PSI (PSI20) - Tópico Geral
Re: PSI 20
mmrmm Escreveu::shock: O índice fechou hoje a menos de 4% do fecho do dia da vela Paulo Portas!!!
Pois está á porta da vela Portas o que dá direito a varias analises, diferentes das habituais AF/AT
Analise Filosófica: cair ou não cair eis a questão!
Analise Psiquiátrica: a bipolaridade colorida: verde? ou vermelho? verde? ou vermelho?
Analise Teológica: Ai meu Deus que vela acendo?
Analise Politica: só com um Partido Suporte (PS) se chega ao Portas (?!)
Analise levemente erotica: Portas, portinhas o Psizinho tá pronto pra entrar nessa zona.
Analise Académica: a metanalise da situação insere-se numa problemática com raizes epistemologicas complexas.
Analise Meteorológica: o anticiclone BES criou uma zona de alta pressão para a banca. É provável que continue a chover
... melhor ficar por aqui.
Espero que alguem poste uma analise decente sobre a situação, durante o FDS

- Registado: 26/6/2014 23:20
Neste momento estamos na situação inversa ao que vivemos nos 5 primeiros meses do ano, em que todos os dias saiam notícias maravilhosas sobre o país, tudo parecia entrar nos eixos e o PSI subia alegremente. Desde então quase todos os trades que tenho feito são perdedores, as tentativas de entrar em suportes têm sido mal sucedidas, o melhor é mesmo deixar passar a onda negativista e entrar quando as coisas estiverem calmas, é preferível perder parte da subida do que ganhar perdas.
E com isto já perdi metade dos ganhos do ano, questiono-me se compensam as horas de dedicação para ter ganhos pouco superiores a um depósito a prazo sem risco.
Estou a ponderar mudar de estratégia para uma de muito longo prazo, com compras de blue chips perto de mínimos históricos.
Provavelmente o PSI irá ressaltar em breve, más não será para mim.
E com isto já perdi metade dos ganhos do ano, questiono-me se compensam as horas de dedicação para ter ganhos pouco superiores a um depósito a prazo sem risco.
Estou a ponderar mudar de estratégia para uma de muito longo prazo, com compras de blue chips perto de mínimos históricos.
Provavelmente o PSI irá ressaltar em breve, más não será para mim.
Don't run a race that doesn't have a finish line.
Turney Duff
Turney Duff
Boas,
Não resisti a postar este comentário de alguém a uma noticia do jn: http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/bolsa/detalhe/psi_20_cai_08_e_pinta_se_de_vermelho_pelo_quarto_dia_seguido.html
"Discurso para o país
Pastos não pode ser incomodado, nem a Luisloura.
Fico eu, que também governo.
Portugueses, os Bancos portugueses, embora andem na borda da navalha, estão sólidos. Repito, embora andem na borda da navalha estão sólidos.
O mercado de capitais vai em frente, com estes ou outros capitalistas, porque eu garanto que há almofadas para todos. Repito, há almofadas para todos.
Os capitalistas portugueses, que investem em Bolsa, não devem recear perder dinheiro, porque é o risco deles. Repito, perder dinheiro é o risco dos capitalistas.
Os bancos agora estão de saúde, mas se mais algum cair, hoje estão de saúde. Repito, hoje os outros bancos estão de saúde.
O Novo Banco vai ser vendido, mas se for a baixo preço, os outros bancos aguentam, pois têm almofadas. Repito, os outros bancos já têm almofadas para aguentar.
Se necessário for, mandaremos vir almofadas da Gisé Equinocial, para aguentar a Força de Acreditar. Repito, se necessário for, mandaremos vir almofadas da Gisé Equinocial.
Como também nos preparamos para receber almofadas da Xangolá. Repito, também iremos receber almofadas da Xangolá.
E, sou eu que posso dizer, eu estou a fazer um bom trabalho. Repito, e tripito, eu estou a fazer um bom trabalho."

