of a $150m senior unsecured bond that matured on Friday have yet to be repaid, writes Kerin Hope

When Alex Nikolayev signed up for expensive treatment at a private clinic, his plan was to pay for it using money from his savings account.

Unfortunately for the 55-year-old physiotherapist, his money was lodged with Corporate Commercial Bank, the Bulgarian lender closed in June by the country’s central bank following a run on its deposits.

“I feel desperate . . . The bank was supposed to reopen in July, now they’re talking about October,” he says. “This is my biggest single expense for several years, but it’s not my fault I can’t cover it.”

The frustration of depositors such as Mr Nikolayev is shared by much larger clients of the bank, the collapse of which was triggered by a public quarrel between Tsvetan Vassilev, its majority shareholder, and Delyan Peevski, a controversial politician and one of its biggest borrowers. Both men strongly deny wrongdoing.

Corpbank has not repaid the holders of a $150m senior unsecured bond that matured on Friday
, among them several US and UK hedge funds, even though the central bank and the finance ministry reassured international investors they would get their money.

“There is a grace period of one week but we are not optimistic,” said one hedge fund manager who asked not to be named. “Whatever the outcome, Bulgaria’s credibility with international markets has taken a hit.”

The Corpbank saga has highlighted the tight relationships between Bulgaria’s powerful business elite and politicians as the country faces a snap general election on October 5.

The vote was called by Rosen Plevneliev, Bulgaria’s reform-minded president who has accused the oligarchs of relying too heavily on state funds.

“Oligarchs have three sources of funds: public procurement contracts . . . deposits of state companies in banks [they control] and privatisation deals,” Mr Plevneliev says. “They are dependent on this money.”

Mr Vassilev, a former stockbroker named one of Bulgaria’s most influential people by Forbes magazine in 2012, expanded Corpbank by offering high interest rates for retail deposits, while also attracting deposits from state companies.

Mr Peevski advanced his political career thanks to a media empire nominally controlled by his mother, helped by Corpbank.

But a dispute between the pair emerged in June over the financing of the Bulgarian stretch of the South Stream project, a €40bn Russian pipeline to send gas to Austria.

According to people with knowledge of Corpbank, it offered a €90m guarantee to two construction companies linked to Mr Peevski to begin work on the 550km Bulgarian leg of the project.

But the bank pulled out when the former socialist government froze its participation after pressure from Brussels to investigate possible infringement of EU tender rules. Mr Peevski retaliated against Corpbank and Mr Vassilev by pulling funds out of the bank, prompting a run by depositors, the same people say.

Ognian Shentov, director of the Centre for the Study of Democracy, a Sofia think-tank, says: “It was a street fight between two oligarchs that got out of hand. Now the central bank is also implicated with potentially damaging consequences.”

VTB Capital of Russia, a leading Corpbank shareholder, has declined to pump in fresh capital, while Oman’s sovereign wealth fund, which holds a larger stake, is awaiting the outcome of an audit by Deloitte, EY and Afa, a Bulgarian auditor, before making a decision. The auditors are unlikely to report their findings before October.

Ivan Iskrov, the central bank governor, offered to resign after his proposal for a rescue package that would avoid a bail-in of large deposit holders was rejected by the government.

The central bank’s head of supervision is under investigation by a public prosecutor.

A senior Bulgarian official with knowledge of the bank’s balance sheet says: “A preliminary audit showed there was poor documentation on a high percentage of corporate loans so they could not be assessed. We still have to find out the extent of related-party lending, which could be considerable.”

Nikolay Staykov, a founding member of Protest Network, a civil society group, says Corpbank was one of several banks named as “bad apples” by western officials in Sofia. “Regulation is poor,” Mr Staykov says. “Corpbank’s business model – of taking state deposits and funding related parties, including politicians – was actually protected by the central bank.”
- by FT

P.S. A Bulgaria é membro da UE desde 2007 mas não pretence à zona Euro
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por ghorez » 13/8/2014 15:54

Registado: 25/9/2012 10:49

por jokerportuga » 13/8/2014 15:41

katolo Escreveu:
Oculus Escreveu:Alguém tem ideias para investimento de valores a rondar os 50k?

Colchão de casa!

A Pikolin também já tem obrigações? ISIN ? :shock:

Registado: 18/1/2010 12:59

por Rick Lusitano » 13/8/2014 11:37

:mrgreen: :mrgreen:
VirtuaGod Escreveu:
katolo Escreveu:

Colchão de casa!

Não achas 50k um exagero por um colchão? Mesmo que seja para casa... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

:mrgreen:

por katolo » 13/8/2014 2:01

LOL

Realmente! O português atraiçoou-me :mrgreen:

Registado: 20/2/2014 22:01

por VirtuaGod » 13/8/2014 1:57

katolo Escreveu:

Colchão de casa!

Não achas 50k um exagero por um colchão? Mesmo que seja para casa... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por katolo » 13/8/2014 1:48

Colchão de casa!

Registado: 20/2/2014 22:01

por logi » 13/8/2014 1:46

Alguém tem ideias para investimento de valores a rondar os 50k?

Registado: 4/2/2014 15:13

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], iniciado1, Mar58, OCTAMA, PAULOJOAO, Phil2014 e 119 visitantes