Não resisti a postar este comentário de alguém a uma noticia do jn: http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/bolsa/detalhe/psi_20_cai_08_e_pinta_se_de_vermelho_pelo_quarto_dia_seguido.html
"Discurso para o país
Pastos não pode ser incomodado, nem a Luisloura.
Fico eu, que também governo.
Portugueses, os Bancos portugueses, embora andem na borda da navalha, estão sólidos. Repito, embora andem na borda da navalha estão sólidos.
O mercado de capitais vai em frente, com estes ou outros capitalistas, porque eu garanto que há almofadas para todos. Repito, há almofadas para todos.
Os capitalistas portugueses, que investem em Bolsa, não devem recear perder dinheiro, porque é o risco deles. Repito, perder dinheiro é o risco dos capitalistas.
Os bancos agora estão de saúde, mas se mais algum cair, hoje estão de saúde. Repito, hoje os outros bancos estão de saúde.
O Novo Banco vai ser vendido, mas se for a baixo preço, os outros bancos aguentam, pois têm almofadas. Repito, os outros bancos já têm almofadas para aguentar.
Se necessário for, mandaremos vir almofadas da Gisé Equinocial, para aguentar a Força de Acreditar. Repito, se necessário for, mandaremos vir almofadas da Gisé Equinocial.
Como também nos preparamos para receber almofadas da Xangolá. Repito, também iremos receber almofadas da Xangolá.
E, sou eu que posso dizer, eu estou a fazer um bom trabalho. Repito, e tripito, eu estou a fazer um bom trabalho."

- Registado: 27/7/2014 0:32
Boas,
Ultimo grande suporte antes da confirmacao do Bear market >> 5200-5300, embora a zona dos 5400 ja e' suporte.
Hoje os 5400 aguentaram-se bem e tenho um feeling que o bottom ja esta quase, quase
Bons investimentos.
Ultimo grande suporte antes da confirmacao do Bear market >> 5200-5300, embora a zona dos 5400 ja e' suporte.
Hoje os 5400 aguentaram-se bem e tenho um feeling que o bottom ja esta quase, quase

Bons investimentos.
- Registado: 10/9/2010 16:36
O Estóico Ocioso Escreveu:Taxa de juro negativa no BCE tem o objectivo de desincentivar os bancos a terem dinheiro estacionado no BCE e "obrigá-los" a emprestar à economia.Só que, a meu ver, o problema é a falta de procura de crédito. Nuno Amado já referiu isso há tempos numa resposta a Passos quando este tentou puxar as orelhas aos bancos nacionais.
Procura deve haver, o BCP é que tem de desalavancar…
-7.6% parece-me significativo. Em tempos ouvi dizer que o BCP ía apostar no microcrédito. O Grammybank parece ter sucesso. Será que é capaz de replicar em Portugal? Os grandes calotes vêm sempre de grandes empréstimos. Micro-empréstimos dispersam mais o capital.
Penso que os bancos estão escaldados com o malparado e pensam duas vezes antes de dar € a qualquer um. Estão a limpar balanços, mas acho que ainda não acabou (agora com BES/GES vai ser mais uma parcela). E, com a crise as pessoas voltaram a habituar-se a comprar sem recurso a crédito.
yaya Escreveu:O Estóico Ocioso Escreveu:yaya Escreveu:- Descida do preço do dinheiro pelo BCE.
O que significa?
Uma clara indicação que o BCE quer que os Bancos concedam crédito. Li algures que os depósitos no BCE teriam juro negativo. Os Bancos até aos Testes de Stress estão preocupados em cumprir rácios. De seguida, parece-me, seguirão a indicação do BCE.
Taxa de juro negativa no BCE tem o objectivo de desincentivar os bancos a terem dinheiro estacionado no BCE e "obrigá-los" a emprestar à economia.Só que, a meu ver, o problema é a falta de procura de crédito. Nuno Amado já referiu isso há tempos numa resposta a Passos quando este tentou puxar as orelhas aos bancos nacionais.
Eles que baixem a taxa às empresas que elas ficam mais interessadas, nem todos os negócios dá para pagar 8% de juro.
- Registado: 4/2/2014 15:24
continuam a aparecer compradores pela Europa, psi incluido. não sei se isto irá mais a algum lado sem ressalto. states continuam a agir em contrário. quando europa subir eles vendem hehehe
- Registado: 18/7/2013 15:16
O Estóico Ocioso Escreveu:yaya Escreveu:- Descida do preço do dinheiro pelo BCE.
O que significa?
Uma clara indicação que o BCE quer que os Bancos concedam crédito. Li algures que os depósitos no BCE teriam juro negativo. Os Bancos até aos Testes de Stress estão preocupados em cumprir rácios. De seguida, parece-me, seguirão a indicação do BCE.
Taxa de juro negativa no BCE tem o objectivo de desincentivar os bancos a terem dinheiro estacionado no BCE e "obrigá-los" a emprestar à economia.

nmprc Escreveu:yaya Escreveu:O Estóico Ocioso Escreveu:Bolha?
Normalmente, as bolhas apresentam uma característica em comum: um equívoco/falácia que, aquando da sua percepção pelos intervenientes no Mercado, origina uma forte correcção no mesmo.
Terá sido a suposta melhoria da "saúde" da Banca em Portugal, nos últimos dois anos, esse equívoco?
Existe uma divergência entre os lucros das empresas (cair) e o percurso da bolsa (rally), logo é natural a correção.
• Produção industrial cai na ZE
• FMI revê em baixa crescimento da ZE
• Imparidades GES, e capitalização BES penalizam a banca com +provisões
• risco deflação ZE
• FED vai acabar com os estímulos em Outubro quais os impactos nos mercados mundiais?
• Resultados empresas europa abaixo esperado
• confiança consum. ZE caiu
• termina onda de fusões e aquisições nos EUA
• resultados 1S 2014 psi com queda homóloga nos lucros (altri, edp r, jm, ren, zon, sonaecom, sonaeindustria...só para citar alguns)
• estimativa crescim. 2T PIB 0.2% parece-me pouco
• conflito na Ucrânia/Rússia
Esta é a minha AF
E por muito que a AT nos dê pistas de para onde vai o preço são os indicadores económicos que definem a tendência de longo prazo. E acreditando que o com portamento da bolsa antecipa a economia real então para Portugal não se avizinha nada de bom.
Nada como maus resultados para iniciar um re-bull, perfeito, as sobre vendas ja bufam...
- Registado: 6/8/2014 17:35
yaya Escreveu:O Estóico Ocioso Escreveu:Bolha?
Normalmente, as bolhas apresentam uma característica em comum: um equívoco/falácia que, aquando da sua percepção pelos intervenientes no Mercado, origina uma forte correcção no mesmo.
Terá sido a suposta melhoria da "saúde" da Banca em Portugal, nos últimos dois anos, esse equívoco?
Existe uma divergência entre os lucros das empresas (cair) e o percurso da bolsa (rally), logo é natural a correção.
• risco deflação ZE
• FED vai acabar com os estímulos em Outubro quais os impactos nos mercados mundiais?
• resultados 1S 2014 psi com queda homóloga nos lucros (altri, edp r, jm, ren, zon, sonaecom, sonaeindustria...só para citar alguns)
Esta é a minha AF
E por muito que a AT nos dê pistas de para onde vai o preço são os indicadores económicos que definem a tendência de longo prazo. E acreditando que o com portamento da bolsa antecipa a economia real então para Portugal não se avizinha nada de bom.
- Registado: 29/11/2007 10:48
O Estóico Ocioso Escreveu:Bolha?
• risco deflação ZE
Esta é a minha AF
artista_ Escreveu:mmrmm Escreveu::shock: O índice fechou hoje a menos de 4% do fecho do dia da vela Paulo Portas!!!
Incrível como aquela vela terá sempre um nome... ou dois, eu até gosto mais de "vela irrevogável"!
Bem visto.
Mas tal como o seu autor, e infelizmente para todos nós, a continuar assim, a vela já não vai ser irrevogável...LOL
cmps,
E a perder já perto de 17% no ano.
Se o SP500 ainda vier a corrigir de 10% a 20% no Outono como diz o Faber... não há alteração aos termos do nosso dicionário que nos possam salvar
Se o SP500 ainda vier a corrigir de 10% a 20% no Outono como diz o Faber... não há alteração aos termos do nosso dicionário que nos possam salvar

Bons Ventos,
SW
SW
mmrmm Escreveu::shock: O índice fechou hoje a menos de 4% do fecho do dia da vela Paulo Portas!!!
Incrível como aquela vela terá sempre um nome... ou dois, eu até gosto mais de "vela irrevogável"!

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

tem razão HJOR. o valor que tenho está abaixo 3 a 4% dos minimos de hoje. num dos meus posts anteriores tinha dito 1% pois estava a com uma cotação incorrecta. a ideia base está nos gráficos que coloquei ontem.
a ideia principal que quiz transmitir não é de fim das quedas, ou melhor, da tendência, mas sim de um ressalto relevante para quem anda no curto prazo, como eu, e que gosta de movimentos rápidos.
a outra ideia principal é que para este movimento a maior parte da queda provavelmente estará feita. novamente, não quero dizer que não vai haver mais quedas mas que o potencial de queda é agora diminuto sem que haja um ressalto primeiro.
contudo, com o fecho dos EUA hoje, o cenário de ainda mais uns 3% de queda em potencial no PSI20 (4-5% em relação ao fecho de hoje) ganha mais força. eis alguma pistas com base no comportamento passado do nasdaq e sp500 com uma das ocorrências no início do ano.
olhando para a composição do psi20, algumas grandes empresas começaram há 2 dias a acelerar quedas indicando que o "efeito BES" se estendeu para além da banca.
a ideia principal que quiz transmitir não é de fim das quedas, ou melhor, da tendência, mas sim de um ressalto relevante para quem anda no curto prazo, como eu, e que gosta de movimentos rápidos.
a outra ideia principal é que para este movimento a maior parte da queda provavelmente estará feita. novamente, não quero dizer que não vai haver mais quedas mas que o potencial de queda é agora diminuto sem que haja um ressalto primeiro.
contudo, com o fecho dos EUA hoje, o cenário de ainda mais uns 3% de queda em potencial no PSI20 (4-5% em relação ao fecho de hoje) ganha mais força. eis alguma pistas com base no comportamento passado do nasdaq e sp500 com uma das ocorrências no início do ano.
olhando para a composição do psi20, algumas grandes empresas começaram há 2 dias a acelerar quedas indicando que o "efeito BES" se estendeu para além da banca.
Parece que já chegámos ao ponto do "esquentador" ter dito que a Grécia está melhor que nós!
Isto parece profético, cada vez que dizemos "isto não é aquilo" ou "nós não somos aqueles", pimba, não demora muito e o "desejo" realiza-se!

Isto parece profético, cada vez que dizemos "isto não é aquilo" ou "nós não somos aqueles", pimba, não demora muito e o "desejo" realiza-se!

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
Monstruoso esse gráfico
Parece que estou a olhar para o Monte Farinha - Sra. da Graça - na Volta a Portugal

Parece que estou a olhar para o Monte Farinha - Sra. da Graça - na Volta a Portugal
- Registado: 20/2/2014 22:01
ovelhaxone Escreveu:(...)
no caso do psi20, tivemos vários epifenómenos a acelerar uma tendência que se iniciou em Março e neste momento tem todos os sintomas de climax. eu estou a apontar para a completude deste movimento principal pelos gaps abertos em meados de 2013 (1% mais abaixo dos mínimos de hoje). naturalmente, enquanto os mercados americanos não se decidirem tudo servirá para vender por cá.
notar que não falo do fim de uma tendência. não faço a mínima para onde iremos a seguir (suspeito que não será nada de bom) mas tenho uma forte opinião sobre este movimento complexo correctivo que me parece estar a terminar por cá. neste swing/onda actual é tipico haver 1 ou 2 rebounds. não houve nenhum até agora e o movimento está unidireccional. isto aponta para que o alvo do movimento seja feito de uma só vez e que um ressalto relevante esteja muito perto, o suficiente para abandonar na minha opinião qualquer ideia de short no mercado.
Puramente especulando... cuidado com a ideia de um possível "movimento complexo correctivo que me parece estar a terminar".
Atualizo apenas 2 dos 3 gráficos. Chamo a atenção que a zona apresentada num dos gráficos não significa o fim das quedas mas sim um respirar.
Outro cenário se levanta... e com ele mais quedas... Tudo dependerá da forma como respirar.
PS: As linhas que surgem num gráfico não são linhas de tendência. A linha horizontal não indica suporte/resistência, indica apenas o swing low.
Editado pela última vez por HJOR em 7/8/2014 22:57, num total de 4 vezes.
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.
Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.
Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.
informador Escreveu:Concordo com as tuas palavras ovelhaxone, mas estando o nasdaq e spx esticados e podendo estar a beira de uma correcção isso pode levar o nosso psi até onde??? é isso que me deixa confuso o nosso psi andou muito longe de boa saude e de estar esticado durante este seu pequeno Bull, o que nos espera agora em Bear e durante quanto tempo?? Poderá isto ir para minimos só por que sim? por causa do BES?? pelo outro lado do atlantico? pela ucrania??
esse é o maior risco. os EUA ainda não tiveram nenhuma correcção relevante com excepção dos cerca de 10% no nasdaq em Mar-Abr. por outro lado o VIX foi muitro rápido a reagir. há muita boa gente á espera de uma correcção maior ou crash. a resposta dos mercados accionistas americanos foi moer essas espectativas nos ultimos dias.
como eles dizem, "the jury is still out". para mim não é claro que se vai mais abaixo. parece-me que sim mas por pouca margem. mas não sou capaz de abrir qualquer posição nos states. na europa estou a ficar tendencialmente bullish a curto prazo. no PSI estou bem tentado mas parece uma pedra em queda livre que sem convicção lá de fora refreia-me qualquer entrada. definitivamente short é que não entro

colocando uma hierarquia de probabibilidades também me parece que os minimos de 2012 a serem feitos não serão agora. mas o evento BES também lhe dava uma probabilidade muito baixa de ocorrer e foi o que se viu

penso que o mais provavel com ou sem queda nos states é que haja um fundo intermédio no PSI por aqui. há muito dado técnico a apontar para isso de modo que não o posso ignorar por mais assustador e pessimista seja o clima actual
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Kooc, Olhar Leonino, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 172 visitantes